terça-feira, 7 de novembro de 2017

Resultados Concursos Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras e Festival do Vinho 2017


Decorreu no passado sábado, 4 de novembro, no Ô Hotel Golf Mar, a cerimónia de entrega de prémios dos concursos realizados no âmbito do Festival do Pastel de Feijão e do Festival do Vinho de Torres Vedras. Integrados na edição 2017 das Festas da Cidade, estes concursos distinguiram a Casa Benjamin, que venceu o concurso A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras, com a sobremesa “Benjamim Pé de Feijão”; e Carmitas, marca vencedora do Pastel de Feijão de Torres vedras 2017. No campo dos vinhos, “Alma Vitis 2016. Vinho DOP Torres Vedras”, da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, foi o vinho branco vencedor e “Velhos Tempos. Reserva 2015. Vinho Regional de Lisboa”, da Adega Cooperativa da Carvoeira o vinho tinto premiado.

O Festival do Pastel de Feijão de Torres Vedras foi composto, além da mostra e venda de pastéis, pelo concurso A minha sobremesa tem Pastel de Feijão de Torres Vedras, cuja prova teve lugar no dia 1 de novembro e que contou com sete participações no total. O júri foi composto pelos Chefs Jorge Ferreira, Patrick Mignot e Rui Fernandes. Maria Madalena Valente recebeu o prémio entregue, como já referido, à Casa Benjamim. Já a prova cega dos pastéis de feijão realizou-se no dia 24 de outubro, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Região Oeste (ACIRO), e nela estiveram representadas 13 marcas. A orientação técnica esteve a cargo da Eng.ª Ana Soeiro da Associação Qualifica/OrigIN Portugal e o júri foi composto por 8 elementos. José Miguel Esteves, representante da marca Carmitas, recebeu o troféu doPastel de Feijão de Torres Vedras 2017 das mãos do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

No que concerne ao Festival do Vinho de Torres Vedras, as provas cegas dos vinhos, brancos e tintos, teve lugar no dia 26 de outubro, sob a orientação técnica do Eng. Pedro Clímaco do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e contou com um painel de oito provadores.

Na prova cega de vinho branco estiveram cinco vinhos a concurso e na prova cega de vinho tinto estiveram presentes nove. Saíram vencedores “Alma Vitis 2016. Vinho DOP Torres Vedras”, prémio recebido por Luís Santos, presidente da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa; e no campo do vinho tinto “Velhos Tempos. Reserva 2015. Vinho Regional de Lisboa”, prémio recebido por Hélder Antunes da Adega Cooperativa da Carvoeira.

De salientar que tanto os pastéis de feijão da marca Carmitas, como os vinhos branco e tinto vencedores integrarão as ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras em 2018, uma forma que o município tem de incentivar a inovação, bem como promover os produtos locais de qualidade comprovada.

As cerca de 70 pessoas presentes na cerimónia tiveram ainda a possibilidade de assistir à exibição de vídeos que testemunharam o processo de confeção dos pastéis de feijão de Torres Vedras, assim como a realização das provas cegas do pastel de feijão e dos vinhos.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras encerrou a sessão congratulando todos os vencedores e agradecendo, ainda, a todos aqueles que participaram e tornaram possível a realização destes concursos que se referem a “produtos nossos, produtos torrienses”. Carlos Bernardes salientou ainda a importância de existirem 19 empresas produtoras de pastel de feijão no território, o que constitui um estímulo à economia local por um produto que é embaixador de Torres Vedras. Assegurou, neste âmbito, que a Câmara Municipal de Torres Vedras está a trabalhar no sentido de classificar o pastel de feijão como um produto regional (produto IGP – Indicação Geográfica Protegida).

Em relação aos vinhos, Carlos Bernardes relevou o trabalho desenvolvido pelos 22 produtores de vinho do concelho, salientou a importância da vinha e do vinho no nosso território e a forma como o vinho tem alavancado a economia local. Terminou realçando a necessidade da diversificação do produto e dos produtores alcançarem novos mercados. Fez ainda um apelo para que todos os presentes que trabalham na área do vinho deem o seu contributo positivo para conseguirmos, todos juntos, fazer de Torres Vedras a Cidade Europeia do Vinho 2018.

Informação sempre atualizada em www.cm-tvedras.pt e www.torresvedrasemfesta.com

Câmara Municipal de Torres Vedras



Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

O Brasil tem solução?

Péricles Capanema
Brasil política
Em relação ao Brasil, a sensação generalizada é de barco à deriva. Em alto mar, ondas revoltas, sem curso faz tempo, vaga o navio com o leme entortado. E pior, arrisca ficar nesse balanço, desgovernado, por muito tempo. Assim está a Venezuela, tão querida do PT, torturada pela esquerda anos sem fim.

O que virá após a abertura das urnas em 7 de outubro de 2018? Teremos Câmara nova (513 deputados), Senado renovado em dois terços (54 senadores), 27 governadores novos e um presidente da república novo (para os últimos dois cargos, talvez segundo turno em 28 de outubro). Norte? O temor é o desnorte.
Vejamos o pior cenário. Já se fala em Brazuela, abismo em que rolaríamos caso Lula ou um preposto, apoiado seu, abiscoite as eleições em 2018, acompanhado por bancadas expressivas na Câmara e no Senado. De momento não parece absurda a hipótese. Segundo a última pesquisa Datafolha indica Lula ganhando. Venceria Bolsonaro (47% a 33%), Marina (44% a 36%), Alckmin (46% a 32%), Dória (48% a 32%). Em uma das simulações do Datafolha para o primeiro turno, teríamos Lula (36%), Bolsonaro (16%), Marina (14%), Dória (8%), Álvaro Dias (4%), Meirelles (2%), Amoêdo (1%), Brancos/Nulos/Nenhum (16%). Em sentido contrário, para completar o quadro, as principais rejeições: Lula (42%), Bolsonaro (33%), Marina (26%), Dória (26%), Meirelles (25%).
Em geral se considera, um candidato com mais de 40% de rejeição dificilmente leva no segundo turno. Outro ponto, começam a circular com certa estabilidade dados de tímida recuperação econômica. Se o fato continuar até as eleições, diminuirá o voto protesto, que de momento na maioria dos casos vai para Lula.
Curto, enorme indefinição, cenário propício para surpresas em geral ruins. Uma delas: Eunício Oliveira, presidente do Senado, prócer do PMDB, empresário rico, declarou há pouco: “Se não houver um entendimento nacional, se não houver uma aliança local que me obrigue diferente, eu sou eleitor do Lula.”
Lula pode ser condenado em segunda instância pelo TRF-4. Condenado por órgão colegiado, comanda a Lei da Ficha Limpa, ele vira ficha-suja, inabilitado para disputar eleições. Melhorando, representa a interpretação mais generalizada. Existem pareceres em contrário. A opinião mais comum, se o caso for julgado pelo TRF-4 antes da eleição e Lula condenado, o ex-presidente terá negado o registro da candidatura.
Se o TRF-4 julgar o caso após 15 de agosto (último dia para o registro de candidaturas), Lula, se condenado, tanto pode ter o registro negado ou concorrer sub judice. Se abocanhar a eleição, correrá o risco de não ser diplomado. Ocorrendo condenação após diplomação (meados de dezembro), o diploma pode ser declarado nulo.
Contudo, a Constituição determina suspensão do processo para o caso do Presidente da República. Chega. Não vou atormentar mais os leitores com desenlaces legais possíveis, dependentes de sentenças dos tribunais. Uma coisa é certa, o cipoal jurídico aumenta o atordoamento no público.
Pretenderia nestas linhas mostrar a trágica falta de rumos da nação, passo inicial de qualquer solução. Para tentar encontrar saída útil faz falta a ideia clara da desorientação geral na brenha de balbucios, palpites, chutes, superficialidades e precipitações. É como acender lamparina na escuridão.
Adiante no mesmo trilho. Faça um teste. Junte quatro amigos ou mais e, de chofre, lhes pergunte o que acham da situação do Brasil. Na barafunda, aparecerão as mais desparafusadas opiniões. A seguir, indague deles a solução. Se alguém tirar plano da cachola, o mais provável é que todos os outros o julguem despropositado.
Mais um pouco de prosa no mesmo assunto e os participantes, antes confusos, sentir-se-ão zonzos. Então o normal será a mudança de tema (fuga). A conversa deslizará para o deboche, futebol, piadas, sei lá mais o quê; ou despencará em pântano depressivo. Essa confabulação é imagem do Brasil. O mais grave de imediato é a espantosa confusão nas cabeças. Desse mato não sai coelho (coisa boa), podem sair cobras, lagartos, lobos.
Antes, cena imaginada; agora, fato de importância. O “Estado de S. Paulo” noticiou que empresários de peso estavam se articulando para influenciar as eleições de 2018. Pretenderiam pôr de pé o movimento Renova Brasil. Por enquanto, são jantares, encontros, grupos no WhatsApp, artigos, promessas de financiamento. Um desses empresários, que quis o nome preservado, declarou à reportagem: “A gente fala, fala, fala. E tem hora que desanima porque não sabe o que fazer”. Fala, fala, fala, a desorientação. E não sabe o que fazer: são os sem-rumo. Como o Brasil todo. Mesmo sem saber o que fazer, continuam, já é alguma coisa: “Mas estamos buscando uma solução”. Infelizmente não se encontra solução profícua sem saber o que fazer.
Entre os empresários que estão se movimentando se destaca o apresentador Luciano Huck; virou presidenciável. Chamo a atenção, um de seus quadros mais populares nos programas de televisão é a ajuda a pessoas que precisam. Retenham isso, o homem tem dó dos pobres.
Pesquisa recente com a pergunta “Quem é o que mais vai defender os pobres?” deu a seguinte resposta: Lula (29,8%), Luciano Huck (12,0%), Bolsonaro (7,1%), Marina (6,7%), Geraldo Alckmin (0,80%). O tucano, e outros tucanos como ele, saíram-se muito mal. Claro, a pesquisa fortaleceu as chances de Luciano Huck. Anotem, ponto a ter sempre em vista em qualquer busca de solução para o Brasil.
Em 28 de julho último publiquei artigo intitulado “Compaixão cruel” em que dizia:
“Ao longo dos anos, com altos e baixos, foi comum a votação petista estar em torno dos 30%. As porcentagens parecem indicar, a crise de corrupção e desgoverno dos governos Lula e Dilma não erodiu grave e estavelmente a base social sobre a qual, historicamente, apoia-se o PT. [...] Existem raízes fundas em dois ingredientes dessa base de apoio. Parte dela é composta dos mitomaníacos da igualdade. Por ódio à desigualdade, preferem todos pobres, miseráveis mesmo, desde que não desiguais. Apoiam os irmãos Castro em Cuba e Nicolás Maduro na Venezuela. Apoiariam Stalin e Mao. E votam PT no Brasil.
O outro ingrediente vota PT por que julga que o partido, ainda que lotado de ladrões e incompetentes, tem pena dos pobres, trabalha para eles. Pessoas de bom coração sofrem com o sofrimento dos pobres e só por isso o PT merece o voto. Não é indiferente à sorte deles. Tal compaixão, na prática crueldade social grave, favorece a manutenção de regimes que são flagelo para os pobres.”
Volto à estrada e martelo. Ter pena dos pobres no Brasil, real ou ficta, é gigantesco trunfo eleitoral. No contrário, fustigar candidato como adversário dos pobres dá votos. Se Luciano Huck for o candidato anti-Lula, podem esperar, virão ataques de que ele não se preocupa com pobres, só é amigo dos ricos e vai enriquecer ainda mais os grupos econômicos.
Pergunto: é solução? Ou, pelo menos, representa passo no caminho da solução? Prematura a resposta. Se a candidatura se consolidar, vai depender do programa. O apresentador publicou artigo na “Folha de S. Paulo”, generalidades vistas com simpatia pelo público, soou como começo de jogo. Quer na política ética, compromisso, altruísmo. Quem os tiver será bem-vindo: A renovação política passa por eles, não importa se de esquerda, direita, centro. Tanto faz”.
Tanto faz nada. Preocupa. Importa muito ser de centro, direita ou esquerda. Pode ter um programa estatista, libertário, favorecedor do comunismo, mas se não puser dinheiro público no bolso, tiver compromisso com o povo e não for egoísta, está bem? Stalin caberia dentro. O PSOL, à esquerda do PT, alardeia isso.
A exposição Queermuseum, propaganda até da zoofilia, e as cenas blasfemas do MASP, gravíssimas ofensas a Nossa Senhora, pela repercussão no Brasil inteiro, mostram que provavelmente os assuntos morais e religiosos influenciarão muito as eleições de 2018. A ideologia do gênero, ideologia xodó das esquerdas e das correntes libertárias, desperta reações fortíssimas no público, com potencial para abater candidaturas. Frente a tudo isso, qual a posição de Luciano Huck e dos outros candidatos? A seu tempo, precisarão se manifestar.
Hora de acabar. A solução de fundo supõe — haverá muita coisa mais —, fortalecimento da família. Maior influência da religião, moralidade pública geral. Na prática temos desagregação familiar, religião em queda e corrupção de alto a baixo. Nem falo aqui do recurso sério a Deus, único caminho que nos levaria a soluções realmente salvadoras.
E de imediato? Tudo indica, lamento, teremos forte componente populista nas eleições de 2018. Na esteira do populismo, virão programas esquerdistas, até de natureza extremada, rota péssima para o Brasil.
E a demagogia vai correr solta para fazê-los vitoriosos. Precisam ser denunciados e combatidos, claro. Já agora em esfera pessoal, reclamemos dos candidatos compromissos claros favorecedores da família, da moralidade, da livre iniciativa. Inexistindo, não terão o voto. Já é lamparina na escuridão, medida cautelar contra maiores desastres pós-2018.

VOCÊ QUER DESCANSAR?

João Antonio Pagliosa
Não obstante o cabedal de tecnologias, máquinas e aparatos eletrônicos que minimizam nossos esforços físicos, observa-se amiúde que o homem nunca esteve tão cansado, tão esgotado, quanto nos tempos atuais.
A maioria se lamenta com tanto stress e muitos precisam descansar,
pois vivem física e emocionalmente fragilizados. Todos estes que se lamentam estão vivendo uma vida errada!
E precisam repensar conceitos e filosofias de vida!
Para obter um descanso pleno, isto é, de corpo, alma e mente, só existe uma maneira: Aninhar-se nos braços do Senhor! Entregar-se ao criador de todas as coisas.
Isto é absolutamente verdadeiro. Não se engane!
Acha piegas? Bem, antes de achar engraçado é bom que você que me lê,
esteja avisado e prevenido contra os falsos profetas e os falsos homens de Deus que abundam por aí. Eles não são poucos...
A leitura do livro de Filipenses, escrita pelo apóstolo Paulo, (ex Saulo de Társis, implacável soldado romano que perseguia os seguidores de Cristo com sanha desmedida), mostra que ele é muito claro quando diz: "A sua maior vitória será aceitar Jesus Cristo. Tudo o mais é completa perda, e todos os seus valores são como esterco se comparado com ganhar a Cristo, e compreender o poder de sua ressurreição."
Sei que isso é incompreensível para muitos...
E Paulo sofreu agruras terríveis em seu ministério apostólico. Ele sofreu dificuldades extremas por abraçar a causa de Cristo, que outrora queria eliminar da face da terra pois considerava os crentes em Jesus, um bando de loucos.
Lá na prisão, Paulo louvava a Deus com cânticos, nas frias madrugadas... Apanhando dos soldados romanos, ele agradecia a Deus a graça de poder servi-lo. Sempre grato... Sempre feliz!
Prezado leitor, não olvide que é necessário que todos passemos por sofrimentos, simplesmente porque o paraíso não é aqui... Todavia, nas aflições e nas vicissitudes, nas dores e nas angústias, precisamos bendizer ao Senhor... Os sábios bendizem ao Senhor em qualquer circunstância.
Entendo como prudente, ler e meditar sobre o Evangelho de Lucas, capítulo 23, versículos 1 a 25. Na leitura você verá que Jesus, um homem que só amou o seu semelhante ao longo dos 33 anos que viveu sobre a face da terra, é condenado a morte de cruz, por um povo que Ele sabia ser falso e pecador. E o homem Deus é preterido por um criminoso contumaz.... Barrabás foi liberto e Cristo foi crucificado por escolha do povo judeu, e pelo lavo minhas mãos de Pilatos. E Jesus não diz uma só palavra em sua defesa... E como cordeiro é imolado...
Imolado por cada um de nós.
Três dias depois da crucificação Jesus ressuscita... E permanece entre seus discípulos algumas semanas... E os livra de todas as suas
dúvidas...
É nos braços deste Deus que precisamos nos aninhar... É só Nele que encontraremos descanso pleno!

Gestos que Salvam! – Como avaliar o Estado de Consciência?

imagem do post do Gestos que Salvam! – Como avaliar o Estado de Consciência?
Os acidentes e as doenças súbitas acontecem quando menos se espera, sendo uma mais-valia estar preparado para atuar. É por isso importante saber abordar uma vítima e avaliar o seu estado de consciência.

Perante qualquer situação de emergência, antes de se aproximar da vítima, deve confirmar se existem condições de segurança no local, para si e para a vítima. Havendo condições de segurança, aproxime-se e verifique se a vítima responde.

Para tal, abane suavemente os ombros.
• Se a vítima responde significa que está consciente. Tente perceber o que se passou e se necessário ligue 112.
• Se a vítima não responde, considere que está desmaiada.
Caso a vítima não responda, precisa saber se ela respira. Para avaliar se uma vítima respira deve Ver se o tórax expande, Ouvira passagem de ar e Sentir a expiração na face.


Siga estes passos:
• Coloque uma mão na testa e dois dedos da outra mão no queixo da vítima, provocando uma ligeira extensão da cabeça. Este gesto melhora a passagem do ar para os pulmões.
• Coloque o seu ouvido perto da boca e nariz da vítima e olhe para o peito dela. Preste atenção a sons de respiração, se sente o ar da respiração no seu rosto e se observa os movimentos respiratórios do peito da vítima. Faça isto durante 10 segundos.


Se respira normalmente:
Se indicado, coloque a vítima em Posição Lateral de Segurança, avalie a situação e ligue 112.


Se não respira normalmente:
Ligue 112 e inicie manobras de Suporte Básico de Vida (reanimação).


A Emergência Médica começa em Si!
Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!

Faça a sua subscrição gratuita

Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

VANTAGENS NUTRICIONAIS DA CASTANHA

A castanha é um fruto tradicional do outono, e um alimento celebrado no Dia de São Martinho.
Maioritariamente constituída por hidratos de carbono, a castanha possui também quantidades apreciáveis de fibra, características que a tornam um interessante alimento no controlo do apetite e uma excelente fonte de energia isenta de glúten. É pobre em gordura e não contém colesterol, sendo por isso menos calórica quando comparada com os restantes frutos secos. Possui quantidades razoáveis de vitaminas, minerais e antioxidantes, em particular,  polifenóis. Dentro das vitaminas, destaca-se a vitamina C sendo que uma porção de castanhas (10 castanhas) com apenas 179 kcal  fornece metade da dose diária recomendada de vitamina C.
Em Portugal a variedade mais consumida é a castanha Europeia, existindo várias áreas geográficas onde se produz castanha de elevada qualidade, como a região de Serra da Padrela, Marvão-Portalegre, Trancoso e a Terra Fria Transmontana.  É um alimento muito versátil, em termos de confeção, pode comer-se cozida com erva doce, assada, como acompanhamento de pratos, na base de sopas ou na confeção de apetitosas sobremesas e bolos.
http://nutrimento.pt/dicas/vantagens-nutricionais-da-castanha/

1 COMENTÁRIO , 

  1. Informação muito útil e interessante! No entanto, gostaria de saber qual a base utilizada para calcular as kcal, se corresponde a castanhas assadas ou cruas e se inclui casca ou não e o peso da porção indicada. Na tabela de Composição de alimentos apenas consta castanha assada por 100g -211 kcal. Obrigada!
    SOFIA A 26/10/2015 ÀS 20:22
  2. Faça a sua subscrição gratuita
    Campanha para 1 milhão de visualizações.
    Consigo é possível!
    Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
    editorlitoralcentro@gmail.com

Doação e transplantação de órgãos

CHLN recebe primeiro dador de órgãos em paragem cardiocirculatória.
O Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN) recebeu o primeiro dador em paragem cardiocirculatória, o que permitiu proceder à colheita de dois rins e córneas, para posterior transplantação.
Este procedimento decorre de um projeto-piloto, iniciado em outubro de 2016, destinado a otimizar a doação de órgãos em dador falecido em paragem cardiocirculatória, no Centro Hospitalar de São João. O projeto, desenvolvido em estreita cooperação com o Instituto Nacional de Emergência Médica e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, permitiu verificar que, após um ano da sua implementação, os resultados obtidos superaram largamente as previsões iniciais.
Perante estes resultados, a implementação do projeto-piloto foi alargada ao CHLN e ao Centro Hospitalar Lisboa Central, em outubro de 2017, pelo período de um ano, após o qual devem ser avaliados os seus resultados, com vista à manutenção e integração deste tipo de colheita de órgãos na atividade destas unidades.
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Quer Ajudar a Evitar Incêndios? Este Trabalho Pode Ser Para Si

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas está à procura de vigilantes para aumentar o patrulhamento das florestas.
Depois de meses históricos pelas piores razões, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas quer melhorar a vigilância e por isso mesmo, está à procura de colaboradores.
Em Diário da República, os ministérios do Ambiente e Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural anunciou que procura 30 pessoas para desempenharem as funções de Vigilante da Natureza, que implicam a “vigilância, fiscalização e monitorização relativas ao ambiente e recursos naturais, nomeadamente no âmbito do domínio hídrico, do património natural e da conservação da natureza, competindo-lhes especialmente as ações definidas no n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 470/99, de 6 de novembro”.
O concurso estará aberto até dia 17 de novembro e podem concorrer os interessados que já estejam na função pública, ou não. Para saber mais sobre o concurso, consulte a comunicação do Diário da República.
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/economia/895585/quer-ajudar-a-evitar-incendios-este-trabalho-pode-ser-para-si?utm_medium=email&utm_source=emv&utm_campaign=economia

CHCB | Peso Saudável

Programa integrado de emagrecimento incute novos hábitos.
Decorre, desde o dia 26 de setembro, nova edição do programa «Peso Saudável», uma iniciativa do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), promovida pelo Serviço de Nutrição e Atividade Física, cujo início remonta ao ano de 2004,
Cada sessão do programa «Peso Saudável» tem a duração de três meses, sendo composta por consultas individuais de medicina, nutrição e psicologia, necessárias ao acompanhamento individual e personalizado de cada utente, mas também sessões de grupo, uma atividade em que os utentes recebem formação ao nível dos vários temas referentes ao processo de emagrecimento, tais como stress, planeamento alimentar, aprendizagem de controlo do processo de compra alimentar e gestão do tempo, entre outros. Acrescem a estas, sessões de atividade física que têm lugar no Complexo Desportivo da Covilhã, todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
«Conhecimento, motivação e psicologia comportamental» são os segredos para emagrecer que o médico José Luis Themudo Barata, Diretor do Serviço de Nutrição e Atividade Física e mentor do «Peso Saudável», o primeiro programa integrado de emagrecimento do país, professa e implementa neste plano de características inéditas em meio hospitalar, baseado essencialmente na chamada «medicina do estilo de vida».
Para além de incutir novos hábitos de alimentação e de atividade física, o programa pode também ter como terapia coadjuvante a intervenção psicológica e, caso se justifique, recorrer à cirurgia da obesidade (banda gástrica), para a qual existe protocolo com outras unidades de saúde. Ao longo de cada programa, o utente é acompanhado por uma equipa multidisciplinar, constituída por um médico, nutricionistas, um psicólogo e um professor de educação física, este último afeto ao Gabinete de Desporto da Câmara Municipal da Covilhã e cuja participação se deve a um protocolo de colaboração entre as duas instituições.
A edição em curso tem fim previsto para o dia 12 de dezembro, estando já abertas inscrições para a próxima edição, a iniciar na primeira semana de janeiro de 2018.

Para saber mais, consulte:

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Algarve | Cuidados paliativos

Algarve com cobertura integral de cuidados paliativos. 
A nova Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Algarve I – Central, que torna esta a primeira região do país com cobertura integral de equipas comunitárias nos cuidados de saúde primários, foi apresentada, no dia 30 de outubro de 2017, no âmbito das 4.ª Jornadas de Cuidados Paliativos do Algarve, que decorreram no auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, na unidade de Portimão.
Sob o lema internacional «Cuidados Paliativos Universais – Não deixar ninguém que sofre para trás», a iniciativa, organizada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, contou com a presença, entre outros, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e do Presidente do Conselho Diretivo da ARS, Paulo Morgado.
Na sua intervenção, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, enaltecendo o trabalho realizado por todos os profissionais de saúde que se dedicam à prestação de cuidados paliativos, destacou que esta é uma das prioridades do Governo. Sublinhou ainda que «é a primeira vez que o país tem um plano estratégico para esta área. A Rede de Cuidados Paliativos foi criada em 2012, mas depois nunca foi concretizada», realçando que, neste momento, existe uma forte aposta na formação, para a criação de equipas especializadas de cuidados paliativos em todos os agrupamentos de centros de saúde, até final de 2018.
Por sua vez, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve destacou o pioneirismo da região nesta área, com a criação, em 2007, da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos no Sotavento. Encontra-se já uma segunda equipa em atividade no Barlavento e, com a criação de uma equipa também no ACES Central, «passamos a ser a primeira região do país com cobertura integral de Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos em todos os ACES da região».
De referir que foi apresentado, na ocasião, o Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o biénio 2017/2018, pela Presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, Edna Gonçalves.
A saber
O Algarve foi pioneiro quando, em 2007, foi formada a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos no Sotavento algarvio, uma das primeiras do país a prestar cuidados no domicílio. A nível hospitalar, foi criada uma Unidade de Internamento em Cuidados Paliativos no Polo de Portimão e existem atualmente duas Equipas Intra-Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos, uma em cada unidade do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (Portimão e Faro).
Em maio de 2015, a ARS Algarve criou uma segunda Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos na área que abrange o Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento.
Desde 2013 que existe uma Consulta de Medicina Paliativa, única a nível nacional nos cuidados de saúde primários até à presente data, no Centro de Saúde de Tavira.
Desde setembro de 2017, a equipa do Sotavento oferece consultadoria em Cuidados Paliativos no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e a Estruturas Residenciais para Idosos. Em novembro de 2017, vai iniciar atividade a terceira Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da região, que irá abranger o ACES Algarve I – Central, sendo a primeira região do país com cobertura integral de equipas comunitárias nos três agrupamentos.

Para saber mais, consulte:

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Centros de Responsabilidade Integrados

Regulamento cria condições para a implementação no SNS.
Entra em vigor no dia 1 de novembro a Portaria n.º 330/2017 que define o modelo do regulamento interno dos serviços ou unidades funcionais das Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com a natureza de entidades públicas empresariais, dotadas de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial que se organizem em Centros de Responsabilidade Integrados (CRI).
De acordo com o diploma, publicado no dia 31 de outubro, o regulamento interno do CRI é aprovado por deliberação do conselho de administração da Unidade de Saúde, no ato de criação do CRI e de nomeação da respetiva equipa multidisciplinar.
Estão assim criadas as condições para a implementação dos CRI no Serviço Nacional de Saúde.
Centros de Responsabilidade Integrados
Os Centros de Responsabilidade Integrados são estruturas orgânicas de gestão intermédia, dependentes dos conselhos de administração das entidades públicas empresariais do SNS, que têm autonomia funcional e que um compromisso de desempenho assistencial e económico-financeiro que é negociado para um período de três anos.
Objetivos:
  • Assegurar o desenvolvimento das melhores práticas clínicas centradas nas necessidades dos utentes, adaptando a organização interna das entidades do SNS a formas contemporâneas de gestão eficiente;
  • Fomentar processos de governação clínica que contribuam para a melhoria continua da qualidade dos cuidados prestados no SNS;
  • Aumentar a acessibilidade e os tempos de resposta do SNS aos cidadãos;
  • Rentabilizar a capacidade instalada na rede pública do SNS;
  • Promover a autonomia, o envolvimento e a responsabilização dos profissionais na gestão dos recursos, incentivando-os a desenvolver, exclusivamente, a sua atividade no SNS;
  • Incrementar os níveis de produtividade e de satisfação dos profissionais do SNS, associando a atribuição de incentivos institucionais e financeiros ao desempenho efetivamente alcançado.

Dotados dos recursos humanos e materiais necessários ao exercício da sua atividade, prestando contas no que respeita aos resultados assistenciais alcançados e aos custos e aos proveitos associados, os CRI são geridos por um conselho de gestão que é constituído:
  • Pelo diretor (médico de reconhecido mérito, em regime de exclusividade de funções no SNS e que obrigatoriamente tenha formação e competência reconhecidas em gestão), que preside;
  • Por um administrador hospitalar ou outro profissional com experiência comprovada de gestão em saúde e;
  • Por outro profissional da equipa multidisciplinar, devendo ser um enfermeiro no caso dos serviços médicos e cirúrgicos.

Para saber mais, consulte:

Administração Central do Sistema de Saúde > Criação de Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) no SNS

Veja também:


Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Futuro da Saúde Pública em Portugal

Reforma da Saúde Pública em consulta até 15 de novembro. Participe!
Com vista a promover uma discussão abrangente da Reforma da Saúde Pública, com todos os seus atores, estão em consulta pública, até ao dia 15 de novembro de 2017, os seguintes documentos:
  • Capacitação dos Serviços de Saúde Pública;
  • Contratualização dos Serviços de Saúde Pública Locais;
  • Modelo de Implementação dos Estudos de Impacte na Saúde em Portugal;
  • Modelo de uma Rede de Serviços de Saúde Pública.

De acordo com a Comissão para a Reforma da Saúde Pública Nacional, criada pelo Despacho n.º 11232/2016, pretende-se a participação de todos os cidadãos, em especial dos destinatários destes documentos, aproximando assim decisores, profissionais e cidadãos/sociedade, conferindo a este processo maior transparência e credibilização.
O contributo de todos aqueles que fazem da Saúde Pública uma realidade em Portugal é imprescindível para o delinear de uma nova ambição para a Saúde Pública.
Não deixe de participar. O seu contributo é crucial para o «futuro da Saúde Pública em Portugal».

Consulte:

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Urgência do CHUC com horário alargado

Urgência dos Covões  a funcionar 7 dias por semana, das 9 às 22.
O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) justificou o alargamento do funcionamento das Urgências do Hospital Geral (Covões), integrado no CHUC, com a necessidade de descongestionar o polo dos Hospitais da Universidade.
Em conferência de imprensa, decorrida a 30 de outubro, Fernando Regateiro anunciou a extensão de funcionamento noturno das urgências do Hospital Geral das 20 para as 22 horas, nos dias de semana, e a abertura ao fim de semana, das 9 às 22 horas.
«Pretendemos melhorar o acesso e evitar a grande sobrecarga de procura que se verifica na urgência do polo central dos CHUC, ao mesmo tempo que damos valor ao Hospital Geral e às funções assistenciais que ali são desenvolvidas», afirmou o responsável.
De acordo com Fernando Regateiro, «é convicção [da administração] de que alargando o horário para além das 20 horas pode-se captar para aquela urgência muitos doentes, que serão tratados, provavelmente até, com menos tempo de espera».
Por outro lado, acrescentou, o alargamento do funcionamento daquele serviço visa também «desenvolver o equilíbrio de procura entre os dois polos de urgência para melhorar a assistência e para proteção do trabalho dos profissionais».
O encerramento noturno da urgência do Hospital Geral ocorreu há cinco anos.
O presidente do conselho de administração dos CHUC salientou que a urgência do Hospital Geral é polivalente e será reforçada com apoio neurológico.
A sua abertura sete dias por semana, das 9 às 22 horas, enquadra-se também na resposta aos planos de contingência das temperaturas extremas (gripe), que está a ser preparado por aquele centro hospitalar.
Fernando Regateiro adiantou ainda que está a ser desenvolvido um plano estratégico, que vai definir «muito bem uma missão coerente para o Hospital Geral, articulando os cuidados que lá se prestam, não misturando patamares uns com os outros, mas trabalhando essa oferta em articulação com as dos outros polos das diversas unidades do CHUC».
Ao fim de seis meses será reavaliada a extensão da urgência do Hospital Geral, para «se perceber se a resposta é adequada, se precisa de ser reforçada ou se precisa de ser focada noutra direção ou de outros apoios».
Fonte: Lusa
Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com

Médicos Internos da USF Plátano ganham Prémio de Melhor Comunicação Oral na área de Revisão de Tema, na 3ª edição do Encontro dos Médicos de Família do Algarve


Ângela Bento Pinto, Carla Ramos e Eduarda Pinheiro, médicas internas de medicina geral e familiar, a exercer funções na USF Plátano, Centro de Saúde de Portalegre, ganharam prémio de Melhor Comunicação Oral na área de Revisão de tema na 3ª Edição do Encontro dos Médicos de Família que decorreu nos dias 27 e 28 de Outubro em Vilamoura com o trabalho “Avaliação dos Batimentos cardio-fetais nos cuidados de saúde primários: qual a evidência?

O esquema de vigilância da gravidez de baixo risco nos Cuidados de Saúde Primários compreende um conjunto de consultas, exames e intervenções com o objetivo de avaliar o bem-estar materno e fetal assim como detetar precocemente situações desviantes do normal.

O estudo tinha como objetivo rever a evidência que existe sobre a avaliação dos batimentos cardio-fetais nas consultas de vigilância de saúde materna a nível dos Cuidados de Saúde Primários.

Dos 52 artigos identificados sobre a temática foram selecionados 7, dos quais 6 Normas de Orientação Clínica (NOC) e 1 Revisão Sistemática (RS).

Não existe nenhum estudo que avalie diretamente a importância de realizar a avaliação dos batimentos cardio-fetais nas consultas de vigilância duma gestação, no entanto parece existir alguma evidência que a avaliação dos batimentos cardio-fetais nas consultas de vigilância confirmam a viabilidade fetal e promovem o bem-estar materno.

ULSNA

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/
editorlitoralcentro@gmail.com