terça-feira, 23 de abril de 2019

Consumo de anticoagulantes em Portugal

Infarmed publica nova análise sobre anticoagulantes orais.
Os medicamentos anticoagulantes são utilizados na prevenção e tratamento de doenças tromboembólicas. Durante anos, os antagonistas da vitamina K e heparinas foram os únicos anticoagulantes utilizados para o tratamento destas patologias.
Desde 2010, encontram-se disponíveis no mercado comparticipado os novos anticoagulantes orais (NACOs), que vieram constituir uma alternativa terapêutica à Varfarina, uma vez que a sua utilização não necessita de monitorização laboratorial regular, com maior comodidade para o doente.
A comparticipação destes medicamentos reflete a aposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no tratamento e prevenção deste tipo de doenças, promovendo a esperança média de vida do cidadão.
O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde publicou no seu site uma análise sobre o consumo e despesa com estes medicamentos. Esta análise demonstra uma tendência de aumento da utilização destes medicamentos.
Em 2018, esta utilização foi superior nas faixas etárias mais elevadas, com a população com 85 anos ou mais anos a representar 17,3% do total de utilização.

INEM em Moçambique

Secretária de Estado da Saúde acompanhou a partida da nova equipa do INEM.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) mobilizou para Moçambique, dia 17 de abril, um total de 24 profissionais (PT EMT) para render a equipa que se encontra naquele país no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, em resposta à catástrofe provocada pelo Ciclone Idai.
A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, e o Presidente do INEM, Luís Meira, acompanharam a partida da equipa, no Aeroporto de Figo Maduro.
No Módulo de Emergência Médica do INEM (Pt EMT – Hospital de Campanha) a funcionar em Mafambisse, já foram assistidas entre os dias 1 e 15 de abril, um total de 847 pessoas, 427 do sexo feminino e 420 do sexo masculino. 74% das pessoas assistidas no módulo do INEM tinham entre 18 e 64 anos de idade, 17% tinham menos de 18 anos e cerca de 9% mais de 64 anos de idade.
Noventa e oito pessoas foram assistidas por patologias relacionadas com trauma, 75 foram observados devido a infeções do sistema respiratório, febre, diarreia ou outras. A maior parte das assistências médicas ficou a dever-se a outros problemas de saúde de menor gravidade. Foram ainda diagnosticados catorze casos de malária, quinze de tuberculose e um de varicela.
Para além da atividade clínica desenvolvida no Hospital de Campanha, os profissionais do INEM prestam ainda apoio ao Centro de Saúde de Mafambisse, nas áreas de internamento, sala de partos e consultas externas, numa colaboração direta com os profissionais de saúde locais, designadamente no que respeita à assistência e orientação dos doentes mais urgentes.
A par da atividade clínica, a Equipa de profissionais do INEM tem visitado escolas, empresas e outras instituições locais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para temas como a prevenção da doença, cuidados de higiene e promoção da saúde.
Paralelamente, o INEM mantém a sua participação nos briefing’s de coordenação do Emergency Medical Team Coordination Cell (EMTCC), nas reuniões do Health Cluster lideradas pelo Ministério da Saúde de Moçambique, assim como nos briefing’s Inter Cluster que a United Nations Disaster Assessment and Coordination Team (UNDAC Team) promove.
O Pt EMT é constituído por uma equipa portuguesa de profissionais de saúde que tem como objetivo prestar cuidados de saúde a populações afetadas por emergências complexas ou catástrofes, em apoio ao sistema de saúde local. Para tal, dispõe de uma organização que lhe permite realizar:
  • A triagem e avaliação inicial de vítimas;
  • A estabilização inicial e a referenciação de um elevado número de vítimas de trauma ou doença;
  • O tratamento definitivo de situações minor de trauma ou doença;
  • O recurso a suporte imagiológico por RX;
  • Em situação de exceção, a criação de um fluxo de estabilização inicial de vítimas e controlo da evacuação secundária para os hospitais de referência.
A nova equipa do Pt EMT do INEM, para a qual transitam três elementos da equipa anterior, é constituída por 27 profissionais:
  • Cinco Médicos (dois médicos de medicina interna, um pediatra, um infeciologista e um Ginecologista/Obstetra);
  • Nove Enfermeiros;
  • Cinco Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH);
  • Um Técnico de Imagiologia;
  • Um Farmacêutico;
  • Um Psicólogo;
  • Um Técnico de Informática e Telecomunicações;
  • Quatro Profissionais de Logística.
Recorde-se que o Pt EMT do INEM foi o primeiro Módulo de Emergência Médica a obter a certificação da OMS em 2019, tendo sido ativado para Moçambique cerca de uma semana depois de ter sido certificado.
Este reconhecimento garante que o PT EMT do INEM cumpre todos os padrões necessários para projeção nacional e internacional na resposta a situações de catástrofe ou conflito.

ARS Algarve | Saúde Oral

Vila Real de Santo António com consultas de medicina dentária.
O Gabinete de Medicina Dentária do Centro de Saúde de Vila Real de Santo António, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento, iniciou atividade em março e aumentou para seis o número de concelhos com consultas de Saúde Oral nos Cuidados de Saúde Primários, no Algarve.
Paulo Morgado, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Luísa Prates, Diretora executiva do ACES Sotavento, Henrique Santos, Presidente do Conselho Clínico e da Saúde do ACES Sotavento, e Natália Perestrelo, Vogal do Conselho Clínico e da Saúde deste ACES, visitaram, dia 16 de Abril, o recém-aberto gabinete de Medicina Dentária, para dar as boas vindas aos novos colaboradores da sexta equipa de Medicina Dentária a funcionar na região no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
«Este é o sexto gabinete de medicina dentária que abrimos na região. Esta consulta aqui em Vila Real de Santo António assume uma importância fundamental uma vez que a população desta zona do Sotavento ainda tinha alguma dificuldade a ter acesso a este tipo de cuidados e a partir de agora esta equipa vai passar  a servir os utentes de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim», destacou o Presidente da ARS Algarve, explicando que, no âmbito do programa Saúde Oral para Todos, o objetivo é alargar esta oferta a toda a região até ao final do ano.
O Programa Saúde Oral para Todos começou em Novembro de 2017 nos Centros de Saúde de Faro, Portimão e Tavira, em Setembro de 2018 foi alargado a Lagos e Loulé, e em Março arrancou em Vila Real de Santo António.
O número de consultas de Saúde Oral nos cuidados de saúde primários do SNS no Algarve triplicou nos Agrupamentos de Centros de Saúde no espaço de um ano. Passou de 2190 consultas, em 2017, para 5.853 consultas, em 2018, tendo sido realizadas 2099 consultas na região já durante o primeiro trimestre de 2019. Mais de mil destas consultas foram feitas no ACES Central.
Este projeto de integração de médicos dentistas nos cuidados de saúde primários e prestação de consultas de saúde oral no SNS, tem como objetivo promover uma política efetiva de combate às assimetrias territoriais e sociais.

Algarve | Rastreio do Cancro da Mama

Rastreio gratuito até 13 de maio em São Brás de Alportel.
Iniciou esta quarta-feira, dia 17 de abril, no concelho de São Brás de Alportel, o Rastreio do Cancro da Mama promovido pelo Núcleo de Rastreios da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve, no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve.
Todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas no Centro de Saúde (CS) de São Brás de Alportel vão receber uma carta do Núcleo de Rastreios da ARS Algarve com a marcação/convite para realizarem gratuitamente uma mamografia digital na Unidade Móvel que se encontra instalada junto ao Centro de Saúde de São Brás de Alportel, das 9h30 às 13 horas e das 14 às 16h30 horas (dias úteis). O Rastreio decorre até ao próximo dia 13 de maio.
Desde julho de 2017 que o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD), sendo o Algarve a primeira região do País a realizar em todos os concelhos o rastreio com esta tecnologia de última geração, o que permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame.
O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.
Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através:

VIH e hepatites virais na prisão

Hospital de Santarém avalia detidos infetados no EP de Torres Novas.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai deslocar uma equipa de saúde ao Estabelecimento Prisional (EP) de Torres Novas para a realização de consultas e rastreio de hepatites virais e VIH. Esta iniciativa surge na sequência da assinatura de um Protocolo, em julho de 2018, entre os Ministérios da Saúde e da Justiça.
Esta tipologia de abordagem clínica traz ganhos significativos quer para os reclusos quer para os profissionais de saúde, evitando-se a deslocação dos detidos ao Hospital, a poupança de recursos e evitando constrangimentos de vária ordem.
Presentemente, um médico e uma enfermeira do Hospital de Dia de Doenças Infeciosas do HDS deslocam-se periodicamente aquele Estabelecimento Prisional (com cerca de 50 reclusos), onde efetuam consultas, fazem colheitas de sangue para análises e utilizam um equipamento portátil que, através da realização de fibroscan permite avaliar estadíos de doença mais avançados, nomeadamente o grau de fibrose do fígado daqueles reclusos.
A equipa do HDS segue dez doentes, a maioria com hepatite C crónica , tendo-se já iniciadas terapêuticas com fármacos inovadores para hepatite C em dois doentes, encontrando-se outro medicado para VIH.
O Hospital de Dia de Doenças Infecciosas do HDS, que segue presentemente cerca de 800 doentes com infecção VIH e 400 com hepatite C crónica. A unidade tem tido uma política de abertura à comunidade e de saída das paredes do Hospital, com contactos e formações em escolas, comunidades terapêuticas, outras Instituições de saúde e agora nas prisões.

ULSBA | Investimento de 1,2 M€

Investimento destina-se à instalação de novo equipamento de TAC.
A Unidade Local de Saúde do Baixo (ULSBA) inicia esta quinta-feira, dia 18 de abril de 2019, a instalação do novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada), que envolveu um investimento de 1,2 milhões de euros (M€), no hospital de Beja.
De referir ainda que o Serviço de Imagiologia tem agora melhores e mais modernos equipamentos, estando já a funcionar os novos equipamentos de RX Fixo/Convencional, RX transportável, Ecógrafos (de apoio ao Serviço de Urgência e mamografias), e em curso a instalação do novo Mamógrafo.
Segundo a ULSBA, a aquisição do equipamento de TAC contou com apoio de fundos comunitários e a sua instalação, com duração prevista de 40 dias, obriga «a alterações ao circuito dos doentes e dos profissionais».
Foi disponibilizado um equipamento TAC provisório para o hospital continuar a dar resposta aos doentes, recorrendo a uma Unidade Móvel de TAC, que se encontra instalada entre o Serviço de Urgência e o Departamento de Saúde Mental.

Saúde | Listas de espera

Implementação das recomendações do Grupo Técnico Independente.
O Ministério da Saúde disponibiliza o Relatório do Grupo Técnico Independente (GTI) nomeado para proceder à avaliação da gestão das listas de espera para consultas e cirurgias.
O GTI foi criado por despacho do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em outubro de 2017. O grupo técnico foi coordenado pelo Bastonário da Ordem dos Médicos e integrou representantes dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), da Ordem dos Médicos, da Direção-Geral da Saúde, da Inspeção-geral das Atividades em Saúde, da Entidade Reguladora da Saúde, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, de associações de doentes e da comunidade académica.
A implementação das recomendações formuladas pelo GTI encontra-se em curso.
O Ministério da Saúde, através da Administração Central do Sistema de Saúde, em articulação com os SPMS, desenvolveu um plano global de implementação das recomendações e observações, que agrega uma série de medidas que permitem harmonizar as práticas a nível nacional, otimizar os sistemas de informação e introduzir cada vez maior eficácia nos procedimentos associados à gestão do acesso ao Serviço Nacional de Saúde.
Numa lógica de transparência que regula a intervenção governativa e do Ministério da Saúde, o relatório fica agora acessível a todos os cidadãos.

Para saber mais, consulte:

Nota | Ensaios clínicos na UE

O Conselho de Ministros aprovou hoje, dia 18 de abril, uma proposta de Lei que vem garantir o cumprimento em Portugal do Regulamento n.º 536/2014 do Parlamento e do Conselho Europeu, que altera o paradigma dos pedidos de autorização para realização de ensaios clínicos para medicamentos de uso humano na UE, e prevê a criação de um Portal único europeu para a submissão e acesso a um sistema de informação sobre os ensaios.
Este Regulamento visa agilizar a avaliação de ensaios clínicos por todos os Estados Membros, reduzir a burocracia e melhorar a transparência no recrutamento de participantes e dos resultados dos referidos ensaios clínicos, harmonizando assim os termos e as condições da sua realização a nível europeu.
O sistema de informação único europeu, introduzido pelo Regulamento, favorece a produção de dados fiáveis e a realização de ensaios, cumprindo elevados padrões de proteção dos direitos, segurança e bem-estar do cidadão.
A proposta de Lei contempla as disposições necessárias à intervenção e regulação nacionais. É neste âmbito que o Infarmed e a Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) são designadas como entidades competentes nacionais em matéria de ensaios clínicos, sendo definidas as suas responsabilidades nesta matéria.
Dentro dos limites do regulamento, a proposta de Lei define matérias que reforçam a proteção dos participantes em ensaios, o consentimento esclarecido, a responsabilidade e a compensação por danos. São ainda especificadas as sanções aplicáveis em Portugal em caso de infração.
A aplicação prática desta Lei agora proposta coincidirá com o momento em que o Regulamento europeu seja igualmente aplicável, o que está dependente da entrada em funcionamento do Portal único europeu. Assim, e até esse momento, a matéria dos ensaios clínicos para medicamentos de uso humano continua a ser regulada pela Lei n.º 21/2014.

Mundo | Instituições do Estado devem 484 milhões de Meticais à Electricidade de Moçambique

A Electricidade de Moçambique (EDM) tenta cobrar 2,5 biliões de Meticais aos seus clientes particulares e empresas, desse montante 484 milhões são dívidas de instituições do Estado, particularmente dos hospitais. Fonte da Administração explicou ao @Verdade que mais do cortar o fornecimento de energia a empresa negoceia com os seus devedores e está a migra-los para o Credelec.
Até ao início de 2019 a EDM tinha a cobrar aos seus clientes 2.491.340.625,82 Meticais, indica um balanço da empresa a que o @Verdade teve acesso. Nesse rol de devedores a maior fatia é de clientes de Baixa Tensão, 1.672.275.224,75 Meticais, entre os quais se destacam os clientes domésticos com dívidas de 1.135.600.011,97 Meticais.
Fonte da Administração da eléctrica nacional precisou que neste grupo de devedores estão incluídas as instituições do Estado que devem 484 milhões de Meticais, sendo os maiores devedores os hospitais.
O @Verdade apurou que a maior parte das cobranças está acontecer através de negociações e pagamentos a prestações que sejam sustentáveis para o cliente no entanto a principal medida, em curso, é a migração para o sistema de Credelec pois dessa forma os clientes de Baixa Tensão só conseguem adquirir energia amortizando as dívidas e a cobrança acontece sempre que a energia é comprada.
Relativamente as instituições do Estado a EDM admitiu que várias também migrou para o sistema de Credelec, pré-pago, no entanto não o pôde fazer em relação a outras como são os casos das Unidades Sanitárias.
No entanto, e sabendo do Governo que tem sido alocada verba para os custos de energia, a empresa tem negociado a cobrança das dívidas com os hospitais, tendo em conta natureza pública dos mesmo.
O @Verdade apurou que mesmo entre os clientes na tarifa Social existem dívidas acumuladas de 1.652.683,62 Meticais.
Clientes de Média Tensão devem mais de 900 milhões de Meticais
A fonte da Electricidade de Moçambique disse ainda ao @Verdade que após anos em que a empresa era obrigada a fornecer energia independentemente das dívidas acumuladas o poder político percebeu enfim a insustentabilidade das decisões afinal a EDM tem de comprar equipamentos aos preços de mercados e muitos deles, assim como a energia que distribuiu, em divisas.
Também significativos sãos os 924.235.708 Meticais devidos pelos clientes de Média Tensão fundamentalmente empresas de média e grande dimensão.
A EDM clama que apesar das revisões em alta nos seus preços para os moçambicanos, desde 2015 a tarifa doméstica aumentou mais de 100 por cento, o custo de aquisição e distribuição de energia ainda não é sustentável.
A Electricidade de Moçambique factura revelou ao @Verdade que compra a energia a uma média de 14 cêntimos do Dólar o quilowatt/hora (USDc/kWh) e vende aos moçambicanos a aproximadamente 12 USDc/kWh.
No exercício fiscal de 2018 a eléctrica Estatal facturou cerca de 500 milhões de Dólares norte-americanos dos quais 80 por cento foram gastos nos custos da energia e apenas 10 por cento corresponde as remunerações dos trabalhadores. Os resultados operacionais melhoraram o défice operacional que de 60 milhões de Dólares norte-americanos em 2017 reduziu para 30 milhões em 2018.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Mundo | João Ruas passa a dirigir a principal unidade orgânica da Universidade Politécnica

Com vista à reestruturação interna da Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ESGCT), uma unidade orgânica da Universidade Politécnica, tornando-a numa instituição de excelência, foi empossado, recentemente, em Maputo, João Ruas, para o cargo de director daquela unidade de ensino superior.
O acto enquadra-se nos planos da Universidade Politécnica, visando a melhoria da qualidade de ensino, em conformidade com a nova legislação existente para o ensino superior, no País, relativa à composição do corpo docente, entre outros aspectos. Para o reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, a iniciativa insere-se, igualmente, no contexto da evolução da composição dos estudantes da ESGCT: “Temos recebido estudantes cada vez mais jovens e estudantes que, nos últimos anos, têm demonstrado mais inclinação para os cursos de engenharia, que é a área que apresenta mais desafios na universidade, comparada com todas as outras, não só em Maputo, como no resto do País”, explicou.
Trata-se, conforme sublinhou o reitor da Universidade Politécnica, da implementação de um conjunto de medidas com o objectivo de melhorar a componente prática, a parte de saber fazer e da ligação entre a universidade e o sector produtivo.
“Esta é uma mudança que vai permitir fazer a reestruturação interna, a revisão dos cursos e estabelecer as parcerias dentro e fora do País e daí crescer ainda mais”, frisou.
O empossado considerou que as novas funções representam uma grande responsabilidade, pois passará a dirigir uma escola, que constitui a principal unidade orgânica da Universidade Politécnica. “É uma boa escola, com muito potencial para ser excelente. Vou dar o meu contributo para avançarmos nesse sentido”, garantiu.
Como principais desafios, o novo director apontou a necessidade de revisão dos programas dos cursos, lançar e potenciar um centro de investigação de excelência a partir da universidade, uma vez que as instituições de ensino superior são consideradas boas, quando fazem uma investigação correcta.
“Temos que ver também a situação de muitos estudantes que não acabam os cursos, porque não conseguem fazer o seu trabalho do fim do curso, após concluírem a parte curricular. Temos que ver que motivos contribuem para que isso aconteça e encontrar plataformas para mitigar este problema”, concluiu.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Mundo | Reputação dos endereços do Governo de Moçambique manchados na internet devido a ciberataques

A PGR vai revelar no Parlamento que devido a ataques cibernéticos a reputação dos endereços do Governo de Moçambique ficaram manchados na internet. O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) precisou ao @Verdade que cinco instituições do Governo sofreram ataques cibernéticos em 2018, porém o e-sistafe não sofreu qualquer tipo de ataque.
Na próxima quarta-feira a Procuradora-Geral da República (PGR), Beatriz Buchili, vai informar à Assembleia da República que em 2018, “os bancos comerciais reportaram 1.650 casos de operações suspeitas, com prejuízo de 78.654.899,48 Meticais”.
“(...) Duas instituições bancárias foram defraudadas com recursos a plataforma Internet Banking e clonagem de cartões, através das quais os infractores, em conluio com os trabalhadores bancários e de operadoras de telefonia móvel , identificavam números de contas e contactos telefónicos a elas associadas e efectuavam transferência de valores para outras, usadas para ter acesso aos montantes”, citará como exemplo Buchili.
Além dos furtos informáticos de dinheiro e fraudes através dos canais de pagamento electrónicos a Procuradora-Geral da República vai revelar que: “Durante o ano de 2018, algumas instituições da Admnistração Pública foram alvo de ataques cibernéticos, caracterizados pelo acesso a alguns computadores, para de seguida, se encetarem ataques a terceiros, o que originou, ao nível do espaço cibernético, mancha de reputação dos endereços do Governo na internet. Foi instaurado 1 processo que se encontra em instrução preparatória”.
Um experiente profissional em Tecnologias de Informação que trabalha no nosso país há mais de 3 décadas explicou que os ataques foram do tipo “DDoS”, em que um sistema fica sobrecarregado e torna-se indisponível para seus usuários, associados a ataques “botnets”, onde um programa invade um computador tornando-o numa espécie de marioneta que depois é usado para atacar outros computadores, redes e sites.
O @Verdade apurou junto da instituição que vela pela segurança cibernética do Estado moçambicano que: “Durante o ano de 2018 foram identificadas 5 instituições do Governo de Moçambique que sofreram ataques cibernéticos, tendo sido prontamente realizadas intervenções técnicas, tanto por equipa do INAGE e das instituições identificadas, resultando na reposição dos serviços”.

442 processos de crimes cibernéticos em 2018
De acordo com o Instituto Nacional de Governo Electrónico os ataques manifestaram-se através da indisponibilidade temporária de alguns serviços públicos digitais e da falta de acesso a informações actualizadas em páginas web do Governo e assegurou que “não há informação sobre um ataque ao e-sistafe”, em alusão a plataforma electrónica através da qual o Estado procede ao pagamento de salários, ajudas de custos, contratos públicos, fornecimento de bens e prestação de serviços.
“Foi implementado um centro de resposta a incidentes de segurança cibernética (CSIRT) do Governo, que consistiu na instalação e configuração de equipamentos (servidores, computadores e telas para a visualização e controlo de várias situações) e softwares que actuarão no tratamento de incidentes e ataques a computadores e sistemas do Governo a nível nacional”, explicou o INAGE.
A instituição governamental disse ainda ser perspectiva do CSIRT do Governo “implementar continuamente mecanismos que visam minimizar o risco de ataques cibernéticos, bem como informar regularmente a todos os organismos da Administração Pública sobre a iminência de ataques, os procedimentos técnicos que devem ser observados para a devida mitigação ou minimização de ataques, bem como outro tipo de informações relevantes dirigias a técnicos de informática, em particular, e a funcionários e agentes do Estado, no geral”.
No total foram instaurados pela PGR, durante o ano de 2018, 442 processos de crimes cibernéticos, a maioria na Cidade de Maputo, 212 relativos ao furto informático de dinheiro, 196 de fraudes através de canais de pagamentos electrónicos, 19 por burla por meios informáticos e na comunicações, 11 de intromissão através da informática, 2 por violação de direitos do autor, 1 de incitação de menores por meios informáticos e ainda 1 de instigação pública a um crime com uso de meios informáticos. Este último tem como arguido o jornalista Amade Abubacar, detido em Cabo Delgado ilegalmente desde 5 de Janeiro.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

COVILHÃ PRESENTE EM FÓRUM DA INDÚSTRIA TÊXTIL EUROPEIA



O Vereador Jorge Afonso Gomes e o Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara, Hélio Fazendeiro, estiveram presentes, no início de abril, na assembleia geral da Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE), que decorreu na Fábrica de Santo Thyrso. 

Os responsáveis pelos pelouros da Economia e Empreendedorismo e Inovação e Tecnologia na Covilhã associaram-se aos representantes das indústrias dos setores têxtil, vestuário, couro, calçado e acessórios de moda, numa reunião onde se discutiu a conjuntura europeia e mundial destes setores, e onde estiveram representadas as principais regiões têxteis europeias, incluindo as de Itália, Polónia, Suécia, Dinamarca, Estónia e Roménia. 

Em debate esteve o futuro da indústria têxtil europeia em geral, tendo sido aprofundadas questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, a ética laboral, a concorrência desleal de outros mercados, a digitalização da indústria têxtil, a investigação, o empreendedorismo e a indústria 4.0. 

Nesta que foi também uma assembleia com caráter eletivo, ficaram definidos os principais eixos para o próximo triénio. A valorização da herança e património têxtil, a proteção da indústria europeia e a ligação do têxtil à moda e indústrias criativas serão as prioridades de atuação definidas pela presidência da ACTE, que fica a cargo do município de Boras, na Suécia, enquanto que a Associação de Municípios do Vale do Ave, foi eleita para a secretaria executiva.

Pampilhosa da Serra | XIII Feira do Livro


O Município de Pampilhosa da Serra promove, a partir do dia 24 de abril, a 13ª edição da Feira do Livro, evento que se prolonga até ao dia 24 de maio, na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Nunes Barata.

A abertura da Feira do Livro, pelas 15h00, será marcada pela inauguração da exposição de desenho e pintura “Pessoa à Solta”, da autoria de Victor Alexandre, que estará em exibição na galeria 2 do Edifício Monsenhor Nunes Pereira até ao dia 31 de maio.

Assumindo-se, cada vez mais, como um marco cultural do concelho, a 13ª Feira do Livro de Pampilhosa da Serra abrirá portas com o intuito de divulgar o livro como ferramenta de estudo e de cultura, formar novos leitores e promover hábitos de leitura junto do público mais jovem. Através das várias editoras presentes, os visitantes poderão conhecer algumas das novidades do mercado editorial, assim como ter acesso a centenas de título, dos mais distintos géneros literários, a preços reduzidos.

O programa oficial da iniciativa pauta pela diversidade das propostas culturais e literárias, dedicadas a públicos de diferentes idades, nomeadamente apresentações de livros, espetáculos musicais e teatrais, sessões de conto, ateliês, entre outras.

A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, através da sua Biblioteca Municipal, em colaboração com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Escalada.

Do vasto programa cultural previsto para a 13ª edição Feira do Livro, destacam-se as seguintes atividades:

24 de abril |quarta

Inauguração da Exposição de Desenho e Pintura «PESSOA à Solta» de Victor Alexandre
Hora: 15h00
Local: Galeria 2 do EMNP

Espetáculo «À Volta do Fado – Canção e Fado de Coimbra» – Guitarra Chillout
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
Hora: 22h00
Local: Uchas – Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra

30 de abril e 3 de maio
«Jonas, O Salvador da Espécie» da autoria de Jorge Guimarães
Atividade do Programa Bandeira Azul
Hora: 15h00
Público: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Local: Biblioteca Escolar e Biblioteca Municipal

2 de maio | quinta
Espetáculo “InSomnio” pelo
Teatro do Mar
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
Hora: 21h30
Público: Comunidade
Local: Praça do Regionalismo

22 de maio | quarta
Comemoração do Dia do Autor

«Partilha o teu livro usado»
Público: Toda a comunidade educativa
Local: Biblioteca Escolar

Escritores à Solta
Hora: 10h00
Público: Comunidade

24 de maio |sexta

Vem Dormir à Biblioteca
Público: 1.º e 2.º CEB
Participação gratuita de inscrição obrigatória até 6 de maio, na Biblioteca Municipal

Sessão de Contos
Hora:18h00
Local: Biblioteca Escolar

«Três Reis e um Museu» pelo Museu Municipal
Hora:20h00
Local: Biblioteca Municipal


Flávio Neves Salgado


Castelo de Paiva | A ideia é valorizar a proximidade com o meio ambiente | CÂMARA DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Câmara Municipal de Castelo de Paiva acaba de lançar o concurso de fotografia "Um Olhar sobre a Terra de Payva", uma iniciativa que nasce da necessidade de cativar a população em relação à exploração de todo o ambiente, quer natural quer cultural, que rodeia o território paivense.

     A ideia é procurar captar o público em geral, de forma a compatibilizar a actividade humana com os valores e princípios naturais. Ambiciona-se assim, a descoberta e valorização da proximidade entre as populações e o meio ambiente, contribuindo para o reforço da identidade e carácter das nossas gentes, promovendo a renovação da oferta local, potenciando o registo de imagens que captam os “instantes” únicos e descreve de forma coerente e eficaz como cada um se relaciona com a natureza e com o espaço que é nosso.
     O tema do concurso é livre e qualquer pessoa pode habilitar-se aos prémios apresentados, sendo o 1º Prémio – 150 euros em vale FNAC, 2º Prémio – 100 euros em vale FNAC, e o 3º Prémio – 50 euros em vale FNAC.
     
As inscrições podem ser feitas através de um documento do Google Docs disponível no site da Câmara Municipal até ao dia 26 de Abril e as fotografias terão que ser enviadas entre os dias 1 de Maio e 14 de Junho, para o email turismo@cm-castelo-paiva.pt através do programa wetransfer.com.

Leiria | José Jorge Letria troca ideias com alunos do concelho


Resultado de imagem para Teatro Miguel Franco.
“Ter Opinião” é o nome do debate que junta alunos dos ensinos básico e secundário de escolas do concelho e José Jorge Letria, no próximo dia 30, às 10:30, no Teatro Miguel Franco. 

O tema do encontro está associado aos direitos e deveres alcançados com o 25 de abril de 1974 e tem como objetivo dar voz aos jovens e promover um espaço de partilha de experiências e de debate das ideias que conduziram à Revolução. 

O evento conta também com a participação de alunos do curso de Comunicação e Media da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e com a atuação do Instituto de Jovens Músicos de Leiria, que encerra a sessão com músicas ligadas ao 25 de abril.

Proença-a-Nova | Siza Vieira projeta torre de observação para a Serra das Talhadas


O Município de Proença-a-Nova vai construir uma nova infraestrutura de observação junto ao atual posto de vigia da Serra das Talhadas que terá uma dupla função: a de vigilância da floresta durante o período definido pelo Governo e a vertente turística tendo em conta que deste ponto é possível uma vista de 360º graus sobre o concelho de Proença-a-Nova e os municípios vizinhos. O Gabinete de Álvaro Siza Vieira será o responsável pelo desenho da torre, tendo o arquiteto visitado o local de implementação do projeto no dia 17 de abril. “É para nós um privilégio poder contar com o talento e prestígio do arquiteto Siza Vieira, reconhecido a nível mundial como um dos maiores arquitetos contemporâneos, e também da sua equipa no projeto desta obra de arte que, quando concluída, será, sem dúvida, um importante ponto de atração que traduzirá, por certo, momentos únicos que a nossa paisagem oferece ao ser olhada”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

A Serra das Talhadas já tem, atualmente, vários motivos de interesse para a visita, até pela sua dimensão e proximidade a aldeias como Sobral Fernando, Rabacinas, Chão do Galego, Catraia Cimeira, Ferraria, Carregal, Carregais ou Casalinho e por integrar o Geopark Naturtejo. No seu interior abundam na toponímia as lendas das mouras encantadas, visíveis em geomonumentos como a Buraca da Moura ou o Escorregadouro da Moura. No topo, os arqueólogos do Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova já realizaram diversas investigações a um possível Recinto Muralhado do início do 1º milénio a.C. (final da Idade do Bronze): é formado por duas muralhas com cerca de 400 m de comprimento que, em associação com duas cristas rochosas paralelas, fecham um espaço com cerca de 20 hectares de superfície. 

“O potencial turístico da Serra das Talhadas está há muito identificado”, revela João Lobo. “No ano passado apresentámos uma candidatura ao Turismo de Portugal, que ainda está a aguardar decisão, para valorização deste espaço que, para além da construção desta torre de observação, contempla a abertura de um percurso de trail pela crista da Serra das Talhadas, iniciando-se num miradouro natural com vista para a Catraia, ainda por construir, e terminando no miradouro junto ao Sobral Fernando, com vista para as Portas de Almourão”. A ser aprovado, o projeto prevê igualmente um novo percurso pedestre junto às Rabacinas, passando pelas diversas nascentes na encosta da serra e pelos limoeiros, imagem de marca desta localidade, bem como a construção de um parque de caravanismo no Chão do Galego e a requalificação do acesso ao topo da Serra das Talhadas. 

Na Serra está a ser executada aquela que será a maior Via Ferrata de travessia do país, com cerca de dois quilómetros, incluindo uma ponte suspensa com 30 metros, duas tirolesas e um desnível aproximado de 150 metros. Com início na aldeia dos Carregais, terminará precisamente no miradouro onde nascerá a torre com a assinatura Siza Vieira. “Mesmo que o Turismo de Portugal não aprove a nossa candidatura ao Valorizar, este posto de observação, que terá cerca de 15 metros de altura, será concretizado por considerarmos um investimento que trará retorno para o concelho. Mas a nossa expetativa é que consigamos a verba O Município de Proença-a-Nova vai construir uma nova infraestrutura de observação junto ao atual posto de vigia da Serra das Talhadas que terá uma dupla função: a de vigilância da floresta durante o período definido pelo Governo e a vertente turística tendo em conta que deste ponto é possível uma vista de 360º graus sobre o concelho de Proença-a-Nova e os municípios vizinhos. O Gabinete de Álvaro Siza Vieira será o responsável pelo desenho da torre, tendo o arquiteto visitado o local de implementação do projeto no dia 17 de abril. “É para nós um privilégio poder contar com o talento e prestígio do arquiteto Siza Vieira, reconhecido a nível mundial como um dos maiores arquitetos contemporâneos, e também da sua equipa no projeto desta obra de arte que, quando concluída, será, sem dúvida, um importante ponto de atração que traduzirá, por certo, momentos únicos que a nossa paisagem oferece ao ser olhada”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

A Serra das Talhadas já tem, atualmente, vários motivos de interesse para a visita, até pela sua dimensão e proximidade a aldeias como Sobral Fernando, Rabacinas, Chão do Galego, Catraia Cimeira, Ferraria, Carregal, Carregais ou Casalinho e por integrar o Geopark Naturtejo. No seu interior abundam na toponímia as lendas das mouras encantadas, visíveis em geomonumentos como a Buraca da Moura ou o Escorregadouro da Moura. No topo, os arqueólogos do Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova já realizaram diversas investigações a um possível Recinto Muralhado do início do 1º milénio a.C. (final da Idade do Bronze): é formado por duas muralhas com cerca de 400 m de comprimento que, em associação com duas cristas rochosas paralelas, fecham um espaço com cerca de 20 hectares de superfície.

“O potencial turístico da Serra das Talhadas está há muito identificado”, revela João Lobo. “No ano passado apresentámos uma candidatura ao Turismo de Portugal, que ainda está a aguardar decisão, para valorização deste espaço que, para além da construção desta torre de observação, contempla a abertura de um percurso de trail pela crista da Serra das Talhadas, iniciando-se num miradouro natural com vista para a Catraia, ainda por construir, e terminando no miradouro junto ao Sobral Fernando, com vista para as Portas de Almourão”. A ser aprovado, o projeto prevê igualmente um novo percurso pedestre junto às Rabacinas, passando pelas diversas nascentes na encosta da serra e pelos limoeiros, imagem de marca desta localidade, bem como a construção de um parque de caravanismo no Chão do Galego e a requalificação do acesso ao topo da Serra das Talhadas. 

Na Serra está a ser executada aquela que será a maior Via Ferrata de travessia do país, com cerca de dois quilómetros, incluindo uma ponte suspensa com 30 metros, duas tirolesas e um desnível aproximado de 150 metros. Com início na aldeia dos Carregais, terminará precisamente no miradouro onde nascerá a torre com a assinatura Siza Vieira. “Mesmo que o Turismo de Portugal não aprove a nossa candidatura ao Valorizar, este posto de observação, que terá cerca de 15 metros de altura, será concretizado por considerarmos um investimento que trará retorno para o concelho. Mas a nossa expetativa é que consigamos a verba.

Município de Manteigas | 7.ª Prova Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos 2019



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Torres Vedras | CÂMARA MUNICIPAL APRESENTOU ESTUDO PRÉVIO PARA A PRAÇA MACHADO DOS SANTOS

A Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou, esta segunda-feira, o estudo prévio do projeto de requalificação da Praça Machado dos Santos. Apesar da noite chuvosa, os torrienses rumaram ao Torres Vedras LabCenter para ficar a conhecer o estudo, que teve como base os contributos apresentados pelos cidadãos na sessão participativa que decorreu a 29 de janeiro.
Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, lembrou o “compromisso” de forma a “envolver toda a nossa comunidade naquele que é o projeto que queremos desenvolver” para aquela praça, que será “requalificada com a dignidade que ela merece.” O objetivo passa por “dotar a Cidade de mais qualidade de vida e que o espaço público possa ser doado ao cidadão.”
Coube a Bruno Ferreira, vereador do Urbanismo, explicar que o trabalho em torno do projeto começou após a sessão participativa realizada em janeiro. Contextualizando o processo, Bruno Ferreira sublinhou que se trata de um estudo prévio e que, por isso, “é um processo que não está fechado.” A implementação do projeto deverá avançar no próximo biénio.
Antes da apresentação da proposta, André Baptista, arquiteto da Câmara Municipal, começou por fazer um resumo da primeira sessão e do trabalho que se seguiu. “Comerciantes, estudantes, arquitetos, proprietários, pessoas que viveram na praça durante muitos anos” entraram em contacto com a Autarquia, de forma a dar o seu contributo.
A proposta de requalificação da Praça Machado dos Santos sugere uma área central desocupada, live de qualquer obstáculo, o que tornará o espaço “mais flexível e polivalente”, destacou a arquiteta Rafaela Valentim.
asda
A calçada portuguesa e o lajedo de pedra são os “dois materiais principais” desta requalificação. O lajedo irá percorrer as duas travessas laterais da Praça, terminando na zona sul, onde será criada uma zona de estadia. Em causa estão materiais que já são utilizados noutras zonas do centro histórico. Esta é uma preocupação que também se reflete nas propostas de mobiliário urbano, como papeleiras, bancos e iluminação. Neste último caso, pretende-se aliar a iluminação característica do centro histórico a uma iluminação “mais contemporânea”.
A zona de estadia a sul, junto ao estabelecimento comercial ali existente, irá contar com um banco e vegetação. Já na zona nascente será criada uma outra zona de estadia, com duas árvores em caldeira e um banco numa zona “ligeiramente sobrelevada”. A proposta contempla, ainda, bancos com costas junto à Igreja de Santiago.
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No que toca às árvores a plantar, Rafaela Valentim sublinhou a primazia por espécies autóctones, destacando espécies como oliveira, tramazeira ou loureiro. Espécies ornamentais e aromáticas, como alecrim, alfazema, tomilho ou jasmim, poderão ser utilizadas na zona sul.
Desta forma, pretende-se tornar a Praça Machado dos Santos num espaço multifuncional e versátil, que poderá vir a acolher atividades culturais, de lazer e económicas. Nesse sentido, foram apresentadas várias simulações de eventos, como espetáculos, cinema ao ar livre ou feiras temáticas.

Pombalense Almirante Silva Ribeiro preside às comemorações em Pombal

As comemorações dos 45 Anos do 25 de Abril decorrerão em Pombal com a presença do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Pombalense Almirante António Silva Ribeiro, que em 2012 foi condecorado pelo Município de Pombal com a Medalha de Prestígio e Carreira, Grau Ouro.
Ocupando o cardo de maior responsabilidade das Forças Armadas desde 1 de Março de 2018, o Almirante António Silva Ribeiro apresenta uma extensa experiência militar e académica, tendo ocupado ao longo da sua carreira vários cargos de responsabilidade militar e de Estado.
Como oficial general, desempenhou as funções de Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Superintendente do Material. Foi também Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Subchefe do Estado-Maior da Armada, Secretário do Conselho do Almirantado e Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.
O Almirante António Silva Ribeiro é também um académico especializado nas áreas de Estratégia, Ciência Política e História, lecionando e supervisionando, atualmente, investigações em algumas das principais Universidades e Centros de Investigação de Portugal.
Para além disso, tem também uma extensa obra publicada e é orador habitual em conferências sobre Assuntos Militares e Políticos, Relações Internacionais e Estratégia.
No seu currículo, tem publicados dezasseis livros, três dos quais no estrangeiro. Dos livros publicados, dois dissertam a teoria da estratégia, cinco versam o planeamento estratégico aplicado a Estado, à defesa nacional, à segurança nacional e à Marinha, um debate o terrorismo (em  parceria)  e oito abordam temas de história militar, história marítima e história da hidrografia. Proferiu mais de 130 conferências e tem mais de 300 artigos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras (fonte).
Para além da palestra proferida pelo Almirante Silva Ribeiro, as Comemorações dos 45 Anos do 25 de Abril em Pombal tem início no dia 24, com o concerto dos Capitão Fausto, às 21H30, no Teatro-Cine de Pombal.
No dia 25, a programação começa às 10H00 com uma arruda da Filarmónica Louriçalense pelas ruas da cidade. Às 10H30 serão hasteadas as bandeiras no Edifício dos Paços do Concelho, para de seguida, às 10H45, se proceder à evocação à memória dos Heróis do Ultramar, com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento situado na Avenida Heróis do Ultramar.
Às 11H00, antes da palestra proferida pelo Almirante Silva Ribeiro, será evocada o Capitão Salgueiro Maia, junto ao monumento alusivo à sua memória, junto à Estação de Comboios de Pombal, onde será depositada uma coroa de flores e onde serão declamados poemas em sua homenagem, pelo Clube de Leitura da Universidade Sénior.
Toda a população é convidada a participar nas Comemorações dos 45 Anos do 25 de Abril

APCC ganha prémio europeu por projeto inovador nas áreas da juventude e solidariedade

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) foi distinguida com um Prémio Eurodesk, na categoria de Ações de Solidariedade, pelo projeto “Here We Are”, que desenvolveu em 2017 e 2018 em parceria com a organização húngara EgyüttHató 
Este galardão, de âmbito europeu, pretende distinguir as iniciativas mais inovadoras e com maior impacto levadas a cabo por organizações que trabalham na área da juventude. Na edição deste ano, concorreram projetos de 17 países da União Europeia, tendo o júri destacado, no caso do “Here We Are”, o alcance das ações realizadas e a capacidade para estabelecer pontes com outras entidades e serviços, tanto em Portugal como na Hungria.
Aquele projeto envolveu diretamente quatro jovens utentes da APCC (André Vitorino, Bernardo Vieira, Diogo Sacramento e Ivo Rodrigues) e seis do parceiro húngaro, com o objetivo de dar visibilidade às pessoas com deficiência nos meios em que estas se inserem. Foi feita uma aposta numa forte vertente pública, nomeadamente pela divulgação através das redes sociais, Internet e comunicação social, mas também pela realização de atividades na comunidade.
Em Portugal, o conjunto de ações incluiu, entre outras, um debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência, uma iniciativa que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano ou a produção de um vídeo que procurava promover a inclusão através do combate aos estereótipos.
O sucesso do projeto “Here We Are” levou, entretanto, ao desenvolvimento de uma espécie de segunda versão, com os mesmos intervenientes e também com o apoio do programa europeu Erasmus+, mas desta vez sob a designação “Still Here”. Será nesse âmbito que, até julho do próximo ano, serão realizadas diversas iniciativas com o propósito de sensibilizar a população para temas como a equidade e os direitos humanos das pessoas com deficiência.
A Eurodesk é uma rede europeia de informação, apoiada pela Comissão Europeia, dirigida aos jovens e aos profissionais da área da juventude. Presta informação e promove oportunidades de formação, emprego, projetos e eventos no espaço europeu e dispõe de serviços e parceiros em 31 países, tanto organismos governamentais como organizações não governamentais.