quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Editorial | Uma cidade inquinada

Há momentos que dou comigo a pensar em que cidade passei a viver, pois tenho o dever de a conhecer minimamente bem, tendo em conta que cá vivo há mais de 30 anos.

Na universidade, não sei se Aveiro lhe confere o devido reconhecimento, estudaram os meus dois filhos, tendo aproveitado as oportunidades que lhe foram oferecidas, colocando hoje os seus conhecimentos científicos ao serviço de países como a Espanha e França, tendo em conta que no seu de origem não passavam da frustração que iam sendo “vítimas” de emprego em emprego, sem perspectivas de futuro. É o País que temos, e o que merecemos, pois aos políticos não lhes assiste uma visão de futuro mais arrojada, que permita os portugueses terem melhor qualidade de vida.

Detesto os bajuladores, hipócritas, os bufos que vão lentamente surgindo nesta cidade, pensando eles que não dão nas vistas. De snobismo está o mundo cheio, fazer algo para a imagem, para a reportagem, para não dizer que já anda no ar um cheiro "nauseabundo". Servem-se de todos os meios e expedientes para prestar vassalagem, atingir os objectivos, nem que para isso deitem no caixote do lixo os valores cívicos e éticos que todos devíamos preservar e defender a todo o custo. Autênticos "podres" da sociedade contemporânea. À distância dos tais ainda é pouco. Vidas sem glória, se é que a têm, é efémera, ainda que se vangloriem uns aos outros.

O que se pode esperar de uma sociedade doente e desviante? Gosto particularmente deste trecho bíblico. “ (…) pelos frutos se conhece a qualidade da árvore”, porque não do pomar também? É certo que as pessoas transportam consigo todos os dias problemas de toda a ordem, ainda assim, preocupam-se mais com os dos outros do com os seus próprios.

Defendem os estudiosos do comportamento humano, que o homem é eminentemente um animal social, o pior é quando se transforma num inconveniente para o próximo, num sujeito inquinado.

Existe um mosquito que me  diz aos ouvidos: “meu caro, não um perfeito só que seja, todos temos as nossas imperfeições e com elas um dia qualquer nos vão acompanhar até à última morada neste mundo moribundo”. Não podia estar mais de acordo.

Uma coisa é assistir-nos a consciência que não somos prefeitos, erramos com frequência e menos damos conta, outra é assistir-nos a noção evidente dos passos que damos com propósitos bem programados, para infernizar a vida daqueles com quem convivemos todos os dias, ou, de vez em quando, mesmo com uma palmadinha nas costas, um caloroso aperto de mão, querendo assim passar uma mensagem de amizade, confidente no decorrer do diálogo que se vai seguir.

Há também por ai uma espécie de penetras em tudo o que cheira a cerimónias, dando ar da sua graça, com uma postura de emproados, peito cheio de importância, ainda que sejam chutados para canto, mas, estão presentes, para numa próxima oportunidade propagar boatos, maledicência, arruinar vidas alheias. É repugnante.

Infelizmente conheço alguns (não tão poucos quanto isso), dos tais convém distanciar-nos. Amigos desinteressados, genuínos, confidentes nos tempos que correm, escasseiam, senão mesmo em fase de extinção. Por essa razão e outras de menor relevo não correspondo aos convites que me são dirigidos para cerimónias diversas. Diz-me com quem andas… dir-te-ei quem és.

J. Carlos

Director 

Falta de vergonha gera falta de respeito

Carge-degola-do-Aédio-sendo-preparada-charge-de-paixao.Sábado27.05
Quando os que comandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito”. Nas sábias palavras de George Lichtenberg o cenário da política no Brasil. Nunca antes na história deste país, testemunhamos um Congresso Nacional tão escrachado, tão desmoralizado, tão esculhambado, apenas para usar sinónimos, porque todos cabem como definição da Casa de Mãe Joana, no prostíbulo que um dia chamaram de “Casa do Povo”. O povo mesmo não quer passar nem na frente, pois de dentro vem o cheiro fétido da vergonha, a aura da ausência de ética e na cara de pau de cada político a falta de carácter e hombridade. É essa a classe que representa o poder Legislativo no Brasil. Só para recordar, o poder que pensa as leis, mas que legisla muito melhor em causa própria.
Ontem, 3 de outubro de 2017, os políticos se superaram. Se abraçaram no Senado Federal para tentar salvar o mandato de Aécio Neves, como se isso fosse possível. Do outro lado da rua, o Supremo Tribunal Federal representado por Edson Fachin, negou pedido da defesa do parlamentar para suspender o afastamento. Dois poderes digladiando-se. Um contra o crime, e outro em defesa do criminoso. Aécio Neves enfiou os pés pelas mãos, pisou no tomate e exige que o corporativismo o salve. Errou tem que pagar. O áudio ouvido em cadeia nacional o marcou como um corrupto qualquer, talvez o pior e o mais sem vergonha deles.
Depois de ontem, está provado que o Executivo e o Legislativo são dispensáveis. Ambos estão no cadafalso. O carrasco está em posição e o povo…Ah! o povo. Este continua trabalhando e gerando riqueza. O Brasil ainda está em pé, porque o povo brasileiro não abriu mão do trabalho e da responsabilidade em construir uma nação.
Doutos, especialistas, comentaristas, formadores de opinião e imprensa, deveriam esquecer os traidores da Pátria. Eles tem nome, CPF e residência fixa. Deixem que a Polícia Federal os encontre e exija que responsam por seus crimes. Dar voz e espaço em mídia para bandidos é perda de tempo. A imprensa livre deveria mostrar quem produz, quem planta, quem empreende, quem conduz a indústria, quem emprega, quem ajuda, quem faz, quem toca este imenso Brasil. A imprensa deveria dar seu maior espaço aos brasileiros e não aos traidores da nação, que sentados em malas e malas de dinheiro, roubam os sonhos de milhões. Responsáveis directos pela falência do país e desemprego em massa, vomitam falácias como se fossem esperança, quando deveriam estar recolhidos nos calabouços que eles mesmos construíram.
Vamos falar sério. Estamos todos putos com essa cambada de vagabundos que querem perpetuar-se no poder. Ou tiramos essa corja dos cargos pelo voto ou pela força, mas que vão sair, podem ter certeza que vão.
Por Carlos Alberto Lima
https://curtoespaco.wordpress.com/2017/10/04/falta-de-vergonha-gera-falta-de-respeito/

Colheita de sangue dia 7 de Outubro das 9 horas à 13 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Editorial | Apoio financeiro concedido pela Câmara Municipal de Aveiro às associações deu frutos

Comer o fruto da árvore cuidada por outros é igual a falta de vergonha.

Editorial | As caras lindas do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra em Aveiro

A confirmar-se a informação que nos foi transmitida pela Senhora Directora do CST de Coimbra, a ADASCA em 2018 vai realizar 109 sessões de colheitas de sangue. Será certamente é a única associação com mais brigadas num só local.

Alerta aos dadores de Aveiro e arredores

Hora de Fecho: Vida e polémicas da mulher que tirou Almada ao PCP

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Do cinema para a política, Inês de Medeiros ficou marcada pela revolução, pela família Portas e até por Sócrates. Agora, aconteceu o que ninguém previa: vai liderar uma câmara que sempre foi comunista
Tribunal Constitucional decidiu suspender o plenário do parlamento da Catalunha marcado para segunda-feira, onde deveria avançar a declaração unilateral de independência "prometida" por Puigdemont.
Mariano Rajoy voltou esta quinta-feira a abordar a crise da Catalunha e a possibilidade de declaração unilateral de independência. "A solução? O mais rápido regresso à legalidade", defende.
O primeiro-ministro, António Costa, desdramatizou a manifestação dos professores na Praça do Município, em Lisboa, considerando que "faz parte da vida democrática".
Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, aproveitou o discurso do 5 de outubro para fazer um apelo ao Governo e à Assembleia da República para aprovarem o pacote da descentralização.
Quinhentos e vinte portugueses podem ser deportados nos EUA, devido à decisão do Presidente norte-americano de terminar o programa que protege pessoas levadas ilegalmente para o país, em crianças.
Más notícias para Chico Buarque ou Neil Young. Boas novas para quem privilegia o formato livro. Mas se era para dar o Nobel da Literatura a um inglês, que tal outros nomes? Pedro Vieira dá umas dicas.
"Os Despojos do Dia" é o romance mais conhecido do Nobel da Literatura e já foi adaptado ao cinema. Estreou-se nos romances em 1982 e começou a ser traduzido em Portugal em 1990.
O cinema francês faz a sua visita anual a Portugal com a Festa que decorre em Lisboa de dia 5 a 12, e tem extensões a outras 11 cidades. Eurico de Barros escolheu oito filmes, sem esquecer a integral.
O presidente do Comité Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, foi detido por alegada participação na compra de votos com vista à eleição do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Começou com Kim mas agora “Keeping Up With The Kardashians” é o mais popular dos reality shows do género, vai para a 14.ª temporada e construiu um império familiar que é o zeitgeist da era mediática. 
Opinião

Helena Garrido
A história fará justiça a Pedro Passos Coelho. Neste momento ninguém quer saber do futuro e muito menos do passado. Só o presente conta e tem de ser feliz. 

Manuel Villaverde Cabral
O que poucos notaram é que os resultados sintéticos das autárquicas de 2013 e de 2017 foram, respectivamente, 50,2% e 51,5% para a «esquerda» e 34,8% e 34,5% para a «direita». «Derrota catastrófica»?

Paulo Tunhas
Que, além de ilegal, o pseudo-referendo catalão tenha sido uma paródia de si mesmo, com as mesmas pessoas a votarem várias vezes e mil outras coisas assim, mais uma vez nada conta. 

P. Miguel Almeida, sj
Não haveria maior infidelidade a Jesus Cristo e à tradição da Igreja se um Papa se limitasse a repetir o passado. Por isso, nenhum o fez. Por isso, Francisco se recusa a fazê-lo. 

Maria João Avillez
“Uma decisão destas toma-se sozinho”, disse-me Passos no domingo. O futuro? "Não sei, mas não sou de grandes necessidades". Convites? "É complicado convidar um ex-primeiro-ministro para trabalhar."
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Espanha Constitucional suspende sessão do parlamento catalão

Presidente da Generalitat (governo regional), Carles Puigdemont
O Tribunal Constitucional espanhol decidiu por unanimidade suspender a sessão do parlamento catalão de segunda-feira, na qual poderia ser feita a declaração unilateral de independência.

A decisão do Constitucional surge na sequência de uma petição do Partido Socialista da Catalunha (PSC), que esta quinta-feira apresentou um recurso contra a decisão de celebrar uma sessão parlamentar no dia 09 para o presidente da Generalitat (governo regional), Carles Puigdemont, "legitimar os resultados do referendo de dia 1 de outubro e os seus efeitos".

Apesar de o único ponto da ordem de trabalhos da sessão não mencionar especificamente a declaração de independência, a Candidatura de Unidade Popular (CUP), independentistas da esquerda radical que apoia a coligação de governo de centro-direita e republicanos de esquerda Junts pel Sí (JxSí), assegurou que na sessão seria proclamada a república catalã.

O tribunal aceitou a petição de suspensão apresentada pelo PSC por considerar que se enquadra no pressuposto de "urgência excecional", já que a execução da sessão prevista "produziria um prejuízo de impossível ou muito difícil reparação".

Acrescenta ainda que este caso tem "especial transcendência constitucional" pelo facto de a questão apresentada "poder afetar a aplicação e eficácia da Constituição, ao mesmo tempo que se trata de uma questão jurídica de relevante e grande repercussão social, que tem consequências políticas".

Fonte: JN

Blaya reage a comentários de Luísa Castel-Branco

"Nunca pensei que você fosse tão burra", escreveu a bailarina numa publicação dirigida à comentadora do Passadeira Vermelha.
Blaya reage a comentários de Luísa Castel-Branco
Blaya não tem ‘papas na língua’... E Luísa Castel-Branco que o diga. A bailarina reagiu a alguns comentários de Luísa, durante o programa Passadeira Vermelha, sobre o facto de Blaya ter feito jóias de leite materno.

Segundo consta, a comentadora afirmou que a antiga vocalista dos Buraka Som Sistema apenas o fez apenas para “ganhar dinheiro”. Nessa medida, esta quinta-feira, Blaya utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem a Luísa.

“Luísa Castel-Branco, eu nunca pensei que você fosse tão burra… Juro”, começou por dizer. "Antes de fazer estes comentários de m*rda eu pensei que você era uma senhora elegante, de bem com a vida. Mas afinal a sua burrice ultrapassa todos os meus pensamentos e percebe-se que tu (sim, tu, porque a Luísa nem merece ser chamada por você) não és ninguém!”, acrescentou.

"És uma pessoa que ultrapassa já a meia-idade, que está à procura de trocos ou de entreter a sua triste vida", rematou a artista.
~
Fonte: Noticiasaominuto

O epílogo de um homem digno

Tiago Freire
Tiago Freire 03 de outubro de 2017 às 23:00
É oficial: Pedro Passos Coelho vai deixar de ser líder do PSD. É uma consequência óbvia e praticamente inevitável do resultado das autárquicas, a não ser que insistisse num caminho cada vez mais solitário e humilhante.
Sai, e haverá tempo para o futuro. Mas hoje ainda não é o tempo de falar de quem apanhará os cacos do partido e disputará o potencial poder futuro. É ainda tempo de falar de um homem que, goste-se ou não, foi um líder marcante, no partido e no país.

Já se tornou um lugar-comum à direita dizer que a História fará justiça a Pedro Passos Coelho. Por agora não faz, é demasiado cedo. A pancada que o país apanhou sob a sua liderança está ainda demasiado marcada. 

Foi Passos Coelho quem precipitou a queda de José Sócrates e restituiu alguma dignidade ao exercício de funções políticas de topo. Foi Passos Coelho quem governou um país falido, desrespeitado, humilhado, confuso, mais pobre a cada dia que passava. 


Foi além da troika, admite-se. Teve excessos de voluntarismo e submissão com efeitos directos na vida de pessoas desprotegidas, talvez. Foi duro. Mas, por mais que António Costa e a esquerda tentem caricaturá-lo, Passos não é um sádico nem um ser humano insensível. Fez o que tinha a fazer. Fez, acredita-se, o melhor que pôde. 

E depois, perdeu o pé. Na própria campanha para as legislativas, falhou de imediato o tom. Paulo Portas, seu parceiro no PàF, bem tentava vender ao eleitorado o novo ciclo, no qual PSD e CDS poderiam finalmente aplicar um seu programa, e não apenas um memorando mal construído negociado por outros e em permanente actualização. Passos, o sempre sisudo Passos, não o permitiu. Perante a alvorada insinuada por Portas, respondia com as dificuldades que ainda não tinham passado. Ainda assim, ganhou eleições, mas esse foi o primeiro momento em que mostrou não ter percebido que o país tinha mudado. Nunca conseguiu despir o casaco messiânico, mesmo que o país já estivesse dorido de tanto ser salvo.

Perdido o poder pela invenção da geringonça, só lhe restava esperar que tudo corresse mal para poder voltar. Ainda assim, nunca o desejou. Não é do seu carácter patriota. 

Sai agora, pelo seu pé, e com dignidade. Com a mesma dignidade que a História lhe deveria garantir, no futuro, e que ele não soube ter na degradação recente do partido.

De todos merece, se não admiração, pelo menos respeito. E isso já não é pouco.

Fonte: Jornal de Negócios

Bom feriado - Em que pensa Piqué, o catalão que cria tempestades

Logo Observador

360º

As principais notícias do dia
Bom dia!
Entre o jogador e o empresário há Gerard Piqué, um catalão com veia política, língua afiada e QI acima da média que divide os adeptos de futebol pela forma como aborda temas como o referendo.
O Tribunal Central de Instrução Criminal deu ordem para que seja arrestada a pensão de cerca de 39 mil euros do ex-presidente do BES, no âmbito dos processos Universo Espírito Santo.
Constança Urbano de Sousa convocou a responsável do SEF. Queria dar-lhe conta de que ia ser afastada, mas Luísa Maia Gonçaves apresentou antes a sua demissão.
Paulo Rangel e Luís Montenegro estão os dois a ponderar se avançam para a liderança do PSD. Ambos defendem o legado de Passos e só um deverá avançar como candidato do "passismo" contra Rui Rio.
Líder do PS reuniu-se com a Comissão Política Nacional do partido e garantiu "continuidade" nas políticas e na 'geringonça'. PS espera "paz social até ao final da legislatura" e um PSD menos "azedo".
Angola entende que a imunidade do ex-n.º 2 de José Eduardo dos Santos está a ser violada pela Justiça portuguesa. Será mesmo assim? Ou Vicente pode ser julgado em Portugal por corrupção?
No princípio queríamos ser o Harrison Ford atrás dos maus mas percebemos que os maus éramos nós. Alexandre Borges assume: "Este é o filme da minha vida". E com a estreia da sequela explica porquê.
Uma fita sobre a rivalidade entre Bjorn Borg e John McEnroe, o retrato de uma época da vida do poeta português Al Berto e "Blade Runner 2049", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Na prova de Ciências Naturais e Fisico-Química do 8.º ano, mais de 80% dos alunos revelaram dificuldades nas respostas ou não conseguiram dar uma resposta apropriada.
A Nissan apresentou um Leaf cheio de novidades, mas revelou outros pormenores que explicam a sua visão de mobilidade e como o seu novo eléctrico vai tornar a vida mais fácil. E até poupar dinheiro. 
Opinião

Helena Garrido
A história fará justiça a Pedro Passos Coelho. Neste momento ninguém quer saber do futuro e muito menos do passado. Só o presente conta e tem de ser feliz. 

Manuel Villaverde Cabral
O que poucos notaram é que os resultados sintéticos das autárquicas de 2013 e de 2017 foram, respectivamente, 50,2% e 51,5% para a «esquerda» e 34,8% e 34,5% para a «direita». «Derrota catastrófica»?

Paulo Tunhas
Que, além de ilegal, o pseudo-referendo catalão tenha sido uma paródia de si mesmo, com as mesmas pessoas a votarem várias vezes e mil outras coisas assim, mais uma vez nada conta. 

P. Miguel Almeida, sj
Não haveria maior infidelidade a Jesus Cristo e à tradição da Igreja se um Papa se limitasse a repetir o passado. Por isso, nenhum o fez. Por isso, Francisco se recusa a fazê-lo. 

Maria João Avillez
“Uma decisão destas toma-se sozinho”, disse-me Passos no domingo. O futuro? "Não sei, mas não sou de grandes necessidades". Convites? "É complicado convidar um ex-primeiro-ministro para trabalhar."
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Novo Portal do Governo é hoje lançado para maior proximidade aos cidadãos

Resultado de imagem para Novo Portal do Governo é hoje lançado para maior proximidade aos cidadãos
O executivo assinala hoje o dia da Implantação da República Portuguesa com o lançamento do novo Portal do Governo, uma plataforma mais acessível e intuitiva através da qual pretende reforçar a proximidade com os cidadãos.
De acordo com informações avançadas à agência Lusa, o novo Portal do Governo fica disponível ao público a partir de hoje de manhã, podendo ser acedido através do mesmo endereço eletrónico: http://www.portugal.gov.pt.
O lançamento desta nova plataforma - através da qual o Governo pretende reforçar a proximidade e transparência com os cidadãos - foi a forma escolhida pelo Governo socialista de assinalar o 05 de Outubro, dia da Implantação da República Portuguesa.
"Com um 'layout' mais simples e intuitivo, o novo portal distingue-se ainda pela melhor navegabilidade e acesso simplificado a toda a informação relevante produzida pelas diferentes áreas governativas", refere a informação disponibilizada à agência Lusa.
Aceder às remodelações do elenco governativo em cada legislatura passa agora a ser possível, uma vez que "a área dedicada à composição do Governo foi também desenvolvida", sendo os membros do executivo apresentados de forma mais clara.
Nesta nova versão foi também introduzido um motor de pesquisa, que irá "permitir o acesso à informação de forma mais simples e rápida", para além de agora poder ser possível consultar o portal nas várias plataformas digitais disponíveis como os computadores, tablets e smatphones.
Os conteúdos relativos aos programas do Governo estarão também disponíveis - e agrupados - nas novas áreas "Temas e Programas de Ação Governativa".
Este novo portal contém ainda uma área própria "que presta homenagem à democracia portuguesa" onde é possível aceder a informação relativa a anteriores executivos e na qual, "de forma gradual, se irá promover a recuperação e publicação de conteúdos antes inacessíveis aos cidadãos".
"Portugal em números" será outra das novidades da página oficial do Governo, onde estão reunidos diversos indicadores sobre o país, assim como ligações aos principais portais de serviço público.

PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES DA “PROGRESSO E VIDA” NA FESTA DA NOSSA SENHORA DA SAÚDE

No passado dia 25 de setembro, e à semelhança dos anos transatos, a Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha participou na Festa da Nossa Senhora da Saúde, realizada no último fim de semana de setembro, na Costa Nova.
Esta é uma das mais concorridas romarias da região e é das festividades religiosas mais visitadas. Desde muito cedo, esta foi uma Festa com grande significado para a população local, segundo referem alguns idosos residentes na Progresso e Vida.
Sendo a Costa Nova uma praia piscatória com semelhanças à Praia da Tocha, e tendo alguns dos nossos residentes lembranças de tempos passados nesta Festa da Nossa Senhora da Saúde, esta instituição pretende manter acesa a fé que a comunidade piscatória deposita nesta Senhora.
Assim, em parceria com o Sr. Padre Ângelo, pároco da Costa Nova, todos os anos estão presentes para uma celebração que consta de Eucaristia e Santa Unção (para os doentes e idosos que o desejarem) aos idosos institucionalizados nas várias instituições do concelho e arredores.
É com grande alegria e saudosismo de outros tempos que os seniores relembram os caminhos percorridos e os inúmeros moliceiros que afluíam a esta romaria com a esperança de um regresso seguro do mar dos seus entes queridos.

"Há momentos em que todas as mulheres devem ser um pouco vaidosas"

Apesar de optar por um estilo mais confortável no seu dia a dia, Luísa Barbosa confessa que também "gosta de se sentir especial".

"Há momentos em que todas as mulheres devem ser um pouco vaidosas"
Assumida fã de jóias, Luísa Barbosa aceitou o convite para ver a nova coleção da Oro Vivo, em Lisboa.
Apesar de ser uma pessoa “rápida” no que diz respeito a arranjar-se e de optar por um visual mais "confortável” no seu dia a dia, a apresentadora e locutora não deixa de reconhecer que uma joia “pode transformar um look mais simples num look especial”.
Em conversa com o Fama ao Minuto, Luísa Barbosa conta que também tem os seus momentos de vaidade e frisa que todas as mulheres “merecem e devem ser vaidosas para se valorizarem”.
Aliás, a sua profissão faz com que tenha que estar sempre preparada para o que possa surgir, por isso, até no look mais simples dá sempre um toque especial. 
Sente-se uma pessoa vaidosa?
Acho que tenho os meus momentos. Há momentos em que todas as mulheres merecem e devem ser um pouco vaidosas para se valorizarem. Temos de usar a moda, as joias, a roupa, a maquilhagem para nos valorizarmos, sentirmo-nos mais confiantes. Temos de ter sempre uma ferramenta, não é o produto acabado. Nós somos o produto acabado e depois umas ferramentas só para polir algumas arestas.
Quanto tempo demora a preparar-se para sair de casa?
Quando acordava às 6 da manhã, em 5 minutos estava pronta, porque eu só acordava às 6 da manhã e tinha de estar às 7h a trabalhar. Mas sou muito rápida. No meu dia a dia são ténis, uma saia, calças, o que for. Gosto de andar confortável acima de tudo, mas depois gosto de ter peças que tornam o look mais especial. Hoje tenho uma camisola completamente preta mas com uma gola que tem algum bling bling ['brilho']. A minha personalidade é ser simples, estar confortável, à vontade, porque o dia nunca se sabe para onde é que nos leva, especialmente nestas profissões em que temos uma reunião, fotografias, um evento… E depois gosto de me sentir um bocadinho mais especial com uma peça com um pormenor mais elegante.
Quais os acessório que prefere: Relógio ou pulseira?
Relógio.
Anel ou brincos?
Anel.
Colar ou pregadeiras?
Colar.
Esmeralda ou diamantes?
O diamante, pode ser. Não tenho um nem outro.
Ouro amarelo ou branco?
Ouro amarelo.
Já houve algum acessório que a fizesse perder a cabeça?
Não, sou demasiado consciente com o meu dinheiro. Tenho muito cuidado. Tento controlar-me e não é só em termos de joias, mas com elas facilmente uma pessoa perde a cabeça, portanto, é melhor ter calma.
Uma joia é um bom presente para oferecer a Luísa Barbosa?
Sim, porque dependendo de quem a oferece, ganha logo um significado especial.
Depois de se ter mudado da televisão para a rádio, onde integrou a equipa das ‘Manhãs da Comercial’, assumiu agora outro novo projeto, estando a apresentar programas ao fim de semana na mesma estação. Como é que está a correr este novo desafio?
Está a ser muito interessante. É mais responsabilidade. Acabo por dar a voz ao programa, apesar de ser um trabalho de equipa. O conteúdo está a ser repensado, o próprio formato está a ser repensado à medida que o fazemos. Este também é o primeiro mês. Está a ser muito giro. Gosto deste lado dos bastidores, de pensar nas coisas, qual a melhor forma de dar conteúdo que o público goste de ouvir. É ao sábado de manhã, o que é que as pessoas estão a fazer ao sábado de manhã… E ali a ideia é dar sugestões para o que fazer e é muito interessante fazer esse esforço e de gestão de conteúdos, [de perceber] o que é que as pessoas vão gostar de ouvir na sua manhã de sábado.
Como foi esta transição da televisão para a rádio?
Foi interessante. Se calhar, nunca tinha pensado tanto no facto de que rádio não é só tirar a imagem ao que é dito, o que é dito também tem de mudar. Porque a forma como as pessoas consomem rádio é diferente da forma como consomem televisão. Acaba por ser mais pessoal, de alguma forma. Acabamos por estar presentes em momentos da vida. Não tinha esta noção e foi algo que me surpreendeu pela positiva no início deste caminho, que ainda está a ser uma descoberta para mim.
Fonte: Noticiasaominuto

AVISO À POPULAÇÃO: PERIGO DE INCÊNDIO FLORESTAL

Resultado de imagem para AVISO À POPULAÇÃO: PERIGO DE INCÊNDIO FLORESTAL
1. SITUAÇÃO
Situação Meteorológica:
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado ontem, 4 de outubro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional deProteção Civil (ANPC), destaca-se a partir do dia de hoje, 5 de outubro, e previsivelmente até domingo, 8 de outubro, um agravamento das condições meteorológicas, com uma subida gradual da temperatura máxima e a redução da humidade relativa do ar, sem recuperação significativa durante a noite, salientando-se;
 Hoje, quinta-feira, céu geralmente limpo. Vento fraco, soprando temporariamente moderado (15 a 25 km/h), do quadrante leste na costa sul do Algarve e nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã, e de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo da Roca durante a tarde.
 Na sexta-feira prevê-se céu geralmente limpo, vento fraco, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) de nordeste nas terras altas até ao início da manhã e no final do dia, sendo temporariamente moderado (até 25 km/h) de noroeste na faixa costeira durante a tarde. Subida da temperatura máxima.
 Sábado, céu geralmente limpo. Vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 Km/h) de nordeste nas terras altas até final da manhã. Subida da temperatura máxima no litoral das regiões norte e centro.
 A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e emitirá os avisos que se julguem necessários.
Índice de risco de incêndio muito elevado e máximo na região do Algarve, e em todas as regiões do interior. Salienta-se que a partir de hoje o risco de incêndio apresenta um agravamento significativo em todo o território continental.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
 Tempo quente e seco. Vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido (a):
 Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
 Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
 Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
 O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
 Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
 A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
 Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
 Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
 Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros