quarta-feira, 11 de julho de 2018

A não perder | Próximas actividades da ADASCA



_______________________________________________________



Secretário de Estado do Ambiente no 1.º Congresso de Adaptação às Alterações Climáticas da Região de Coimbra

O Secretário de Estado do Ambiente, Eng.º Carlos Martins, preside à sessão de encerramento, às 16H15, do 1.º Congresso de Adaptação às Alterações Climáticas da Região de Coimbra, a realizar na próxima sexta-feira, no âmbito da elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, pela CIM Região de Coimbra.
O Presidente da CIM RC, Dr. João Ataíde, preside à abertura dos trabalhos, às 10H15.

Condenado a 20 anos de prisão por esfaquear mulher nas Caldas da Rainha

O autor confesso da morte da mulher, em novembro de 2017, no concelho de Caldas da Rainha, foi condenado esta quarta-feira a 20 anos de prisão no Tribunal Judicial de Leiria.
Resultado de imagem para Condenado a 20 anos de prisão por esfaquear mulher nas Caldas da Rainha"O senhor vai condenado na pena de 20 anos de prisão: homicídio qualificado é o crime mais grave que existe no nosso ordenamento jurídico-penal, punido até 25 anos. Vinte anos é uma pena já muito considerada", afirmou o juiz-presidente do Tribunal, no final da leitura do acórdão.
Dirigindo-se ao arguido, o magistrado judicial disse esperar que "aproveite o melhor possível esse tempo", referindo, ainda, que, "para aquilo que fez, certamente não esperaria" outra decisão.
O coletivo de juízes deu como parcialmente procedente o despacho de acusação, segundo o qual, "no dia 20 de novembro de 2017, entre as 01:45 e as 2.30 horas, no interior da residência do casal", em Chão da Parada, freguesia da Tornada, "o arguido abeirou-se da sua esposa que se encontrava deitada no sofá da sala, estando munido de uma faca de cozinha com 20 centímetros de lâmina".
"Ato contínuo, desferiu um golpe na zona do pescoço daquela, tendo dessa forma provocado a sua morte", de acordo com informação disponibilizada pela Procuradoria da Comarca de Leiria.
Segundo o Ministério Público, de seguida, com a referida faca, o arguido tentou o suicídio, pelo que foi hospitalizado, primeiro nas Caldas da Rainha e depois numa unidade hospitalar de Lisboa.
O crime terá ocorrido quando os três filhos do casal, de 2, 9 e 13 anos de idade, à data, se encontravam a dormir na mesma casa, tendo sido assistidos por uma equipa de psicólogos do INEM.
A vítima tinha 37 anos.
O coletivo de juízes considerou que o arguido, sem antecedentes criminais e que "confessou a maioria dos factos, enquadrando-os numa discussão", aproveitou-se do facto de a mulher estar deitada, o que dificultou a possibilidade de esta se defender.
E, embora tenha rejeitado que o arguido, um ano mais velho que a vítima, tenha agido com frieza de ânimo, concluiu pela "especial perversidade e censurabilidade" da conduta deste, que vai continuar em prisão preventiva até trânsito em julgado do acórdão.
A advogada do arguido, Rosa Domingues, que em sede de alegações finais tinha pedido condenação pelo crime de homicídio simples (8 a 12 anos de prisão), apenas disse que iria analisar a deliberação do Tribunal.

Fonte: JN

Associação de Idosos Mirenses: Sangria, comida… e muita alegria!

Vista a grande adesão por parte da comunidade na primeira edição, este ano não poderia ser exceção. No próximo dia 4 de Agosto de 2018 a partir das 16:00 horas e até existirem forças para dançar, realiza-se a segunda edição do Festival da Sangria & Companhia criado pela AIM. 
O propósito desta iniciativa é abrir e divulgar a Associação de Idosos Mirense junto da comunidade (com o intuito de modificar o estereotipo que a comunidade tem destas instituições), dar a conhecer a casa, ao público em geral  e angariar fundos para a mesma.
Este festival acontecerá nos amplos jardins da instituição num ambiente de festa e alegria. Tal como no ano transato, conta com uma grande variedade de sangrias, caldo verde, sobremesas e porco no espeto... TUDO À DESCRIÇÃO  e por apenas 10 bagos!
E  como num festival não pode faltar animação, o II Festival da Sangria & Companhia contará com a presença de "Pratas Produções Musicais" que trará consigo muita música, dança e karaoke à mistura.
As entradas já estão disponíveis junto dos colaboradores da Associação, na própria instituição, através da  página do facebook ou do seguinte contacto telefónico: 231 458 367. 

Empresas de Táxi autorizadas a terem Uber

Resultado de imagem para Empresas de Táxi autorizadas a terem UberPS e PSD entenderam-se para acolher recomendações do Presidente da República ao veto da chamada "Lei da Uber".
Depois de o Presidente da República ter devolvido ao Parlamento, sem promulgação, a Lei do Transporte em Viatura Descaracterizada (TVDE), o PS e o PSD apresentam, em separado, as mesmas propostas de alteração que serão votadas estas quinta-feira.
Em declarações à TSF, o deputado socialista João Paulo Correia revela que "as empresas que atualmente operam no setor do Táxi podem simultaneamente serem operadores das plataformas eletrónicas da UBER e da CABIFY".
O deputado sublinha que "a Lei que nós propomos não impede que as empresas que atualmente operam no setor do Táxi possam operar neste novo setor", mas coloca condições.
"A nossa proposta visa que essas empresas do setor do Táxi que queiram operar neste novo setor não usem os mesmo veículos e também não podem recorrer aos benefícios e às isenções fiscais que usufruem no setor do Táxi e que não se aplicam no setor TVDE".
Do lado do PSD, o deputado Emídio Guerreiro afirma que "nós não queremos que exista um automóvel que seja Táxi durante xis horas e o mesmo automóvel seja depois UBER ou CABIFY".
Resultado de imagem para Empresas de Táxi autorizadas a terem Uber
Para o PSD, no entanto o mais importante é estar definida na Lei a taxa que as plataformas eletrónicas vão passar a pagar. A taxa tinha um intervalo de 0,1 a 2% e era sujeita a uma portaria regulamentar.

Agora, depois do reparo do Presidente da República tudo muda e recupera-se a proposta original do PSD "de 5% a ser cobrado às plataformas. É a única disposição que permite a obtenção de uma receita cobrada pelo Estado português às entidades que são proprietárias das plataformas eletrónicas", defende Emídio Guerreiro.
Apesar de ter votado contra a Lei, o PCP também apresenta propostas de alteração.
O deputado Bruno Dias do PCP insiste em questões que já levantou nomeadamente a possibilidade das autarquias limitarem o número de veículos ao serviço da UBER.
"Os municípios que têm já hoje competências por Lei para definir qual é a oferta que existe e quantos carros existem em relações aos Táxis devem ter essa mesma competência" para os UBER e CABIFY, sublinha.
Os comunistas querem ainda mexer na formação das tarifas dinâmicas destas plataformas e sugerem "transparência nas tarifas e com um tarifário que não permita flutuações especulativas dos preços".

Fonte: TSF
Foto: Adelino Meireles/Global Imagens

Lei das Heranças. Direito vitalício à casa da família só com mais de 65 anos

PS e PSD avançam com proposta de alteração que diferencia o direito de uso da casa da família em função da idade, nos casos em que os cônjuges renunciem à herança do outro
Resultado de imagem para Lei das Heranças. Direito vitalício à casa da família só com mais de 65 anos
PS e PSD avançaram com uma proposta de alteração conjunta ao projeto de lei socialista que abre a porta à renúncia dos cônjuges à herança, estabelecendo agora que o viúvo mantém o direito a habitar a casa de família - mas em condições diferentes caso tenha mais ou menos de 65 anos.
De acordo com a proposta, nos casos em que o cônjuge sobrevivo tenha mais de 65 anos mantém o direito de habitação vitalício da casa. Ou seja, a propriedade da casa passa para os legítimos herdeiros (em primeira instância os filhos do falecido), mas estes não podem exigir a saída do cônjuge viúvo da morada de família, nem qualquer contrapartida financeira.
A situação será diferente nos casos em que o viúvo ou a viúva tenham menos de 65 anos. Neste cenário, o cônjuge sobrevivo mantém o direito de habitar a casa por cinco anos. Após este período, e caso queira permanecer na habitação, os legítimos herdeiros poderão exigir o pagamento de uma renda.
A posição conjunta dos dois partidos surge depois de o PSD ter avançado com uma proposta de alteração estabelecendo que o cônjuge nunca poderia perder a casa de família. A versão final, que irá hoje a votos na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, vem diferenciar esse direito à habitação em função da idade.
Para o deputado social-democrata Carlos Peixoto esta é uma fórmula "justa e equitativa" de conciliar o direito à habitação do cônjuge sobrevivo com o direito de propriedade dos herdeiros - "a lei não pode desproteger o cônjuge sobrevivo, nomeadamente os que tenham mais de 65 anos".
O projeto de lei entregue pelo PS em fevereiro altera o Código Civil, permitindo o casamento sem que os dois cônjuges se tornem herdeiros um do outro, uma possibilidade que não existe atualmente. Para isso, o casamento terá que ser celebrado no regime de separação de bens, ficando a renúncia mútua à herança consignada numa convenção antenupcial, que não pode ser alterada posteriormente. Os socialistas justificaram esta proposta com a necessidade de acautelar os interesses patrimoniais de filhos de um primeiro casamento, que perdem parte considerável da herança com uma segunda união. Mas a nova regra será geral, podendo aplicar-se a qualquer casamento, ainda que não haja filhos, desde que as duas partes assinem a convenção antenupcial.
A questão da morada de família já tinha sido levantada nos vários pareceres enviados à Assembleia da República por entidades como a Ordem dos Notários, o Instituto dos Registos e do Notariado ou o Conselho Superior da Magistratura.

Fonte: DN

Greve na FIAT depois da contratação de Ronaldo

Os trabalhadores da FIAT consideram inaceitável que a empresa, que também é proprietária da Juventus, continue a pedir sacrifícios aos trabalhadores enquanto gasta milhões para comprar um jogador.
"Enquanto os trabalhadores e as suas famílias apertam o cinto cada vez mais, a empresa decide investir muito dinheiro num único recurso humano", pode ler-se no comunicado da Uninone Sindacale di Base .
A família italiana Agnelli, dona da Fiat, é também proprietária da Ferrari, de publicações como The Economist, Corriere della Sera e La Stampa e, ainda, do clube de futebol Juventus - que anunciou, esta terça-feira, a contratação de Cristinao Ronaldo ao Real Madrid.
Os trabalhadores da Fiat consideram que "é inaceitável" que enquanto continuam a pedir-lhes "enormes sacrifícios económicos" gastem "centenas de milhões de euros para a compra de um jogador".
"Esse tratamento desigual não pode e não deve ser aceite", escrevem no comunicado, onde acrescentam que "os trabalhadores da Fiat ajudaram a construir a fortuna da empresa durante pelo menos três gerações" e, "em contrapartida, sempre receberam uma vida de miséria".
O sindicato sublinha que a FIAT deveria "investir em modelos de carros que garantam o futuro de milhares de pessoas ao invés de enriquecer apenas um". "Este deve ser o objetivo de quem coloca os interesses de seus funcionários em primeiro lugar", acrescenta.
A greve na FCA di Melfi vai afetar a empresa na próxima segunda-feira.
Fonte: TSF
Foto: REUTERS

Hora de Fecho: Os detalhes de um resgate quase impossível /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Se o fio utilizado pelos mergulhadores na gruta tivesse menos meio metro, os rapazes encurralados não teriam sido encontrados. Pormenores de um resgate que salvou 13 pessoas numa gruta da Tailândia.
Tailandês que trabalha para uma organização cristã diz que "é preciso que haja uma lição" a retirar do caso dos Moo Pa. "Não podem voltar a entrar crianças naquela gruta", avisa.
Crianças recuperam no hospital depois de mais de duas semanas debaixo de terra. Os Navy Seal tailandeses, com o apoio de outros mergulhadores profissionais, salvaram os 12 jovens e o treinador.
400 inspetores na rua para para cumprir cerca de 40 mandados de detenção e 80 buscas. O grupo Hells Angels está no centro da investigação a crimes muito violentos.
A Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira 56 elementos ligados ao grupo Hells Angels numa mega-operação. Mas quem faz parte desta "família", quais as suas origens e que regras seguem?
Elementos da Juve Leo que foram ao centro de estágios do Sporting sabiam em que momento os jogadores estariam no local e até a segurança com que poderiam contar. Dividiram os alvos do ataque entre si.
O Jornal de Angola publicou um editorial onde refere que portugueses e angolanos têm interesse numa boa relação entre os dois países e que podem agora estabelecer "uma relação de amor".
Na chegada a uma cimeira da NATO que se prevê intensa, em Bruxelas, o presidente dos EUA deixou as primeiras críticas. Europeus esperam apoio americano enquanto pagam "biliões" a Moscovo.
Portugal está a preparar-se para emitir dívida em moeda chinesa na China e está a estudar a possibilidade de avançar também com a emissão de Green Bonds, diz o ministro. Mas que dívida é esta?
Foi divulgado um vídeo de vigilância que captou o momento do acidente de mota que esta terça-feira levou George Clooney a ser hospitalizado. O ator já recebeu alta médica.
Este padrão de beleza está a ser apelidado de "efeito Kardashian" onde raparigas de 16 anos já querem mudar o rosto. Estão as redes sociais a provocar o fim da auto-estima? Falámos com especialistas. 
Opinião

Rui Ramos
A geringonça é o regime, toda a oligarquia, depois de fracassadas as ideias e liquidadas as expectativas, a tentar salvar-se, agarrando-se ao Estado. 

José Manuel Fernandes
Um país que está de novo a crescer pouco devia debater como ter um melhor futuro, mas ocupa-se a lutar por voltar depressa ao passado. E até celebra: “Meu deus como é bom morar/Modesto primeiro andar”

Laurinda Alves
Presto a minha homenagem a este jovem treinador, que também eu gostava de abraçar e agradecer por ter salvo a vida dos 12 rapazes muito antes de eles terem sido resgatados e trazidos para a superfície

Manuel Villaverde Cabral
O envelhecimento não só coloca problemas de sustentabilidade dos sitemas sociais, como as sociedades mais envelhecidas tendem a perder o ritmo de crescimento económico, o que agrava tudo ainda mais.

Luís Rosa
Para quem se apresenta com uma suposta vontade reformar o regime, transformar-se no aliado que José Sócrates gostava de ter não é o melhor cartão de visita para um líder do PS. Quanto mais do PSD.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Daniel Oliveira afasta mulher forte da SIC e acaba com velho império

Apresentador de “Alta Definição” foi escolhido para ser diretor-geral de entretenimento do grupo Impresa, mas algumas das mudanças anunciadas provocaram uma guerra nos bastidores. Gabriela Sobral poderá estar de saída e mais perto da TVI

Costuma dizer-se “rei morto, rei posto” e foi o que aconteceu na SIC, onde, por estes dias, existe uma verdadeira guerra de bastidores. Daniel Oliveira passou a ser diretor-geral de entretenimento da Impresa, empresa que detém o canal e o “Expresso”. Para além disto, o apresentador do “Alta Definição” foi ainda destacado para ficar como diretor de programas da SIC e dos seus canais temáticos. Fica também como responsável pelos produtos digitais na área de entretenimento do grupo. No entanto, as alterações não foram bem recebidas por todos. Até porque uma das primeiras decisões de Daniel Oliveira passou por afastar Gabriela Sobral, que até aqui assegurava, juntamente com Luís Proença, a direção de programas da SIC. 
A decisão do grupo foi justificada por “as profundas alterações nos hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais [requererem] uma visão estratégica do setor e orientação para o cliente final, neste caso os espetadores e utilizadores. O desenvolvimento de conteúdos inovadores de qualidade, tanto para a antena como para o online, são fundamentais para o cumprimento dos objetivos e para o sucesso da Impresa. Daniel Oliveira, pelo seu percurso, ambição e capacidade de liderança, é a pessoa certa para projetar o entretenimento da SIC e do grupo para o futuro”. No entanto, o i sabe que o grupo “não andava contente com o trabalho da Gabriela Sobral”. 
Fontes ligadas ao meio não deixam de lado a possibilidade de falarmos de uma saída definitiva do grupo. Esta tem sido, aliás, uma das hipóteses que têm sido mais discutidas: a negociação da saída da produtora do canal. Existe até quem acredite que o mais provável é “que possa regressar à TVI, onde trabalhou com o José Eduardo Moniz”. 
Passado pesa na decisão Quando foi anunciado que a equipa de Daniel Oliveira estava escolhida, foram dados os nomes de toda a equipa: Daniel Cruzeiro (diretor executivo), Vanessa Fino Tierno (diretora de aquisição e gestão de formatos e diretora da SIC K), Pedro Boucherie Mendes (diretor de planeamento estratégico e diretor da SIC Radical), Aida Pinto (subdiretora de programação e gestão de antena) e Cristina Verdú (subdiretora de produção). Soube-se também que Luís Proença iria manter “uma colaboração com a Impresa na área de novos projetos e negócios, com ligação à área editorial”. Mas afastar Gabriela Sobral foi surpresa para muitos, principalmente pelo peso que sempre teve nas decisões do canal. No entanto, também apareceu rapidamente quem recordasse os tempos em que foi Gabriela Sobral a afastar do ecrã Andreia Rodrigues, agora mulher do apresentador do “Alta Definição”. Estávamos em janeiro do ano passado quando a apresentadora foi afastada do programa que apresentava à tarde, em dupla com João Baião. A decisão foi, na altura, tomada pela diretora de programação da estação de Carnaxide, que chegou a dizer que “Grande Tarde” não atingia “os parâmetros de audiência desejados”. “Vamos acabar com o programa e apostar noutro formato, com outro nome e outros conteúdos. Nesse sentido, vamos mudar a dupla de apresentadores”, disse. Mas, na verdade, há quem sublinhe que a mudança não foi assim tão grande. Para o lugar de Andreia Rodrigues entrou, na altura, Rita Ferro Rodrigues, mas as audiências continuaram longe do que era pedido pelos responsáveis do grupo. 
Recorde-se que Gabriela Sobral chegou à SIC para comandar as novelas do canal, depois de trabalhar por um longo período na TVI. Na altura em que entrou na estação de Carnaxide apanhou logo o sucesso de “Laços de Sangue”, que conseguiu ganhar um Emmy. 
Chegaram os ventos da mudança Estão ainda a ser pensadas outras mudanças dentro do canal, nomeadamente ao nível da programação. Uma delas passa por tirar 30 minutos de antena a Júlia Pinheiro e João Rodrigues, que estão à frente de “Queridas Manhãs”. Outra implica que a apresentadora “passe a estar mais tempo no ar, mesmo que noutros projetos. O que pode acontecer é que, como a aposta no tempo de antena é maior, ela tenha de deixar alguns cargos de direção para conseguir ter mais tempo”. Para já, foi apontada como diretora da SIC Mulher e da SIC Caras. 
Fonte: ionline

Jovens perderam peso, mas “estão bem de saúde”, diz especialista

Resultado de imagem para Jovens perderam peso, mas “estão bem de saúde”, diz especialista
As autoridades sanitárias tailandesas indicaram hoje que, embora tenham perdido peso, os jovens resgatados de uma gruta no norte da Tailândia "estão bem de saúde".
Para o inspetor de saúde pública Thongchai Lertwilairatanapong, as 12 crianças e o treinador "cuidaram bem de si mesmos", durante os 18 dias em que estiveram presos na gruta.
O resposável indicou que o treinador e um dos últimos jovens a serem resgatados contraíram uma "leve infeção pulmonar". Do primeiro grupo a ser resgatado, no domingo, dois apresentaram os mesmos sintomas, acrescentou.
Na terça-feira à noite, no terceiro dia das operações de resgate na gruta, o salvamento das 12 crianças e do treinador de futebol suscitou imediatas reações à escala mundial, com vários líderes internacionais a celebrarem o feito.
O grupo ficou preso numa gruta durante 18 dias, metade dos quais sem acesso a água potável e a comida.
Os 12 rapazes, entre os 11 e os 16 anos, e o treinador, de 25, foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.
Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só era possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.
Nas operações de socorro participaram 90 mergulhadores, 40 tailandeses e 50 estrangeiros.
O local onde os jovens ficaram presos estava localizado a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afetaram a zona, o que obrigou a que parte do percurso tivesse que ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

Fonte: Lusa

Mesquita Machado, ex-autarca de Braga, condenado a 3 anos de pena suspensa

O tribunal considerou que Mesquita Machado teve intenção de favorecer patrimonialmente a filha e o genro, lesando o erário público.
Resultado de imagem para Mesquita Machado, ex-autarca de Braga, condenado a 3 anos de pena suspensa
O Tribunal Judicial de Braga condenou, esta quarta-feira, o antigo presidente da Câmara daquele município Mesquita Machado a três anos de prisão, com pena suspensa, no processo relacionado com a expropriação do quarteirão das Convertidas.
O antigo autarca socialista foi condenado por um crime de participação económica em negócio, em concurso aparente com um crime de abuso de poderes.
No processo, eram também arguidos os restantes cinco vereadores socialistas no mandato 2009-2013, que acabaram absolvidos.
A expropriação, aprovada em maio de 2013, foi anulada pelo novo executivo saído das eleições desse mesmo ano, liderado por Ricardo Rio.
Lusa

Exposição na Figueira da Foz

Ao ritmo do futebol


P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 

Olá bom dia,
Ontem tivemos várias notícias relacionadas com futebol:
. A notícia de que Cristiano Ronaldo decidiu assinar pela Juventus e abandonar o Real Madrid já era anunciada mas ainda assim surpreendeu muita gente;
. A passagem francesa à meia-final do campeonato de futebol, que lança o jogo de logo à noite;
. O salvamento muito bem sucedido dos 12 jovens jogadores da equipa de futebol (mais o respectivo treinador), que estavam perdidos numa gruta tailandesa;
Para hoje há novas linhas de leitura da actualidade:
. Da nossa manchete vem a notícia de que a CP está à beira da ruptura, devido aos comboios velhos e avariados que obrigam à redução em quase todas as linhas e serviços;
O Novo Banco pôs os imóveis à venda a uma empresa gerida por uma antiga assessora de Ricardo Salgado;
. E o arranque da cimeira da NATO já não deixa margem para ilusões sobre a falta de empenho dos Estados Unidos, graças a mais um tweet de Donald Trump.

Vale também muito a pena ler:
. A entrevista ao presidente das comunidades mundiais da Fundação Aga Khan, que ajuda a levantar o véu sobre uma importante comunidade global que ainda conhecemos mal;
. Os números da Pordata dizem que Portugal recuperou o saldo migratório positivo mas continua em perda nos números totais em comparação com o resto da Europa;
. O perfil do novo juiz do Supremo Tribunal apresentado por Trump é também uma linha de defesa do próprio Presidente.

Na linha das sugestões de leitura mais longa que tenho vindo a deixar, fica não uma, mas duas propostas:
. Um texto que publicamos ao abrigo da nossa participação na acção do Dia do Impacto Jornalístico, que conta como cientistas dinamarqueses transformam borras de café em proteínas para revolucionar a alimentação sustentável;
. E para fechar regressando ao início, deixo um outro texto (em inglês) que ainda pode ser útil hoje à noite: a forma perfeita de marcar um penalti explicada pela ciência, numa bela leitura do site The Conversation

Claro que vamos acompanhar em directo a meia-final entre a Cróacia e a Inglaterra, tal como todas as outras notícias do dia. Passe por cá, até amanhã.

Desconvocada greve na Portugália Airlines

Em comunicado, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil garante alcançou um entendimento com a administração da empresa.
Resultado de imagem para Desconvocada greve na Portugália Airlines
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) anunciou hoje que foi desconvocada a greve da Portugália Airlines, que estava agendada entre os dias 11 e 16 de julho.
"No seguimento da Assembleia Geral de Trabalhadores realizada hoje, pelas 19:30, foi desconvocada a greve da Portugália Airlines, decretada entre os dias 11 e 16 de Julho pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, fruto de um entendimento alcançado", refere o SNPVAC em comunicado.
A greve dos tripulantes de cabine da Portugália Airlines estava agendada entre as 00:00 do dia 11 de julho e as 23:59 do dia 16 de julho, mas acabou por ser desconvocada.
A discriminação relativamente aos horários de trabalho tinha sido o principal motivo que levou o sindicato a avançar para a paralisação.
Em meados de 2007, a Portugália Airlines integrou o Grupo TAP, assumindo um novo modelo de negócio.
Lusa

360º - Como os últimos 50 centímetros de uma corda salvaram os rapazes da gruta: os detalhes de um resgate quase impossível. E ainda Ronaldo, claro

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Saíram todos. Mas, na realidade, foi por muito pouco. Tudo podia ter sido dramaticamente diferente se a corda usada pelo mergulhador britânico que encontrou o grupo de rapazes numa gruta da Tailândia tivesse menos 50 centímetros de comprimento. Foi um resgate quase impossível, feito de avanços e recuos, de muita perícia e de coragem. Num texto essencial, a Marta Leite Ferreira dá todos os pormenores da operação que parou o mundo.

Há apenas três jornalistas portugueses a acompanhar o resgate no local e um deles é do Observador. A Cátia Bruno relatou tudo o que viu:

O último resgatado da gruta foi Ekkapol, o treinador. Já é a segunda vez que escapa à morte em dez anos: tinha sido o único sobrevivente de uma epidemia que dizimou a aldeia onde nasceu. Conheça melhor o homem que viveu dez anos num templo budista e agora ajudou os rapazes a sobreviver enquanto não chegava ajuda.

Os 12 rapazes perderam peso, mas estão bem de saúde, disseram hoje as autoridades. Veja aqui quem eles são. O pai de um deles explicou à CNN como passou os últimos 17 dias a rondar a gruta. O filho foi um dos primeiros a sair, mas mesmo assim ele ficou junto dos restantes pais: “Prometi aos outros que esperava por eles para sairmos juntos. Que não ia deixá-los. Vamos todos juntos”.
 
Três mergulhadores australianos contaram ao The Guardian que houve risco até ao final da operação. Já depois do resgate, as bombas de extração de água montadas na gruta falharam, quando ainda havia 100 voluntários no interior, que tiveram de ser retirados à pressa.
 
 
Mais informação importante

Numa cansativa repetição, António Costa voltou a fazer avisos aos seus aliados da "geringonça". Numa conferência sobre o Orçamento, disse que os portugueses não perdoariam se a maioria de esquerda “deitasse tudo a perder” no último ano da legislatura. E ainda avisou: "O PS não é uma carochinha à procura do João Ratão"​.

Hoje há nova reunião entre o Governo e os sindicatos dos professores. Como é que esta relação passou dos elogios à desilusão?

A CP está à beira da rutura: faltam equipamentos e trabalhadores para a manutenção dos comboios. Sem soluções, a empresa vai reduzir a oferta do seu serviço. O Públicofaz a radiografia.

Trump está farto de ser "otário" e é nesse estado de espírito que entra hoje na cimeira da NATO. O encontro vai ser marcado pelo crescente desagrado do Presidente americano, que insiste que os outros países invistam mais em defesa. Perceba, em três pontos, o que está em causa.

Esta manhã, o El País escreve que os aliados "receiam que Trump chegue a um acordo com Putin nas suas costas", no encontro que vai ter com o russo no dia 16.

Noutra frente, os Estados Unidos aumentaram a pressão sobre a China e aplicaram novas taxas alfandegáriasno valor de 200 mil milhões de euros.
 
Afinal, as agressões em Alcochete não foram uma situação que fugiu ao controlo - foram planeadas. Nos dias que antecederam a invasão, foi tudo combinado por WhatsApp. O CM revela algumas dessas mensagens. Por exemplo: “Comecem já a ver com quem ficam. JJ é meu”.
 
Ronaldo já é jogador da Juventus. Do jato privado para a Grécia até à confirmação oficial, o dia da saída do Real Madrid foi agitado. Numa carta de despedida, o jogador falou aos adeptos: “Saio mas esta camisola, este emblema e o Santiago Bernabéu continuarão a ser sempre sentidos por mim como algo meu, esteja onde estiver”.
 
Os jornais espanhóis despediram-se em "choque". E escreveram na capa: “Não haverá outro igual”. Percebe-se porquê: em nove anos de Real Madrid, Ronaldo ganhou muito troféus, bateu muitos recordes e disse muitas frases marcantes. (E o último recorde, aliás, é este: aos 33 anos, tornou-se no ‘trintão’ mais caro da história do futebol. O top 10 está aqui.)
 
Os novos chefes de Ronaldo são os Agnelli, os Kennedy de Itália. São donos da FIAT, da Ferrari, da The Economist, do La Stampa e da Juventus. Como todas as famílias, também têm um enfant terrible.
 

Novidades do Mundial

A França venceu a Bélgica por 1-0 e tornou-se na primeira finalista do Mundial. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro explica que o duelo francófono com 14 “ingleses” em campo foi resolvido por um defesa “espanhol”.

Samuel Umtiti, que marcou o golo, é um defesa que começou como avançado, que não abdica da sesta e que esteve para ser notícia por trocar o Barça pelo Real.

Já Pogba, usou o Twitter para dedicar a vitória da França aos “heróis” da Tailândia. E acrescentou: "Parabéns, rapazes, vocês são muito fortes".

Hoje joga-se a segunda meia-final, com Inglaterra e Croácia. Entre os britânicos vai estar o supersticioso Dele Alli, que usa fitas nos joelhos sem precisar. Não é  o primeiro futebolista do mundo a confiar cegamente em rituais.

Bruno Vieira Amaral​, na sua crónica diária, escreve sobre "o som de uma promessa a quebrar-se": "A França tem esse talento para esvaziar os sonhos dourados dos outros nas meias-finais. Reparem: esvaziar. Não é rebentar. É mesmo ir esvaziando lenta e cruelmente os sonhos alheios".


Os nossos Especiais
 
O caso Fizz está perto do fim. Como é que este processo explosivo, que feriu as relações entre Portugal e Angola, se esvaziou? A Sónia Simões explica. E conta ainda as curiosidades do julgamento: houve um juiz que chorou, um arguido ameaçado de morte e testemunhas que desapareceram.
 
 
A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria​ escreve "O milagre económico português": "Não havendo milagres, nada há de anormal com termos sido ultrapassados pelos países do alargamento. Temos de continuar a apostar na educação e em resolver outros problemas estruturais".

Eu escrevo sobre os nossos deputados lulistas: "22 deputados portugueses lançaram um lancinante “apelo” pela libertação do “preso político” Lula da Silva. Pois é: com tudo o que aconteceu em Portugal e no Brasil, a nossa esquerda não aprendeu nada".

Maria João Marques​ escreve "Guardas de Jinggangshan do facebook e do twitter": "Há uns anos discutiam-se os malefícios da televisão. Estamos na mesma com as redes sociais. Há quem não saiba filtrar e processar o que lê. Ou, então, são todas as épocas que têm Guardas Vermelhos".


Notícias surpreendentes

Os Kiss ainda são os reis do Rock ‘n’ Roll? Parece que sim. A Rita Cipriano esteve no concerto da banda em Lisboa e dá-lhes quatro estrelas.

O HBO Now, um serviço de streaming semelhante ao Netflix, chega a Portugal em 2019. Conheça mais detalhes aqui.
 
Do Porto ao Algarve, há cinco lojas que abriram mesmo a tempo das férias. Vão da moda de autor, aos brinquedos sem fios e ao design inteligente. Temos tudo o que precisa de saber.
 
“Pareço todo doido, mas sou introvertido”. O Observador foi à Darkolandia, a nova casa dos YouTubers D4rkFrame, Pi e Dant. Falou-se sobre tudo: sobre a responsabilidade que têm para com os mais novos, sobre o sotaque brasileiro e sobre os contratos com a nova agência.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa