sábado, 3 de novembro de 2018

FC Porto vence o Marítimo e é líder isolado

Nos Barreiros, o jogo teve os momentos quentes em apenas dez minutos.
Resultado de imagem para FC Porto vence o Marítimo e é líder isolado

O FC Porto é, à condição, líder isolado da Liga Portuguesa, depois de ter vencido o Marítimo, na Madeira, por 2-0, em partida da jornada 9 do campeonato. Com este resultado, o FC Porto soma 21 pontos - o SC Braga pode igualar essa marca, neste domingo -, enquanto o Marítimo pode terminar a ronda ainda mais próximo da zona de descida.
Nos Barreiros, o jogo teve os momentos quentes em apenas dez minutos: Marega começou por falhar um penálti, aos 65 minutos, Otávio concluiu uma boa jogada coletiva, aos 70', e Marega finalizou um passe de Otávio, já depois de Óliver ter corrido meio campo com a bola. Aos 82 minutos, Danny deu uma cotovelada a Otávio e foi expulso.
Bancada.pt

À Lupa | Moral da lei é elástica

J. Carlos *

A vida de ladrão é boa, mas dura pouco tempo, costuma dizer-se. Conforme: se é um rapinante vulgar, de baixo coturno, grosseiro, boçal, inábil, que se contenta com pequenas rapinâncias, esse decerto em breve cairá sob a alçada da lei e depressa lhe sofrerá as consequências.

Agora se se trata de ladravaz de alto estofo, de casaca e luvas brancas, fino, inteligente e hábil, esse, depois de longa vida de grandes latrocínios, de que serão vítimas a sociedade e os cidadãos, acabará na velhice, cheio de honrarias e de louvores públicos. Será um cidadão, preclaro e honrado, apontado como modelo das melhores e mais prestantes virtudes sociais.

A lei detém em suas malhas o mísero cidadão faminto, que rouba um pão, uma lata de conserva, umas peças de fruta e deixa escapar o nababo opulento, que rouba milhões, conduz à falência bancos, empresas, para não entrar por outros exemplos.

De facto a moral da lei é elástica, adaptando-se na verdade habilmente à categoria do delinquente. A parcimónia, em muitos casos, é um disfarce da avareza que já não passa despercebido.

Cada um de nós tem o direito de desagradar, de não se importar com a opinião dos outros, nomeadamente aqueles que por força da sua profissão dão a conhecer as suas opiniões, seus pontos de vista, o caso dos jornalistas.

O homem que se cala, quando deveria falar, apresta-se a ser calçado pelo primeiro parlapatão, audacioso e desbocado. 

Há uns anos atrás, decorreu uma campanha sob o lema: “Ler jornais é saber mais !” não deixe de ler porque é uma forma de estar atento ao que se passa neste paraíso à sua espera, para uns, para outros um inferno, principalmente os assuntos relacionados com a justiça.


*Director

Hora de Fecho: 5 teorias de Stephen Hawking explicadas a leigos /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Há um Deus? Como tudo começou? É possível viajar no tempo? Podemos prever o futuro? O que tem um buraco negro. O último livro que Stephen Hawking escreveu antes de morrer explicado por especialistas.
Morreu a cantora Maria Guinot, aos 73 anos. Em 1984, representou Portugal na Eurovisão com a música "Silêncio e Tanta Gente".
O Observatório da Emigração defende que Portugal "precisa desesperadamente" de imigrantes e deve facilitar a entrada de estrangeiros. "Portugal e a Europa estão a suicidar-se", diz um sociólogo.
Pelo menos 11 clubes de futebol de Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha devem avançar este mês com um acordo para uma Superliga Europeia como alternativa à UEFA.
Os radares da Via de Cintura Interna, no Porto, vão começar a multar ainda durante este mês de novembro. Os pórticos da VCI não processam multas desde dezembro de 2007.
Em Pedrógão Grande, este sábado, João Paulo Catarino disse que, na próxima legislatura, gostaria de ver abolidas as portagens nas zonas do interior mais frágeis economicamente.
Judy Munro-Leighton admite que assumiu, falsamente, a autoria de uma carta enviada ao Senado que acusava Brett Kavanaugh de violação. A mulher queria evitar a nomeação do juiz para o Supremo Tribunal.
Os homens recebem mais 157€ por mês do que as mulheres, o que significa que, ao final do ano, as mulheres trabalharam 58 dias sem ganharem nada por isso. Ainda assim, a desigualdade está a descer.
Segundo o Ministério das Antiguidades do Egipto, os blocos de pedra eram colocados numa espécie de "trenó" de madeira e puxados da pedreira com as cordas num ângulo com grande inclinação.
Tudo o que é natural é bom? A celulite pode ser eliminada? Se aplicarmos botox agora, não vamos ter rugas no futuro? Analisamos alguns dos mitos de beleza que se continuam a espalhar na Internet. 
Opinião

Rui Ramos
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar. 
Sebastião Bugalho
No limbo em que a UE se encontra, entre a confederação e o federalismo, os europeístas precisam de uma injeção de respeito. Caso contrário qualquer solução para o futuro europeu não terá credibilidade
Pedro Afonso
Converte-se a vida humana numa peça industrial descartável, cujo prazo de validade se encurta sucessivamente, atirando-se as pessoas para o ferro velho, como se se tratassem de lixo não reciclável.
Luís Reis
A TAP gere o Porto a pontapé e custa tempo e dinheiro em quantidades incalculáveis aos utentes, às empresas e ao país com a sua ineficiência endémica e, ainda por cima, com uma cara de pau nunca vista
Helena Garrido
O radicalismo alimenta-se de radicalismo. Quem é mais radical? Quem convida os brasileiros em Portugal que votaram Bolsonaro a voltarem para o seu país ou o novo presidente do Brasil? 
MAGG

Fábio Martins
Miran morreu devido a uma paragem cardíaca. Os pais levaram-no para casa e colocaram-no no frigorífico. Atenção: as imagens podem chocar.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

O Fernando é da Praia de Mira e está desaparecido: ajude a encontrá-lo, por favor!

Fernando José Nogueira Alves é da Praia de Mira e está incontactável desde a tarde da passada quinta-feira!
Fernando deixou os colegas de viagem naquele dia em Matosinhos e telefonou para a esposa, Regina Matos, pelas 15:36 horas a dizer que estaria em casa, cerca de 1:30 hora depois... no entanto, nunca chegou a casa, nem foi possível, até ao momento, saber do seu paradeiro.

Caso tenha visto o Fernando, por favor, contacte imediatamente a família ou alguma autoridade! 
Se possível, partilhe esta informação, para que possa chegar ao maior número de pessoas. Quantas mais souberem, maior é a possibilidade de encontrarmos o Fernando!
O contacto telefónico, pelo qual poderá dar alguma pista, é este: 91 225 07 76 - Dª Regina Matos
A família agradece a qualquer informação que possa levar ao paradeiro do Fernando...

Fonte: Mira Online

JUSTIÇA | Governo propõe descida dos salários dos novos juízes

Associação sindical acusa Governo de querer juízes "de primeira e de segunda".

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses acusa o Ministério da Justiça de ter feito, ao fim de ano e meio de espera, uma proposta que acaba por reduzir os salários líquidos dos juízes que cheguem no futuro à carreira, criando uma desigualdade, numa espécie de "juízes de primeira e de segunda".
É esta a resposta dos representantes dos magistrados judiciais à proposta que o Ministério divulgou ontem à noite , à beira de uma assembleia geral extraordinária da associação sindical onde se vão votar várias formas de protesto, entre elas a greve.
O presidente da associação, Manuel Soares, adianta à TSF que a proposta só responde a uma das áreas que preocupam os juízes e mesmo essa, à partida, não convence. "A proposta que veio do Ministério da Justiça, com a previsão do englobamento no vencimento - e, portanto, na tributação no futuro de uma parcela que hoje não é tributada (as ajudas de custo), significa para os juízes que entrem na carreira uma redução líquida na ordem dos 10% ou mais...".
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses defende que não pode aceitar uma proposta deste tipo, acusando o Governo de querer resolver o problemas dos juízes de hoje com a situação dos que vêm para a carreira amanhã, não podendo existir juízes iguais com duas formas de salários.
Razões que levam a associação a manter tudo o que tinha previsto para a assembleia geral extraordinária deste sábado, nomeadamente a votação de várias formas de protesto como a greve.
Fonte: TSF

A TERRA TREME – AÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO Caixa de entrada x

Realiza-se na próxima segunda-feira, 5 de novembro, às 11h05, de norte a sul do país, o Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”.

Embora a iniciativa tenha expressão nacional, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) promove um evento principal na Escola Secundária Jorge Peixinho (ESJP), no Montijo, sita na Av. José Silva Leite, 72.

A iniciativa contará com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, do Secretário de Estado da Educação, João Costa, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Tenente-General Carlos Mourato Nunes, e de altos dignitários das mais diversas Entidades que integram o sistema nacional de proteção civil.

http://www.prociv.pt/signature/log.jpg
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL
Av. do Forte | 2794-112 Carnaxide | Portugal
Tel.: +351 214 247 100 | www.prociv.pt

Manhã de sábado: PSP. Há esquadras sem carros e sem polícias /premium

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Em Lisboa, há divisões da PSP que só têm um carro e esquadras que encerram de noite por falta de polícias. Pedidos de ajuda em casos de desordem pública? Alguns agentes vão de autocarro ou de táxi.
O Primeiro-ministro diz que está "totalmente disponível" para responder à Comissão de Inquérito. O Presidente da República garante que nunca falou com o ex-diretor da PJM e estranha as notícias.
O presidente do Sporting garantiu que o novo treinador do clube "está escolhido" e que não é nenhum dos nomes que têm sido avançados pela imprensa. Varandas deslocou-se a Amesterdão esta sexta-feira.
Frederico Varandas fez uma viagem relâmpago de ida e volta a Amesterdão, onde terá estado a tratar das negociações para definir o sucessor de José Peseiro. Técnico da escola holandesa ganha força.
No dia em que o PSG foi protagonista principal no filme do Football Leaks, Neymar e Mbappé chegaram ao Parque dos Príncipes ao estilo de La Casa de Papel e marcaram na série histórica dos franceses.
O Relatório de Segurança Interna aponta para uma descida global da criminalidade, mas regista um aumento dos homicídios, burlas e extorsões. Até setembro, 88 pessoas foram assassinadas em Portugal.
Balanço oficial de vítimas mortais subiu para 20 com a morte de duas mulheres na Sardenha. Os ventos violentos e as chuvas muito fortes arrasaram também hectares de florestas.
"Donald Trump? Não me atrevo a perder o meu precioso fôlego com esse cretino", afirmou o músico britânico, questionado sobre a transferência da embaixada de Israel para Jerusalém.
Amal Hussain, a menina que ilustrou a crise humanitária no Iémen, onde milhões passam fome devido à guerra, morreu. "O meu coração está partido", disse a mãe ao New York Times, que avançou a notícia.
Segundo o Ministério das Antiguidades do Egipto, os blocos de pedra eram colocados numa espécie de "trenó" de madeira e puxados da pedreira com as cordas num ângulo com grande inclinação.
Está cansado do ruído das redes sociais? Troque mensagens com o Observador para se pôr a par do que fazemos na Web Summit. Receba as novidades no WhatsApp e se tiver dúvidas, pergunte-nos. 

Opinião

Rui Ramos
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar. 
Sebastião Bugalho
No limbo em que a UE se encontra, entre a confederação e o federalismo, os europeístas precisam de uma injeção de respeito. Caso contrário qualquer solução para o futuro europeu não terá credibilidade
Pedro Afonso
Converte-se a vida humana numa peça industrial descartável, cujo prazo de validade se encurta sucessivamente, atirando-se as pessoas para o ferro velho, como se se tratassem de lixo não reciclável.
Luís Reis
A TAP gere o Porto a pontapé e custa tempo e dinheiro em quantidades incalculáveis aos utentes, às empresas e ao país com a sua ineficiência endémica e, ainda por cima, com uma cara de pau nunca vista
Helena Garrido
O radicalismo alimenta-se de radicalismo. Quem é mais radical? Quem convida os brasileiros em Portugal que votaram Bolsonaro a voltarem para o seu país ou o novo presidente do Brasil? 
MAGG

Fábio Martins
Miran morreu devido a uma paragem cardíaca. Os pais levaram-no para casa e colocaram-no no frigorífico. Atenção: as imagens podem chocar.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Ecoparque de Anadia alvo de vandalismo

Resultado de imagem para Ecoparque de Anadia alvo de vandalismo
O Ecoparque de Anadia foi alvo de vandalismo, na noite de 31 de outubro para 1 de novembro. Duas árvores de médio porte (Pinheiro Manso e Acer) foram cortadas, aparentemente com uma motosserra. A Câmara Municipal de Anadia lamenta a situação e repudia tais atos de puro vandalismo contra a natureza e o património que é de todos nós.
A Câmara Municipal de Anadia já fez a respetiva participação deste ato, junto das entidades competentes, nomeadamente da GNR de Anadia, através do SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente.
De recordar que este não é o primeiro ato de vandalismo gratuito de que o Ecoparque de Anadia é alvo. Para além das árvores, agora cortadas, vários equipamentos e mobiliário urbano têm sido destruídos, ao longo dos últimos anos.
A Câmara de Anadia faz um apelo cívico a todos os munícipes, face ao investimento público efetuado nesta infraestrutura e noutras da comunidade, para que sejamos todos educadores, a fim de preservarmos o nosso património.

A perder | Vem aí o IV Corta-Mato Mira Villas

IV CROSS  MIRA VILAS
LOCAL:Circuito Treino Mira Vilas               DATA:02 DEZEMBRO 2018                     HORA: 10.00H
REGULAMENTO
A Associação Sócio Cultural da Valeirinha e Associação Distrital de Atletismo de Coimbra com o apoio da C.M.Mira, J.F.Praia de Mira e várias empresas da região de Mira, colaboração dos B.V.Mira, Proteção Civil, Jornais locais ,Jornal Mira On Line e Rádio Mira vai realizar um Cross  na Pista do Mira Vilas, com o seguinte programa horário:
HORAPROVAESCALÃODISTANCIAANO NASCIMENTOPERCURSO
10.00HINFANTISMAS/FEM1.500 M2005,20061   Grande
10.15 HBENJANINS BMAS/FEM1.100  M2007,20081   Peq.
10.25 HBENJAMINS AMAS/FEM    600 M2009,2010 e 2011Especial
10.30 HBAMBISMAS/FEM   200 M2012,2013 e 2014Especial
10.35 HINICIADOSMAS/FEM2.600 M2003,20041 Peq+1Gra
10.50 HJUVENIS
VETERANAS UNICO
FEMIN.
FEMIN.
3.300 M
3.300 M
2001, 2002
A partir do 35º aniv.
3    Peq.
3   Peq.
11.10 HJUVENIS
VETERANOS
M 60,M65,M70
MASC.
MASC.
4.100 M
4.100 M
2001, 2002
A partir do 60º aniv.
1 Peq.+2 Grandes
11.25 HJUNIORES
SENIORES
VETER.  M50, M55
FEMIN.
FEMIN.
MASC.
4.500 M
4.500 M
4.500 M
1999, 2000
1998 e anteriores
A partir de 50ºaniv.
3   Voltas Grandes
11.50 HJUNIORES
SENIORES
VETER 35/40/45
MASC.
MASC.
MASC.
7.500 M
7.500 M
7.500 M
1999, 2000
1998 e anteriores
A partir do 35º aniv.
5  Voltas Grandes

          1 – INSCRIÇÕES: Poderão participar todos os interessados, masculinos e femininos, em representação de Clubes, Escolas e outros meios de Associativismo. Todos os atletas que pretendam participar, terão de ser devidamente inscritos e autorizados pelas Entidades que representam, devendo as mesmas remeter para ADAC- coimbra@fpatletismo.org ou geral.adacoimbra2018@gmail.com  as inscrições até às 14.00 horas do dia 29 Novembro de 2018 impreterivelmente (não serão aceites inscrições fora de prazo), EXCEPTO Bambis e Benjamins A, que poderão fazer as inscrições no dia da prova no secretariado.


2 - Cada atleta só poderá participar na prova do seu escalão.
3 – Nesta competição haverá classificações individuais e coletiva.
 SEGUROS. Os atletas  filiados nas Associações regionais/FPA, estarão abrangidos por seguro próprio.    Os atletas não filiados serão autorizados por Clubes e Entidades representativas na modalidade de atletismo, sendo estas, obrigatoriamente, as responsáveis pelos seguros de acidentes pessoais dos atletas participantes.
5-  PRÉMIOS   A – Individualmente serão atribuídas medalhas aos 5 primeiros classificados dos escalões de Bambis, Benjamins A e B, Infantis, Iniciados e Juvenis de ambos os sexos. Nos escalões Juniores e Seniores de ambos os sexos serão atribuídas medalhas aos 3 primeiros classificados. No escalão de Veteranas serão atribuídas medalhas aos 3 primeiros classificados femininos e aos 3 primeiros classificados masculinos dos M35,M40,M45, M50,M55,M60,M65 e M70.
B – Na Geral coletiva serão atribuídas taças às 6 primeiras equipas classificadas que apresentem no mínimo 3 atletas nos escalões de Benjamins B, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores/Séniores e Veteranas Femininos escalão único e masculinos escalão M35/M40/M45/M50/M55/M60/M65/M70 para ambos os sexos pontuando da seguinte forma: 1º-10 pontos 2º- 9 pontos, 3º- 8 pontos e assim sucessivamente até ao 10º - 1 ponto.
5-Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos de acordo com o Regulamento Geral de Competições em vigor da F.P.A.

_____________________



Ladainha para a boa morte

Os Sete Sacramentos, a Extrema-unção (detalhe) Rogier van der Weyden, 1464. Museu Real de Belas Artes de Antuérpia, Bélgica.
Senhor Jesus Cristo, Deus de bondade, Pai de misericórdia, ante Vós me apresento com o coração humilhado, contrito e arrependido. Recomendo-vos a minha última hora e o que há de segui-la.
Quando os meus pés imóveis me advertirem que a minha carreira neste mundo está próxima a terminar;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando as minhas mãos trêmulas e entorpecidas não puderem mais apertar a vossa imagem sobre o meu coração; e, a meu pesar, deixarem-na cair sobre o meu leito de dores;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando os meus olhos, embaciados e espantados pelo horror da morte iminente, lançarem sobre Vós olhar incerto e moribundo;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando os meus lábios frios e trêmulos pronunciarem pela última vez o vosso Nome adorável;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando as minhas faces pálidas e lívidas inspirarem aos circunstantes a compaixão e o terror, e os meus cabelos, banhados do suor da morte, arrepiando-se na minha cabeça, anunciarem estar próximo o meu fim;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando os meus ouvidos, próximos a cerrar-se para sempre às falas dos homens, se abrirem para escutar a vossa voz, que então pronunciará a irrevogável sentença, que fixará a minha sorte por toda a eternidade;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando a minha imaginação, agitada de horrendos e temerosos fantasmas, estiver submergida em mortais tristezas, e o meu espírito, perturbado pela lembrança das minhas iniquidades e pelo temor da vossa justiça, lutar contra o anjo das trevas, que há de querer privar-me da consoladora vista das vossas misericórdias e precipitar-me no abismo da desesperação;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando o meu débil coração, oprimido pelas dores da enfermidade, estiver tomado dos horrores da morte, e extenuado pelos combates contra os inimigos da minha salvação;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando eu derramar as minhas últimas lágrimas, sintomas da minha morte, recebei-as em sacrifício expiatório, para que expire como uma vítima de penitência e nesse terrível momento;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando os meus parentes e íntimos amigos, estando em torno de mim, se enternecerem à vista do meu lastimoso estado, e por mim Vos invocarem;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando eu tiver perdido o uso de todos os sentidos, o mundo inteiro tiver desaparecido diante de mim, e eu gemer nas angústias da extrema agonia e nas aflições da morte;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando as últimas ânsias do coração forçarem a minha alma a sair do corpo, aceitai-as como nascidas duma santa impaciência de chegar a Vós; e Vós,
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Quando a minha alma por entre os meus lábios sair para sempre do mundo, e deixar o meu corpo pálido, gelado e sem vida, aceitai a destruição do meu ser como uma homenagem que presto à vossa divina Majestade; e então,
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Finalmente, quando a minha alma comparecer ante Vós, e vir pela primeira vez o resplendor imortal da vossa Majestade, não a expulseis da vossa presença; dignai-vos de receber-me no seio da vossa misericórdia, para que eternamente cante os vossos louvores;
— Ó misericordioso Jesus, tende compaixão de mim.
Oremos. Ó Deus, que, condenando-nos à morte, nos ocultastes a hora e momento dela, fazei que, vivendo eu em justiça e santidade todos os dias da minha vida, possa merecer a graça de sair deste mundo no vosso santo amor. Pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina em unidade do Espírito Santo.
Amém.

____________

Oração extraída do livro “As mais belas orações”, de Santo Afonso Maria de Ligório. Coordenadas pelo Pe. Saint-Omer, Redentorista, e vertidas para o vernáculo por D. Joaquim Silvério de Sousa. Edição atualizada e acrescida de novos exercícios e orações. Editora Vozes Ltda., 1961, Petrópolis, RJ.

Fonte: ABIM