segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

José Rossa Ribeiro em destaque na Campanha Desportiva de 2023 da Sociedade Columbófila Cantanhedense


Cerimónia da consagração dos campeões e entrega de prémios contou com a presença de várias individualidades, para além dos praticantes da modalidade, familiares e amigos
A Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para assinalar o encerramento da Campanha Desportiva – 2023 e para consagrar todos aqueles que competiram na mesma, realizou o habitual convívio que decorreu nas instalações do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, onde decorreu um almoço, juntando alguns representantes das entidades convidadas e muitos associados e suas famílias, que participaram nesta festa.
Contando com a presença de várias personalidades, nomeadamente de Adérito Machado – Vereador do Desporto do Município de Cantanhede, Nuno Caldeira da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Lino Oliveira, Vice-Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, António Amaro, quadro da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira e Casas de Melo, vogal da Direcção Geral.
Nas alocuções proferidas por algumas das individualidades presentes, salientamos as palavras de Lusitano Espinhal, Presidente da Secção, que começou por agradecer a presença dos convidados, agradecendo igualmente a colaboração de todos ao longo da temporada desportiva, nomeadamente para os seus colegas de direcção e para todos os colaboradores que se empenharam na realização dos diversos trabalhos logísticos, ficando igualmente o agradecimento e o reconhecimento pelos apoios concedidos pelas entidades presentes.
Num breve improviso, Nuno Caldeira, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, após agradecer o convite, congratulou-se com os resultados alcançados pelos associados da Sociedade Columbófila, exaltando o trabalho realizado pela Associação e em particular pela sua Secção de Columbofilia.
De seguida, Casas de Melo, em representação da Direcção Geral, após agradecer a presença de todos e dos convidados, referiu que se vivia um momento de grande significado para a Colectividade, tendo decorrido durante a manhã, uma homenagem no Cemitério Municipal, na passagem do aniversário do falecimento do Presidente Honorário, Alberto Abrantes, um dos maiores vultos da Sociedade Columbófila, terminando a sua intervenção agradecendo os apoios das entidades presentes, felicitando por último, todos os associados que competiram na Campanha Desportiva de 2023.
Por fim Adérito Machado, agradeceu o convite formulado, manifestando a gratidão do Município de Cantanhede, pelo trabalho desenvolvido, dando por último, os parabéns aos vencedores pelos êxitos alcançados, deixando palavras de incentivo a todos os praticantes da modalidade ali presentes, reconhecendo ainda a importância e o dinamismo associativo da agremiação.
Seguiu-se a entrega de prémios, consagrando todos os associados concorrentes com destaque para José Rossa Ribeiro, que para além de conquistar o Campeonato de Fundo e Meio – Fundo, conquistou o título de Campeão Geral, seguido pela equipa Nuno & Filho e Humberto Carvalho que alcançou a terceira posição na Classificação Absoluta.
Neste evento o destaque vai também, para a equipa Nuno & Filho, que conquistou o primeiro e terceiro lugar do “Troféu Crédito Agrícola”, sendo igualmente o primeiro classificado nos Campeonatos de Yealrings, Designados e Velocidade.
A “Taça de Honra, que homenageia e perdura a memória de um dos maiores vultos da Colectividade de Cantanhede, o eterno e saudoso Presidente Alberto Abrantes, foi conquistada igualmente, pela equipa Nuno & Filho, que recebeu o troféu das mãos de Duarte Abrantes que estava acompanhada por Fernanda Abrantes.
No final e a anteceder o “simbólico” corte do bolo, pelo Campeão Geral, José Rossa Ribeiro, Lusitano Espinhal, Presidente da Secção de Columbofilia, dirigindo-se a todos os presentes, reiterando os seus agradecimentos, expressando por fim os seus votos, para uma excelente campanha desportiva, que vai decorrer neste ano em curso.


MARINHA GRANDE REALIZA PASSEIOS PEDESTRES MENSAIS QUE CIRCUNDAM O CONCELHO

Em 2024, o Município da Marinha Grande dá continuidade à realização dos passeios pedestres mensais, no último domingo de cada mês. Na edição deste ano, os 12 percursos irão circundar toda a área geográfica do concelho, perfazendo um total de cerca de 100 km.
No próximo domingo, 28 de janeiro, pelas 09h00, é organizada a primeira etapa do percurso pertencente à Grande Rota da Marinha Grande, com ligação do Farol de São Pedro à Praia do Samouco, que terá a extensão de 11 km, em piso arenoso e alcatroado, com grau de dificuldade moderado, cuja participação é gratuita.
Os participantes deverão estar às 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, para serem transportados em autocarro disponibilizado pelo Município até ao início do percurso. Em alternativa, poderão comparecer às 09h15, junto ao Farol do Penedo da Saudade, deslocando-se em transporte próprio.

O passeios do 1.º semestre estão marcados para as seguintes datas:
28 de janeiro
25 de fevereiro
31 de março
28 de abril
26 de maio
30 de junho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Rota do Românico representa o Tâmega e Sousa em feira de turismo em Espanha


Entre 24 e 28 de janeiro, a Rota do Românico participa na 44.ª edição da FITUR — Feira Internacional de Turismo, em Madrid, Espanha.
A FITUR é um evento de referência global no sector do turismo e a feira líder no mercado latino-americano.

A Rota do Românico é uma das 116 entidades que integra o espaço expositivo do Turismo de Portugal, com 1200 m2, localizado no pavilhão 4 do Parque IFEMA — Feria de Madrid.

Durante o fim de semana, o espaço, aberto ao público em geral, contará com um vasto programa de atividades, incluindo degustações gastronómicas, provas de vinhos e apresentações de destinos, como o da Rota do Românico, que será promovido no sábado, 27, às 18h30.
A FITUR 2024 reunirá mais de 130 países e 8500 empresas expositoras, sendo o Equador o país parceiro da organização.

Em 2023, nos cinco dias do certame, a FITUR registou mais de 222 mil visitantes, entre 136 mil profissionais e 86 mil de público geral.

Um evento ímpar para promover as marcas, lançar novos produtos, conhecer as tendências e aumentar os contactos.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Profissionais da restauração de Reguengos de Monsaraz recebem formação em serviço de mesa e atendimento


Os profissionais do setor da restauração do concelho de Reguengos de Monsaraz vão receber formação em Serviço de Mesa: da mise en place ao atendimento. A formação teve início esta tarde e prossegue nos dias 29 de janeiro e 5 e 19 de fevereiro, das 15h30 às 18h30, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Esta formação é promovida pelo Município de Reguengos de Monsaraz e ministrada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e tem como objetivo aumentar os conhecimentos e a qualificação dos profissionais da restauração. Durante as sessões vão ser abordados temas como o profissional de restauração, circuitos e zonas de serviço, tarefas diárias da mise en place de restaurante, acolhimento e atendimento ao cliente, tipos de serviço e o funcionamento do restaurante relacionado com o transporte de materiais sujos e limpos, circulação, cuidados com os equipamentos, limpeza e arrumação.
Esta é a quinta formação integrada no programa Formação + Próxima, que resulta de uma parceria do Turismo de Portugal com o Município de Reguengos de Monsaraz. A primeira ação de formação foi sobre o serviço de vinhos, a segunda sobre inglês e informação turística, a terceira abordou o marketing e a comunicação digital e a quarta explicou como se faz a gestão de redes sociais e e-commerce.
O Município de Reguengos de Monsaraz está a preparar mais formações para este ano, de forma a aumentar os conhecimentos e a qualificação dos profissionais do setor do turismo e da restauração.

*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS PROMOVE “CICLO DE MÚSICA À MARGEM”

No âmbito do “Ciclo de Música à Margem”, o Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe os três primeiros concertos, de projetos artísticos experimentais, nos dias 27 de janeiro, 3 e 24 de fevereiro.
Trata-se de um projeto que, até ao final do ano, vai trazer ao Teatro Stephens artistas, criadores e áreas artísticas experimentais, mas importantes pela sua qualidade, maturidade e capacidade de conexão a públicos menos experimentados.

No dia 27 de janeiro, pelas 21h30, atua a artista multidisciplinar turca, Büsra Kayikci, na sua digressão pioneira no nosso país. Iniciou os estudos de piano e teoria musical coeçaram aos 9 anos de idade e, durante 10 anos, essa foi a sua vida. Em simultâneo, continuou os estudos de pintura e ballet e, em 2007, entrou numa faculdade de arquitetura, tornando-se uma arquiteta de interiores.

Atualmente, tem o seu próprio estúdio e continua a compor peças musicais minimalistas e num formato neoclássico. Editou o seu primeiro disco “Eskizler”, em 2019, seguindo-se Bluets, em 2022, este em colaboração com Ah! Kosmos. Em 2023, e através da Deutsche Grammophon, editou o álbum “Places”.
Preço: 3€

No dia 3 de fevereiro, pelas 16h00, é a vez de Clemens Christian Poetzsch apresentar-se em concerto para o público na Marinha Grande, no âmbito dos espetáculos que vai realizar em Portugal. É um pianista e compositor alemão que estudou música no Conservatório Heinrich Schütz e piano na Hochschule für Musik Carl Maria von Weber Dresden. Para além de ter participado em orquestras, criou em conjunto com músicos libaneses o grupo Masaa que fundia o classicismo com a música do mundo.

A solo, editou até aos dias de hoje 5 álbuns (2016 - People and Places, 2019 - Remember Tomorrow, 2020 - Clemens Christian Poetzsch plays Sven Helbig. 2021 - The Soul of Things e de 2022 - Chasing Eisenberg) e uma série de singles e EP’s.
Preço: 3€

No dia 24 de fevereiro, pelas 18h30, realiza-se o concerto de Tiago Ferreira e André Barros, intitulado “Piano a 4 mãos”. Os pianistas e compositores André Barros e Tiago Ferreira trazem o seu primeiro álbum conjunto “Afloat”, gravado na Islândia, num estúdio fundado pelos Sigur Rós. Juntar estes dois artistas, um dos quais da Marinha Grande (André Barros), resulta num conjunto de composições que vivem entre o universo clássico contemporâneo / neoclássico e o jazzístico, num espetáculo que será surpreendente.
Preço: 3€

Bilheteira do Teatro Stephens: terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTOU A RECORDAR O PRESIDENTE HONORÁRIO ALBERTO ABRANTES

 

Na passagem do décimo terceiro aniversário do falecimento do Presidente Honorário Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para recordar um dos maiores vultos da sua história, promoveu ao longo de uma semana um conjunto de iniciativas com o principal objectivo de continuar a perpetuará no futuro, a memória daquele que mais trabalhou para o progresso associativo conhecido naquela Associação, o “eterno” Presidente Alberto Abrantes.
Após celebrada uma missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede e ser durante a semana publicada, sua rede social, na rubrica “RECORDAR PARA CONTINUAR”, uma pequena retrospetiva biográfica do percurso de Alberto Abrantes na Sociedade Columbófila, acompanhada por algumas imagens marcantes da sua actividade naquela Associação, realizou-se no passado dia 21, no Cemitério Municipal, uma romagem de saudade na campa do saudoso Presidente Alberto Abrantes.
Contando com a presença de familiares, dirigentes, sócios e amigos, Lusitano Espinhal, Presidente do Conselho Fiscal, na presença de Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral e de Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, recordou o amigo e companheiro, referindo nas suas breves palavras a imensa dedicação que o homenageado ao longo dos mais de 40 anos deu aquela Associação e que são um marco ímpar no associativismo local e nacional, reafirmando por último, o compromisso de se continuar a sua obra em prol do progresso associativo do concelho de Cantanhede, tendo de seguida, Francisco Ribeiro, Lusitano Espinhal e Lurdes Silva, colocado na sepultura de Alberto Abrantes uma coroa de flores, decorrendo por último e para terminar esta homenagem um minuto de silêncio.
Coincidindo com a data desta homenagem, por iniciativa da Secção de Columbofilia, realizou-se no mesmo dia, a gala de entrega de prémios, referentes à campanha Desportiva de 2023, na qual foi entregue, por Fernanda e Duarte Abrantes, à equipa Nuno & Filho, a Taça d’ Honra – Alberto Abrantes, Troféu que voltará a ser disputado pelos associados concorrentes na Campanha Desportiva, que irá decorrer durante este ano.


Mariana Lopes e Diogo Carvalho dão nome aos renovados Pavilhão e Piscina da CMA / IPDJ

 Câmara de Aveiro homenageia cidadãos de “contributo relevante” Mariana Lopes e Diogo Carvalho dão nome aos renovados Pavilhão e Piscina da CMA / IPDJ.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu dar ao Pavilhão e à Piscina que estão sob a sua alçada durante 20 anos (e que são propriedade do IPDJ / Estado), os nomes da andebolista internacional Mariana Lopes (jogadora de referência do Alavarium) e do antigo nadador olímpico Diogo Carvalho (atleta de referência do Galitos), respetivamente, homenageando as suas carreiras e contributos relevantes e indeléveis para o bom nome de Aveiro e dos Aveirenses, dos seus Clubes, constituindo também um exemplo de modelo de vida e de compromisso que inspira centenas de Crianças e Jovens.
O Pavilhão que terá como utilizador principal o Alavarium Andebol Clube, vai ter o nome de Pavilhão Municipal Mariana Lopes. A internacional portuguesa jogadora da Seleção Nacional, atualmente a representar o Bayer Leverkusen na Bundesliga, iniciou o seu percurso na modalidade no Clube de Aveiro, tendo passado pela Suécia onde representou o Boden Handboll entre 2016 e 2018. Em 2018 chegou à liga alemã, umas das principais ligas mundiais, onde representou o Union Halle-Neustadt e o Thuringer HC, antes de chegar ao Bayer em 2020.
A Piscina que terá como utilizador principal o Clube dos Galitos, vai ter o nome de Piscina Municipal Diogo Carvalho. Desde sempre ligado aos Galitos, o nadador olímpico inscreveu o seu nome no livro dos recordes nacionais por 127 vezes, a primeira das quais em 2002, quando tinha apenas 14 anos.
Mas foi a nível internacional que o antigo nadador, retirado em 2021, marcou o panorama nacional e internacional da natação. Diogo Carvalho é, ainda hoje, o atleta português mais internacional de sempre, com 85 representações, das quais 16 presenças em Campeonatos da Europa e 12 em Campeonatos do Mundo. O auge da sua carreira foram as presenças consecutivas em três Jogos Olímpicos, Pequim em 2008, Londres em 2012 e Rio de Janeiro em 2016.
A Piscina e o Pavilhão do IPDJ foram entregues à gestão da CMA em 2019 pelo período de 20 anos. Neste seguimento a CMA decidiu avançar com as urgentes e profundas obras de requalificação das duas infraestruturas, atualmente em fase final de execução, num investimento superior a 3,5 milhões de euros.
A Piscina Municipal Diogo Carvalho e o Pavilhão Municipal Mariana Lopes, vão ter as suas obras concluídas, as suas novas vidas ativadas e as suas inaugurações vividas em festa nas próximas semanas, em datas a anunciar em breve.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Espetáculo deu início ao XXIV Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede. Musical que retrata a carreira de António Sala juntou mais de meio milhar de pessoas em Febres

 
O Pavilhão Multiusos de Febres teve lotação esgotada no último sábado, 20 de janeiro, para o espetáculo “António Sala — O Comunicador — 60 Anos de Carreira”, que assinalou a abertura do XXIV Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede.
A presença daquele que é conhecido como a “voz da rádio” gerou enorme expetativa, com os ingressos a esgotarem dias antes deste espetáculo produzido pela AtrapalhArte - Produções Teatrais. Estiveram no recinto cerca de 550 espetadores, além da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, do vice-presidente Pedro Cardoso, dos vereadores Célia Simões, Adérito Machado e Fernando Pais Alves, do presidente da Assembleia Municipal, João Pais de Moura, e vários autarcas de freguesia.
Ao intervir no final do espetáculo, António Sala deixou um sentido agradecimento ao Município de Cantanhede por toda a colaboração prestada. “Quero agradecer a forma como nos receberam, nunca esquecerei Cantanhede e Febres”, sublinhou o comunicador, congratulando-se com o facto de a autarquia apostar numa política de dinamização cultural através do teatro.
Já a presidente da autarquia, Helena Teodósio, destacou a brilhante carreira de António Sala e o impacto que teve na sociedade portuguesa. “Numa altura em que o país e o mundo enfrentam situações difíceis, é cada vez mais importante dar voz a estes comunicadores, que passam mensagens positivas e destacam aquilo que as pessoas têm de melhor”, referiu a autarca, enfatizando que “os 60 anos de carreira de António Sala contribuíram para tornar as pessoas melhores”.
Também o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, disse ser “um privilégio” ter António Sala como padrinho da XXIV edição do Ciclo de Teatro Amador, ele que “é uma referência e um grande homem da comunicação, mas igualmente um grande humanista”.
Febres foi a segunda paragem deste musical teatralizado, que na estreia esgotou o emblemático Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
Ao longo de 90 minutos, foram revisitadas as diferentes áreas de atividade do carismático comunicador ao longo de seis décadas, tendo também como enquadramento os principais acontecimentos do país e do mundo, desde os anos 40 até à atualidade.
O espetáculo incluiu um depoimento que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, gravou em 2006, complementado com a projeção de vídeos de António Sala enquanto autor e compositor, músico, locutor e professor de comunicação, e testemunhos de várias personalidades bem conhecidas do público, entre as quais António Lobo Antunes, Filipe La Féria, Mariza, José Jorge Letria, Rui Veloso, Artur Agostinho, Rui Nabeiro e Amália Rodrigues.
Depois do musical de Amália, em 2023, o Município de Cantanhede quis assinalar a abertura da XXIV edição do Ciclo de Teatro Amador com mais uma grande produção teatral.
De referir que a edição deste ano do ciclo de teatro decorre até 20 de abril e envolve mais de 350 pessoas, entre atores e outros elementos que asseguram diversas tarefas inerentes à produção e montagem dos espetáculos.
Durante 4 meses, todos os fins de semana, haverá a apresentação de, pelo menos, uma peça de teatro numa das freguesias onde desenvolvem intervenção cultural as coletividades que vão dar corpo a esta ampla ação cultural, em algumas datas com representações simultâneas em diferentes locais.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Águeda | Artistas chamados a apresentar propostas para projeto criativo

 As candidaturas devem ser apresentadas entre 23 de janeiro e 23 de fevereiro
 
A Câmara Municipal de Águeda lança uma “open call” no âmbito do projeto “Raízes com Arte”, com vista à pintura de caixas elétricas espalhadas pela cidade. Os artistas que pretendam candidatar-se devem fazê-lo a partir de amanhã, dia 23 de janeiro, e até 23 de fevereiro.
Podem candidatar-se a esta iniciativa, que resulta de uma candidatura aprovada pelo programa de intervenção artística “Dar energia à Cultura” da E-Redes, artistas em nome individual e coletivo, com idade igual ou superior a 18 anos.
O artista será responsável pela pintura de 11 infraestruturas em espaço urbano (caixas de distribuição de energia e postos de transformação) que transmita uma mensagem sobre a importância da água em termos ambientais, as alterações climáticas e a preservação da biodiversidade local. Segundo os pressupostos desta “open call”, o processo criativo terá de implicar, na concretização do projeto, o envolvimento e participação dos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Marques de Castilho e de utentes da CERCIAG.
O investimento, num montante máximo de 4 mil euros, será distribuído pelo(s) artista(s) selecionado(s) no âmbito desta “open call”, que terão três semanas (nos meses de março e/ou abril) para realizar o projeto, sendo que o Município disponibiliza ainda os materiais necessários, bem como o alojamento na casa da Incubadora Cultural (InCA), no Parque Municipal de Alta Vila.
As propostas serão avaliadas pelos serviços municipais da Divisão de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Águeda e devem ser remetidas para o e-mail cultura@cm-agueda.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Silves | CONSULTA PÚBLICA DO PROJETO DE REGULAMENTO DOS PROGRAMAS MUNICIPAIS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA DECORRE ATÉ DIA 05 DE MARÇO

 Encontra-se em consulta pública, até ao próximo dia 05 de março, o projeto de regulamento dos programas municipais de apoio à reabilitação urbana vigentes nas Áreas de Reabilitação Urbana do concelho de Silves, para onde já foi aprovada a respetiva Operação de Reabilitação Urbana, nomeadamente Silves, Alcantarilha, São Bartolomeu de Messines, Algoz e São Marcos da Serra.
Este projeto de regulamento procura facilitar o acesso aos programas de apoio à reabilitação urbana vigentes, a sua coerência e a sua atualidade, e resulta de decisão do Município de Silves com o intuito de promover a concentração dos diferentes apoios num mesmo regulamento, atualizando os valores de comparticipação e integrando melhorias de eficiência, em resultado da avaliação da sua implementação e reforçando a sua aplicabilidade às especificidades do território, em consonância com a promoção da coesão, atratividade e competitividade territorial.
Os interessados podem aceder ao projeto de regulamento e respetivo relatório de fundamentação no portal do Município de Silves (em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/2902/regulamento-de-programas-municipais-de-apoio-a-reabilitacao-urbana.aspx) e/ou na Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística / Ordenamento do Território, no edifício dos Paços de Concelho, em Silves, devendo a formulação de sugestões e a apresentação de informações ser efetuadas através de impresso próprio, disponível, online ou presencialmente, nos locais anteriormente mencionados.
Com esta iniciativa, o Município de Silves reforça a sua estratégia de desenvolvimento, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), concretamente com o ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis, o ODS 10 – Reduzir as desigualdades e o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, visando tornar a reabilitação urbana mais acessível e atrativa, qualificando os aglomerados urbanos e garantindo a regeneração e vivificação dos mesmos, particularmente num contexto de escassez de habitação e de dificuldade no seu acesso.
 

Coimbra | Entrega Candidatura Tribunal - 26/01/2023

 O Bloco de Esquerda formalizará a sua candidatura pelo círculo eleitoral de Coimbra às eleições Legislativas de 2024 no dia 26 de janeiro (sexta-feira), com entrega da lista às 11H00 no tribunal cível de primeira instância da comarca de Coimbra (Torre do Arnado).
O cabeça de lista, Miguel Cardina, e o mandatário político, António Ferreira, estarão disponíveis para declarações à comunicação social após a entrega.
Miguel Cardina tem 46 anos e é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Profissionalmente, tem desenvolvido obra extensa em torno da história do século XX português. Em 2016 ganhou a prestigiada bolsa do European Research Council (ERC) para coordenar o projeto CROME, em torno da memória da guerra colonial e das lutas de libertação. Numa outra vertente, é baterista do grupo musical conimbricense “Diabo a Sete”. No Bloco de Esquerda, foi 2.º candidato nas eleições legislativas de janeiro de 2022. Tem assumido papel dirigente em estruturas locais e nacionais do partido. Atualmente, para além de fazer parte da coordenadora concelhia e distrital de Coimbra, é membro da Mesa Nacional e da Comissão Política do Bloco de Esquerda.
António Ferreira tem 53 anos e é realizador e produtor de cinema, nascido e crescido em Coimbra. Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e pela Academia de Cinema de Berlim (DFFB), fundou a sua produtora de cinema em Coimbra em 1999, cidade onde continua a realizar os seus filmes. Autor de vários filmes, tais como "Embargo", "Pedro e Inês" ou "A Bela América", que têm trazido a temática social para o grande ecrã.

Bloco de Esquerda de Coimbra

Universidade de Coimbra lidera projeto estruturante para a conservação dos polinizadores em Portugal


A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um projeto estruturante para a conservação e sustentabilidade dos polinizadores em todo o território nacional.
O projeto intitulado PolinizAÇÃO, coordenado por Sílvia Castro e João Loureiro, docentes e investigadores no Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV), visa combater o declínio dos insetos polinizadores, como as abelhas, borboletas, moscas-das-flores, entre outros.

Para alcançar este objetivo, em estreita articulação com a Rede Colaborativa para a Avaliação, Conservação e Valorização dos Polinizadores e da Polinização - polli.NET, o projeto vai identificar e implementar ações concretas de conservação, ao mesmo tempo que mobiliza e consciencializa a sociedade sobre a importância vital destes agentes na biodiversidade e na produção alimentar.
«Os polinizadores desempenham um serviço vital nos ecossistemas, são cruciais para a natureza, a agricultura e o bem-estar humano. No entanto, enfrentam atualmente diversas pressões globais, desde alterações no uso do solo, que promovem a simplificação e homogeneização da paisagem, até invasões biológicas e mudanças climáticas», explica Sílvia Castro, alertando que estas pressões representam uma ameaça significativa à conservação da biodiversidade funcional dos ecossistemas e à produção agrícola sustentável.
No âmbito deste projeto será elaborado um Plano de Ação para a Conservação e Promoção dos Polinizadores e Serviços de Polinização em Portugal, orientador e pragmático, que vai fornecer uma base estratégica para as partes interessadas, estabelecendo diretrizes claras para promover práticas sustentáveis. «Este plano surge como uma resposta urgente e colaborativa para enfrentar os desafios que ameaçam os polinizadores», acredita a investigadora do DCV.
«O PolinizAÇÃO representa um compromisso sério com a conservação da nossa biodiversidade. Ao unir esforços com várias entidades, pretendemos avaliar o estado da arte sobre os polinizadores para o território nacional, criar um programa de monitorização de longa-duração, construir o plano de ação propriamente dito, e desenvolver iniciativas de disseminação e divulgação e de ciência cidadã sobre a importância dos polinizadores», elucida João Loureiro.

Este novo projeto, que terá a duração de dois anos, é financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Alterações Climáticas e envolve uma parceria de execução com a Rede polli.NET, incluindo membros destacados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (cE3c), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Linking Landscape, Environment, Agriculture And Food (LEAF) do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, a Associação BIOPOLIS, o Azorean Biodiversity Group da Universidade dos Açores, a Sociedade Portuguesa de Entomologia e o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal – Tagis.

Para mais informações visitar a página do projeto.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia


Município de Cantanhede investe na valorização da Praia Fluvial dos Olhos da Fervença

 
A requalificação da Praia Fluvial dos Olhos da Fervença encontra-se na fase final de execução. A obra incidiu na valorização do enquadramento paisagístico de todo o património natural existente e na melhoria dos acessos e das condições de fruição, de modo a reforçar a atratividade deste ativo turístico com reconhecida importância para a dinamização da economia local numa base sustentável.
Localizada na Freguesia de Cadima, na parte nascente do território do Município de Cantanhede, a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença distingue-se pelas suas características naturais e do ambiente singularmente cativante que a caracteriza, tendo sido reconhecida ao longo dos anos com a Bandeira Azul e com o título de Praia com Qualidade de Ouro atribuído pela Quercus. Esta área balnear situada a jusante das famosas nascentes que abastecem de água o concelho de Cantanhede e outros limítrofes regista uma significativa afluência anual de visitantes atraídos pelas particularidades invulgares do espaço aprazível em que está inserida.
Adjudicada pela Câmara Municipal por 789.837 euros, a empreitada em curso corresponde à primeira fase de um projeto ambicioso que só pode vir a ser executado a prazo, devido à necessidade de se proceder à aquisição de mais terrenos para além daqueles que a Câmara Municipal de Cantanhede adquiriu, entretanto, parte dos quais para o aumento da área de estacionamento e do parque de merendas.
Além da intervenção nas margens da vala confinante com a praia fluvial, a obra incide na requalificação paisagística num perímetro bastante amplo, contemplando ainda o reforço dos mecanismos de conservação dos recursos naturais e a instalação de estruturas de observação e de relação com a natureza.
Segundo o que consta no projeto elaborado pela Divisão de Estudos e Projetos da autarquia, o parque de lazer estender-se-á desde a vala até ao parque de estacionamento, e passará a ter dezenas de mesas e bancos, bebedouros e painéis informativos, bem como instalações sanitárias adequadas, e está equacionada uma área para realização de espetáculos, neste caso através do aproveitamento do declive natural do terreno para criação de um anfiteatro ao ar livre com palco. Os circuitos pedonais serão em saibro estabilizado e em passadiços que permitirão o acesso à praia a pessoas de mobilidade condicionada, estando prevista ainda a instalação de iluminação e a criação de quatro zonas de observação e descanso ao longo dos vários percursos.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Portalegre | 29 dadores de sangue em Avis

Na segunda ida ao terreno em 2024, ao encontro com os nossos voluntários, estivemos em Avis, onde decorreu com elevação a colheita que efetuámos. Mais uma vez, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP– e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA levaram a cabo a brigada no centro de saúde local.

Compareceram 29 pessoas, sendo que as mulheres voltaram a ter um voluntarismo invejoso, com 16 inscrições (55,2 %). Com assinalável gáudio, cumpre-nos dar a feliz noticia que se estrearam como dadores cinco pessoas, sendo quatro do sexo feminino.
Apesar das condições invernais que se faziam sentir, só um dos voluntários não foi autorizado a concretizar a dádiva. Assim, de Avis partiram utilíssimas 28 unidades de sangue total.
Duas pessoas inscreveram-se no Registo Português de Dadores de Medula Óssea.

A Câmara Municipal de Avis apoiou a realização do almoço convívio, servido ao início da tarde.

27 janeiro em Castelo de Vide
As nossas brigadas são aos sábados de manhã. A 27 de janeiro marcamos presença no centro de saúde de Castelo de Vide. E a três de fevereiro iremos estar na casa do Povo do Gavião, terra onde vamos inaugurar a realização de colheitas.
O banco de sangue do hospital de Portalegre tem telefone directo: 245 301 032.


*José Rui Marmelo Rabaça