domingo, 25 de dezembro de 2022

Autarcas de Cantanhede foram à Assembleia da República reclamar a reabertura da Consulta Aberta

 
Uma representação de Cantanhede esteve no dia 22 de dezembro, na AR, onde apresentou à Comissão de Saúde os fundamentos da petição pública desencadeada para reclamar a reabertura da Consulta Aberta, ou, tal como tem defendido a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, o regresso de uma Urgência Básica ao Hospital Arcebispo João Crisóstomo, mesmo que em horário reduzido, das 8h00 às 24h00.
A líder do executivo camarário cantanhedense esteve acompanhada do presidente da Assembleia Municipal, João Moura, do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, dos vereadores Célia Simões e Sérgio Negrão e dos deputados municipais Carlos Fernandes (PSD), Abel Carapeto (PS) e Ulisses Salvador (Chega).
A audição no Parlamento começou com a intervenção de João Moura, que fez a contextualização histórica da criação da Consulta Aberta, desde 2007 a funcionar no Hospital Arcebispo João Crisóstomo das 8h00 às 24h00, nos termos que ele próprio, na altura presidente da autarquia, negociou com o Ministério da Saúde, por contrapartida ao encerramento da urgência daquela unidade hospitalar. “Infelizmente o acordo nunca chegou a ser integralmente cumprido, nomeadamente porque os meios complementares de diagnóstico não funcionaram durante todo o horário protocolado, mas ainda assim o serviço cumpriu uma missão da maior importância no atendimento de doentes com situações agudas emergentes”, referiu o presidente da Assembleia Municipal, “lamentando profundamente o seu encerramento em março de 2020, sem que a Câmara Municipal tivesse sido chamada a pronunciar-se ou sequer informada”.
João Moura não compreende como, “num país de direito, possa ser desrespeitado desta forma um acordo celebrado entre entidades públicas que perseguem os mesmos objetivos, ao nível central e ao nível local, neste caso o objetivo de proporcionar aos cidadãos cuidados de saúde qualificados. Isto não é correto, mas foi o que fizeram o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde do Centro, ignorando completamente o Município e privando a população desses cuidados”, sublinhou.
Manifestando-se agastada com os contornos do processo, Helena Teodósio lembrou que logo no início da pandemia de Covid-19 reuniu com “a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, que na ocasião transmitiu ao diretor do ACES que a Consulta Aberta era para manter, mas no dia seguinte ela fechou. Não sei de onde vem a autoridade ou a falta dela, mas desde essa altura temos andado continuamente a lutar pela manutenção de um serviço de saúde destinado a atender não só a população que vive nos 400 Km2 do território de Cantanhede, mas também a de outros municípios que fazem fronteira”.
A autarca entende que “esta é uma fase determinante para ser equacionada uma solução adequada para a resposta que é preciso dar às populações no Hospital Arcebispo João Crisóstomo ao nível da prestação dos cuidados de saúde em situações emergentes, tanto mais que, como é sabido, foi decidido, também unilateralmente, a sua integração no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), tal como a do Centro de Medicina Física e Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais. Nós ainda não tomámos posição, pela simples razão de que ainda não fomos ouvidos, mas numa uma altura em que estamos ainda a negociar a transferência de competências nas áreas da ação social, da educação e da saúde, é preciso dizer que os Municípios não servem apenas para pagar aquilo que não interessa à Administração Central, não servem apenas para arranjar as janelas ou fazer o pagamento a assistentes operacionais”, afirmou.
Helena Teodósio quer ter uma palavra a dizer sobre o processo de integração daquelas unidades hospitalares no CHUC, como de resto já comunicou ao diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, “no sentido de ser encontrada uma solução para a lacuna grave que o encerramento da Consulta Aberta veio gerar ao nível da assistência médica em situações emergentes. As pessoas não escolhem a hora de ficar doentes, há ocorrências inesperadas e os serviços de saúde têm de estar capacitados para dar resposta a essas ocorrências em tempo útil”, considera a presidente da Câmara de Cantanhede, pelo que, salienta, “estando a ser implementadas alterações estruturais no funcionamento do SNS, esta é a altura certa para decidir sobre a Consulta Aberta ou a Urgência Básica no Hospital Arcebispo João Crisóstomo”, que é aquilo que defende, por ter a enorme vantagem diminuir a afluência à muito congestionada urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.


Forte tempestade de neve atinge Japão há mais de uma semana

Condições meteorológicas devem começar a melhorar a partir desta segunda-feira.
O Japão enfrenta uma tempestade de neve há mais de uma semana. O último balanço de vítimas aponta para pelo menos 14 mortes e 87 feridos.
A forte queda de neve, que se arrasta desde o dia 17 de dezembro, continua a provocar estragos ao longo da costa do Mar do Japão e nas áreas norte e oeste do arquipélago. Cerca de 10.000 casas ficaram sem luz este natal.
Este domingo, em cidades como Engaru, em Hokkaido, Oguni, na província de Yamagata, e Gujo, na província de Gifu, registaram-se camadas de neve que variaram entre 96 centímetros a 1,20 metros.
Muitas pessoas ficaram também impossibilitadas de viajar, devido à suspensão dos serviços de transportes, outras ficaram presas em estradas bloqueadas pela neve intensa.
As autoridades estão pedir às pessoas para evitarem sair de casa pelo menos até segunda-feira, quando a situação meteorológica deverá começar a melhorar.
Os serviços meteorológicos acreditam que a forte queda de neve atingiu agora o seu pico, pelo que apenas se espera uma queda de neve intermitente nos próximos dias nas zonas montanhosas, onde ainda existe, no entanto, o perigo de possíveis avalanches em áreas com elevada acumulação de neve.

SIC Notícias
Imagem: Notícias R7

Pirata Grau animou crianças em Cadima

No dia 22 de Dezembro, em Cadima, foi realizada uma tarde infantil com a atuação da banda de música para crianças “Pirata Grau & Friends”.
Uma enorme assistência composta por crianças e adultos esteve presente neste evento que se realizou no Salão da Junta de Freguesia.
“Pirata Grau & Friends” é um projeto de música para crianças e suas famílias, com valores éticos, pedagógicos e ecológicos. Em 2021, foi lançado o seu álbum / livro de estreia intitulado “Livro das Canções”.
Recentemente foi divulgado o mais recente videoclip da banda do tema “Escola de Riso”, numa colaboração com os animadores da Associação Episódio. As filmagens foram efetuadas no Verão na Praia dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, concelho de Cantanhede.
Este concerto marcou o lançamento da digressão, em parceria, pela referida banda e a associação cultural, por festas e festivais para o público infantil, enfim, para miúdos e graúdos.
A organização desta tarde infantil em Cadima esteve a cargo da Lúcia Lima Associação Cultural e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Cadima e do Município de Cantanhede.


Do Vaticano a Belém, celebrou-se a missa de Natal

 Foram mais de sete mil pessoas a participar na missa de Natal presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O Santo Padre rezou pelas "crianças devoradas pelas guerras, pela pobreza e pela injustiça". No exterior, reuniram-se cerca de quatro mil pessoas que não conseguiram lugar dentro do santuário, acompanhando a cerimónia através de ecrãs gigantes.
Este domingo, o Sumo Pontífice enuncia a tradicional mensagem "Urbi et Orbi" na Praça de São Pedro, que previsivelmente irá centrar-se na guerra na Ucrânia.
Em Belém, foram também milhares de fiéis a ser recebidos pelo Patriarca Latino Pierbattista Pizzaballa na procissão que levou até à Igreja da Natividade.
Após a pandemia, as celebrações natalícias trazem de volta os peregrinos à cidade. As autoridades locais aguardam a visita de mais de 700 mil pessoas.

EURNONEWS
Imagem: Direitos de autor  Divisione Produzione Fotografica/Vatican Media

Operação “Natal 2022”: em três dias, já aconteceram sete mortes

 No período de 22 até às 07:30 horas de hoje, 25 de dezembro

22 858 condutores fiscalizadosdos quais, 189 conduziam com excesso de álcool e, destes,94 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 57 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 4 806 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:

  • 1 502por excesso de velocidade;

  • 362 por falta de inspeção periódica obrigatória;

  • 175por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

  • 102por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;

  • 132 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

 Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 718 acidentes, dos quais há a registar, 7 vítimas mortais, 11 feridos graves e 159 feridos leves.

Relativamente aos acidentes com vítimas mortais, nas últimas 24h, os mesmos ocorreram:

Em 24 de dezembro, pelas 18h40, ocorreu uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros, na rua EN 15, Km 42, 400, Travanca, Amarante- Porto,  com registo de uma vítima mortal;

 Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:

  • Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;

  • Excesso de velocidade;

  • Falta de inspeção periódica obrigatória;

  • Manobras perigosas;

  • Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;

  • Utilização indevida do telemóvel.

Imagem: Rádio Campanário

Norte e Centro com chuva no fim de semana de Natal

 A chuva vai regressar no fim de semana de Natal ao Norte e Centro do continente, sobretudo aos distritos de Viana do Castelo e Braga, que estarão sob aviso laranja para precipitação durante a consoada, segundo o IPMA.

A meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do MAR e da Atmosfera (IPMA) destacou que a precipitação poderá ser “pontualmente forte e persistente nas regiões do Minho e Douro Litoral” a partir da manhã de sábado e até ao final da manhã de domingo.

“Devido à situação de precipitação forte nas regiões do Minho e Douro Litoral foram emitidos avisos de precipitação para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real, aviso esse que terá início às 09:00 de dia 24 e irá terminar às 12:00 de dia 25. Os distritos de Viana do Castelo e Braga temporariamente têm aviso laranja [o segundo mais grave] de precipitação entre o final da tarde de dia 24 e as 03:00 de dia 25. Portanto, espera-se que este seja o período mais crítico nestes dois distritos, onde a precipitação irá ocorrer com mais intensidade neste período de final de tarde e início de noite”, afirmou.

O vento soprará temporariamente com alguma intensidade nas regiões do litoral oeste, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e nas terras altas com rajadas até 80 quilómetros por hora, mas começará a diminuir de intensidade a partir do início da tarde de domingo, dia 25, acrescentou.

“Outra situação que pode ocorrer neste fim de semana será algumas neblinas e nevoeiros matinais um pouco por todo o país, mas principalmente nas regiões do interior, o que acaba por reduzir a visibilidade nas estradas”, disse.

Segundo a meteorologista, não são esperadas variações significativas em relação a temperaturas.

De acordo com o IPMA, entre as 18:00 de sábado, véspera de Natal, e as 12:00 de domingo, estarão sob aviso amarelo (o terceiro mais grave) para precipitação os distritos do Porto e Vila Real.

Em Viana do Castelo e em Braga, o aviso para precipitação será de nível laranja entre as 18:00 de sábado e as 03:00 de domingo, mas amarelo entre as 09:00 e as 18:00 de sábado e as 03:00 e as 12:00 de domingo.

Porto, Viana do Castelo e Braga estarão também sob aviso amarelo para vento forte, com rajadas até 75 quilómetros hora, entre as 00:00 e as 03:00 de domingo.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Coimbra estarão ainda sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 06:00 de domingo para agitação marítima com ondas de sudoeste com quatro metros.

Quanto a temperaturas, no sábado as máximas irão variar entre os 18º previstos para Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Aveiro e os 9º previstos para a Guarda.

As temperaturas mínimas previstas estarão entre os 15º para Aveiro e os 8º na Guarda e em Bragança.

Madremedia

CUIDADO NA ESTRADA! Dados Provisórios da Operação “Natal 2022”

No período de 22 de dezembro até às 07:30 horas de hoje, 24 de dezembro, no âmbito da Operação “Natal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou os seguintes dados:
15956  condutores fiscalizados, dos quais, 120 conduziam com excesso de álcool e, destes, 60 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 42 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;
 Das 3 635 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:
1.103 por excesso de velocidade;
300 por falta de inspeção periódica obrigatória;
71 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
86 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
93 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
 Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 545 acidentes, dos quais há a registar 6 vítimas mortais8 feridos graves e 114 feridos leves.
Relativamente aos acidentes com vítimas mortais, os mesmos ocorreram:
Em 23 de dezembro, pelas 07h24, ocorreu um despiste de um pesado de mercadorias, na EN1- Condeixa-a-Nova, Coimbra,  com registo de uma vítima mortal;
Em 23 de dezembro, pelas 20h20, ocorreu um despiste de um motociclo, na circular de Loulé, Goncinha, Parrela,  com registo de uma vítima mortal;
Em 24 de dezembro, pelas 02h48, ocorreu um despiste de um motociclo, na rua Ersilia Costa, Costa da Caparica,  com registo de uma vítima mortal
 Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:
Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;
Excesso de velocidade;
Falta de inspeção periódica obrigatória;
Manobras perigosas;
Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;

Utilização indevida do telemóvel.