domingo, 12 de dezembro de 2021

Incorporação do 47.º Curso de Formação de Guardas na Figueira da Foz

Segunda-feira, 13 de dezembro, no Centro de Formação da Figueira da Foz da Escola da Guarda, decorre a incorporação do 47.º Curso de Formação de Guardas (CFG), composto por 321 Guardas- provisórios.

O CFG terá a duração aproximada de oito meses, período em que serão ministradas, à distância e presencialmente, diversas matérias relativas quer à formação geral militar, quer à formação nas áreas jurídicas e técnico-profissionais.

A formação contemplará ainda uma vertente de caráter prático (formação em exercício), com o objetivo de proporcionar aos Guardas-provisórios as competências na prática de exercício das funções inerentes ao serviço operacional da GNR.

Dos 321 Guardas-provisórios nomeados destaca-se que:  

·13% são do género feminino;

·58% estão na faixa etária entre os 20-24 anos;

· 37% cumpriram serviço militar nas Forças Armadas.

Imagem: NC

Benfica regressa às vitórias em Famalicão com ‘hat-trick’ de Darwin Núñez

 O Benfica regressou hoje às vitórias na I Liga portuguesa de futebol, após o 1-3 com o Sporting, ao bater fora o Famalicão por 4-1, em encontro da 14.ª jornada da prova.

O uruguaio Darwin Núñez marcou três golos, aos seis, 14 e 56 minutos, para se isolar na liderança dos marcadores, com 11, sempre assistido por Rafa, que ainda faturou aos 46, tendo Bruno Rodrigues marcado para os locais, aos 25.

Na classificação, o Benfica, terceiro colocado, passou a somar 34 pontos, a quatro do líder provisório Sporting e a um do FC Porto, que recebe ainda hoje o Sporting de Braga, enquanto o Famalicão manteve-se com 10, no 14.º posto.

Madremedia

Reino Unido: terceira dose da vacina para todos os maiores de 18 anos até o final de janeiro

O Governo britânico anunciou hoje medidas extraordinárias para combater a propagação da variante Ómicron, como a extensão da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 30 anos a partir de segunda-feira.

A partir de terça-feira, os casos de contacto com vacinação completa com pessoas que tiveram resultado positivo à covid-19 vão passar a fazer testes antigénios diários, durante sete dias, ao passo que haverá isolamento profilático durante dez dias para os que não estão vacinados, anunciou o Ministério da Saúde.

“A variante Ómicron está a ganhar terreno rapidamente no Reino Unido e deve tornar-se na variante dominante até meados de dezembro”, disse o ministro da Saúde, Sajid Javid, citado em comunicado, explicando que a nova medida visa “limitar o impacto na vida diária das pessoas para reduzir a propagação da Ómicron”.

O governante apelou à população para se vacinar ou, nos casos de vacinação completa, tomar a dose de reforço.

O Governo pretende oferecer uma terceira dose da vacina a todos os maiores de 18 anos na Inglaterra até o final de janeiro, e anunciou que, a partir de segunda-feira, cidadãos maiores de 30 anos poderão marcar hora para receber a terceira dose da vacina.

Estas medidas juntam-se às já anunciadas pelo primeiro-ministro, Boris Johnson: o uso de máscara em espaços fechados, a apresentação de certificados digitais de vacinação à entrada de espaços de animação noturna e o teletrabalho quando for possível.

As medidas vão ser votadas pelo Parlamento na terça-feira.

O Reino Unido é um dos países mais afetados pela covid-19, com mais de 146.000 mortes e cerca de 50.000 novas infeções registadas todos os dias.

No sábado, cientistas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres defenderam o reforço das restrições para conter a variante Ómicron e divulgaram os resultados de um estudo, que prevê que a nova variante poderá provocar entre 25.000 e 75.000 mortes nos próximos cinco meses no Reino Unido, se não se adotarem restrições mais severas.

O estudo aponta para uma nova onda de contágios, com mais infeções e hospitalizações do que aquelas que foram registadas em janeiro deste ano, aquando do aparecimento da variante Delta, e sugere que a variante Ómicron pode tornar-se na variamente mais dominante em Inglaterra em alguns dias.

Em Londres, a Ómicron representa um terço dos casos de covid-19.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Madremedia/Lusa

Imagem: sapo24

Fórmula 1. Uma última volta de loucos e Max Verstappen é o campeão deste ano

Foi uma prova emocionante que manteve o campeão em aberto até ao fim. Nas últimas voltas, a grande incógnita era sobre a estratégia da Mercedes e de Lewis Hamilton sobre a troca de pneus por oposição à rival Red Bull e do piloto Max Verstappen. No final, a sorte esteve com o holandês que arrasta uma onda laranja.

O holandês Max Verstappen (Red Bull) e o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) disputaram - até mesmo ao fim - quem seria o campeão mundial de Fórmula 1 de 2021, na última corrida da temporada, que decorreu em Abu Dhabi. Foi um final  de grande emoção, decidido na última volta, em que Max Verstappen se adiantou a Hamilton e cruzou a meta em primeiro lugar.

Lewis e Verstappen chegam à 22.ª prova empatados, com 369,5 pontos, sendo que Verstappen tinha vantagem confronto direto (nove vitórias, contra as oito de Hamilton). Partiu na frente para a corrida, depois de ter conquistado a ‘pole’, no sábado, e chegou na frente quando cortou a reta na última volta à pista.

Para Max Verstappen estava em jogo o primeiro triunfo da sua carreira, enquanto para Lewis Hamilton se tratava de arrebatar um inédito oitavo título mundial de pilotos, deixando para trás os sete conquistados pelo alemão Michael Schumacher.

O piloto da Red Bull venceu sua 10ª corrida nesta temporada e terminou o Mundial à frente do heptacampeão mundial Hamilton. O título dos construtores ficou com a Mercedes e o terceiro lugar no pódio neste domingo no circuito de Yas Marino foi ocupado pelo espanhol da Ferrari, Carlos Sainz.

A corrida e o Mundial foram decididos com o suspense a manter-se até ao final, numa prova a que os dois rivais chegaram empatados. Nestas condições, a equação era simples: o piloto que obtivesse uma melhor posição na última prova conquistaria o título.

O favoritismo esteve até ao fim com Lewis Hamilton, que saiu melhor na prova e liderou a maior parte da corrida. Mas um 'safety car' quando faltavam cinco voltas para o fim mudou o destino: Verstappen trocou os pneus, Hamilton não. Ao retomar a corrida, o holandês ultrapassou o adversário na última volta.

A AlphaTauri do japonês Yuki Tsunoda e o francês Pierre Gasly completaram o Top 5.

Também pontuaram o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), o britânico Lando Norris (McLaren), o espanhol Fernando Alonso (Alpino), o francês Esteban Ocon (Alpino) e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

O finlandês Kimi Räikkönen (Alfa Romeo) disse adeus à F1 saindo no meio da prova devido a um problema mecânico.  Aos 42 anos, aposentou-se das pistas após 19 temporadas na elite e um título mundial com a Ferrari em 2007.

Madremedia

Imagem: SAPO 24

Condeixa | Gisela Almeida, deputada municipal eleita pelo BE

No dia 9/12/2021, dando resposta à convocatória do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Gisela Almeida, deputada municipal eleita pelo BE, apresentou os seguintes pontos:

-  Criação da rede "Condeixa Ciclável", aproveitando a ligação em mobilidade suave já planeada entre o POROS e as Ruínas de Conímbriga, estendendo a resposta em ciclovia a mais pontos do Município. 
- Maior aposta em transportes urbanos que utilizem energia renovável reduzindo o impacto orçamental dos combustíveis para o Município de Condeixa. 
- Aproveitar a criação recente do Programa “SMART CITY” para criar um pólo criativo de meetups de hackathons que promovam ideias criativas e disruptivas tendo em vista a eficiência e sustentabilidade do Município, por exemplo, para o desenvolvimento de ideias inovadoras que visem apostar em iluminação pública com aposta em energias renováveis, diminuindo assim o encargo do município com a despesa de iluminação pública. 
- Construção de um novo Canil Municipal que promova o bem estar animal. 
- Reforço da formação em suporte básico de vida nas escolas públicas em todos os anos de escolaridade e aquisição dos DAEs necessários.
- Promoção e divulgação do programa de compostagem urbana diminuindo o impacto destes resíduos no lixo indiferenciado.
- Garantia da aposta na resposta de apoio social na habitação - execução do programa “1º Direito”, porque o direito a uma habitação digna é um direito humano,  https://www.portaldahabitacao.pt/1.º-direito. 
O trabalho dedicado à comunidade municipal de Condeixa continua...
 
 

Dia 13 de Dezembro: Apresentação do livro de Francisco Louçã - 21h30

 


No dia 13/12 (2ªfeira), vai haver uma sessão de apresentação do livro, "O futuro já não é o que nunca foi", de Francisco Louçã. 

O evento, que será no Teatro da Cerca de São Bernardo, pelas 21h30, contará com a presença do autor e a apresentação de Luís Trindade e de Sofia Santos. 

PRESIDENTE DA CÂMARA DA MARINHA GRANDE ELEITO PARA MESA DO CONGRESSO DA ANMP

O presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, foi eleito para a mesa do XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que está a decorrer, nos dias 11 e 12 de dezembro, em Aveiro.

O presidente representa os Grupos de Cidadãos Eleitores que, pela primeira vez, tomam posse nos órgãos sociais da ANMP.
Para Aurélio Ferreira "esta eleição é importante pela representação dos Grupos de Cidadãos Eleitores na Associação que representa os 308 municípios do País, dando voz a todos os autarcas, quer tenham sido eleitos por partidos ou grupos de cidadãos"

O presidente da Câmara congratula-se "com a representação do Município da Marinha Grande nos trabalhos do Congresso, porque permite solidificar um dos nossos grandes objetivos, que assenta na governação assente na coesão territorial"
"Para uma melhor defesa dos interesses do município, é imperioso fomentar o empenho na participação e colaboração estreita com as instituições e associações regionais e na relação com o governo central. Unir parcerias, metas e esforços, permite ter uma voz ainda mais representativa na promoção, defesa, dignificação e representação do Poder Local e junto dos Órgãos de Soberania", acrescenta o presidente Aurélio Ferreira.

No XXV Congresso da ANMP estão também a participar o presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, Aníbal Curto Ribeiro, e a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa.

O Congresso, que está a decorrer este fim-de-semana, em Aveiro, discute temas importantes para os Municípios e para as suas populações, como a organização do Estado, o desenvolvimento e coesão, o financiamento local, a execução do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, o novo Quadro Comunitário Portugal 2030, as alterações climáticas, a mobilidade, as acessibilidades, a transição digital, entre outros assuntos.

GNR dá conta da sua Atividade Semanal

 Entre os dias 3 e 9 de Dezembro de 2021
Detenções: 246 detidos em flagrante delito, destacando-se:
      • 110 por condução sob o efeito do álcool;
      • 61 por condução sem habilitação legal;
      • 12 por tráfico de estupefacientes;
      • 16 por furto e roubo.
      • Apreensões:
      • 576 doses de haxixe;
      • 156 doses de MDMA;
      • 17 armas de fogo;
      • Oito armas brancas ou proibidas;
      • Oito viaturas;
      • 2 472 euros em numerário.
  1. TrânsitoFiscalização: 5 098 infrações detetadas, destacando-se:

      • 2 181 excessos de velocidade;
      • 387 por falta de inspeção periódica obrigatória;
      • 224 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
      • 210 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
      • 168 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
      • 132 por falta de seguro de responsabilidade civil;
      • 127 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
      • 120 relacionadas com tacógrafos.

RIBAU ESTEVES ABRIU O CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES EM AVEIRO

 

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Ribau Esteves, abriu esta tarde, 11 de dezembro, o XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que acontece até amanhã no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

No seu discurso de abertura, Ribau Esteves destacou a honra do Município de Aveiro em receber o Congresso da ANMP, dando as boas vindas a todos e desejando um bom Congresso que fortaleça a ANMP. Fez referência à vida e ao contributo de António Almeida Henriques ao Poder Local e à ANMP como seu Vice-Presidente, referenciou os Presidentes do Conselho Diretivo da ANMP destacando Manuel Machado pelo seu trabalho nos últimos oito anos. Depois deu nota de várias das operações em curso pelo trabalho da Câmara Municipal de Aveiro, nomeadamente ao nível do Aveiro Tech City, da transição energética com a introdução do modo elétrico nos autocarros da Aveirobus, no Ferryboat e nos Moliceiros, e da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Com o fim do Programa de Ajustamento Municipal, Ribau Esteves agradeceu “aos Governos de Portugal liderados pelo Pedro Passos Coelho e por António Costa, assim como a todos os Presidentes de Câmara dos Municípios Portugueses pelo contributo importante que deram para o sucesso da recuperação financeira do Município de Aveiro, realizada com apenas quatro anos de intervenção do Fundo de Apoio Municipal, fundo este participado por todos os 308 Municípios Portugueses”, concluiu.

Do programa do Congresso, destaque ainda durante o dia de sábado para a apresentação pelo Presidente da Câmara Municipal de Alenquer sobre o tema “A Organização do Estado”. No domingo, para além da Sessão de Encerramento, agendada para as 16h00, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinha-se ainda o debate do tema do “Financiamento Local” apresentado pelo Presidente da CMA, às 11h00. A abrir os trabalhos do segundo dia, o Presidente da Assembleia Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, falará ao Congresso sobre o “Modelo de Desenvolvimento e Coesão”.

Depois da Cimeira Ibérica entre a ANMP e a FEMP – Federação Espanhola de Municípios e Províncias, realizada a 01 de março de 2019 em Aveiro, a realização do Congresso da ANMP em Aveiro, vem comprovar uma vez mais, um papel preponderante e liderante de Aveiro na defesa dos interesses dos Municípios e na procura de novas políticas e novas soluções de governação, numa altura em que a descentralização assume particular importância para o desenvolvimento do País.