No Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, o Município da Marinha Grande reuniu, no Teatro Stephens, um ilustre painel de oradores, para debater “O impacto dos animais de companhia na Saúde Mental das Pessoas”.
A conferência contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que salientou que a iniciativa pretendeu refletir sobre a preocupação com a saúde mental das pessoas e a importância dos animais de estimação no seio das famílias e das pessoas que vivem sozinhas.
A sessão foi moderada pelo especialista em saúde mental e psiquiátrica, José Carlos Gomes, que nos desafiou a sermos arquitetos da nossa saúde mental e da dos outros.
A conferência começou por abordar o tema “Famílias Multiespécies: O Impacto dos animais na Saúde Mental das Pessoas e vice-versa”, pela psicóloga Maria Batista, da Universidade de Évora.
O representante da Ordem dos Psicólogos Portugueses e psicólogo forense, Mauro Paulino, apresentou evidências sobre os benefícios da convivência com animais para a saúde mental.
O Provedor do Animal da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Paiva, falou sobre “Animais e Promoção da Saúde Mental das Crianças Vítimas de Maus-Tratos”, que se interligou com a intervenção da veterinária e Provedora Nacional do Animal, Laurentina Pedroso, sobre “Uma só Saúde e Um só Bem-Estar – Animais e Pessoas”.
Foi ainda realizada uma dinâmica de grupo, dirigida pelo Conselho de Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiátrica do ACES Pinhal Litoral.
Gabinete de Comunicação e Imagem