quinta-feira, 6 de julho de 2023

Cantanhede | Município consigna empreitada por 156.563,32€. Escola Básica 1 de Ourentã vai ser reabilitada

A Câmara Municipal de Cantanhede consignou esta semana a empreitada de reabilitação da Escola Básica de Ourentã, empreitada orçada em 156.563,32€ e que tem um prazo de execução de 90 dias seguidos.
Os trabalhos contemplam a reabilitação da cobertura e do campo de futebol, mas também intervenções ao nível das alvenarias, caixilharias, iluminação, pinturas, aquecimento e a criação de um abrigo de apoio.
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, recordou, a propósito, que esta escola esteve para encerrar face ao reduzido número de alunos, tendência invertida nos últimos anos e que justifica o investimento na melhoria das infraestruturas.

As dinâmicas sociais e comunitárias da freguesia de Ourentã, nomeadamente a existência de respostas sociais de apoio à infância - creche e ATL -, apresentam uma forte consolidação de serviços”, observou, adiantando que este cenário é confirmado pelos índices de frequência de alunos no 1.º Ciclo e no Pré-Escolar. “No próximo ano letivo estima-se uma frequência elevada nestes dois níveis de ensino”, complementou.
A empreitada foi consignada à empresa “NÍVEL 20 - Estudos, Projectos e Obras, Lda”.

Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE EM SÃO PEDRO DE MOEL A 30 DE JULHO

 O Município da Marinha Grande realiza mais um passeio pedestre, no dia 30 de julho (domingo), pelas 09h00, em São Pedro de Moel, cuja participação é gratuita.
O passeio pedestre do dia 30 de julho tem a extensão de 8 km e um grau de dificuldade reduzido. A exemplo de anos anteriores, a Câmara Municipal irá disponibilizar um autocarro para transporte dos participantes, desde o habitual local de concentração (junto do Arquivo Municipal), às 09h00, regressando ao mesmo local após o fim do passeio. Há também a possibilidade dos interessados se deslocarem em veículo próprio, devendo estar na Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, às 09h30.

Com o intuito de dar continuidade ao projeto iniciado em 2002, que visa estimular toda a comunidade para a prática desportiva / lazer, o Município tem vindo a realizar vários passeios pedestres desde o início deste ano, com a colaboração das associações, pelos vários lugares do concelho.

Realce-se a importância desta iniciativa na motivação das pessoas para adotarem uma atividade física regular (caminhada) e hábitos de vida saudável, colhendo, assim, grandes benefícios na saúde, aumento da auto-estima e bem-estar. 


Águeda | Unidade de Saúde Familiar “Souto Rio” abre ao público

 Nova unidade, que substitui a UCSP Águeda II, está a funcionar nas instalações do Centro de Saúde de Águeda

Abriu, hoje, ao público a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) “Souto Rio”, no Centro de Saúde de Águeda. A cerimónia simbólica, que marca a transição da UCSP Águeda II para este novo modelo de funcionamento, incluiu uma visita às “modernas, espaçosas e qualificadas” instalações da nova unidade.
Esta USF fica instalada numa das alas do edifício do Centro de Saúde de Águeda, que está em obras de ampliação e reabilitação, neste momento em fase de conclusão e que serão inauguradas em breve, com a presença confirmada do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou, a propósito da intervenção, que estas obras, a exemplo de outras que têm sido realizadas pelo concelho, refletem um “esforço financeiro importante” do Município na qualificação das instalações de saúde, no que considera que era uma falha do Sistema Nacional de Saúde. Um investimento por todo o território municipal para que as populações tenham acesso “a instalações modernas, confortáveis e dignas, para profissionais e utentes”, disse ainda.
O Centro de Saúde, quase concluído, as Unidades de Saúde de Travassô, Aguada de Cima, Mourisca e Fermentelos, entre outras, sem esquecer o serviço de urgências do Hospital de Águeda estão entre os “muitos exemplos” de investimentos realizados pelo Município para a prestação de cuidados de saúde de qualidade às populações. O Edil avançou que as obras no Hospital estão “concluídas e vão ser muito em breve inauguradas”.
“Vamos continuar este caminho que temos trilhado de forma acelerada e esperamos que o Governo nos dê meios para podemos avançar e fazermos o que os cidadãos esperam de nós, sem esmorecimentos nem distrações”, apontou Jorge Almeida.
Maria Paula Marques, coordenadora da nova USF, salientou precisamente este esforço que a Câmara de Águeda tem protagonizado na criação de condições para a prestação de cuidados de saúde. “O apoio e sensibilidade para as necessidades na área da saúde foram essenciais para melhorar a qualidade de trabalho de todos nós”, disse, frisando que a abertura da nova USF, que quer tornar “uma referência” e “um centro de excelência, onde a saúde e o bem-estar são prioridades absolutas”, representa “um esforço conjunto e um compromisso inabalável com a saúde”.

Ana Sofia Pinheiro