quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Daan Roosegaarde, Humberto Campana, Ricardo Seco y otros creadores en la IX edición de Udesign


por Yesica Flores
• La IX edición de Udesign, “Contrast”, organizado por la UDEM, manifiesta la identidad de artistas, diseñadores y arquitectos internacionales y pone en alto a los artistas mexicanos buscando su proyección y crecimiento.
México ha sido la cuna de reconocidos artistas, diseñadores y arquitectosque ubican alas artes y el diseño mexicanos entre las mejores del mundo.
Bajo esa premisa, se llevó a cabo la IX edición de Udesign, Contrast, evento encabezado por la Universidad de Monterrey (UDEM) que año con año exhibe a los máximos exponentes del arte, la arquitectura y el diseño dentro del Centro Roberto Garza Sada de Arte, Arquitectura y Diseño, en Monterrey, Nuevo León.
“El contraste es una herramienta que nos alimenta a los creadores y que nos une en el gremio” indicó Carlos García González, director de la Escuela de Arquitectura, Diseño y Arte de la UDEM.
Contrast destacó la participación del innovador holandés Daan Roosegaarde creador de diseños sociales que exploran la relación entre las personas, la tecnología y el espacio. Durante la jornada los asistentes interactuaron con el afamado Humberto Campana, fundador de la marca brasileña, Estudio Campana.
“La IX edición de Udesignes una reflexión del complejo contexto mexicano que busca exponer lo moderno y lo tradicional, las ciudades industriales y los pueblos mágicos, la vida y la muerte que se manifiesta en la cultura mexicana”, añadío Dr. Carlos García González, director de la Escuela de Arquitectura, Diseño y Arte de la UDEM.
También estuvieron presentes el colectivo regiomontano Tercerunquinto, colaboración entre los artistas mexicanos Gabriel Cázares y Rolando Flores, así como el diseñador de moda Ricardo Seco, considerado uno de los modistos mexicanos de mayor influencia de la época.
“Seleccionamos los perfiles de los artistas participantes bajo la perspectiva de que su trabajo contara con valor internacional y que cada uno pudiera brindar un punto de vista distinto sobre las tendencias”, señaló Marco Garrido Félix, director Adjunto de Asuntos Internacionales de la Escuela de Arquitectura, Diseño y Arte de la UDEM.
El Dr. Carlos García González, director de la Escuela de Arquitectura, Diseño y Arte de la UDEM, finalmente manifestó que la Universidad de Monterrey se encuentra trabajando arduamente para lanzar en 2019 un libro sobre la identidad de la esfera creativa que representa México en el siglo XXI para proyectarla en toda América Latina.


Tens ou não direito ao subsídio de desemprego? Estes são os critérios de acesso


Annie Spratt/Unsplash
Há um conjunto de requisitos que os contribuintes terão de cumprir para beneficiar deste apoio. O que é necessário para ter direito ao subsídio de desemprego? Qual o valor máximo atribuído e a duração das prestações? A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor dá resposta a estas e outras perguntas, para que fiques a par de todas as regras. Mostramos-te tudo.
Para ter acesso ao subsídio será necessário trabalhar 360 dias, pelo menos, por conta de outrem nos 24 meses que antecedem à situação de desemprego e ter registo na Segurança Social, explica a Deco.

Quanto vais receber?

O valor do subsídio corresponde a 65% da remuneração de referência. O valor máximo é de 1.072,25 euros, o equivalente a duas vezes e meia o valor do indexante dos apoios sociais (IAS).
Se ambos os cônjuges estiverem desempregados e tiverem filhos ou equiparados (enteados, por exemplo) a seu cargo, cada um recebe mais 10% que o valor obtido no cálculo do subsídio. O mesmo se aplica às famílias monoparentais, desde que o desempregado não receba pensão de alimentos.
Cada desempregado não pode receber mais de 75% da remuneração líquida de referência, com um mínimo de 428,90 euros (valor do IAS em 2018). Calcula-se descontando à remuneração bruta a taxa social (11%) e a taxa de retenção do IRS, que tem em conta a remuneração de referência do trabalhador, a dimensão do agregado familiar e o número de titulares de rendimentos.
A remuneração de referência corresponde à soma do que ganhou nos primeiros 12 meses dos últimos 14, a contar do mês anterior ao da data do desemprego, incluindo subsídios de férias e de Natal. A Deco dá um exemplo: se ficaste sem trabalho em junho de 2018, deves somar os rendimentos entre abril de 2017 e março de 2018. Divide-se o total por 360.

Qual a duração?

A duração depende da idade do desempregado e do tempo de contribuições para a Segurança Social, desde a anterior situação de desemprego.

E se não tiveres direito?

Se não cumprires as condições de acesso, há ainda uma alternativa, o subsídio social de desemprego. "É atribuído a quem não descontou o tempo suficiente para aceder ao subsídio de desemprego, mas apresenta um mínimo de 180 dias de descontos nos 12 meses anteriores à data de desemprego”, diz a Deco.
Também é atribuído a quem já teve direito ao subsídio de desemprego. Em ambas as situações, só tem direito quem faça parte de um agregado com baixos rendimentos. Além disso, os beneficiários devem apresentar provas de necessidade económica na Segurança Social.

Fonte: Idealista

______________________

Segurança Social manda encerrar lar em Vieira de Leiria por falta de segurança dos utentes


A Segurança Social (SS) decidiu fechar um lar de idosos em Vieira de Leiria, por falta de segurança dos utentes e de licenciamento, mas uma atitude de desobediência motivou uma queixa ao Ministério Público.
Segurança Social manda encerrar lar em Vieira de Leiria por falta de segurança dos utentes
Em resposta escrita à agência Lusa, o gabinete de comunicação da Segurança Social informou que a decisão de encerramento "com caráter de urgência de uma ERPI [estrutura residencial para idosos] ilegal, em funcionamento em Vieira de Leiria, teve por fundamento um auto de ocorrência elaborado pela GNR local, no qual era evidente a demonstração inequívoca de estar em causa a segurança efetiva dos utentes".
Segundo a Segurança Social, o lar não possui "licença de funcionamento".
"Para a decisão de encerramento foram ainda ponderados os antecedentes recentes conhecidos da entidade em causa, nomeadamente deficientes condições das instalações e insuficiência de recursos humanos", afirma a Segurança Social.
Esta manhã foi "desencadeada uma diligência por parte dos inspetores e técnicos do Instituto da Segurança Social, no sentido de dar cumprimento ao encerramento do equipamento mediante a retirada dos idosos acolhidos e na defesa dos interesses, segurança e bem-estar dos mesmos".
Apesar da presença das forças de segurança e da autoridade de saúde no local, "a atitude de desobediência à ordem legalmente emitida" pela Segurança Social "retirou condições objetivas para que fosse dado cumprimento à decisão de encerramento".
Nessa sequência, será formalizada junto do Ministério Público uma participação do ocorrido "visando, por um lado, reunir as condições objetivas para dar cumprimento à decisão de encerramento e, por outro, responsabilizar as pessoas que assumiram condutas contrárias a lei".
A diretora técnica e coproprietária do lar, Isabel Afonso, criticou à Lusa o comportamento do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, que tentou "aliciar" familiares a mudarem os utentes de espaço e revelou que vai dar entrada, esta quinta-feira, no tribunal administrativo uma providência cautelar contra a decisão da Segurança Social.
"As técnicas da Segurança Social de Leiria foram-se embora pelas 18:30 e não encerraram o lar, nem tiraram nenhum utente. Durante o dia estiveram a aliciar as famílias, apresentando uma 'check list' com preços e vagas de lares na região", acrescentou, questionando "como é que aparecem tantas vagas de repente, quando é tão difícil encontrar um lugar para os idosos".
Isabel Afonso explicou que quando adquiriu o lar, no ano passado, teve reuniões com a Segurança Social que lhe garantiu que a licença da anterior direção passava para a entidade gestora seguinte.
"Ficámos surpreendidos quando, após cumprida a formalidade do pedido, nos disseram que se tratava de uma creche e, por isso, não cumpria as condições legais. Respondemos referindo que só poderia tratar-se de um engano", afirmou.
responsável admitiu que após uma visita de inspetores foi recomendado que fizesse "retificações ao regulamento interno e ao contrato de alojamento", o que afirmou ter sido cumprido.
E denunciou que tomou hoje conhecimento que "em agosto, numa sessão de acompanhamento, as técnicas da Segurança Social terão emitido um parecer para serem efetuadas correções, mas esse documento", afirma, nunca lhe foi enviado".
"Ficou bloqueado na Segurança Social de Leiria", garantiu.
Isabel Afonso adiantou ainda que a queixa-crime da GNR se relaciona com uma utente, que saiu pelas 06:30 para ir beber um café.
"Trata-se de uma pessoa autónoma, que entrou aqui acamada e agora já anda, pelo que até já está em casa", explicou.
Hoje, segundo a diretora técnica, "os familiares opuseram-se à saída dos utentes" para outros lares.
"As pessoas têm aqui qualidade. As entradas são controladas por um dispositivo de acesso digital, o que permite visitas a qualquer hora. Não temos nada a esconder. Os familiares diretos têm acesso livre", frisou.
Fonte: 24.sapo

ACCIONA EN ALIANZA CON HOMEWARD BOUND PARA PROMOVER EL LIDERAZGO FEMENINO EN LA LUCHA CONTRA EL CAMBIO CLIMÁTICO


por Yesica Flores

  • La compañía española auspicia la expedición de 79 científicas de 35 nacionalidades a la Antártida para observar de primera mano el impacto del cambio climático, integrarlo en sus investigaciones y trabajar conjuntamente en su mitigación
  • Christiana Figueres, líder mundial contra el cambio climático y consejera de ACCIONA, participará en la expedición a la Antártida
  •  México está considerado en la iniciativa con dos mujeres científicas
 ACCIONA ha alcanzado un acuerdo para ser socio global de Homeward Bound, el programa internacional de liderazgo y empoderamiento para mujeres del ámbito científico y tecnológico especializadas en mitigación del cambio climático.
La compañía española auspiciará la tercera edición del programa, Homeward Bound 03 (HB03), en el que participan 79 científicas de 35 nacionalidades especializadas en diversas disciplinas bajo el denominador común de apoyar con sus investigaciones la mitigación del cambio climático. Las participantes en HB03 están actualmente inmersas en un programa de formación e investigación de un año que culminarán con una expedición a la Antártida. La expedición partirá de Ushuaia (Argentina) el próximo 31 de diciembre y regresará el 19 de enero de 2019.
En esta tercera edición, Christiana Figueres, exSecretaria Ejecutiva de la Convención Marco de Naciones Unidas sobre el Cambio Climático (CMNUCC) y miembro del Consejo de Administración de ACCIONA, ha confirmado que se unirá a la expedición, acompañando a las 79 científicas a la Antártida.
“Homeward Bound ha asumido una misión valiente y valiosa: poner el liderazgo femenino en el foco de la conversación global sobre la mitigación del cambio climático. Me siento identificada con el programa, persigue objetivos que comparto y contribuye a extender mi convicción de que todos los seres humanos podemos trabajar juntos y ayudarnos mutuamente para mejorar el destino de la Humanidad,” ha declarado Christiana Figueres.
Joaquín Mollinedo, director general de Relaciones Institucionales, Sostenibilidad y Marca de ACCIONA señaló: “Los objetivos del proyecto y su carácter global están alineados perfectamente con la visión de ACCIONA como compañía. La mitigación del cambio climático, el impuso a las disciplinas STEM y al papel de la mujer en la sociedad forman parte de nuestros valores. Por eso, una alianza con Homeward Bound a nivel global resulta una gran oportunidad de concienciar sobre retos que no tienen fronteras”.
El objetivo del programa australiano Homeward Bound es crear una red internacional de 1.000 científicas destacadas en la lucha contra el cambio climático en un plazo de diez años, para que trabajen juntas en proyectos de diversos ámbitos y con impacto en diferentes comunidades, dando así visibilidad a las mujeres en la ciencia.
El programa de un año incluye formación en liderazgo, estrategia, comunicación y visibilidad a partir de una evaluación de desarrollo personal que se trabaja con mentores especializados. Esta área incluye también la generación de networking, entre las participantes en la expedición en esa misma edición y en las anteriores, de manera que se generen y promuevan los lazos personales y profesionales que enriquezcan el trabajo en equipo.
En una segunda fase, las científicas definen grupos de trabajo que encaucen su actividad investigadora y de liderazgo científico y de género.
El broche de intercambio de información, conclusiones, proyectos y retos se produce en las tres semanas de viaje a la Antártida, en el que la expedición visitará diversas bases científicas para recabar información sobre el terreno del impacto del cambio climático en la zona, un termómetro de cómo está afectando a la Tierra el calentamiento global.
En la actualidad, ya están seleccionadas las participantes de la Expedición Homeward Bound 04 (HB04), que en las próximas semanas comenzarán su periodo de formación. Un total de 94 científicas de distintas disciplinas trabajarán durante los próximos meses para culminar su viaje a finales de 2019.

Payit se actualiza e incorpora su nuevo sistema de transacciones mediante blockchain


por Yesica Flores
El mundo avanza con el tema del dinero electrónico y con ello se ha generado vulnerabilidad en los sistemas, lo que ha generado problemas con la seguridad de las billeteras electrónicas alrededor del mundo. Pensando en ello, es que Payit en su versión 5.0 se renueva implementando una mejor infraestructura a través de la creación de su propio cryptoledger (blockchain centralizado)
El cyrptoledger de Payit además de hacer crecer el ecosistema del dinero digital en México, la app utiliza la filosofía del blockchain en el cual todas las transacciones son firmadas (utilizando cifrado de última generación) por la persona que hizo el pago, y por lo tanto, tú tienes control de tus movimientos financieros con solo usar la app.

Con el blockchain de Payit (aplicación creada por emprendedores mexicanos) aumenta la seguridad de la plataforma, protegiendo aún más tu dinero y tus transacciones. Las demás apps guardan el saldo de los usuarios, payit lo calcula a través del cryptoledger.
Las transacciones son más rápidas con esta nueva tecnología que procesa más movimientos por segundo, mejorando así la experiencia del usuario, no harás filas infinitas en los bancos para pagarle a tus amigos y desde cualquier lugar en donde te encuentres puedes organizar viajes o pagar tus servicios básicos.
Al tener mayor trazabilidad será más eficiente saber de dónde proviene y a dónde se dirige tu dinero. Esto hace el proceso de soporte sea más rápido y preciso, paga y cobra instantáneamente sin preocupaciones, Payit te ayuda a priorizar tu tiempo, tu dinero desde tu smartphone.
La app además de ser accesible a todo público te permite mantener buenas relaciones y estilo de vida, cuida de tus finanzas, de tus amigos y evita tener un control para evitar las tener deudas por la falta de pago de servicios o entre amigos.
Payit te acompaña paso a paso en tus finanzas personales, te hace la vida más fácil al proteger tu información, esta app es la manera más rápida y fácil de pagar o cobrar; volviéndote parte de la plataforma del nuevo efectivo en México: #justpayit

Swiss Re Corporate Solutions México, nombra a Newton Queiroz cómo CEO a partir del 1° de octubre.


por Yesica Flores
Swiss Re Corporate Solutions México, ha nombrado a Newton Queiroz como CEO Nacional, a partir del 1° de octubre de 2018. Queiroz se ha desempeñado como Head de ventas a nivel LATAM de Swiss Re Corporate Solutions desde 2014. Cuenta con más de 15 años de experiencia en el sector asegurador, mucho de lo que pasó trabajando para seguradoras internacionales y en el lado de corretaje del negocio.
"Estoy encantado de que Newton lidere a nuestra organización mexicana", dijo Axel Brohm, CEO de Latinoamérica Swiss Re Corporate Solutions. “Su experiencia y participación en el negocio, jugará un papel clave en la creación y desarrollo de nuestra operación en este país. Creo que, bajo su liderazgo, contribuiremos con grandes aportaciones al desarrollo de la compañía en México”.


ROMAGEM ANUAL À NOSSA SENHORA DE VAGOS 5 DE OUTUBRO DE 2018



A ADIG (Associação para Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré) promove a tradicional romagem ao santuário de Nossa Senhora de Vagos, relembrando tempos idos, em que os nossos antepassados a Ela recorriam em busca da consolação para os males que os afligiam. Como é sabido a Gafanha esteve ligada a Vagos tanto no aspecto religioso como administrativo. 

São também oriundos da região de Vagos os primeiros povoadores da nossa Terra razão pela qual sempre existiu uma forte ligação afectiva entre as nossas gentes. 

PROGRAMA 

10H00 – Saída do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, para quem for de bicicleta. 

11H00 – Início dos cânticos dedicados a Nossa Senhora, na Capela, com o grupo de fados de Coimbra Portas d’Água e Grupo Coral da Universidade Sénior do Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Nazaré. Não faltes, vai de bicicleta ou de carro. 

12H00 – Depois dos cânticos segue-se um convívio no Parque de Merendas anexo, em que cada um desfrutará do seu farnel (ou dos amigos…) e de mais música. 


NB: O Litoral Centro associa-se a este evento porque o reputamos de interesse social.



POLÉMICA | Daniel Oliveira faz mais uma vítima na SIC

O novo "patrão" do entretenimento da SIC já começou a mexer na grelha... e decidiu acabar com o programa de Hernâni Carvalho

Por Hugo Alves | 17 de setembro de 2018 às 15:00

Daniel Oliveira foi nomeado o novo "boss" do entretenimento da SIC e já arregaçou as mangas. "Despediu" a então diretora de programas Gabriela Sobral, contratou Cristina Ferreira e decidiu, agora, acabar com 'Linha Aberta', programa apresentado por Hernâni Carvalho. O formato tinha sido prolongado mas vai mesmo acabar em outubro.

Mas há mais saídas da antena da SIC. O formato 'Dr. Saúde', apresentado pelo médico Pedro Lopes, também foi pelo mesmo caminho.

Daniel Oliveira confirmou o desfecho de ambos programas na apresentação da grelha da estação, algo que há muito circulava nos corredores de Carnaxide. "Sim, vão ser cancelados", disse o novo director de programas. "É o ciclo normal. Mas atenção. Não houve um fim abrupto para nenhum deles", contou.



Caso AIMinho. Ministério Público acusa 126 arguidos


Associação criminosa, fraude na obtenção de subsídio, burla qualificada, branqueamento, falsificação e fraude fiscal qualificada são os crimes imputados pelo MP a 79 pessoas singulares e 47 coletivas

A mega-investigação começou em 2012 mas passou longe dos holofotes. O caso teve como peça central a Associação Industrial do Minho e aquele que durante mais de uma década foi o seu presidente, António Marques, mas estendeu-se a outras empresas participadas.

Em causa estão crimes de associação criminosa, fraude na obtenção de subsídio, burla qualificada, branqueamento, falsificação e fraude fiscal qualificada. A complexidade do esquema era tal que se cruza com o processo Vistos Gold, com Ricardo Salgado e com governantes do executivo de Passos Coelho.

Em atualização

Fonte: ionline


Carlos Fiolhais: A Arte de Criar Paixão pela Ciência

Prodígio da física, um dos cientistas portugueses mais citados no mundo, professor, autor, agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique e distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva e o prémio Mariano Gago. Lutando sempre pela ciência, Carlos Fiolhais continua, aos 62 anos, a ser uma das vozes que mais crítica pseudociência. É este homem fascinante o próximo convidado de José Jorge Letria para um diálogo que recupera o fio da memória.

Em Carlos Fiolhais: A Arte de Criar Paixão pela Ciência, o cientista mostra ao seu anfitrião aquele que tem sido o seu motor ao longo de 40 anos de vida dedicada à ciência. Investigação: o único método capaz de compreender o mundo e melhorar a vida da humanidade. Máxima pela qual Carlos Fiolhais se rege, na sua incessante fome de saber, ansiando todos os dias por «morder a maçã do conhecimento».

Neste 16.º livro da colecção O Fio da Memória, resultante da parceria entre a Guerra & Paz, Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores, conheça as paixões de Carlos Fiolhais, a infância alfacinha, a juventude passada nos corredores da Universidade Coimbra e o início da sua carreira como cientista na rigorosa Alemanha, na qual se doutorou na Universidade Goethe, na cidade de Frankfurt.  

Um diálogo a não perder entre José Jorge Letria, um dos maiores escritores da actualidade, e Carlos Fiolhais, um homem que vive em prol do conhecimento científico e cujos artigos e publicações inspiraram várias gerações de cientistas.



Carlos Fiolhais - A Arte de Criar Paixão pela Ciência
Diálogo com José Jorge Letria
Não Ficção / Biografia
Colecção O Fio da Memória
168 páginas · 15x20 · 13,99 €
Nas livrarias a 2 de Outubro
Guerra e Paz, Editores


cid:image007.jpg@01D239BE.C76721C0
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel.  (+351) 213 144 488





__________________



Já não há motivos para ficar em casa: chegou o Programa Viver +

Porque as aprendizagens ao longo da vida são uma constante, o Município de Estarreja lança o Programa Viver+ com experiências únicas de aprendizagem, de convívio e de entretenimento, durante todo o ano, e é dirigido aos seniores.

Assente em quatro grandes áreas de intervenção – Saúde & Bem-estarCultura & LazerArtes & SaberesSolidariedade, este projeto pretende promover o envelhecimento ativo e saudável ao longo do ciclo de vida respondendo assim aos desafios relacionados com a longevidade e o envelhecimento da população. E, desta forma, proporcionar uma melhor qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.

Programa Viver +, que será apresentado no Dia Internacional do Idosode outubro, às 10h00, no Cine-Teatro de Estarreja, oferece vários projetos e atividades que passam pela promoção da saúde, pela formação, pela partilha de saberes e experiências, pela dinamização de oficinas e de atividades ocupacionais e pela promoção de convívio e de lazer. O apoio social aos mais desfavorecidos, nomeadamente através do Cartão Sénior Municipal, é uma das áreas a que a Câmara Municipal continuará a dar especial atenção.

Este projeto conta com a parceria de várias entidades e instituições como as IPSS´s; as Juntas de Freguesia; o Centro de Saúde de Estarreja - Unidade de Cuidados na Comunidade “Nós”; a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja; a Universidade Sénior do Rotary de Estarreja, as Associações / Coletividades do Município; a Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais e a Universidade de Aveiro.

Neste âmbito, outubro é mês de Festival SéniorNão faltarão atividades de lazer, culturais e desportivas. O Município convida os mais crescidos a saírem de casa e a viver novas experiências.

No dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, o Parque Municipal de Antuã desvenda memórias do passado com os jogos tradicionais pela mão da Associação Cultural e Recreativa Amigos das Póvoas.

O primeiro sábado do mês ficará marcado pelo seminário “Envelhecer Feliz” onde serão abordadas temáticas de bem-estar físico e mental dos séniores. Esta atividade é dirigida a técnicos das IPSS, cuidadores e voluntários que trabalhem com idosos. A iniciativa decorrerá na Biblioteca Municipal e é de participação gratuita.

As visitas culturais ao Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, em São João da Madeiro, são outras das ações que desafiam os Munícipes a sair de casa e a conhecer novos locais. Os participantes vão conhecer as atividades de maior relevo deste concelho descobrindo o “Mundo Mágico do Chapéu e do Calçado”. Decorrem ao longo do mês (dias 9, 10, 12, 16, 17 e 19).

Não faltarão ainda Ateliês Terapêuticos (dias 11 e 18) no Multiusos. Para todos os gostos, estas atividades pretendem potenciar as competências comunicativas, físicas, mentais e sociais contribuindo para o bem-estar dos seniores.

No dia 24, às 16h00, o Cine-Teatro convida os aficionados da 7.ª arte para uma sessão de cinema. Em exibição estará “Jacinta”um filme de época que retrata a incrível história da mais nova pastorinha de Fátima.

Está também reservada para o último sábado do mês (dia 28), uma tarde cheia de música e ritmo. Na “Matiné Dançante” todos vão dançar, conviver, partilhar e recordar bons momentos.

Todas estas ações são dirigidas aos seniores com o propósito de combater o isolamento, proporcionar momentos de convívio e promover o bem-estar social desta franja da população.

Passeio todo-o-terreno vai ligar Mafra a Reguengos de Monsaraz


O primeiro passeio todo-o-terreno entre Mafra e Reguengos de Monsaraz vai decorrer nos dias 5 e 6 de outubro com a participação de 45 viaturas 4x4 e SUV (Sports Utility Vehicles). Mais de 130 pessoas vão fazer um percurso superior a 200 quilómetros de extensão entre Mafra e Mora, seguindo depois para Reguengos de Monsaraz.

O passeio inicia-se na sexta-feira, dia 5 de outubro, às 8h, com a partida das viaturas junto ao Palácio Nacional de Mafra. Os participantes vão atravessar o país por estradas de terra batida até Mora, localidade onde será o almoço.

As viaturas partem às 14h30 do Fluviário de Mora e às 19h está prevista a chegada ao produtor de vinhos Ervideira, próximo de Reguengos de Monsaraz, onde decorrerá uma prova de vinhos. Depois do jantar haverá uma festa para os participantes do passeio no Bar JP2 com a atuação do Dj El Prateado.

No sábado realiza-se um passeio pelo concelho de Reguengos de Monsaraz. Pelas 9h30, as viaturas seguem por estradas de terra batida até ao Grande Lago Alqueva, com paragens na vila medieval de Monsaraz e na praia fluvial de Monsaraz, onde vão degustar produtos regionais. A finalizar, às 15h, haverá o almoço com entrega de prémios e à noite realiza-se mais uma festa para os participantes no Bar JP2, desta vez um baile com o grupo Sons e Tons.

Este passeio todo-o-terreno é organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, pelo Município de Mafra e pela equipa Prolama, fundada por Rui Sousa e Carlos Silva, que é patrocinada no Campeonato Nacional de TT pela marca Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal.

NOVO HOSPITAL: GOVERNO VAI INVESTIR MAIS 500 MIL EUROS EM NOVAS EXPROPRIAÇÕES

Novo Hospital: Governo vai investir mais 500 mil euros em novas expropriações
Foi uma das deliberações do Conselho do Governo desta quinta-feira.O Governo Regional decidiu expropriar duas parcelas de terreno necessárias à obra de “Construção do Novo Hospital do Funchal”, pelo valor global de verca de 491 mil euros.
A reunião serviu ainda para aprovar a aquisição, pela via do direito privado, pelo valor global de cerca de 47 mil euros , de duas parcelas de terreno necessárias à obra de “Construção da Zona de Lazer do Garajau".
Mas as expropriações não ficam por aqui. O Governo também vai expropriar pelo valor global de 13.5 mil euros, cinco parcelas de terreno necessárias à execução da “Construção do 2 Presidência acesso ao Túnel Rodoviário da Encumeada- Troço 1 – Variante em Serra de Água”.
O Executivo decidiu ainda autorizar a celebração de um contrato-programa com a «ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S.A.» até ao montante máximo de 120.961,00 euros (cento e vinte mil e novecentos e sessenta e um euros), destinada a comparticipar a componente não abrangida pelo contrato-programa celebrado entre ambas as partes a 31-10-2016, relativo à construção da nova ETAR de Câmara de Lobos, nem coberta pelo Fundo de Coesão por via da candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, bem como a celebração de um contrato-programa com a «ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S.A.» até ao montante máximo de 3 milhões de euros, destinado a subsidiar o preço de venda de água para regadio, como forma de garantir a universalidade e continuidade dos serviços prestados pela ARM, bem como incentivar e assegurar a rentabilidade mínima daquela atividade.
Foi também aprovada a celebração de um contrato-programa com a CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, de modo a viabilizar a organização e realização do IIº Encontro Internacional de Poesia, em outubro de 2018, no Porto Santo, encontro onde participarão poetas das ilhas da Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde e Cuba, bem como de Itália e Espanha (Madrid) e serão tratados e debatidos temas como o Humanismo do Século XXI e a Literatura e a Poesia na Economia da Cultura. Será concedida à referida associação uma comparticipação financeira que não excederá os 26 mil euros .
De destacar ainda a celebração de um contrato-programa com a Associação de Jovens Empresários Madeirenses (AJEM), tendo em vista a execução do evento “Moda Madeira”, de impacto nacional e internacional, evento que, tendo sido uma referência na Região ao nível da moda, surge, agora, associado a um dos produtos mais tradicionais e emblemáticos da Madeira - o Bordado. Será concedida, à referida Associação, uma comparticipação financeira que não excederá os 71.7 mil euros.
Nota ainda para um protocolo de desenvolvimento e cooperação cultural com a Banda Filarmónica do Caniço e Eiras, tendo em vista a produção e realização de 6 concertos de música filarmónica, com reportório madeirense e português, no concelho de Santa Cruz, em 2018.
Será concedida à referida Associação uma comparticipação financeira que não excederá os 5 mil euros.
A Região Autónoma da Madeira, através da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, o Instituto de Segurança Social da Madeira, IPRAM, e a Associação Atalaia Living Care, vai atribuir, também, para o efeito, uma comparticipação financeira cujo montante global máximo previsto é de 4.1 mil euros, para um protocolo tem em vista a assegurar o reforço da capacidade instalada da rede social de equipamentos oficiais através da utilização plena da capacidade instalada no estabelecimento integrado denominado por Lar de Idosos de Câmara de Lobos, e assegurar a continuidade das respostas sociais prosseguidas que 5 Presidência abrangem o alojamento residencial de 60 utentes, e de centro de dia de 30 utentes.
O Governo autoriza ainda a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, a dar de arrendamento à Casa do Povo de São Martinho, o espaço não habitacional de que aquela é dona e legítima proprietária, identificado como Loja n.º 45, Bloco 47, sito à Rua do Brasil, Conjunto Habitacional da Nazaré V, freguesia de São Martinho, concelho do Funchal.

Fonte: jm-madeira


Hora de Fecho: Triatleta. Chave do mistério estava dentro de casa /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Durante 2 meses, a PJ admitiu todas as hipóteses: acidente, desaparecimento voluntário ou crime. O corpo apontava para um caso passional. A mulher e outro homem foram detidos. A arma foi recuperada.
O triatleta foi assassinado na própria casa e Rosa Grilo terá tido "motivações de natureza financeira e natureza sentimental". Há fortes indícios de ter sido um crime premeditado.
Luís Grilo foi encontrado morto ao fim de 10 semanas de buscas intensas. A mulher é agora suspeita do seu assassinato e foi detida. O casal tem um filho de 12 anos, cujo futuro é, agora, incerto.
Christine Blasey Ford recorda o que diz ter acontecido naquela noite há 35 anos. Testemunho pode ser fulcral para confirmação de Kavanaugh como juiz do Supremo Tribunal. Siga em direto.
Cinco responsáveis da Proteção Civil e da EDP foram acusados de homicídio por negligência de 63 das 66 pessoas que morreram em Pedrógão Grande. Autarcas responsabilizados por falta de manutenção.
Manuela Moura Guedes vai ter um espaço de análise e comentário no Jornal da Noite da SIC, avança o Eco. O novo formato deverá estrear em breve.
Sorteio eletrónico vai determinar qual o juiz que vai decidir se leva a julgamento a Operação Marquês, o caso em que o ex-primeiro-ministro é acusado de corrupção.
Castro Mendes fez contactos “pessoais e informais” sobre polémica em torno de Mapplethorpe. Ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas considera credíveis explicações dos administradores.
Ricardo Sá Fernandes, que representa o major Vasco Brazão, disse que o inspetor da PJ militar que se encontra numa missão militar fora do país está a negociar com a justiça o momento do seu regresso.
A UEFA anunciou esta quinta-feira a escolha da Alemanha para organizar o campeonato europeu de futebol em 2024. Turquia também estava na corrida. 
Opinião

Rui Ramos
A classe política portuguesa tornou-se há muito a guardiã de realidades que vêm de trás, desde o corporativismo salazarista ao PREC gonçalvista. É essa quase que a sua única razão de ser. 

Laurinda Alves
Recuperar obras antigas, descobrir inéditos, revelar tesouros incríveis a partir dos quais se pode estudar, aprender e ensinar é humanizar a própria Humanidade. O MPMP faz isto mesmo há quase dez anos

Alexandre Homem Cristo
Nos dossiers Infarmed e descongelamento da carreira dos professores, o governo seguiu um mesmo caminho: prometeu por conveniência, avaliou o impacto, e por fim suspendeu, dando o dito por não dito.

Pedro Braz Teixeira
Lisboa tem uma zona enorme em Entrecampos onde poderia aumentar imenso a oferta de habitação, aliviando a pressão sobre os preços. Como se explica que a CML só preveja 30% do edificado para habitação?

Francisco Goiana da Silva
Ter nos quadros médicos profissionais com competências em gestão impacta positivamente na performance económica dessas instituições, assim como na qualidade dos cuidados prestados aos utentes.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa