terça-feira, 1 de agosto de 2023

UCC de Ponte de Sor/Montargil promove Literacia em Saúde

 A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte de Sor/Montargil realizou, ao longo do presente ano letivo, uma ação de promoção de Literacia em Saúde sobre Higiene Oral e Nutrição, no Infantário Dona Anita, em Galveias.
Foram distribuídas fichas com atividades destinadas aos pais e crianças, com o objetivo de os capacitar para a tomada de decisões relacionadas com a Saúde, tendo sido abrangidos 10 alunos do pré-escolar e as respetivas famílias.

ULSNA

Águeda | Estrada da Pedreira vai ser realinhada para evitar zona de derrocadas

 Solução técnica definida pelo Município passa por um realinhamento da estrada, eliminando uma curva junto a zona de perigo de derrocada
A zona da Estrada da Pedreira, em Lamas do Vouga, que sofreu uma derrocada no último Inverno, vai ser alterada com um reperfilamento da via. A Câmara Municipal está a executar o projeto para que a intervenção possa ser realizada o mais brevemente possível.
A via, que está devidamente sinalizada e transitável numa faixa de rodagem, liga Carvalhal da Portela a Lamas do Vouga (União de Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga) e a sua reparação passa por afastar um pouco a estrada da zona de maior perigo de derrocada.
Para tal, a solução técnica definida pelo Município implica a retificação da estrada com a eliminação de uma curva, do lado direito no sentido Lamas do Vouga/Carvalhal da Portela, afastando, assim, a estrada daquela zona onde ocorreu a derrocada.
Neste momento, o Município de Águeda está a negociar com os cinco proprietários dos terrenos que ficam localizados no outro lado da derrocada para executar este projeto e estão já a ser feitos os abates de algumas árvores na zona de reperfilamento da via.
A outra forma de resolver esta situação seria construir um muro em pedra e com muita altura, o que tornaria a intervenção demorada e muito onerosa, pelo que esta solução, tecnicamente viável e segura, é a melhor sob todos os aspetos, económica e de segurança.
De referir que a zona sofreu, há cerca de 20 anos, algumas derrocadas que obrigaram a algumas intervenções e a situação ficou, na altura, parcialmente resolvida. No último Inverno, ocorreu uma derrocada maior que destruiu parte de uma faixa de rodagem da estrada no sentido Carvalhal da Portela/Lamas do Vouga e que agora vai ser intervencionada.

Ana Sofia Pinheiro

Castelo de Paiva | Certame tem sucesso consolidado. Sardoura mostrou-se ao melhor nível  na 4ª edição da Festa do Vinho

 
José António Vilela lembrou investimento municipal na freguesia         
Promovida pela Junta de Freguesia de Sardoura, foi um rotundo sucesso a edição da Festa do Vinho, Gastronomia e Actividades, uma jornada festiva com milhares de pessoas a passar pelo Largo do Fundo do Adro, em três dias de grande convívio, num certame local que registou forte adesão de visitantes, e que teve a participação de quatro dezenas de expositores locais que mostraram o que de melhor tem a freguesia nos mais diversos domínios, para além de muita animação musical que enriqueceu o evento, criando um ambiente de salutar confraternização que todos aplaudiram.   
Ricardo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, mostrou – se agradecido pela forma entusiástica como a população de Sardoura se voltou a envolver neste certame e se associou a esta iniciativa, louvando o esforço dos produtores locais, que trouxeram os melhores vinhos da freguesia, e de todos os expositores e instituições que marcaram presença e que contribuíram para que esta Feira do Vinho, Gastronomia e Actividades fosse um êxito e seja a verdadeira mola impulsionadora para o progresso que a freguesia precisa e merece, afirmando–se pela positiva, destacando que este certame está consolidado e ganhou uma projecção que vai potenciar outras dinâmicas e assegurar a sua continuidade no futuro.
O autarca fez questão de recordar que a freguesia produz bons vinhos verdes, desde as Encostas do Rio Douro, ao Vale de S. Gens e S. Paúl, até ao Vale de Sá, daí o orgulho de ver os produtores motivados nesta feira, louvando também aqueles que, na freguesia, se dedicam à arte da Doçaria Tradicional e ao Artesanato, realçando ainda, a importância do associativismo, das IPSS e das Comissões de Festas que nesta festa participam empenhadamente, desenvolvendo dinâmicas e acções de grande mérito que prestigiam a freguesia.
Em jeito de balanço, o presidente da Junta de Freguesia, que se mostrou reconhecido pela colaboração da ACI e da Câmara Municipal na organização deste certame, deixou o pedido de colaboração ao Executivo Camarário para a requalificação da restante área do largo central da Vila de Sardoura, até ao limite da EN222-1, agora propriedade municipal, potenciando no futuro, um parque de lazer com maior amplitude e funcionalidade, permitindo criar outras dinâmicas e acolher eventos, desde logo expandir o espaço útil de exposição deste certame anual.
O Vice-Presidente da CM de Castelo de Paiva evidenciou, na sua intervenção, a pujança desta iniciativa, considerando excelente o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura na realização deste certame, ajudando a criar dinâmica económica e a valorizar ainda mais a freguesia e o próprio concelho, que tem boas condições de atractividade para se afirmar, deixando uma saudação aos trabalhadores municipais que colaboraram na montagem do evento, e a todos os expositores que aderiram à iniciativa, lembrando a aposta que continua a ser feita no sector da vinha e na qualidade dos vinhos verdes da Sub Região de Paiva e nos produtos endógenos.
 José António Vilela, que na abertura oficial se fez acompanhar pela Vereadora Liliana Vieira, anunciou as intervenções municipais realizadas na freguesia, num investimento de mais de 250 mil euros, incluindo os melhoramentos no Fundo do Adro, o acesso à Urbanização de S. Gens, a Rua do Pinheiro, saneamento e loteamento em Greire, muro no Ameal, alargamento na Quinta do Tapado, material para o Largo da Capela de Sá, entre outras, para além da parceria com a SimDouro, a fim de desbloquear o projecto para a construção a breve prazo de uma adutora e Estação Elevatória na zona da Balsa.
O responsável municipal confirmou a vontade da Câmara Municipal em reabilitar a parcela de terreno no parque de lazer do Fundo do Adro, junto à EN 222-1, na zona central da vila de Sardoura, de forma a melhorar aquele espaço e a torna-lo mais amplo e atractivo.
O programa, orientado para dar a conhecer os vinhos da freguesia, a gastronomia local, a doçaria tradicional, o artesanato e aquilo que de melhor se produz neste recanto do território paivense, contou com um programa aliciante, sem faltar a animação musical, traduzida na apresentação de grupos de concertinas, ranchos folclóricos, grupos de bombos, dj’s, concertos musicais e os tradicionais bailaricos.
Depois da abertura oficial do certame, que se realizou ao final da tarde de Sexta Feira, e das intervenções alusivas ao evento, a estruturar referências à organização evento e às dinâmicas económicas que potencia para a freguesia, realizou-se o habitual périplo para a entrega dos certificados de presença aos expositores, seguindo-se a actuação dos Amantes do Douro, continuando a festa com uma Aula de Zumba com Paula Carvalho, com animação de rua com o Grupo de Cantares da ACUP e a exibição do Rancho Folclórico de S. Martinho, seguindo-se a da actuação da Banda “ Musikan’trio “ para um animado bailarico durante a noite, encerrando o primeiro dia com a animação a cargo do DJ Ricardo Ramalho, madrugada fora.
Já no Sábado, o certame abriu portas a partir ao inicio da tarde e foi uma enchente como nunca se viu, com a exibição dos Amigos das Concertinas de Oliveira de Azeméis “, sendo que, a noite teve animação de rua a cargo do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva e dos Bombos de Rio de Moinhos, seguindo-se o grande espectáculo com o Grupo Musical “ LMC “ em palco mais de 3 horas de actuação, com o encerramento da noite a voltar a merecer o registo do DJ Bruno Falcão até às tantas da madrugada.       
No dia de ontem, o certame reabriu com a exibição das Concertinas Ruben e Gilda, seguindo-se a actuação do grupo musical Dupla D’Ocasião, com o encerramento da festa às 20 horas.










Carlos Oliveira


A PSP revelou a localização dos radares para controlo de velocidade, no mês de Agosto.

AÇORES
03/ago/23 08h00 Estrada Príncipe Alberto do Mónaco, Freguesia das Angústias – Horta
10/ago/23 08h00 Ladeira Grande, Freguesia da Ribeirinha – Angra do Heroísmo
11/ago/23 15h45 Eixo Sul – Rosário
12/ago/23 17h00 ER 1 – São Roque
20/ago/23 08h00 ER Terreiro das Covas – Angra do Heroísmo
21/ago/23 08h00 ER Caminho da Cidade – Angra do Heroísmo
30/ago/23 16h00 Av. Gago Coutinho e Sacadura Cabral – Horta

AVEIRO
03/ago/23 09h30 Rua Cimo de Vila – Ovar
07/ago/23 07h45 Av. Europa – Aveiro
08/ago/23 09h30 Rua António Soares Leite – Santa Maria da Feira
11/ago/23 13h45 Av. Europa – Aveiro
12/ago/23 07h45 Rua de Viseu – Aveiro
16/ago/23 09h30 Av. 32 – Espinho
24/ago/23 07h45 Rotunda da Rua General Costa Cascais – Aveiro
24/ago/23 09h30 Rua das Águas – São João da Madeira
24/ago/23 15h45 Av. da Universidade – Aveiro

BEJA
03/ago/23 09h00 Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja
08/ago/23 09h00 Rua Francisco Miguel Duarte – Beja
14/ago/23 16h00 Av. Salgueiro Maia – Beja
21/ago/23 09h00 Rua Francisco Miguel Duarte – Beja

BRAGA
02/ago/23 08h30 Circular Urbana de Guimarães – Guimarães
09/ago/23 09h00 Circular de Barcelos – Barcelos
17/ago/23 10h00 Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga
29/ago/23 15h00 Av. António Macedo – Braga

BRAGANÇA
07/ago/23 16h00 Av. Abade de Baçal – Bragança
14/ago/23 08h00 N 15 – Mirandela
16/ago/23 08h00 São Lourenço – Bragança
25/ago/23 08h00 Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela

CASTELO BRANCO
11/ago/23 08h00 Av. da Europa – Castelo Branco
24/ago/23 08h00 Av. Professor Dr. Egas Moniz – Castelo Branco

COIMBRA
02/ago/23 08h30 Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
11/ago/23 09h00 Ponte Rainha Santa Isabel – Coimbra
21/ago/23 09h00 Rua da Boucinha – Coimbra
28/ago/23 09h00 Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
31/ago/23 09h00 Av. Elísio de Moura – Coimbra

ÉVORA
02/ago/23 09h00 EN 18, Bairro do Frei Aleixo – Évora
08/ago/23 15h00 EN 18 – Estremoz
10/ago/23 09h00 ER 114 – A Estrada de Arraiolos – Évora
21/ago/23 10h00 Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
30/ago/23 15h00 EN 18 – Estremoz
31/ago/23 09h00 EN 114 Av. Túlio Espanca – Évora

FARO
03/ago/23 09h00 Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
09/ago/23 09h00 Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
09/ago/23 09h30 Av. V6 – Portimão
11/ago/23 08h00 Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira
22/ago/23 08h00 Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira
22/ago/23 09h00 Av. Heróis de 1808 – Olhão
24/ago/23 09h00 Estrada Moinho da Palmeira – Faro
24/ago/23 09h30 Av. da Fonte Coberta – Lagos
28/ago/23 08h00 Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira
29/ago/23 09h00 Estrada Moinho da Palmeira – Faro
29/ago/23 09h00 Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
29/ago/23 09h30 Av. V6 – Portimão

GUARDA
04/ago/23 21h00 Via de Cintura Externa da Guarda e Rotunda da Zona Industrial – Guarda
05/ago/23 19h00 EN 18 – Guarda
07/ago/23 09h00 Estrada Municipal 577 – Guarda
28/ago/23 16h30 Av. Cónego Álvaro Quintal da Cunha – Guarda
29/ago/23 16h30 Via de Cintura Externa da Guarda e Rotunda da Zona Industrial – Guarda

LEIRIA
11/ago/23 09h00 Av. Nogent Sur Marne – Nazaré
16/ago/23 14h00 VCI/Parque verde – Alcobaça
21/ago/23 14h00 EN 242 – Leiria
24/ago/23 08h30 EN 242 – Marinha Grande

LISBOA
09/ago/23 20h00 EN 10 (Alhandra/Alverca) – Alhandra
16/ago/23 09h00 Av. Marginal (Cascais/Lisboa) – Cascais
19/ago/23 10h00 IC 19 – Cacém
22/ago/23 08h30 Av. Marginal (Lisboa/Cascais) – Cascais
22/ago/23 13h30 EN 249-3 (Norte/Sul) – Porto Salvo
27/ago/23 09h00 Av. de Lisboa – Casal de Cambra
27/ago/23 09h00 IP 7 – Lisboa
29/ago/23 14h00 Av. Infante D. Henrique – Lisboa
31/ago/23 09h00 IC 2 – Santa Iria de Azóia

MADEIRA
03/ago/23 20h00 Rotunda da Pontinha – Machico
04/ago/23 19h00 Rotunda VE 5 – Camacha
06/ago/23 08h00 Via Expresso 4 – Meia Légua – Ribeira Brava
08/ago/23 18h00 ER 116 – Levada dos Ilhéus
18/ago/23 18h00 VR 1 (Este/Oeste) – Câmara de Lobos
28/ago/23 10h00 VE 1 – Rotunda do Faial

PORTALEGRE
07/ago/23 08h00 EN 373 – Elvas
11/ago/23 08h00 Av. de Badajoz – Portalegre
16/ago/23 08h00 Av. Francisco Fino – Portalegre
25/ago/23 09h00 Av. do Dia de Portugal 10 Junho de 2013 – Elvas
31/ago/23 08h00 Av. de Badajoz – Portalegre

PORTO
02/ago/23 13h00 Est. Circunvalação 14022 – Matosinhos
03/ago/23 08h00 R. Dr. Joaquim Nogueira dos Santos 885 – Maia
07/ago/23 08h00 R. Fontão 212  – Vila Nova de Gaia
09/ago/23 13h00 EN 14 (Porto/Maia) – Matosinhos
15/ago/23 13h00 Est. Circunvalação 10908 – Matosinhos
16/ago/23 08h00 A 4 (Nascente/Poente) – Matosinhos
17/ago/23 13h00 Av. Dr. Antunes Guimarães 325 – Matosinhos
23/ago/23 08h00 Av. Boavista – Porto
28/ago/23 16h00 Alameda de Cartes (Sul/Norte) – Porto
29/ago/23 08h00 R. Fontão 212  – Vila Nova de Gaia
31/ago/23 08h00 Est. Circunvalação 10964 – Matosinhos

SANTARÉM
04/ago/23 08h00 Rua Engenheiro Ferreira Mesquita – Entroncamento
10/ago/23 08h00 Av. D. Manuel – Abrantes
11/ago/23 08h00 EN 110, Carvalhos de Figueiredo – Tomar
14/ago/23 08h00 Av. dos Bombeiros Voluntários – Ourém
14/ago/23 08h30 Rua do Progresso – Cartaxo
31/ago/23 08h00 Barreira Alva – Torres Novas

SETÚBAL
08/ago/23 08h30 EN 10 – Setúbal
09/ago/23 10h00 Av. do Mar – Corroios
10/ago/23 10h00 Av. Arsenal do Alfeite (Almada/Corroios)
14/ago/23 08h30 EN 10 – Palhais – Barreiro
22/ago/23 09h00 Av. Garcia de Orta – Montijo

VIANA DO CASTELO
10/ago/23 20h00 Estrada da Papanata – Viana do Castelo
13/ago/23 09h30 Av. 25 de abril – Viana do Castelo
22/ago/23 21h00 Av. do Meio – Areosa – Viana do Castelo
26/ago/23 09h30 Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima

VILA REAL
18/ago/23 08h30 EN 103 Av. Bracara Augusta – Chaves
24/ago/23 08h30 Rua Rainha D. Mafalda – Chaves
29/ago/23 14h00 Rua D. António de Medeiros – Chaves
VISEU
02/ago/23 14h00 Av. D. Egas Moniz – Lamego
08/ago/23 17h30 Av. D. Egas Moniz – Lamego
12/ago/23 16h00 Av. D. Afonso Henriques – Viseu
22/ago/23 08h00 Av. D. Afonso Henriques – Viseu
28/ago/23 08h00 Estrada de Nelas – Viseu
30/ago/23 08h00 Av. da Europa – Viseu

VERÃO em Évora traz música e cinema em agosto

música e o cinema estão em destaque na programação de Verão da Câmara de Évora. Entre 04 e 31 de agosto, de quinta-feira a sábado, são cerca de 20 as iniciativas que vão decorrer no espaço público. O Jardim Público, a Praça 1.º de Maio, a Praça de Giraldo e o Pátio do Salema são os locais escolhidos. 

A programação arranca já na próxima sexta-feira, 04 de agosto, com concertos de Mr. Gallini e Quadra. No campo da música destaque para os nomes de Tomás Wallenstein, vocalista de Capitão Fausto, que se apresenta a solo no dia 19 de agosto, e, para a banda Birds are Indie, de Coimbra, que atua a 12 de agosto. Ambos os espetáculos acontecem no Jardim Público. 

As sessões de cinema vão ter lugar na Praça 1.º de Maio, às quintas-feiras, sempre às 21h30. Nos sábados de manhã, mais uma vez no Jardim Público, estão agendadas algumas iniciativas para os mais novos com contos, teatro de marionetas e animação de rua. A programação completa está já disponível em www.cm-evora.pt. Para o inicio de setembro está agendada a edição deste ano do Artes à Rua, a decorrer entre os dias 05 e 10 do próximo mês.

Miss Quebramar Cup leva o melhor surf feminino nacional à Costa Nova

Quadro de competição - clique aqui

Já começou a contagem decrescente para o Miss Quebramar Cup, etapa especial e exclusivamente feminina que se realiza a 3 e 4 de Agosto em Ílhavo, na Costa Nova. As melhores surfistas nacionais estão de volta a um local que tem proporcionado boas ondas ao longo do seu historial num evento que conta para a discussão do título nacional feminino.

A 19ª edição do Miss Quebramar Cup irá juntar algumas das atletas portuguesas mais experientes juntamente com outras que integram a nova geração nacional antevendo-se duelos emocionantes.

Heats em destaque:
Heat 3: Beatriz Carvalho x Maria Dias x Henrike Hory
Heat 4: Gabriela Dinis x Beatriz La Fuente x Miriam Julião
Heat 6: Beatriz Costa x Camila Cardoso x Maria Pinto x Maria Salgado

A competição principal começa na quinta-feira com as primeiras eliminatórias. Na sexta-feira, terceiro e último dia do evento, está reservado para as fases decisivas da competição, com a realização dos quartos-de-final, das meias-finais e da final.

Ao longo dos três dias da festa do surf feminino nacional, a organização promove experiências de surf para utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo e para todos aqueles que estejam na praia e desejem experimentar as sensações de deslizar nas ondas. Para além disto, haverá ações de sensibilização ambiental e distribuição de merchandising.

Vencedoras da Miss Cup desde 2013:
2013: Carina Duarte
2014: Teresa Bonvalot
2015: Teresa Bonvalot
2016: Carolina Mendes
2017: Carolina Mendes
2018: Camilla Kemp
2019: Yolanda Hopkins
2020: Yolanda Hopkins
2021: Yolanda Hopkins
2022: Carolina Santos

O Miss Quebramar Cup é um evento especial que pontua para o ranking nacional feminino e que se realiza à margem da Liga MEO Surf, a principal competição de surf em Portugal. É uma organização da Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas.
Fotos: Cartaz, Carolina Santos e Beatriz Carvalho (Crédito: André Neto)


ULSNA presente na Feira Franca de Avis

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), através do Centro de Saúde de Avis, marcou presença na Feira Franca de Avis, que decorreu entre os dias 28 e 30 de julho, no Parque de Feiras e Exposições.

ULSNA