quinta-feira, 16 de novembro de 2023

ENCONTRO NACIONAL DE MÉDICOS DE FAMÍLIA DECORRE NA MARINHA GRANDE

 Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, a Marinha Grande recebe o Encontro Nacional de Grupos de Estudos da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio do Município.
Na sessão de abertura, realizada no Teatro Stephens, esta quinta-feira, 16 de novembro, a vereadora com o pelouro da saúde, Ana Alves Monteiro, manifestou “a preocupação que o executivo municipal tem com a prestação de cuidados de saúde à comunidade e o esforço que estamos a fazer para ter mais médicos de saúde da vossa especialidade. Temos muitos doentes sem médico de família e isso preocupa-nos”.
Ana Alves Monteiro salientou que “trazer para a nossa cidade uma formação especializada e inovadora, mostrando a o trabalho dos grupos de estudo, onde se dá espaço para partilha de experiências e aperfeiçoamento técnico-científico, nas áreas relevantes para a prática clínica atual dos médicos de família, é um momento extraordinário de valorização do rigor e excelência da medicina geral e familiar”.
Para o presidente da APMGF, Nuno Jacinto, “este Encontro visa explorar a enorme potencialidade existente nos múltiplos Grupos de Estudos da APMGF, fomentando sinergias”, para além de “mostrar a atividade desenvolvida por cada um destes grupos, estimulando a participação nos mesmos”.

A sessão de abertura contou ainda com a presença de Mário Santos, coordenador científico do evento, que destacou a importância da componente formativa do Encontro, para benefício do desempenho profissional dos participantes.

O encontro da APMGF reúne cerca de 200 médicos de medicina geral e familiar, de todo o país. Os vários painéis de formação e debate decorrem no Teatro Stephens, Edifício da Resinagem, Biblioteca Municipal e EPAMG.

Gabinete de Comunicação e Imagem

15 de novembro | Simulacro de Incêndio no IPO de Coimbra: Avaliação de Resposta e Coordenação de Entidades


O Serviço de Internamento de Oncologia Médica do IPO de Coimbra realizou no dia 15 de novembro, com sucesso, um simulacro de incêndio que incluiu a evacuação de seis pacientes.
Este exercício contou com a participação ativa de várias entidades, incluindo agentes da Proteção Civil, INEM, Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Sapadores e Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes.

Durante o simulacro, foi encenada uma situação hipotética de incêndio que resultou na evacuação de seis doentes do serviço de internamento de oncologia, com dois deles a enfrentar complicações - um sofreu queimaduras, enquanto outro teve uma paragem cardiorrespiratória.
A equipa de emergência médica interna respondeu prontamente aos incidentes simulados. O paciente com queimaduras foi imediatamente assistido e encaminhado para cuidados médicos externos. O paciente com paragem cardiorrespiratória recebeu manobras de reanimação bem-sucedidas e foi estabilizado.

O simulacro teve como principal objetivo testar não só a atuação das entidades externas, mas também a resposta das entidades internas do IPO de Coimbra. Foram minuciosamente avaliadas as áreas-chave de combate ao incêndio, evacuação de doentes e comunicação interna.

Este exercício reforça a importância da coordenação eficaz entre todas as entidades envolvidas, em situações de emergência, visando garantir a segurança e o bem-estar dos doentes e profissionais de saúde.
O Conselho de Administração do IPO de Coimbra expressa o seu agradecimento a todas as entidades participantes e enaltece o profissionalismo demonstrado durante o simulacro. Este tipo de exercício contribui significativamente para o aprimoramento contínuo dos protocolos de segurança e para a preparação efetiva face a eventos adversos.

João Pereira Belo
Assessor de Imprensa / Gabinete de Comunicação

Para assistir a 20 de novembro, às 11 horas, na Universidade Católica no Porto. Escola Superior de Biotecnologia e Biorbis anunciam parceria para transformar Portugal num hub de novas biomoléculas


No dia 20 de novembro, pelas 11 horas, realiza-se o evento de lançamento da recente colaboração entre a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a empresa internacional BIORBIS, que escolhe Portugal para realizar o seu investimento de investigação e inovação na Europa. A Biorbis é detida maioritariamente pela empresa que lidera a produção de cana-de-açúcar da Guatemala e o top 5 dos produtores de açúcar da América Latina - a IMSA - Ingenio Magdalena. Este programa prevê um investimento privado inicial de 3 milhões, com um potencial de 23 milhões nos próximos 5 anos, no projeto de investigação e inovação que procura desenvolver a próxima geração de biomoléculas, seguras, sustentáveis e de elevado valor.
“Esta colaboração, com um horizonte de 5 anos, começará com a integração de 40 investigadores para desenvolverem um projeto privado de investigação – o CIRCULAS – que será integrado nas instalações do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia,” refere Manuela Pintado, diretora do referido laboratório associado. “A Biorbis irá comercializar novas moléculas sustentáveis a partir de Portugal e resultantes desta parceria, onde 40 investigadores irão procurar ativamente novas fontes e processos para desenvolver moléculas sustentáveis ​​e de elevado valor,” salienta Jorge Leal, co-fundador e co-diretor da Biorbis. “Através desta parceria, que tem por base os princípios da economia circular e que está alinhada com o Green Deal, pretendemos transformar Portugal num hub de desenvolvimento de novas biomoléculas, para serem comercializadas com aplicação em nutrição de plantas, animal, e humana,” acrescenta John Melo, também co-fundador e co-diretor da Biorbis.

Manuela Pintado explica que o projeto prevê “a descoberta, o desenvolvimento e a comercialização de novas biomoléculas. A valorização económica de subprodutos de várias origens para obtenção de novas biomoléculas bem como otimizar fermentação para aumentar a eficiência da sua produção.”

A assinatura do memorando de entendimento entre a Universidade Católica Portuguesa e a Biorbis vai decorrer no dia 20 de novembro, às 11 horas, no Auditório Comendador Arménio Miranda, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

 

Livro “Mantas Alentejanas – Perpetuar o saber fazer” vai ser apresentado em Reguengos de Monsaraz

O livro “Mantas Alentejanas – Perpetuar o saber fazer”, da investigadora Alexandra Marques, da empresária têxtil Mizette Nielsen e da investigadora e artista têxtil Guida Fonseca vai ser apresentado no dia 18 de novembro, pelas 17h, no auditório da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Após a apresentação deste livro editado pela Gradiva, as autoras vão comentar a obra e haverá uma demonstração da arte secular da tecelagem em dois teares.
“Mantas Alentejanas – Perpetuar o saber fazer” é um livro que na sua essência é um manual de instruções tecnicamente completo e rigoroso com ilustrações que reproduzem alguns dos padrões típicos das mantas alentejanas. A obra resultou do levantamento fotográfico e da sistematização dos padrões, de acordo com os seus aspetos estruturais e cromáticos.
Adicionalmente foi efetuado um enquadramento histórico sobre a manufatura dos lanifícios em Portugal e explicam-se os conhecimentos essenciais sobre o processo de tecelagem manual, para que esses padrões possam ser reproduzidos num tear pequeno que cabe em qualquer casa. Através deste livro pretende-se cativar o interesse de mais pessoas pela preservação dos padrões tradicionais, mas também pela sua recriação com novos recursos e novas utilizações para as mantas.
Mizette Nielsen foi proprietária da Fábrica Alentejana de Lanifícios, que surgiu na década de 1930 em Reguengos de Monsaraz. De nacionalidade holandesa, Mizette Nielsen assumiu o negócio em 1977 e durante mais de quatro décadas materializou o conceito das mantas intemporais, manteve o prestígio e a qualidade das Mantas de Reguengos e introduziu inovações e criatividade que lhe acrescentaram valor e uma nova dimensão a esta arte representativa da identidade cultural do Alentejo.






Carlos Manuel Barão /
 Comunicação e Imagem

 
 

10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro - 2: “Habitação e Ação Social”


2: “Habitação e Ação Social”
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023).
Esta semana é abordado o tema Habitação e Ação Social. Nesta área, foram utilizados os  recursos financeiros próprios da CMA e os Fundos Comunitários do Portugal 2020, nomeadamente no âmbito do PEDUCA para operações no Bairro Social de Santiago, tendo propiciado ao IHRU uma verba de meio milhão de euros para obras de qualificação nos Bairros Sociais do Griné e Caião, que ainda aguardam a sua plena execução.

Investimento em Obras
Com um total de 569 fogos de habitação social, a CMA destaca a qualificação de edifícios e de fogos nos Bairros Sociais por Todo o Município, uma ação fundamental, a que corresponde um investimento de 8,5 milhões de euros, que veio contribuir decisivamente para o aumento do conforto térmico, da eficiência energética dos edifícios e da sua qualidade acústica, melhorando substancialmente a qualidade de vida dos seus habitantes e reduzindo a sua fatura de energia.

Investimento nas Associações
No que respeita ao Programa Municipal de Apoio às Associações, para a área Social, ao longo dos últimos sete anos, a CMA realizou apoios financeiros no valor global de 4,3 milhões de euros.
A amplitude de instituições apoiadas pela CMA, tem em linha de conta o contributo as Associações da área da Ação Social dão para o reforço da vida comunitária e pelo efeito indutor da atividade económica e social, tão necessário neste tempo que atravessamos.

Gestão do parque habitacional
Privilegiando uma política social justa, imparcial e igualitária para com a população residente no parque de habitação social do Município, a CMA definiu, em 2018, a implementação de critérios adequados e equilibrados por forma a regularizar as dívidas de renda apoiada contraída pelos Inquilinos da CMA (já com vários anos).
Nos últimos dez anos, foi possível reduzir em 487 mil euros a dívida das rendas das Habitações Sociais, de 511.799 €, em 2014, para apenas 24.465€, a 31 de outubro de 2023.

Prioridade à Ação Social desde 2013
Na gestão da CMA a área da Habitação Social é uma prioridade política importante, que assumimos com uma abordagem total e integrada nas suas várias dimensões.
Muitas foram as ações realizadas para mudar radicalmente esse estado de coisas durante a última década, assumindo a CMA o seu papel de acompanhamento diário dos seus Inquilinos em termos sociais, providenciando um novo regulamento, executando projetos e obras de qualificação física, com a devida sustentabilidade técnica e financeira.

[apresentação disponível aqui<https://we.tl/t-gFtvxf1wRO>]

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Rota do Românico participa na Feira Internacional de Turismo da Vefa Travel

A Rota do Românico vai participar na primeira edição da FIT VEFA — Feira Internacional de Turismo, no próximo sábado, 18 de novembro, entre as 14 e as 19 horas, no Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira.
Organizada pela agência de viagens Vefa Travel Portugal, que comemora este ano o seu 30.º aniversário, a FIT VEFA tem como objetivo promover o nosso País enquanto destino turístico junto de operadores e profissionais do sector, e, igualmente, junto do público em geral.
O certame, de entrada gratuita, vai contar com a presença de 30 expositores nacionais e internacionais, entre municípios, unidades hoteleiras e de restauração, operadores turísticos, empresas de animação, vinicultores, entre outros serviços.
O programa da FIT VEFA, que conta com o apoio da autarquia de Vila Nova de Cerveira, prevê momentos musicais, dança, degustações, passatempos e conversas temáticas.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

António Coelho
Planeamento e Comunicação

Para assistir a 22 de novembro, pelas 18h30, na Universidade Católica no Porto. “A ética não se deve cristalizar apenas em códigos, mas deve tornar a empresa num ambiente vivo”

As palavras são de Conceição Soares, docente da Católica Porto Business School, e autora do livro “A Ética na Empresa: Uma Perspetiva Ontológica”, que vai ser apresentado no próximo dia 22 de novembro, às 18h30, no Edifício Paraíso do campus Porto da Universidade Católica Portuguesa. 
A apresentação conta com a presença de Jorge Teixeira da Cunha, professor catedrático da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.Conceição Soares, doutorada em Filosofia pelo Institute for Environment, Philosophy and Public Policy (Lancaster University – UK) na área da Ética Aplicada e docente da Católica Porto Business School, explica que “a hipótese desenvolvida ao longo desta obra é a de que uma visão antropocêntrica da realidade não nos pode colocar na via de um habitar a Terra, mais fraterno e mais interativo entre nós e com todos os seres.” Assim, ao longo do livro “A Ética na Empresa: Uma Perspetiva Ontológica”, a autora alerta que “não basta que a ética na empresa tenha requisitos normativos ou se cristalize em códigos de ética,” acrescentando “é necessário que seja capaz de tornar a empresa num ambiente vivo de trabalho em que a vida de cada um que nela trabalha se enriqueça e intensifique através da valorização da sua singularidade, mediante a partilha e a convivialidade que geram sempre mais vida e vida verdadeiramente sustentável.”

O livro “A Ética na Empresa: Uma Perspetiva Ontológica” de Conceição Soares vai ser apresentado no próximo dia 22 de novembro, às 18h30, no Edifício Paraíso do campus Porto da Universidade Católica Portuguesa. Um evento aberto à comunidade, mas sujeito a inscrição.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

CAMPANHA DA ANEM: ANEM LANÇA CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DE LAR RESIDENCIAL


A ANEM (Associação Nacional de Esclerose Múltipla), torna público hoje o início da sua campanha de angariação de fundos para a construção do primeiro lar residencial para pessoas com E.M. (Esclerose Múltipla).
Portugal não tem nenhuma estrutura física que possa acomodar pessoas, em estados mais avançados desta patologia, onde possam ser tratados convenientemente, por terapeutas especializados em Esclerose Múltipla. A construção de uma estrutura de raiz, é um sonho de muitos portadores desta doença e uma necessidade marcante para o país.

A ANEM presta serviços no norte do país, há mais de 25 anos, investindo em terapias convencionais e alternativas, sendo a fisioterapia uma das melhores respostas para tentar reverter ou atenuar os efeitos incapacitantes da esclerose múltipla. Com 3 espaços (2 em Gondomar) e 1 em Gaia, a associação presta apoio a dezenas de pessoas, diariamente.

O lar residencial será construído num terreno, cedido pela câmara municipal de Gaia, em regime de comodato, bem como existem verbas já atribuídas pelo projeto “PARES”. A parte remanescente, no valor de 2 500 000€ (dois milhões e quinhentos mil euros) terá de sair da associação, que justifica assim a criação desta campanha nacional.

A campanha está colocada no portal give-me.pt, mas pode ser apoiada também através do portal da ANEM, em anem.life.

O QUE É A EM:

A Esclerose Múltipla (E.M.) é uma doença crónica, inflamatória, desmielinizante e degenerativa afetando o Sistema Nervoso Central (SNC), atingindo com maior incidência o género feminino e surge mais frequentemente no jovem adulto (entre os 20 e os 40 anos), apesar de nos dias de hoje a E.M. se comece a manifestar em idades mais precoces e/ou mais tardias.

É uma doença autoimune na qual o sistema imunitário não tem capacidade de diferenciar as células do seu próprio corpo de células estranhas a ele, acabando por destruir os seus próprios tecidos. O principal alvo deste “ataque” é a mielina, uma camada de gordura protetora das fibras nervosas que auxilia na transmissão de informação ao longo do corpo humano. Quando ocorre um “surto”, formam-se cicatrizes endurecidas que se agrupam formando as conhecidas “escleroses” ou também denominadas “placas”. São afetadas inúmeras áreas do cérebro e da medula espinal pelo que se denomina esta doença de Esclerose Múltipla.

José Valente Vieira - Marketing da ANEM

ANEM – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCLEROSE MÚLTIPLA
R. Julio Dinis 247, 4420-481 Valbom - 224 631 985 (chamada para a rede fixa) https://www.anem.life - campanha@anem.life

Porto de Mós | Diabetes, ações esclarecem sobre a doença


No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a Câmara Municipal de Porto de Mós assinalou a data através da realização de duas iniciativas. Assim, no dia 13 de novembro teve lugar o III Fórum Diabetes, no Cineteatro de Porto de Mós, direcionado para os profissionais de saúde. O encontro contou com a presença da Presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro, e do Presidente a Câmara Municipal Jorge Vala.
A atuação na pré-diabetes, a sexualidade na diabetes e a integração tecnológica nesta doença foram os principais temas abordados no decorrer do fórum que contou, ainda, com a participação dos alunos do 12º ano da Escola Secundária de Porto de Mós que realizaram um Ted Talks, no âmbito da disciplina de Educação para a Saúde.

No dia 14 de novembro decorreu a Caminha Noturna “Prevenir a Diabetes Estação a Estação”, com 5 km de extensão e 5 paragens com mini sessões de esclarecimento sobre a doença, aberta a toda a comunidade.

Cantanhede | Sistema de telemetria passa a abranger mais de 13 mil clientes. INOVA-EM reforça instalação de contadores inteligentes no concelho

 
A INOVA-EM vai avançar com a instalação de contadores inteligentes, reforçando desta forma o sistema de telemetria. No total, serão mais 2.885 os clientes que verão o serviço melhorado, com a leitura dos respetivos consumos de água de hora a hora e transmitidos de 8 em 8 horas, o que permitirá lançar avisos de alarme em caso de consumos anormais. Nesta fase, a implementação decorre nas zonas de medição e controle de Bolho, Cordinhã, Corticeiro de Cima, Póvoa do Bispo e Sepins.
Com esta intervenção, os serviços da INOVA-EM vão identificar situações anómalas e avisar os clientes permitindo-lhes atuar em situações de consumos que saem fora dos respetivos padrões.
Caso o alerta se justifique, os serviços contactam os clientes e alertam para a situação anormal, evitando desperdícios de água por roturas ou outras situações anómalas.
Para que a comunicação de alertas se concretize, é essencial que os clientes tenham a sua base de dados devidamente atualizada, devendo para o efeito dirigir-se aos serviços comerciais da INOVA-EM.
Recorde-se que este sistema já está implementado nas zonas de medição e controle de Arrôtas, Cadima, Cantanhede, Lemede, Pocariça, Póvoa da Lomba, Praia da Tocha, Sanguinheira, Tocha e Varziela, que já permite a cobertura de 10.194 consumidores.
Com este investimento, a empresa municipal alarga este serviço, abrangendo um total de 13.079 clientes consumidores que, assim, terão esta nova tecnologia nos seus contadores de água.

Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Barcelos | IPCA participa em dois doutoramentos conjuntos no âmbito da RUN-EU


Foram, ontem, assinados dois acordos para doutoramentos conjuntos no âmbito da RUN-EU: o Doutoramento em Ciência dos Dados para a Sustentabilidade, em parceria com a Technological University of the Shannon e com o Politécnico de Leiria (IPL), e o Doutoramento em Engenharia da Digitalização, em parceria também com o IPL e com a Universidade de Burgos.
O primeiro foi assinado pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, pelo Presidente da TUS, Vincent Cunnane, e pelo Presidente do IPL, Carlos Rabadão. Já o segundo foi também assinado pelos Presidentes do IPCA e IPL e pelo Reitor da Universidade de Burgos, Manuel Pérez Mateos.

Estes acordos permitem a submissão conjunta de doutoramentos à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

No IPCA, o Doutoramento em Engenharia da Digitalização será coordenado pela Escola Superior de Tecnologia (EST) e pelo Centro de Investigação 2Ai. Já o Doutoramento em Ciência dos Dados para a Sustentabilidade contará, além da EST e do 2Ai, também, com a Escola Superior de Gestão (ESG) e com o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF).

Como elemento diferenciador, estes Doutoramentos internacionais no âmbito da RUN-EU, a Universidade Europeia que o IPCA integra, têm mais de 50 empresas associadas das diferentes regiões e países envolvidos.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Aveiro | Início da obra do parque de estacionamento sob a A25 - Parque dos Remadores Olímpicos


Está em curso a obra de beneficiação do parque de estacionamento sob a A25 – Parque dos Remadores Olímpicos, um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no valor de 98.580€, em execução pela empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens Lda.A empreitada – que teve início no final de outubro – avança na presente semana para a qualificação do pavimento, com intervenção na primeira zona de estacionamento, o que obriga ao seu encerramento. Anteriormente, decorreram trabalhos de qualificação e construção de novas infraestruturas, junto ao canal de São Roque.
Esta é uma operação enquadrada na lógica de requalificação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA), e que surge da constatação de problemas sociais, de salubridade e segurança na infraestrutura de apoio ao parqueamento automóvel, fundamental na gestão da mobilidade de entrada e saída da zona mais central da Cidade.
A CMA procura assim uma reorganização do parque, incluídos 25 lugares para autocaravanas, seis lugares para autocarros de serviço ocasional e 165 lugares de ligeiros, conseguindo um ganho de 27% dos lugares relativamente ao que existe à data.
O projeto prevê ainda a preparação de infraestruturas para seis lugares correspondentes ao carregamento de veículos elétricos. Esta pré-instalação de lugares aptos para o carregamento de veículos elétricos reforça também a estratégia da CMA de aposta nos modos suaves de deslocação e de descarbonização.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Ownever apresenta "Noir", uma edição clássica limitada em homenagem ao género cinematográfico

 Ownever lança edição exclusiva que transcende as tendências, valorizando a individualidade e a sustentabilidade.
 
A Ownever, marca portuguesa dos acessórios de luxo, apresenta a sua mais recente criação: a clássica mala "Noir".
 
Uma homenagem ao contraste entre as sombras e a luz. Esta edição limitada foi inspirada nos clássicos filmes do género Noir, onde a personagem principal é confrontada com um mundo distópico, onde busca a sua identidade.
 
Eliana Barros, fundadora da marca comenta: “Este conceito, e campanha associada, fazem parte de um manifesto da marca que pretende ser um innuendo à dualidade que existe atualmente no mundo da moda. Na procura da nossa identidade estética pessoal, debatemo-nos sobre a opção entre a quantidade do fast-fashion e exclusividade da moda sustentável.”
 
Este lançamento faz parte da edição limitada RePurse que faz história ao utilizar peles de luxo recicladas. Por este motivo, esta mala é limitada ao stock de peles existente, destacando-se como uma afirmação de moda sustentável e luxuosa.
 
Sob o nome de "Noir", esta criação personifica a sofisticação e estilo que a Ownever nos habituou a oferecer e que promete redefinir o conceito de elegância duradoura. Isto porque todas as malas da marca são criadas para durarem uma vida e podem ser reparadas pela marca, quando assim o necessitarem.
 
Os principais destaques desta criação Ownever "Noir" incluem:
 
1. Edição limitada: apenas um número estritamente limitado de unidades desta peça estarão disponíveis tornando-a genuinamente exclusiva.
 
2. Peles de luxo recicladas: Cada mala "Noir" é meticulosamente confecionada por artesãos a partir de peles de luxo recicladas, demonstrando o compromisso da Ownever com a sustentabilidade e o sourcing responsável.
 
3. Elegância intemporal: O design clássico e atemporal da mala garante que esta mala seja sempre apreciada e relevante ao longo dos anos.
 
4. Expressão individual: A " Noir" não é apenas uma mala, é uma afirmação da personalidade que permite que o estilo pessoal brilhe sempre.
 
Como parte do compromisso contínuo da Ownever com a qualidade e a arte da moda, a mala " Noir" é a última adição ao seu portefólio de acessórios exclusivos em pele. Este lançamento é uma expressão do compromisso da marca em criar malas de alta qualidade que refletem a beleza da moda sustentável.
 
Esta edição limitada estará disponível online em www.ownever.com pelo valor de 510€.

Eliana Barros 
Ownever

Opinião: "Fazer cerimónia" - A expressão que desapareceu

 Nos meus tempos de criança era costume ensinar aos filhos o significado de "fazer cerimónia". Isto acontecia não só para os pais não passarem vergonhas nas festinhas em que os seus filhos viravam a casa do "avesso" aos pais dos amiguinhos da escola, mas também para servir como um ensinamento de respeito para o resto da vida por aquilo que era pertença do nosso próximo e de forma a não "abusar das confianças alheias", fosse na hora da refeição em que acompanhávamos um amigo ou quando usufruíssemos da "privacidade" de um familiar no seu próprio espaço.
No entanto,  este valor de "fazer cerimónia" que nos era transmitido foi-se perdendo ao longo dos anos e as gerações que foram passando não o transmitiram às seguintes. Atualmente são muito poucas as crianças e os jovens que sabem o que significa esta expressão de "fazer cerimónia"...Cada vez mais no meu dia a dia verifico que perante a apatia dos pais da minha geração,  assistimos à postura de uma nova geração de filhos únicos que acha que o que é correto é mostrarem-se como donos das situações e dos espaços, independentemente com quem estão e onde estão, fazendo jus a uma espécie de solipsismo com que foram criados. Precisamente o inverso do que nos foi ensinado...

A foto não autorizada na casa do familiar e que passa a circular nas redes, a provocação subtil do amigo da filha consentida pelos pais que acham que "criar" e "educar" são sinónimos, o gozo preconceituoso com o colega da escola à mesa na hora da refeição, etc...são alguns exemplos entre muitos outros que irão levar-nos a uma sociedade cada vez mais selvagem, fria e insensível no futuro. Oxalá os nossos filhos encontrem outros filhos ao longo da sua vida que saibam o valor de "fazer cerimónia" ...

Acho que se isso acontecer poderá haver mais probabilidade dos nossos filhos respeitarem-se entre si.

Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

Câmara de Águeda adquire dois terrenos em Paredes


Aquisição complementa as obras em curso, respeitantes à segunda fase da intervenção para o controlo de cheias

A Câmara Municipal de Águeda adquiriu dois terrenos, em Paredes, próximo do antigo IVV (Instituto da Vinha e do Vinho), no decurso da segunda fase das intervenções estruturais para o controlo de cheias, que permitem melhorar o projeto e dar uma resposta mais eficaz às necessidades da obra.
Em causa está a construção da estação elevatória e de um muro de proteção contra as cheias que, com a aquisição dos dois lotes, no valor global de cerca de 78 mil euros, ficam melhor localizados e com condições mais adequadas de utilização, complementando a obra em curso.
No primeiro lote adquirido, já em dezembro do ano passado, está a ser construída a estação elevatória, enquanto o segundo, comprado esta semana, permite que o muro de contenção que está a ser construído tenha um outro alinhamento estrutural, retirando uma zona em forma de “bico”.
Desta forma, com a aquisição deste lote, habitualmente utilizado para a Festa de Nossa Senhora da Ajuda, o muro passa a fazer um eixo retangular e o restante espaço de terreno passa para domínio público, ampliando a zona de fruição pedonal.
Esta segunda fase da intervenção referente ao sistema de drenagem da cidade, entre a Capela de Paredes e o Posto de Turismo de Águeda, implica um investimento de 1,99 milhões de euros e replica o modelo implementado na zona da primeira fase, na baixa da cidade, com a construção de uma estação elevatória, criação de válvulas de retenção e bombas para “forçar” a água a entrar no rio, deixando toda a envolvente a seco.
“O resultado comprovado no último inverno e já este ano com as primeiras chuvas e constantes alertas de subida de caudal do rio atestam que o sistema funciona e que mantém toda a zona da baixa a ‘seco’”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que esta segunda fase, usando o eixo da antiga estrada nacional, vai permitir que a zona de Paredes fique “muito mais resistente à possibilidade de uma cheia”.
 

Gabinete de Comunicação e Imagem

Ana Sofia Pinheiro