sábado, 19 de dezembro de 2015

Dadores de sangue vão ficar isentos de taxas moderadoras

NUNO PINTO FERNANDES/GLOBAL IMAGENS
Isenção total vai abranger 126 mil dadores de sangue e foi hoje anunciada pelo ministro da Saúde.

Os dadores de sangue perderam o direito à isenção total há alguns anos, no âmbito de uma alteração que ficou a cargo do ministro Paulo Macedo. Apesar de haver um maior número de utentes isentos, muitos passaram apenas a sê-lo em parte, seja no âmbito de cuidados associados apenas à sua doença crónica, ou quando se dirigiam aos cuidados primários.

A isenção total implica o não pagamento de qualquer taxa, seja em exames, consultas ou urgências.

Recentemente foi anunciada pelo Ministério a redução de taxas moderadoras de forma global, bem como a ausência de pagamento de taxa para quem é enviado pela Linha de Saúde 24 ou pelos centros de saúde para a urgência.

Os dadores de sangue vão passar a ficar totalmente isentos do pagamento de taxas moderadoras no SNS, nomeadamente quando se dirigirem aos hospitais. Atualmente, têm uma isenção parcial que abrange apenas os cuidados de saúde primários. Ao todo, serão abrangidos 126 619 utentes, de acordo com dados de novembro facultados pelo Ministério da Saúde.

A medida foi hoje anunciada pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, durante a vista que fez ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde visitou o serviço de cirurgia cardiotorácica e inaugurou as novas salas de hemodinâmica e pacing.

Dadores de sangue vão ficar isentos de taxas moderadoras

18 DE DEZEMBRO DE 2015 - 13:19 Hpras

Diana Mendes


Justino Justo · 
Excelente! É aqui que se vê a diferença...Não preciso porque tenho a ADSE, mas é o mínimo que se pode dar a quem muito dá e nunca pediu nada em troca.
Gosto · Responder · 7 · 14 hEditado
Concordo com a medida(faz todo o sentido), mas o seu "não preciso porque tenho ADSE" tem muito que se lhe diga... É caso para suspirar e dizer: Quem me dera ser funcionário público! 
É que a mim, quando preciso, "tiram me o sangue todo"...
Gosto · Responder · 5 · 14 h
Fernando Cunha Folha · 
Trabalha na empresa Reformou-se
Jorge Batista Tambem tem razão, "não preciso porque tenho ADSE" tem muito que se lhe diga...
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Joao Couto · 
Trabalha na empresa Ministério da Educação - MEC
Eu tenho ADSE e pago sempre as taxas moderadoras.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Quando retiraram a isenção de taxas moderadoras a dadores, fiquei boquiaberto. Sou dador e nunca pedi nada em troca para o ser e continuar a ser, mas os dados mostraram claramente que o nº de dádivas diminuiu imenso com a medida agora revogada. Um sinal do ministério tutelar para com quem só quer o bem alheio e merece ser considerado, por mais simbólico que seja o "pagamento".
Gosto · Responder · 5 · 14 h
tem toda a razão eu também sou dador a muitos anos e também nunca pedi nada em troca e continuei a dar mas fico contente em saber que alguém nos da um justo valor a quem pode salvar muitas vidas e justo nos merecemos boas festas a todos os portugueses.
Gosto · Responder · 7 h
e quem tem doenças cronicas, é seguido em tres especialidades, necessidade de exames caríssimos, medicação diária........... chupa no dedo. No meu caso, a doença cronica que tenho impede me de doar sangue, não por risco a quem doar, mas sim meu. Queiram se fazer de bonitos de outra forma
Gosto · Responder · 12 h
uma medida muito justa! parabéns!
Gosto · Responder · 7 h
Agora começo a ver, alguma justiça a ser feita para aqueles que contribuem com algo tão importante para a vida dos outros. Espero que este governo continue na "construção" daquilo que o anterior governo destruiu.
Gosto · Responder · 7 h
As pessoas quando teem saúde podem doar sangue. não é agora que precisão estarem a reclamar e a chamar bonitos em tom de gozo aqueles que cumprem o seu dever
Gosto · Responder · 6 h
Sou dadora já com cartão vitalício e desde que nos cortaram a isenção nos Hospitais reduzi as minhas dádivas anuais de 3 para 1, vou voltar a dar 3 dádivas. E faço notar que os dadores e ex dadores de sangue são pessoas normalmente saudáveis.