quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Festa do Avante “tem legitimidade para ser realizada”, diz Graça Freitas

“Os trabalhos de preparação da Festa do Avante são trabalhos de rigor e de minúcia, que implicam ampla conversação”, afirma a diretora-geral da Saúde.

A Festa do Avante tem toda a "legitimidade" para ser realizada, apesar da pandemia de covid-19, afirma a diretora-geral da Saúde. Graça Freitas diz que as conversações prosseguem com a organização para garantir a segurança.
Os trabalhos de preparação da Festa do Avante são trabalhos de rigor e de minúcia, que implicam ampla conversação”, disse a responsável pela DGS, em conferência de imprensa realizada esta quarta-feira.
A Direção-Geral da Saúde pediu aos organizadores do tradicional evento do Partido Comunista um conjunto de planos e a descrição de características consideradas “muito importantes”.
“É nessa fase que estamos. Estamos na fase de pedir aos interlocutores pelo lado da organização da Festa do Avante documentos técnicos que nos permitam apreciar com rigor e de forma objetiva como está previsto que o evento decorra”, explica Graça Freitas.
A diretora-geral da Saúde sublinha que isso já foi feito no passado noutras circunstâncias e recorda, por exemplo, “o quão demorado foi chegar a um consenso com a FPF sobre como podiam ser as modalidades desportivas”.
“O que acontece é que quem promove um evento – e este evento tem legitimidade para ser realizado – faz-nos chegar uma série de documentos técnicos, um plano de contingência, um plano de utilização do espaço, um plano de circuitos, uma série de coisas que nós analisamos. E depois aplicam-se àquela circunstância especial os normativos em vigor”, adianta Graça Freitas.
Estamos nesta fase de trabalho, trabalho, trabalho. Pedimos informação, pronunciamo-nos, pedimos nova informação e voltamo-nos a pronunciar”, conclui a DGS.
RR

Associação O Mundo da Corrida agradece ao Município de Ansião


A Associação O Mundo da Corrida, entidade organizadora do Trail de Conímbriga - Terras de Sicó, agradeceu ao Município de Ansião a colaboração prestada na prova. 

No passado dia 12 de agosto, Fernando Fonseca, em representação da associação, deslocou-se a Ansião, tendo sido recebido pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo Vereador com o pelouro do Desporto. 

A visita pretendeu ser um gesto de agradecimento pelo apoio que a autarquia tem concedido no âmbito do Trail de Conímbriga - Terras de Sicó, cujo percurso passa pelas freguesias de Alvorge e Santiago da Guarda, a cujas Juntas de Freguesia foi extensível o agradecimento. 

O Presidente da Câmara Municipal reiterou a disponibilidade para apoiar futuras edições da prova, que, segundo a organização, se as condições assim o permitirem, regressará em 2021.

“Terra Nossa” traz César Mourão a Braga


Braga, 19 de agosto de 2020 – A nova temporada do programa “Terra Nossa”, que já estreou na SIC, tem Braga no roteiro e as gravações do episódio acontecem no próximo dia 21 de agosto, com César Mourão a subir ao palco do Grande Auditório do Altice Forum Braga pelas 21h30. A entrada é gratuita.

César Mourão vai continuar a descobrir nas localidades as personalidades que se destacam nas mais variadas áreas. Tal como nas temporadas anteriores, o humorista e apresentador continuará a ter apenas 48 horas para recolher o maior número de informações e histórias sobre a personalidade e a localidade em destaque. No final deste período, prepara um espetáculo de stand-up exclusivo que será apresentado perante uma plateia muito especial: os protagonistas das histórias que fomos ouvindo e os habitantes da terra. Tudo isto completamente improvisado.

Na próxima sexta-feira, dia 21 de agosto, Braga é a cidade escolhida, e o palco é o Grande Auditório do Altice Forum Braga. As gravações acontecem, nos dias anteriores, pela Cidade de Braga e a sessão em auditório do programa ao vivo acontece a partir das 21h30, com entrada gratuita, mediante o levantamento dos convites nas bilheteiras do Altice Forum Braga, nos dias 20 e 21 de agosto, entre 9h00 às 18h00.

As condições apresentadas estão limitadas à lotação da sala de espetáculos.

Para a segurança de todos, o Altice Forum Braga recorda o conjunto de normas de segurança para espetáculos, para que a fruição dos mesmos seja feita em total segurança:

· Obrigatoriedade do uso de máscara no interior das instalações;
· Desinfeção do calçado à entrada do edifício através de tapete bactericida;
· Controlo de temperatura corporal aos participantes à entrada do edifício;
· Obrigatoriedade da higienização das mãos à entrada do edifício e nas áreas comuns de circulação;
· Sinalização da distância de segurança recomendada;
· Sinalização dos percursos de acesso e saída das salas;
· Limpeza e desinfeção através de micro nebulização de todos os espaços antes e após o evento;
· Atribuição de lugares vazios ou distância de segurança entre cadeiras disponíveis para uma correta e segura distância entre pessoas;
· Sinalização digital com orientações de higienização das mãos e procedimentos sociais obrigatórios

“DUNAS DE SÃO JACINTO” COM FERRYBOAT DEDICADO E TRAVESSIAS A METADE DO PREÇO

Aeroshow é a grande novidade da Edição 2020 com o primeiro espetáculo já esta sexta-feira 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em estreita parceria com a AveiroBus irá disponibilizar nos próximos dias 21, 22 e 23 de agosto, um circuito especial de travessias com a redução do preço dos bilhetes em 50%, para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13), facilitando desta forma as acessibilidades a São Jacinto, e a participação na 4.ª edição do “Festival Dunas”.
Durante os três dias, o transporte fluvial assegurará a travessia do Forte da Barra para São Jacinto, com horários especiais durante todo o dia (ver tabela), destacando-se os horários alargados de regresso ao Forte da Barra ao final da noite.

Aeroshow marca primeiro dia de Festival
Sexta-feira, dia 21 de agosto, marca o início da edição 2020 do Festival, uma edição especial adaptada ao momento que vivemos de Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.
Neste primeiro dia o destaque vai para o primeiro de dois espetáculos do “Aeroshow” (sexta e sábado), sempre às 23h00, onde dois planadores ingleses farão acrobacias aéreas sincronizadas com um espetáculo piromusical, num momento único no céu da baía de São Jacinto, que deixará os espetadores maravilhados.
Antes, pelas 17h00, o Dj Moniz terá a honra de inaugurar o Palco Ondas, localizado na praia de São Jacinto, num Sunset “Ondulado”, que se repetirá nos três dias do evento.
Ao longo de todo o dia 21 será possível experimentar várias atividades desportivas e relacionadas com a bicicleta, que aliadas a ações de sensibilização ambiental irão permitir a todos os participantes desfrutar do território de São Jacinto, com especial destaque para a Avenida Marginal, que se encontrará fechada ao trânsito durante todo o Festival.


Tabela 1 – Horário do “Ferryboat” São Jacinto - Forte da Barra - São Jacinto

FESTIVAL DUNAS DE SÃO JACINTO
21 a 23 de agosto
Entrada livre



Cantanhede | Requalificação da rede viária


Câmara abre procedimento para a Freguesia da Tocha
O Município de Cantanhedecontinua a lançar procedimentos e a adjudicar empreitadas no âmbito do plano de intervenção de reabilitação da rede viária do concelho. A requalificação da Rede Viária na Freguesia da Tocha, já se encontra em procedimento concursal e tem um investimento previsto de 292.289,81 euros.

Foi definido um plano de intervenções, depois das obras de melhoria nas instalações e água e saneamento, que, depois de concluídas, possibilita a reabilitação das vias.
Assim, no que diz respeito à Freguesia da Tocha considerou-se a necessidade de, nesta fase, intervir em três trechos:
- no Trecho da Conclusão das Infraestruturas da Zona Industrial da Tocha, na Freguesia de Tocha (na Zona Industrial da Tocha, em dois arruamentos e uma rotunda);
- no Trecho da Estrada Caniceira / Escoural, na Freguesia de Tocha (com PK0+000 no entroncamento da Rua do Corgo Seco com a Rua Poços de Sarilhos, prolongando-se por 1578m);
- no Trecho da Estrada Cochadas / Escoural, na Freguesia de Tocha (na Rua das Silvas, com PK0+000 no cruzamento com a Rua da Cavada, prolongando-se por 3065m).
O prazo de execução desta obra é de 180 dias seguidos e contempla ainda a sinalização horizontal de todas as ruas.


Cantanhede | Requalificação da rede viária


Câmara abre procedimento para União de Freguesias de Sepins e Bolho

A Câmara Municipal de Cantanhede tem a decorrer o procedimento concursal para a requalificação da rede viária na União das Freguesias de Sepins e Bolho, por Empreitada - 1.ª Fase, num investimento total de 355.183,21 euros. Entretanto, já adjudicou a intervenção na estrada de Sepins até ao limite do concelho, pelo valor de 77.817,78 euros.
A obra da estrada de Sepins até ao limite do concelho está apenas dependente da assinatura do auto de consignação para se dar início aos trabalhos.
O outro procedimento terá uma intervenção em oito arruamentos:
- no Trecho da Rua Amoreiras até ao Limite do Concelho, no Bolho, na União das Freguesias de Sepins e Bolho (com PK0+000 no entroncamento com a Rua Monte Redondo, prolongando-se por 805m);
- no Trecho da Rua do Santo, no Bolho, na União das Freguesias de Sepins e Bolho (com PK0+000 no entroncamento com a Rua Vale de Mouro, prolongando-se por 381m);
- no Trecho da Rua do Serradinho, no Bolho, na União das Freguesias de Sepins e Bolho (com PK0+000 no entroncamento com o Largo Dr. Poiares, prolongando-se por 445m);
- no Trecho da Rua Central, no Bolho, na União das Freguesias de Sepins e Bolho (com PK0+000 no ramo de acesso à rotunda, prolongando-se por 555m);
- no Trecho da Rua Nova, no Bolho, na União das Freguesias de Sepins e Bolho (com PK0+000 no entroncamento com a Rua Senhora do Amparo, prolongando-se por 551m);
- no Trecho da Rua Vale de Mouro, em Venda Nova, na União das Freguesias de Sepins e Bolho (com PK0+000 no entroncamento com a Rua do Santo, prolongando-se por 625m);
- no Trecho da Rua Bairro Chique, em Venda Nova, na União das Freguesias de Sepins e Bolho (com PK0+000 no cruzamento com a Rua Professor António Sousa, prolongando-se por 427m);
- no Trecho da Rua Professor António Sousa, em Venda Nova, na União das Freguesias de Sepins e Bolho (com PK0+000 no entroncamento com a Travessa da Escola, prolongando-se por 450m).
O prazo de execução desta obra é de 180 dias seguidos e contempla ainda a sinalização horizontal de todas as ruas.

Portugal continental afetado por sistema frontal associado à depressão Ellen. Espera-se chuva intensa

Portugal continental, em especial as regiões do Norte e Centro, vai ser afetado a partir de hoje e até sexta-feira por chuva intensa e agitação marítima, associadas à depressão Ellen, informou o IPMA.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisa que a partir de hoje irá aproximar-se do território do continente uma superfície frontal fria, associada à depressão Ellen, “de atividade moderada e com deslocamento lento”.
De acordo com o instituto, para hoje está prevista a ocorrência de chuva mais intensa no Minho e Douro Litoral e na quinta-feira nas restantes regiões do Norte e Centro.
A região Sul terá temporariamente um aumento de nebulosidade com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no Alto Alentejo”, é referido na nota.
O IPMA adianta também que a agitação marítima na costa ocidental irá aumentar gradualmente, prevendo-se ondas de noroeste com dois a três metros a norte do Cabo Raso na sexta-feira.
A depressão Ellen, nome atribuído pelo serviço meteorológico irlandês (Met Eireann) vai afetar parte das zonas marítimas de responsabilidade nacional.
Lusa

Figueira da Foz está há oito meses sem embarcação salva-vidas de grande capacidade

A embarcação saiu de serviço em dezembro de 2019, depois de ter partido uma hélice.

O porto da Figueira da Foz está há oito meses sem o salva-vidas de grande capacidade do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) Patrão Macatrão, utilizado principalmente em salvamentos a longa distância, disse fonte da autoridade marítima.
Em declarações à agência Lusa, o capitão do Porto da Figueira da Foz, João Lourenço, manifestou-se preocupado com a situação de inoperacionalidade da embarcação salva-vidas, revelando que a Patrão Macatrão saiu de serviço em dezembro de 2019, depois de ter partido uma hélice por ter embatido, durante a noite, "presumivelmente", contra os restos de um tronco de árvore arrastado pelas cheias do Mondego.
O processo de reparação está a demorar mais do que eu gostava e não sei quando estará concluído. É uma embarcação que tem vários anos de serviço [está no ativo desde 1997] e foi decidido juntar a reparação a uma revisão geral e renovação", explicou João Lourenço.
O capitão do porto adiantou que a situação o "preocupa bastante, não tanto neste período de verão, mas sobretudo no inverno, em que a Patrão Macatrão tem mais vantagens, nomeadamente se for um salvamento a longa distância, porque pode operar até às 50 milhas" da costa, cerca de 90 km.
O salva-vidas tem 13,5 metros de comprimento, cabine rígida e uma "reserva de flutuabilidade" que lhe permite enfrentar condições extremas de mar, mantendo a posição 'sempre em pé'.
"Mas estaria mais preocupado se fosse a lancha semirrígida, [outra embarcação que a estação salva-vidas da Figueira da Foz do ISN possui, mais vocacionada para operações costeiras], que é muito mais rápida e pode operar na rebentação, com algumas condicionantes. Mas para isso também temos as motos de água", observou.
Sobre os procedimentos de reparação, o comandante do porto explicou que há cerca de dois meses, em junho, estiveram na Figueira da Foz técnicos do ISN e Direção-Geral de Faróis para definirem a "lista de trabalhos" a incluir na intervenção, e, mais recentemente, também um responsável do departamento marítimo do Norte.
João Lourenço disse ainda desconhecer qual a verba necessária à reparação da Patrão Macatrão: "Uma só hélice é caríssima e depois há toda a lista de trabalhos e de equipamentos novos", argumentou o capitão do porto.
Admitiu, no entanto, que o custo poderá ser superior a uma dezena de milhar de euros, montante que "ultrapassa" a disponibilidade financeira do departamento marítimo do Norte e que deverá ser "centralizado" na Autoridade Marítima Nacional.
O salva-vidas, habitualmente fundeado na marina, na zona ribeirinha da Figueira da Foz, está há vários meses a seco, nas instalações de um empresa de reparação de iates, na margem esquerda do Mondego, constatou a Lusa no local.

"Figueira da Foz arrisca-se passar o outono e o inverno sem lancha salva-vidas"

O alerta para a situação do salva-vidas Patrão Macatrão partiu do PSD da Figueira da Foz, que se manifestou preocupado com a possibilidade deste município do litoral do distrito de Coimbra - que para além do porto comercial, possui porto de pesca e atividade de náutica de recreio - estar sem aquele equipamento nos próximos meses.
A Figueira da Foz arrisca-se a passar o outono e o inverno sem a lancha salva-vidas. Mas uma situação de emergência pode acontecer a qualquer altura, até pode acontecer agora, o mar é imprevisível", disse à agência Lusa o líder concelhio do PSD, Ricardo Silva.
O presidente da concelhia social-democrata lembrou, por outro lado, o histórico de acidentes, alguns mortais, ocorridos nos últimos anos na zona da barra do porto, como o naufrágio do arrastão Olivia Ribau, em outubro de 2015, que provocou cinco mortos.
"Na altura, o Patrão Macatrão também estava avariado e não pôde ser utilizado", enfatizou Ricardo Silva.
A embarcação salva-vidas homenageia Moisés Macatrão, que foi patrão da estação do ISN da Figueira da Foz ao longo de 32 anos, até 1994. Ao longo desse período, Moisés Macatrão realizou centenas de salvamentos e viria a ser homenageado em 1997 pela Marinha, que deu o seu nome à primeira de oito embarcações da então nova classe Rainha Dona Amélia.
Moisés Macatrão faleceu em 2004, vítima de doença prolongada e foi sepultado em Peniche, de onde era natural.
Lusa

COVID-19: Morreu primeira criança: tinha quatro meses de vida

Mais 253 casos e duas mortes por Covid-19 foram registadas em Portugal nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Um dos óbitos é uma criança com menos de dez anos. É a primeira vítima nesta faixa etária.
A menina tinha quatro meses e outras patologias associadas, revelou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa.
Estava internada no Centro Hospitalar Lisboa Central, adiantou Marta Temido.
Lusa

GNR comunica assassinato de espanhol em Ponte de Lima a Centro de Coordenação Policial de Valença/Tui

O homem de nacionalidade espanhola, com cerca de 50 anos, morreu esta quarta-feira vítima de mutilação em Gondufe, em Ponte de Lima, quando passava férias na vila do Alto Minho.

A GNR de Viana do Castelo já comunicou ao Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA) existente na fronteira entre Valença e Tui, na Galiza, o crime ocorrido hoje em Ponte de Lima que envolve cidadãos espanhóis.
Um homem de nacionalidade espanhola, com cerca de 50 anos, morreu hoje vítima de mutilação em Gondufe, em Ponte de Lima, estando a investigação do caso entregue à Polícia Judiciária.
O homem foi encontrado numa casa alugada naquela freguesia de Ponte de Lima, onde estava também uma mulher espanhola, com cerca de 40 anos, ferida.

A fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, contactada pela Lusa, explicou que o caso "já foi comunicado ao CCPA para colocar em alerta as autoridades espanholas".
A mulher "terá indicado como alegado autor das agressões o ex-marido, também de nacionalidade espanhola, e residente em Vigo", referiu a fonte da Guarda.
Acrescentou "serem ainda desconhecidas as causas que estarão na origem deste caso, quanto tempo teriam estado as vítimas nas condições em que foram encontradas e quem terá dado o alerta às autoridades".
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, o alerta foi dado cerca das 08:42, tendo o caso ocorrido na rua das Aluzelas.



Lusa

COLÔMBIA — Tribunais Superiores devem ser revogados e o Acordo de Paz de Havana declarado nulo


  • Eugenio Trujillo Villegas *
Em decisão histórica, o Supremo Tribunal de Justiça (CSJ) ordenou a prisão preventiva do ex-presidente e senador Álvaro Uribe Vélez, acusado dos supostos crimes de suborno de testemunhas e fraude processual. Essa decisão, sem precedentes no sistema de justiça colombiano, não foi tomada com base em pressupostos de justiça, mas atendendo a pretensões perversas da extrema-esquerda para demolir a ordem jurídica da Nação.
Ver Álvaro Uribe Vélez [foto ao lado] na prisão é o que sempre quiseram as FARC (Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia) e seus perversos aliados: o narcotráfico, o Fórum de São Paulo e a conspiração de todas as forças comunistas do Ocidente. Quando ele foi presidente da Colômbia (2002 – 2010), sua determinação em derrotar a guerrilha e a subversão salvou o país, razão pela qual todas as forças de esquerda agora exigem vingança. É também sem dúvida a consequência lógica e inevitável do Acordo de Paz assinado com as FARC, o qual foi diligentemente implementado pelo atual presidente Ivan Duque [foto abaixo].
O absurdo e desproporcionado auto de 1554 páginas do Supremo Tribunal Federal ordenando a prisão do ex-presidente Uribe seria desnecessário se verdadeiras fossem as acusações e conclusivas as provas, pois se houvesse razões para ordenar sua captura, algumas páginas de motivação seriam suficientes. Além disso, tal decisão judicial excessiva constitui uma violação ostensiva do devido processo e do direito de defesa, uma vez que os advogados de Uribe tiveram apenas três dias úteis para contestar tal avalanche de divagações.
A Justiça foi penetrada pelos piores criminosos
Enquanto Álvaro Uribe foi presidente da Colômbia, os confrontos da CSJ com ele foram permanentes. O país esqueceu que durante seu mandato o presidente Uribe denunciou os narcotraficantes Giorgio Sale, que dava presentes caros aos magistrados, e Ascencio Reyes Serrano, que colocou um avião à disposição deles para que viajassem por diversas cidades do país participando de festas e recebendo homenagens.
Quando o terrorista Raul Reyes, segundo homem das FARC, foi morto em uma operação militar realizada na fronteira com o Equador em 2008, a própria CSJ determinou que as informações contidas nos computadores apreendidos pelo Exército Nacional às FARC na referida operação não poderiam ser consideradas como prova legal. Para a CSJ, essas informações — de vital importância para conhecer as alianças e cumplicidades das FARC na Colômbia e no Equador — teriam sido obtidas ilegalmente no exterior pelas autoridades colombianas e sua apreensão não contou com o consentimento das autoridades equatorianas.
Anos depois, em 2017, outros juízes da Suprema Corte demonstraram mais uma vez o abismo da desonra a que chegou a Justiça na Colômbia. Alguns deles estavam vendendo sentenças e absolvições em troca de grandes somas de dinheiro, para deixar impunes os responsáveis ​​por casos de corrupção extremamente graves envolvendo governadores, congressistas e altos funcionários do Estado, que gozam de jurisdição especial e só podem ser julgados por aquele Tribunal.
Por esse escândalo foram julgados até agora três ex-presidentes desse Tribunal Superior: Francisco Ricaurte, que está preso; Leónidas Bustos, foragido no Canadá; e Camilo Tarquino, que está sendo julgado. Além disso, o magistrado Gustavo Malo foi demitido e está preso, vários magistrados auxiliares da CSJ já foram condenados e outros ainda estão sendo julgados. Também foi condenado e preso o chefe da Unidade Anticorrupção do Ministério Público, Luis Gustavo Moreno, encarregado de arrecadar o dinheiro das propinas e que após sua captura confessou como funcionava a corrupção no CSJ.
Em outro caso escandaloso, em 2019 o CSJ decidiu libertar o guerrilheiro das FARC conhecido como Jesús Santrich [na foto acima, à direita], que havia sido preso em flagrante delito fazendo negócios de tráfico de drogas, negando sua extradição para os Estados Unidos. Isto lhe permitiu ocupar uma cadeira no Congresso da República, a qual lhe foi concedida graças ao Acordo com as FARC sem necessidade de nenhum voto eletivo. Ele fugiu imediatamente.
Talvez em nenhuma Suprema Corte de qualquer país do mundo livre tenha havido antecedentes de semelhante grau de corrupção, a ponto de a sabedoria popular chamar os magistrados corruptos dos Tribunais Superiores de Cartel da Toga. Na Colômbia temos uma CSJ que persegue por motivos políticos apenas aqueles que professam ideias opostas às suas, mas não os milhares de criminosos que estão em liberdade nas ruas. Temos um Tribunal Constitucional que se tornou um órgão legislativo paralelo, que expede ordens a todas as instituições do Estado e modifica a legislação em vigor sob o pretexto de interpretar a Constituição, e que também protege com sua jurisprudência os 250.000 hectares plantados com coca, que são em grande parte das FARC. Por fim, existe a Jurisdição Especial de Paz (JEP), que é um tribunal criado no âmbito do Acordo de Paz para conceder aos guerrilheiros das FARC a mais absoluta impunidade pelos crimes cometidos.
Esta realidade escabrosa mostra-nos mais uma vez a degradação da nossa justiça, enquanto o País dorme na mais profunda indolência. É de se esperar que a Colômbia desperte, agora que parece começar a perseguição contra aqueles que se opuseram às pretensões das FARC e de outros grupos terroristas. Esse conjunto de fatos mostra uma realidade fantástica, nunca imaginada por ninguém, mais parecida com um romance de ficção científica.
Tribunais corruptos e prevaricadores devem ser revogados
Essas são as consequências da indolência de muitos colombianos, que foram alertados por Tradición e Acción e por algumas vozes isoladas a respeito do que está estabelecido no Acordo de Paz de Havana, mas que na época não foram ouvidas. Somente agora parecem acordar e dar-se conta de que os inimigos da Pátria querem nos subjugar, fazer da Colômbia um reduto de miséria e opressão, o que já é uma realidade em alguns de nossos vizinhos. Que ninguém se engane! O monstro criado pela esquerda não se apazigua com pequenas concessões. Ele quer toda a Colômbia, agora e para sempre! Isso precisa ser impedido, pois sempre se pode retificar o caminho errado. Mas é indispensável começar agora!
A corrupção a que atingiu a administração da justiça é tão grave que somos obrigados a proclamar ser imperativo revogar todos os magistrados dos Tribunais Superiores. Todos os magistrados do Supremo Tribunal de Justiça, do Tribunal Constitucional, do Conselho de Estado e do Conselho Superior da Magistratura Judicial devem ser imediatamente substituídos por juristas honestos — existem muitos — e acabar assim com este câncer que nos leva ao caos. Isso é o que a maioria de nós, colombianos, deseja que o governo faça.
Assinatura do “Acordo de Paz”. José Manuel Santos cumprimenta o terrorista Timochenko, comandante das Farc, sob o auspício do ditador cubano Raul Castro
Por fim, como solução para a profunda crise que atravessa a Colômbia, o Presidente da República deve declarar nulo o Acordo de Paz de Havana, o qual já fora rejeitado no Plebiscito de 2016. Esta promessa foi feita por ele e por seu partido, o Centro Democrático, durante a campanha presidencial de 2018, graças à qual ele recebeu o apoio esmagador de mais de dez milhões de votos. Consequentemente, tudo o que foi feito até agora para implementar esse Acordo é ilegal, ilegítimo, espúrio e contrário à Constituição. O povo colombiano, num mandato soberano que deve ser honrado e acatado por todos os poderes do Estado, rejeitou nas urnas por decisão majoritária o Acordo de Paz. E o que todas as Cortes fizeram, com a cumplicidade do Congresso da República e do ex-presidente Santos, foi exatamente o contrário: reconheceram o Acordo de Paz e, por meio de uma legislação ilegítima chamada fast track, elevaram-no a norma constitucional.
Há poucos dias, um confuso tribunal de justiça da cidade de Cali, violando a Constituição, tentou proibir o Presidente da República de invocar a proteção sobrenatural da Virgem de Chiquinquirá, que é a padroeira da Colômbia. Como católicos, dirigimo-nos com devoção a Ela para implorar-lhe que conceda à nossa Pátria um verdadeiro e honesto sistema de justiça, de acordo com os nossos princípios e valores cristãos.
ABIM
________________
(*) Diretor da Sociedad Colombiana Tradición y Acción.

Câmara de Montemor-o-Novo ativa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

A Câmara de Montemor-o-Novo ativou o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil devido ao surto de covid-19 que na segunda-feira registava 25 casos ativos naquele concelho do distrito de Évora, informou hoje a autarquia alentejana.

Montemor-o-Novo ativa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil
O PME foi ativado por deliberação da Comissão Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo, reunida na segunda-feira, encontrando-se em vigor desde as 00:00 de 18 de Agosto e até às 23:59 de 31 de Agosto, de acordo com um comunicado enviado à agência Lusa.
Considerando "o surto de covid-19 registado no concelho vizinho de Mora e que, entretanto, se estendeu ao concelho de Montemor-o-Novo", assim como "o impacto deste surto no concelho" e a "preocupação com o impacto da covid-19 nos grupos de risco, nomeadamente os utentes das Estruturas Residenciais para Idosos, determino a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil a partir das 00:00 de 18 de agosto de 2020", lê-se no comunicado assinado pela presidente da Câmara Municipal, Hortênsia Menino (CDU).
A ativação do PME é uma resposta imediata à necessidade de direção e coordenação no âmbito da Proteção Civil em apoio às Autoridades de Saúde Pública, assegurando a articulação das várias entidades envolvidas na prevenção e resposta ao surto, bem como a garantia de mobilização atempada de meios e recursos", conclui o documento com a data de 17 de agosto.
O surto de covid-19 de Montemor-o-Novo foi divulgado na segunda-feira pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas, que referiu que "ainda está em investigação" a ligação deste foco da doença ao surto do concelho vizinho de Mora, que contabiliza 46 casos ativos de acordo com a última atualização das autoridades locais.
A freguesia do Ciborro concentra a maioria dos casos ativos (10) do concelho de Montemor-o-Novo, de acordo com informações recolhidas hoje pela Lusa junto de fontes autárquicas locais que confirmaram, também, que "continuam a ser realizados testes" à população do concelho.
Portugal contabiliza pelo menos 1.784 mortos associados à covid-19 em 54.448 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Lusa