segunda-feira, 8 de julho de 2019

Tavira | Os Dias do Vinho

De 12 a 14 de julho, Tavira volta a acolher, no Jardim do Coreto e Mercado da Ribeira, “Os Dias do Vinho”.
O certame conta com a presença de 40 expositores de vinho e gastronomia e onde estão em prova centenas de vinhos nacionais. 
No dia 13, pelas 17h00, no Mercado da Ribeira, realiza-se a terceira etapa do concurso nacional “Enófilos às Cegas” que premeia as melhores duplas de provadores do país. A participação resulta num custo de 30 euros.
Durante este período, pelas 19h00, estão agendadas masterclass com o escanção Gonçalo Patraquim: “Crato branco e suas sinonímias” (dia 12), “Moscatel de Setúbal: um fortificado de excelência” (dia 13) e “Negra mole: a grande casta algarvia” (dia 14). Cada sessão terá um custo de 7 euros. 
“Os Dias do Vinhos” trata-se de uma organização do grupo Cegos por Provas e da Rota dos Vinhos do Algarve, a qual conta com o apoio do Município de Tavira.
Horário
De 12 a 13: 18h00 – meia-noite 
Dia 14: 18h00- 23h00
Entrada: 7 euros (oferta de um copo de prova Riedel).

Loulé | Sistema de rega eficiente na Quinta do Lago

A Infraquinta dá início, a 9 de julho, ao funcionamento do Sistema de Rega Eficiente IQ já implementado na totalidade dos 127.277 metros quadrados de áreas de jardins geridos por esta empresa municipal na zona da Quinta do Lago. Este momento será assinalado com a apresentação, pelas 17h00, na sede desta empresa municipal.
A Câmara de Loulé informa, em comunicado, que “este sistema inovador permite uma redução significativa de custos energéticos e de consumo de água, ao monitorizar, analisar, controlar e gerir remotamente toda a água utilizada, garantindo o aproveitamento e reaproveitamento de água de várias fontes, incluindo da chuva, e a eliminação do desperdício. “
No documento acrescenta-se que aquela autarquia “tem estendido às empresas municipais ações que visam atingir níveis elevados em termos da qualidade ambiental como é o caso do projeto Smart Resort by Infralobo, a certificação do Produto Água para Consumo Humano na Quinta do Lago ou o sistema de bicicletas de uso partilhado de Vilamoura.”

Sul | Portugueses e irlandeses dão ‘gás’ ao turismo algarvio

Em junho, as unidades de alojamento das unidades de alojamento da região tiveram uma taxa de ocupação global média/quarto de 79,3%, semelhante à verificada em 2018 (-0,5%), revelou hoje a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
No documento acrescenta-se que o mercado nacional foi o que apresentou a maior subida, com +8,7%, seguido pelo Irlandês (+4,4%).
Em sentido contrário estiveram os mercados holandês (-12,7%), francês (-12,5%) e alemão (-11,3%), que apresentaram as maiores descidas.
Pelas contas da AHETA, o volume de vendas subiu de 1,9% face ao mesmo mês do ano anterior, registando um aumento acumulado de 3,2%.
Desde o início do ano a taxa de ocupação quarto regista uma subida média de 0,8%.

Região de Aveiro | Município de Anadia reconhece Mérito Desportivo

Foi com toda a pompa e circunstância que o Município de Anadia prestou homenagem aos desportistas anadienses que se distinguiram nas duas últimas épocas desportivas (2017/2018 e 2018/2019), numa cerimónia que decorreu, no passado dia 3 de Julho, no Cineteatro Anadia.
A Federação Portuguesa de Ciclismo, o Selecionador Nacional de Ciclismo de Pista, Gabriel Mendes, o ciclista Nélson Oliveira, a atleta de Tricicleta Sandra Semedo, o jovem jogador de futebol Miguel Luís e o treinador de Futsal, Nuno Dias foram galardoados com “Distinções Extraordinárias”, pelas suas conquistas desportivas, bem como pelo trabalho, empenho e dedicação que demonstraram nos últimos dois anos, levando, dessa forma, bem longe o nome de Anadia e do concelho.
O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, salientou a importância deste tipo de eventos, no sentido “de premiar a excelência de quem trabalhou e lutou para alcançar os seus objetivos”. Por outro lado, realçou que esta cerimónia é também dedicada a todos os que trabalham para que “tenhamos desporto no concelho”.
O autarca anunciou ainda que, em 2020, vai começar “uma nova era” no desporto em Anadia, com “uma nova forma de abordar” esta realidade. “Estamos a preparar um ano fantástico”, afirmou. Finalizou a sua intervenção, dando os parabéns aos distinguidos da noite, bem como àqueles que todos os dias fazem desporto em Anadia.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma palavra de apreço e gratidão a todos os homenageados pelos sucessos desportivos alcançados nas duas últimas épocas, considerando que “o êxito que alcançaram é um reflexo direto do trabalho, do empenho, da capacidade de sacrifício, da competência e do talento”.
A edil anadiense salientou que o desporto assume, cada vez mais, “uma enorme preponderância”, motivo pelo qual “o Município tem vindo a apostar, de forma decisiva, na organização e no apoio a eventos de natureza desportiva, na criação e beneficiação de infra-estruturas para a prática desportiva, na ação concertada de esforços com vista ao desenvolvimento desportivo”, assim como “na promoção do desporto para todos e do desporto de alto rendimento, enquanto faces de uma mesma moeda, extremamente valiosa”.
Maria Teresa Cardoso sublinhou que “a promoção do desporto tem, cada vez mais, reflexos diretos noutras áreas, nomeadamente no turismo”. “Em Anadia, esta relação tem sido particularmente forte, mas queremos que seja uma realidade ainda mais evidente, o que passa por uma maior diversificação das ofertas desportiva e cultural”, adiantou.
Referiu que o Município está empenhado “numa maior aposta na inclusão, no que respeita às diferentes faixas etárias, ao aumento do número de atletas e de equipas femininas, bem como de praticantes com deficiência, permitindo ampliar e enriquecer a nossa comunidade desportiva”.
“O próximo ano de 2020 vai representar uma mudança de paradigma no desporto do nosso concelho”, afirmou a autarca. Para tal, espera contar com o apoio das associações “para desempenharem um papel fundamental neste projeto, graças à experiência desportiva, à sua proximidade à população, e à sua especial capacidade para, junto desta, intervir em matéria de promoção de atividade física”.
A cerimónia de Reconhecimento de Mérito Desportivo contou ainda com dois momentos de dança, protagonizados por alunas da “Dança Jazz Poutena”, do Centro Social Cultural e Recreativo de Poutena e com a atuação de Rúben Cardoso, ao violino, terminando com o “Hino de Anadia Município do Desporto”, cantado pelo músico anadiense, Gonçalo Tavares.
HOMENAGEADOS:

DISTINÇÕES EXTRAORDINÁRIAS
Federação Portuguesa de Ciclismo
Gabriel Mendes (Selecionador Nacional de Ciclismo de Pista)
Nélson Oliveira (Especialista em Contrarrelógio, ciclista da equipa Movistar)
Sandra Semedo (Campeã do Mundo de Tricicleta)
Miguel Luís (Atleta da equipa sénior do Sporting CP)
Nuno Dias (Campeão europeu de Futsal, treinador do Sporting CP)

DISTINÇÃO “SENTIR ANADIA”
Associação Recreativa Aguinense, Anadia Futebol Clube, Associação Desportiva e Cultural da Ribeira Azenha, Atlético Clube de Famalicão, União Recreativa Ferreirense, Moita Rugby Clube da Bairrada, Associação Desportiva de Paredes do Bairro, Sangalhos Desporto Clube, Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros, Bairrada Cycling Team /Clube de Ciclismo da Bairrada, Anadia Squash Clube, Associação Cultural e Recreativa da Cerca – S. Pedro, Club de Ancas, APPACDM – Anadia, Grupo Desportivo Moitense, Associação Recreativa de Grada, Centro Social Cultural e Recreativo da Poutena, Centro Cultural e Recreativo do Outeiro de Baixo, O Desportivo de Ancas, Associação Cultural e Recreativa da Quinta do Perdigão, Associação Ligeirinhos do Asfalto, Associação Desportiva Bairradafut, Grupo Columbófilo da Bairrada, União Columbófila do Cértima, Associação Desportiva e Cultural da Pedralva, Associação Cultural e Recreativa do Twelvespot, Núcleo de Cicloturismo da Bairrada, ADABEM: Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores, Núcleo de Karaté de Sangalhos e “Saca Trilhos Anadia”

RECONHECIMENTO PÚBLICO A ATLETAS, COLABORADORES E DIRIGENTES POR INICIATIVA DAS COLETIVIDADES
Associação Recreativa Aguinense: Amílcar Queiroz; Anadia Futebol Clube: César Leal; Associação Desportiva e Cultural da Ribeira - Azenha: Luís Alberto Ribeiro; Atlético Clube de Famalicão: António Cancela; Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros: Armando Silva; Bairrada Cycling Team: Henrique Queiroz; Associação Cultural e Recreativa da Cerca – S. Pedro: Sérgio Calado Martins; e Núcleo de Karaté de Sangalhos: Ricardo Gomes

DISTINÇÕES POR TÍTULOS COLETIVOS
Bairrada Cycling Team - Clube de Ciclismo da Bairrada, Moita Rugby Clube da Bairrada, O Desportivo de Ancas (equipa de Petizes de Futsal) e Equipa de Dardos Bairradina

DISTINÇÕES POR TÍTULO INDIVIDUAL
COLUMBOFILIA: Miguel Ribeiro, Vitalino dos Santos, Alberto Sousa Silva, António Faria, Joaquim Correia e Pedro do Vale (Grupo Columbófilo da Bairrada)
ORIENTAÇÃO: Albano João e Palmira João (Clube de Orientação do Centro)
RUGBY: Gonçalo Almeida (Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia); Beatriz Rodrigues e Inês Spínola (Seleção Portuguesa de Rugby de Sevens, do Moita Rugby Clube da Bairrada)
GINÁSTICA RITMICA: Pilar Teixeira (Escola Rítmica de Aveiro)
KARATE: Tomás Silva, Victoria Bazyuk, Sofia Nogueira, Ana Ferreira, Daniel Agostinho e Inês Lopes (Núcleo Karate de Sangalhos)
SQUASH: Sara Neves, Alexandra Santos, Simão Neves, Beatriz Dias, Gonçalo Santos, Constança Almeida, Pedro Silva e Diego Pita (Anadia Squash Clube)
CICLISMO ADAPTADO: Carlos Carvalho (APPACDM-Anadia)
BASQUETEBOL: Tiago Barreto Andrade, Martim Ribeiro, Simão Silva, João Campos (Sangalhos Desporto Clube); e João Janeiro (treinador da Liga Feminina 2017/18 pela Federação Portuguesa de Basquetebol)
ATLETISMO: Tiago Madureira (ACR Sr.ª do Desterro), Mário Silva ((ACR Sr.ª do Desterro), Helena Mourão (ACR Sr.ª do Desterro), Telmo Nascimento e João Pedro Santos (CAOB)
DARDOS: Carolina Batista
PESCA DESPORTIVA: Jorge Fernando Penetra
CICLISMO: Vinício Rodrigues, Rodrigo Caxias, Diogo Narciso, Margarida Martins e Beatriz Pereira (Bairrada Cycling Team).



Proença-a-Nova | Festival do Peixe do Rio confirma potencialidade deste produto gastronómico



O sucesso da segunda edição do Festival do Peixe do Rio confirmou a potencialidade deste produto gastronómico que foi apresentado por seis associações desta freguesia do concelho de Proença-a-Nova aos muitos visitantes que procuraram degustar esta especialidade, com a matéria prima a vir diretamente do Rio Ocreza e Ribeira da Pracana. Realizado este sábado, 6 de julho, o festival contou com diversos momentos em cartaz, para além dos passados à volta da mesa para degustar, por exemplo, peixe do rio frito ou sopas de peixe. O dia começou cedo, com a realização do XIII Convívio de Pesca na Barragem da Pracana, com a presença de 22 pescadores, tendo o vencedor pescado 2.880 gramas de peixe, numa organização da Associação do Padrão. “A pesca esteve sempre associada a esta freguesia mais sul do concelho de Proença-a-Nova que tem forte ligação ao rio. Está aqui a génese dos melhores pescadores”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no momento da entrega dos prémios. Há um ano, na primeira edição deste festival, foi dado o arranque da Confraria dos Apreciadores do Peixe do Rio que tem como objetivo valorizar este recurso. “O peixe do rio é um recurso que é importante e muitas vezes não lhe damos, eventualmente, valor, mas o incentivo é que ele gere riqueza, não só a riqueza que é a partilha que vocês tiveram no vosso convívio de pesca, mas também o complemento na cadeia de valor que poderá ser potenciado pela confraria”. João Lobo espera agora que este projeto seja uma realidade até ao final do ano. 

O segundo momento de destaque do Festival do Peixe do Rio englobou a inauguração de uma pintura mural, estudada e executada por Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso no pavilhão de apoio junto ao polidesportivo, visível a partir da ER351, quando se atravessa São Pedro do Esteval. Os elementos distintivos da freguesia são destacados, do património aos recursos endógenos, chamando a atenção, por um lado, a ponte romana sobre a ribeira da Pracana e, por outro, as oliveiras, os cereais, as cabras e as abelhas, não faltando a flor de esteva que deu nome à freguesia. 

O presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval, Paulo Cardoso, agradeceu ao Município pois foi através do projeto Eu Participo, do CLDS 3 G, que se proporcionou o mural, com os artistas “a materializar nesta parede tudo o que observaram, aquilo que são as nossas tradições, o nosso património e as nossas gentes. A quem passa por São Pedro do Esteval não passará despercebido, é uma obra fantástica e cabe agradecer a vocês que o tornaram possível”, afirmou. João Lobo referiu agora que este mural irá ser incluído no roteiro das artes “que atravessa o território, as freguesias e as localidades do concelho”, sendo que Silvia Mathys e Cavalheiro Cardoso são já responsáveis por outros dois murais, um em Proença-a-Nova e outro em Sobreira Formosa. Os dois artistas recordaram os bons momentos passados durante a execução do mural e o carinho com que foram recebidos. 

O Festival do Peixe do Rio teve ainda dois momentos integrados no projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia: um atelier de cultura e gastronomia dinamizado pelo chef Rodrigo Castelo e o Festival das Artes da Beira Baixa, com atuação de Rui Alves. 

No atelier, Rodrigo Castelo convidou os presentes a prepararem uma entrada com ovas de barbo e arroz com lombos de carpa, aromatizado com coentros e hortelã. A atuação de Rui Alves colocou os presentes a dançar ao som  da sua concertina. Durante a tarde, foi o “Grupo de Concertinas da Sarzedinha e Montelhado – Amigos da Académica” a animar o recinto. O Festival do Peixe do Rio terminou no domingo, 7 de julho, com o II Convívio do Grupo de Malha da Associação Estevelense que contou com a presença de 35 equipas.


Castelo de Paiva | Milhares de visitantes em quatro dias de certame - Sucesso contabilizado reforça grandeza da Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato


Secretário de Estado das Infraestruturas impressionado com dimensão da iniciativa

Este ano o tempo ajudou à festa e foram quatro dias de intensa animação, com milhares de visitantes a passar por Castelo de Paiva, no âmbito da 22ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, iniciativa que continua a ser uma aposta forte da Câmara Municipal, num certame de nível nacional cada vez mais reconhecido, este ano com um novo figurino, mais atractivo e funcional e com mais um dia, mas mantendo sempre o objectivo inicial, relacionado com a valorização da produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da Sub Região de Paiva.

Foi brilhante esta mostra vitícola da Sub - Região de Paiva que voltou a ter uma excelente adesão de visitantes, contabilizado mais um êxito pela autarquia paivense, conforme evidenciou ontem à noite, em jeito de balanço, o autarca socialista Gonçalo Rocha, que se congratulou com mais de duas décadas de feira, e não se cansando de enaltecer a qualidade dos vinhos verdes e espumantes das Terras de Paiva e o empenhamento dos produtores paivenses que se dedicam cada vez mais, com forte empenhamento e gosto, ao sector da vinha.


O presidente Gonçalo Rocha destacou a feira “ como um acontecimento de grande impacto e significado, um momento auspicioso para esta terra de gente humilde e trabalhadora, um certame em boa hora conseguido, pela dinâmica que imprime à agricultura, à economia e à cultura local, sendo um marco na vida do município e motivo de sobra para que nos possamos sentir felizes por receber milhares de visitantes e cativá-los a regressar em breve “.

Referindo que, esta é uma feira trabalhada com carinho, um momento único de celebração da terra de Paiva, o autarca paivense mostrou-se feliz por este sucesso, pela nova formatização do certame, que se apresenta agora com mais um dia, mais atractivo e funcional, e insistiu na tónica de que, o vinho verde está na moda, sendo cada vez mais apreciado, evidenciando depois, a sua satisfação pela projecção que o evento já atingiu com 22 anos de realização consecutiva, ao afirmar-se cada vez mais na região dos vinhos verdes, realçando ainda que o certame, “ para além de ser um reconhecimento público aos agricultores paivenses que se dedicam de “ corpo e alma “ ao sector da vinha, representa uma excelente oportunidade de promoção e de negócio, um momento único para apreciar vinhos de superior qualidade, cada vez mais premiados, bem como divulgar a excelente cozinha regional, a beleza do artesanato local, a doçaria tradicional, ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades turísticas de uma terra que tem o gosto e o hábito de bem receber “.


Referindo que este é esforço enorme que vale a pena, que motiva o sentido de entre ajuda e de cooperação, Gonçalo Rocha realçou a dinâmica vitícola que o concelho já apresenta, insistindo na necessidade de continuar a investir na qualidade, aumentar a competitividade, ganhar visão de mercado e realçar sempre o factor humano, como etapas necessárias na continuidade do objectivo definido pela reconversão da vinha, incentivando os produtores a valorizar e modernizar a sua produção e a promover melhor o produto mais conhecido e premiado da região, enaltecendo com redobrado gosto os prémios importantes que a Sub Região de Paiva têm sido conseguidos ao longo de anos .

O edil aproveitou o momento para falar na visão estratégica “ Viver o Paiya Douro “, da implementação da Rota dos Ofícios, dos novos investimentos industriais que estão em curso, assim como também abordou a falta de acessibilidades e da importância dos esforços que estão a ser desenvolvidos pelo actual Governo para a conclusão urgente da Variante à EN 222, contemplando os 9 km que faltam na ligação àA32 em Canedo, bem como a totalidade da construção do IC 35 ligando este concelho ao nó da A4 em Penafiel, conseguindo-se assim, uma mobilidade satisfatória que ajude a projectar o concelho, a atrair investimento e a criar riqueza e maior dinâmica empresarial.

Deixando uma saudação especial aos visitantes, que no âmbito da XI Concentração Nacional de Autocaravanas rumaram ao concelho, bem como uma palavra de agradecimento a todos os expositores e à Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, pela parceria estabelecida e envolvimento no certame, Gonçalo Rocha referiu-se à cultura da vinha e ao enoturismo como fundamental para o desenvolvimento turístico do concelho, não esquecendo a importância de valorizar os produtos endógenos, os recursos patrimoniais, culturais, gastronómicos e etnográficos que o concelho apresenta e que, a par da sua beleza paisagística, são a mais valia para o incremento turístico que se deseja ver concretizado no concelho, onde a marca Casa de Payva é um símbolo de afirmação que importa continuar a dinamizar. 

O Secretário de Estado, Jorge Delgado, agradeceu o convite para vir a Castelo de Paiva e mostrou-se impressionado com a grandeza desta feira, que considerou ser uma boa aposta do município e uma motivação forte para dinamizar a economia local, falando depois, na importância da produção do vinho verde na economia do país, na aposta que está a ser feira além fronteiras, considerando ser um sector que merece a melhor atenção por parte do Governo, sendo que o apoio à agricultura é uma das prioridades de quem governa.

A iniciativa que, para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade produzidos em Castelo de Paiva, com destaque para os premiados que, ano após ano, são distinguidos nos concursos nacionais, contou com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e doçaria tradicional, uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em quatro dias de grande animação, onde não faltaram espectáculos musicais, o folclore local e a música tradicional portuguesa, para além de outras atracções que enriquecem o programa apresentado pela edilidade paivense.

Esta foi uma oportunidade única de apreciar os vinhos dos produtores da Sub-Região do Paiva, muitos deles já premiados ao nível dos concursos da Comissão Regional de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – CRVRVV, degustar a saborosa cozinha regional paivense, e ao mesmo tempo, ficar a conhecer a riqueza do trabalho dos artesãos do concelho, sem esquecer um programa lúdico, gizado para garantir uma vivacidade permanente e uma saudável convivialidade durante o certame, que este ano teve espectáculos musicais com Agrupamentos Nova Som Band, Pé de Dança, Novo Show, Sound +, Populares Bairristas, Tuna da Faculdade de Medicina do Porto, Tuna Académica da Lusíada do Porto, Paulo Soares, Ricardo Ramalho Festa Total, Bruno Falcão e Amigos da Sexta, para além da animação de rua com a participação dos ranchos folclóricos do concelho, Bando das Gaitas, Concertinas Vale do Arda, Concertinas Diatónicas, Postas de Bacalhau, Bandinha da Alegria,Cantadores ao Desafio, entre outras actuações que se registaram durante o evento.

No dia inicial registou-se uma recriação do Ciclo dos Vinhos Verdes, e à noite aconteceu um espectáculo musical a cargo de Paulo Soares e do Conjunto Novo Show, enquanto para hoje à noite, a animação estará a cargo dos Ranchos Folclóricos de Bairros, para além da actuação da Tuna da Faculdade de Medicina do Porto, e dos Cantadores ao Desafio Adília e Soalheira, registando se a realização de bailes populares com o grupo Tradicional “ Amigos da Sexta “, e o conjunto Sound +,seguindo-se um grande espectáculo musical com o Grupo Nova Som Band no palco principal, que vai manter os resistentes a dançar pela madrugada fora.

Já no Sábado, a iniciativa começou com desporto e a caminhada do Trilho das Vinhas de Bairros, com melhor da cozinha tradicional paivense a estar em evidencia à hora do almoço e jantar, com tempo para as provas dos novos vinhos e espumantes daSub-região de Paiva, seguindo-se à noite a actuação do Grupo de Danças e Cantares do Paraíso e Rancho Folclórico da Senhora das Amoras, e a actuação do grupo “Postas de Bacalhau “, acontecendo baile popular com a presença do agrupamento “Populares Bairristas ”, com a animação de rua a cargo da Bandinha da Alegria e daTuna Académica Lusíada Porto, terminando a jornada festiva com actuação do agrupamento musical “ Pé de Dança “ no palco principal e DJ Bruno Falcão pela madrugada fora.

No dia de ontem, ultimo dia da feira, o certame abriu de manha cedo com os Bombos Independentes de Meixomil, e um desfile de dezenas de Confrarias Gastronómicas, seguindo-se as habituais provas de vinhos e as jornadas gastronómicas que foram animadas com a presença do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva,marcando ainda presença a Cantadeira Irene da Gaia acompanhado do Emanuel de Arcos de Valdevez e do Rafael Monteiro, dos Toka&Dança, as Concertinas do Vale do Arda e as Concertinas Diatónicas, sendo que Ricardo Ramalho teve a honrosa tarefa de realizar o convívio de encerramento, denominado como baile dos resistentes.

Neste evento, e que marcou também a realização da XI Concentração de Caravanas, localizada no Parque da Feira, estiveram presentes 8 produtores de marca e 5 produtores individuais, para além de 6 restaurantes ( Pinhal, ANCRA, Ramadas, O Alambique e Flor do Paraíso e Churrasqueira Ideal ) e diversos espaços dedicados ao sector do fumeiro e dos enchidos, bem como à doçaria regional paivense, ao artesanato, com José Manuel Carvalho, vereador responsável pela iniciativa, a mostrar-se satisfeito pela adesão conseguida, ultrapassando as oito dezenas de expositores e fazendo questão de realçar este novo êxito, traduzido na vontade e no empenhamento de todos para o engrandecimento de uma iniciativa que, na sua opinião, “ já é uma referência Nacional, atraindo milhares de visitantes, muitos deles do estrangeiro, evidenciando-se o nosso potencial para projectar o município de Castelo de Paiva aos mais diversos níveis ”.

No espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, o convite para quatro dias de grande festa despertou para apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos excelentes vinhos da Sub-Região de Paiva, neste caso com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a vinda de milhares de visitantes a este certame, cada vez mais referenciado no panorama nacional.

Carlos Oliveira

Região de Aveiro | Marchas Tradicionais coloriram as ruas de Águeda



A Câmara Municipal, em conjunto com a a Sol Nascente – Associação Infanto Juvenil, promoveu o tradicional desfile de Marchas Populares, que trouxe às ruas da cidade um colorido aliado à tradição cultural . 

As marchas populares em Águeda têm vindo a captar cada vez mais adeptos e entusiastas e contam com a sua décima sexta edição, juntando largas dezenas de marchantes, que vêm defender as cores do seu grupo. 

O colorido do desfile veio trazer som e alegria às ruas da baixa da Cidade, finalizando com uma atuação no Largo 1.º de Maio, onde os marchantes apresentaram os seus trajes e coreografias. 

Os grupos presentes no desfile foram: 
- Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Águeda; 
- Associação ACREDITA; 
- Marcha da Joaninha, do Aquacantante – Grupo de Cantares Tradicionais e Populares;
- Marcha das Fitas, da ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira; 
- Toca a Bumbar, da CERCIAG – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade de Águeda; 
- Associação Sol Nascente; 
- Marcha d’Alegria, da Junta de Freguesia de Fermentelos; 
- Tuna de Óis da Ribeira, da Associação Filarmónica de Óis da Ribeira; 
- Marcha das Flores, da Associação de S. Martinho. 

A edição deste ano contou com a presença de mais de 1500 espectadores e com cerca de 400 marchantes. Os desfiles das Marchas Populares procuram traduzir experiências e recriar costumes que se revivem pela altura dos Santos Populares, resultando numa festa repleta de sonoridade, cor e alegria.

Região de aveiro | AgitÁgueda arranca com milhares de visitantes




Sobre o primeiro fim de semana do AgitÁgueda, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia, disse: “Assistimos a um grande início do AgitÁgueda, a cidade ganha uma nova vida e uma dinâmica única fruto das instalações coloridas, das performances dos artistas e claro da alegria e espanto de todos os visitantes e turistas que visitam a cidade.” referiu ainda: “Estamos ainda no início do evento, certamente que o AgitÁgueda continuará a ser o cartão de visita para que as pessoas visitem Águeda, o nosso comércio local, os nossos destinos de natureza, e consigamos desta forma promover Águeda enquanto destino turístico de eleição.” 

O Encontro de Homens Estátua e o Bodypainting, eventos que têm sido tradição nas últimas edições do AgitÁgueda, estiveram sábado e domingo pelas ruas da cidade e fizeram novamente as delícias de milhares de pessoas que assistiram aos espetáculos.

Em relação aos concertos musicais, no sábado, dia 6 atuaram no palco principal os Gipsy Kings, by Diego Baliardo. No after hours atuaram os DJ’s Krash e André Lopes. Domingo, dia 7, Luís Represas e a Orquestra 12 de abril presentearam os espectadores com um grande concerto que preencheu completamente a tenda AgitÁgueda.


Sobre o primeiro fim de semana do AgitÁgueda, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia, disse: “Assistimos a um grande início do AgitÁgueda, a cidade ganha uma nova vida e uma dinâmica única fruto das instalações coloridas, das performances dos artistas e claro da alegria e espanto de todos os visitantes e turistas que visitam a cidade.” referiu ainda: “Estamos ainda no início do evento, certamente que o AgitÁgueda continuará a ser o cartão de visita para que as pessoas visitem Águeda, o nosso comércio local, os nossos destinos de natureza, e consigamos desta forma promover Águeda enquanto destino turístico de eleição.”


O Encontro de Homens Estátua e o Bodypainting, eventos que têm sido tradição nas últimas edições do AgitÁgueda, estiveram sábado e domingo pelas ruas da cidade e fizeram novamente as delícias de milhares de pessoas que assistiram aos espetáculos.

Em relação aos concertos musicais, no sábado, dia 6 atuaram no palco principal os Gipsy Kings, by Diego Baliardo. No after hours atuaram os DJ’s Krash e André Lopes. Domingo, dia 7, Luís Represas e a Orquestra 12 de abril presentearam os espectadores com um grande concerto que preencheu completamente a tenda AgitÁgueda.

Torres Vedras | TEMPORADA DARCOS NOS CLAUSTROS DO CONVENTO DE Nª SRA. DA GRAÇA


La Voz de Mozart é o concerto da Temporada Darcos que decorre a 19 de julho, sexta-feira, às 21h30, nos Claustros do Convento de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras.

O concerto insere-se no Proyecto Orquestal Ibérico, projeto que nasceu da reunião de jovens músicos de Andorra, Espanha e Portugal, orientados por especialistas de renome e pela experiente Orquesta Sinfónica de Castilla y Leon. O projeto pretende não só formar músicos, como prepará-los para o meio profissional competitivo que os espera e unir distâncias graças à sua mobilidade e versatilidade.

Fundindo música e movimento, os intérpretes são desafiados a tocar de memória e com movimento obras do grande repertório clássico. O concerto terá direção artística de Alejandro Garrido.

No sábado, dia 20, às 16h00, é a vez do Museu do Dinheiro, em Lisboa, acolher o mesmo concerto, que se insere na 12ª edição da Temporada Darcos. 


Organização
Câmara Municipal de Torres Vedras | Teatro-Cine de Torres Vedras | Temporada Darcos
Estrutura financiada por
Ministério da Cultura | DGArtes

Apoio institucional
Câmara Municipal de Lisboa | Governo de Espanha - Ministério da Cultura e Desporto | Mostra Espanha 2019

Parceiros
CCB | Culturgest
Apoio à divulgação
Antena 2 | Turismo de Lisboa | Turismo Centro Portugal

Hotel oficial
Hotel Golf Mar

Apoio

Oeste Portugal | Academia de Música de Óbidos | Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues | Associação de Educação Física e Desportiva | Estufa - Plataforma Cultural | GDA | SPA

TEMPORADA DARCOS 2019
Direção artística: Nuno Côrte-Real
Consultor: Afonso Miranda
Textos: Susana Duarte
Produção executiva: Marta Vicente
Assistente de produção: Ricardo Ventura
Coordenação de projetos: Manuel Lima
Relações públicas e assessoria de imprensa: Débora Pereira
Comunicação e imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras

"TORRES VEDRAS NIGHT RUN" DE REGRESSO A SANTA CRUZ

A "Torres Vedras Night Run" está de regresso a Santa Cruz no dia 17 de julho, quarta-feira, às 21h15. Com ponto de encontro marcado junto à Azenha de Santa Cruz, os participantes farão um aquecimento em grupo antes da partida. 
Depois, é altura de "arrancar" e optar por um destes seis grupos:
  • Caminhada de 5 kms
  • Caminhada de 6 kms
  • Iniciação à corrida: 7/8 kms (transição da caminhada para a corrida)
  • Corrida de 9 a 10 kms
  • Corrida de 11 kms
Os percursos não estão marcados, sendo orientados por guias devidamente identificados. A atividade é inclusiva, ou seja, tem por objetivo que todas as pessoas cheguem ao final, em grupo, permitindo a prática informal e descontraída de atividade física e a aquisição de hábitos de vida saudáveis.
À chegada são, ainda, realizados exercícios de alongamento.

Destinatários
A participação é aberta a toda a população, não requer inscrição prévia, sendo apenas necessário boa disposição, gosto pela prática de atividade física, espírito de grupo e entreajuda.
A "Torres Vedras Night Run" realiza-se todas as quartas-feiras e tem Santa Cruz como pano de fundo até setembro, mês em que volta a realizar-se na cidade de Torres Vedras.

Torres Vedras | "9 GRAUS OESTE" LEVA CINEMA AO AERÓDROMO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ


O ciclo "9 Graus Oeste" está de regresso ao Aeródromo Municipal de Santa Cruz, onde irá apresentar noites de cinema de 16 de julho a 27 de agosto. Todos os Sonhos do Mundo é o filme que abre a sétima edição deste ciclo no dia 16, às 21h30, e que conta a história de Pamela, uma jovem portuguesa da segunda geração nascida em França.

Tito e os Pássaros e Cai na Real, Corgi dão forma a duas sessões de animação para toda a família, que decorrem, respetivamente, a 30 de julho e 6 de agosto, às 21h30. Nestas duas sessões serão dinamizadas visitas comentadas aos aviões, por elementos do Aeroclube de Torres Vedras.

Outro dos destaques desta edição vai para a performance musical que irá juntar o músico Charlie Mancini a músicos da Sociedade Filarmónica Ermegeirense. A inspiração em clássicos do cinema mudo dará origem a uma improvisação musical, marcada para 13 de agosto, às 21h30.

O ciclo fecha com Cold War, que arrecadou o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes, em 2018, e os Prémios do Cinema Europeu para Melhor Filme, Atriz, Realizador, Argumento e Montagem. Um filme que retrata uma história de amor impossível em tempos impossíveis, para assitir no dia 27 de agosto, às 21h30.

Em todos os dias da programação será possível apanhar o “Comboio do Cinema”, um comboio turístico gratuito que parte junto à Azenha de Santa Cruz, às 21h00, e segue até ao Aeródromo, realizando o mesmo trajeto no sentido inverso.

O "9 Graus Oeste" integra o programa "Onda de Verão". No âmbito deste programa, estão ainda previstas as seguintes atividades.

Direito de resposta de Luís Filipe Silva ao - Programa "Sexta às 9" emitido em 5 de Julho de 2019



Luís Filipe Silva
Perante a exibição do Programa Sexta ás 9, titulado “Pedrógão. Donativos distribuídos em várias autarquias nas vésperas das eleições”,

emitido em 05.07.2019, e em que são levantadas suspeições ao anterior Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros 

Voluntários de Figueiró dos Vinhos, Luís Filipe Silva, relativamente a alegados donativos na sequência dos incêndios de 2017, vimos dar 

conhecimento do Pedido de Direito de Resposta enviado à Direcção de Informação da RTP.

S. Pedro do Sul | PERCURSO PEDESTRE NOSSA SENHORA DAS COLMEIAS

A Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, em parceria com a Termalistur e colaboração da Junta de Freguesia de Vila Maior vai promover no domingo, dia 21 de julho, um novo Percurso BIO, o Percurso de Nossa Senhora das Colmeias, que inclui uma visita a explorações biológicas da freguesia.

A concentração dos participantes no Percurso está marcada para as 8h30 junto ao Complexo Desportivo Municipal ou às 8:45 no Parque Desportivo em Vila Maior.

O preço de inscrição é de 5,00€ incluindo acompanhamento técnico, seguro, lembrança e reforço alimentar. A inscrição com almoço tem um custo de 10,00€. O pagamento é efetuado no início do percurso.

Para mais informações ou inscrições, os interessados devem dirigir-se ao Posto de Turismo das Termas ou ainda através do endereço eletrónico turismoadm@cm-spsul.pt (enviar: 
Nome/Morada/NIF/Telm./Email), do telefone 232 720 140, ou também através do site





Com os melhores cumprimentos

Caldas da Rainha vai receber segunda edição da maior exposição Lego da Península Ibérica - Sala de sessões do Município

Resultado de imagem para Caldas da Rainha
A Expoeste irá acolher, de 21 a 29 de Setembro, a maior exposição de construções LEGO® da Península Ibérica. Ao todo, cerca de 8 mil metros quadrados com displays diversos irão preencher o imaginário dos visitantes.

O evento, intitulado “Caldas Fan Event – For LEGO Lovers”, irá apresentar mega cidades, fantásticos cenários, vários milhões de peças distribuídas por variadas mesas temáticas, dioramas, esculturas, comboios, monumentos, entre outras novidades.

A organização espera que esta segunda edição seja novamente um grande êxito, com um envolvimento especial de todos os residentes, populações de concelhos vizinhos e amantes de Lego dos quatro cantos do mundo. À semelhança da edição anterior, em 2015, a organização espera cerca de 30 mil visitantes.

O evento é organizado em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Expoeste, ADN – Agência de Comunicação Global e Alfalug, uma associação sólida, pautada pelo respeito e troca saudável de conhecimentos entre pessoas de todas as idades que têm em comum a paixão pelo LEGO®.

COIMBRA | Equipa da FCTUC cria programa que avalia emoção presente nas canções!

Já há um programa informático que reconhece automaticamente a diferença entre músicas alegres e tristes, tensas e melancólicas. Foi criado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e pode vir a ser aplicado em diversas indústrias – desde entretenimento e videojogos a marketing e publicidade ou mesmo na área da saúde.
Renato Panda, Rui Pedro Paiva, Ricardo Malheiro
Genericamente, estamos perante um sistema informático bimodal inovador que junta informação textual e acústica, obtida através de tecnologias de inteligência artificial, machine learning, processamento de sinal áudio e processamento de linguagem natural, para classificar as músicas com base no seu conteúdo emocional, ou seja, detetar e entender as emoções contidas na música. 
Este sistema bimodal foi desenvolvido no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do qual resultaram as teses de doutoramento de Renato Panda e Ricardo Malheiro, sob orientação do professor Rui Pedro Paiva.
Tendo em conta que identificar a emoção é um processo extremamente complexo e subjetivo, os investigadores tiveram de superar vários desafios até chegarem a um protótipo fiável, que permitissem juntar num único sistema informático duas abordagens distintas: a análise do som e a análise da letra. 
Renato Panda focou-se no reconhecimento de emoções musicais com base em sinais de áudio. Com recurso a técnicas de análise da onda sonora, em que é possível extrair caraterísticas musicais com relevância emocional, como, por exemplo, a tonalidade ou o tempo, o investigador criou descritores acústicos explorando oito dimensões musicais: melodia, harmonia, ritmo, dinâmica, tom, expressividade, textura e forma musical.
Em seguida, para testar e validar a eficácia desta abordagem no reconhecimento de emoções, foi construída uma base de dados pública (disponível em mir.dei.uc.pt, que pode e deve ser usada por outros investigadores da área) contendo 900 músicas. Os algoritmos inteligentes desenvolvidos mapearam as músicas e classificaram as emoções presentes em cada uma delas.
Por seu lado, Ricardo Malheiro explorou a informação textual das letras das canções. Usando técnicas de processamento de linguagem natural, criou atributos estilísticos, semânticos, etc., com relevância emocional que possibilitassem o estudo da relação entre as letras e as emoções. Foi possível encontrar combinações de palavras que correspondem a uma música triste, romântica ou alegre.
Ambos os estudos foram desenvolvidos a partir do modelo circumplexo da emoção de Russell, um modelo psicológico que assenta em dois eixos: horizontal (valência) e vertical (ativação) – a valência relaciona-se com o tipo de emoção, positiva ou negativa, e a ativação com a energia presente na música.
«Se pensarmos que a música tem um impacto socioeconómico muito relevante, este tipo de sistemas é muito vantajoso, já que permite pesquisas automáticas avançadas adequadas às exigências dos utilizadores», destaca Rui Pedro Paiva.
Serviços como o Spotify (serviço de streaming de música, podcast e vídeo) ou Pandora (serviço de rádio streaming) «terão muito a ganhar com sistemas de reconhecimento automático de emoções na música, permitindo gerar rapidamente playlists adequadas a cada contexto emocional desejado, por exemplo, uma festa ou prática de exercício físico», especifica o especialista em reconhecimento de emoções musicais da FCTUC. Mas não só. «Este sistema poderá ser aplicado no cinema ou na publicidade, tornando muito mais fácil a elaboração de uma banda sonora adequada ao tema de um filme ou a procura de músicas específicas para captar os clientes desejados», acrescenta.
Outra aplicação possível é na área da saúde. Sabendo-se que a música tem o potencial de induzir emoções em quem a ouve, este sistema poderá ser aplicado, por exemplo, na musicoterapia.
A classificação de emoções em música através do computador é uma área de investigação muito recente, com várias possibilidades em aberto e espaço para melhorias. Nesse sentido, Rui Pedro Paiva esclarece que o sistema desenvolvido «ainda carece de melhorias, nomeadamente ao nível de precisão, para que possa entrar no mercado real. Queremos realizar mais testes e explorar outras possibilidades como, por exemplo, avaliar a variação das emoções ao longo de uma música».

NDC

Região de Aveiro | Apreendidos 181 quilos de berbigão na Gafanha da Nazaré

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 4 de Julho, apreendeu 181 quilos de berbigão (cerastoderma edule), na localidade da Gafanha da Nazaré.
No âmbito de uma operação de fiscalização ao transporte de moluscos bivalves vivos, os militares detetaram um individuo, de 32 anos, que fazia o transporte dos bivalves para comercialização, apurando-se que os teria capturado na Ria de Aveiro, sem que para tal estivesse devidamente licenciado. Foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja infração poderá atingir os 50 000 euros.
Os bivalves, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Um morto e quatro feridos em Valença após atropelamento em festa

Resultado de imagem para Um morto e quatro feridos em Valença após atropelamento em festa
Um homem morreu hoje depois de ter sido atropelado por um carro esta madrugada em Ganfei, Valença, distrito de Viana do Castelo, num acidente que provocou ainda quatro feridos ligeiros, disseram à Lusa fontes da Proteção Civil.
O homem que morreu foi, pelas 00:00, “colhido por um carro” que circulava no largo onde decorriam as festas da Senhora da Esperança, no lugar das Azenhas, freguesia de Ganfei, e ficou “entalado contra um muro”, sofrendo “ferimentos em todo o corpo”, explicou à Lusa o comandante dos bombeiros de Valença, Miguel Lourenço.
O veículo “colheu outras três pessoas que estavam na festa”, que também sofreram ferimentos ligeiros, tal como um dos ocupantes da viatura, disse o comandante.
A vítima que morreu tinha sofrido ferimentos graves e, quando ia a caminho do hospital de Braga, “o estado de saúde agravou-se” e foi tomada a decisão de a transportar para o hospital de Ponte de Lima, “onde veio a falecer”, acrescentou.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, o atropelamento provocado por um automóvel ligeiro provocou “cinco feridos, quatro ligeiros e um grave”.
Para o local, de acordo com a página da Internet da Proteção Civil, foram mobilizados 16 homens e oito viaturas, dos bombeiros de Valença, de Monção, e da GNR, entre outros.
Lusa

Alice: um avião elétrico com o interior desenhado e construído por portugueses

Eco-avião israelita mede 12 metros, tem três baterias, produz zero emissões e foi construído para distâncias até pouco mais de mil quilómetros. Pode subir até 10 mil pés e transportar nove passageiros. A portuguesa Almadesign começou por desenhar a cabine e terminou a criar todo o interior, tudo o que está à vista, dos bancos ao painel de instrumentos. Com a ajuda de outras empresas nacionais.
Alice é o nome de batismo. Parece um foguete. Mede 12 metros. Tem três hélices, duas delas em cada uma das longas e aerodinâmicas asas, pás coladas em sentido contrário ao vento. E outra está na cauda, igualmente virada para trás. É uma aeronave totalmente elétrica, com três motores elétricos, construída maioritariamente a partir de materiais compósitos (95%) e movida a bateria (com um peso de 3500 kg), da qual resultam zero emissões. É capaz de transportar até nove passageiros e tem uma autonomia de 600 a 650 milhas (cerca de 1000 quilómetros) a uma velocidade de 260 nós (440 km/h). E pode subir até 10 mil pés (três mil metros de altitude).
Foi apresentada pela empresa israelita Eviation na 53.ª Edição do Paris Air Show, em Le Bourget, evento que decorreu no final de junho e durante o qual esta startup celebrou um contrato com a Cape Air, companhia de aviação regional norte-americana que opera em 35 destinos nos EUA e nas Caraíbas.
Esta forma de mobilidade verde pelo ar permite não só uma considerável poupança em relação ao preço da aviação comercial (70% afirmaram os seus responsáveis), como também “vai redefinir a forma como as pessoas viajam a nível regional e dar início a uma nova era em que voar será mais calmo, mais limpo e com maior eficiência de custos”, afirmou o Omer Bar-Yohay, CEO da Eviation, citado pela Reuters.
Mão portuguesa no futuro da aviação
“Esta aeronave não é um futuro talvez. Está aqui, pronto e à espera”, sublinhou Omer Bar-Yohay na apresentação aos jornalistas, em Paris. À espera da Alice está, no decurso deste ano, um teste, no Arizona (EUA). Deverá, depois, passar pelo crivo das autoridades (Administração Federal de Aviação norte-americana), e, de seguida, a construção arranca em 2021 e as entregas um ano depois.
Preparada igualmente para entrar para a história na indústria aeronáutica e na mobilidade está uma empresa portuguesa. “Fomos convidados (pela Eviation ), inicialmente, para desenhar somente a cabine”, desvendou Rui Marcelino, CEO e Design Manager na Almadesign, empresa com sede em Paços de Arcos.
Este slideshow necessita de JavaScript.
“Não faria sentido ter propostas diferentes entre cabine, cockpit e o resto”, continuou. Por isso não se ficaram por uma simples assinatura no eco-avião. “Fomos, depois, desafiados a desenhar e apresentar uma proposta tridimensional e construir todo o interior, pelo que tivemos que recorrer a parceiros portugueses (de engenharia, têxteis e iluminação)”. E esse todo “passou pela casa de banho, cadeiras, banco do piloto, consolas laterais, painel de instrumentos. Tudo o que está à vista, a iluminação, cores, materiais e acabamentos, foi feito por nós,”, elencou Rui Marcelino que se apresentou aos israelitas como “uma startup com 23 anos”.
Madremedia