quinta-feira, 12 de março de 2020

Governo | Covid-19: “Esta é uma luta pela nossa própria sobrevivência”

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que no coronavírus está em causa a “luta pela nossa própria sobrevivência” e que o surto “ainda não atingiu o seu pico”, podendo ser mais duradouro do que se estimou.
“Esta é uma luta pela nossa própria sobrevivência, pela proteção da saúde dos portugueses e estamos todos juntos nesta luta”, dramatizou António Costa, numa declaração na residência oficial, em Lisboa, depois de uma ronda de reuniões com todos os partidos com assento parlamentar sobre as medidas que o Governo vai adotar no combate ao Covid-19.
Para o primeiro-ministro, é preciso “assumir e partir do princípio que esta pandemia no continente europeu, e, designadamente em Portugal, ainda não atingiu o seu pico”.
“Pelo contrário, está em fase de evolução de modo que é muito provável que nas próximas semanas mais doentes venham a ser contaminados, porventura com mais graves consequências para a sua saúde e para a sua própria vida e que este possa ser um surto mais duradouro do que se possa ter estimado inicialmente”, admitiu.
Por isso, António Costa reiterou que se deve “desejar o melhor”, mas todos têm que “estar preparados para o pior”.
“Aquela que é a maior responsabilidade de cada um de nós é cuidar do outro”, apelou, insistindo na necessidade de respeitar as regras de higiene e limitar “ao máximo o nível de circulação e contacto social”.
No final desta declaração, o primeiro-ministro seguiu para a Presidência do Conselho de Ministros, onde prossegue a reunião do executivo – suspensa ao final desta manhã – e da qual sairão as medidas, em parte já anunciadas por António Costa, para combate ao novo coronavírus.
NDC

Espanha | Relato de uma portuguesa: “Aqui é a guerra…há hospitais que já não admitem internados”

Resultado de imagem para Espanha tem mais de 1.600 infetados e 35 mortos

Espanha tem mais de 1.600 infetados e 35 mortos

Em Espanha, a situação agrava-se, com os hospitais cheios, alguns médicos doentes e os número de casos a aumentar. A descrição de uma portuguesa, Marta, de 47 anos, que vive em Madrid, Espanha, mostra o que se vive naquela cidade:“Aqui é a guerra. Todas as escolas fechadas a partir desta quarta-feira. De creches a universidades. Há hospitais que já não admitem internados e todos os casos de gente jovem e relativamente jovem são mandados para casa. Já começou a corrida aos produtos enlatados e há uma imensidão de prateleiras vazias nos supermercados”.
Espanha tem mais de 1.600 infetados e 35 mortos. O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez Pérez-Castejón, avisou que se esperam “semanas difíceis”.
“A todos os que não eram idosos ou não estavam em estado crítico, mandaram para casa”, diz a portuguesa, explicando que essa situação resulta da “escassez de camas, a falta de pessoal médico que foi contagiado e está de baixa, e ainda a expectativa de uma ainda maior afluência de casos nos próximos dias”.
A situação está a gerar uma corrida aos supermercados. Marta relata o que viu quando foi às compras. “As prateleiras estavam completamente vazias, havia filas enormes com carros cheios e vários produtos encontravam-se esgotados, sobretudo carne e comida enlatada.”

Covid-19: Primeiro doente curado em Portugal teve alta de hospital do Porto

Resultado de imagem para Covid-19: Primeiro doente curado em Portugal teve alta de hospital do Porto
Uma das primeiras pessoas internadas no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, infetada pelo Covid-19 está curada, depois de dois testes negativos, adiantou hoje à Lusa fonte do Serviço Nacional de Saúde (SNS).Sem revelar pormenores quanto à idade ou género, a fonte revelou apenas que o paciente foi um dos primeiros internados nesta unidade e que, depois de dois testes negativos à presença do novo coronavírus, teve hoje alta hospitalar.
O CHUSJ é um dos centros hospitalares do país referenciado para receber casos suspeitos com coronavírus, sendo que no Hospital de São João está a ser instalado um hospital de campanha que serve em exclusivo para responder ao surto Covid-19.
A 2 de Março, a Direção-Geral de Saúde (DGS) indicou que o segundo caso de infeção com o novo coronavírus confirmado em Portugal, um homem de 33 anos, foi internado no Centro Hospitalar de São João, no Porto.
O primeiro caso confirmado no país foi o de um homem de 60 anos que está internado no Hospital de Santo António, também no Porto, e que reportou os primeiros sintomas no dia 29 de fevereiro, depois de ter estado no norte da Itália.
A 4 de Março, o quinto infetado do país, um homem de 44 anos regressado de Itália, estava internado no Centro Hospitalar de São João. No dia seguinte, estavam internados no São João mais dois casos, o sétimo e o oitavo confirmados em Portugal.
Segundo a DGS, um dos homens, de 50 anos, tinha vindo de Itália e o outro, de 49 anos, tinha ligação a um caso já confirmado.
No passado sábado, quando estavam já internados naquele hospital 16 pacientes infetados com o novo coronavírus, o Presidente da República revelou, após uma visita ao local, que aqueles estavam com o “moral positivo”, sublinhando uma “evolução positiva”.
Na quinta-feira, mais de uma dezena de contentores estavam a ser instalados junto ao hospital de campanha que o Centro Hospitalar Universitário de São João montou para dar resposta ao Covid-19, doença classificada já como pandemia.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje, Portugal registava 78 casos positivos. Até ao momento foram registados 637 casos suspeitos, 133 aguardam relatório laboratorial e há 4923 contactos em vigilância das autoridades de saúde.
Relativamente a casos importados, há 5 de Espanha, 10 de Itália, 3 da Suíça e 1 da Alemanha/Áustria. Existem atualmente seis cadeias de transmissão ativas.
O anterior balanço registava, na quarta-feira, 59 casos de infeção pelo novo coronavírus.
A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (44), seguida da Grande Lisboa (23) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com cinco casos confirmados da doença.
Lusa

Silves | Em articulação com a Associação de Municípios do Algarve

MUNICÍPIO DE SILVES VAI CONDICIONAR ATENDIMENTO PRESENCIAL PÚBLICO COMO MEDIDA PREVENTIVA AO COVID-19
Resultado de imagem para silves algarve
O Município de Silves vai condicionar o atendimento técnico e atendimento presencial público nos serviços municipais, apelando à comunidade para que não se dirija a estes serviços, a não ser que seja estritamente indispensável, sendo que serão criadas formas alternativas desmaterializadas para o efeito (criação de endereços de email / n.º de telefone e, quando possível, videochamadas) a anunciar brevemente.

Os futuros procedimentos serão alvo de monitorização, pelo que todas as alterações que eventualmente venham a ocorrer serão alvo de comunicação pública.

A prevenção é fundamental no combate a este surto, pelo que a colaboração de todos é de crucial importância.

MUNICÍPIO DE SILVES IMPLEMENTA E RECOMENDA MEDIDAS PREVENTIVAS AO COVID-19

Resultado de imagem para silves algarve
O Município de Silves informa que está em operacionalização o plano de contingência dos serviços municipais. Procedemos ao encerramento com carácter preventivo do complexo de piscinas municipais de silves e à suspensão de atividades desportivas e culturais promovidas pela autarquia até ao fim do mês do Março.
O Município de Silves recorda e recomenda para que:
·Os cidadãos sigam as medidas básicas de higiene recomendadas pela DGS e de recato social, evitando deslocações desnecessárias para fora do concelho e caso o façam que sigam as recomendações transmitidas pela autoridade de Saúde.

·População em geral evite deslocações/viagens, bem como grandes aglomerações quer seja em espaços fechados ou abertos (praia, parques infantis, jardins públicos, centros comerciais, cinemas entre outros).

·No caso de regresso de região com risco de transmissão ativa na comunidade, a pessoa deverá contactar de imediato o SNS 24 (808 24 24 24) e aconselhar-se relativamente à necessidade de adotar medidas de isolamento profilático/quarentena.

·Evitar cumprimentos com contacto físico.

A prevenção é fundamental no combate a este surto, pelo que a colaboração de todos é de crucial importância.

Águeda | Câmara atribui mais de 639 mil euros a coletividades do Concelho



Resultado de imagem para Câmara de Águeda apoia coletividades do Concelho
Apoio reflete a aposta do Município em promover políticas que se possam traduzir no aumento da prática da atividade física e desportiva na população do Concelho. 

A Câmara Municipal de Águeda vai atribuir 639.467,68 euros, no âmbito das suas competências e segundo o Código Regulamentar do Município de Águeda, a 28 coletividades do Concelho, uma verba que visa apoiar as atividades que vão ser desenvolvidas ao longo da época desportiva 2019/2020. O trabalho desenvolvido pelas coletividades, nas diversas modalidades desportivas, tem vindo a produzir resultados, que colocam Águeda num patamar de referência nacional. 

Edson Santos, Vice-Presidente da Autarquia de Águeda, salienta a importância deste contributo do Município para a vitalidade das coletividades do Concelho. “Estas instituições são a força motriz da atividade desportiva que é realizada em todo o Concelho, são exemplo de dinamismo e proatividade e são parceiros inestimáveis para o desenvolvimento das ações desportivas nas várias localidades, o que justifica o investimento da Autarquia”, sublinhou o também Vereador do Desporto, Saúde e Bem-Estar. 

É objetivo da Autarquia afirmar Águeda como uma referência na área desportiva, promovendo políticas diversificadas que se possam traduzir num aumento da prática da atividade física e desportiva por parte da população do Concelho, pelo que os incentivos definidos se enquadram nesta estratégia de apoio a estruturas e entidades que promovem atividades lúdico-desportivas em todo o Município. 

Numa lógica que se baseia no lema “Desporto é Vida” e apostando em políticas alicerçadas na ideia de que o desporto é para todos, a estratégia da Câmara, apoiando as coletividades do Concelho, é que se aumente o número de praticantes desportivos, aos níveis federativo, amador e recreativo, consciencializando a população para os benefícios do desporto enquanto elemento-chave para a saúde, bem-estar e qualidade de vida. 

Entre as áreas apoiadas e que representam uma aposta clara da Autarquia, destaque para as que se referem ao desporto adaptado – que evidencia uma majoração de 50% no apoio prestado – e as que têm um forte cariz social, enquanto ferramentas de integração social e inclusão desportiva, visando tornar Águeda uma referência nacional a este nível. 

Foi ainda atribuída uma fatia de 7.208,75 euros que visa prestar auxílio aos mais carenciados, atletas que integram os escalões A e B da Segurança Social, bem como atletas cujas famílias são compostas por um agregado de dois ou mais descendentes que pratiquem desporto em associações ou clubes do Concelho, um investimento social que pretende contribuir para que mais pessoas possam desenvolver atividade desportiva, independentemente das suas capacidades económicas. 

De destacar também o apoio concedido no âmbito do Mérito Desportivo, um incentivo criado este ano e que visa premiar quem se distingue no panorama desportivo no Concelho e que se vai consubstanciar num investimento global de 52.752,50 euros. 

Importa salientar ainda o apoio prestado na área do Desporto Escolar, com o objetivo de captar jovens cada vez mais cedo para a atividade desportiva, bem como o Desporto feminino, uma vez que os clubes e associações do Concelho registam um cada vez maior número de atletas federadas no Concelho, principalmente nas modalidades de basquetebol, andebol e ginástica. 

Tendo em conta o seu desempenho desportivo e no âmbito do Programa de Apoio, a Câmara de Águeda vai atribuir, com caráter individual, um incentivo global de 25.562,50 euros a 22 atletas. 

Os apoios concedidos estão distribuídos da seguinte forma: 

- ABIMOTA (10.000 euros); 
- Aero Clube de Águeda (4.937,50 euros); 
- Águeda Action Club – ACTIB (101.552,55 euros); 
- ALL4GYM – Associação Gímnica de Águeda (13.014,75 euros); 
- Associação Amigos das Pit-Bikes (7.068,05 euros); 
- Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Carqueijo (2.462,50 euros); 
- Associação Desportiva de Travassô (16.013,75 euros); 
- Associação Desportiva e Recreativa de Fermentelos (3.835 euros); 
- Associação Desportiva Valonguense (12.150,01 euros); 
- AK Águeda – Associação de Karaté de Águeda (3.682 euros); 
- Associação de Recreio Cultura e Assistência – ARCA (5.413,17 euros); 
- Casa do Povo de Valongo do Vouga (8.175,50 euros); 
- Centro Cultural de Barrô (8.332,33 euros); 
- Clube Sport Algés e Águeda XXI (3.434,70 euros); 
- Clube BTT de Águeda (11.218,75 euros); 
- Clube de Aventura da Bairrada (4.991 euros); 
- Clube Desportivo da Pateira (9.116,77 euros); 
- Clube de Ténis de Águeda (30.435,81 euros); 
- Desportivo Atlético de Recardães – DAR (7.399,15 euros); 
- GiCA (39.615,47 euros); 
- Grupo Desportivo e Cultural de Recardães (11.000 euros); 
- Liga dos Amigos de Aguada de Cima – LAAC (40.667,80 euros); 
- Recreio Desportivo de Águeda – RDA (70.075,09 euros); 
- Ride by Natur (2.750 euros); 
- Sporting Clube de Fermentelos (193.895 euros); 
- Sport Clube de Paradela (3.947,50 euros); 
- União Desportiva Mourisquense (12.283,54 euros); 
- Trivial 13 – Airsoft Clube (2.000 euros).

Sessão distrital do Parlamento dos Jovens em Ansião

Este ano, o Parlamento dos Jovens contou com o Município de Ansião como parceiro na realização da sessão distrital do ensino básico, que decorreu no Centro Cultural no passado dia 10 de março. 

O momento de abertura contou com a presença da deputada à Assembleia da República Elza Pais, da Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, e do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, numa sessão presidida por um jovem deputado. 

Perto de oitenta alunos de vinte e seis escolas do distrito de Leiria, incluindo o Agrupamento de Escolas de Ansião, apresentaram a conclusão da reflexão iniciada nas escolas sobre o tema proposto para o presente ano letivo, “Violência doméstica e no namoro”, tendo feito ouvir a sua voz no debate que se desenvolveu em várias fases ao longo do dia. 

Os trabalhos culminaram ao final da tarde com a votação das recomendações apresentadas pela Escola Básica D. João II, das Caldas da Rainha, que irá representar o distrito na sessão nacional a ter lugar na Assembleia da República. 

Os professores acompanhantes dos alunos tiveram oportunidade de, a convite do município, usufruir de uma visita guiada ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda, um espaço de grande relevo na identidade cultural do concelho. 

O Parlamento dos Jovens, este ano a assinalar os vinte e cinco anos de existência, é uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do Ministério da Educação e do Instituto Português do Desporto e Juventude, com o objetivo de fomentar nos alunos o espírito crítico e estimular o seu interesse pela participação cívica e política, para a construção de uma cidadania ativa.

Proença-a-Nova | Alunos de medicina realizam rastreios gratuitos no concelho


Os alunos de medicina da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto realizaram, pelo segundo ano, rastreios gratuitos de saúde para os residentes do concelho nos dias 6 e 7 de março. No primeiro dia, além dos rastreios na sede da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, teve ainda lugar uma ação de sensibilização sobre alimentação saudável dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova. No dia seguinte (7 de março), realizaram-se rastreios no edifício da Junta de Freguesia de Montes da Senhora da parte da manhã e na sede da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira durante a tarde. 

A realidade populacional demonstra que existem muitos doentes com diabetes e hipertensão arterial, o que aumenta significativamente a probabilidade de AVC, enfartes e outras doenças cardiovasculares associadas e “são essas doenças o grande foco dos rastreios. Depois encontramos também muitos problemas de obesidade”, revela Rui Azevedo, aluno de medicina na Universidade do Porto e participante no projeto. 

Para o futuro médico, “aquilo que queremos essencialmente fazer com esta iniciativa é educação para a saúde. A maioria das pessoas têm noção dos problemas de saúde, do que lhes faz mal, no entanto, já são 40, 50 anos a fazer a mesma rotina e chegar alguém e dizer que tem de mudar nunca é uma coisa fácil e acho que o facto estarmos aqui pelo segundo ano e o facto de a Unidade Móvel de Saúde do Município ao longo do ano também fazer este trabalho junto da população é bastante importante, porque incitar a mudança dos hábitos de estilo de vida é o mais difícil”, acrescenta. 

O objetivo deste projeto, que vai na 16ª edição, é despistar possíveis doenças como obesidade, hipertensão arterial e diabetes, através de rastreios à população jovem e idosa. Este ano, foram incluídas também recomendações sobre o vírus Covid-19, no sentido de tranquilizar a população, desmistificando algumas das ideias erradas que muitas pessoas têm. 

“Este ano batemos o recorde de municípios aderentes e, para além dos rastreios e das ações de sensibilização, temos um vasto leque de temas que abordamos junto de várias faixas etárias, desde crianças nas escolas até às universidades seniores. Este ano a nossa expetativa é atingir entre 4.500 e 5.000 pessoas, o que faz deste projeto, pelo menos a nível de estudantes, a maior ação de rastreios do país”, afirma Tomás Estevinho, também aluno de medicina na Universidade do Porto e participante no projeto. 

Inicialmente o projeto intervinha na zona Norte do país, e depois do balanço positivo do ano passado, introduziu-se na zona Centro, sendo possível marcar presença em Proença-a-Nova, de maneira a chegar às populações mais isoladas do interior do país. O projeto permite que os alunos ganhem experiência na área da medicina e que a população receba gratuitamente rastreios médicos. Este ano, a iniciativa teve lugar em 18 municípios em simultâneo, envolvendo um total de 140 estudantes de medicina.

Proença-a-Nova | Simulacro no Aeródromo Municipal testa capacidade de reação a acidente



Com o objetivo de testar o Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova – e a exequibilidade dos procedimentos aí definidos – foi realizado um exercício à escala total, no dia 3 de março, simulando-se um acidente com uma aeronave que se preparava para descolar, com um tripulante e um passageiro a bordo. No cenário criado, o piloto perde o controlo da aeronave após o rebentamento de um pneu e o passageiro é projetado contra a estrutura, apresentando vários traumatismos. Após o alerta, desencadeia-se a operação de socorro, com os Bombeiros a serem os primeiros a chegar ao local. “No Plano estão contempladas as ações a serem desenvolvidas para fazer face a diversas situações tipificadas de emergência, onde os procedimentos de coordenação e comunicação estão evidenciados e as responsabilidades e obrigações de cada entidade envolvida estão devidamente identificadas de forma a assegurar uma resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos”, lê-se no briefing do exercício. 

Com o simulacro, será possível testar o estado de prontidão dos meios de salvamento e socorro, verificar o tempo de resposta da infraestrutura, treinar e testar os procedimentos e conhecimentos adquiridos pelas equipas de salvamento e socorro e otimizar o tempo de resposta das entidades envolvidas, no caso a Brigada de Apoio ao Aeródromo, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Proença-a-Nova, o Comando Distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Castelo Branco (CDOS/ANEPC), o Diretor do Aeródromo e a GNR. O exercício foi realizado com o apoio da empresa Sky Fun Center – Escola de Paraquedismo, um dos utilizadores regulares do Aeródromo. 

O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova é de Classe 1, com Categoria I de Salvamento e Luta Contra Incêndios. Durante o ano de 2019, este equipamento recebeu um total de 1.186 movimentos aéreos, a maior parte dos quais proveniente da atividade de paraquedismo (778 do total). Seguiram-se os movimentos dos aviões e helicópteros afetos ao combate aos incêndios (368) e de privados que utilizam a infraestrutura para fazer escala nos seus voos (40). A novidade foi o surgimento de uma nova modalidade desportiva, o paramotor, responsável por cerca de 40 horas de voo.

UA divulga “Ciência com Impacto”


Que impacto têm as descobertas científicas na sociedade? E como podem ajudar na nossa vida quotidiana? Estas são questões que inspiram o “Ciência com Impacto”, uma iniciativa do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, que tem a empresa Bondalti como parceiro ativo.

O programa chegou ao grande público através de canais digitais, seguindo-se, também, um conjunto de ações no terreno.

O “Ciência com Impacto” quer levar as descobertas científicas do laboratório e dos gabinetes dos investigadores para junto da comunidade.

A ação é constituída por vídeos temáticos de três minutos e de podcasts com uma hora de duração. Estes conteúdos são divulgados com uma periodicidade semanal, com a publicação dos vídeos a alternar com a semana de divulgação dos podcasts.

Os vídeos podem ser visualizados em https://cienciacomimpacto.pt , onde o primeiro podcast estará disponível a dia 16 de março. A Rádio Voz da Ria, de Estarreja, irá retransmitir os áudios.

O “Ciência com Impacto” contará, igualmente, com uma componente de ciência cidadã, de modo a envolver as empresas e o público em projetos de investigação.

A Bondalti destaca a sua ação “100% pela Água”, que assenta em iniciativas de voluntariado. Um dos seus principais produtosi, fabricado em Portugal e em Espanha, está intimamente ligado à purificação da água potável. É graças ao Cloro e aos seus derivados que é possível erradicar doenças como a cólera ou a legionella.

Covid-19: Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra suspende visitas a doentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) decidiu suspender temporariamente a visita a doentes internados em todas as suas unidades, face ao surto de Covid-19, foi hoje anunciado.
A deliberação do Conselho de Administração do CHUC prevê exceções, sendo que no Hospital Pediátrico de Coimbra o utente "manterá o acompanhante de referência, não podendo receber mais visitantes", e "as grávidas ou parturientes internadas poderão ter um visitante", refere o comunicado enviado à agência Lusa.
"Durante o período de restrição de visitas, o enfermeiro de acolhimento informa o utente internado para contactar telefonicamente os familiares ou, na impossibilidade de o utente o fazer, as equipas médicas e de enfermagem transmitirão informação, de forma regular, ao contacto significativo ou acompanhante de referência previamente indicado", explica o hospital.
Na nota, o Conselho de Administração apela à compreensão de todos para esta "imprescindível medida preventiva", salientando que o CHUC vai procurar "minimizar o impacto desta medida de caráter temporário, através da divulgação tempestiva de informação pertinente".
Lusa


CORTE DE TRÂNSITO PARA DEMOLIÇÃO DE HABITAÇÃO EM EIXO


A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que amanhã, sexta-feira, dia 13 de março, vai proceder ao corte de trânsito (mapa em anexo) da Rua João Pinho Brandão, entre as 09h30 e as 16h00 para proceder às obras demolição da fachada da habitação n.º63/65 que se encontra em perigo de ruína eminente.
Como demos nota pública no passado mês de fevereiro, apesar das reiteradas tentativas da CMA para notificar o proprietário deste imóvel devoluto, tal não se constatou possível, obrigando a Câmara a tomar posse administrativa do imóvel (Edital n.º193/2019), para proceder às obras demolição, eliminando o risco avultado para pessoas e bens.

 CONDICIONAMENTOS NA RECOLHA DE RESÍDUOS
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que devido a um pré-aviso de greve decretado pelos trabalhadores da empresa privada ERSUC S.A. – empresa que detém a exclusividade do tratamento dos resíduos urbanos na região centro, incluindo os resíduos de Aveiro – o serviço estará condicionado das 00h00 às 23h59 do dia 16 de março, segunda-feira.
Apesar dos serviços mínimos serem assegurados pela empresa ERSUC S.A. em colaboração com a Veolia Portugal S.A., poderá não ser possível a receção de todos os resíduos recolhidos, pelo que pedimos a compreensão e colaboração dos nossos concidadãos para evitarem a produção de resíduos e consequente acumulação nos contentores e via pública. A recolha dos resíduos seletivos (papel, plástico e vidro) está também condicionada por ser gestão direta da ERSUC.
O serviço de tratamento de resíduos irá retomar o seu curso normal no dia 17 de março, terça-feira.


Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias


Conversa Comunitária refletiu sobre ”As Mulheres do século XXI”

Cerca de 40 participantes assistiram à iniciativa As Mulheres do século XXI - Conversa Comunitária e Leitura de Poemas sobre as Mulheres, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 11 de março.
O evento, inserido no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, teve a sua apresentação a cargo de Elsa Ligeiro, responsável pela produtora cultural Alma Azul. Na sessão, a oradora partilhou com os presentes vários poemas e trechos de escritores e poetas portugueses sobre a Mulher, refletindo em conjunto sobre a condição feminina na atualidade.
A sessão teve ainda a participação de Urtélia Silva, professora reformada, e de elementos Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Cantanhede, que leram poemas de temáticas relacionadas com a Mulher.
A Alma Azul foi criada, em Coimbra, no ano de 1999, por Elsa Ligeiro. É uma produtora de atividades culturais que tem na edição (revistas e livros) oitenta por cento do seu trabalho.
Tem editado parte da obra de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Eça de Queirós, Raul Brandão e Machado de Assis, entre muitos outros autores de Língua Portuguesa, mas também Antologias de poetas brasileiros e espanhóis, resultado de dois Encontros realizados nas cidades de Coimbra e Castelo Branco.
Utiliza grande parte das obras que edita como suporte das suas atividades de promoção e divulgação da Leitura em Bibliotecas Municipais, Centro Culturais e outros espaços públicos.

Coleção Literatura Portátil
O grande projeto da Alma Azul é tornar a leitura um ato quotidiano e acessível ao maior número de portugueses. Criou para o efeito uma coleção de grande sucesso – Literatura Portátil – da qual já editou 57 títulos que, mais do que uma edição de bolso, propõe múltiplos e diversificados conteúdos literários, como o conto, a antologia de poesia e a crónica de viagem. Estes livros, com um preço acessível, reduzidos no formato e muito acessíveis, pretendem ser um bom encontro literário para jovens ou para pessoas sem hábitos de leitura.
Tendo como matriz a Literatura, a Alma Azul procura um diálogo com outras artes, como o Cinema, o Teatro e a Fotografia.

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telefone 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.


Em reunião pública de 11 de Março de 2020: Câmara de Évora denunciou iniquidade na distribuição de fundos públicos

O Executivo da Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade (com declarações de voto do PS) uma tomada de posição, proposta pela Vereadora Sara Dimas Fernandes, sobre a iniquidade na distribuição de fundos públicos do programa BEM - Beneficiação de Equipamentos Municipais" - Programa Nacional para a Coesão Territorial.

Recorde-se que no âmbito deste programa, a Câmara de Évora apresentou uma candidatura enquadrada na área da "Valorização de infraestruturas e espaços desportivos" que foi aprovada e classificada com 6,4 pontos. Nesse momento, de acordo com a lista final ordenada das candidaturas, foram selecionadas para financiamento 31 candidaturas que obtiveram entre 6,4 e 6,8 (incluindo 28 candidaturas empatadas com 6,4 pontos), tendo ficado por financiar 11 candidaturas elegíveis.

Para efeitos de calculo das percentagens de comparticipação, por forma a financiar as 28 candidaturas empatadas, foi atribuída uma comparticipação máxima (taxa de 60%) aos projectos com pontuação entre 6,5 e 6,8 pontos e distribuída a dotação remanescente pelos projectos com 6,4 pontos. Consequentemente, o contrato programa de "Requalificação das Piscinas Municipais de Évora" foi celebrado em Dezembro de 2018, representando um investimento total de 336.445, 60 euros e uma comparticipação de 94.257,86 euros (30%).

Posteriormente, na sequência de Despacho de 19-03-2019, foram selecionadas para financiamento um conjunto adicional de candidaturas com pontuação mais baixa entre 6 e 6,3 pontos, sendo-lhes atribuída uma taxa de comparticipação de 50%, isto é, mais 20 pontos percentuais do que a candidatura do Município de Évora com pontuação superior (6,4). Assim, o Município de Évora exige ao Governo a reposição da equidade na distribuição de fundos públicos do programa Beneficiação de Equipamentos Municipais.

Foi aprovada por unanimidade a ratificação do despacho do Presidente do Município para aprovação da adjudicação do Concurso Público para ligação rodoviária da Rotunda do Parque Industrial à Rotunda Plaza Évora à empresa Construções Pragosa, Lda, investimento superior a 680 mil euros.

Aprovação unânime mereceu igualmente o despacho do Presidente acerca do avanço do projecto WIFI Turismo Alentejo@Central. O projecto tem como entidade promotora Turismo do Alentejo - ERT e conta com a participação da CIMAC e Câmara de Évora. Visa melhorar e desenvolver acessibilidades digitais para turistas e residentes, com acesso a conteúdos integrados e de forma gratuita, através da implementação de acessos WIFI no centro histórico de Évora.

Pretende-se fazer uso da infraestrutura já existente, dando-lhe maior capacidade e dotando-as de mais-valias, nomeadamente a instalação de uma antena LoRa com sensores que permitirão recolha de vários tipos de indicadores. O projecto contempla também a instalação de pontos de acesso WIFI no comércio tradicional. Ligando os novos equipamentos à infraestrutura existente, criam-se corredores na cidade que permitirão aos turistas e residentes circularem sempre ligados, sem quebras de conectividade.

Nesta reunião, foi aprovado (com as abstenções do PS e PSD) o Edital e Planta de Ordenamento da Feira de S. João 2020. A proposta de Normas Regulamentares para Atribuição e Funcionamento das Tasquinhas da Feira recebeu aprovação unânime.

O Presidente do Município de Évora, Carlos Pinto de Sá, informou os Vereadores do trabalho que está a ser realizado no distrito, entre as várias entidades, referente à prevenção do Covid-19, bem como das medidas já tomadas no Município de Évora, com destaque para a criação do seu Plano de Contingência que está já a ser implementado.


No período antes da Ordem do Dia, os eleitos colocaram também um conjunto de questões acerca do trabalho camarário, tendo o Presidente e Vereadores com Pelouros prestado esclarecimentos.


Município de Ovar | COVID-19 – ATUALIZAÇÃO


Na sequência da monitorização permanente que tem vindo a ser efetuada, informa-se a população que, por decisão do ACES do Baixo Vouga, foi determinado o encerramento da Unidade de Saúde Familiar de S. João de Ovar, em virtude da confirmação de mais um caso de infeção por COVID-19, associado àquele estabelecimento de saúde.

Mais se informa que este caso não se refere a nenhum munícipe de Ovar, registando-se, até à data, 2 casos de infeção confirmados na nossa comunidade local.

ANEPC lança Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lança o Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência.

A iniciativa insere-se no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva (Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de outubro) e no comprometimento nacional com as metas traçadas pelo Quadro de Sendai para Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, designadamente no que respeita à governança para o risco e à capacitação das autoridades locais na promoção de comunidades mais resilientes.

Reconhecendo a importância e o papel fundamental do poder local na mobilização das comunidades, as freguesias, municípios e entidades intermunicipais (Áreas Metropolitanas e Comunidades Intermunicipais) são convidadas a submeter candidatura (s) demonstrando as boas práticas implementadas e que ocorram de forma permanente, com o objetivo de promover a preparação e a participação dos cidadãos, em particular os mais vulneráveis, para fazer face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

As candidaturas decorrem até 31 de maio de 2020. O Regulamento encontra-se disponível em www.prociv.pt.

Todos Somos Proteção Civil!

Reguengos de Monsaraz | Medidas Preventivas com Vista à Contenção do Novo Coronavírus (COVID-19)


COVID-19. Câmara de Leiria cancela todos os eventos municipais até 03 de abril


O Município de Leiria decidiu esta quinta-feira cancelar todos os eventos públicos municipais agendados até ao dia 03 de abril, uma medida de cariz preventivo relacionada com o surto do COVID-19 que atingiu o nosso país.
Esta medida surge na sequência da recomendação do reforço de medidas de contenção efetuada pela Direção Geral de Saúde, abrangendo eventos culturais, desportivos, sociais. Os teatros municiais continuam em funcionamento, mas serão suspensas as atividades de programação própria.
A partir de segunda-feira serão também suspensos os diversos Programas que o Município organiza, de que são exemplos o Apoio ao idoso, Cantar Tradições, Classes Mobilidade, Conta-me Histórias, Dá a mão à proteção, Histórias de Fio a Pavio, Hora do Conto, Leiriabike, Leirinadar, Novas Primaveras, Sempre Consigo, Viver Ativo e visitas guiadas e pedagógicas aos espaços culturais.
Os espaços municipais continuarão em funcionamento, com redução de atividade e reforço das medidas de limpeza/higiene e controlo de entradas.
O Município vai também solicitar ao operador de transporte público no concelho o reforço de medidas de higiene nas viaturas de transporte de passageiros.
Este sábado não se realiza a habitual Feira de Velharias, no centro da cidade, tendo também sido adiados os dois concertos da Orquestra de Jazz de Leiria e Miguel Araújo, dias 13 e 14 de março, no Teatro José Lúcio da Silva.
“Estamos empenhados em contribuir, dentro das nossas possibilidades e competências, para a redução do risco de contágio”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, realçando que a salvaguarda da saúde pública tem “prioridade absoluta sobre todas as outras áreas”.
Esta é uma decisão que tem elevados custos para o Município, e também causa transtorno aos munícipes, mas apelo à compreensão de todos. Se nos unirmos, podemos travar este surto que ameaça sobretudo as franjas mais fragilizadas da nossa população”, disse Gonçalo Lopes, acrescentando que o Município de Leiria está a acompanhar de perto, em articulação com as Autoridades de Saúde, o evoluir da situação e tomará novas medidas sempre que tal se justificar.
Gonçalo Lopes afirmou igualmente que o Município de Leiria acionou e está a trabalhar em permanência no seu Plano de Contingência, de modo a garantir que o serviço público prestado pelo Município estará sempre salvaguardado, em especial no que diz respeito aos serviços essenciais.

Aveiro | Medidas de Gestão do Processo do Covid-19 / Coronavirus


Resultado de imagem para camara de aveiro
No âmbito do trabalho que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem vindo a desenvolver na gestão do processo do Covid-19 / Coronavirus, tornamos públicas as medidas que vamos implementar desde já, procurando dar contributo para suster a propagação do vírus e o consequente crescimento da doença, numa operação que complementa o Plano de Contingência da CMA ativado na semana passada, e que se integra no trabalho de articulação com a Autoridade de Saúde Local que temos vindo a realizar diariamente.
No quadro das orientações da Direção Geral da Saúde (DGS) e das medidas concertadas entre os onze Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), em defesa da saúde individual e da saúde da Comunidade Aveirense, anunciamos:
  1. O reforço das medidas de contenção e de meios, para reduzir o risco de contágio nos Edifícios Municipais onde se prestam serviços aos Cidadãos;
  2. O cancelamento da realização da Feira de Março 2020, pelo seu elevado risco pela concentração de milhares de pessoas de muitas proveniências, devolvendo a todas as empresas os valores já pagos pela sua participação na Feira;
  3. Que estamos a acompanhar o evoluir dos acontecimentos ponderando a possibilidade do adiamento da Maratona da Europa Aveiro de 26 de abril, fixando o dia 3 de abril de 2020 como a data de tomada de uma decisão definitiva com as Entidades Parceiras da sua organização;
  4. No Teatro Aveirense, no Centro de Congressos de Aveiro, na Casa da Cidadania e no Centro Municipal de Interpretação Ambiental, procedemos ao cancelamento ou ao adiamento da sua programação agendada até ao próximo dia 3 de abril 2020, devolvendo aos Cidadãos o valor integral dos bilhetes já pagos para os eventos cancelados;
  5. O cancelamento de todos os eventos noutros equipamentos municipais, que promovam a concentração de pessoas, nos termos definidos pela DGS, sejam da iniciativa da CMA, sejam de outras entidades, incluindo visitas de grupo em Museus Municipais;
  6. Proceder ao encerramento ao público da Biblioteca Municipal, antecipando o seu fecho previsto para final de abril / maio no âmbito da mudança para a sua nova instalação no Edifício Fernando Távora;
  7. Cancelar as sessões de divulgação do OPAD / Orçamento Participativo com Ação Direta, marcadas para o período de 16 de março a 23 de abril, prosseguindo a divulgação do OPAD por outros meios;
  8. A CMA adotará medidas complementares em devido tempo, na medida do que se entenda necessário e útil, e no cumprimento das decisões e das orientações da Autoridade de Saúde / Ministério da Saúde / Governo de Portugal;
  9. Recomendar às Associações e às Juntas de Freguesia do Município de Aveiro, a adoção de medidas de natureza análoga a estas, não realizando ações que promovam a concentração de pessoas e a sua desnecessária circulação;
  10. Solicitar aos Cidadãos que utilizem os Serviços Municipais pela via do contacto telefónico ou email, evitando o mais possível a presença física;
  11. Exortar os Cidadãos a assumirem com calma e rigor comportamentos que garantam o imprescindível contributo individual, com a adoção das medidas de proteção divulgadas pela DGS, nomeadamente no que respeita ao relacionamento social, à higiene pessoal e à sinalização de sintomas e situações de risco à Autoridade de Saúde;
Para o devido conhecimento, anexamos o Comunicado da CIRA sobre esta matéria emitido hoje.
A CMA no cumprimento das suas obrigações legais e da sua opção política de gestão solidária do Município de Aveiro, com Cidadãos, Associações, Juntas de Freguesia, Empresas, Entidades Públicas e Privadas, vai continuar a acompanhar e a cogerir este processo do Coronavirus com a máxima atenção e diligência, cuidando também de acompanhar e apoiar na medida do necessário e do possível, a recuperação da atividade económica com níveis elevados de intensidade, nomeadamente no que respeita à gestão dos impactos negativos provocados pela crise do Covid-19.


Implementação de medidas na gestão do Covid-19 no Concelho de Águeda

Resultado de imagem para Concelho de Águeda

Medidas preventivas vão ser implementadas até dia 3 de abril e objetivam evitar a criação de novas cadeias de contágio. 

Tendo em conta os casos de Coronavírus existentes na Região de Aveiro e o risco potencial do seu crescimento, assim como a decisão da Organização Mundial de Saúde ao declarar o surto do Covid-19 como uma pandemia, a Câmara Municipal de Águeda, em concertação com os restantes muncípios da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), decidiu tomar algumas medidas preventivas para evitar a criação de novas cadeias de contágio. 

As decisões tomadas incluem: 
- Proceder ao cancelamento de todos os eventos programados, em espaços fechados e ao ar livre, culturais, desportivos ou de outra natureza, que impliquem concentração de pessoas, nos termos indicados pela Direção Geral de Saúde (DGS), devolvendo aos cidadãos o valor integral dos bilhetes já pagos para os eventos cancelados; 

- Cancelamento da programação do Centro de Artes de Águeda e da Biblioteca Municipal Manuel Alegre; 
- Encerramento das Piscinas Municipais; 
- Cancelamento da feira semanal; 
- Mercado Municipal continuará a funcionar como normalmente; 
- Proceder à suspensão de viagens e de programas municipais de desporto, cultura, lazer e outros, que propiciem concentração de pessoas, tratando com especial acuidade e diligência dos que envolvem a população mais idosa. 

Todas estas medidas vão ser implementadas até ao próximo dia 3 de abril, altura em que será feito um novo ponto da situação, reavaliando o quadro de progragação do Covid-19 e reajustando as medidas de gestão. 

Não obstante o cancelamento da programação prevista para este mês pelas diferentes entidades sob alçada da Câmara de Águeda e do encerramento de alguns equipamentos, os serviços municipais continuarão a funcionar e disponíveis para ajudar as populações no que se verificar necessário, com os devidos cuidados no contato estabelecido. 

A Câmara de Águeda apela, contudo, a que haja uma maior reserva por parte da população nas suas movimentações sociais, tal como sugerido pela DGS, contribuindo para a diminuição do risco de contágio e para resolução deste problema de dimensão nacional e internacional. Os cuidados de higienização e de distanciamento entre pessoas mantêm-se imprescindíveis para um controlo das redes de contágio. 

A Autarquia exorta os cidadãos a cumprirem com calma e com rigor as normas emanadas pela Autoridade de Saúde, implementando práticas na gestão da sua vida que reduzam ao máximo os riscos de contágio da doença, nomeadamente ao nível do relacionamento social, da higiene individual, da sinalização de sintomas e de situações de risco à Autoridade de Saúde. 

A Câmara Municipal de Águeda está disponível para desenvolver as ações de apoio para a operacionalização das medidas que a Autoridade de Saúde entenda necessárias aplicar.

COVID-19 – Atualização do Plano de Contingência do Município de Ovar

Resultado de imagem para COVID-19 – Atualização do Plano de Contingência do Município de Ovar
Na sequência da monitorização diária e permanente que tem vindo a ser realizada pela Câmara Municipal, em estreita ligação com a Autoridade de Saúde Local e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, e atendendo à evolução da situação de casos confirmados de infeção por COVID-19 no nosso município (existência de dois casos de infeção confirmados), nos termos da Orientação 7/2020 de 10/03/2020 da DGS, a Autarquia decidiu atualizar o seu Plano de Contingência, acrescentando medidas preventivas e restritivas, concretamente:

- Encerramento, ao público, da Piscina Municipal de Ovar, Biblioteca Municipal e respetivos Polos e do Pólo de Capacitação e Inovação Social;
- Cancelamento de todos os eventos sociais, desportivos, culturais e/ou recreativos promovidos pela Câmara Municipal, em equipamentos fechados e/ou ao ar livre;
- Cancelamento de todas as visitas de grupos em espaços municipais e de todas as visitas guiadas;
- Restringir a permanência no máximo de 5 pessoas, em simultâneo, nos espaços de atendimento ao munícipe (salas de espera e balcões de atendimento), nos Museus e Postos de Turismo.

Estas medidas produzem efeito imediato e vigoram até ao próximo dia 3 de abril, data em que será efetuada a reavaliação de cada medida, sendo que, justificando-se, poderão ser ajustadas a qualquer momento.

Reitera-se que a Delegada de Saúde de Ovar, em estreita articulação com a Direção-Geral da Saúde, encontra-se a acompanhar a situação e a adotar todas as medidas necessárias e adequadas à salvaguarda da população. Neste sentido, confirma-se que a Autoridade de Saúde Local procedeu ao encerramento da Escola Básica do Outeiral, em Arada, como medida preventiva.

Pedimos, a todos no geral e a cada um em particular, o cumprimento de todas as indicações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, aconselhando-se a que os utentes dos vários serviços restrinjam as suas deslocações aos estritamente necessário.

Ovar, 12 de março de 2020
O Presidente da Câmara Municipal
Salvador Malheiro

Suspensão do voluntariado do Movimento “Vencer e Viver” na Região Centro

O Núcleo Regional do Centro da LPCC, no cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde suspende, por período indefinido, as atividade do Movimento “Vencer e Viver”, na Região Centro. Para minimizar o impacto deste encerramento mantém um tempo mínimo de abertura ao público, prestado por colaboradores da Liga.

Considerando o desenvolvimento do surto do novo Coronavírus (COVID-19) e da declaração de Pandemia por parte da Organização Mundial de Saúde, representativo de uma forte ameaça para a saúde pública, e no cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde e da responsabilidade individual e social que a todos compete, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) suspende as atividades de voluntariado, nomeadamente, no âmbito do Movimento “Vencer e Viver” (MVV), por período indefinido.

No entanto, e de modo a minimizar o impacto deste encerramento nas utentes do MVV, a Direção da LPCC.NRC decidiu manter um período mínimo de abertura ao público, tendo em vista a aquisição de materiais ortopédicos e que será assegurado por uma funcionária da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Proceder-se-á assim ao funcionamento do serviço nos seguintes horários (previstos):
  • Coimbra | mantém horário de funcionamento (sem voluntária)
  • Aveiro | sextas-feiras: 13, 20 e 27 de março e 3,17 e 24 de abril
  • Castelo Branco | segundas-feiras: 16, 23 e 30 de março e 6, 20 e 27 de abril
  • Guarda | quartas-feiras: 11, 18 e 25 de março e 1, 8, 15, 22 e 29 de abril
  • Leiria | terças-feiras: 17, 24 e 31 de março e 7, 14, 21 e 28 de abril
  • Viseu | quintas-feiras: 12, 19 e 26 de março e 2, 9, 16, 23 e 30 de abril
  • Covilhã | em virtude da extensão funcionar em contexto hospitalar, sugere-se que as utentes se desloquem à Delegação de Castelo Branco

O telefone das respetivas Extensões deverá manter-se ativo para eventuais pedidos de informação e, sobretudo, apoio emocional por voluntárias. Para qualquer questão adicional pode contactar o Núcleo Regional do Centro, através do número 239 487 490 ou do e-mail nucleocentro@ligacontracancro.pt.

De acordo com as indicações da DGS, a LPCC.NRC já ativou um Plano de Contingência específico em todos os seus serviços e delegações regionais, colocando em prática orientações de forma a garantir as condições estruturais para o cumprimento das precauções básicas de higiene e controlo recomendadas.

A LPCC.NRC apela ao comportamento responsável que a todos compete, lembrando que não deverão comparecer nestes serviços se estiverem doentes (com febre ou tosse ou dificuldade respiratória), ou caso tenham estado em contacto com um caso confirmado de COVID-19; ou se tenham estado numa área com transmissão comunitária ativa nos últimos 14 dias. Contamos com a adesão das boas práticas por parte de todos.

Lamentamos os inconvenientes que estas circunstâncias possam suscitar, esperando retomar, tão breve quanto possível, todas as atividades de voluntariado.

Como nota final, reforçamos que deve ser consultado regularmente o site da DGS (www.dgs.pt), onde a informação é atualizada com a apropriada regularidade.