terça-feira, 19 de setembro de 2017

Editorial: O porquê de somente termos duas entrevistas de candidatos à Câmara de Mira

Jornal Mira Online, cumprindo a sua função de informar seus leitores com isenção e imparcialidade, convidou as três principais candidaturas à Câmara Municipal de Mira para que dissessem da sua justiça.
Tendo enviado as entrevistas atempadamente, estivemos até ao limite a espera da resposta prometida da candidatura do Dr. Manuel Martins. Foi-nos dito reiteradamente pelo próprio candidato que estavam a ser preparadas as respostas para que pudéssemos, por uma questão de imparcialidade, publica-las todas ao mesmo tempo.
Infelizmente, no entanto e apesar de novamente termos procurado saber da disponibilidade do envio das respostas, estas não chegaram até a este exato instante!
Assim sendo teremos de seguir em frente, publicando as duas outras entrevistas que nos foram entregues com prontidão.
Deixamos aqui, publicamente, os nossos melhores agradecimentos às pessoas do Dr. Raul Almeida, do Engº Rui Terrível e do próprio Dr. Manuel Martins que, educadamente - como é apanágio destes três cidadãos - disponibilizaram-se para, através deste meio de comunicação, pudessem levar aos seus concidadãos, as suas ideias.
Esperamos, desta forma, contribuir ainda mais para um debate público e plural dos reais problemas mirenses... e das alternativas que estes dois candidatos se propõem a realizar.
Francisco Ferra



Esclarecimento da Assessoria de Comunicação da candidatura de Manuel Martins

Pelas 21:47 horas desta terça-feira, o Jornal Mira Online recebeu da Assessoria de Comunicação do candidato Manuel Martins, a seguinte informação:  
"... as respostas ainda não foram enviadas por falta de tempo em preparar as respostas todas... Coincidiu com uma altura em que o Dr Martins ainda estava no exercício das suas funções como médico, aproveitando as horas livres para iniciar o porta a porta. Esta não é uma justificação do candidato, é o meu esclarecimento porque fui eu quem recebeu as questões".
Fica aqui o devido esclarecimento que o Jornal Mira Online considerou ser fundamental publicar, no sentido de bem informar os seus leitores.
Francisco Ferra

Raul Almeida: “Tudo o que possa contribuir para a melhoria das nossas condições de vida será uma prioridade”

Atual Presidente da Câmara e, de novo, candidato nas próximas eleições autárquicas, Raul Almeida falou com o Jornal Mira Online acerca das suas prioridades, das ideias que conseguiu concretizar no atual mandato e dos projetos que pretende pôr em prática se for reeleito.
Iniciou o mandato enquanto Presidente da Câmara Municipal de Mira em 2013. Quais eram as principais ideias que tinha em mente para o Concelho?
Há quatro anos, apresentei-me ao eleitorado como líder de uma equipa que apresentou um documento intitulado Bases Programáticas para Desenvolver Mira. Apresentava um conjunto de ideias agrupadas em 4 objetivos estratégicos: promover condições que favoreçam e incentivem o crescimento e o emprego e a melhoria da economia familiar; valorizar o nosso território (cultural, ambiental, paisagística e urbanisticamente) e apostar num turismo sustentável e a tempo inteiro; promover a defesa e o reforço da coesão social; modernizar as práticas administrativas e promover uma cidadania mais ativa e mais participativa.
Tratou-se de um documento propositadamente ambicioso com o objetivo de forçar o trabalho ao longo do mandato. Na medida em que nos comprometeu fez-nos andar rápido. Não concretizámos mais porque, de todo, não nos foi possível captar os meios financeiros necessários.
A análise deste documento, conjugada com a gestão municipal destes quatro anos, permite-me concluir que, quando me apresentei ao eleitorado, há quatro anos, tinha uma visão realista do que queria fazer e do que as gentes Mira queriam para o concelho.
De todas essas ideias quais conseguiu concretizar?
Durante o mandato muitas ideias foram surgindo. Não sendo possível ainda ter concretizado todas, apostámos nas mais importantes. Assim, a titulo de exemplo, no que respeita ao primeiro objetivo, iniciámos a infraestruturação da zona Área de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Montalvo, prevendo-se a sua ocupação plena por empresas geradoras de emprego já nos próximos anos. Ressuscitámos a moribunda Incubadora de Empresas que é hoje uma infraestrutura útil ao Concelho, quer nos serviços que ali são prestados, quer na investigação que ali se pratica no âmbito da sua ligação às Universidades de Coimbra e de Aveiro. Quanto ao Polo I da Zona Industrial, está já “mapeado” para que possamos avançar com uma candidatura a fundos comunitários para a requalificação e ampliação daquele espaço.
Quanto ao segundo objetivo e no que respeita ao urbanismo, as obras de requalificação do Bairro da Valeira e o prolongamento da marginal na Praia de Mira, a requalificação da Av. 25 de Abril na Vila de Mira, a requalificação da Rua dos Moliceiros no Seixo, a requalificação do Centro de Carapelhos, a conservação da rede viária mais degradada nas diversas localidades do concelho são exemplo disso. O abastecimento de água e o saneamento básico estiveram e estarão no centro das minhas atenções. No que concerne ao turismo, combatemos a sazonalidade promovendo uma rede de acontecimentos relevantes geradores de procura turística, fora do Verão, de que são exemplo a passagem de ano na Praia de Mira e a realização de campeonatos nacionais e europeus de atletismo na pista de Crosse que criámos junto ao Miravillas. Grande parte da pista ciclo pedonal tem já agendadas obras de manutenção que serão iniciadas, dentro de alguns dias. Os nossos percursos pedestres estão em fase de homologação internacional. Por outro lado, o cuidado prestado aos espaços verdes alterou por completo a imagem do Município. Participámos em feiras de turismo promovendo o nosso legado urbanístico, ambiental e cultural, enfim, promovemos e demos a conhecer o espaço em que vivemos e o que nele há de melhor: as nossas gentes e o que as diferencia.
No que respeita ao terceiro objetivo, foi prestada especial atenção à educação em todos os escalões etários quer através da melhoria dos espaços escolares, quer no apoio às escolas na sua vertente educativa, quer ainda na criação da Universidade Sénior. Foram apoiadas ativamente as atividades associativas nas suas vertentes formativa, desportiva, cultural ou outras.
Finalmente, no que respeita ao quarto objetivo, implementámos o Orçamento Participativo, o projeto “Mira – Comunidade Viva” com grande sucesso na comunidade escolar. Promovemos ainda a desmaterialização documental do município através da implementação da aplicação MyDoc.
O seu antecessor, Dr. João Reigota, deixou alguns projetos em aberto que tenha conseguido concretizar no atual mandato?
Foi sempre minha intenção concluir os projetos em execução à minha entrada em funções como presidente da Câmara Municipal de Mira. O Campo de Tiro estava na fase final de execução. Fizemos o ponto de situação da empreitada, resolvemos problemas pendentes e finalizámos a obra.
Enquanto autarca, quais são as suas prioridades e de que forma é que as organiza face às sugestões ou queixas dos munícipes?
Uma grande parte do meu tempo é dedicada às questões estruturantes e aos problemas globais do concelho. Mas uma parte não menos significativa do meu tempo é dedicado a ouvir os munícipes, a acolher as suas sugestões no que respeita à comunidade em que vivem ou aos problemas que só a eles dizem respeito. Diagnosticados os problemas, eles são tratados quer em reuniões coma minha equipa e técnicos da autarquia, quer através do contacto com a respetiva Junta de Freguesia de modo a encontrar soluções para os problemas reportados.
Durante o mandato que agora termina, teve como uma das principais preocupações o turismo. Qual é, efetivamente, a importância do turismo para o nosso concelho e o que é que ainda falta desenvolver nessa área?
O turismo é efetivamente uma das maiores, se não a maior, âncoras de desenvolvimento social e económico do nosso concelho. Desde o mar, a barrinha, os cursos de água, a floresta, os povoados, as nossas gentes e os seus costumes, por todo o lado se respira um convite ao turista para uma visita. Depositários desta riqueza, temos de a promover, quer requalificando e adaptando espaços, quer na sua divulgação, quer ainda na realização de eventos convidativos.
Enquanto cidadão, quais os aspetos que acha devem ser melhorados no Concelho?
Creio ser impossível dissociar o Presidente da Câmara do cidadão que exerce as funções de Presidente da Câmara e vice-versa. O cidadão que exerce as funções e o cidadão despido dessas funções pensam obviamente do mesmo modo. Na certeza de que nas funções de presidente defenderei sempre as minhas convicções e na certeza também de que no exercício das funções de presidente, pela responsabilidade que revestem, devo em todo o tempo aferir as minhas convicções em função dos anseios dos munícipes que em mim depositaram confiança. O que entendo que deve ser melhorado no concelho é público, consta do meu programa eleitoral e é a integração dos contributos de muita gente que geraram em mim convicções sobre as prioridades a implementar. De um modo genérico dir-lhe-ei que é prioridade minha que a gestão municipal contribua para fazer de cada mirense um cidadão feliz e concretizado. Ninguém é feliz sem acesso ao pão, à educação, à cultura, a uma habitação condigna e uma qualidade ambiental e urbana nos espaços em que habitam. O bem-estar das nossas comunidades pressupõe tudo isto a par de um desenvolvimento urbano harmonioso dotado de espaços públicos de fruição coletiva adequados, de uma boa rede viária e de abastecimento de água e sistemas de saneamento eficazes. Tudo o que contribua para este objetivo deve ser melhorado.
Quatro anos depois é, novamente, candidato a Presidente da Câmara. O que o levou a recandidatar-se?
Recandidato-me pelas mesmas razões que me candidatei há quatro anos: a disponibilidade de servir a terra que escolhi para viver, com espírito de missão, com vontade de que as gerações dos meus filhos e dos filhos e netos da vasta equipa que me acompanha tenham orgulho no nosso legado. Mas não só. Quatro anos volvidos, sinto que a obra ainda agora iniciou, que há muito por fazer, que há muita confiança e muito carinho das gentes desta terra pelo trabalho feito. As manifestações de apreço que tenho recebido nestes quatro anos foram das experiências mais gratificantes da minha vida. E a única forma que encontrei para manifestar a minha gratidão aos mirenses foi disponibilizar-me para continuar a servi-los. É por uma questão de gratidão e por uma vontade de servir que me recandidato.
Ainda há muitas ideias para concretizar? Fale-nos de algumas.
A aprovação recente, em Conselho de Ministros, da correção da área do Plano de Pormenor do Empreendimento Turístico Sul, denominado Zona B, a poente do aldeamento Miravillas, abre portas à concretização da velha aspiração de dotar o Concelho de um hotel e de um campo de golfe bem localizados. Como já disse, também está dado o primeiro passo no processo de financiamento da requalificação e ampliação do Polo I da Zona Industrial. A zona da Varanda Verde, na Praia de Mira, deverá sofrer intervenção imediata de modo a dar-lhe a beleza e a utilização que já teve. Mas estas são apenas algumas das ideias a concretizar. A reconversão do Mercado Municipal de Mira e dos antigos armazéns no Centro da Vila têm projeto já executado e financiamento assegurado pelo que a sua concretização é também prioritária.
O mote da sua campanha para as autárquicas de dia 1 de Outubro é “ Mira… no caminho certo” Qual é o caminho certo e como é que este pode ser percorrido?
Sinto a adesão dos mirenses ao caminho encetado há quatro anos atrás. O caminho certo é o programa que há quatro anos discutimos, sufragámos e temos vindo a concretizar. Um caminho em que, por força da vontade dos mirenses, introduzimos correções e melhorias. Este trajeto integrador da vontade dos mirenses e em concretização permanentemente escrutinada por essa vontade constitui o nosso programa. Um caminho com o qual me comprometo, num diálogo permanente com todos e com cada um dos mirenses.
Se for reeleito nas eleições de 1 de Outubro quais serão as suas prioridades?
Claramente conto com a simpatia e o carinho dos mirenses, pelo que, conto ser reeleito Presidente da Câmara. E espero poder contribuir para o desenvolvimento socioeconómico das famílias captando investimento em todas as áreas da atividade económica, poder contribuir para a melhoria da sua ambiência urbana e ambiental com infraestruturas de qualidade na mobilidade, nos serviços coletivos de abastecimento de água e saneamento, poder contribuir para a melhoria do sistema e equipamentos educativos e de saúde, poder contribuir no acesso à cultura e desporto. Tudo o que possa contribuir para a melhoria das nossas condições de vida será uma prioridade.
Joana Veríssimo

Rui Terrível: “Não tenho medo do chamado voto útil”…

Indicado pelo MAR – Movimento Autárquico de Renovação, Rui Terrível deixa aos leitores do Jornal Mira Online, algumas pistas do que o levou a candidatar-se pelo Movimento nas próximas Autárquicas, em Mira.

JMO – Como surgiu a sua candidatura? Porque aceitou-a?
RT – Foi um processo natural, que acabou por desembocar nesta lista. O que me fez aceitar, foi o facto de, por força do meu trajecto profissional – trabalho na Câmara Municipal de Anadia – só este ano, ter feito mais obras públicas naquele Concelho que o Presidente Raul Almeida fez em todo o seu mandato, no Concelho de Mira, onde resido! Com humildade confesso ter a certeza de que sou capaz de acrescentar valor à minha terra…
JMO – Como classifica, no geral, o mandato de Raul Almeida?
RT- Não tenho dúvidas de que foram feitas muitas mais coisas neste mandato que no anterior… o que não quer dizer que se tenha feito tudo como deveria ser! É diferente, percebe? Dou, alguns exemplos: a Vala Real, onde foram utilizadas máquinas pesadíssimas para que se fizesse os trabalhos e que, depois, acabaram por afundar a pista ciclo-turística, devido ao seu peso, além de instabilizarem e romperem o leito da Vala. Falamos sobre isso ao Presidente e a resposta dele foi simplesmente… “depois arranjamos”. Outro exemplo é a obra feita no centro da vila: alertamos para alguns problemas, mas – teimosamente – foram levadas adiante até chegarem onde é a actual rotunda do vaso e terem que dar razão aos nossos avisos… tendo de refazer todo aquele espaço que já havia, supostamente, sido construído! Dinheiro e tempo sem harmonia social perdidos...
JMO – Uma parcela da população considera o MAR uma espécie de “muleta do PSD de Mira”. Como vê esta opinião?
RT – (risos) Discordo totalmente desta ideia! Não fomos uma muleta ao actual Executivo. Demos a ele a oportunidade de governar, demos ideias, contribuímos com opiniões mas sabemos que há coisas que foram mal feitas, esperávamos mais. Acreditamos no lema de que “o desenvolvimento deve ser pensado” para que esta e as próximas gerações possam usufruir de um Concelho digno de se viver! Sabe, gosto de estar na política com franqueza, não gosto de prometer o que não poderei cumprir e acho que uma das enormes falhas do mandato actual é o Presidente Raul Almeida não ter dado, tantas vezes, as informações aos representantes do povo, que somos nós, o direito a ter as informações atempadamente ou quando as pedimos e… por inteiro!
Discordamos em absoluto desta forma de estar. Um deputado ou um cidadão tem o direito de receber as informações e ter a oportunidade de analisá-las e discuti-las. Isto é Democracia. Receber as informações com tudo planeado antecipadamente não me parece que seja uma boa prática… Um caso gritante disto é o processo Lusiaves: os documentos estão feitos, sim senhor, porém, quando o memorando nos foi mostrado, já estava a ser tratado a sete, oito meses! Pergunto: Porque não houve um stand da Lusiaves nas Festas de São Tomé, para que as pessoas pudessem ser esclarecidas das vantagens de ter esta empresa no Concelho já que se tratava do maior investimento para o Concelho? Admito: votamos a favor, sim, mas foi um voto a favor de postos de trabalho para a região, para o Concelho que todos queremos, mas com responsabilidade social e sem sacrifícios no ambiente presente e futuro, hoje sei que parte desse projeto, a criação nos Foros do Seixo, não é uma mais-valia para a Nossa Terra, tanto a nível material como imaterial.
JMO – O que significou a chegada do MAR e o que significa a presença dele, no actual panorama municipal?
RT – Só pelo facto de existir este movimento, notamos que a velha guerrilha existente entre PS e PSD deu lugar ao diálogo, o que já foi uma enorme evolução! O facto de sermos independentes é uma vantagem, pois nos posiciona fora das partidarites, dos grupinhos… Estamos, desde a primeira hora, ao serviço do Concelho e não nos preocupamos em ajudar “A”, “B” ou “C”. O que queremos é que se trabalhe com afinco e honestidade e bem… e, se trabalharem com honestidade, trabalhamos com todos!
JMO  - O que Mira precisa para além dos habitual tema do saneamento?
RT – Precisamos, sobretudo, sermos ambiciosos! Dou-vos vários exemplos: temos um programa virado para a saúde em todas as suas vertentes: água, saneamento, resíduos etc… Digam-me lá, porque não fazermos uma estância termal na Praia de Mira? Porque não potenciarmos a água do mar, que poderia ser visitada pelos idosos do Lar, pelas crianças das escolas, pelos utentes do centro de dia? Coloca-los na areia quente e água quente e fria seria uma enorme vantagem para a saúde! É óbvio que teríamos de encontrar consensos com empresários dispostos a investir, dados os custos. Mas, deixe que vos diga: isto também é “turismo todo o ano”! Pessoas viriam de fora e, como em qualquer estância termal, acabariam por ficar por cá!
JMO – Entramos, então, no “velho” problema do Orçamento Municipal: o dinheiro não dá para tudo…
RT – Não, não dá. E, por isso, temos de ser criativos e, principalmente, deixarmos de esbanjar dinheiro. Exemplo? Olhe para a rotunda da Praia de Mira. Uma beleza com uma relva magnífica e um sistema de regas que suga muitos euros todos os anos e na manutenção! Pior, ali mesmo ao lado, está uma estrada num estado lastimável! Precisamos é de utilizarmos a inteligência e construirmos com praticidade, para que o dinheiro poupado possa ser utilizado em áreas realmente carenciadas.
Mudando de assunto, até vou mais longe: nós temos capacidade de captar, tratar e distribuir água potável, sem termos de comprar água de fora… só que, para isso, temos de mudar radicalmente tudo o que acontece atualmente. É uma questão de prioridades: o que é mais importante: atuarmos nesta área ou gastarmos dinheiro em fogos-de-artifício em festas, embora também sejam necessárias festas, claro! Tenho certeza de que as pessoas compreenderiam que era para o bem comum que as festas encerrariam de outra forma!
Temos de de conjugar dinâmicas nas áreas da educação e da cultura. Poupar muito dinheiro, por exemplo, comprando produtos da terra, ajudando os nossos produtores, para que estes alimentos sejam consumidos pelos nossos alunos, regularmente. Há tanto por onde poupar…
JMO – Para encerrar, não teme o chamado “voto útil”?
RT – Não, não temo. Considero que a mais-valia que posso dar ao Concelho e que o MAR já o tem dado, são suficientes para que as pessoas percebam que “útil” é dar-nos a oportunidade de ajudarmos a que as coisas corram melhor e que andemos num caminho mais correto. Se trabalho numa outra localidade com afinco e dedicação, sei que posso fazê-lo também na terra onde nasci e resido!
Estamos numa nova era: devemos pensar em frente, em grande. Não é possível fazermos um anfiteatro com 100, 150 lugares, precisamos de um multiusos de 800, 1000 lugares, e acharmos que o espaço é suficiente para darmos qualidade a quem quer assistir à uma cultura de qualidade. Nem pensarmos que 3 ou 4 escritórios possam ser úteis naquele espaço, quando eles vêm fazer concorrência a tantas portas fechadas mesmo no centro da vila! Temos de pensar que os alunos dos 1º e 2º ciclos não têm um local digno para praticar desporto, por exemplo. Ou que no 3º ciclo e secundaria há cada vez menos salubridade e condições de trabalho, saúde precisamos de pressionar a tutela!
No fundo, acredito que as pessoas saibam diferenciar o “voto útil”, percebendo que se gerirmos melhor o que temos em Orçamento, podemos “pensar em grande”, como faz Cantanhede, bem aqui ao lado, potencializando a Expofacic de uma forma brutal.
Não, definitivamente, não tenho medo! Para nós, o Foco e Determinação é, Ousar, Acreditar, Ter Fé na Mudança, Querer, Experimentar Ser Diferente.
Francisco Ferra

Piscina Municipal de Mira abre ao público

Resultado de imagem para Piscina Municipal de Mira abre ao público
Depois de realizada mais uma edição dos Jogos Sem Fronteiras de Mira, a Piscina Municipal de Mira reabriu no dia 13 de setembro, para mais de 650 utentes inscritos, a funcionar em regime livre. Assim, mais uma vez, o Município coloca uma importante infraestrutura desportiva e de lazer à disposição de todos.
Mantendo os mesmos horários dos anos anteriores, a partir de segunda-feira, dia 25 de setembro, terão inicio as aulas da Escola de Natação que contemplam vários níveis: natação para bebés, adaptação ao meio aquático, nível I, II e III e aperfeiçoamento, bem como, outras modalidades: Hidroginástica, Hidropower, Hidroterapia (terapia na água) e Jacuzzi.
Para pessoas com mobilidade reduzida a Piscina possui balneário/vestiário masculino e feminino totalmente equipado, cadeira de rodas apropriada para acesso ao cais da piscina, acesso por rampa à piscina de recreio e diversão, acesso por elevador/cadeira à piscina polivalente e ausência de barreiras arquitetónicas.
Para mais informações, todos os interessados poderão contatar os serviços de secretaria da Piscina através do 924 473 742 o através do email piscina@cm-mira.pt.
Fonte: Mira Online

Miranda do Corvo: Viatura fica sem travões e atropela sete pessoas em funeral

Sete pessoas foram atropeladas, quatro delas com gravidade, no concelho de Miranda do Corvo, quando participavam num funeral, esta terça-feira.
O acidente ocorreu na estrada de acesso à igreja de Semide, pouco depois das 18.30 horas, quando as pessoas acompanhavam um funeral e uma viatura ficou sem travões e abalroou sete pessoas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários locais.
Para o local foram mobilizadas cerca de uma dezena de ambulâncias dos Bombeiros de Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares.
As sete pessoas estavam a ser transportadas para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra por volta das 18.45 horas.
Lusa

Mira, Cantanhede e Figueira da Foz vão criar Ecopista no litoral

O Turismo de Portugal acolheu positivamente a proposta de execução do percurso da Ecopista, nos Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, que permitirá ligar os referidos Municípios à rota Eurovelo 1, que integra a rede Europeia de Ciclovias, constituída atualmente por 15 rotas cicláveis de longa distância que cruzam o continente Europeu.
Na reunião realizada em Lisboa, os representantes da CIM Região de Coimbra e dos três Municípios foram incentivados pelo Turismo de Portugal a desenvolver o projeto destinado à valorização da oferta de Cycling & Walking atráves da ligação intermunicipal entre a Ecopista do Dão, Ecovia do Mondego, Ecopista do Vouga e Eurovelo 1 e que contribuirá fortemente para o aumento da atratividade turística destes territórios e do país.
Ao assegurar a conclusão da malha da Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica – no território da CIM Região de Coimbra, a proposta, que será candidatada ao Programa Valorizar, permite a adequação das características naturais e potencialidades do território à criação de novas abordagens turísticas, com reflexos no impulso de novas atividades económicas ligadas ao turismo.
Nos objetivos da iniciativa, que cruza com outros projetos da CIM Região de Coimbra, incluem-se a promoção da conexão aos Portuguese Trails, turismo de natureza, bem como o reconhecimento internacional da marca, conhecimento do território e a valorização dos recursos endógenos.
Permitindo a circulação em cerca de 83 km, o percurso estende-se ao longo da costa atlântica entre o limite Norte do município de Mira e o limite Sul do município da Figueira da Foz, apresentando uma forte potencialidade e interesse para o turismo e para o lazer, visando potenciar e valorizar turisticamente a Região de Coimbra e a Região Centro.
A execução deste projeto, que representa um investimento de 1 milhão e 250 mil euros, torna-se, assim, decisivo para a conclusão do percurso da Eurovelo1, estando o mesmo devidamente conectado, a Norte e a Sul, com os concelhos limítrofes, de forma a garantir a continuidade da rota.
O projeto da CIM Região de Coimbra pretende potenciar as características naturais únicas deste território através da perfeita simbiose com a Costa Atlântica e constituir-se-á como um projeto absolutamente estruturante para a valorização turística.
Permitirá estabelecer a ligação ciclável entre a futura ligação à ciclovia do Mondego entre Coimbra e Figueira da Foz (cujos projetos técnicos já estão elaborados), a Ecovia do Mondego (projeto em curso), a Ecopista do Dão (já construída) e a Ecopista do Vouga, por forma a tornar ciclável a médio prazo o eixo circular entre Aveiro, Coimbra e Viseu, concretizando um dos mais arrojados projetos turísticos a nível nacional e internacional.
Através deste projeto será assim possível, para já, efetuar a ligação ciclável entre Cantanhede, Mira e Figueira da Foz, percorrendo 3 municípios. É um projeto absolutamente único e inovador, projetando nacional e internacionalmente este território enquanto destino turístico de excelência de Cycling & Walking e de natureza, estando perfeitamente alinhada e conectada com a iniciativa Portuguese Trails do Turismo de Portugal, que pretende alavancar e comunicar internacionalmente as atividades de Turismo de Natureza.

Actividade operacional semanal do Comando Territorial de GNR de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 12 a 18 de setembro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: Dez detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • Cinco por condução sob o efeito do álcool;
  • Um condução sem habilitação legal;
  • Um por tráfico de estupefacientes.
  1. Apreensões:
  • . 54 doses de haxixe;
  • . Quatro plantas cannabis;
  • . Duas doses cocaína;
  • Duas doses de cannabis;
  • Uma arma de fogo;
  • 20 munições.
  1. Trânsito:

Fiscalização: 922 infrações detetadas, destacando-se:
  • 383 por excesso de velocidade;
  • 39 por falta de uso de cinto de segurança;
  • 26 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 20 por falta de inspecção periódica obrigatória;
Sinistralidade: 72 acidentes registados, destacando-se:
  • Dois feridos graves.
  • 23 feridos leves.
  1. Fiscalização Geral: 17 autos de contraordenação:
  • 16 no âmbito da legislação policial;
  • Um no âmbito da legislação da protecção da natureza e do ambiente.
  1. Ações de sensibilização: 37 no âmbito do “Regresso às Aulas”, tendo sido sensibilizados 2 300 alunos/encarregados de educação.

ACRAL e Canal Algarve promovem debates autárquicos

A Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), em parceria com o Canal Algarve, vai promover um conjunto de debates com os candidatos, dos diversos concelhos do Algarve, às próximas eleições autárquicas.
O primeiro debate vai ter lugar na próxima Segunda-feira, 25 de Setembro, a partir das 10h30, e reunirá os candidatos à presidência da Câmara de Faro.
Moderado pelo jornalista Ramiro Santos, vão participar no encontro António Eusébio (PS), Eugénia Taveira (BE), António Mendonça (CDU) e Rogério Bacalhau (Coligação «Faro no Rumo Certo»).
O segundo debate deste ciclo é sobre as eleições em Tavira e realiza-se no dia 26 de Setembro, com início agendado para as 11h00.
O encontro será também moderado pelo jornalista Ramiro Santos e vai contar com as participações de Jorge Botelho (PS), Elsa Cordeiro (PSD), Carlos Nunes (Loucos Por Tavira), José Manuel do Carmo (BE), João Carvalho (CDS-PP) e Miguel Cunha (CDU).
O último dos debates já confirmados é no concelho de Loulé e contará com as presenças de Vítor Aleixo (PS), Joaquim Sarmento Guerreiro (BE), António Vairinhos Martins (CDU) e José Graça (PSD/CDS-PP/MPT).
Todos os debates terão a duração de 90 minutos e transmissão em direto no canal Youtube do Canal Algarve, em https://www.youtube.com/channel/UCSEtBOyEjSeOegG3RmFeqgg/featured.
Fonte: O Algarve

everis México nombra a Fernando Blanco, nuevo


   

por Yesica Flores
Vicepresidente Comercial
· Blanco tiene más de 25 años de experiencia en Consultoría de Negocios y transformación tecnológica.
· Al frente del área tendrá el reto de ofrecer las mejores capacidades de everis para beneficio de las compañías líderes en Mexico.
Ciudad de México a, 19 de septiembre de 2017.- Everis, consultora multinacional de negocios y tecnología, anunció la incorporación de Fernando Blanco como nuevo vicepresidente Comercial, quien será responsable de fortalecer la estrategia comercial de everis en el país y coordinar los mecanismos para acercar la oferta de valor a sus clientes en el país.
“Estamos muy contentos con la integración de Fernando a nuestro equipo de trabajo. Su sólida experiencia en mercados clave de la región como Argentina, Chile, Brasil y México, combinado con su pasión por la transformación tecnológica de los negocios permitirán afianzar aún más el posicionamiento de la compañía en México”, comentó Peter Kroll, CEO de Everis en México.
Fernando cuenta con más de 25 años de trayectoria en consultoría de negocios, con especial atención en compañías líderes de las Industria de Recursos Naturales, en particular en América Latina. De igual forma destaca su experiencia liderando prácticas vanguardistas en transformación, innovación y evolución del negocio.
“Estoy muy entusiasmado por este nuevo reto. Toda mi experiencia y conocimiento estarán enfocados a potenciar las capacidades de everis México y contribuir con su sólido crecimiento en el país y en la región”, destacó el nuevo Vicepresidente Comercial de la consultora.
Antes de incorporarse a everis, fue Managing Director de Tecnología en Accenture México, donde lideró la práctica de Application Services para la Industria de Recursos Naturales, incluyendo: Desarrollo de Negocios, Ventas, Arquitectura de Soluciones y Delivery de Proyectos de Transformación y Tecnología, Contratos de Outsourcing y Gestión de Aplicaciones de Negocio.
Es licenciado en Contaduría Pública por la Universidad de Buenos Aires.
Sobre Everis an NTT DATA Company
Everis es una empresa del grupo NTT DATA que ofrece soluciones de negocio, estrategia, desarrollo y mantenimiento de aplicaciones tecnológicas, y outsourcing. La compañía, que desarrolla su actividad en los sectores de telecomunicaciones, entidades financieras, industria, utilities, energía, administración pública y sanidad, alcanzó una facturación de 816 millones de euros en el último
ejercicio fiscal. En la actualidad, cuenta con más de 17.000 profesionales distribuidos en sus oficinas y centros de alto rendimiento en 15 países.
Sobre NTT DATA Company
NTT DATA es un proveedor líder de servicios de tecnologías de la información, y parte esencial de la innovación global. Con sede en Tokio, desarrolla operaciones comerciales en más de 40 países, y pone énfasis en el compromiso a largo plazo, combinando el alcance global con la proximidad local, para ofrecer servicios profesionales de consultoría de primer nivel, que comprenden desde el desarrollo de sistemas hasta servicios integrales de outsourcing. Para más información, visite http://www.nttdata.com.

Brecha de talento en ciberseguridad, un desafío para las empresas y una oportunidad en el mercado laboral


   

por Yesica Flores
Por Elisa Ball, directora de Recursos Humanos en Fortinet para América Latina y el Caribe
Las redes empresariales están experimentando transformaciones dramáticas generadas por el uso de dispositivos personales en los ámbitos laborales, Internet de las Cosas, la virtualización y los despliegues en la nube, entre otras tendencias. Promover la adecuada capacitación en ciberseguridad se ha vuelto un imperativo en la era de la economía digital, mientras los modelos de negocio tradicionales continúan incrementando su transformación hacia interacciones digitales. Las empresas deben contar con personal capacitado para administrar de forma segura la continuidad de las operaciones comerciales mientras mantienen la confianza de sus clientes. Al mismo tiempo, las amenazas están aumentando en su prevalencia, sofisticación e impacto. La falta de profesionales especializados en ciberseguridad podría literalmente desacelerar nuestra creciente economía digital.
Es por esto que la industria de la ciberseguridad ofrece una oportunidad única para estudiantes y profesionales que buscan estar actualizados. Según Forbes, se crean en el mundo un millón de nuevos puestos de trabajo en ciberseguridad cada año y se espera que el número de profesionales requeridos globalmente aumente de cinco a seis millones para el 2019. Cualquier persona que ha tratado de contratar a un profesional de seguridad entiende que hay una escasez de personas con las habilidades necesarias para planificar, diseñar, implementar y administrar una estrategia de ciberseguridad.
La industria de la seguridad necesita ampliar la capacitación y las certificaciones necesarias para satisfacer esta creciente demanda, dirigiéndose a candidatos ideales para estas posiciones como los estudiantes universitarios. Muchos de los estudiantes de hoy en día ya están familiarizados con los temas relacionados con la tecnología y la privacidad, y están a la vanguardia para impulsar los cambios que alimentan nuestra transición a una economía digital. La tecnología es el segundo idioma para muchos de ellos y, con la orientación adecuada, pueden proporcionar una visión única de las mentes de los actores que representan una amenaza y de las herramientas que éstos utilizan.
Garantizar que el futuro de nuestra sociedad y de las economías globales sean seguras depende absolutamente de la innovación tecnológica en seguridad, pero también depende en gran medida de las personas que dirigen y operan las áreas de las empresas destinadas a trabajar en la ciberseguridad. Detrás de las herramientas del delito cibernético están personas, es por esto que del otro lado también se necesitan profesionales bien capacitados para ayudar a frenar el creciente panorama de las amenazas a la ciberseguridad.
Los principales proveedores de tecnología para ciberseguridad debemos estar a la vanguardia al abordar la cuestión de la brecha de talento en ciberseguridad. Es por eso que tres años atrás, en nuestro caso creamos el programa Fortinet Network Security Academy (FNSA), diseñado para desarrollar y capacitar a expertos en ciberseguridad para ayudar a reducir la escasez global de habilidades. Este programa es gratuito para universidades y estudiantes y está presente en todo el mundo, incluyendo a los países de América Latina y el Caribe.
Mediante este tipo de propuestas, las instituciones educativas pueden ofrecer cursos desarrollados para optimizar las habilidades y el conocimiento en distintas áreas relacionadas con la ciberseguridad, incluyendo el manejo de firewalls empresariales, la implementación y consolidación de soluciones tecnológicas avanzadas y la administración de seguridad de redes, entre otras. Además de la capacitación oportuna, los estudiantes de las universidades pueden acceder a exámenes para recibir una certificación internacional
que validará sus habilidades de seguridad de red y los preparará para ingresar exitosamente al mercado laboral.
La disponibilidad del personal adecuado no es un tema menor en el área de la tecnología informática. De acuerdo con el estudio “Evolución Tecnológica de los Recursos Humanos” realizado recientemente por Meta4 en colaboración con la firma de analistas IDC, más del 25 por ciento de las empresas considera al talento humano, su gestión e integración en las organizaciones como un factor de competitividad.
Es evidente que la demanda de profesionales capacitados y experimentados en ciberseguridad supera con creces a la oferta. Al carecer de una estrategia integral de educación y capacitación en ciberseguridad, las empresas y organizaciones van a seguir luchando en desventaja contra los ciberdelincuentes altamente sofisticados y bien organizados. Este es un tema que nos debe ocupar hoy.

Foi você que pediu mais sessões de colheitas de sangue para Aveiro? Leia mais...


Alguém ainda não sabe onde doar sangue em Aveiro e arredores?

Pois bem, ora vejam com atenção:

Horário das Sessões de Colheitas no Posto Fixo da ADASCA

Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Quartas-feiras das 15:00 Horas às 19:30 Horas = Sábados das 9:30 Horas às 13:00 Horas
Dia semana | data | brigadas
SETEMBRO

4ª Feira │ 20-09-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira │ 27-09-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 23-09-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 30-09-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA

OUTUBRO
4ª Feira │ 04-10-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira │ 11-10-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira │ 18-10-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira │ 25-10-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 07-10-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 21-10-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 28-10-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA

NOVEMBRO
4ª Feira │ 08-11-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira │ 15-11-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira │ 22-11-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira │ 29-11-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 04-11-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 18-11-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 25-11-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA

DEZEMBRO
4ª Feira │ 06-12-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira │ 13-12-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
4ª Feira │ 20-12-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 02-12-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 09-12-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 23-12-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA
Sábado │ 30-12-2017 │ POSTO AVANÇADO DE AVEIRO-SEDE ADASCA


Querem mais datas? Mais oportunidades? Vão criar dadores em estufas?

Alerta aos dadores de sangue de Aveiro e arredores. Só se lembram de vós para esticar os braços, mas, quando foi necessário assinar baixos assinados, como ainda tantas diligencias para a reposição da isenção das taxas moderadoras nos hospitais públicos, como caso do Estatuto do Dador onde estavam os tais agora interessados em vós? Em promover mais brigadas?

A comunidade e os doentes têm as costas largas, como o tampo das secretárias de quem toma estas decisões.

Editorial | As caras lindas do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra em Aveiro

Ameaça nuclear está no “nível mais alto desde a Guerra Fria”

António Guterres avisou os Estados Unidos e a Coreia do Norte de que "conversa inflamável pode conduzir a mal-entendidos fatais".
Resultado de imagem para Ameaça nuclear está no “nível mais alto desde a Guerra Fria”
O secretário-geral da ONU alertou para a ameaça nuclear que considera estar "ao nível mais alto desde a Guerra Fria", no seu primeiro discurso como secretário-geral da ONU durante uma Assembleia-Geral da organização, esta terça-feira.
António Guterres disse que o uso das armas nucleares na Coreia do Norte é "impensável", mas que o medo "não é abstrato". Sublinhou que "apenas a unidade pode conduzir à desnuclearização da Península da Coreia e criar uma oportunidade para uma relação diplomática que resolva a crise".
"O nosso mundo está em problemas. As pessoas estão a sofrer e zangadas. Veem a insegurança a aumentar, a desigualdade a crescer, o conflito a espalhar-se e o clima a mudar", disse o secretário-geral. "A confiança entre os nossos países está a ser levada para baixo por aqueles que demonizam e dividem", defendeu.
Guterres enumerou ainda as sete grandes ameaças que o mundo enfrenta: o risco de conflito nuclear, o terrorismo internacional, conflitos por resolver e violações da lei humanitária internacional, mudanças climáticas, aumento da desigualdade, insegurança cibernética e a crise de refugiados.
A crise dos refugiados
Depois de falar sobre a crise na Coreia do Norte, António Guterres debruçou-se sobre a crise dos refugiados. "Eu sou um imigrante, como são muitos de vocês. Mas ninguém esperou que eu arriscasse a minha vida num barco que vertesse água ou na parte de trás de um camião para encontrar trabalho fora do meu país de nascimento", disse.
"Imigração segura não pode estar limitada a uma elite", defendeu, motivando uma salva de palmas. "Não enfrentamos apenas uma crise de refugiados, enfrentamos uma crise de solidariedade."
Guterres repetiu o pedido da semana passada para que as autoridades da Birmânia terminem com as ações militares contra o povo 'rohingya' e falou ainda sobre as alterações climáticas.
Lusa / TSF

Niños de México podrán participar en el increíble mundo de FIRST LEGO League Jr.


  

por Yesica Flores

Fundación RobotiX, en alianza con FIRST ® y LEGO® Education, encabeza este año la organización e implementación de la nueva temporada del reto FIRST® LEGO® League Jr. (FLL Jr.), un desafío internacional dirigido a niños de 6 a 10 años, enfocado en la promoción de la ciencia y tecnología a través del diseño y construcción de soluciones para problemas reales con elementos y motores LEGO®. A la par, en este programa los menores aprenden habilidades de colaboración, trabajo en equipo y valores de una forma divertida.
RobotiX y Fundación RobotiX son organizaciones pioneras en México para llevar la tecnología y la innovación a los niños y las niñas del país. Desde 2006 han impactado a más de 200,000 niños, es decir a casi el 1% de la niñez mexicana. En los últimos años su éxito se ve reflejado en los premios internacionales de robótica que han ganado algunos niños como: el primer y segundo lugar del “International Air and Space Program” de la NASA en el 2014 y el 5to lugar Internacional de la Competencia WRO 2016, en India.
Desde el ciclo escolar pasado, Fundación RobotiX en alianza con FIRST®  y The LEGO®Foundation, implementó la metodología de FIRST® LEGO® League Jr. a 300 niños en 5 centros educativos con resultados destacables. El resultado de ello fue el reto Creature CrazeSM, el cual incentivó a los pequeños a investigar sobre las abejas y relacionar a otros animales con su hábitat, aprendiendo sobre el trabajo en equipo y la investigación de temas medioambientales.
FIRST® LEGO® League Jr. es uno de los cuatro programas educativos de FIRST®, Fundación Estadounidense que desde hace 30 años tiene por objetivo el impulso de la Ciencia, la Tecnología, la Ingeniería y las Matemáticas (STEM, por sus siglas en inglés). Esta metodología extracurricular puede implementarse en cualquier centro educativo que desee impulsar a los niños de entre 6 y 10 años de edad.
El nuevo Partnership que Fundación RobotiX tiene con LEGO® Education actúa bajo el objetivo de poder brindar FIRST® LEGO® League Jr. a todas aquellas escuelas, instituciones o comunidades que quieran formar parte de este programa, sumándose así a los equipos patrocinados por The LEGO® Foundation los cuales  pertenecen a comunidades vulnerables.
Durante los meses de septiembre y octubre las inscripciones estarán abiertas. Los interesados pueden escribir un correo a flljunior@soyrobotix.com o llamar al 50 25 37 26 ext.1008 para obtener mayor información.
"Para Fundación RobotiX es un honor formar parte de la familia de FIRST®, así como con LEGO® Education. Las tres organizaciones somos pioneras en tecnologías educativas en nuestras regiones, y estamos comprometidos con llevar a los niños oportunidades de desarrollo que los preparen para el mundo que viene, a la vez que se divierten, y la mejor vía es hacerlo en combinación con programas como FIRST® LEGO® League, FIRST® TECH Challenge y FIRST® ROBOTICS Competition que FIRST México ha organizado desde hace más de 10 años", mencionó Roberto Saint Martin, director de Fundación RobotiX.
Pedro Yang, Director de Competencias para LEGO® Education Latinoamérica, destacó que con esta alianza se busca que más niños y niñas de México aprendan sobre habilidades del siglo XXI, codificando, trabajando en equipo, usando Valores FLL como profesionalismo cordial, coopertición y lo más esencial, QUE SE DIVIERTAN!  Pedro también enfatizó: "Fundación RobotiX ha hecho un trabajo excepcional en los años pasados, así como en la implementación de FIRST® LEGO® League Jr. en la temporada Creature Craze bajo el auspicio de FIRST® y The LEGO® Foundation, por lo que en LEGO® Education y FIRST® los hemos elegido como Partners Operacionales para que registren a aquellos equipos interesados y con ello  poder brindar la experiencia FIRST® LEGO® League Jr. a más niños y niñas en México.
Además, FIRST® cuenta con otros tres programas para distintos públicos: FIRST® LEGO®League (FLL), dirigido a jóvenes de 10 a 16 años, el cual busca involucrar a los participantes en la investigación científica, resolución de problemas y la innovación; FIRST® Robotics Competition (FRC), un concurso internacional de robótica para estudiantes de educación media superior; y FIRST® Tech Challenge (FTC), competencia de robots que utiliza el modelo deportivo y está dirigida a jóvenes de 12 hasta 17 años.
Esta temporada, el reto del FIRST® LEGO® League Jr. será Aqua Adventure, a través del cual los niños explorarán cómo se usa el agua en casa y en la sociedad, su ciclo y cómo pueden mejorar su aprovechamiento. Como en ediciones anteriores, elaborarán una maqueta en la que expongan sus ideas y lo expondrán en un cartel ilustrativo. A diferencia del año previo, Fundación RobotiX brindará apoyo a todas las comunidades del país que lo deseen, pero enfocará sus esfuerzos en las cercanías a la Ciudad de México y Monterrey.
"Esto representa una gran oportunidad para México, pues es claro que como país nos estamos moviendo a una educación en la que se incentive desde edades tempranas el interés por la Ciencia, la Tecnología, la Ingeniería y las Matemáticas, tanto a los niños, como a las niñas", destacó Saint Martin.
A lo largo del año se espera tener dos grandes eventos donde los niños puedan mostrar sus aprendizajes: el primero de ellos en Monterrey, en la Fábrica de LEGO®  durante el próximo mes de Enero; y otro en el marco del RobotiX Faire 2018, hoy por hoy la competencia de robótica para niños más grande de Latinoamérica, durante el mes de Junio en la Ciudad de México.
Para Fundación RobotiX es remarcable que, gracias a la fase cero de autonomía curricular del Nuevo Modelo Educativo, que entrará en vigor en 2018, hoy por hoy el país dé cuenta de aproximadamente 1,500 escuelas públicas que comenzarán trabajos de robótica para todos los niños y las niñas en el nuevo ciclo escolar. De estos, RobotiX ayuda en este ciclo a 900 centros educativos públicos y privados de todo México para la implementación de robótica, video juegos, emprendimiento y otros cursos tecnológicos.
Roberto Saint Martin espera que, en consecuencia, las escuela Públicas y Privadas estén cada vez más interesadas en sumarse a este movimiento, así como al de fortalecer vocaciones en STEM de los niños y niñas durante los siguientes años.