terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Figueiró dos Vinhos - Projeto de Empreendedorismo nas Escolas 2019/2020 em execução


Dando seguimento a edições anteriores, está em plena execução o projeto de Empreendedorismo nas Escolas 2019/2020 promovido pela CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria para os 10 municípios que a integram.

No caso de Figueiró dos Vinhos, engloba o ensino pré-escolar, básico e secundário, tendo sido já realizadas um conjunto de ações, quer sessões em sala, oficinas de formação, apresentação do projeto à comunidade escolar, entre outros.

No ensino pré-escolar estão envolvidas 17 crianças de 5 anos, dos Jardins de Infância de Figueiró dos Vinhos, Almofala e Arega e no ensino básico 33 alunos das duas turmas de 4º ano, em atividades adaptadas a estas idades.

No Ensino Secundário irão decorrer Sessões em sala sobre a temática do empreendedorismo, Seminários, Bootcamp, Roteiro de Empreendedorismo e Concursos de Ideias, já com um grau de maturidade mais elevado e que despertarão nos alunos participantes um vivo interesse.

Este projeto tem como objetivos principais motivar os jovens para uma cultura empreendedora na sua vida futura, assim como a consciencialização do impacto e dinâmica que os seus projetos futuros podem ter para o seu território sendo que os educadores e os professores têm um papel fundamental de apoio aos alunos participantes, num projeto ao qual o município de Figueiró dos Vinhos dedica toda a atenção.

Zona Norte | Actividade do Projecto MICAS realizada em S. Martinho


IPSS DE CASTELO DE PAIVA JUNTARAM-SE PARA CANTAR AS JANEIRAS
Vereador da Cultura realçou dinâmica das instituições

Como tem acontecido nos últimos anos, no final da passada semana, foi tempo dos mais Idosos sinalizados nas IPSS, cumprirem a tradição e juntar-se no âmbito do Projecto MICAS, com o Centro Social e Cívico “ Viver S. Martinho “, a promover uma interessante actividade orientada para o “ Cantar das Janeiras “, que decorreu no salão paroquial da Igreja de S. Martinho, cabendo a cada instituição a apresentação de dois temas alusivos a esta secular tradição.

Marcaram presença nesta actividade, para além do presidente da instituição local, Agostinho Monteiro, o Vereador da Acção Social, José Manuel Carvalho, e o Reverendo Padre Fernando Sérgio, assim como outros dirigentes das IPSS presentes.

Enquanto o dirigente local se congratulou pela oportunidade do Centro Cívico Viver S. Martinho poder voltar a acolher esta iniciativa, a primeira do ano integrada na acção do projecto Micas, o autarca paivense evidenciou a sua satisfação pelo facto das IPSS do concelho continuarem a ajudar a manter esta bonita tradição, contextualizada num acto de partilha e de afectos, em ambiente de amizade e de saudável convivialidade, deixando uma mensagem de felicitação e palavras de incentivo e de exaltação da esperança em melhores dias, desejando a todos um ano novo próspero e cheio de boa saúde.
José Manuel Carvalho fez questão de, uma vez mais, realçar a dinâmica que as IPSS do concelho já apresentam, evidenciada nas mais diversas valências, referindo que, a recente visita protagonizada no final do ano, serviu para aquilatar a grandeza do trabalho destas instituições junto da comunidade paivense, uma realidade também partilhada e enaltecida nas declarações de Agostinho Monteiro, do Centro Cívico Viver S. Martinho, que felicitou as instituições pelo trabalho exemplar que protagonizam, assim como a disponibilidade em participar nesta primeira actividade do novo ano, no âmbito do Projecto Micas.

Para além da IPSS anfitriã, participaram nesta iniciativa, o Centro Social de S. Maria de Sardoura, o Centro Social de Real, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, assim como as crianças do Jardim Infantil da Vista Alegre, de S. Martinho, a evidenciar um verdadeiro encontro de gerações.

Para além dos cânticos apresentados pelas IPSS, o programa apresentado contemplou ainda, a entrega de certificados de participação com a participação dos responsáveis municipais e ainda, um lanche convívio oferecido pela instituição organizadora.

 Carlos Oliveira

Moçambique | Orçamento de Estado para 2020 só em Abril


O ministro da Economia e Finanças confirmou ao @Verdade que o Orçamento de Estado (OE) para 2020 só deverá ser aprovado em Abril, “como aconteceu no início da Legislatura passada”.

Após testemunhar a investidura dos deputados da IX Legislatura da Assembleia da República, nesta segunda-feira (13), o ministro Adriano Maleiane confirmou ao @Verdade que o OE para este ano só será aprovado pelo Governo que ainda tem de ser nomeado e empossado por Filipe Nyusi, acredita-se durante a próxima semana, e posteriormente submetido para a chancela na “Casa do Povo”.

“Primeiro tem que ser aprovado o Programa do Governo, os deputados tem que ter tempo para analisar, vai ser como aconteceu no início da Legislatura passada”, esclareceu o ainda titular da Economia e Finanças ao @Verdade.

O @Verdade sabe que o novo Plano Quinquenal assim como o Plano Económico e Social (PES) e o Orçamento de Estado (OE) para o próximo ano estão prontos no entanto há formalidades a serem cumpridas que passam pela sua aprovação pelo novo Executivo, previsivelmente durante o mês de Fevereiro.

Posteriormente os documentos serão submetidos ao Parlamento as comissões específicas, que ainda vão ser criadas, irão analisar, questionar ao novo Executivo e só então emitirão as respectivas recomendações para aprovação. Contudo o cumprimento destes processos não estará concluído antes do mês de Abril.

Entretanto o ministro Maleiane tranquilizou aos moçambicanos “não há vazio, a lei reconduz o Orçamento que temos”.

Mas se esta garantia tranquiliza os funcionário públicos o sector privado, os investidores e outros agentes produtivos estão ansiosos por saber quais serão as prioridades de Filipe Nyusi para os próximos cinco anos e que medidas de Política Fiscal vai tomar já em 2020 para reanimar a economia, que está em contracção desde o início de 2019.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Pontes metálicas “ainda estão a ser deslocadas para Cabo Delgado”


Mais de 2 semanas após a queda de uma secção da ponte sobre o rio Montepuez nove distritos do Norte de Moçambique continuam isolados por via rodoviária. O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos explicou ao @Verdade que as pontes metálicas móveis compradas pelo Governo para serem “solução” de transitabilidade durante a época chuvosa “ainda estão a ser deslocadas para Cabo Delgado”.

Desde o passado dia 28 de Dezembro que os distritos de Macomia, Mueda, Muidumbe, Nangade, Palma, Mocímboa da Praia, Quissanga, Meluco e Ibo estão isolados por via rodoviária do resto da Província de Cabo Delgado devido ao desabamento de uma secção da ponte sobre o rio Montepuez.

O @Verdade questionou nesta segunda-feira (13) o ministro João Machatine porque razão as pontes metálicas móveis, compradas em 2016 pelo Governo e apresentadas pelo Presidente Filipe Nyusi como “solução antes que a chuva venha”, não estavam ainda instaladas sobre o rio Montepuez para restabelecer a ligação entre o Centro e o Norte da Província de Cabo Delgado.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos explicou que oito das dez pontes, duas estão danificadas, “estavam em Maputo” e “como o processo da deslocação das pontes demora semanas está a ser feita uma estrutura que vai permitir a passagem de peões e de viaturas ligeiras”.

Machatine disse no entanto que as pontes “ainda estão a ser deslocadas para Cabo Delgado pois a época chuvosa mal começou” e poderão ser necessárias para garantir a transitabilidade em outros troços que poderão ficar afectados até Março.

Ironicamente estas pontes parecem fadadas a não serem úteis aos moçambicanos pois quando o Idai causou cheias no início de 2019 e uma secção da Estrada Nacional nº 6 foi arrancada pelas águas estas pontes não puderam ser usadas para repor o trânsito rodoviários entre a Cidade da Beira e o resto de Moçambique porque na altura estava na Província de Cabo Delgado.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Porto de Mós promove BTT com criação do Troféu BTT Porto de Mós

Hugo Cabecinhas, em representação de “Os Cabrinhas”, de Rui Durão, em representação de “Os Morcegos - Arrimal”, de José Bento, em representação da “Escola de Ciclismo Team Ribeirense” e de Rui Ferreira, em representação da Recorde Pessoal, empresa parceira deste projeto.

O Troféu BTT Porto de Mós nasceu da vontade de querer dinamizar as provas de BTT existentes no Concelho de Porto de Mós, divulgar a região e aumentar o espírito competitivo entre os atletas.

Porto de Mós tem uma forte ligação à prática do BTT e a criação deste troféu é a concretização da vontade de manter viva e em crescendo esta atividade.

O Troféu BTT Porto de Mós é um conjunto de cinco provas desportivas na vertente de BTT, totalmente independentes, com responsabilidades atribuídas a cada clube organizador, que respondem, cada um individualmente, pela sua prova organizada.

Cada atleta fica sujeito ao regulamento próprio e individual de cada prova.

A comissão de gestão deste Troféu tem o dever e a responsabilidade, apenas, de gerir as classificações do Troféu e a sua publicação. A publicação das classificações e outras informações, são publicadas no site do Troféu em www.recordepessoal.pt

Este Troféu está aberto à participação de todos os atletas aptos à prática deste desporto, federados e não federados, residentes em todas as regiões do país.

Este Troféu é gratuito, não necessita de inscrição específica, nem do pagamento de qualquer quantia. O atleta, ao inscrever-se numa das cinco provas, está automaticamente a participar e a pontuar neste Troféu.

Aos melhores classificados da geral (masculinos e femininos) nas distâncias de raid e mini-raid irão receber a jersey alusivo ao campeão do Troféu BTT Porto de Mós 2020.

Os classificados no escalão de juniores (masculinos e femininos) na distância de mini-raid também serão premiados com a jersey alusivo ao campeão do Troféu BTT Porto de Mós 2020.


Patrícia Alves

ESPETÁCULO EM TORRES VEDRAS ABORDA VIVÊNCIA DE "NÓMADAS DO TEMPO PRESENTE"

Calor vai ser apresentado no palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 19 de janeiro, pelas 16h30.

Trata-se de “uma peça inspirada na situação em que vivem muitas pessoas sem lar, viajantes involuntários obrigados a deixar as suas casas e a abandonar os seus lugares. Nómadas do nosso tempo presente, atravessam o mundo à procura do seu lugar, tateando às cegas novos lugares, culturas, cidades e povos que lhes são estranhos.

Um projeto cénico de Jean Philippe Kikolas, que combina técnicas de clown com artes circenses, destinado a todos os públicos. Este tocante espetáculo apresenta um universo onírico e poético, envolvendo o espetador através de um espaço cénico único, onde a rir se cultiva a imaginação e se promove o pensamento sobre assuntos muito sérios”.

O preço dos bilhetes para se assistir a Calor no Teatro-Cine de Torres Vedras é de dois euros.

Ficha Técnica

Ideia e criação: Quique Mendez
Intérprete: Quique Mendez
Consultadoria Artística: Leandre Ribera, Ruben Rio, Alex Britos
Coreografia: Javier Garcia "Mimo"
Cenografia: Jairo Fuente e Violeta Ollauri
Figurinos: Piti Demore
Adereços: Taller Guirigay
Desenho de Luz: Sergio Izquierdo
Técnico: David Jose Diaz de Tomas
Fotografia: David Palacin
Video: David Castro Gonzalez
Residências de Criação: La Parrala, La Central del Circ, BoliviaNOW, ARTmosfera
Coprodução: Festival de Artistas Callejeros ARCA, Aguilar de Campoo (Palencia)
Um espetáculo recomendado: Red Española de Teatros y Auditorios | SAREA (Red Vasca de Teatros)

Programação do Centro de Artes de Águeda

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Alguns dos destaques da programação do Centro de Artes de Águeda do primeiro trimestre incluem a música de Sérgio Godinho e de Ricardo Ribeiro, a dança das companhias Clara Andermatt e Olga Roriz, um ciclo de cinema e a Semana do Teatro. 

O primeiro trimestre do ano vai ser preenchido por música, dança, cinema e teatro no Centro de Artes de Águeda (CAA), que apresenta uma programação diversificada e para todas as idades. Em Janeiro, a programação do CAA arrancou com um concerto de Luca Argel, no âmbito da 23.ª edição do Outonalidades (na passada sexta-feira no Café-concerto) e com o teatro para bebés de Mozartini (no domingo e segunda-feira passado). 

No dia 18 (21h30), a Companhia Clara Andermatt vem a Águeda com o seu “Parece que o mundo”, um espetáculo de dança e música, inspirado no livro “Palomar”, de Italo Calvino . O ingresso pode ser adquirido por oito euros, com descontos. 

O CAA apresenta, em parceria com o Lisbon Motorcycle Film Fest, um ciclo de cinema que se prolonga pelos três meses (janeiro, fevereiro e março). Na sessão deste mês, marcada para dia 19 (16 horas), poderão ser vistas as seguintes curta-metragens: “O dobro de 44”, “Dust Girls - Marrocos”, “Escape”, “For you Jim”, “6 Hundred Red” e “Riders Maria Riding Company”. A sessão de fevereiro, sob o tema “Motorizadas”, está marcada para dia 9 (16 horas), onde serão apresentadas as “curtas” “Quake City Ramblers”, “Bing Brothers”, “Street Racers”, “Volta a Portugal em 80h” e “Nossa Senhora das Corridas”. Em março, à mesma hora, no dia 8, os filmes a exibir serão “Giovanni Burlando’s Vision”, “Elspeth Beard” e “Fidanzata Della Morte”. Os bilhetes, para maiores de 12 anos, estão à venda e custam um euro para cada sessão. 

No dia 23 (19 horas) haverá o “Ciclo Quinta às 7” com “Duethos – Tudo o que eu digo é mentira”, uma representação de Bernardo Tirso (bilhetes a três euros, com descontos) e, no dia 24, às 9 horas, haverá uma Conferência Intermunicipal de Inovação em Educação. 

Sérgio Godinho, com o seu novo disco e espetáculo “Nação Valente”, vai estar no auditório do CAA, no dia 25, às 21h30 (bilhetes a 12 euros, com descontos). 

A programação de Janeiro encerrará, no dia 26 (18 horas) com a gala comemorativa 25.º aniversário do Conservatório de Música de Águeda, de entrada gratuita. 

Fevereiro arrancará, no dia 1, com dois momentos musicais distintos, com intervalo entre bandas. Os Cassete Pirata serão os primeiros a subir ao palco do CAA, às 21h30, e logo depois, a noite continuará com o cantautor e multi-instrumentalista Filipe Sambado. Os bilhetes podem ser adquiridos por oito euros, com descontos. 

“c_Vib” é uma performance instalação em torno dos processos físicos do som e da paisagem sonora que emerge das quatro esculturas que o compõem: chão, arcos, flor e permanecer. No dia 7, haverá uma sessão destinada a escolas e instituições (10h30) e, no dia 8 (16 horas), a Sala Estúdio do CAA receberá a iniciativa. Trata-se de uma proposta que integra uma vertente expositiva, patente na Sala Estúdio entre 7 de fevereiro e 1 de março, onde o público é desafiado a ver, ouvir e a tocar o som. A participação é gratuita, mediante o levantamento de bilhetes. 

No dia 7 (20h30), o auditório do CAA receberá o Concurso Intermunicipal de Leitura. 

“Romeo loves Juliet” é a proposta de teatro para fevereiro, uma peça encenada por Marco Paiva e que conta, entre outros, com Albano Jerónimo, António Coutinho e Andreia Farinha no elenco. Vai estar, de forma gratuita, no CAA nos dias 14 (10h30 para escolas e instituições) e 15 (21h30). 

A Companhia Olga Roriz apresentará, no dia 21 (21h30), a “Autópsia”, que será interpretado no palco do CAA por André de Campos, Beatriz Dias, Bruno Alves, Catarina Câmara, Marta Lobato Faria e Yonel Serrano. Os bilhetes custam oito euros (com descontos). 

Dois concertos encerram as propostas para o mês de fevereiro, a saber: Vítor Hugo, no dia 27 (19 horas) e Francisco Sales (Outonalidades), no dia 28 (22h30). Para assistir ao primeiro, o bilhete custa três euros (com descontos) e ao segundo cinco euros. Os concertos do âmbito do Outonalidades são gratuitos para quem for detentor do Cartão d’Orfeu. 

A primeira iniciativa da programação do CAA para março é um concerto solidário do Rotary Club de Águeda, com os Cardo Roxo. Espetáculo agendado para dia 6 (21h30), com bilhetes a 10 euros, visa a angariação de fundos para apoio a uma causa social 

“O resto da tua vida”, com Carlos Coutinho Vilhena (humorista) e João André (ator), alia em palco o stand up e o teatro e está marcado para dia 7, às 21h30, com bilhetes a 12 euros. Para dia 14 (21h30), está agendado o VIII Capítulo da Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu. 

A Semana do Teatro, cujas sessões são de entrada gratuita, arrancará nos dias 16 e 17 com a peça “Cardume”, às 10h30 e 14h30, seguindo-se “Catamarã – Nas ilhas Salomão ninguém se preocupa com os erros ortográficos”, nos dias 19 e 20, às 10h30 e 14h30. 

O fado de Ricardo Ribeiro vai entoar no auditório do CAA, no dia 21 (21h30), estando os bilhetes à venda por 10 euros (com descontos). 

A programação do primeiro trimestre encerrará, no dia 26 (19 horas), com o café-concerto da Orquestra Ligeira do Conservatório de Música de Águeda, no âmbito do ciclo “Quinta às 7”. Os bilhetes custam três euros, com descontos. 

Refira-se ainda que está patente, na Sala Estúdio do CAA, até ao próximo dia 26 deste mês, a exposição “Éramos crianças felizes e divertidas”, de Maria Melo. Já a exposição “Bicicleta Motorizada – Águeda e a democratização da mobilidade individual”, com a curadoria de Emanuel Barbosa, está patente no CAA até dia 26 de abril. 

Mais informações em https://www.facebook.com/centroartesagueda.

Caldas da Rainha | Concerto JAZZ 1 FEVEREIRO

ermas Centro oferece grande espetáculo de jazz nas Caldas da Rainha

·Iniciativa é de entrada livre e vai recriar magia dos anos 20 em Nova Orleães
·Evento está inserido no ciclo de animação “Viva Termas Centro”
Quem é apreciador de música, e em particular de jazz, tem um excelente motivo para visitar as Caldas da Rainha no próximo dia 1 de fevereiro. Nesse sábado, pelas 21h30, a rede Termas Centro oferece um fantástico espetáculo jazzístico no Grande Auditório do Centro Cultural e Congressos, principal sala da cidade termal. A entrada é livre.

O espetáculo, intitulado “Amazing Termas Centro Vintage Jazz Show”, é da autoria da banda Cottas Club Jazz Band. Em palco estarão 10 artistas (7 músicos), que recriarão a alegria do espírito Dixieland e a magia dos anos 20 em Nova Orleães.

Os Cottas Club Jazz Band surgiram em 2003 e estão focados no Jazz Dixieland, aquele que surgiu nosanos 20 do século passado, na cidade-berço do jazz, Nova Orleães, nos Estados Unidos. O conceito reflete-se no instrumental da banda, que vai desde o cornetim, o trombone e o clarinete, ao saxofone, banjo, sousafone e washboard. A animação que complementa as interpretações musicais é um dos traços distintivos da banda.


No caso específico do “Amazing Termas Centro Vintage Jazz Show”, a banda propõe uma viagem com 100 anos. O imaginário é a de uma companhia artística que parte para o mundo a partir de Nova Orleães dos anos 20. De passagem por Portugal, decide experimentar as Termas Centro, deixando-se encantar pela cidade termal das Caldas da Rainha. Está prometido um espetáculo memorável, único e bem-disposto.

Embora a entrada seja gratuita, é aconselhável fazer reserva prévia para o endereço de e-mail animacao@termascentro.pt ou para o telefone 913 981 387.


Muitos espetáculos em agenda nas Termas Centro

Este espetáculo marca o início de uma série de atuações nas várias estâncias termais da rede Termas Centro. O espetáculo de abertura e o de encerramento, que acontecerá em 2021, serão os maiores. Os restantes, designados de “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, irão ser realizados num contexto de rua, com 5a7 músicos.

O “Termas Centro Vintage Jazz Tour” está inserido no ciclo de eventos de animação “Viva Termas Centro”, iniciativa que irá levar ações e eventos diversificados às estâncias termais durante os anos de 2020 e 2021.

As ações do “Viva Termas Centro” programadas para os próximos dois anos são variadas, indo ao encontro dos interesses e gostos de diferentes gerações de aquistas. “Dança com as Termas”, um circuito de dança nas estâncias termais; “O Teatro nas Termas”, espetáculos de teatro distribuídos pelas estâncias, em colaboração com várias companhias de teatro sediadas na região; “Poesia com Melodia”, musicalização de poemas de poetas portugueses contemporâneos; e “Story Telling nas Termas”, atividade dirigida aos mais novos, com ateliês que sensibilizam os participantes para a salvaguarda da água termal, são os destaques a nível cultural.

Mas há mais. O “Viva Termas Centro” propõe igualmente a descoberta do território e do património, através das ações “Atividades ao Ar Livre”, de valorização dos circuitos pedestres, com exercício físico acompanhado por um animador; “Rede de Geocaching”, caças ao tesouro que irão permitir a exploração do património natural e cultural envolvente das termas; “Concurso de Fotografia: Vida nas Termas”, em que se pretende estimular visitantes e locais a fotografarem as localidades termais; e “Termas Centro Classic Cars”, passeios de carros clássicos nos territórios das termas.

São também sugeridas novas experiências, através das ações “Showcooking”, com a direção de chefs de cozinha reconhecidos; “Funny Cook”, que tem como objetivo sensibilizar as famílias para a importância de uma alimentação saudável, desafiando as crianças a preparar snacks saudáveis de forma divertida, com produtos naturais e endógenos; “Arte Para a Infância”, conjunto de workshops e experiências culturais para famílias; “Termas em Movimento”, ação que visa estimular o físico e o cognitivo entre públicos intergeracionais; “Torneios nas Termas”, torneios desportivos não federados nos territórios das Termas; e o “Banho Santo”, iniciativa que tenciona renovar uma tradição antiga em cada uma das estâncias termais, aliando‐a a um conjunto de atividades culturais e visitas aos balneários.


 

Célia Marques

Covilhã | “SOS ESTRADAS” ENTRA EM FUNCIONAMENTO NA COVILHÃ


No passado dia 10 de janeiro, foi utilizada pela primeira vez, numa sessão de formação dirigida aos funcionários da Autarquia, o novo equipamento “SOS Estradas”, adquirido recentemente pelo município. Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelo Vereador Jorge Afonso Gomes, acompanhou todo o processo que teve lugar na Escola Secundária Quinta das Palmeiras.
A aquisição desta máquina enquadra-se na estratégia, levada a cabo por este executivo, de capacitação e reforço dos equipamentos municipais. A “SOS Estradas” destina-se a situações de emergência que justifiquem a reparação de defeitos na superfície de pavimentos rodoviários, numa fase ainda inicial da sua formação, por enchimento de cavidades e fissuras com inertes após uma prévia aplicação da emulsão betuminosa. Logo após a reparação, a zona intervencionada pode ser aberta ao trânsito rodoviário.

Assim, a “SOS Estradas” é um equipamento reparador de pavimentos betuminosos, da marca Strassmayr, modelo STP 1008 Patcher, para a aplicação de regas de colagem e a selagem de fissuras em pavimentos betuminosos.
Este e outros equipamentos operacionais, adquiridos pela autarquia, serão utilizados na concretização do plano de asfaltamento, manutenção e reparação de vias rodoviárias por todo o concelho da Covilhã. O objetivo é introduzir mais e melhor segurança na circulação das estradas e caminhos municipais.

FTETRAMORFO


Lembro-me de ter ouvido alguém querer saber coisas sobre o TETRAMORFO. Será que também quer saber?
Aparece no pórtico de muitas catedrais góticas e… não só.
Tiradas da internet, eis em esquema algumas imagens do TETRAMORFO:
Nos 4 cantos, os 4 símbolos do TETRAMORFO, todos alados, e o PANTOCRATOR (“Todo Poderoso” ou Cristo de Majestade) dentro da mandorla (aquela “amêndoa” no centro).
Este tímpano, além de TETRAMORFO e PANTOCRATOR, contém na base os 12 Apóstolos.
Agora apresento um texto tirado da internet que procura a origem do TETRAMORFO:

Irineu expõe o parentesco dos evangelistas com os Viventes, mas é uma aproximação arbitrária e não simbólica, que servirá mais para a iconografia que para outra coisa. Como o evangelho de Mateus começa com a anunciação a José, e nele aparecem os anjos, o Homem será o seu distintivo; Como o de Lucas começa no Templo, com a anunciação a Zacarias, depois do sacrifício do Touro, este animal será o seu distintivo. Já Marcos começa seu relato com Jesus indo para o deserto, e neste evangelho, aparece como o Leão de Judá, assim será representado. Finalmente, João começa seu relato nas alturas do Verbo no princípio de tudo, e por isso, associado à ave que mais alto consegue voar: a Águia.


«O beato profeta Ezequiel narra uma visão e uma aparição divina e gloriosa que contemplou (cf. Ez 1,1s; 10,2s), e a descreveu plena de mistérios inefáveis. Viu, de fato, na planície, um carro de querubins, quatro eram os viventes espirituais, dos quais, cada um tinha quatro faces: a primeira era de leão, a segunda de águia, a terceira de touro e a quarta de homem. Cada face era provista de asas, de modo que não se distinguiam nem a parte anterior, nem a posterior. O seu dorso era coberto de olhos, e também o seu ventre, e não havia neles nenhum lugar que não estivesse cheio de olhos, e ao lado de cada face, existiam rodas, encaixadas umas nas outras; e, nas roda, havia um espírito. E viu uma aparência de homem sentado sobre elas; o escapelo de seus pés tinha a aparência de uma safira. O carro levava o querubim, e os seres vivos levavam o Senhor-Condutor que os conduzia. Onde quer que andasse, era sempre na direção de um dos rostos. E viu sob o querubim como que uma mão de homem, que o sustentava e o carregava.

O que o profeta percebeu como real era verdadeiro e indubitável. Todavia, a visão deixava entrever uma outra realidade e figurava uma coisa misteriosa e divina, um mistério escondido, na verdade, por séculos e gerações (Cf. Col 1,26), mas que tornou-se visível nos últimos tempos (Cf. 1Pd 1,20) através da manifestação de Cristo. O profeta, de fato, contemplou o mistério da alma que recebe o Senhor e se torna o trono de sua Glória ( cf. Mt 19,28; 25,31) [3].
Para Macário, os quatro seres vivos que levavam o carro eram a figura das faculdades que regem a alma. De fato, como a águia reina sobre as aves, o leão sobre os animais selvagens, o touro sobre os animais domésticos e o homem, sobre a criação, assim acontece com as potências da alma, que reinam sobre as outras. Trata-se da vontade, da consciência (moral), do intelecto e da faculdade de amar. Elas dirigem o carro da alma, e nele, Deus repousa. (…)

“Que na verdade estes quatro animais alados simbolizam os quatro santos evangelistas, é o que demonstra o próprio início de cada um destes livros dos evangelhos. Mateus é corretamente simbolizado pelo homem porque ele inicia com a geração humana; Marcos é corretamente simbolizado pelo leão, porque inicia com o clamor no deserto; Lucas é bem simbolizado pelo bezerro, porque começa com o sacrifício; João é simbolizado adequadamente pela águia, porque começa com a divindade do Verbo, dizendo: ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus’ (Jo 1, 1), e assim tem em vista a substância divina, fixando o olhar no sol à maneira de uma águia.”

O fundamento desses ícones é bíblico. O livro do Apocalipse de São João, por exemplo, traz a visão de quatro seres viventes que rendiam glória a Deus:

“O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno voo. (...) Não cessavam de clamar dia e noite: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar.”
“Mas, (...), estes animais simbolizam os quatro evangelistas e ao mesmo tempo, através deles, todos as pessoas perfeitas. Falta-nos então demonstrar como cada um dos eleitos se encontram nesta visão dos animais.”

“De fato, cada pessoa eleita e perfeita no caminho de Deus é seja homem, seja bezerro, seja leão, seja águia. De fato o homem é um animal racional. O bezerro é o que se costuma oferecer em sacrifício. O leão é a mais forte das feras, como está escrito: ‘O leão, o mais bravo dos animais, que não recua diante de nada’ (Pr 30, 30). A águia voa para as alturas, e sem piscar dirige seus olhos aos raios do sol. Assim, todo o que é perfeito na inteligência é homem. E quando mortifica a si mesmo e a concupiscência deste mundo é bezerro. É leão porque, por sua própria e espontânea mortificação, tem a fortaleza da segurança contra todas adversidades, como está escrito: ‘O justo sente-se seguro e sem medo como um leão’ (Pr 28, 1). É águia porque contempla de forma sublime as coisas celestes e eternas. Sendo assim, qualquer justo é verdadeiramente constituído homem pela razão, bezerro pelo sacrifício de sua mortificação, leão pela segurança da fortaleza, águia pela contemplação. Assim, através destes santos animais, se pode simbolizar cada um dos perfeitos.” [5]
Com o passar do tempo a tradição cristã conferiu aos evangelistas o simbolismo desses quatro animais.

São Jerônimo, tradutor da Bíblia do Hebraico para o Latim viu neste simbolismo com clareza, o indicativo dos quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).

Explicação dos quatro símbolos:

O Primeiro Evangelho segundo a ordem do Novo Testamento (de maior divulgação) é Mateus e tem como o símbolo: Um homem alado (com asas).
De fato Mateus inicia seu evangelho com a genealogia de Jesus, isto é, com o nascimento humano de Cristo (Mt 1,1). Mateus quer conferir a linhagem hebreia para Jesus dinate da comunidade nascente de hebreus-cristãos de Jerusalém

O Segundo Evangelho que temos é o de Marcos tendo como o símbolo: Um leão alado (com asas). Isto em consideração que Marcos inicia o evangelho com a pregação de João Batista no deserto. O deserto é o lugar dos leões e o Messias esperado viria da tribo considerada como o Leão de Judá, com força e poder para defender Israel no confronto com as outras nações. (cf Mc 1,1-8).
O Terceiro Evangelho de Lucas traz como símbolo um touro alado (com asas), Tudo começa no Templo de Jerusalém, lugar dos sacrifício dos bois e carneiros. É anunciado o nascimento de João Batista no templo, onde os touros eram oferecidos em sacrifício ao Senhor. (cf Lc 1,8-23). João o precursor que anuncia a chegada do messias o salvador.

O Quarto Evangelho, o mais recente na ordem cronológica de redação tem como símbolo a águia. Este é um evangelho espiritual, usa termos difíceis de compreensão usa uma linguagem que vai aos céus, por exemplo, vida eterna, verdade, amor, Espírito, nascer pelo Espírito, água viva, etc.. que voa para o alto, porque nele o Espírito Santo fala de forma mais vigorosa e contundente, porque ele paira nas regiões sublimes e elevadas da consciência assim como a águia que vive nas alturas. (cf Jo 1,1-18).

Ainda poderás encontrar outras passagens que falam deste simbolismo, o livro do Apocalipse, no capítulo 4,6 fala dos quatro seres vivos. E uma descrição destes quatro animais. Esta imagem João busca no livro de Ezequiel 1,5-21, já comentado acima.

Limitei-me a transcrever e a enviar-lhe, com um abraço de muita amizade, com votos de bem-estar para si e toda a sua Família.

E. M.
Enviado por Alves Ribeiro

Morreu Eugénio Barreiros, músico da banda Jáfu’mega

O teclista e vocalista tinha 60 anos.
Eugénio Barreiros morreu aos 60 anos, confirmou a TSF esta manhã. O portuense, nascido a 5 de fevereiro de 1959, foi integrante da banda Jáfu'mega e também dos Mini Pop.

O mais velho de três irmãos, veio a formar justamente com Pedro e Mário Barreiros o grupo Mini Pop, responsável por lançar cinco singles e um EP durante a década de 1970. Eugénio Barreiros era então teclista, mas também vocalista.

A banda familiar foi uma das participantes pioneiras do Vilar de Mouros, na edição de 1971. Chegou mesmo a participar no Festival da Canção, dois anos depois, com a canção "Menina de Luto".

Os Jáfu'mega nasceram da junção com José Nogueira, Álvaro Marques, Luís Portugal e os irmãos Barreiros. "Nó Cego", "Kasbah", "Latin America" ou "Ribeira" são alguns dos êxitos que marcaram a carreira do grupo.

 TSF

“À Descoberta dos Cogumelos” no concelho de Cantanhede

“À Descoberta dos Cogumelos” é o objetivo do passeio micológico a realizar no próximo sábado, 18 de Janeiro, no território da União de Freguesias de Portunhos e Outil, concretamente na zona envolvente ao lugar da Pena.
Com início agendado para as 09:00 horas, a iniciativa é organizada no âmbito de uma parceira do Município de Cantanhede – através do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor –, com a Organização Florestal Atlantis (OFA), a empresa Fungiperfect e o Centro Cultural e Recreativo da Pena.
As inscrições podem ser formalizadas por contacto telefónico (926141000) ou por email (geral@ofatlantis.org) numa de duas opções: por 18 euros, com direito a pequeno almoço, almoço e lanche, além de um brinde; e por cinco euros, o que inclui apenas o brinde e o pequeno almoço. Os intervenientes em qualquer destas modalidades de participação terão a oportunidade de assistir a dois workshops, um sobre o cultivo de cogumelos, outro sobre produção de vinhos e licores.
A orientação do passeio micológico estará a cargo de Ricardo Torres, especialista que dará enquadramento ao processo de descoberta dos cogumelos existentes na zona e à identificação, colheita e degustação das espécies silvestres, por vezes desconhecidas.
O objetivo é incentivar as boas práticas coletoras dessas espécies e estimular o seu consumo, bem como alertar os participantes para os cuidados a ter na sua identificação, de modo a promover o equilíbrio e a integridade dos ecossistemas, bem como a proteção e o respeito pelo meio ambiente.



Música e teatro nas comemorações do 18 de Janeiro de 1934 no Teatro Stephens

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A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, evoca o 86º aniversário da revolta operária do 18 de Janeiro de 1934 no próximo fim-de-semana, com um concerto dos Black Mamba, que já se encontra esgotado, e com a peça de teatro infantil “A Bela e o Monstro”.

A programação para janeiro do Teatro Stephens é a seguinte:

17 de janeiro . sexta. 21h30
THE BLACK MAMBA Good Times Tour . ESGOTADO
Sinopse |
Quase a completar 10 anos de carreira, The Black Mamba apresentam a Good Times Tour: uma série de concertos exclusivos, apenas em teatros entre Novembro de 2019 e Fevereiro de 2020, em que a banda revive os seus primeiros tempos.
Nesta tour, que começa logo após o regresso dos The Black Mamba aos Coliseus de Lisboa e Porto em Outubro, a banda irá, tal como no início, apresentar-se em trio e focar-se nos temas que compunham o alinhamento dos seus primeiros concertos, com originais e versões que interpretavam habitualmente na altura da sua formação.
Um autêntico (e imperdível) regresso às origens!
Duração: Aprox. 60m
Classificação Etária | M6
Preço | 10€

18 de janeiro . sábado . 16h00
“A BELA E O MONSTRO” pelo TEATRESCO Grupo de Teatro de Vieira de Leiria
Conto tradicional
Adaptação e encenação: Pedro Wilson
Para todas as idades
Sinopse |
Três irmãs entram em disputa para conseguir os favores do pai e um marido bonito e rico.
Cada uma das irmãs tem as suas qualidades e os seus defeitos. O que irá vencer? A vaidade, a bondade a força...? Qual será o prémio?
Classificação Etária | M6
Preço | 3€

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


Cantanhede ganha nova via estruturante com a ligação do recinto da feira à Rua dos Bombeiros Voluntários



Está em curso nesta altura a execução de uma nova rua entre o recinto da Feira Quinzenal e a Rua dos Bombeiros Voluntários, em Cantanhede. Adjudicada pela Câmara Municipal por 416.997 euros, a empreitada destina-se a dotar a cidade de uma via considerada estruturante, sobretudo pelos benefícios expetáveis ao nível da acessibilidade à zona onde pontificam vários equipamentos coletivos que geram diariamente um apreciável fluxo rodoviário, designadamente o Parque Verde de S. Mateus, o Centro Social e Paroquial de S. Pedro, a Biblioteca Municipal, o quartel dos Bombeiros Voluntários e as instalações da GNR – Guarda Nacional Republicana. 

É precisamente aí que o arruamento em construção irá entroncar numa rotunda concebida para disciplinar a circulação viária na confluência com a Rua dos Bombeiros Voluntários – a principal entrada de Cantanhede – e a Rua Dr. Lino Cardoso, garantindo assim também maior fluidez ao trânsito que se dirige para o Centro Escolar, a Escola Secundária e a Escola EB 2,3 Marquês de Marialva. 

A nova rua é ainda considerada estruturante do pondo de vista urbanístico, uma vez que reequilibra a rede de acessos das áreas residenciais localizadas na zona de expansão norte da cidade, como de resto está previsto no respetivo plano de urbanização. O traçado estende-se ao longo do limite nascente do Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, atravessando toda área das tasquinhas da Expofacic, o que obrigou a que tivesse sido acautelada uma solução que permite instalar os stands destinados à gastronomia regional durante a realização do evento. Desse modo, garante-se a circulação rodoviária durante o ano, ficando a faixa de rodagem condicionada a uso pedonal durante o certame, pelo que os passeios terão a mesma cota e ficarão separados por balizas verticais amovíveis, além de que, do lado poente, passará também a ciclovia em construção na cidade. Ao nível das infraestruturas, está ainda prevista a execução de sistemas de abastecimento de água e de saneamento, bem como de uma rede elétrica subterrânea para ligação da iluminação pública. 

Com uma extensão de cerca de 250 metros lineares, a via ficará com um perfil transversal de 9 m e o pavimento será em tapete betuminoso, tal como os passeios, que ficarão delimitados ao mesmo nível da faixa de rodagem; já junto ao estacionamento do cemitério serão em pavê retangular, enquanto nas imediações do edifício da GNR será dada continuidade à calçadinha de vidraço e à zona verde, 

Por outro lado, a empreitada em execução contempla trabalhos de alguma complexidade ao nível da rede de águas pluviais, nomeadamente a instalação de um coletor dimensionado para dar resposta aos caudais de dois grandes coletores que confluem naquela zona, um proveniente da "caixa de água" situada na parte posterior do Quartel dos Bombeiros Voluntários, outro que provém da zona nordeste da cidade, desde a Avenida do Brasil. A solução adotada afigurou-se incontornável face à circunstância de atualmente não haver qualquer sistema de drenagem e águas pluviais na Rua dos Bombeiros Voluntários, entre o tribunal e a rotunda Marquês de Marialva, sendo superficial o seu escoamento nesse troço, o que, conjugado com o previsível aumento dos caudais provenientes das novas áreas impermeabilizadas, implicou a construção de um coletor pluvial que está a ser implantado sob o novo arruamento, que no caso é uma galeria com secção de 1,20 m por 0,80 m.

Zona Norte | CENTRO CULTURAL E RECREATIVO DE S. MARTINHO PROMOVEU FESTA DO 30º ANIVERSÁRIO


O Centro Cultural e Recreativo de S. Martinho, importante colectividade paivense que milita na 2ª Divisão Norte da Associação de Futebol de Aveiro, promoveu no passado fim de semana, um jantar comemorativo dos seu 30º aniversário, onde juntou dirigentes, associados, atletas e simpatizantes, e onde marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, o presidente da Junta de Freguesia, Francisco Silva, e o pároco local Fernando Sérgio.

A jornada festiva traduziu-se num momento especial de confraternização entre todos, e uma oportunidade para enaltecer os actuais dirigentes pelo trabalho realizado, bem como lembrar todos aqueles que já passaram pelos elencos directivos desta popular agremiação desportiva paivense, inclusive homenagear os sócios fundadores, recordando aqueles que, entretanto, já faleceram

Recorde-se que, para além da equipa sénior, o CCR de S. Martinho está filiado na AF de Aveiro e integra também escalões de formação, nomeadamente equipas de Benjamins, Infantis B e Iniciados, que potenciam uma oportunidade desportiva aos jovens desta freguesia de Castelo de Paiva que, desde Junho de 2001, passaram a dispor do Campo de Jogos Manuel Emílio dos Santos para a prática do futebol, contando também com as instalações do Pavilhão Gimnodesportivo da Cruz da Agra.

Os destinos do clube, fundado em Janeiro de 1990, estão sob a responsabilidade de Fernando Vieira, que se congratula pelo trabalho que tem sido realizado ao longo de três décadas de intensa actividade em prol do desporto na freguesia, nomeadamente o futebol, modalidade principal que congrega mais atenção, atendendo ao numero de praticantes, mais de 80 atletas distribuídos pelos diversos escalões existentes.

Quer o autarca local, quer o presidente Gonçalo Rocha destacaram a importância da prática desportiva no seio da comunidade, com o edil paivense a congratular-se com esta efeméride e a evidenciar o mérito dos dirigentes que tem aguentado esta responsabilidade, trabalhando com forte dedicação e empenhamento para que o clube resista às dificuldades e continue a ser uma referência no associativo paivenses, possibilitando que tantos jovens tenham oportunidade de praticar desporto.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal lembrou que, mais importante do que espírito competitivo, é o espírito de confraternização que se evidencia e a saudável convivência entre todos, desejando os melhores sucessos para todos os atletas e dirigentes, aproveitando para reafirmar a vontade do seu Executivo Camarário em proceder a obras de beneficiação do parque de jogos, nomeadamente a aplicação de piso sintético, assim que haja oportunidade e possibilidade financeira. 

Carlos Oliveira

CEARTE recebe especialistas Europeus do CRAFTS 3.0 – plataforma de formação à distância no artesanato

Decorreu na sede do CEARTE em Coimbra a reunião de trabalho dos 7 países Europeus que integram a parceria do “CRAFTS 3.0 - Supporting the transition of handicraft teachers and trainers to the Digital Age.
Neste projeto, o CEARTE, juntamente com outras 6 entidades de referência no artesanato e na formação em e-learning na Europa, está a desenvolver uma plataforma com módulos de formação à distância especificamente direcionados para o sector do artesanato.
Trata-se de um projeto pioneiro pois, em toda a Europa a transmissão do saber-fazer no sector do artesanato assenta na aprendizagem de mestre artesão para aprendiz ou, mias recentemente, na formação profissional organizada e certificada em centros de formação, complementada com formação em contexto de trabalho em empresas/ateliers do sector.
A plataforma, juntamente com um currículo europeu ECVET sobre competências TIC para formação em artesanato e complementada com um inovador APPs de aprendizagem suportada em telemóveis projetado para treinar formadores de artesanato, vai permitir alargar significativamente a oferta de formação em artesanato, possibilitando aos profissionais, em qualquer lugar, ter acesso gratuito à formação, coisa que hoje não acontece pois para a formação é necessário constituir grupo de 15 pessoas, obrigando as mesmas a deslocarem-se.
Este projeto constitui, pois, uma mais valia significativa no futuro da formação em artesanato, permitindo que os processos de aprendizagem se desenvolvam tanto nos espaços físicos de formação, como em ambientes à distância através de recursos tecnológicos sofisticados, como ainda nos contextos reias de trabalho.
Integram o projeto a FOACAL - Federación de Organizaciones Artesanas de Castilla y León – Espanha, o INFODEF - Instituto para el fomento del desarrollo y la formación S.L – Espanha RINOVA LIMITED – Inglaterra, a Danmar Computers sp z o.o. – Polónia, o DIMITRA EKPAIDITIKI SIMVILITIKI AE – Grécia a FUNDATIA TRANSILVANIA TRUST – Roméniae a INNOQUALITY SYSTEMS LIMITED – Irlanda.