quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Região Norte | Momentos de animação e de convivialidade no Largo do Conde


FEIRA AGRÍCOLA DE REIS COM HONRAS DE TRANSMISSÃO TELEVISIVA

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover, no próximo Sábado, dia 4, no espaço do Largo do Conde, a edição especial da Feira Agrícola de Reis, uma iniciativa que este ano terá transmissão televisiva, com a presença do programa Aqui Portugal, da RTP, num evento que se espera muito participado e repleto de festa, cativando os visitantes para a confraternização neste primeiro fim de semana do mês de Janeiro.

Para além de contar com muita música e a presença de diversos artistas nacionais e grupos locais, haverá as tendinhas com produtos típicos e tradicionais do concelho, insufláveis e a partilha habitual do Bolo Rei Gigante, potenciando uma bonita festa que vai decorrer durante todo o dia, e será transmitida para todo o país através do canal publico de televisão, com uma série de reportagens que vão destacar as potencialidades turísticas e o que de melhor se produz nesta terra do Vale do Paiva.

Espera-se um dia agradável e soalheiro, também no centro da vila, para dar lugar à tradicional Feira Agrícola de Reis, iniciativa mensal realizada pela autarquia paivense com a participação de meia centena de expositores, e orientada para a comercialização dos produtos da região, sendo que, garantida está a animação musical até ao final da tarde, potenciando a todos o gosto e a oportunidade de um saudável convívio com um pezinho de dança.

O Vereador José Manuel Carvalho, responsável pelo Pelouro de Feiras e Certames, faz questão de enaltecer esta organização e destaca a importância e a oportunidade do evento, aproveitando para realçar o interesse da valorização e divulgação dos produtos endógenos, evidenciando a importância da Feira Agrícola, criada há nove anos pela Câmara Municipal, e desde sempre assumida como factor de dinamização económica e de possibilidade de negócio para muitos paivenses, que têm neste certame mensal, uma forma de escoamento dos seus produtos rurais e ainda melhorar o rendimento familiar, assegurando-se assim, um espaço previligiado e alternativo de comércio, de divulgação e um modelo para exposição para uma diversidade de produtos agrícolas produzidos no território de Castelo de Paiva. 

Recorde-se que, desde os produtos agrícolas, este certame é aberto a vários sectores de actividade, como produtos hortícolas, aves de capoeira, fumeiro caseiro, mel, os doces regionais, licores, vinhos, compotas e outros produtos do artesanato local, produtos e trabalhos de gente que encontra nesta feira, uma oportunidade única para comercializar aquilo que vão produzindo nas suas explorações agrícolas e nos seus pequenos negócios.

Carlos Oliveira

ENB- Escola de Negócios reformula oferta formativa: novo ano, novos cursos


Após 14 anos de atividades em ensino especializado, a ENB-Escola de Negócios reformulou a sua oferta formativa. Desenvolveu cursos com: mais aplicabilidade prática; uma metodologia que envolve o aluno de forma ativa na aprendizagem; formadores com vasta experiência profissional; grande flexibilidade no desenho do percurso formativo por parte dos formandos.
Acreditando que o conhecimento e a experiência são os principais motores do desenvolvimento, esta escola de negócios procura trabalhar junto das pessoas que vivem os negócios com a perspetiva de as motivar para a melhoria das suas competências e de as treinar para aumentar a sua performance empresarial.
Fernando Cardoso, CEO da ENB-Escola de Negócios indica: “Esqueçam a coerência, virtude tão exigida pela sociedade. Prefiram a inteligência de saber posicionar-se diante de novas situações, novos ambientes e novos relacionamentos. A incrível velocidade do pensamento altera tudo constantemente. Reciclem o conhecimento. Aprendam, desaprendam e reaprendam com mente aberta e livre para absorver outras ideias.”
O novo modelo de atuação inclui o lançamento de Cursos Avançados e Executivos inéditos em áreas de interesse do tecido empresarial. Os formandos poderão especializar-se em áreas como Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Fiscalidade, Turismo, Consultoria, Línguas, Seguros e Economia Social, entre outras. A oferta formativa inclui 7 Cursos Avançados e 19 cursos executivos.
Conscientes das exigências dos consumidores todos os novos cursos contemplam uma nova vertente de Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Os interessados deverão consultar o site da instituição – www.escoladenegocios.com 


2020: O ano da Enfermagem

1 de Janeiro de 2020 marca o início do Ano do Enfermeiro e um esforço global maior para realçar a escassez aguda destes cruciais profissionais de saúde. A Organização Mundial de Saúde, em conjunto com Enfermagem mundial, celebra em 2020 o trabalho e o esforço dos enfermeiros, aproveitando o bicentenário do nascimento da fundadora da Enfermagem moderna, Florence Nightingale.

Luís Filipe Barreira, Vice-Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, sublinha que “queremos aproveitar o primeiro dia do ano para saudar todos os enfermeiros e lembrar que, em 2020, a sua Ordem irá reforçar o seu esforço para dar voz à Enfermagem e ao papel fundamental que os enfermeiros desempenham diariamente nos seus serviços, muitas vezes em situações adversas. Hoje e amanhã – tal como ontem – a Ordem dos Enfermeiros está ao lado dos colegas nos bons e maus momentos, defendendo as suas causas e lutas em prol da dignificação da profissão e na prestação de cuidados de saúde de qualidade”.

Para a OMS, os enfermeiros desempenham um papel vital na prestação de serviços de saúde, dedicando a sua vida à prestação de cuidados ao longo de todo o ciclo de vida dos indivíduos, indo ao encontro das necessidades em saúde diárias essenciais. Eles são com frequência o primeiro, e único, ponto de cuidado nas suas comunidades.

De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, Director-Geral da OMS, “Os enfermeiros são a espinha dorsal de todo o sistema de saúde: em 2020 convidamos todos os países a investirem em enfermeiros e parteiras como parte do seu compromisso com a saúde para todos”. Além disso, a OMS reconhece que até 2030, o mundo precisa de mais nove milhões de enfermeiros e parteiras para alcançar a Cobertura Universal em Saúde.

Entre os parceiros da OMS para o Ano Internacional do Enfermeiro está o Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses– ICN), que apela aos governos para fazerem de 2020 um marco na saúde a fim de cumprir a promessa de Cobertura Universal em Saúde. Assim, solicita-se “aos líderes mundiais que façam investimentos massivos em Enfermagem e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica para preparar o caminho para um futuro melhor para saúde em todo o mundo”. Alertando para os riscos associados à escassez de enfermeiros, esta organização internacional sublinha que os enfermeiros e parteiras são a chave para alcançar o objectivo de  Cobertura Universal em Saúde definido pela OMS, uma vez que desempenham um papel crítico na promoção da saúde, prevenção da doença e prestação de cuidados em todos os ambientes.

Annette Kennedy, Presidente do ICN, sublinha que, “ao aumentar a compreensão do público sobre quem são os enfermeiros, o que fazem e a sua incrível contribuição para as suas sociedades irá ajudar-nos a assegurar que o legado de 2020 continuará por vários anos na forma de mais e melhor enfermeiros que disponibilizam cuidados essenciais às comunidades que servem”. Já Howard Catton, Chief Executive Officer da mesma instituição, adianta que “2020 será utilizado para desmistificar estereótipos sobre a Enfermagem e mostrar ao mundo a realidade da Enfermagem do século XXI e a incrível diferença que os enfermeiros podem fazer quando lhes é permitido actuar no topo do seu jogo. Os enfermeiros não são a única solução para os problemas de cuidados de saúde, mas quando bem apoiados e formados, o seu contributo pode ser extraordinário”.

Ligação para o dossier sobre o Ano do Enfermeiro da OMS 

Mensagens chave da OMS para 2020:
  • Enfermeiros e parteiras desempenham um papel vital na disponibilização de cuidados de saúde;
  • Fortalecer a Enfermagem para alcançar saúde para todos;
  • Aumentar a liderança e a influência da Enfermagem para melhorar os serviços de saúde;
  • Comprometer a vontade política e o financiamento para melhorar a Enfermagem

Ligação para a página sobre o Ano do Enfermeiro do ICN 

Mensagens chave do ICN para 2020:
  • Enfermeiros e parteiras são o maior grupo de profissionais de saúde do mundo – investir neles para melhorar os cuidados de saúde para todos;
  • Possibilitar aos enfermeiros e parteiras trabalhar no seu total potencial, melhora os cuidados de saúde para todos;
  • Investir em enfermeiros e parteiras para melhorar a saúde, promover a igualdade de género e apoiar o crescimento económico;
  • Cuidados de saúde de grande qualidade são prestados por equipas multidisciplinares com enfermeiros e parteiras no seu centro;
  • Investir em enfermeiros e Parteiras para melhorar os cuidados de saúde para todos;
Material de divulgação do ICN sobre o Ano Internacional do Enfermeiro



Abertas inscrições para segunda edição dos "Noivos de São Mateus"


Casais que sonham casar na Feira de São Mateus podem candidatar-se até 24 de janeiro.
Resultado de imagem para Abertas inscrições para segunda edição dos "Noivos de São Mateus"
Portal Viseu
Com o início de um novo ano, a VISEU MARCA lança a segunda edição dos “Noivos de São Mateus”. Depois do sucesso da estreia da iniciativa, com o enlace da Natércia e do Rodrigo, novos casais poderão candidatar-se até ao dia 24 de janeiro para casar em plena guardiã das feiras populares, no verão.


Os candidatos a segundos “Noivos de São Mateus” poderão submeter a sua candidatura em www.feirasaomateus.pt e www.viseumarca.pt, onde também deverão ler as Normas de Participação do concurso. A inscrição terá de ser acompanhada de uma carta de motivação e fotografia do casal.

À semelhança do ano passado, a organização irá oferecer uma festa de casamento única e inesquecível, no ambiente único e inconfundível da histórica Feira de São Mateus. O vestido de noiva, o catering e a lua de mel são alguns dos prémios atribuídos ao casal pela VISEU MARCA, em conjunto com patrocinadores e parceiros de diversas áreas que contribuem para

Os “Noivos de São Mateus” são uma iniciativa da VISEU MARCA, criada na edição de 2019 da Feira de São Mateus, com o objetivo de criar conteúdos de programação do certame histórico de Viseu e inovar, fomentando novos laços com a comunidade e novas tradições.

Natércia e Rodrigo foram o primeiro casal selecionado para celebrar a sua união no evento, no feriado de 15 de agosto de 2018. Os jovens de 23 e 24 anos partilhavam o sonho de casar na cidade que os acolheu e juntou, acabando por protagonizar uma celebração em grande na Feira de Viseu.

Os noivos deverão ser naturais do distrito de Viseu ou nele residir. A cerimónia poderá ser civil ou religiosa, sendo realizada durante e na Feira de São Mateus, em data a acordar entre a organização e o casal.

O casal vencedor será eleito pela VISEU MARCA, tendo por base a motivação da candidatura, a história dos noivos e a sua relação com Viseu e o certame.

A Feira de São Mateus é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA. São patrocinadores oficiais do evento o Santander, Super Bock, Sumol, Delta Cafés, Jornal do Centro, Nutriva, Lugrade e Ribeiro Santo.

45 MIL PESSOAS CELEBRARAM AS DOZE BADALADAS EM VISEU

Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se no Campo de Viriato na última noite do ano e renderam-se à animação e ao grande espetáculo de fogo de artifício.

Viseu entrou em 2020 com o “pé direito”, naquela que foi a maior celebração de Ano Novo da cidade. Dezenas de milhares de viseenses, turistas e amigos de Viseu fizeram a festa ao som dos Hi-Fi, banda viseense que abriu a noite, dos sons soul e funk dos HMB, do rapper Plutonio, logo após a meia-noite, e dos DJ’s Kiss Kiss Bang Bang.

A entrada no novo ano foi marcada pelo já tradicional espetáculo de fogo de artifício, que conquistou as emoções do público presente. Ao longo de 15 minutos, muita luz, cor e música preencheram os céus de Viseu.

Pela primeira vez, a VISEU MARCA organizou, produziu e financiou em exclusivo à programação de Passagem de Ano, ao abrigo do protocolo de cooperação com o Município de Viseu. As expetativas para uma noite inesquecível foram superadas, assim como o recorde de público do ano anterior. À meia-noite, estima-se que cerca de 45 mil pessoas tenham vibrado com as doze badaladas no Campo de Viriato.

Na transição para a nova década, foi, também, apresentado o mote de comunicação e programação para 2020, na Cidade-Jardim: “Luz, Câmara, Ação”. Viseu declarou-se destino de cinema e fotografia com uma banda sonora pirotécnica à altura.

A cidade acolhe, entre 20 e 23 de outubro de 2020, o maior festival de cinema de turismo e marketing territorial da Europa, o ART & TUR, para além de um conjunto de iniciativas de criação artística, formação e promoção nestas áreas. Brevemente será apresentado o plano de ação.

Médico agredido “a soco e a pontapé” por recusar renovar baixa a utente. Sindicato exige que ministra crie condições de segurança

Resultado de imagem para Médico agredido “a soco e a pontapé” por recusar renovar baixa a utente. Sindicato exige que ministra crie condições de segurança
DN
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) lamentou hoje mais um caso de agressão a um médico, instando a ministra da Saúde a criar condições de segurança para estes profissionais de modo a diminuírem o número de casos.
Um médico de clínica geral foi agredido a soco e a pontapé por um doente, durante uma consulta no Centro de Saúde de Moscavide, Lisboa, de acordo com o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha.
Em declarações hoje à agência Lusa, o secretário-geral sublinhou que algo tem de ser feito para diminuir as agressões aos profissionais de saúde.
“A nossa pergunta é muito simples: O que é que a Senhora ministra da Saúde está a pensar fazer em relação a esta matéria? Não adiantam declarações vagas como a que teve a semana passada de solidariedade no geral [aquando da agressão a uma médica no Hospital de Setúbal na semana passada]”, disse.
No entendimento de Roque da Cunha, é preciso saber especificamente o que vai fazer Marta Temido para diminuir este tipo de situação por um lado e, por outro, criar condições para dar mais segurança aos profissionais.
“Na segunda-feira passada entregámos à Senhora Procuradora-Geral da República um pedido para intervenção, dado tratar-se de um crime público e também para que a procuradoria possa ter alguma intervenção nesta matéria”, contou.
De acordo com o secretário-geral do SIM, há um sentimento de impunidade muitíssimo grande.
“Tanto quanto é do nosso conhecimento nenhum dos agressores teve qualquer medida de coação, nem sequer foi presente a um juiz. Por isso, é preciso dizer basta e perguntar ao ministério o que pensa fazer em relação a esta matéria”, disse.
Para Roque da Cunha, tem de se agilizar a queixa, que tem de ser consequente com a forma como as queixas tem resposta.
“Porque incomoda as idas à polícia, as declarações, a recolha de testemunhas. Para um crime público parece-me excessivo e fundamental que os poderes públicos ajam, não só o Ministério Público, mas também a Procuradoria-Geral da República”, realçou.
O secretário-geral do SIM referiu que o sindicato tem conhecimento de que há dezenas de agressões verbais e às vezes físicas, e por devido a burocracias, para evitar incómodos, e pela lentidão da justiça não vêm ao conhecimento público.
“As pessoas têm outras maneiras de protestar de considerar que o comportamento de um médico poderá não ser o mais correto, mas a questão da segurança física é essencial desde a disposição dos próprios gabinetes até à criação de condições para de alguma maneira limitar, saber gerir os conflitos”, disse.
Sobre o estado do médico agredido, Jorge Roque da Cunha disse que está afetado psicologicamente e que já avançou com uma queixa na PSP.
De acordo com informação recebida pela Lusa de outra médica, esta agressão a um profissional de saúde ocorreu na terça-feira à tarde.
Em declarações na rede social ‘Facebook´, hoje citadas Jornal de Noticias, o médico contou que o utente, de 20 anos, lhe pediu uma vacina da gripe e que lhe passasse uma renovação da baixa, retroativa a 26/12/2019".
Como o médico se recusou, foi agredido pelo utente com a ajuda da namorada deste.
Este é o segundo caso de violência contra um médico em menos de uma semana, quando uma médica da urgência do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, foi agredida por um utente.

Austrália autoriza retirada forçada de pessoas perante novo pico de incêndios

Resultado de imagem para Austrália autoriza retirada forçada de pessoas perante novo pico de incêndios
A Austrália autorizou hoje a retirada forçada de moradores dos estados mais devastados pelos incêndios, como Nova Gales do Sul, numa altura em que os serviços meteorológicos alertam para um novo pico de calor no sábado.
A chefe do Governo estadual de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, declarou hoje um estado de emergência com duração de sete dias para permitir a retirada forçada de pessoas a partir de sexta-feira.
Desde o início da temporada de incêndios, em setembro, esta é a terceira vez que é declarado um estado de emergência na Nova Gales do Sul, o estado mais populoso da Austrália.
“Não tomamos esse tipo de decisão de ânimo leve, mas queremos garantir que são tomadas todas as medidas necessárias para nos prepararmos para o que pode ser um sábado horrível”, explicou Gladys Berejiklian.
A declaração foi feita pouco depois de os bombeiros de Nova Gales do Sul terem pedido aos turistas para saírem de uma área costeira de 200 quilómetros de extensão, que abrange a pitoresca cidade de Batemans Bay (a cerca de 300 km ao sul de Sydney) e se estende até ao sul do estado de Victoria.
Vários incêndios descontrolados devastaram o sudeste do país na véspera do Ano Novo, matando oito pessoas e tornando-se no dia mais mortífero desde o início da crise.
Desde setembro, os incêndios na Austrália já provocaram a morte de pelo menos 18 pessoas, mas o balanço poderá subir, já que as autoridades de Victoria avisaram hoje que há 17 pessoas desaparecidas naquele estado.
Os apelos feitos pelas autoridades são para as pessoas saírem das áreas assinaladas antes de sábado, dia em que se esperam fortes rajadas de vento e temperaturas acima dos 40°C.
Resultado de imagem para Austrália autoriza retirada forçada de pessoas perante novo pico de incêndios
A evacuação da área não turística será “a maior de todos os tempos na região”, disse o ministro dos Transportes da Nova Gales do Sul, Andrew Constance, em declarações à ABC.

Uma longa fila de carros estava hoje a formar-se na autoestrada em direção a Sydney. Um dos condutores disse à AFP que demorou mais de três horas para percorrer apenas 50 quilómetros.
O diretor-adjunto dos bombeiros, Rob Rogers, admitiu que é impossível, neste momento, apagar ou sequer controlar os incêndios em curso no estado.
“Existem tantos nesta área que não conseguimos conter” a catástrofe, admitiu, acrescentando que, neste momento, o papel dos bombeiros é “apenas garantir que mais ninguém se atravessa na frente dos fogos”.
Mais de 400 casas foram destruídas nos últimos dias, número que deverá aumentar à medida que os bombeiros conseguem chegar às aldeias mais remotas.
Navios e aviões militares foram enviados, juntamente com equipas de emergência, para fornecer ajuda humanitária e avaliar os danos nas áreas mais remotas.
Dois navios chegaram hoje de manhã à cidade costeira de Mallacoota, onde as pessoas estão, desde terça-feira, refugiadas na praia para fugir às chamas que atingiram a cidade.
Num primeiro momento, deverão ser retiradas até 4.000 pessoas, mas as operações podem durar várias semanas, segundo as autoridades.
O comandante da Força de Combate a Incêndios do estado de Victoria, Doug Laidlaw, explicou que as pessoas devem começar a chegar aos navios na sexta-feira de manhã e sublinhou que as crianças, os doentes e os idosos têm prioridade.
Desde o início da temporada de incêndios, mais de 1.300 casas foram reduzidas a cinzas e 5,5 milhões de hectares foram destruídos, o que representa uma área maior que a de um país como a Dinamarca ou a Holanda.
Esta crise sem precedentes provocou protestos para exigir ao Governo medidas imediatas contra o aquecimento global, que os cientistas dizem ser a causa destes incêndios, mais longos e mais violentos do que nunca.
O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, que renovou recentemente o seu apoio à lucrativa e altamente poluente indústria de carvão australiana, tem sido amplamente criticado.
Entretanto, o resto do mundo está a tentar ajudar as vítimas dos incêndios na Austrália, nomeadamente o mundo do ténis, que começa tradicionalmente a temporada naquele país.
O jogador local Nick Kyrgios, de 24 anos, lançou hoje um apelo no Twitter para arrecadar fundos para as vítimas, antes do início do Open da Austrália.
Como resposta, o patrão da Federação Australiana (Tennis Australia), Craig Tiley, anunciou que serão organizadas formas de “juntar fundos e operações de apoio durante o campeonato ATP, o Open da Austrália (20 de janeiro a 2 de fevereiro) e noutros eventos nas próximas semanas”.
Lusa
Foto: Al Jazeera

Saiba onde vão estar os radares da PSP este mês


A Polícia de Segurança Pública (PSP) revela os locais onde irá efetuar ações de fiscalização rodoviária através de radares durante este mês de janeiro.

'Quem o avisa'. Saiba onde vão estar os radares da PSP este mês
Comece o ano sem multas, cumprindo os limites de velocidade assim como todas as regras do Código da Estrada. A PSP divulga esta quinta-feira os locais, de Norte a Sul passando pelas ilhas, onde irá ter radares de controlo de velocidade.
Açores
14/jan/20 06H45 Av. Alberto I Príncipe do Mónaco
15/jan/20 12H45 Av. Natália Correia
17/jan/20 12H45 Estrada Regional n.º 1 de 1.ª - Lugar da Feteira
21/jan/20 08H00/12H00 Av. 25 de Abril - Cidade da Horta
23/jan/20 08H00/12H00 Freguesia das Bandeiras, concelho da Madalena
Aveiro
05/jan/20 13H45 EN 16, Km 0,5 - Aveiro
08/jan/20 09H00 Variante da Rua 19 - Espinho
08/jan/20 15H00 Rua Família Colares Pinto - Ovar
09/jan/20 09H00 Rua da Circunvalação - Santa Maria da Feira
09/jan/20 15H00 Rua António José de Oliveira Júnior - São João Madeira
13/jan/20 07H45 EN 16, Km 0,5 - Aveiro
22/jan/20 09H00 Rua Nova dos Loureiros - Espinho
22/jan/20 15H00 Av. Sá Carneiro - Ovar
23/jan/20 09H00 Rua Eduardo Vaz - Santa Maria da Feira23/jan/20 15H00 Av. Dr. Renato Araújo - São João Madeira
27/jan/20 07H45 EN 16, Km 0,5 - Aveiro
Beja
07/jan/20 09H00 Av. Salgueiro Maia - Beja
15/jan/20 09H00 Rua Zeca Afonso - Beja
21/jan/20 09H00 Rua Francisco Miguel Duarte
29/jan/20 09H00 Rua Manuel Joaquim Delgado
Braga
06/jan/20 08H00 Circular Urbana de Guimarães
08/jan/20 15H00 Av. Frei Bartolomeu dos Martires
15/jan/20 15H00 Circular Urbana de Guimarães
16/jan/20 08H00 Circular de Barcelos
21/jan/20 14H00 Circular de Barcelos23/jan/20 15H00 Av. Imaculada Conceição
27/jan/20 15H00 Circular Urbana de Guimarães
Bragança
08/jan/20 14H00/20H00 Av. das Forças Armadas - Bragança
16/jan/20 08H00/12H00 EN 15 - Mirandela
22/jan/20 14H00/20H00 Av. das Cantarias - Bragança
30/jan/20 08H00/12H00 Rua Olimpio Guedes de Andrade - Mirandela
Castelo Branco
07/jan/20 08H00/10H00 Alameda Europa - Covilhã
07/jan/20 10H00/12H00 Vale do Romeiro - Castelo Branco
27/jan/20 10H00/12H00 Buenos Aires - Castelo Branco
30/jan/20 08H00/10H00 EN 230 - Covilhã
Coimbra
07/jan/20 08H30 IC1-Ponte Edgar Cardoso - Figueira da Foz
21/jan/20 14H30 IC1-Ponte Edgar Cardoso - Figueira da Foz
28/jan/20 08H30 Av. Dr Mário Soares - Figueira da Foz
Évora
07/jan/20 10H00 EN 18 ao Gil - Estremoz
10/jan/20 09H00 EN 114 - Av. Tulio Espanca - Évora
16/jan/20 15H00 Av. Lino de Carvalho - Évora
21/jan/20 10H00 EN 18 ao Gil- Estremoz
22/jan/20 09H00 EN 18 - Bairro Frei Aleixo - Évora
31/jan/20 15H00 EN 254 - Bairro da Comenda - Évora
Faro
09/jan/20 09H00/12H00 Av. V6 - Portimão
09/jan/20 09H00/12H00 Av. de Castro Marim - Vila Real de Santo António
14/jan/20 09H00/13H00 Estrada Moinho da Palmeira - Faro
16/jan/20 09H00/12H00 Rua da Cruz Vermelha Portuguesa - Tavira
17/jan/20 08H30/12H00 Av. Dom João VI - Olhão
21/jan/20 09H00/12H00 Av. V6 - Portimão
22/jan/20 09H30/12H00 Av Fonte Coberta - Lagos
28/jan/20 14H00/17H00 Av. V2 - Portimão
Guarda
10/jan/20 14H00 Av. Cidade Bejar, Guarda
14/jan/20 14H00 Via de Cintura Externa da Guarda, Guarda
23/jan/20 14H00 EN 18, Guarda
28/jan/20 14H00 Via de Cintura Externa da Guarda, Guarda
Leiria
08/jan/20 09H00/12H00 Rua Dr. Ilídio Amado - Caldas da Rainha
20/jan/20 09H00/12H00 EN 237 – Souto - Pombal
21/jan/20 09H00/12H00 Av. Monsenhor Bastos - Peniche
23/jan/20 14H00/17H00 Estrada da Garcia - Marinha Grande
Lisboa
07/jan/20 09H00/17H00 Estrada dos Salgados-Amadora
08/jan/20 09H00/11H00 Estrada Nacional 250-1, Algueirão
08/jan/20 14H00/18H00 EN10, km 125,3 Alhandra
13/jan/20 14H00/18H00 Av. Calouste Gulbenkien - Lisboa
15/jan/20 09H00/12H00 Rua Dr. Armando dos Santos Ferreira
15/jan/20 14H00/17H00 Av. Nicolau Breyner, Loures
16/jan/20 13H00/19H00 EN 249-3 Porto Salvo, Norte / Sul
17/jan/20 14H00/18H00 Av. Infante D. Henrique - Santa Apolónia
21/jan/20 09H00/17H00 Av. Marginal – Hotel Miragem, Estoril
27/jan/20 14H00/18H00 Av. Marchal Gomes da Costa
Madeira
13/jan/20 14H00 Rua 5 de Outubro e Av. Mário Soares
15/jan/20 19H00 VE3 Km 2,3 Túnel Ribeira Brava/Tabua
22/jan/20 14H00 Estrada Monumental e Av. Mário Soares
24/jan/20 08H00 Estrada Comandante Camacho de Freitas e Av. do Infante
27/jan/20 17H00 VE1 - Moinhos - Faial/VE1 - Túnel do Cortado - Santana
29/jan/20 07H00 VE3 Km 24.8 Túnel da Fajã da Ovelha
29/jan/20 08H00 Estrada do Aeroporto (reta das Neves) e Rua Dr. Pestana Júnior
Porto
06/jan/20 20H00/24H00 Estrada da Circunvalação - 11089 - Porto
07/jan/20 08H00/12H00 Av. da Boavista - Porto
10/jan/20 08H00/12H00 Av Dr. Germano Vieira - Gueifães - Maia
13/jan/20 08H00/12H00 Av. Dr. Antunes Guimarães - Leça da Palmeira
14/jan/20 08H00/12H00 Estrada D. Miguel - Gondomar
16/jan/20 14H00/18H00 Rua Ribeiro Cambado - Valongo
20/jan/20 20H00/24H00 EN 14 - Matosinhos
23/jan/20 08H00/12H00 Estrada da Circunvalação - 15443 - Porto
24/jan/20 14H00/18H00 VRI - Matosinhos
27/jan/20 14H00/18H00 Via Eng. Edgar Cardoso - V.N.Gaia
30/jan/20 14H00/18H00 Estrada da Circunvalação - 11 124 - Matosinhos31/jan/20 08H00/12H00 Av. Marechal Gomes da Costa - Porto
Santarém
06/jan/20 09H00/13H00 Rua Eng. Ferreira Mesquita - Entroncamento
08/jan/20 08H00/12H00 Variante Bom Amor - Torres Novas
09/jan/20 08H00/12H00 Av. Bombeiros Voluntários - Ourém
17/jan/20 15H00/19H00 Circular Urbana (sentido Sul/Norte) - Santarém
21/jan/20 08H30/12H30 Rua Serpa Pinto - Cartaxo
27/jan/20 08H00/12H00 Rua Atriz Alda Rodrigues - Santarém
31/jan/20 08H00/12H00 Av. D. Manuel I - Abrantes
Setúbal
06/jan/20 14H00 EN 10.3 - Barreiro
06/jan/20 14H30 EN 10, KM 42,3 - Setúbal
17/jan/20 10H00 Av. Arsenal do Alfeite, sentido Corroios - Almada
27/jan/20 08h00 Circular Externa - Montijo
Viana do Castelo
10/jan/20 10H00/12H30 Rua dos Sobreiros
23/jan/20 09H30/12H30 Rua de Portuzelo
30/jan/20 10H00/12H30 Av. Paulo VI
Vila Real
06/jan/20 09H00 Av. da Noruega - Vila Real
09/jan/20 09H00 Av. do Tâmega - Chaves
13/jan/20 14H00 Rua Vasco Sameiro - Vila Real
24/jan/20 14H00 Av. Rainha Dona Mafalda - Chaves30/jan/20 09H00 Av. Unesco - Vila Real
Viseu
13/jan/20 14H00 Av. Prof. Reinaldo Cardoso - Viseu
14/jan/20 14H00 Av. Europa - Viseu
20/jan/20 08H00 Av. Regimento Infantaria 14 - Viseu
22/jan/20 10H00 Av. D. Egas Moniz - Lamego
25/jan/19 08H00 Av. D. Egas Moniz - Lamego







As sessões de colheitas de sangue no Posto Fixo da ADASCA vão decorrer todas as 4.ª.s feiras e 6.ª. feiras entre as 15 horas e as 19:30 horas.

Aos feriados das 9 horas às 13 horas. O mapa pode ser consultado no site www.adasca.pt