domingo, 7 de agosto de 2022

Três bombeiros que combatiam fogo na Covilhã transportados para o hospital

 

Piloto Miguel Oliveira termina GP de Inglaterra no sexto lugar

Arrancou da 13.ª posição da grelha e cortou a meta 2,727 segundos depois do vencedor, o italiano Francesco Bagnaia
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na sexta posição o Grande Prémio de Inglaterra de MotoGP, 12.ª ronda do campeonato do mundo de velocidade.
O piloto natural de Almada, que arrancou da 13.ª posição da grelha, cortou a meta 2,727 segundos depois do vencedor, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que deixou o espanhol Maverick Viñales (Aprilia) em segundo, a 0,426 segundos, com o australiano Jack Miller (Ducati) em terceiro, a 0,614.
Com estes resultados, o francês Fábio Quartararo (Yamaha), que foi oitavo em Silverstone, mantém a liderança do Mundial de MotoGP, com 180 pontos, mais 22 do que o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), que foi nono.

SIC Notícias/Lusa

Padre condenado por abusos sexuais de menores vê pedido de libertação negado


Morreu a criança de 12 anos colhida por carro no Rali da Madeira

Presidente do Governo Regional da Madeira lamentou o acidente.
Uma criança de 12 anos, colhida sábado por um carro no Rali da Madeira, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, a rapariga atravessava a estrada quando foi atingida por um dos carros em competição e projetada com violência.
A vítima foi assistida no local. O Presidente do Governo Regional da Madeira lamentou o acidente, à TSF Madeira.
Segundo uma nota publicada no site do Rali Vinho Madeira, o acidente ocorreu na Serra de Água e obrigou à interrupção da classificativa
A organização acrescenta que "os primeiros socorros foram prestados imediatamente por uma equipa da EMIR [equipa médica de intervenção rápida] que estava próxima do local, que após estabilizar a jovem acompanhou a ambulância até ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde já estava uma equipa alertada e em prontidão".
A situação clínica da vítima ainda não é conhecida, indica a mesma informação.
A agência Lusa contactou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, que confirmou apenas a ocorrência do acidente, não adiantando mais detalhes acerca do sucedido.

SIC Notícias/lusa

Raio fere 12 pessoas em Vila Nova, na ilha Terceira

Tempestade faz vários feridos na ilha Terceira, nos Açores.
Pelo menos doze pessoas ficaram feridas este sábado depois de um raio cair na localidade de Vila Nova, na Ilha Terceira, nos Açores. Parte do grupo foi transportado para o Hospital de Angra do Heroísmo e outra para o centro de saúde da Praia da Vitória.
Ao que a SIC apurou, as vítimas estariam numa casa a festejar um aniversário quando um relâmpago atingiu o edifício.
Nas redes sociais, vários moradores da ilha Terceira relatam fortes trovoadas e uma noite de muita chuva.

SIC Notícias

Programa Seleção Gastronomia e Vinhos distinguiu 39 restaurantes na Região de Coimbra

 AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Turismo Centro de Portugal e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra entregaram, no Cine-Teatro Messias, na Mealhada, as placas e diplomas relativos à segunda fase do Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Coimbra, que distingue os melhores restaurantes desta região. Na mesma cerimónia, foi apresentado o "Guia de Restaurantes Seleção Gastronomia e Vinhos 2022 da Região de Coimbra".
A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, estando também presentes, entre outras individualidades, Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP e vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Ana Paula Pais, em representação do Turismo de Portugal, e Jorge Brito, Primeiro-Secretário Executivo da CIM da Região de Coimbra, que apresentou o Guia de Restaurantes.
Os estabelecimentos que receberam a distinção são aqueles cujo serviço e desempenho cumprem os critérios de qualidade verificados por equipas auditoras da Escola do Turismo de Portugal de Coimbra, no domínio gastronómico, técnico e de serviço. Na cerimónia, foi entregue a cada estabelecimento a respetiva placa de divulgação, que será colocada no exterior em local visível, e o respetivo diploma, a colocar no interior do estabelecimento.
Promovido pela AHRESP, o Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos foi criado com o propósito de afirmar o Património Gastronómico Português como produto turístico, convertendo-o num elemento diferenciador e transformando-o num verdadeiro produto estratégico e competitivo para as empresas e para a região. O programa já foi implementado nos territórios da Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões, Açores e Cascais e encontra-se em desenvolvimento em toda a região Centro de Portugal e também à escala nacional.
Na primeira fase deste programa em Coimbra, que decorreu em 2019, aderiram 86 restaurantes. Esta segunda fase certificou mais 39 restaurantes.
O programa é destinado aos restaurantes dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua (distrito de Aveiro e de Viseu, respetivamente).
Após a candidatura, os restaurantes são submetidos a duas auditorias. A primeira fase é uma avaliação feita anonimamente, seguindo-se, no segundo momento, um levantamento/relatório que identifica as não conformidades detetadas e que devem ser corrigidas. Na última, surge o parecer final, que conclui a realização da avaliação e informa sobre a integração imediata no programa ou sobre a necessidade de efetuar algumas correções.
“O Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos é um instrumento muito importante para os restaurantes, uma vez que atesta e certifica a qualidade da sua oferta. Desta forma, os restaurantes que exibem o diploma podem garantir aos visitantes que cumprem os mais rigorosos critérios de qualidade”, afirma Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP e vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal. “Com a entrega destes diplomas, completa-se mais uma etapa no processo de qualificação da restauração de toda a zona Centro”, acrescenta.
Os restaurantes distinguidos na segunda fase do Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos Coimbra foram os seguintes:
D'Aqui e D'Acola - Produtos Regionais, Vinhos e Petiscos (Arganil), Sombrinha - Restaurante & Petiscos (Arganil), O Fontinha (Piódão - Arganil), Restaurante Adiafa (Cantanhede), Café Barreira Restaurante (Condeixa-a-Nova), Luz & Vida (Condeixa-a-Nova), Manjares d'Avó (Condeixa-a-Nova), Museu de Conimbriga (Condeixa-a-Nova), No Tacho (Coimbra), Palácio São Silvestre - Boutique Hotel (Coimbra), O Sargento (Coimbra), Terraço Bairrada (Coimbra), Petisqueira Portuguesa - Restaurante Casa de Fado (Coimbra), Devaneio Gastropub (Coimbra), Cataventos (Figueira da Foz), Tapas Bar (Figueira da Foz), Casa dos Papagaios (Figueira da Foz), Gastrobar Acrópole (Figueira da Foz), Olaias (Figueira da Foz), Pé na Areia - Bar Restaurante (Figueira da Foz), O Silvério (Góis), À Terra Bar & Canteen (Lousã), Restaurante Típico da Bairrada  (Mealhada), Grande Hotel de Luso (Mealhada), Couceiro’s dos Leitões (Mealhada), Taberna Belo (Mealhada), Restaurante Pedra de Sal (Mealhada), Restaurante O Cesteiro (Mealhada), Rei dos Leitões (Mealhada), Restaurante Pic Nic dos Leitões (Mealhada), Pedro dos Leitões (Mealhada), Burguezia do Leitão (Mealhada), Restaurante Salgáboca (Mira), Varandas Verdes (Oliveira do Hospital), Roots Restaurant & Bar (Oliveira do Hospital), As Beiras (Pampilhosa da Serra), Vimieiro - Food, Drinks & Friends (Penacova), Xisto Restaurante (Penela) e Restaurante Oliva By Hotel Luna de Tábua (Tábua).

Rovisco Pais e parceiros promovem Surf Adaptado inclusivo na Praia da Tocha

Tão importante ação contece a 10 de Agosto e tem como objetivo a envolvência da comunidade e da pessoa com incapacidade.
Iniciativa inserida numa parceria de tradição entre o CMRRC – RP, a Ticket2Surf e a ABPTocha. Neste ano, são ainda parceiros da atividade Cooperativa Agrícola da Tocha e a Gelataria Princesinha
A atividade tem como objetivo principal a dinamização de uma prática desportiva que procura proporcionar emoções positivas, estados de liberdade e comportamentos preventivos perante o mar, às pessoas com incapacidade, que reúnam condições clínicas favoráveis à prática de Surf Adaptado. 
A atividade de surf adaptado terá de ter início às 9.30 horas, de acordo com as condições da maré, e terá a duração de cerca de três horas. 
Todos os participantes terão cobertura de seguro de responsabilidade civil no âmbito da Ticket2Surf – Escola de Surf, precisando para o efeito de apresentar cartão de cidadão no local, antes do início da actividade.
Esta atividade conta com o apoio de voluntários praia/mar e voluntários terra da ABPTocha e do CMRRC – RP (profissionais altamente preparados).
O transporte dos doentes internados será assegurado pelo CMRRC – RP. 
No sentido de se promover a inclusão, esta atividade está aberta à participação de pessoas com incapacidade, externas ao CMRRC – RP. 

ISRAEL: Dezenas de bombardeamentos num "ataque preventivo" de Israel a Gaza

Israel levou a cabo uma onda de ataques aéreos em Gaza na sexta-feira, em resposta às ameaças da Jihad Islâmica, que prometia atacar o território israelita, devido à detenção de um dos seus líderes na Cisjordânia.
De acordo com as autoridades palestinianas, o ataque provocou dez mortes, incluindo uma criança de cinco anos e dezenas de feridos. Num discurso transmitido a nível nacional o primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, disse que o país lançou os ataques com base em "ameaças concretas".

A instrução recebida pelas forças de segurança foi inequívoca: Israel não ficará de braços cruzados quando houver quem esteja a tentar prejudicar os seus civis. Este governo tem uma política de tolerância zero para qualquer tentativa de ataque - de qualquer tipo - de Gaza em direção ao território israelita. (...) Não aceitaremos qualquer ameaça aos residentes. (...) Israel não está interessado numa ampla campanha em Gaza, mas também não tem medo dela."
Yair Lapid 
Primeiro-ministro de Israel

As Forças Armadas de Israel dizem que morreram 15 terroristas na operação. Taysir al-Jabari, o comandante da Jihad Islâmica para o norte de Gaza, estava entre eles. Foi a própria organização a confirmar a sua morte.
Um porta-voz do exército israelita disse que al-Jabari era um alvo deliberado e responsável por "ataques múltiplos" contra Israel.

Fonte: euronews

Porque hoje é… Domingo: Estrangeiros esgotam hotéis de luxo pagos a preços recorde

 J. Carlos, Director do Litoral Centro

O mundo surpreende-nos a economia também. O titulo deste apontamento não foi inventado, serviu de tema para a primeira página da edição do “Dinheiro Vivo” deste sábado (6 de agosto de 2022).

As guerras, as crises financeiras que tanto se fala no Parlamento Europeu não são para todos, atingem sobretudo as classes sociais mais frágeis, com ordenados miseráveis, sendo, certamente os que mais trabalham, e os que mais descontam para os governos, porque não tem por onde fugir aos descontos ou colocá-los nos paraísos fiscais.

Não tenho dúvidas que o suplemento do JN já foi arquivado pelo governo e respectivos ministérios, vai ser usado num dos futuros debates sobre o estado da economia ou da nação. É disto que o governo adora e gosta, tudo o mais deixou de ser assunto, nem que haja 3 ou 4 milhões de pobres em Portugal, desde que o Turismo aumente. Estamos perante uma economia de serventia, qual pedreiro a pedir massa ao servente da construção civil. Tomem nota:

- “O regresso dos americanos e dos brasileiros tem ajudado a compor as contas.”Preços por noite que podem chegar aos dois mil euros, datas esgotadas e parte do inverno já reservada. Em poucas palavras, este é o cenário atual dos hotéis mais caros do país que estão de casa cheia à boleia do regresso dos mercados internacionais como o Reino Unido, a Alemanha, a França ou os Estados Unidos. A retoma dos turistas brasileiros tem ajudado também aos bons números. Há hotéis que assumem aumentos de preços superiores a 50%, face a 2019.”

E o dinheiro não tem sido problema para os turistas que estão dispostos a gastar, a avaliar pela oferta disponível para os próximos meses nas unidades mais exclusivas do país, que até ao início de outubro têm já poucos quartos para vender. O segmento de luxo, conhecido por ser tradicionalmente um dos mais rápidos a recuperar depois de períodos de crise, tem beneficiado dos bons ventos e dos turistas que chegam ao país de carteiras recheadas”.

"O segmento de luxo está a recuperar mais facilmente. Os mercados com muito poder de compra e habituados à qualidade estão a escolher Portugal como o seu destino de férias, de residência e trabalho", acrescenta a CEO da consultora, Ana Beatriz.

Mas afinal, qual é o luxo procurado em Portugal? "O luxo de hoje é simplicidade, leveza, serviço, bem-estar, empatia, desconectar, conhecer e viver as tradições e culturas locais, conviver com a comunidade, é a partilha de riqueza, autenticidade, é a felicidade dos colaboradores e dos hóspedes", define Ana Beatriz.

(…) o The Yeatman é uma ode aos vinhos do Porto e destacam-se a vista privilegiada para a Invicta e o restaurante de duas estrelas Michelin. O cinco estrelas, que tem tarifas médias a partir dos 500 euros por noite, tem registado ocupação máxima nos meses de verão, com datas esgotadas até outubro.”

Com preços a partir dos 600 euros, as expectativas para os próximos meses são otimistas. "As perspetivas continuam a ser muito promissoras, mesmo para o inverno. Em setembro, por exemplo, verificamos um grande volume de reservas de grupos e eventos. No inverno, a época de Ano Novo é tipicamente forte", avança o diretor de operações, Rui Brito.

Na Madeira, o Belmond Reid's Palace valida a maior procura por suites e quartos de categoria superior com valores mais elevados. Neste hotel do Funchal, uma suite pode custar 3800 euros e um quarto standard à volta dos 900 euros. "O cliente tornou-se mais exigente após a pandemia e espera um serviço acima dos padrões normais. São esses padrões que transmitem a confiança tão necessária nesta fase e que são determinantes na escolha final entre o turismo de luxo e o turismo tradicional", assegura o responsável do cinco estrelas, Ciriaco Campus.”

© Ilustração: Vítor Higgs

Para os interessados na reportagem completa podem ler através deste link https://www.dinheirovivo.pt/empresas/estrangeiros-esgotam-hoteis-de-luxo-pagos-a-precos-recorde-15072711.html