quarta-feira, 22 de abril de 2020

Ansião | 25 de Abril comemorado de forma simbólica


O Município de Ansião irá assinalar as comemorações do 25 de Abril de 1974 de forma simbólica e com recurso às novas tecnologias. 

O hastear da bandeira nos Paços do Concelho e o entoar do hino nacional serão presenciados apenas por membros representativos da Câmara e da Assembleia Municipal, garantindo o cumprimento das condições de segurança impostas pelo estado de emergência nacional, decorrente da pandemia pela Covid-19. 

Este momento, assim como mensagens alusivas à data, serão publicitados em vídeo nas plataformas digitais do município. 

Não sendo possível a concretização do espetáculo comemorativo “As Cores de Abril”, com a participação de artistas locais, que tinha inicialmente previsto, entendeu a autarquia evocar simbolicamente este marco assinalável na história e na identidade de Portugal e dos portugueses.

Proença-a-Nova | II BiodivSummit destaca a importância da água num debate online

O Município de Proença-a-Nova, o Centro Ciência Viva da Floresta e Bioamas – Associação para a Promoção da Biodiversidade, Rota das Aromáticas e Medicinais promovem, pelo segundo ano consecutivo, a realização da conferência BiodivSummit de hoje a um mês, a 22 de maio, como forma de assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade que se comemora nessa data. Com o tema “A água no mundo e o mundo da água. Que futuro?”, esta segunda edição será exclusivamente online, devido à pandemia da COVID-19 e ao seu impacto na realização de eventos.

Camião da Esperança vai estar em Vouzela


Camião da Esperança vai estar em Vouzela – Viseu Now – Portal de ...
O concelho de Vouzela vai receber na próxima sexta-feira, dia 24 de abril, entre as 9h30 e as 17h30, o Camião da Esperança, uma iniciativa inédita no combate à COVID-19, que tem como parceiros: a Galp, TVI, Rádio Comercial, KPMG, Unilabs, Mundipharma, Planetiers World Gathering e GlobalSport, entre outros. O apoio institucional e logístico será dado pelo Município de Vouzela, que conta com o apoio do Instituto Marista, Agrupamento de Escolas de Vouzela e Escola Profissional. 

Trata-se de uma solução logística de apoio ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que vai percorrer várias localidades do interior do país, facilitando o acesso da população às unidades de diagnóstico para o teste à COVID-19. É uma viatura totalmente equipada com instalações adequadas, material médico-cirúrgico e equipamento de proteção individual para todos os profissionais envolvidos. 

Camião da Esperança vai estar em Vouzela – Viseu Now – Portal de ...Os cidadãos da região, portadores de prescrição médica para a realização do teste à COVID-19, poderão deslocar-se ao Camião da Esperança, entre as 9h30 – 12h30 e as 14h30 – 17h30, e realizar, de imediato, o procedimento. 
A responsabilidade técnica da ação é assegurada pela Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, que articula com a Autoridade de Saúde a identificação de focos prioritários, procedimentos de rastreamento e atuação, sempre com o envolvimento dos responsáveis municipais. Os utentes que são identificados previamente pela ARS realizam os testes nas instalações do Camião da Esperança. 

Estacionado na Avenida João de Melo, junto às Piscinas Municipais, o Camião da Esperança está preparado para a realização de mais de 100 testes, com a perspetiva de divulgação de resultados em 48 horas. 

A equipa de profissionais, constituída por médicos, enfermeiros e admistrativos, está preparada para informar, cuidar e testar a população. 

Para agendar previamente a realização do teste, os utentes deverão contactar o número: 912.429.196. 

O Município de Vouzela apela a todos os cidadãos que pretendam deslocar-se ao Camião da Esperança que adotem as regras de distanciamento social e utilizem máscara. 

Temos que agir com consciência e responsabilidade! 

Por si, pelos seus, por todos... Colabore!


COVID-19: Proteção Civil distribui novos Equipamentos de Proteção Individual aos Bombeiros

Expresso | Bombeiros receberam “kits incompletos” para se ...
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realizou hoje, dia 22 de abril, pelas 16h00, a distribuição de um novo reforço de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a diversos Corpos de Bombeiros, para intervenção no combate à pandemia COVID-19.

A iniciativa decorreu no Comando Distrital de Operações (CDOS) de Lisboa e contou com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, do Presidente da ANEPC, Tenente-General Carlos Mourato Nunes, do Comandante Nacional, Brigadeiro-general Duarte da Costa, do Comandante Operacional Distrital de Lisboa, Carlos Mata, e do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.

No âmbito do combate à pandemia COVID-19, foram entregues hoje 58.000 Máscaras cirúrgicas, 80.000 Máscaras FFP2, 1.500 óculos de proteção, 400 Batas de proteção, 70.000 toucas, 1.000 luvas, 12.000 Cobre botas, 2.500 fatos integrais.

Note-se que este é o sexto reforço de equipamentos de proteção individual aos Corpos de Bombeiros, responsáveis por grande parte do transporte pré-hospitalar dos doentes suspeitos e confirmados.

Desde o início da situação pandémica por COVID-19, a ANEPC tem vindo a diligenciar no sentido de reforçar o quantitativo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os Corpos de Bombeiros. Nesse sentido, promoveu já a distribuição de um total 640.693 Equipamentos de Proteção Individual, entre os quais 146.560 Máscaras cirúrgicas, 130.450 Máscaras FFP2, 3.500 Fatos, 1.648 Batas, 15.520 Batas descartáveis, 155.132 Luvas, 77.400 Cobre Botas, 13.978 Óculos, 110.000 Toucas e de 2.025 viseiras reutilizáveis (doadas pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento – FLAD).

Este reforço resulta de um esforço concertado entre diferentes áreas do Governo e vai permitir a continuidade da ação dos CB nesta missão absolutamente prioritária de prevenção e combate ao COVID19.

Costa anuncia redução do IVA para máscaras e gel como propôs o PSD

Costa anuncia redução do IVA para máscaras e gel como propôs o PSD ...
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo irá aprovar uma redução da taxa do IVA para máscaras e gel desinfetante, tal como tinha sido proposto pelo líder do PSD, Rui Rio, na semana passada.
Questionado no debate quinzenal, pelo deputado do PSD Álvaro Almeida, como avaliou a proposta lançada por Rui Rio de reduzir de 23 para 6% a taxa de IVA destes produtos, o primeiro-ministro respondeu que, depois de o Governo ter estudado e avaliado que a Comissão Europeia "não levantaria problemas", decidiu avançar nesse sentido.
"Nós iremos adotar esta medida, se não no Conselho de Ministros desta semana, no da próxima semana quer sobre as máscaras quer sobre os materiais de desinfeção", anunciou.
O anúncio de Costa foi aplaudido por alguns deputados do PSD, entre os quais Rui Rio.
Lusa

Região Centro mantém coberturas elevadas de vacinação

Região Centro mantém coberturas elevadas de vacinação
O Departamento de Saúde Pública da ARSC acaba de divulgar os resultados a nível regional do Programa Nacional de Vacinação (PNV) relativo a 2019, concluindo-se que, de uma maneira geral, as coberturas vacinais, nas coortes avaliadas, são elevadas, com percentagens entre 98% e 99%, o que significa que a região Centro continua a manter uma cobertura de vacinação elevada.
No ano de 2019, e no âmbito das vacinas do PNV, foram administradas 270 322 vacinas nas unidades funcionais dos agrupamentos de centros de saúde da ARSC e nas unidades locais de saúde de Castelo Branco e Guarda.
De uma maneira geral, as coberturas vacinais na infância são elevadas. No âmbito da estratégia de vacinação do BCG, dirigida a grupos de risco, foram vacinadas 1996 crianças com idade inferior a 6 anos (idade recomendada), tendo o processo decorrido em 24 pontos de vacinação.
As atividades desenvolvidas, no ano passado, pelas unidades de saúde da região Centro permitiram alcançar resultados que só foram possíveis com a sensibilização e o envolvimento continuado de todos os profissionais de saúde que trabalham nesta área. Os resultados revelam terem sido atingindo os níveis necessários para conferir imunidade de grupo e para cumprir os objetivos dos programas prioritários de erradicação da poliomielite e de eliminação do sarampo e da rubéola, na componente da vacinação.

Apoios às empresas que aderiram ao ‘lay-off’ começam a ser pagos sexta-feira

Apoios às empresas que aderiram ao 'lay-off' começam a ser pagos ...
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que os apoios para as empresas que pediram até à primeira semana de abril para aderir ao 'lay-off' simplificado vão começar a ser pagos na sexta-feira, enquanto os restantes no início de maio.
"Relativamente à comparticipação do 'lay-off', o compromisso que está assumido e que iremos cumprir é que todos os pedidos entrados até ao final da primeira semana de abril serão pagos dia 24, dia 28 e dia 30 de abril e que os restantes, que entraram entretanto, serão pagos durante a primeira quinzena de maio", afirmou António Costa.
O primeiro-ministro respondia ao CDS-PP durante o debate quinzenal que decorre na Assembleia da República, em Lisboa.
Antes, o líder parlamentar do CDS, Telmo Correia, lembrou que o partido propôs "outro modelo em relação ao 'lay-off'.
"Nós defendemos também que o pagamento fosse feito de forma direta, até porque seria mais rápido fazer chegar o dinheiro às empresas, e muitas têm sido as queixas das empresas de que o dinheiro não chega", assinalou.
Na sua intervenção, o deputado centrista perguntou a Costa se estaria "em condições de dar uma garantia que efetivamente no dia 28 a comparticipação da Segurança Social chegará e as empresas não estarão numa situação complicada em relação à aplicação do regime de 'lay-off', uma vez que não foi seguida a sugestão do pagamento direto".
No dia 30 de março, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse que, quanto aos prazos de pagamento do apoio às empresas que aderirem ao 'lay-off' simplificado, foram criados "mecanismos de automatização dos processos para que o pagamento seja o mais rápido possível e permitindo que o controlo seja feito à posteriori".
"O que temos previsto é o pagamento ser feito no dia 28 de abril", adiantou na altura Ana Mendes Godinho.
As empresas que aderirem ao 'lay-off' podem suspender o contrato de trabalho ou reduzir o horário dos trabalhadores que, por sua vez, têm direito a receber dois terços da remuneração normal ilíquida, sendo 70% suportada pela Segurança Social e 30% pela empresa.
Lusa

FILME SOBRE TORRES VEDRAS DISTINGUIDO EM FESTIVAL DE NOVA IORQUE

O filme Living it Together recebeu o certificado de finalista na categoria Turismo na edição de 2020 do New York Festivals - Television & Film Awards, festival de filmes e televisão que decorre em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e reúne produções de mais de 50 países. Os vencedores foram anunciados ontem no site do festival.

A curta-metragem sobre Torres Vedras foi produzida no âmbito do ART&FACTORY, um concurso inserido no ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu em Torres Vedras, entre 22 e 25 de outubro de 2019. Marco Calábria, Bruno Nishino, Leandro Miranda e Alcides da Costa Júnior são os autores do filme que dá a conhecer as paisagens, os monumentos, a cultura e a gastronomia do concelho de Torres Vedras.

No mês passado, o filme Living it Together foi também distinguido na 20.ª edição do The Golden City Gate. O festival de cinema de turismo, inserido na ITB Berlin, atribuiu à curta-metragem o terceiro lugar na categoria Cidade.

No dia em que se assinala o Dia da Terra, importa referir que o Município tem vindo a desenvolver estratégias para promover a afirmação de Torres Vedras enquanto destino sustentável. Em 2016, foi desenvolvido o “Plano Estratégico de Turismo Sustentável para o Concelho de Torres Vedras” com orientações em matéria de turismo, considerando a proteção do ambiente e a beneficiação da economia local. Em outubro do ano passado, Torres Vedras assegurou a sua posição entre o Top 100 de Destinos Sustentáveis do mundo, ao receber a distinção da Green Destinations.

Acção arranca hoje no concelho: CM DE CASTELO DE PAIVA AVANÇA COM TESTES À “COVID 19” NAS IPSS


Depois de vários dias de intenso trabalho por parte do Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha, a partir de hoje, no concelho de Castelo de Paiva, vão ser feitos testes a todos os utentes e funcionários dos lares de idosos e restantes equipamentos sociais de cariz residencial para despiste à Covid-19.

Esta é mais uma medida que se enquadra no esforço desenvolvido pela Câmara Municipal no combate à esta pandemia em estreita articulação com as diversas entidades da saúde, tendo conseguido reunir as condições necessárias para agora se avançar com a realização dos testes em todas as Instituições e Lares durante esta semana.

Esta acção, que vinha sendo preparada pelo Executivo Camarário há já algum tempo, vai abranger, nesta fase, todos os utentes e funcionários dos lares de idosos e restantes equipamentos sociais de cariz residencial, sendo que, a autarquia paivense insiste no sentido de acompanhar a situação vivida em cada uma das IPSS, bem como averiguar eventuais necessidades e problemas relacionados com o actual contexto de pandemia, sendo que, até ao momento, em Castelo de Paiva não foram detectadas sintomatologias ou circunstâncias que requeiram uma intervenção das entidades competentes, embora a vigilância e os cuidados continuam reforçados em cada instituição.

Com o objectivo de impedir a propagação da doença nestas instituições, o presidente Gonçalo Rocha considera absolutamente fundamental a realização destes testes, especialmente para serenar os idosos, os seus familiares, as equipas das IPSS e a comunidade em geral, evidenciando que juntos, com calma, sensatez e civismo, será possível vencer esta luta.

Carlos Oliveira

Caldas da Rainha | Município, empresas e entidades ligadas ao desporto doam monitores cardíacos ao hospital

Caldas da Rainha e Leiria entram na rede de Cidades Criativas da ...

Em mobilização durante esta situação de pandemia, o Município das Caldas da Rainha, três empresários da região e duas entidades ligadas ao desporto vão doar sete monitores cardíacos ao Centro Hospitalar do Oeste. 

Doacção formal vai acontecer amanhã, 23 de Abril, pelas 16H00, no auditório das instalações da AutoJúlio (cave do edifício do stand da Volvo) uma das empresas que não ficou indiferente neste momento difícil. 

Ao Município das Caldas e a esta empresa, que opera nas áreas do comércio automóvel, combustíveis e tecnologia, juntaram-se a Manuel Rodrigues Ferreira (materiais de construção); o empresário caldense radicado no Canadá, Américo Sábio; a Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno e a Associação de Futebol de Leiria.

Serpa | Covid-19: Medidas extraordinárias avançadas pela Câmara Municipal de Serpa


Num dia em que o número de doentes com Covid-19 no concelho de Serpa se mantem nos 19 casos (18 em Vila Verde de Ficalho e um em Serpa), surge a boa notícia que destes, seis casos já se encontram recuperados (dados atualizados às 12.30 horas desta quarta-feira).
Desde cedo que o Executivo da Câmara Municipal está atento a todos os desenvolvimentos desta nova doença, bem como a todas as recomendações e medidas preventivas emanados por várias entidades. Vários foram os esforços da autarquia para prevenir a propagação do vírus que provoca a Covid-19 e logo a 11 de março, no mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde declarou o surto como pandemia, o Município ativou o Plano de Contingência da Câmara Municipal.
Dois dias depois, a 13 de março, foram anunciadas as primeiras medidas preventivas excecionais, decididas depois de uma reunião realizada a 12 de março, com as autoridades regionais de saúde, para vigorarem entre 14 de março e 15 de abril de 2020, que, entretanto, já foram renovadas, tendo efeito até ao final do mês de abril.
De destacar ainda o dia 3 de abril, data em que foi ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Serpa, que permitiu que todas as questões tivessem uma resposta mais articulada entre todas as entidades envolvidas.
No que toca ao funcionamento da autarquia, muitas coisas foram repensadas: foram criadas estratégias para evitar concentrações de pessoas, nomeadamente com a criação de condições para que a grande maioria dos trabalhadores ficasse em teletrabalho, outros em regime de rotatividade, e outros ainda com a introdução de turnos, os serviços essenciais foram sempre assegurados, sejam os de recolha de resíduos ou água e saneamento, mas também o atendimento, que apesar de estar encerrado, continua a tratar de todos os assuntos urgentes e inadiáveis; para que se evitassem deslocações aos serviços municipais, foi amplamente divulgada uma lista de contactos diretos de vários serviços.
Os próprios serviços foram-se reajustando a esta nova realidade e de imediato iniciaram atividades virtuais, nomeadamente o Musibéria com aulas on-line; o Museu de Arqueologia com vários Desafios para Pais e Filhos no facebook; a Biblioteca passou a ter uma atividade de leitura, os Contarelos, no facebook e youtube da autarquia; a Academia Sénior passou a ter contactos regulares com o seus alunos e a manter atividades na Internet; o serviço de Desporto passou a realizar três aulas por semana no facebook da Câmara; entre outros.
No que toca à atividade social, várias foram as medidas avançadas, das quais destacamos a criação da Rede de Apoio do Concelho de Serpa, em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho. Mas também o apoio dado às IPSS (financeiro e material); a ativação do serviço Voz Amiga; o alargamento do pagamento da fatura da água e das Atividades de Animação e Apoio à Família; a participação no projeto da Linha de Apoio Psicológico da Ulsba; o apoio à Academia Sénior na confeção de máscaras e a futura aquisição de marcaras reutilizáveis para distribuição à população; entre muitas outras.
Além destas, a Câmara Municipal de Serpa esteve na linha da frente, criando medidas e recursos para combater diretamente esta pandemia: ainda estão a ser feitas várias desinfeções por todo o concelho, sempre com a cooperação das Juntas e Uniões de Freguesia e até de alguns participares; cedemos uma casa aos Bombeiros; conseguimos que a GNR estivesse no Lar de Vila Verde de Ficalho, com uma equipa de especialistas a desinfetar as instalações, em colaboração com os Bombeiros e a Junta de Freguesia; foram criados vários espaços para instalar quem deles precise, nomeadamente na Residência de Estudantes e no Pavilhão Carlos Pinhão, local onde também apoiamos a criação de uma área dedicada à Covid-19.
Por outro lado, e tendo em conta que o setor económico do concelho (e não só) é um dos mais afetados, criamos novas rotinas, compilando e enviando um conjunto de informação sobre as medidas de apoio disponibilizadas pelo Estado aos agentes económicos; divulgamos nas nossas plataformas on-line listas de empresas locais com serviços de entrega e de takeaway; e criamos um novo plano de pagamentos, em prática desde o início de abril e em vigor até ao final de maio, de forma a reduzir o prazo de pagamento aos fornecedores.
Todas estas, foram medidas pensadas tendo em conta as novas dificuldades dos nossos munícipes, da nossa sociedade e das nossas instituições.

COVID-19: GNR descontaminou cerca de 1700 ambulâncias e 50 instalações

O núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR procedeu à descontaminação de cerca de 1 700 ambulâncias e de 50 instalações, desde o início da pandemia COVID-19, até hoje. Trata-se de uma estrutura que integra cerca de 60 militares, altamente especializados em matérias perigosas e agentes NRBQ (nucleares, radiológicos, biológicos e químicos).
No âmbito da intervenção em instalações, este núcleo especial tem vindo a ser acionado diariamente, designadamente para a descontaminação de estabelecimentos hospitalares, IPSS, lares de idosos, creches, centros de dia, e outro tipo de infraestruturas, aqui se incluindo instalações e viaturas da própria Guarda.
Adicionalmente, destaca-se o empenho dos seus militares para garantir o funcionamento ininterrupto, o cuidado rigoroso e atenção redobrada que merecem, em Lisboa e no Porto, duas linhas de descontaminação exclusivas para ambulâncias e viaturas médicas de emergência e reanimação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros, oriundas de todo o país, registando-se uma descontaminação média diária de 50 viaturas.

Estarreja | 29 jovens estarrejenses têm o apoio do Município para seguirem os seus estudos

Bolsas de Estudo do Ensino Superior e Politécnico 2019/2020
No âmbito da aposta nas políticas de juventude e da disponibilidade financeira do Município, a Câmara Municipal de Estarreja aprovou o aumento, para 12, do número de novas bolsas de estudo do ensino superior e politécnico, bem como a lista definitiva de bolsas de estudo atribuídas para a edição de 2019/2020, no total de 29 (12 novas bolsas e 17 renovações). Atendendo à crise de saúde e consequente crise económica associada, a autarquia decidiu adiantar o pagamento integral do valor as bolsas, que habitualmente são pagas em prestações mensais.

Considerando o estado de emergência nacional, este ano não se realizou a habitual sessão presencial de entrega das bolsas de estudo. Contudo, a Câmara Municipal marcou este momento, recorrendo às novas tecnologias, numa sessão online que decorreu no início deste mês, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e do Vereador da Educação, João Alegria.

Diamantino Sabina transmitiu aos jovens o “apelo que costumo deixar sempre! Que sejam determinados nos seus estudos e nas suas vidas, pois são eles os pilares do nosso futuro. Ainda mais agora, quando o futuro é algo incerto e não sabemos muito bem o que nos espera. É a tenacidade e a perseverança destes jovens que ajudará a moldar a sociedade do futuro.”

Com a 11.ª edição deste programa, a Câmara Municipal de Estarreja já atribuiu um total de 192 bolsas aos estudantes estarrejenses.

Destinado a estudantes dos 17 aos 25 anos residentes no concelho, este programa anual prevê a atribuição de 10 novas bolsas, com um valor mensal até 125€ (consoante o escalão), durante um período de 10 meses, correspondente ao ano letivo. O programa prevê ainda a possibilidade de renovação de bolsas atribuídas em edições anteriores. As candidaturas decorrem em novembro.

A educação e formação dos jovens estarrejenses são essenciais para o desenvolvimento económico e social do concelho e da região.

Sem prejuízo do contributo de todos, desde logo da família e da escola, incumbe também às autarquias locais, especiais responsabilidades na educação e ensino dos jovens, não podendo as diferenças económicas e sociais, serem fatores impeditivos do acesso à educação e à formação. 

Em nome destes princípios, a Câmara Municipal de Estarreja assume como constituindo sua obrigação estimular e motivar os jovens para estudarem, contribuir para a construção individual dos seus percursos formativos, ajudar à sua formação qualificada e financeiramente apoiar todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos.

Carla Miranda

Entre 28 e 30 de outubro de 2020: ÉVORA ACOLHE A XI EDIÇÃO DAS JORNADAS IBÉRICAS DE INFRAESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS (JIIDE)

Tendo como lema “os contributos para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono”, as Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais destinam-se a todos os profissionais que lidam com a informação geográfica no âmbito da Administração Pública, setor privado ou académico.

A iniciativa pretende constituir um espaço privilegiado de reflexão sobre a temática da informação geográfica para todos os que utilizam ou pretendem vir a utilizar infraestruturas de dados espaciais no exercício das respetivas atividades.

As JIIDE resultam de uma parceria entre a Direção-Geral do Território de Portugal e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha. A edição deste ano conta com o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

O site das XI Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE 2020) já está disponível, e a submissão de resumos decorre até ao dia 1 de junho. Pode consultar as normas gerais para a entrega dos resumos através do portal JIIDE2020. A participação nas JIIDE é gratuita mas sujeita a uma inscrição prévia.

Toda a informação está disponível em: http://www.dgterritorio.gov.pt/jiide2020 

“Coimbra a Brincar” é adiado para 2021 e lança concurso de brincadeiras em casa

Evento é organizado pela APCC e vários parceiros
A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e os seus parceiros na organização do “Coimbra a Brincar” decidiram adiar a próxima edição deste evento, prevista para o final de maio, para o ano de 2021.
A decisão foi tomada atendendo à atual situação de saúde e às recomendações das diversas autoridades, bem como tendo em consideração que o propósito central do “Coimbra a Brincar” é celebrar o Dia Internacional do Brincar, que se assinala anualmente a 28 de maio.
No entanto, com o objetivo de não deixar de passar a mensagem de que o brincar é uma atividade benéfica para todas as idades e uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem, o “Coimbra a Brincar” vai lançar já esta semana um concurso de brincadeiras em casa, aberto à participação de todos.
#todosbrincamemcasa, assim se chama esta iniciativa, dá continuidade ao passatempo #todosbrincam, realizado em edições anteriores do “Coimbra a Brincar” e em que se desafiava os participantes a partilhar uma foto ou um vídeo de um momento de brincadeira. Este ano, o objetivo continua a ser promover hábitos salutares de convívio e jogo, mas também, tendo em conta o contexto que vivemos, a sua realização em contexto doméstico.
Assim, estas imagens terão de dizer respeito a atividades realizadas em casa e ser enviadas para informacao@apc-coimbra.pt até ao dia 19 de maio. Os vencedores – que receberão prémios não-monetários, relacionados com as atividades dos parceiros e patrocinadores do “Coimbra a Brincar” – serão escolhidos através dos Gostos e Partilhas obtidos na página de Facebook do evento, em www.facebook.com/CoimbraaBrincar, onde também poderá ser consultado o regulamento do concurso.
Entretanto, a APCC e os vários parceiros da região envolvidos na organização do “Coimbra a Brincar” estão a utilizar aquela página para divulgar sugestões de atividades relacionadas com o brincar para todos.
O “Coimbra a Brincar” foi organizado pela primeira vez em 2013, tendo vindo a crescer no número de atividades, participantes, parceiros e patrocinadores. Em 2019, reuniu milhares de pessoas em mais de 100 atividades completamente gratuitas e para todas as gerações.

Mealhada não realizará cerimónia alusiva ao 25 de Abril

A Câmara Municipal da Mealhada decidiu não realizar a cerimónia alusiva ao Dia da Liberdade
Na página do Facebook do município da Mealhada pode-se ler a seguinte mensagem:
"Este ano, por força das circunstâncias inerentes à pandemia COVID-19, não se realizarão, na Mealhada, as habituais cerimónias alusivas ao 25 de Abril. 
Lembraremos, em nossas casas, o espírito de Abril. Mas as celebrações ficam para 2021". 

MUNDO | COVID-19: Pandemia ameaça mundo de "fome de proporções bíblicas"

Pai segura a mão de bebé que morreu à fome, no Iémen
Pai segura a mão de bebé que morreu à fome, no Iémen Mohamed al-Sayaghi - Reuters

As Nações Unidas alertaram para a necessidade de agir rápido antes que centenas de milhões de pessoas morram à fome. Duzentos e sessenta e cinco milhões de pessoas estão em risco, alerta o responsável do Programa Alimentar da ONU.

“A pandemia está a levar-nos para caminho por catalogar”, alerta o responsável da ONU David Beasley, diretor executivo do Programa Alimentar Mundial. “Agora, é uma tempestade perfeita. Estamos a ver a propagação da fome de proporções bíblicas”.

As perspetivas feitas no final do ano, antes da pandemia, previam já um ano de 2020 difícil, perante os constrangimentos na cadeia alimentar provocados por conflitos e desastres naturais.

“Já estava então a avisar que 2020 iria ser o pior ano desde a Segunda Guerra Mundial, com base nas nossas previsões do final do ano passado". A pandemia veio agravar, e muito, as perspetivas.

265 milhões de pessoas poderão estar em risco de morrer à fome. Poderão ser 30 os países em vias de desenvolvimento a passar por situações de fome generalizada. Em dez desses países, já há mais de um milhão de pessoas no limiar da morte: Iémen, República Democrática do Congo, Afeganistão, Venezuela, Etiópia, Sudão do Sul, Sudão, Síria, Nigéria e Haiti.

“Não estamos a falar de pessoas que vão para a cama com fome”, disse Beasley numa entrevista ao The Guardian. “Estamos a falar de condições extremas, de estado de emergência – pessoas literalmente a marchar para o limiar da morte à fome. Se não lhes conseguirmos comida, as pessoas vão morrer”.

As limitações causadas pelo coronavírus deverão colocar 130 milhões de pessoas em risco severo de fome, acrescentando a outros 130 milhões que já estavam nesta ‘categoria’. No fundo, duplica o número de pessoas em risco.“Pandemia da fome”

“Está a criar uma pandemia da fome”, realça o responsável. “É uma catástrofe humanitária e de comida”.

“A Covid-19 é potencialmente catastrófica para milhões de pessoas que já estão presas por um fio”, acrescenta Arif Husain, economista chefe do Programa Alimentar Mundial.

A ONU colocou o mundo na fase de “crise aguda de comida”, a categoria 3 numa escala de 5 definida pelas Nações Unidas, significando uma “falta crítica de acesso a comida acima da malnutrição”. A categoria 5 significa fome massificada no mundo.

O Programa Alimentar Mundial estima que sejam precisos pelo menos 12 mil milhões de dólares de fundos para acudir à situação em 2020. Em 2019, já tinha sido angariado um recorde de 8,3 mil milhões de dólares.

“Nenhuma destas mortes previstas é inevitável”, diz Beasley. “Se conseguirmos dinheiro e se mantivermos as cadeias de distribuição abertas, podemos evitar a fome. Podemos parar isto, se agirmos já”, reforça.

Uma urgência que se aplica aos donativos, mas também à necessidade de evitar que os países ditem cortes de exportação ou restrições nas cadeias de distribuição de comida. “Precisamos dinheiro e acesso – não um ou o outro, ambos”.

“Estamos nisto juntos. Podemos impeder que a fome se generalize. Mas precisamos de agir rápido e com inteligência”, alerta Beasley.

RTP

Estado de Emergência origina falta de sangue nos hospitais em Moçambique

Foto de Adérito Caldeira
A cada novo dia fica evidente quão apressada foi a Declaração do Estado de Emergência em Moçambique particularmente em acautelar o seu impacto prático em sectores vitais. Depois da falta de preparação nos sectores de Educação e dos Transportes agora são os hospitais a serem afectados pela falta de sangue. “O isolamento social fez com que nós, como Sector de Saúde, perdêssemos os nossos principais dadores de sangue (as escolas e igrejas)” revelou a directora clínica do HCM.

O Decreto Presidencial nº11/2020 e o Decreto 12/2020 impuseram a limitações aos moçambicanos que não foram devidamente ponderadas pelo Governo de Filipe Nyusi que 9 dias depois das suas decisões teve reabrir o Aeroporto de Nacala, o Porto de Pemba e Mocímboa da Praia, reviu o limite máximo de passageiros nos transportes de passageiros e passou a permitir a circulação de moto-taxi e bicicleta-taxi.

No entanto, embora a Declaração de Estado de Emergência estabeleça como primeira actividade pública essencial os serviços médicos, hospitalares e medicamentos, este dispositivo legal, assim como as medidas de execução administrativa, não ressalvam que apesar das limitações de circulação os moçambicanos podem, e devem, continuar a visitar os serviços de saúde para acções agendadas como a vacinação das crianças, consultas pré-natais assim como o atendimento de cidadãos com doenças crónicas.

Também foi esquecido pelo Executivo de Nyusi que para o funcionamento as unidades sanitárias, particularmente os hospitais centrais e gerais, precisam de sangue que só é obtido através da doação de cidadãos saudáveis.

“O hospital não parou de funcionar, estamos a receber doentes de fórum oncológico, traumático e de outras patologias médicas que requerem sangue (...)Temos também doentes que vem ao hospital fazer tratamento de quimioterapia, o que exige que os níveis de hemoglobina estejam mais ou menos normais e por isso os doentes requerem sangue”, recordou em conferência de imprensa nesta terça-feira (21) a directora clínica do Hospital Central de Maputo (HCM), Farida Urci.

Fazendo eco de uma preocupação que tem sido manifestada pelos responsáveis de todos hospitais em cada uma das capitais provinciais Farida urci revelou: “O isolamento social fez com que nós, como Sector de Saúde, perdêssemos os nossos principais dadores de sangue (as escolas e igrejas) e os nossos dadores voluntários não estão a aderir ao hospital para doar sangue”.

“Nada impede que se dirijam ao Hospital Central de Maputo para doar sangue”
A responsável clínica da maior unidade sanitária de Moçambique indicou que “por dia tínhamos um stock de cerca de 400 unidades, neste momento estamos com mais ou menos 70 unidade por dia o que não é suficiente nem para metade do dia”.

“Os nossos dadores habituais dariam para repor mas como eles só podem voltar a doar três meses depois não daria tempo e por isso apelamos aos alunos e crentes que estão em casa e que doavam nas nossas brigadas ambulatórias que venham ao Banco de Sangue doar de segunda à sábado”, explicou Farida Urci.

A directora clínica do HCM apelou a todos os cidadãos, “que não estejam dentro dos grupos de risco, indivíduos que não tenham mais de 60 anos ou com enfermidades, para se dirigirem ao nosso Banco de Sangue para doar sangue, criaremos condições para que a doação seja feita de uma forma segura”.

“Importa esclarecer aos nossos cidadãos que o Governo decretou o isolamento social como medida de prevenção (da covid-19) mas não estamos em lockdown, então é permitido que as pessoas saiam para fazer actividades vitais como comprar, ajudar um familiar doente e, pensamos nós, que a doação de sangue é vital, nada impede que se dirijam ao Hospital Central de Maputo para doar sangue”, apelou.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

2º dia sem novos doentes da covid-19 em Moçambique, cenário optimista prevê 3 milhões de infectados

Foto de Adérito Caldeira
Pelo segundo dia consecutivo nenhum novo doente foi diagnosticado com o novo coronavírus em Moçambique, no entanto existem 35 novos casos suspeitos na Província de Cabo Delgado. Paralelamente o ministro da Saúde revelou um cenário optimista de propagação da pandemia que prevê “cerca de 3 milhões de pessoas infectadas” no nosso país. Alberto Raul é o primeiro moçambicano vítima da covid-19, vivia na Alemanha.

Depois dos 69 testes realizados na segunda-feira (20) terem sido negativos para a covid-19 nesta terça-feira (21) o Instituto Nacional de Saúde testou mais 53 casos suspeitos, de indivíduos na Cidade e Província de Maputo, e os resultados foram negativos.

O @Verdade apurou que os epidemiologistas moçambicanos tinham identificado 119 contactos dos quatro últimos doentes diagnosticados no passado domingo (19).

As autoridades de saúde anunciaram a recolha de 35 nova amostras em casos suspeitos da covid-19 na Província de Cabo Delgado onde estão em isolamento domiciliar 20 infectados, sem que ainda tenha sido identificada a fonte inicial da pandemia nas instalações da petrolífera Total.

A Directora Nacional de Saúde Pública anunciou ainda que “houve um cidadão que residiu em Moçambique há vários e faleceu em Londres de covid-19, o consulado ainda está em processo de esclarecimento em relação a nacionalidade do cidadão”.

“Um outro cidadão nacional, residente na Alemanha desde a década oitenta, do sexo masculino que faleceu devido ao covid-19”, acrescentou a Dra. Rosa Marlene. O @Verdade apurou tratar-se de Alberto Raul, natural da Província da Zambézia, tinha 51 anos de idade e deixa um filho.

Entretanto, e no seguimento da divulgação do cenário de 20 milhões de infecções em Moçambique, que só iriam acontecer se as aulas não tivessem sido suspensas e nem o Estado de Emergência não fosse implementado, o ministro da Saúde revelou a jornalistas que existe “o cenário intermédio com 12 milhões de infectados e um cenário optimista com cerca de 3 milhões de pessoas infectadas”.

“Desses 3 milhões de indivíduos a serem infectado no cenário optimista a maior parte deles não teria sintomas, depois haveria uma percentagem de pessoas com sintomas e uma pequena percentagem deles estaria com sintomas graves e eventualmente exigir uma situação de internamento”, elucidou o ministro Armindo Tiago após mais uma sessão ordinária do Conselho de Ministros.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

#LeiriaApoiaEmCasa – Linha de apoio psicológico para crianças e jovens

O Município de Leiria lança a partir desta semana a linha #LeiriApoiaEmCasa, um serviço telefónico de apoio psicológico orientado para promover a saúde psicológica e o bem-estar das crianças e jovens em tempo de confinamento social. 

A linha #LeiriApoiaEmCasa é assegurada pela equipa constituída por seis psicólogos que trabalham junto dos agrupamentos de escolas no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria. 

Este serviço integra-se no projeto inovador de apoio à distância e-PIICIELEIRI@, desenhado pela equipa PIICIE do concelho de Leiria através do qual apoia 209 alunos de sete agrupamentos de escolas do concelho no 3º período letivo. 

A linha #LeiriApoiaEmCasa escuta, aconselha e encaminha 

#Escuta. Ao recorrer à linha #LeiriApoiaEmCasa, as famílias beneficiam de um serviço gratuito de aconselhamento psicológico, em que podem falar abertamente dos ansiedades, preocupações ou incertezas que se acentuaram neste tempo de confinamento social, particularmente aquelas que nascem de uma nova realidade familiar, onde se torna difícil conciliar a vida conjugal, profissional e familiar. 

#Aconselha. A linha #LeiriApoiaEmCasa ajuda as famílias a mitigar as assimetrias que a pandemia acentuou na aprendizagem e sucesso escolar, bem como as ameaças que criou à saúde psicológica positiva e ao bem-estar das crianças e jovens. Com estratégias simples, mas fundamentadas na investigação e prática clínica e psicopedagógica, os psicólogos irão fornecer estratégias úteis para organizar as rotinas de aprendizagem à distância e para lidar com problemas emocionais, de aprendizagem e do comportamento das crianças e jovens. 

#Encaminha. Ao ligar para a linha #LeiriApoiaEmCasa, as famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, ou crianças ou jovens que se encontrem em situação de risco serão ainda informadas dos apoios existentes na comunidade e encaminhadas para as respostas e entidades competentes. 

Para contactar a linha #LeiriApoiaEmCasa marque 244 839 586, de segunda a sexta das 9:00 às 17:00. 

Pandemia: Portugueses estão a fazer mais testamentos e procurações

Pandemia: Portugueses estão a fazer mais testamentos e procurações ...
Ordem dos Notários registou um "aumento significativo" destes actos que muitas vezes estão a ser feitos presencialmente nos hospitais e lares. Sector registou quebra de 70% e pede medidas ao Ministério da Justiça.
A pandemia levou muitos portugueses a acorrerem aos notários para realizar testamentos.
O bastonário Ordem dos Notários, Jorge Batista Silva, adianta que "as solicitações para testamentos têm aumentado, o que é normal na pandemia que vivemos e que coloca em causa a saúde".
"Procura-se preparar a sucessão caso aconteça alguma coisa, sejam cônjuges, filhos, pais ou até uma instituição a quem que se quer deixar legado", argumenta.
A Pandemia da Covid-19 trouxe também mais pedidos de procurações. "Através deste acto, os que estão em isolamento severo conferem a alguém de confiança poderes para, por exemplo, levantar correspondência, coisas do banco ou outra situações, evitando deslocações desnecessárias."
O bastonário da Ordem dos Notários explica também que se tem recorrido muito às procurações para realização de escrituras. "Evita que escrituras com elevado número de pessoas possam ocorrer com menos presentes no dia da assinatura", explica.
No entanto, Jorge Batista Silva, afirma que o risco da actividade destes profissionais aumentou. "São muitas as deslocações a hospitais e lares para fazer estes actos. Os testamentos e procurações devem sempre ser feitos fora deles, mas, quando há condições e a entidade gestora do equipamento permite, estão a ser feitos presencialmente".
Escrituras de compra e venda, partilhas por óbito ou divórcio, contratos de empréstimo por hipoteca, são muitos dos actos que continuam a ser realizados pelos portugueses nos notários.

Quebra de mais de 70% nos notários

Apesar desta procura, globalmente, há uma quebra na actividade dos notários, estimada em 70%.
"Os prejuízos são graves", diz o bastonário da Ordem dos Notários. ‘"Até ao momento, não há medidas de apoio ao sector e uma rede de 434 balcões públicos, espalhados por todo o país, que serve mais de um milhão de portugueses, merece ser apoiada", sustenta.
"Mais do que apoio financeiro, é necessário, por exemplo, um regime mais justo de IVA, acesso a base de dados, ferramentas digitais, medidas que ajudem os notários, mas também os cidadãos", declara Batista Sila.
Lamentando que o Ministério da Justiça, com quem a Ordem já falou, não tenha ainda ‘"regulamentado a plataforma digital da Ordem Notários para se conseguir manter serviços e alargá-los, assim como permitir actos à distância para facilitar, por exemplo, habilitações de herdeiros para as pessoas não ficarem com situações pendentes, etc...’.
Jorge Batista Silva sublinha que "os passos devem ser rápidos mas seguros".
Liliana Monteiro / RR

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados

Reembolsos do IRS começaram a ser processados – Observador
No ano passado, o prazo médio do reembolso das declarações automáticas do IRS rondou os 11 dias.
A campanha do IRS entrou na fase de processamento dos reembolsos aos contribuintes, adiantou hoje fonte do Ministério das Finanças, sinalizando o início do pagamento dos primeiros reembolsos 21 dias depois de ter arrancado a entrega das declarações.
Ao contrário do que tem sucedido nos últimos anos, na campanha de entrega do IRS atualmente em curso, o Governo optou por não se comprometer com um prazo médio para a devolução do imposto aos contribuintes, tendo hoje sido comunicado que foi iniciada a fase de processamento dos reembolsos.
Em 2019 o prazo médio do reembolso das declarações automáticas do IRS rondou os 11 dias.
A declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2019 começou a ser entregue em 01 de abril e termina em 30 de junho.
Lusa

PLENITUDE


  • Péricles Capanema
Não vai falar do covid-19? Tenha paciência, tratar de plenitude? Que atualidade tem isso? Calma, vou escrever sobre o covid-19. E porque escolhi logo plenitude? Sei, o assunto não dá manchete, parece do mundo da lua, desinteressante, frio. Incende para mim, precisa queimar; quanto mais, melhor.
Em linhas muito gerais, vou discorrer sobre uma plenitude, a humana. Com temperança, buscar a própria plenitude, em qualquer âmbito (moral, cultural, financeiro), é direito humano. Devagar. Plenitude tem (apenas) a atualidade do perene; no caso, perenidade de enorme relevância. Semanas atrás, em escrito sobre objeto parecido, observei: “Eles são perenes. Com efeito, em muitos sentidos o que é verdadeiramente atual deixa ver sempre a nota do perene — eco do imorredouro no presente. O resto é só o momentâneo, o passageiro, o fugaz, o efêmero, o fugidio, sei lá o que mais. Realidades breves evanescentes, minguando rumo ao nada.”
Estou convencido, é imprescindível manter o assunto plenitude em lugar alto em nosso panorama mental. Jamais retirá-lo daí — providência simples, irriga todo o espírito. Se permanecer no horizonte de grande número de pessoas, vai estimular avanço civilizatório, será vacina contra retrocessos e atrasos que, em última análise, fortalecem a opção preferencial pela atrofia, parte integrante da política, já de séculos, mesmo que inconfessada, das correntes revolucionárias. Exemplos paroxísticos e próximos são Cuba e Venezuela. No século passado, foram macabros e didáticos exemplos (melhorando, advertências), celebrados pelos progressistas mundo afora, a Revolução Cultural Chinesa e o Camboja do Khmer Rouge — pelo menos, até a revelação, ainda hoje parcial, da realidade dantesca. Muita gente no Brasil, de alto a baixo da escala social, movida pela mitomania igualitária, fez a opção preferencial pela atrofia, não vai mudar nunca. Os partidos de esquerda e o “progressismo católico” estão abarrotados delas. E não só lá.
Otto Lara Resende comentava, Nelson Rodrigues era uma “flor de obsessão”. Com isso queria significar, o amigo repetia sempre alguns pontos. Batia, rebatia, martelava, reiterava, insistia, reafirmava, recordava, repisava as mesmas trilhas. Atalhos perenes. O dramaturgo recifense concedia ser e no, é isso mesmo. “Sou um obsessivo e houve alguém que me chamou de ‘flor de obsessão’. Exato, exato, e graças a Deus. O que dá ao homem um mínimo de unidade interior é a soma de suas obsessões.” Morreu 40 anos atrás, até hoje seus textos são dos mais lidos no Brasil. Ninguém se lembra, ou quase tanto, quais eram seus críticos. Depois de frigir os ovos, tem coisa mais atual que a perenidade?
Entre companhia vasta, ou seja, pessoas que viam utilidade na repetição, Nelson Rodrigues teve uma de especial relevo, Napoleão. “A repetição é a mais forte figura da retórica”, garantia. Para que serve a retórica? Persuadir. E o melhor instrumento para convencer seria a repetição, opinião de alguém com forte propensão de convencer pelo fuzil e chicote.
Acho também, pelo menos na confusão da atual quadra histórica, é indispensável repetir alguns assuntos (plenitude, um deles), mesmo com o recurso disfarçado pelo emprego de meios variados. Martelar até que os argumentos entrem e se acomodem na cachola. Pode parecer obsessivo; paciência, precisa. Um dia, quem sabe o tema da plenitude humana exploda nas manchetes, é anelo meu, seja tratado como valor que acho normal lhe seja atribuído; relevância dispensada por todos, claro, mas em especial pelos que decidem os rumos da nação.
Verdade, aspiro que seja preocupação central dos que decidem os rumos danação. Não estou aqui me referindo, todavia, sobretudo a quem tenha destaque no Executivo, Legislativo, Judiciário, empresariado, meios de divulgação, academia. Longe disso. Foco realidade diferente. Refiro-me em particular a gente espalhada em todos os meios sociais que, entre outros atributos, tenha amplitude de vistas, bom caráter, dotes de observação, pensamento próprio, esteja interessada no bem comum, saiba valorizar doutrina e movimentos de alma no público. Coloca-se, pela força dos fatos, à frente do povo, tem influência decisiva nos seus destinos.
Talentos, se quisermos, qualidades naturais, desde que não permaneçam latifúndio improdutivo, são o mais importante ativo de um povo, mais que qualquer outro. Em contas finais decidem seu bem-estar e presença na História. Florescê-los é o decisivo. Grandes benfeitores, quem os estimula, das sementes aos frutos; criminosos, quem os atrofia, impedindo que das sementes surjam árvores, plenitude daquelas.
Nas pessoas, nas famílias, nos grupos sociais, latejam talentos já plenamente desabrochados, outros pelo meio do caminho, outros ainda latentes, mananciais para aperfeiçoamentos futuros. Levá-los à perfeição, mesmo que relativa, cabe primeiramente às famílias, à escola, a instituições próprias, aos mais variados ambientes sociais. De maneira suplementar, ao Estado. Não é coisa de um dia. Acontece, qualidades em uma família levam duas, três gerações para se desenvolverem plenamente. Volto a Napoleão, “a educação de uma criança começa vinte anos antes de ela nascer, com o nascimento de sua mãe”. Infelizmente, em cada geração a imensa maioria das qualidades naturais não chega ao pleno florescimento, à plenitude, enfim. Mais ainda, não é raro, em cada geração, antigos reservatórios de conhecimentos, costumes, modos de fazer e de ver a vida de enorme valor acabam indo para o ralo, somem. E é preciso começar do chão outra vez.
Hoje, em frangalhos, a família perdeu muito de sua capacidade formativa. Mas, de si, é a estufa natural para o florescimento das sementes. A seguir, de forma suplementar, outros grupos sociais. Todos somos, uns para os outros, em ocasiões próprias, mestres, modelos, regentes.
Ponto escamoteado, mas central, convém ser realçado, pois é foco difusor de excelência, um dos reflexos da plenitude. Nas mais variadas elites de um povo, elites de artesãos, de escritores, de empresários, de políticos, de diplomatas, de professores, de cozinheiros e cozinheiras, sociais, de financistas, de seleiros, o tempo vai depositando valioso acervo de perfeições humanas, necessárias ao bem comum, que é crime desconhecer, subestimar, a elas ser indiferente; mais ainda, atacar. Pelo contrário, o dever é estimulá-las com proporção, pois favorecem o aperfeiçoamento social.
Preciso fechar. Reflitamos sobre plenitude; pessoal, familiar, social. O mundo pós-pandemia será muito melhor, se dermos ao tema o lugar merecido.
ABIM

Colheita de sangue dia 22 de Abril no Posto Fixo da ADASCA entre as 15 e as 19:30 horas


A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do colectivo. 

Esta é a missão da ADASCA: lutar pelo respeito integral da pessoa do dador de sangue, na construção contínua da cidadania e da justiça social. Unidos os objectivos se tornam mais fáceis de alcançar.

O compromisso primordial da ADASCA é estar ao lado dos dadores de sangue, pela defesa dos seus direitos, para que a justiça social nesta área seja uma realidade. Não somos melhores. Nem piores. Somos iguais a nós próprios. Melhor é a nossa causa, com o apoio da Rádio Vagos FM onde mantemos a Rubrica indicada na imagem acima. que pode ser ouvida através deste link http://www.vagosfm.com/podcasts/dar-sangue-e-dar-vida?rubrica=dar-sangue-e-dar-vida-14abr2020.

As melhores coisas da vida não têm preço. A solidariedade e o amor ao próximo aproxima-nos na consciência desta necessidade comum: todos nós podemos a qualquer momento precisar de sangue para viver. Dê Sangue, junte-se a esta causa que Salva Vidas. 

Por muito providos que estejamos de belas máximas e bons sentimentos, se não aproveitarmos todas as ocasiões concretas de agir, nenhum progresso moral realizaremos. De boas intenções está o inferno cheio, diz o provérbio: nada mais conforme ao que pensamos…

Dia 1 de Maio a sessão de colheitas de sangue vai decorrer entre as 9 horas e as 13 horas no local habitual, conforme podem verificar acedendo ao site 

Contamos com a vossa presença para que não falte sangue nos hospitais.

J. Carlos