segunda-feira, 15 de junho de 2020

Geomonumento é uma estrela mundial da Geologia: arrancam obras de conservação do Penedo Furado


O Penedo Furado é uma “estrela” mundial da Geologia. Formado no período jurássico, encerra informações geológicas com milhões de anos e, segundo diversos especialistas, não há outro igual no mundo. Este caso raro deve-se ao facto de que todas as formações semelhantes se encontrarem na costa, enquanto o Penedo Furado se situa no interior do continente. A explicação é que a área onde está implantado foi, em tempos, banhada pelo mar mas devido ao recuo dos oceanos acabou rodeado por terra.

A Câmara das Caldas da Rainha vai fazer mais uma intervenção de consolidação do Penedo Furado, na Foz do Arelho. Há muito que a Autarquia está atenta aos problemas de estabilidade do raro e de relevância mundial geomonumento (monumento geológico) com milhões de anos.

SCREVER

Ao longo dos anos têm sido feitos estudos com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) do qual têm resultado várias intervenções de salvaguarda deste que é um dos ex-libris da Foz do Arelho e um dos locais mais visitados.

É um importante elemento do nosso património natural mas isso não trava a implacável erosão causada pelos elementos naturais, como a chuva, o vento e a acção de organismos biológicos, como a vegetação arbustiva e plantas.

Cumulativamente, o desenvolvimento dos organismos e a presença de arvoredo na proximidade origina a deposição de detritos nas cavidades existentes.

De facto, as quedas e os desprendimentos de sedimentos resultam da abertura de fraturas e da diminuição da resistência da estrutura rochosa. Estas circunstâncias permitem a entrada e circulação da água, promovendo alterações que levam à desintegração da pedra.

A progressão e a intensificação destes processos determina também que a zona do arco e a face sudeste do hasteal rochoso, se encontram numa situação muito vulnerável, elegendo-se estes locais como alvos prioritários para a implementação de medidas das do tipo já realizadas em intervenções prévias.

Com esta operação, e tal como já fez no passado, o Município quer minimizar o risco de derrocada e assegurar a sua preservação de forma mais duradoura.

Nesta primeira fase os trabalhos custarão cerca de 50 mil euros e, naturalmente, serão realizados por uma empresa especializada nesta área. Serão implementadas diversas e cirúrgicas acções e haverá aspectos que passarão mesmo por alguns testes para averiguar quais os procedimentos mais adequados tendo em conta que é fundamental preservar, no essencial, a identidade geológica e estética da formação.

Cerimónia dos Óscares adiada para 25 de abril de 2021

Cerimónia dos Óscares adiada para 25 de abril de 2021
A academia de cinema dos Estados Unidos decidiu hoje adiar a cerimónia dos Óscares de 2021, para o dia 25 de abril.
O anúncio dos nomeados realizar-se-á a 15 de março e as derradeiras votações, pelos membros da academia, terão lugar até 20 de abril, cinco dias antes da realização da cerimónia inicialmente prevista para 28 de fevereiro, segundo o calendário oficial hoje divulgado.
Os membros da Academia de Artes Cinematográficas dos Estados Unidos reuniram-se hoje, 'online', para discutir a data da 93.ª cerimónia dos prémios de cinema, habitualmente no final de fevereiro.
O prazo de elegibilidade dos filmes para os Óscares, em termos de estreia em salas norte-americanas, também alterado, estendendo-se agora ao dia 28 de fevereiro de 2021, indo além do limite habitual de 31 de Dezembro.
As alterações devem-se ao impacto da pandemia da covid-19 na indústria cinematográfica não só norte-americana como global, que levou ao encerramento de salas de cinema, à suspensão de estreias de novos filmes e ao adiamento de produções cinematográficas.
A submissão de filmes candidatos a nomeações para animação e documentário, em curta e longa-metragem e melhor filme internacional, passou a ter como data limite 01 de Dezembro de 2020. Quanto a outras categorias, as submissões têm de ser apresentadas à academia até ao dia 15 de Janeiro.
A abertura do Museu da Academia, anunciada para 14 de Dezembro deste ano, foi também marcada para 30 de abril de 2021.
Esta não é a primeira vez que a cerimónia dos Óscares é adiada. Aconteceu em 1938, por causa das cheias de Los Angeles, em 1968, depois do assassinato de Martin Luther King Jr. e, em 1981, por causa da tentativa de assassinato do então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.
Lusa

Imagem de Nossa Senhora vítima de uma machadada




Em cada uma das milhares de formas com que deseja ser representada em suas imagens, a Santíssima Virgem nos diz algo importante. Com o machado cravado em seu corpo, recorda-nos o ódio dos inimigos de Deus contra Ela.


Ivan Rafael de Oliveira

Palco de grandes fatos históricos, Viena, capital da Áustria, é repleta de museus, palácios, e sobretudo de igrejas que relembram glórias incontáveis de um país onde floresceu a civilização católica. Entre edifícios imponentes, monumentos retratando gloriosas batalhas contra muçulmanos, igrejas cujo esplendor demonstra quão devotado foi seu povo, um turista autenticamente católico não poderia ignorar uma imagem das mais singulares de Nossa Senhora.

Ela preside o altar principal da Igreja de São Jerônimo, pertencente aos franciscanos, por isso mesmo chamada de Fransiscanerkirche. Esculpida na Boêmia em madeira de tília, com cerca de 2,20m de altura, a imagem originalmente estava localizada no mosteiro da cidade de Grünberg, hoje Zelená Hora, na atual República Checa.

Segundo piedosa legenda, por volta de 1330 um casal sem herdeiros recorreu a ela, e recebeu a graça solicitada. A mulher deu à luz um varão, o futuro São João Nepomuceno (1350-1393), um dos santos mais famosos da Europa Central, o que explica a popularidade e o respeito de que gozava essa imagem naquela região. E hoje, do alto de seu trono em Viena, muitos nem sequer perceberiam o fato singular de um machado cravado no Menino Jesus. Qual a razão daquele machado golpeando Nossa Senhora? Eis o que a história narra.

A desventurada família dos Sternberg
Note-se ver o machado próximo ao Menino Jesus

No início do século XV, o mosteiro de Grünberg, em cuja capela permanecia essa imagem de Nossa Senhora, foi incendiado por Jan Žižka, chefe militar da seita dos hussitas. Depois de reconstruído, o mosteiro se tornou um castelo, doado aos Sternberg, uma importante família nobre da Boêmia. A linda imagem permaneceu intacta ao incêndio, e continuou em seu altar durante muitos anos, mesmo após os próprios Sternberg terem aderido ao protestantismo.

Em 1575, tendo o castelo passado às mãos de Andreas von Sternberg, um protestante que odiava ferrenhamente Nossa Senhora, a imagem foi removida da capela. Para assombro de Andreas, no dia seguinte ela reapareceu em seu altar sem que ninguém a tivesse recolocado. Querendo evitar que o prodígio se repetisse, Andreas mandou então queimar a imagem. Em vão, pois as chamas foram incapazes de lhe fazer qualquer dano. Então, movido por um crescente ódio, esse protestante empedernido entregou a imagem ao capataz, para que a destruísse a machadadas.

Nesse momento Nossa Senhora quis deixar marcado para as futuras gerações até onde a impiedade humana pode chegar. Uma vez desferido o primeiro golpe, o machado não saiu mais de sua milagrosa imagem. O capataz ficou com o braço paralisado, e morreu repentinamente naquela mesma noite. Sua morte foi seguida alguns dias depois pela de Andreas von Sternberg, que ficara completamente louco, e escondera a imagem em um antigo cofre.

Quando Ferdinando, segundo irmão de Andreas, foi visitado algum tempo depois por dois músicos, estes encontraram a imagem e a retiraram do cofre. Os criados dos Sternberg tentaram novamente queimá-la, mas o prodígio se repetiu e o fogo não a danificou. Conseguiram apenas arrancar-lhe uma das mãos, e devolveram a imagem ao cofre. Ferdinando também enlouqueceu, e suicidou-se depois de assassinar a própria mãe.
Conjunto de desenhos que ilustram a história da imagem e do portentoso milagre

A imagem a caminho de Viena

Finalmente o castelo passou para Ladislau, caçula dos Sternberg. Ao contrário dos irmãos, Ladislau era católico e repôs Nossa Senhora em seu altar. Em 1603, ao partir para uma batalha contra os otomanos na Hungria, levou consigo a milagrosa imagem, para protegê-lo e auxiliá-lo. Com efeito, no dia 26 de setembro daquele ano, festa de São Venceslau, travou-se uma grande batalha na cidade de Nové Zámky (hoje pertencente à Eslováquia), a qual redundou em uma brilhante vitória dos católicos, com um saldo de 12 mil otomanos mortos.
Igreja de São Jerônimo, em Viena

Muitos atribuíram o êxito à intercessão da imagem milagrosa de Ladislau, despertando grande interesse em torno dela. Não se sabe com precisão o motivo, mas Ladislau acabou perdendo-a numa aposta para o barão polonês Peter von Turnoffskhy, cuja esposa era protestante. Talvez tenha sido este o motivo de o barão levá-la para Viena e confiá-la ao zeloso padre Bonaventura Daumius, que em 1607 a colocou finalmente na igreja de São Jerônimo, onde permanece até hoje com o machado cravado na imagem.

Vários milagres foram rapidamente atribuídos a ela, e só entre 1628 e 1648 registraram-se 308. Um livro publicado em 1740 compendia 227 milagres. Naturalmente, muitas dessas graças foram de proteção nos perigos, sobretudo de incêndios. A vitória na batalha em Kolin, em 1757, foi-lhe também atribuída.

Os piedosos peregrinos que passam por ali poderiam se perguntar por que Nossa Senhora não destruiu o machado antes que este A tocasse, preferindo permanecer com ele cravado. Certamente Ela quis com isso lembrar a seus filhos que, apesar de suas imensas graças, existem neste mundo muitos que A odeiam, e que fazem de tudo para destruir a devoção a Ela. No livro do Gênesis, estes são os descendentes da serpente: “Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a d’Ela; Ela te esmagará a cabeça e tu armarás ciladas ao seu calcanhar” (Gen 3, 15).
___________________
Fontes:
https://www.geschichtewiki.wien.gv.at/ Maria_mit_der_Axt https://www.atterwiki.at/index.php?title=Maria_mit_der_Axt
https://wiener-geschichten. at/2017/04/11/hackl-im-kreuz/
https://www.geschichtewiki.wien.gv.at/Maria_mit_der_Axt
https://www.atterwiki.at/index.php?title=Maria_mit_der_Axt

ABIM

Cristandade é a resposta aos desafios da Amazônia

Al Gore, guru do alarmismo ambiental, defendeu no Fórum de Davos ser falso que a agropecuária pode acabar com a pobreza na Amazônia, e argumentou com a baixa qualidade das terras das florestas tropicais.
Ele ignorou as boas lições da Civilização Cristã, como a da França conquistada por Júlio César. A terra era coberta de pântanos e bosques, nela não crescia nem trigo nem uva, era infestada de bárbaros e considerada com desprezo pelos romanos. Mas a obra civilizadora dos beneditinos transformou aquela terra inóspita num oásis de beleza, requinte, produção e riqueza. Maravilhas da Civilização Cristã, que o ecologismo detesta e finge ignorar.
ABIM

Proença-a-Nova | Plantas aromáticas e medicinais assumem-se como outro dos pilares estratégicos do Município


O Município de Proença-a-Nova é pioneiro na estratégia de colocar na agenda política temas como a biodiversidade, a floresta e as plantas aromáticas e medicinais: esta foi uma das conclusões dos discursos proferidos na Sessão Solene que assinalou o Dia do Município, a 13 de junho, que, pela primeira vez na história do concelho, foi uma sessão sem público, mas, em contrapartida, foi única por ter sido transmitida em direto para as redes sociais, inserida na Festa do Município: Proença ON Festa. 

Em 2018 o executivo reuniu esforços na concretização do Ano Municipal da Floresta, promoveu a realização do Biodiv Summit em 2019, e em linha com essa estratégia, em 2020, instituiu o Ano Municipal das Plantas Aromáticas e Medicinais com o objetivo de colocar na ordem do dia estes temas, “convidando a todos a refletir sobre o seu potencial do ponto de vista turístico, económico e social”, afirmou João Lobo, presidente da Câmara Municipal, explicando que “dentro da estratégia do Município, as plantas aromáticas e medicinais são uma das parcelas deste território biodiverso que devemos potenciar”. 

Na opinião do presidente da Assembleia Municipal, João Paulo Catarino, “a biodiversidade é tema principal nos palcos de debate e decisão para a próxima década” e “Proença-a-Nova decretou em boa hora este ano como Ano Municipal das Plantas Aromáticas e Medicinais, uma estratégia alinhada com a do Governo que aprovou a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030 e com a Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2020”. A representante da bancada do Partido Social Democrata, Daniela Dias José, acrescentou ainda que “existe um potencial turístico extraordinário por trás da exploração das plantas aromáticas e medicinais como ecoturismo, como passeios pedestres, gastronomia, mas devemos destacar o potencial económico na sua produção, relacionado com a existência de nicho de comércio e indústria associado a estas plantas, ao qual acresce crescente procura”. Esta foi também a opinião partilhada pelo representante da bancada do Partido Socialista, André Dias, que afirmou que “esta é uma forma de darmos valor acrescentando à flora local, seja através das propriedades gastronómicas, seja medicinais, aliado ao turismo que continua a ser uma estratégia local importante, porque se centra num dos recursos mais importantes: a qualidade de vida através da saúde e bem-estar”, um importante fator de diferenciação. 

Se é verdade que nos últimos 40 anos o território tem vindo a sofrer com o despovoamento, hoje esse mesmo território oferece oportunidades únicas para o setor do turismo, quando as viagens para o estrangeiro estão condicionadas e os portugueses irão optar por passar férias no território nacional. Proença-a-Nova oferece características únicas como o contacto com a natureza, a autenticidade e o bem-receber das pessoas. 

No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, referiu também a questão das plataformas digitais “que representam um enorme potencial para a nossa divulgação e tem de ser feito de forma coordenada e o investimento realizado para assinalar a Festa do Município justificou-se, pois levamos a todos os que nos acompanham muitas das nossas valências: percursos pedestres, praias fluviais, gastronomia , o Centro Ciência Viva da Floresta – só temos de as combinar de forma articulada e este é o momento chave”, concluiu.

Castelo de Paiva | Objectivo é proteger habitações localizadas na encosta da serra

ARRANCARAM OS TRABALHOS DA EMPREITADA
PARA A ESTABILIZAÇÃO DOS PENEDOS DE S. DOMINGOS
      Depois da abertura de concurso público para a Obra de Estabilização dos Penedos do Monte de S. Domingos, uma intervenção de engenharia para travar ou impedir derrocadas ou deslocamentos dos enormes penedos localizados na encosta do Monte de São Domingos, na Raiva, arrancaram os trabalhos da empreitada entregue à empresa Castro Paiva Construções Ldª, com um custo aproximado de 445, 248 euros.

      Esta é uma reivindicação antiga, que motivava natural preocupação, sempre manifestada pela comunidade que habita nesta zona do concelho, nomeadamente com casas construídas na encosta da Serra de S Domingos, conforme refere o Vereador da Protecção Civil da edilidade paivense, António Rodrigues, que já em 2001, enquanto autarca do Couto Mineiro do Pejão, expressava a necessidade de se tomar medidas preventivas para solucionar o problema, face às reclamações dos moradores e ao perigo evidente e gravidade da situação que se constatava nesta encosta virada para o Rio Douro.  

      Recorde-se que, nos períodos de 2000 a 2003, o Monte de São Domingos, localizado no território da União de Freguesia da Raiva, Pedorido e Paraíso, foi afectado por vários incêndios que destruíram a vegetação e alteraram de forma significativa a evolução dos blocos rochosos das suas encostas, o que conduziu à queda de blocos rochosos ao longo das vertentes até às proximidades das habitações que se encontram junto à Estrada Municipal 1123, constituindo um perigo para quem ali mora.

      Por outro lado, foi em 2006, que o Governo, através do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, assumiu que o estudo de estabilidade dos Penedos de S. Domingos da Serra, seria financiado pelo PO Norte, a 75% e a autarquia paivense assumiria a componente nacional do investimento, no âmbito de uma candidatura à medida 3.16- ambiente do Programa ON – Operação Norte, mas só recentemente foi possível lançar o concurso, tendo em conta o risco iminente, por força do grande incêndio de Outubro de 2017, que resultou que muitos mais afloramentos rochosos ficassem expostos e em risco de queda.
      A obra, agora assumida pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, está orçada em 445,248 euros e tem um financiamento de 75% dos Fundos Comunitários (POSEUR) em cerca de 333, 936 euros, e 25% pelo Município Paivense, num valor de 111, 312 euros., sendo o prazo de execução da obra de 365 dias.
      O edil paivense Gonçalo Rocha evidenciou a importância e oportunidade da obra, uma empreitada possível que mereceu um especial agradecimento ex Secretário de Estado da Protecção Civil, Artur Neves, pela forma decisiva como ajudou a encontrar o apoio financeiro no Portugal 2020, deixando também um reconhecimento particular à Junta de Freguesia da União de Freguesias Raiva Pedorido e Paraíso.
Carlos Oliveira

Barcelos | Open IPCA 2020 vai ser online: Dia aberto decorre durante três dias

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) realiza nos próximos dias 22, 25 e 26 de junho o Open IPCA Online.

Já na sua 6ª edição, e face à atual situação de pandemia, o dia aberto do IPCA apresenta-se este ano num novo formato que pretende proporcionar aos estudantes do secundário, professores e encarregados de educação toda a informação necessária relativa à oferta formativa, vida académica e apoios que podem encontrar no IPCA.

Estão agendadas várias sessões informativas na plataforma digital zoom. Cada uma das salas online será direcionada para as diferentes áreas de especialização do IPCA, como a Gestão, a Tecnologia, o Design e a Hotelaria e Turismo. Cada sessão é dedicada a uma escola, sendo que estão organizadas da seguinte forma:

22 junho (18h) – Escola Superior de Gestão

22 junho (19h) – Escola Superior de Hotelaria e Turismo

25 junho (18h) – Escola Técnica Superior Profissional

26 junho (18h) – Escola Superior de Design

26 junho (19h) – Escola Superior de Tecnologia

Segundo a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, as sessões serão bastante interativas: “Com esta edição do Open IPCA Online pretendemos apresentar a oferta formativa da nossa instituição e, desta forma, facilitar o esclarecimento de dúvidas aos estudantes que pretendam ingressar no Ensino Superior, privilegiando a interação com docentes, profissionais e estudantes de todas as áreas do IPCA, oferecendo a informação que neste momento procuram, como os apoios sociais, programas de mobilidade, processo de candidatura e as saídas dos cursos”.

Os estudantes que pretendam participar, apenas necessitam de preencher a ficha de inscrição.

As sessões foram pensadas e distribuídas de forma que os estudantes consigam participar em todas as sessões, caso assim o pretendam, e podem fazê-lo com o acompanhamento dos encarregados de educação.

Este ano, o Open IPCA conta com o apoio da Associação Académica do IPCA.

Ana Teixeira

Posto de Turismo de Águeda reabre com selo “Clean & Safe”

Infraestrutura esteve encerrada desde março, reabrindo hoje ao público, com todas as regras de segurança e higiene asseguradas 

O Posto de Turismo de Águeda reabriu, hoje, ao público, garantindo todas as regras de segurança e higiene recomendadas pelas autoridades de saúde, previstas no Plano de Contingência do Município de Águeda. A reabertura do Posto de Turismo é certificada ainda com a atribuição do selo “Clean & Safe” criado pelo Turismo de Portugal para distinguir atividades turísticas que assegurem o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da COVID-19 e de outras eventuais infeções. 

“Pretendemos promover Águeda como um destino seguro, reforçando a confiança a quem nos pretende visitas”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda. 

Como forma de preparação para a reabertura deste espaço de informação turística, todos os colaboradores do Posto de Turismo receberam formação específica sobre o protocolo interno relativo ao surto do novo coronavírus, bem como relativamente às precauções básicas de prevenção e controlo da propagação do vírus, nomeadamente no que respeita à higienização das mãos, o respeito pelas recomendações da etiqueta respiratória e os cuidados a ter na conduta social (evitar contacto próximo entre colaboradores e com os clientes). 

Para além da informação básica de conduta disponibilizada pela Direção-Geral de Saúde e colocada de forma visível no Posto de Turismo, as portas têm marcação de entrada e saída (indicando a forma de circulação no espaço) e o posto tem colocada a sinalética indicativa das regras de utilização do espaço, entre as quais se incluem a lotação máxima de três pessoas e a marcação de distanciamento de dois metros. É obrigatório o uso de máscara para entrar no Posto de Turismo e a desinfeção das mãos à entrada e noutros pontos que assim o exijam, como a sala de merchandising. 

O Posto de Turismo de Águeda funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.


Cantanhede | Obras terminam esta semana, Praia de Olhos de Fervença melhorada



A Câmara Municipal de Cantanhede está a realizar obras de conservação e manutenção na praia fluvial de Olhos de Fervença.
O objetivo desta obra passa pela reabilitação dos muros, dos passadiços e das paliçadas, de forma a que o espaço se apresente nas melhores condições para receber os seus habituais utilizadores.
A praia fluvial dos Olhos da Fervença é, por excelência, não só reconhecida pela nascente e reserva de captação de água que abastece todo o concelho, como também pela parte integrante e de visita obrigatória no roteiro turístico do concelho durante a época balnear. Este espaço, que não vive apenas da praia, apresenta ainda todo um parque de apoio, com área reservada para merendas e campo de jogos, que torna um local muito apetecível de lazer, que é usufruído não só pelos visitantes do concelho, como também por veraneantes de toda região.

A intervenção que ascende a 77.791,28 euros, apresenta-se como necessária e obrigatória, de forma a dotar o espaço com boas condições para os visitantes e assim dar uma imagem ainda mais aprazível ao espaço.
Noutra empreitada, está prevista a requalificação da antiga casa do guarda na plataforma inferior, na via de acesso à nascente, num novo poço de bombagem de água e nas instalações sanitárias que vão servir de apoio aos recintos desportivos existentes no parque de merendas. Esta obra tem ascende a um valor de 94.311,00 euros, o que equivale a um investimento total da Câmara Municipal em ambas as intervenções, de 172.102,28 euros.

A praia fluvial de Olhos de Fervença é um dos pontos de visita obrigatória no Município durante a época balnear que se inicia a 20 de junho, pelo que era urgente dotá-la de melhores condições”, afirmou Helena Teodósio, frisando que “estamos a desenvolver um projeto para aquele local, mas, neste momento, optámos por avançar com o que era absolutamente necessário e prioritário para que o espaço apresentasse mais qualidade para quem o visita”.

Ponte da Barca exige ao Governo abertura “imediata” da fronteira com Espanha

A Câmara de Ponte da Barca exigiu ao Governo a abertura imediata da fronteira da Madalena, no Lindoso, para "permitir a circulação de pessoas e mercadorias e a garantir tratamento semelhante às restantes passagens no Alto Minho".
"A fronteira da Madalena, em Lindoso, à semelhança das demais fronteiras do Alto Minho, é um dos principais pontos de passagem fronteiriço do Norte do país para a província de Ourense, na Galiza, causando grandes constrangimentos às centenas de trabalhadores transfronteiriços que diariamente utilizavam este ponto de passagem, ao setor agrícola e da restauração existente, assim como constitui um bloqueio à enorme circulação de transporte de mercadorias que entram em Portugal por via da fronteira da Madalena e de Portugal para o exterior", afirmou o presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho (PSD).
Na posição hoje divulgada através da página oficial do município no Facebook, o autarca social-democrata considera que a abertura de novos pontos de passagem entre municípios do distrito de Viana do Castelo e a Galiza, deixando de fora a fronteira da Madalena, é uma "enorme injustiça para com Ponte da Barca, mesmo depois de o município se ter prontificado a colaborar na vigilância da fronteira depois desta ter sido vandalizada por várias vezes".
"Foi solicitado ao primeiro-ministro e ao ministro da Administração Interna a abertura urgente de um novo ponto de passagem na fronteira da Madalena, em Lindoso, pelo menos para a passagem de trabalhadores transfronteiriços, no sentido de não continuar a penalizar em tempo e dinheiro a sua mobilidade nas deslocações pendulares casa-trabalho, utilizando para o efeito o mesmo fundamento e procedimentos entretanto adotados pelos Governos de Portugal e Espanha na reposição dos demais pontos de passagem no Alto Minho", sustenta augusto Marinho.
Na quinta-feira, Portugal e Espanha acordaram a abertura, a partir de segunda-feira, de mais quatro pontos de passagem na fronteira, nomeadamente em Melgaço, Monção, Vila Nova de Cerveira, e Miranda do Douro.
Estes quatro novos pontos de passagem juntam-se assim aos que já tinham sido autorizados e que estão a funcionar em permanência.
No distrito de Viana do Castelo, até agora, o único ponto de passagem autorizado para trabalhadores transfronteiriços e transporte de mercadorias é a ponte nova sobre o rio Minho, que liga as cidades de Valença e Tui.
Para Augusto Marinho, "contrariamente ao que sucede com os outros pontos de passagem autorizados no Alto Minho para Espanha através da província de Pontevedra, estes pontos têm em comum o facto de se complementarem como alternativas viáveis pela sua proximidade geográfica (a mais distante separa Vila Nova de Cerveira de Melgaço em pouco mais de 50 quilómetros), ao passo que a única alternativa possível para aqueles que pretendem entrar ou sair do país através da fronteira da Madalena têm de percorrer mais de 80 quilómetros, em território nacional, ou 160 quilómetros por vias espanholas para o mesmo destino".
O autarca sublinhou ser "fundamental que o Estado Português continue a saber aproveitar o posicionamento estratégico do Alto Minho enquanto principal território transfronteiriço ao nível da grande movimentação de trabalhadores transfronteiriços assim como das dinâmicas de competitividade económica entre Portugal e Espanha evidenciada pelo peso substancial da procura turística galega relativamente à restauração, alojamento e comércio".
Em Março, a Câmara de Ponte da Barca informou ter desenvolvido um projeto para apoiar a GNR a controlar um ponto de fronteira com Espanha, enquanto estiverem encerradas as ligações entre os dois países, devido à pandemia de covid-19.
O projeto "Fronteira Segura", pronto a ser colocado em funcionamento na fronteira da Madalena, no Lindoso, e inclui a instalação de um sistema de segurança integrado, composto por videovigilância e controlo remoto, permitindo à GNR destacar os seus elementos para outras tarefas.
Lusa
Imagem: Dias dos Reis

País vai ter três estruturas residenciais para idosas vítimas de violência doméstica

País vai ter três estruturas residenciais para idosas vítimas de ...
Três estruturas residenciais para idosas vítimas de violência doméstica vão ser criadas no norte, centro e sul do país com equipas especializadas com o objetivo de autonomizar quem é acolhido, segundo o jornal Público de hoje.
De acordo com o jornal, nas três estruturas residenciais para idosas vítimas de violência doméstica - uma no Norte, outra no centro e outra no sul com 40 vagas cada uma -- vai ser testado um modelo específico para mulheres mais velhas.
A criação destas estruturas para idosas surge na sequência de um aumento do número de situações de violência doméstica em idosas durante o confinamento provocado pela pandemia de covid-19.
O jornal refere hoje, Dia Mundial de Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica duplicou o número de atendimentos, sendo que mais de mil envolveram mulheres com idades superiores a 65 anos.
A secretária de Estado para a Igualdade e Cidadania, Rosa Monteiro, citada pelo Público, diz que a média de atendimentos (presenciais e telefónicos) passou de 2.500 para 5.430 entre 11 e 24 de maio. O volume manteve-se na quinzena seguinte.
De acordo com os dados, entre 13 de Abril e 07 de Junho, houve 1171 atendimentos a mulheres dessa faixa etária. Ao mesmo tempo, 11 entraram em estruturas de acolhimento.
Na sequência da situação, a secretaria de Estado para a Igualdade e Cidadania anunciou o lançamento destes três projetos-pilotos que não serão estruturas de emergência, nem casas-abrigo.
As primeiras estão pensadas para acolher vítimas de violência doméstica até 15 dias (no máximo, 30 dias) e as segundas até seis meses (no máximo de um ano).
Rosa Monteiro disse também que as estruturas de emergência tentam ajudar as vítimas a restabelecer o equilíbrio emocional e psicológico, as casas-abrigo têm também de as ajudar "a tornarem-se autónomas".
As estruturas residenciais para idosas terão 40 vagas cada uma e terão equipas preparadas para lidar com vítimas de violência doméstica vulneráveis em função da idade.
"Ainda não está definido (...). A ideia é que não haja um prazo. Vamos lançar estes três pilotos para perceber a metodologia adequada", disse a secretária de Estado.
Rosa Monteiro não adiantou que verba está em causa.
"Estamos a fechar. São consórcios com municípios e organizações da sociedade civil", refere, sem dizer quais.
De acordo com a secretária de Estado, foi encontrado financiamento na reprogramação dos fundos comunitários.
"Usarão verbas destinadas à recuperação do edificado, no âmbito dos programas operacionais regionais. O funcionamento resultará de acordos de cooperação com a Segurança Social", disse.
Estas três estruturas integrarão a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.
Lusa

Autópsia confirma homicídio de jovem negro morto a tiro em Atlanta

EUA. Autópsia confirma homicídio de jovem negro morto a tiro em ...
Rayshard Brooks, o jovem negro cuja morte em Atlanta reavivou os protestos contra a brutalidade policial nos Estados Unidos, foi vítima de homicídio, confirmou no domingo a autópsia.
Brooks, de 27 anos, morreu na noite de sexta-feira após ter recebido "dois tiros nas costas" disparados por um agente branco da polícia de Atlanta, provocando-lhe danos nos órgãos e perda de sangue, explicou em comunicado o médico-legista do condado de Fulton, citado pela agência de notícias espanhola EFE.
O procurador distrital do condado de Fulton, Paul Howard, que está a investigar o incidente, disse que o relatório preliminar do gabinete do médico-legista e o exame balístico irão ajudá-lo a "tomar uma decisão" sobre se deve ou não apresentar queixa contra o agente que alvejou Brooks.
Howard já anunciara que estava a considerar acusar o agente envolvido de homicídio, uma acusação que, ao abrigo do Código Penal da Geórgia, pode acarretar a pena de morte. Identificado como Garrett Rolfe, o agente, na polícia desde outubro de 2013, foi despedido no sábado e Devin Bronsan, que o acompanhava, foi colocado em funções administrativas.
Rayshard Brooks, de 27 anos, morreu na sequência dos disparos da polícia, na noite de sexta-feira, junto de um restaurante "drive-thru" (onde se compra comida sem se sair do automóvel).
A polícia tinha sido chamada ao local devido a uma queixa de que um homem estava a dormir dentro de um carro e a bloquear a passagem de outras viaturas.
Um vídeo da câmara ligada a um dos uniformes dos agentes, divulgado pela polícia no domingo, mostra que os agentes falaram durante mais de 20 minutos com Brooks, antes do início do confronto.
Brooks manteve-se inicialmente calmo, confirmando que tinha bebido, e cooperou com os agentes, a quem pediu autorização para deixar o carro no parque de estacionamento e ir a pé até à casa da irmã, que vive nas proximidades.
Os agentes fizeram-lhe um teste de alcoolemia e tentaram algemá-lo, mas Brooks libertou-se e os três acabaram no chão, com a polícia a avisá-lo de que lhe dariam um choque elétrico com 'taser' se resistisse.
Outro vídeo divulgado pelo Departamento de Investigação da Geórgia (GBI, na sigla em inglês) mostra Brooks, depois de tirar o 'taser' à polícia e fugir, a voltar-se para trás e a apontar a um agente que o perseguia.
O agente, que levava outro 'taser' numa mão, pegou na arma e disparou três vezes contra Brooks.
À cadeia de televisão CNN, o procurador afirmou que a primeira coisa que Rolfe disse depois do tiroteio é relevante para a investigação: "Ele não disse que salvou a própria vida. Ele disse: 'Apanhei-o'".
Jason Miller, advogado da família de Brooks, aconselhou cuidado na análise do caso, uma vez que "é um pouco diferente do assassínio de George Floyd", e lembrou que há "implicações legais diferentes" por Brooks ter tirado o 'taser' à polícia.
O advogado alegou ainda que, segundo "várias testemunhas", os polícias calçaram luvas e começaram a recolher as balas do chão antes de prestarem os primeiros socorros à vítima.
Brooks tinha três filhas, de 1, 2 e 8 anos, e um enteado, de 13, de acordo com o advogado.
O incidente, captado em vídeo e que circulou rapidamente nas redes sociais, aconteceu em plena vaga de protestos por causa da violência policial contra os negros, desde que em 25 de maio a polícia de Minneapolis matou George Floyd, um caso que também foi filmado.
No sábado, manifestantes atearam fogo ao restaurante Wendy's, onde Brooks foi fatalmente atingido.
Lusa

CDS acusa Governo de “abrir portas à corrupção” na contratação pública

CDS acusa Governo de “abrir portas à corrupção” na contratação ...
O presidente do CDS acusou hoje o Governo de estar a "abrir portas à corrupção" e ao "amiguismo" ao fazer contratação pública "sem controlo" e "eliminando regras da "transparência" durante a pandemia da covid-19.
"Parece-nos que está a abrir as portas à corrupção, ao amiguismo, o que é um sinal muito preocupante num país que tem de ser sério, sobretudo nas alturas de crise. Depois haverá dinheiro para os filhos e os enteados parece que ficarão a arder com os calotes do Estado", declarou o lidero do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, após uma reunião em Viana do Castelo com o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), onde teve oportunidade para conhecer as dificuldades que o setor atravessa nesta pandemia.
As acusações do presidente do CDS surgem no âmbito da "revisão das regras da contratação pública e dos concursos públicos", bem como da "faculdade de haver ajustes diretos" que no caso de ficarem vazios têm "regras muito mais facilitadoras de negócio para potenciais interessados" e também por causa da "eliminação dos vistos para o Tribunal de Contas", explicou.
"O CDS percebe que o Governo não paga aquilo que deve, acumula dívidas avultadas a fornecedores, atrasa-se a pagar o 'lay-off' e com a burocracia também vai diferindo os pagamentos das linhas de crédito (...), mas agora parece que quer contratar, ao nível público, sem qualquer controlo, eliminando regras essenciais à transparência e à gestão dos dinheiros públicos", criticou Francisco Rodrigues dos Santos.
Lusa

Cristiano Ronaldo pode conseguir pleno em Itália, repetindo Inglaterra e Espanha

Visão | Cristiano Ronaldo pode conseguir pleno em Itália ...
O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo pode completar na quarta-feira o pleno de conquistas internas em Itália, repetindo o que fez em Inglaterra e Espanha, caso a Juventus supere o Nápoles na final da 'Coppa', em Roma.
Após vencer tudo em Inglaterra, com três triunfos na 'Premier League', um na Taça de Inglaterra, outra na Supertaça e dois na Taça da Liga, pelo Manchester United (2003/09), e Espanha, onde 'bisou' na 'La Liga', Taça do Rei e Supertaça, pelo Real Madrid (2009/18), Ronaldo tem a hipótese de repetir o feito em Itália
Em 2018/19, na primeira época ao serviço da Juventus, o jogador luso ganhou a 'Serie A' e a Supertaça e, na presente temporada, tem a prova que lhe falta a um triunfo, frente aos napolitanos, numa final à porta fechada, devido à pandemia de covid-19.
Na edição transata, Ronaldo não conseguiu evitar a queda da 'Juve' nos quartos de final da Taça de Itália, fase em que foi batida de forma clara no reduto da Atalanta, que ganhou por 3-0 e acabou por chegar à final, perdida para a Lazio (0-2).
Desta vez, a Juventus qualificou-se, na sexta-feira, para a final, apesar de o internacional luso ter desperdiçado uma grande penalidade, já que o empate 0-0 foi suficiente, após o 1-1 de Milão, onde Ronaldo marcou, de penálti, aos 90 minutos.
O futebolista luso está, assim, a um 'passo' de completar o pleno de prova internas em Itália, depois de uma primeira época em que contribuiu com 21 golos para o triunfo na 'Serie A' e apontou o tento que valeu a vitória na Supertaça, frente ao AC Milan (1-0 a 16 de janeiro de 2019, na Arábia Saudita).
Se o conseguir, Cristiano Ronaldo repete o que também alcançou em Inglaterra, nas seis épocas ao serviço do Manchester United, de 2003/04 a 2008/09, e em Espanha, em nove temporadas pelo Real Madrid, que representou de 2009/10 a 2017/18.
Em Inglaterra, o jogador luso arrebatou a famosa 'FA Cup' logo na primeira temporada (2003/04), a Taça da Liga inglesa na terceira (2005/06), a 'Premier League' na quarta (2006/07) e a Supertaça inglesa na quinta (2007/08).
Nas duas últimas épocas pelos 'red devils', ganhou ainda mais dois campeonatos e outra Taça da Liga inglesa. 'Fora de portas', arrebatou ainda a Liga dos Campeões, em 2007/08, e o Mundial de Clubes, em 2008/09.
Seguiram-se nove anos no Real Madrid, sendo que bastaram quatro para fazer o pleno: depois de ficar em 'branco' na primeira (2008/09), ganhou a Taça do Rei na segunda (2009/10), 'La Liga' na terceira (2010/11) e a Supertaça na quarta (2012/13), estas três conquistas comandado pelo compatriota José Mourinho.
Nas últimas cinco temporadas pelos 'merengues', Ronaldo ganhou mais um campeonato espanhol, uma Taça do Rei e uma Supertaça.
Muito mais importante, foi o resto: quatro vitórias na 'Champions', mais três no Mundial de Clubes e duas na Supertaça Europeia, e o estatuto de melhor marcador do 'maior' clube do Mundo, com o impressionante registo de 451 golos em 438 jogos.
Depois de nove anos pelos 'merengues', Ronaldo 'virou-se' para Itália e, aos 35 anos, está muito perto de conseguir mais um registo ímpar no futebol... apenas mais um.
Lusa

Alguns Estados-membros da UE reabrem hoje as fonteiras internas

Alguns Estados-membros da UE reabrem hoje as fonteiras internas ...
Alguns Estados-membros da União Europeia abrem a partir de hoje as fronteiras internas, dada a evolução da pandemia de covid-19 e na sequência de uma recomendação feita na passada quinta-feira pela Comissão Europeia.
Nessa recomendação, a Comissão Europeia defendeu a reabertura das fronteiras internas mas admitiu que, no caso de Portugal, a indicação seja difícil de aplicar.
Numa conferência de imprensa para apresentação das recomendações da Comissão relativamente ao levantamento "gradual e parcial" das restrições a viajantes de países terceiros a partir de 1 de Julho, a comissária dos Assuntos Internos sublinhou repetidamente que as fronteiras externas só podem começar a ser reabertas assim que todas as fronteiras internas já o estejam, e atualizou a recomendação de Bruxelas, que agora propõe que tal suceda "tão cedo quanto possível", já a partir de hoje.
De acordo com Ylva Johansson, esta nova recomendação da Comissão tem em conta a evolução muito positiva e rápida da situação epidemiológica na Europa e o facto de a generalidade dos Estados-membros da UE estarem "a convergir muito para a data de 15 de Junho".
No caso dos países que não o contavam fazer nessa data, reconheceu que a recomendação de quinta-feira é difícil de aplicar em tão curto espaço de tempo.
Portugal e Espanha anunciaram recentemente que manterão as fronteiras encerradas até 30 de Junho e, também na passada quinta-feira, os dois países acordaram a abertura de mais quatro pontos de passagem na fronteira, nomeadamente em Melgaço, Monção, Miranda do Douro e Vila Nova de Cerveira.
Estes quatro novos pontos de passagem juntam-se assim aos que já tinham sido autorizados e que estão a funcionar em permanência: Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Termas de Monfortinho, Marvão, Caia, Vila Verde de Ficalho e Castro Marim.
Além destes, tinham sido autorizados recentemente os pontos de Mourão, de Rio de Onor, de Tourém e de Barrancos.
Em comunicado enviado para a Lusa, o Ministério da Administração Interna recorda que Portugal e Espanha vão manter até 30 de Junho o controlo de pessoas nas fronteiras entre os dois países, no âmbito das medidas de combate à pandemia da doença covid-19.
A decisão de manter a reposição de controlo nas fronteiras, a título excecional e temporário, foi concertada entre os governos dos dois países e resulta da avaliação da situação epidemiológica na União Europeia, atendendo igualmente às medidas propostas pela Comissão Europeia.
Lusa

Barco com 22 migrantes intercetado na praia de Vale do Lobo no Algarve

Barco com 22 migrantes intercetado na praia de Vale do Lobo no ...
Uma embarcação com 22 homens, alegadamente de origem marroquina, foi hoje de madrugada intercetada quando os tripulantes se preparavam para desembarcar na Praia de Vale do Lobo, no Algarve, disse à Lusa o comandante da Zona marítima do Sul.
Segundo Fernando Rocha Pacheco, a pequena embarcação, com sete metros de comprimento, foi avistada cerca das 04:00 por um mestre de pesca, que a considerou suspeita por estar "carregada de gente", avisando as autoridades.
Os 22 ocupantes da embarcação "alegam ser marroquinos" e terão partido da cidade de El-Jadida, em Marrocos, com destino a Portugal, acrescentou a mesma fonte.
Após o alerta, elementos da Polícia Marítima de Faro e da Estação Salva-vidas de Quarteira iniciaram buscas por mar e por terra, tendo detetado e intercetado a embarcação às 04:50, quando os tripulantes "já se preparavam para desembarcar".
Os 22 homens foram depois encaminhados para a Estação Salva-vidas de Quarteira, onde estão neste momento, cerca das 08:00, a ser inquiridos, acrescentou Fernando Rocha Pacheco.
Em comunicado entretanto divulgado, a Autoridade Marítima Nacional refere que o grupo de migrantes se encontram a ser observados por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e serão sujeitos a testes de despiste da covid-19.
O Serviço de Investigação Criminal do Comando Regional da Polícia Marítima do Sul já se encontra no local a recolher indícios e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a caminho do local, conclui o comunicado.
Este é o segundo caso envolvendo migrantes alegadamente de origem marroquina que desembarcaram no Algarve, depois de na passada semana as autoridades terem detetado uma embarcação com sete homens ao largo de Olhão.
Lusa

Chaimites voltam ao Terreiro do Paço para rodagem de filme sobre Salgueiro Maia

Chaimites voltam ao Terreiro do Paço para filme sobre Salgueiro Maia
Volvidos 46 anos sobre a Revolução, dois chaimites voltam ao Terreiro do Paço, sob o comando do ator Tomás Alves, no papel de Salgueiro Maia, para a rodagem do filme de Sérgio Graciano, que conta a vida do capitão de Abril.
As filmagens de "Salgueiro Maia -- O Implicado" foram retomadas há cerca de duas semanas, depois de mais de dois meses paradas devido à pandemia covid-19, tendo sido gravada, no domingo, uma das cenas emblemáticas do 25 de Abril, quando os blindados, vindos de Santarém, montaram cerco aos ministérios, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
A cena entre Tomás Alves e Paulo Calatré, interpretando o Brigadeiro Junqueira dos Reis, 2.º comandante da Região Militar de Lisboa, que se mantinha leal às forças da ditadura, foi gravada em vários 'takes', sob o olhar atento do realizador e de toda a produção do filme com um adereço comum a todos: máscaras.
Só mesmo durante a gravação da cena, os atores e figurantes foram dispensados do seu uso. Fora isso, impõem-se sempre as novas regras para a produção de cinema e audiovisual em Portugal, em tempo de covid-19.
Até o frente-a-frente de Salgueiro Maia e Junqueira dos Reis respeita as regras de distanciamento. O brigadeiro exige ao capitão de Abril, de lenço branco na mão, que se renda, e ordena também ao cabo, no topo do blindado, que dispare sobre Salgueiro Maia.
Este recusa, abandona o posto e segue em direção ao capitão. Exaltado, Junqueira dos Reis exige que os restantes soldados disparem, ordem que nenhum cumpre.
A sequência remete para um momento das primeiras horas da manhã de Abril, quando uma companhia de Cavalaria 7, comandada pelo brigadeiro Junqueira dos Reis, atinge a Ribeira das Naus. Dos relatos existentes, entre uma entrevista de Salgueiro Maia à historiadora Maria Manuela Cruzeiro, e testemunhos de militares, recolhidos pelo jornalista Adelino Gomes, resultam pontos comuns: Junqueira dos Reis dá ordem de disparo sobre as forças de Santarém, há um primeiro ato de recusa, pelo alferes Fernando Sottomayor, que é detido; uma segunda ordem de fogo também não é acatada pelo cabo Alves Costa.
"A cena é emblemática e [no filme] foi interpretada com alguma liberdade poética", começou por dizer, à Lusa, o realizador Sérgio Graciano, adiantando que foi recriada um pouco da história, embora reconheça que "ninguém conta objetivamente aquilo que se passou, à exceção de Salgueiro Maia, talvez".
Por isso, reconheceu que está interpretada à sua maneira, mostrando-se esperançoso que o público venha a gostar.
Sérgio Graciano confessou o "orgulho enorme" em poder retratar a vida "de um dos grande heróis da História de Portugal", considerando, no entanto, que a homenagem já devia ter sido feita e "peca por tardia".
"Surge, no entanto, numa altura em que faz mais sentido que apareça uma história sobre Salgueiro Maia, já que se trata de uma figura ímpar. É um orgulho retratar um dos principais responsáveis da [conquista da] liberdade e é suficiente para me sentir muito orgulhoso do que estou a fazer", reconheceu.
Apesar de considerar que "faz sempre sentido dar muito valor à liberdade", Sérgio Graciano observou que "agora mais que nunca", pelo facto de se atravessar uma pandemia e de as pessoas terem ficado confinadas e de quarentena em casa.
"Se calhar a liberdade teve outro peso, e é altura certa para questioná-la, para sermos moderados, conscientes e, este filme, até vem ecoar um bocadinho para isso", admitiu.
Os cuidados durante as filmagens são agora "muito diferentes", em relação ao período pré-pandemia, reconheceu o realizador, considerando que o facto de se usar máscara o dia todo "condiciona imenso".
"Andamos no exterior ao calor, à chuva, é difícil. Não gosto nada, mas é necessário", frisou.
De acordo com Sérgio Graciano, a rodagem "tem sido serena", lembrando que as filmagens estavam para começar dois dias antes de ter sido decretado o estado de emergência (19 de março).
"Tínhamos um mês de ensaios, estávamos todos preparados para a rodagem. Retomámos três meses depois, o que deu para amadurecer mais um bocadinho as ideias", explicou, avançando que as filmagens terminam "dentro de [algumas] semanas". E só o tempo de montagem vai diminuir, para que a estreia venha a acontecer a 01 de outubro.
Tomás Alves reconheceu à Lusa o privilégio que é vestir a pele de Salgueiro Maia, contando que, quando recebeu a notícia de que ia ficar com o papel, ficou "de rastos, de nervos com toda a responsabilidade".
"Exige muito trabalho e responsabilidade. Estamos todos a trabalhar para o mesmo, sinto-me muito acompanhado e está a ser muito bom. Foram dois meses na incerteza se ia acontecer ou não, e agora estamos aqui", explicou.
Para o ator, "é estranho" ver as pessoas todas de máscara, mas reconheceu que há que ter "um cuidado acrescido, fazer um esforço extra (...), porque a qualquer momento uma coisa pode correr mal e põe em causa o filme e a saúde publica".
O argumento do filme é de João Lacerda de Matos, a partir de uma biografia assinada por António de Sousa Duarte sobre o 'capitão de Abril'.
Presente na filmagem, António de Sousa Duarte confessou ser a concretização "do sonho de uma vida" o facto de a biografia ser ponto de partida para o filme.
"Para mim é uma sensação brutal e desafiante ver o meu livro transformado num filme. Como dizia [a escritora] Sofia de Mello Breyner, é um homem que tudo deu e nada quis", recordou, reconhecendo que Salgueiro Maia se tornou na figura mais marcante da sua vida, ao conhecê-lo durante o cumprimento o serviço militar obrigatório.
Fernando Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, em 1944, fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão, em 1971.
Como delegado da Arma de Cavalaria, fez parte da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA).
Em 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que, partindo da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcello Caetano, e à definitiva queda da ditadura do Estado Novo.
Morreu a 03 de abril de 1992, aos 47 anos.
"Salgueiro Maia - o Implicado" é coproduzido com a RTP e a colombiana 11:11 Films & Tv e tem apoios do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa.
Fonte e Foto: Lusa