quarta-feira, 9 de maio de 2018

TIAGO MARTINS DISTINGUIDO COMO “PORTUGUÊS DE VALOR” PELA LUSOPRESS

Na 8ª edição do prémio e de uma seleção de cem personalidades com um distinto percurso profissional, o lusodescendente diretor comercial da companhia aérea Aigle Azur, proprietário da agência Caticom e produtor do Festival Dancefloor sai vencedor e verá a sua história transposta em livro

Tiago Martins, produtor e diretor do festival Dancefloor, sai distinguido da 8.ª edição do prémio "Portugueses de Valor", devido ao seu singular percurso profissional. O reconhecimento partiu de uma seleção e avaliação de cem personalidades responsáveis por levarem a portugalidade além-fronteiras, cujas histórias vão ser reunidas no livro "Portugueses de Valor 2018" e em documentários difundidos na LusopressTV.

O empreendedor Luso-francês, Tiago Martins, concluiu os seus estudos na Escola nacional de Comércio, em Paris, tendo posteriormente concluído um mestrado em Gestão de Empresas, vocacionado para o turismo, na Faculdade de Marne La Vallée. Profissionalmente, o inicio do seu percurso cruzou-se com Portugal, mais concretamente com a Air Luxor. Atualmente, é Diretor Comercial da companhia área Aigle Azur, onde tem a missão de planificar e supervisionar os objetivos e as estratégias da empresa ao nível do marketing e de gestão de rotas. Em 2013, cria a Caticom e 2MEvent, duas empresas de comunicação e de produção de eventos. Para além de Presidente, assume o cargo de executivo e de coordenação das estratégias globais das empresas.

Além disso, Tiago é ainda responsável pela organização do festival Dancefloor, criado em 2015, em Leiria. Depois da admirável edição de 2017, que contou com 18 nomes da impactante cena eletrónica, como Coone, Head Hunterz YVES V, MAKJ, Kura, Kaiser-T e, ainda, mais de 13.000 visitantes o festival Dancefloor, chega a 27 e 28 de julho de 2018 à sua 4ª edição, prometendo o melhor cartaz de música eletrónica do país, com o objetivo de colocar Portugal no circuito internacional de festivais do seu género.

Aos 36 anos, o empreendedor é reconhecido unanimemente pela comunicação social como um dos empresários mais dinâmicos e empreendedores, em especial junto da diáspora portuguesa em França. Segundo o próprio: É uma tremenda honra ser alvo deste reconhecimento. Todos os dias, eu e a minha equipa lutamos e empenhamo-nos por colocar em prática os projetos que idealizamos, pretendendo fazê-los crescer e viver por si próprios. Não posso estar mais do que grato à “fibra” de ser português! Sinto que todos os traços culturais que apreendi e que comigo, diariamente, carrego me ajudam a vingar e a contribuir para a exposição do país por todo o mundo.”


Além de Tiago Martins, 9 outros lusodescendentes foram distinguidos durante a gala. A iniciativa conta com um programa de visitas ao Porto, Vila Verde, Figueira da Foz, Aveiro, Conímbriga e Lisboa para partilhar as suas histórias e trajetos profissionais e, ainda, ser recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

A Lusopress, que está sediada em França e organiza o evento pela oitava vez, depois de edições anteriores em França, Troia, Viana do Castelo, Açores, Leiria e Vila Real.                                                                                                                                                                                               
Para mais informações, não hesite em contactar.
Obrigada,

CÁTIA RANGEL SANTOS
Senior Communication Consultant

Group 17

Rua Fernando Vaz, nº 12-A – 1750-108 Lisboa
t. +351 217 506 043
tlm. +351 910 948 262

YOUNGNETWORK GROUP 

TORRES VEDRAS VAI TER EQUIPA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE

Os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras vão contar com uma Equipa de Intervenção Permanente para prestar socorro às populações. O protocolo que visa a constituição desta Equipa foi assinado por Laura Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, numa sessão que decorreu em Fornos de Algodres na passada sexta-feira e que visa a constituição de 75 novas equipas no país.

A cerimónia de assinatura dos protocolos realizou-se no Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres e contou com a presença de Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, Manuel Machado, presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, e Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Cada Equipa de Intervenção Permanente é constituída por quatro bombeiros e um chefe de equipa, com os seus custos a serem divididos, em partes iguais, pelas autarquias e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A constituição destas Equipas resulta de um protocolo entre as autarquias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as Associações de Bombeiros Voluntários, com o objetivo de promover a melhoria e a eficiência das condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes.

Câmara Municipal de Torres Vedras

Tlf: +351 261 320 751

Contra os Velhos Ranzingas que nos impedem de olhar para o futuro com esperança

Chega a Portugal um dos maiores êxitos da edição francesa de 2017/18, com 36 semanas no top dos livros mais vendidos. A surpresa é que este é o livro de um filósofo e historiador das ciências, Michel Serres, com um perfil que é o oposto de um autor bestseller. E há mais: Serres tem já 87 anos e escolheu como tema deste seu livro comparar o presente e o passado. Com um humor quase juvenil, Michel Serres diverte-se a desmontar de forma implacável, maliciosa e sarcástica os apologistas dos grandes cultos nostálgicos.
Não, o passado não era melhor do que o presente, garante Serres em Antes é que era bom! E ironiza: «Antes, fomos guiados por Mussolini e Franco, Lénine e Estaline, Mao, Pol Pot, Ceausescu... todos eles pessoas de bem, requintados especialistas em campos de extermínio, torturas, execuções sumárias, guerras, depurações.»
Num sublime manifesto – pleno de humor e amor –, o filósofo Michel Serres insurge-se contra os Velhos Ranzinzas – anciãos e rezingões – que nos impedem de olhar para o futuro com esperança.
Afinal, era melhor antes? O autor, testemunha de outro tempo, não tem dúvidas em responder com um rotundo «não»: «A diferença entre o mundo em que vivemos antes e o de hoje é espectacular. Setenta anos de paz, isso nunca aconteceu. A esperança média de vida de 80 anos, isso nunca aconteceu. Os camponeses representam apenas três por cento da humanidade, isso nunca aconteceu. Se exagerar um pouco, podemos dizer que é o fim do Neolítico.»
Não era melhor antes, mesmo se fomos perdendo o gosto por algumas coisas boas. O trabalho era mais pesado, as mulheres morriam em abortos, lavavam as roupas de cama uma vez ao ano com cinzas, os homens mais laboriosos e os homens tinham de dar o corpo ao manifesto nos campos e em fábricas. E Serres lembra que as pessoas não se lavavam mais do que uma vez por semana, morriam de doenças hoje erradicadas e morria-se como tordos nas guerras. O mundo hoje está melhor.
Michel Serres não esquece a guerra que marcou a sua infância e juventude, as doenças, a falta de higiene, o trabalho árduo e as dores nas costas, a lentidão dos transportes e das comunicações, a condição das mulheres… Uma brilhante análise e comparação do tempo dos nossos avós com a actualidade. É um pequenino livro. Lê-se docemente em qualquer transporte público, no metro, autocarro ou eléctrico, este livro que em França vendeu mais de 120 mil exemplares.
Antes é que era bom! é o segundo livro da colecção Livros Vermelhos, de que já foi publicado o livro Escravatura, de João Pedro Marques, e chega às livrarias a 15 de Maio.

ANTES É QUE ERA BOM!
Michel Serres
5x20
104 páginas
13,00 €
Nas livrarias a 15 de Maio
Guerra e Paz Editores



R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 213 144 488

Câmara PS recusa discutir e aprovar proposta para a Atribuição da Medalha de Honra do Município de Figueiró dos vinhos a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

O PSD - Partido Social Democrata, através do seu Vereador Eng.º Filipe Silva, apresentou da reunião de câmara, de hoje, uma proposta para a Atribuição da Medalha de Honra do Município de Figueiró dos vinhos a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da Câmara e a maioria PS do executivo municipal recusou-se a discutir e a aprovar a referida proposta tendo esta ficado, no entanto, e por exigência do nosso Vereador, exarada em ata.

Apesar da recusa do PS, o PSD – Partido Social Democrata não desiste e não deixará de fazer valer os seus argumentos para que esta nossa proposta seja discutida e aprovada na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal e a medalha possa atribuída ao Senhor Presidente Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

A atribuição da Medalha de Honra do Município de Figueiró dos Vinhos a Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, a entregar no próximo dia 24 de Junho, Dia do Concelho, será uma forma simples mas simbólica, de demonstrar a gratidão, a homenagem, o respeito e o agradecimento sincero que todos os Figueiroenses lhe merecem.

Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa , por tudo o que tem feito pelo nosso concelho não merecia isto.

Para conhecimento e porque a proposta foi apresentada numa reunião pública da câmara municipal, e portanto já pública, damo-la a conhecer, convictos que estamos que esta possa ser o mais rapidamente possível aprovada porque o Senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa MERECE.

Nota: No entanto o mesmo Presidente da Câmara e o mesmo executivo PS, na mesma reunião, não se coibiram de acolher e aprovar uma outra proposta do PSD - Voto de Congratulação à UGT- União Geral de Trabalhadores pela escolha de Figueiró dos Vinhos para as recentes comemorações nacionais do 1º de Maio, que daremos a conhecer em outra ocasião.

Com os melhores cumprimentos,
PSD - Partido Social Democrata de Figueiró dos vinhos

Carnavalândia 2018, a 27 de maio

A Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato volta a comemorar o Dia Mundial da Criança com um evento que, a cada ano, se revela mais uma aposta ganha – a Carnavalândia!
Agendada para o dia 27 de maio, no recinto da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, a organização segue o formato do ano passado - 2.500m2 de insufláveis gigantes, malabaristas, desportos radicais, pinturas faciais, palhaços e uma Feira de Artesanato. Afinal, em iniciativa ganha, não se mexe!
Com abertura marcada para as 14h30 e de entrada grátis para a pequenada, a Carnavalândia volta a propor uma tarde diferente às crianças que podem desfrutar de uma jornada de diversão enquanto os adultos apreciam peças únicas feitas pelas mãos de artesãos da região!
Domingo, 27 de maio, contamos com todos para uma tarde bem passada, envolvida da alegria contagiante do melhor do mundo - as crianças!

Praia fluvial de Monsaraz recebe a primeira prova de Swimrun do Grande Lago Alqueva





A praia fluvial de Monsaraz vai receber no dia 13 de maio a primeira prova de Swimrun do Grande Lago Alqueva. O Alqueva Swimrun vai ser a segunda competição do circuito nacional da modalidade e terá em competição 106 atletas.

O Swimrun resulta da combinação de corrida de montanha e natação em águas abertas. Esta competição de endurance exige velocidade, resistência e estratégia, com todo o percurso a ser feito com o material com que se começa a prova.

O Alqueva Swimrun terá às 10h30 uma prova de distância curta/sprint com 36 atletas a correrem 9 quilómetros e a nadarem 1,4 quilómetros, alternando em cinco percursos de corrida e quatro de natação. Na prova standard, com inicio às 10h, haverá 70 atletas, entre os quais 16 duplas, que vão correr 21,2 quilómetros e nadar 4,1 quilómetros em 11 percursos de corrida e igual número de natação.

Os participantes destas provas vão percorrer um trajeto que envolve múltiplas transições entre a natação no Grande Lago Alqueva e a corrida em trilhos nas proximidades da vila medieval de Monsaraz e da vila de Mourão. As provas têm início e a meta na praia fluvial de Monsaraz.

O desporto surgiu em 2006, quando a prova Otillo (que significa de Ilha para Ilha), se realizou pela primeira vez na Suécia. Esta nova modalidade resultou de uma estranha aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo e nadar entre elas numa distância total de 75 km.

O Alqueva Swimrun é organizado pela Associação Swimrun Portugal e pelo Município de Reguengos de Monsaraz. O Swimrun Portugal Series, circuito nacional da modalidade, teve a primeira prova no Rio Zêzere, a segunda vai decorrer no Grande Lago Alqueva, seguindo a competição para os Açores, Serra da Arrábida e termina em novembro na Madeira.

 Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970
www.cm-reguengos-monsaraz.pt

O que se passa na cabeça do meu Adolescente? - Conversa esta sexta-feira, dia 11


Socorro, tenho um filho adolescente em casa! Cristina Valente, psicóloga e autora do bestseller “O que se passa na cabeça do meu Adolescente?”, vai estar em Estarreja esta sexta-feira, dia 11 de maio, pelas 21h30, no Ciclo de Conversas “Olhares sobre a Infância e a Adolescência”.

“Adolescência” será o segundo tema a abordar na iniciativa da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. A psicóloga Cristina Valente irá falar de estratégias e dar conselhos práticos com o objetivo de ajudar a saber lidar com adolescentes, sem discussões, nem lutas de poder. Numa conversa prática, surpreendente e divertida sobre a forma como o cérebro dos adolescentes funciona.

Na sessão, a autora apresentará o seu livro onde explica que a capacidade de antecipar é uma das competências fundamentais em pais de adolescentes. Enquanto os pais reativos esperam que aconteça um problema e tentam resolvê-lo «em cima do joelho», os pais proativos preparam-se e planeiam cuidadosamente o que fazer, dizer, sentir, decidir.

Com estratégias, conselhos práticos e ferramentas úteis, “O que se passa na cabeça do meu Adolescente” ensina-nos a perceber os comportamentos, a compreender o seu cérebro, as mudanças porque passam, as suas emoções, a melhor comunicar com eles, sem discussões nem lutas de poder. 
A sessão tem entradas livres. É necessária inscrição, bastando enviar um e-mail para cpcj@cm-estarreja.pt ou biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt.



\\ Próxima conversa: 14 junho, 17h30, Biblioteca Municipal
PARENTALIDADE POSITIVA
COM MAGDA GOMES DIAS, AUTORA DO LIVRO “BERRA-ME BAIXO”

Ninguém quer passar os dias a gritar com filhos em zangas, gritaria, castigos ou ralhetes constantes. Magda Gomes Dias traz-lhe um desafio irrecusável: 21 dias, quatro semanas, para deixar de berrar com o seu filho.

Para além da conversa, Magda Gomes Dias será a oradora do workshop “Os grandes desafios entre os 6 e os 12 anos”, que decorrerá entre as 14h30 às 17h30, também na Biblioteca Municipal. (Inscrições gratuitas mas obrigatórias para o e-mail cpcj@cm-estarreja.pt)


CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

Xailes bordados à mão em exposição na vila medieval de Monsaraz









Xailes bordados à mão em exposição na vila medieval de Monsaraz 

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na vila medieval de Monsaraz, vai receber entre os dias 12 de maio e 1 de julho a exposição “Xailes de Coração”, de Matilde Ornelas. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 18h. 

A exposição vai apresentar 13 xailes bordados à mão por Matilde Ornelas, artista natural de Monte do Trigo, no concelho de Portel, que diz que “desde muito nova tive nas minhas mãos a arte de criar. A paixão começou há alguns anos assistindo às noites de Fado, sempre acompanhada pelos amigos”. 

Matilde Ornelas afirma que cada xaile “tem um significado, uma simbologia, são trabalhados para serem parte de um momento e muitas vezes são utilizados para decorar as salas das noites de Fado”. Todos as peças têm um nome e na exposição em Monsaraz poderão ser apreciados, entre outros, os xailes “Sonhos de Princesa”, “Flor de luz”, “Guitarra Portuguesa”, “Amália”, “Viola de Fado” e “Laços de Amor”.

Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970
www.cm-reguengos-monsaraz.pt 

geral@cm-reguengos-monsaraz.pt

Até dia 30 de maio Exposição “O Trabalho no Estabelecimento Prisional de Coimbra” na Biblioteca Municipal de Cantanhede




Encontra-se patente ao público até ao dia 30 de maio na Biblioteca Municipal de Cantanhede a exposição “O Trabalho no Estabelecimento Prisional de Coimbra”. A mostra foi inaugurada no passado dia 2 de maio e é constituída por 85 trabalhos artesanais executados por reclusos, nas oficinas do referido estabelecimento prisional. 

Dos trabalhos em exposição é possível encontrar móveis e peças executados em madeira, trabalhos em serralharia, estofaria e encadernação, pinturas em cerâmica, peças de mobiliário com empalhamento restaurado, entre outros. 

Sobre a Cadeia Geral Penitenciária 

A Cadeia Geral Penitenciária de Coimbra foi criada por decreto em 1889, recebendo os primeiros presos em finais de 1901. Concebido para a concretização do Sistema Penitenciário previsto na Reforma Penal e de Prisões de 1876, o edifício insere-se tipologicamente na arquitetura judicial característica do século XIX, delineado segundo o modelo panóptico radial de planta em cruz latina. 

A intervenção penitenciária ancorava-se essencialmente no confinamento celular individual, previsto no denominado Sistema de Filadélfia. Do recolhimento e isolamento quase totais esperava-se que proporcionassem arrependimento e a correção da “alma”. Este era de resto o entendimento comum na Europa e nas cadeias americanas, pois foi amplamente difundido este modelo radial, como um “projeto-tipo” para a concretização do modelo de Filadélfia. 

Relatórios e visitas de individualidades e a cargo de grupos religiosos, ao nível europeu e americano às prisões, revelam que este tipo de confinamento e solidão provocam nos reclusos elevada incidência de patologias psiquiátricas e de suicídios. 

A Cadeia de Coimbra, concebida de raiz à semelhança das suas congéneres europeias, também não contemplava no projeto inicial, da autoria do engenheiro Ricardo Júlio Ferraz, uma zona oficinal ou mesmo salas de atividades, pois tal necessidade não se configurava. 

Apenas em 1912, pela Lei nº 428, de 34 de agosto de 1912, se determinaria que fossem construídas as Oficinas neste Estabelecimento Prisional. 

A entrada em funcionamento do setor oficinal, que se estima tenha ocorrido em 1915, e a importância de que se passa a revestir o trabalho prisional, quer para os reclusos, quer para a cidade, levaram a que em 1919 o nome se alterasse para Prisão-Oficina de Coimbra, acentuando-se inequivocamente o setor oficinal como elemento distintivo deste estabelecimento. 

Apenas em 1932, por força de alterações legais, se procedeu novamente a uma alteração da designação da Prisão, regressando à denominação Cadeia Penitenciária de Coimbra. 

Atualmente, no Estabelecimento Prisional de Coimbra estão internados cerca de 540 reclusos, laborando no setor oficinal cerca de 80. 

A par com a formação profissional, escolar e outras atividades ocupacionais, existem Protocolos com a Câmara Municipal de Coimbra, Direção-Geral do Património Cultural e outras entidades, que permitem que algumas dezenas de reclusos trabalhem no exterior e apenas regressem ao estabelecimento no final do dia. 

Trata-se, portanto, de um Estabelecimento Prisional com uma taxa bastante elevada de ocupação dos seus reclusos, sendo esta uma das áreas prioritárias de intervenção. 

O complexo oficinal manteve-se até à data em funcionamento, apresentando novas configurações, composto por 13 setores: marcenaria, serração, mecânica, serralharia, empalhadores, polidores, estofaria, encadernação, sapataria, alfaiataria, pintura de cerâmica e restauro de móveis. 

Laboram ainda 2 empresas no local, em oficinas apetrechadas e orientadas pelas empresas do exterior, com quem a Instituição mantém protocolos de cooperação, efetuando reparações técnicas do seu material - Tecnidelta e Unicer. 

O Estabelecimento Prisional de Coimbra, mantém assim em funcionamento ininterrupto há mais de um século um setor oficinal, ímpar no sistema prisional, quer pelo número de oficinas, quer pela dimensão da sua atividade. 

Além da resposta aos consumidores particulares, este estabelecimento prisional colabora ativamente com instituições e empresas públicas, pelo que se têm vindo a realizar algumas empreitadas para tribunais, escolas e diversas outras instituições.

Convívio Sénior entre as Universidades Seniores de Mira e Vouzela

A ocupação dos tempos nas Universidades Seniores, visam responder de forma global às necessidades dos seus destinatários, ajustando intervenções e expetativas, pretendendo desenvolver um conjunto de atividades capazes de favorecer a imagem positiva da pessoa sénior, assim como dar a esta a capacidade de participação social e direito a um envelhecimento ativo e bem sucedido, enquanto processo intrínseco ao ser humano.
A valorização dos mais velhos e do seu papel na sociedade constitui um importante contributo para uma mudança da perceção que se tem do envelhecimento. Proporcionar novos conhecimentos e saberes, promover o convívio, incentivar a sua participação em diversas atividades culturais e de cidadania, conduz a uma sociedade mais tolerante, solidária e, por conseguinte, mais desenvolvida.
O projeto propõe áreas passíveis de intervenção, nomeadamente no que toca a medidas de promoção educativas, culturais e de promoção de atividade física.
Nesse sentido, e porque efetivamente se julga importante o convívio e a partilha de experiências culturais, a Universidade Sénior de Mira receberá, nas suas terras, a Universidade Sénior de Vouzela, na próxima Sexta-feira, dia 11 de maio.
A manhã será dedicada a um workshop de “Sabores Gandareses”, orientado pela Doutor Luís Lavrador – Chef, seguido de almoço/convívio.
A parte da tarde será passada na vila da Praia de Mira, para apreciar as bonitas paisagens, sentir a agradável maresia, visitar a Capelinha de N.ª Sr.ª da Conceição e o Posto de Turismo e Museu Etnográfico.
Será, certamente, um momento marcante para todos quantos nele participarem!

Os Parceiros da Amizade | Viagem Piquenique em Movimento em Maio


Caros amigos e parceiros!
Дорогие друзья и члены нашей ассоциации!
Convidamos a participar no convívio  multicultural - Piquenique em Movimento 2018, 
- Viagem a Braga e Guimaraes no Domingo dia 20 de Maio. 
- Saída de Aveiro prevista para as 8.45 horas de manhã e chegada pelas 20.00 horas. 
- Reserva de lugares de autocarro na sede da Associação.
- Telefone-nos para esclarecer as dúvidas 967994117 ou 969350174
234347245 (dias úteis)

Bem-vindo ao convívio!
Приглашаем вас на Пикник в Путешествии в Брагу и Гимарайш
 
Наше путешествие запланировано на воскресенье 20 мая 2018 года, 

выезд в 8.45 утра, возвращение в 20.00 (ориентировочно).

На ваши вопросы мы сможем ответить по телефонам 234347245 (офис Ассоциации) и 969350174


 
Зарезервировать место в автобусе вы можете в офисе нашей ассоциации. 

Com os melhores cumprimentos
Direção da Associação

С наилучшими пожеланиями
Дирекция Ассоциации


Tres pasos para ser un mejor líder de analítica


por Yesica Flores
Con la cantidad de información disponible aumentando cada año, la ciencia de datos y analítica de negocios se han convertido dos de las áreas con mayores retos de la actualidad. El campo de trabajo es novedoso y lleno de oportunidades, pero también puede imponer un alto nivel de estrés.
Las empresas tienen cada vez acceso a más datos y quieren interpretaciones rápidas para tomar decisiones mejor informadas e impactar de manera positiva su estrategia de negocio.
Para los científicos de datos el reto no es menor, pues se encuentran con la responsabilidad de producir iniciativas de alto impacto para el negocio, además del desarrollo de propuestas técnicas, presupuestos, negociación con directivos, comunicación de resultados, entre otras responsabilidades que hacen de la tarea una misión casi imposible.
“A partir de un cierto nivel de competencia técnica, el mayor reto del científico de datos se encuentra en desarrollar una mentalidad que facilite navegar la complejidad de la profesión y lograr resultados”, afirmó Eduardo Ramírez, Ph.D en sistemas inteligentes y director de analítica en la nube de Ensitech.
Una mentalidad orientada en datos se construye mediante la práctica de hábitos que ayudan a los empresarios a entender mejor la labor de los científicos de datos y éstos a hacer un mejor trabajo:
1. Cuestiónalo todo y sé crítico
El pensamiento crítico consiste en el arte de analizar y cultivar el pensamiento para mejorarlo continuamente. Es decir, la práctica de un pensamiento auto-dirigido y auto-correctivo, sujeto a estándares de excelencia que son básicas para un buen análisis cuantitativo.
La finalidad de cuestionarlo todo es evitar invertir en iniciativas analíticas que no entregarán resultados a los negocios, y encontrar las que sí lo harán
Los atributos de un análisis de alta claridad pueden ayudar a plantear las preguntas correctas, algunos de ellos son: objetividad, claridad, exactitud, precisión, relevancia, profundidad y amplitud.
A propósito de esto, el político e investigador Robert Rubin dijo alguna vez: “Podemos juzgar una decisión por su resultado, pero también por el proceso por cómo fue tomada”.
¿Es confiable la medición? ¿Es consistente el uso de las unidades? ¿Es válido el uso de porcentajes?, son algunas preguntas que deben hacerse. Y así como es necesario cuestionar los datos, también es fundamental cuestionar los propios supuestos cuando los datos apuntan hacia una dirección diferente.
2. Piensa estadísticamente
Pensar estadísticamente no significa memorizar las fórmulas de la probabilidad y estadística, sino profundizar en el uso cotidiano de sus conceptos fundamentales para identificar los sesgos y los errores más comunes. Las ideas estadísticas son abstracciones de la realidad y, por lo tanto, esconden información.
Una idea aparentemente simple como el promedio es la fuente de muchas conclusiones erróneas al asumir que las condiciones promedio ocurrirán o que un individuo es similar al promedio de su población.
El pensamiento estadístico es una disciplina mental que requiere de una constante alerta para identificar las fuentes de sesgo y error. Un buen análisis de datos requiere practicar la identificación y cuantificación de las fuentes de incertidumbre, pero no detenerse por ellas. Es importante recordar que todas las decisiones que se toman están sujetas a incertidumbre, pero a pesar de ellas hay que decidir y actuar.
3. Recuerda que se trata de una ciencia
El pensamiento científico es la disciplina mental que aporta una metodología para establecer la validez de nuestro conocimiento y avanzar con solidez en el entendimiento de los fenómenos.
Del método científico debemos tener presente que establecer causalidad no es trivial y que las variables pueden estar relacionadas de formas diversas que nos pueden engañar con facilidad.
Recientemente el pionero del enfoque probabilístico a la inteligencia artificial, Judea Pearl, lanzó una aguda crítica al modus operandi de la ciencia de datos popular, donde se favorece la generación de modelos predictivos como “cajas negras”, sin profundizar en el entendimiento de las relaciones causales entre las variables.
Con estos tres procesos analíticos en mente, los líderes de este sector pueden avanzar sistemáticamente en su entendimiento de las distintas decisiones y procesos. Posteriormente definirán los modelos y sistemas que se deben construir para mejorarlos confiando que el proceso de análisis tuvo claridad, amplitud y profundidad.

WeWork lanzó con éxito She Leads, su iniciativa para promover la igualdad de género en México

por Yesica Flores

She Leads es la iniciativa global con la que WeWork busca promover la igualdad de género en los espacios de trabajo y empoderar a las mujeres para que alcancen sus metas.
WeWork, la plataforma experta en generar conexiones, reunió a representantes de ONU Mujeres; expertos en Recursos Humanos de WeWork, Dalia Empower, Scotiabank y ManpowerGroup; y mujeres poderosas de Cerveceros de México, Dalia Empower, Google México y The Huff Post.

WeWork lanzó en México She Leads, la iniciativa global con la que busca promover la igualdad de género en sus espacios de trabajo. Para su presentación, reunió a grandes personalidades de distintas industrias y abrió un debate entorno al tema, con el fin de discutir cómo es posible que hombres y mujeres trabajen de la mano para conseguir una verdadera igualdad de género en nuestro país, sin importar a qué se dediquen.
Belén Sanz Luque, desde su visión como Representante de ONU Mujeres en México, abrió la conferencia magistral mencionando que “la igualdad de género es un buen negocio, pues las mujeres son agentes económicos clave que generan prosperidad, empleo, innovación y desarrollo”. Sin embargo, nuestro país aún no está consciente de ello.
En cuestión laboral, puntualizó que “México necesitará más de 70 años para eliminar la desigualdad salarial por género”. Siendo una realidad que el 23% de las mujeres mexicanas han experimentado algún tipo de violencia en su área de trabajo, detalló que es necesario implementar siete principios para empoderarlas dentro de las empresas:
Contar con una mesa directiva que promueva la igualdad de género.
Ofrecer las mismas oportunidades de crecimiento e integración, y no discriminar.
Fomentar un ambiente laboral seguro, saludable y una vida libre de violencia.
Posicionar a la educación y a la formación como pilares de empoderamiento.
Plantear un plan de desarrollo empresarial.
Implementar programas de liderazgo comunitario y compromiso.
Mantener informados a los empleados sobre su desempeño y practicar la transparencia.
Más adelante, Miriam Dávila, Gerente de Capacitación de WeWork Latinoamérica; Beatriz Gasca, socia fundadora de Dalia Empower; Miguel Lozano, Vicepresidente de Recursos Humanos de Scotiabank; y Adriana Velasco, Gerente Regional de Comunicación Interna de ManpowerGroup, participaron en una discusión donde se puso nombre a las barreras visibles e invisibles que impiden que hombres y mujeres tengan acceso a las mismas condiciones y oportunidades en las empresas mexicanas.
Desde su particular visión de expertos en Recursos Humanos, se llegó a las siguientes conclusiones:
“Para lograr una igualdad real, es necesario poner en marcha más campañas de concientización para que las personas puedan detectar dichas barreras y saber cómo romperlas, primero de forma interna en las empresas para que el cambio pueda permear hacia el exterior”, Miriam Dávila.
“La igualdad de oportunidades no es un tema de mujeres sólo para hablar entre mujeres; es necesario incluir a los hombres en la conversación. En cuanto a las tácticas que deben implementar las empresas, se debe de empezar por eliminar los nombres en los currículums en un proceso de selección y enfocarse en el talento para elegir a los candidatos”, Miguel Lozano.
“Para que la igualdad de género sea una realidad en el ámbito laboral, es indispensable que primero sea una realidad en casa. Debemos romper los roles impuestos a cada género. Ser ama de casa, papás o profesionistas es una posición que pueden ocupar tanto hombres como mujeres”, Beatriz Gasca.
“El primer paso para lograr una igualdad, es reconocer que hay un problema. Después, hacer a los líderes empresariales partícipes del cambio y sumarlos al compromiso por terminar la brecha desigual. De igual forma, debemos impulsar a las mujeres a confiar en sí mismas para exigir mejores posiciones laborales”, Adriana Velasco.
Después de esta conversación, Gina Diez Barroso, cofundadora de Dalia Empower; Maribel Quiroga, Directora General de Cerveceros de México; Sandra Rincón, Directora de Agencias en Google México; y Laura Manzo, Editora en Jefe de The Huff Post México, compartieron sus experiencias de cómo se han logrado posicionar como mujeres poderosas en sus respectivas industrias.
“Definitivamente, saber es poder. Una herramienta importante para poder crecer es estar informados. Ser mujer no ha sido un factor en mi desempeño laboral”, Maribel Quiroga.
“Para mí, se trata de arriesgar. En los medios, tu audiencia es tu reto más grande, por lo que mi enfoque siempre ha sido pensar en cómo provocarlos. Mi objetivo al curar el contenido es abrir una conversación sobre temas cerrados”, Laura Manzo.
“Yo no tomo un ‘no’ por respuesta. El fracaso no importa, solo son pasos antes de alcanzar el éxito. Muchas veces nos rodeamos de personas y permitimos que sean arquitectos de nuestras vidas cuando nosotros debemos ser arquitectos de nuestras propias vidas”, Gina Diez Barroso.
“Hay veces en que los roles cambian según las circunstancias. Yo he podido posicionarme en mi trabajo por mi talento, no por ser mujer. Cuando decidí aceptar venir a México por perseguir una meta laboral, encontré en mi pareja un aliado de igualdad”, Sandra Rincón.
Las cuatro participantes de la mesa redonda coincidieron en que la mujer puede ser la peor enemiga de sí misma cuando se victimiza y se autoimpone barreras para alcanzar sus metas personales y laborales. Reconocer que existe una desigualdad, romper estereotipos y permitir a ambos géneros participar en distintos roles es el primer paso para una vida más justa y equilibrada para hombres y mujeres.
“Iniciativas como She Leads reflejan la misión de WeWork de querer ‘humanizar’ más la forma en que trabajamos. Buscamos convertirnos en agentes de cambio y aliarnos con personas y empresas que compartan nuestra visión de ofrecer las mismas oportunidades a hombres y mujeres”, aseguró Carol Pérez, Directora de Relaciones Públicas de WeWork Latinoamérica.
Con el respaldo de WeWork como experta en crear conexiones, She Leads continuará buscando aliados y sumando a más personas a la conversación para promover la igualdad de género en los espacios de trabajo. She Leads es una iniciativa que nace del sueño de sus fundadores y empleados de ayudar a empoderar a las personas y construir una comunidad orientada al crecimiento mutuo tanto de personas como de empresas.

Ya estás listo para RGPD? ¡Microsoft te dice cómo!


por Yesica Flores
Las empresas deben cumplir con normas de privacidad que aseguren que toda la información, tanto propia como de terceros, se mantendrá resguardada y no se hará pública ni será compartida sin el consentimiento de los titulares de los datos.
Con esta misión, llegará a México el Reglamento General de Protección de Datos (GDPR, por sus siglas en inglés), y por lo mismo, todas las empresas deberán empezar a preparase y alinearse para cubrir el nivel de privacidad que esto requiere.
Microsoft conoce la importancia de acatar los lineamientos de esta nueva regulación para evitar multas a las empresas, y por eso tiene el objetivo de apoyar a sus clientes y socios en esta transición y volverse tu aliado en esta nueva regulación de privacidad.
Por esta razón, compartimos contigo los cuatro pasos que toda organización debería seguir para cumplir con esta regulación: detectar, administrar, proteger e informar.
Estos pasos consisten en lo siguiente:
• Detectar: es necesario saber si tu compañía maneja datos o relaciones con la Unión Europea para saber si RGPD aplica en tu organización.
• Administrar: revisa qué tipo de datos personales maneja tu organización y los procesos que utiliza. Además, es necesario administrar el acceso a la información para evitar el mal uso de la misma.
• Proteger: la seguridad de la información se ha convertido en un factor esencial para las empresas, pero a partir de esta regulación, las empresas deberán adoptar medidas técnicas para proteger los datos personales.
• Informar: el registro de los propósitos de procesamiento de la información, categorizarla, y el registro de acceso a los datos, requerirán de una auditoría que permita informar de las actividades realizadas en torno a los datos personales, permitiendo así controlar, detectar y evitar violaciones de privacidad.

Microsoft pretende apoyar a todas las organizaciones, y una manera de hacerlo es con los servicios de nube que centralizan y simplifican los pasos técnicos y administrativos que se requieren ante esta regulación. La nube de Microsoft está desarrollada de acuerdo con principios sólidos de privacidad, seguridad y cumplimiento regulatorio. Además, ofrece herramientas, productos y servicios como Microsoft Trust Center, Enterprise Mobility + Security (EMS), SQL Server y Azure SQL Database, entre muchos otros, que ayudan a las empresas a cumplir con los requisitos de RGPD.
Con el apoyo de estas herramientas, Microsoft reitera su compromiso de cumplir con RGPD y ayudar a sus clientes y socios en el proceso para el cumplimiento de este reglamento, asegurando que las empresas podrán responder ante solicitudes de datos personales, detectar e informar sobre violaciones de la privacidad y cumplir con las normas de esta nueva regulación.
Para esto, Microsoft ayuda a las empresas a través de una sencilla evaluación donde se puede conocer el nivel de privacidad con el que cuenta la compañía y la manera en que esta regulación podría impactarla. Para acceder a esta evaluación, haz clic aquí: https://assessment.microsoft.com/gdpr-compliance
No dejes que el tiempo te gane y te cueste más, comienza a revisar las prácticas de privacidad de tu empresa y prepárate para la llegada de RGPD.