sexta-feira, 13 de setembro de 2019

A mais emblemática e concorrida romaria de Castelo de Paiva, GRANDIOSAS FESTAS EM HONRA DE SANTA EUFÉMIA NO FIM DE SEMANA COM PROGRAMA APELATIVO

Amanhã realiza-se o Concurso Nacional de Gado Bovino
No território paivense já se sente a festa, amanhã dia 14 de Setembro, arranca e ganha força a grandiosa romaria em Honra da Santa Eufémia, em S. Pedro do Paraíso, no concelho de Castelo de Paiva, festividade emblemática e de grande tradição na zona Norte do país, que atrai sempre milhares de romeiros, conservando ainda as características quase genuínas herdadas e transmitidas de há muitas décadas e desde sempre relatadas pelos mais antigos, como uma festividade de referencia em toda esta vasta região duriense, muito conhecida e concorrida pelo elevado numero de comerciantes que ali ocorre, pela animação musical, pela doçaria tradicional e pelas famosas barracas de comes e bebes, onde se servem os famosos bifes, a carne da aba cozida e a típica feijoada, tudo acompanhado dos excelentes vinhos verdes da Sub- Região de Paiva, já em véspera de vindimas e com cheiro a vinho novo.
A romaria começa amanhã e prolonga-se pelos dias 15 ( dia grande ) e 16, e já na véspera são muitos os peregrinos que, em ritmo de fé e sob grande esforço físico, sobem as Encostas do Arda e chegam a pé, motivadas pela devoção e promessas, percorrendo várias dezenas de quilómetros, vindos de localidades vizinhas ou de terras bem mais distantes, homenageando a virgem mártir Santa Eufémia, oriunda de um família nobre da Calcedónia e considerada protectora dos males da pele.
Como sempre, o programa recreativo deste ano é bem atractivo e cativa os romeiros, contemplando no dia 14, a realização do habitual e concorrido Concurso Nacional da Gado Bovino ( Raça Arouquesa e Minhota ) também apoiado pela Câmara Municipal, e à noite o programa contempla a exibição do Conjunto Musical “ Novo + Show “, enquanto para Domingo, dia 15, de manha bem cedo, a partir das 8h30, dão entrada as Bandas de Musica de Bairros e de Santiago de Riba Ul que vão actuar alternadamente até ao final da tarde, sendo que, a noite vai ser preenchida com o grande espectáculo do Agrupamento Musical Tekos, que continua a fazer sucesso nas romarias e festividades da região Norte.

Para Segunda -feira, dia 16, ultimo dia desta grandiosa romaria, conhecida pela sua famosa e afamada gastronomia, com especial destaque para os tradicionais “ Bifes à Santa Eufémia “, que cativa cada vez mais visitantes, está agendado para a tarde o tradicional leilão de oferendas ( Galos e Ouro ), registando-se de seguida a actuação do Duo Paiva Douro, enquanto a noite promete grande festança com a actuação do Agrupamento Musical Pé de Dança e a actuação das conhecidas cantoras Adelaide Ferreira e Micaela, a partir das 23 horas.
Em jeito de encerramento, para Domingo à tarde, dia 22, está agendado um Festival de Concertinas, com dezenas de participantes e a presença de Cantadores ao Desafio, destacando-se a presença de Bruno, de Nine-Braga e Irene, de Gaia, que vão potenciar uma tarde bem animada no recinto da festa, num ano em que a Irmandade Santa Eufémia, entidade responsável por estas festas, apresenta um programa atractivo e espera milhares de visitantes, nesta localidade de S. Pedro do Paraiso, naquela que é uma das romarias mais tradicionais de toda a região Norte.

Carlos Oliveira


Évora | “Artes à Escola 2019-2020” decorre entre 18 de novembro e 29 de maio


Com o início do novo ano letivo, a Câmara de Évora promoveu ontem, 12 de setembro, uma reunião de balanço da 1.ª edição do “Artes à Escola”. Este é um projeto municipal que disponibiliza à comunidade educativa uma oferta cultural, aproximando escolas, artistas e criadores culturais do concelho, oferecendo às crianças e jovens o acesso a várias áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem, formação e conhecimento.

Com a presença de muitos agentes culturais e artistas em nome individual, o encontro contou com a presença dos Vereadores Sara Dimas Fernandes (Educação) e Eduardo Luciano (Cultura), para além dos técnicos responsáveis pela dinamização deste programa. No ano letivo anterior o “Artes à Escola” contou com um total de 50 atividades promovidas por 30 agentes/artistas, às quais assistiram perto de 3 mil espetadores, sempre de forma gratuita. 

O balanço final é considerado por todos como positivo, tendo sido identificadas oportunidades de melhoria ao nível da informação que chega diretamente aos agentes e aos pais dos alunos.

Os Vereadores Eduardo Luciano e Sara Dimas Fernandes realçaram a importância do envolvimento e parceria entre as áreas da cultura e da educação, lembrando que este projeto funciona em paralelo com as Atividades de Enriquecimento Curricular. Em termos futuros, os autarcas recordam que “o programa do Artes à Escola está disponível para os Agrupamentos de Escola do Concelho de Évora e também para o público em geral” sendo que, no próximo ano, para além das propostas dos agentes locais, pode haver lugar a contratação de espetáculos extra por parte da edilidade.

Para o “Artes à Escola 2019-2020” os agentes/artistas interessados em participar devem enviar as suas propostas até ao próximo dia 04 de outubro, através do endereço de correio eletrónico: artesaescola@cm-evora.pt

Proença-a-Nova | Experiência da Bibliomóvel apresentada em congresso internacional



A Bibliomóvel de Experiência da Bibliomóvel apresentada em congresso internacional
foi uma das bibliotecas itinerantes apresentadas durante o Congresso Internacional de Bibliotecas Itinerantes, organizado pela Associação Alemã de Bibliotecas, que decorreu em Hannover entre os dias 6 e 7 de setembro. Com o objetivo de consolidar o conceito de “espaços que vão ao encontro dos seus utilizadores, das suas necessidades e vontades de acesso à leitura, à informação, ao conhecimento e sempre algo mais, os palestrantes convidados abordaram diversas temáticas que passaram por formas de financiamento na concretização de novos projetos, a utilização de combustíveis mais sustentáveis para o ambiente, a utilidade, a importância e relevância das Bibliotecas Itinerantes na vida das comunidades e das suas pessoas”, refere Nuno Marçal, bibliotecário itinerante da Bibliomóvel. 

Integrada no painel de boas práticas europeias, a Bibliomóvel de Proença-a-Nova foi apresentada como parte integrante da história das Bibliotecas Itinerantes de Portugal, conjuntamente com outros projetos vindos da Suíça, Islândia, República Checa, Finlândia e França. Durante o evento estiveram em exposição e abertas ao público 27 Bibliotecas Itinerantes, oriundas maioritariamente da Alemanha, mas que contou também com a presença de bibliotecas vindas da Holanda, Eslovénia, Dinamarca e França.

Proença-a-Nova | Tese de mestrado comprova benefícios do exercício físico junto dos idosos


Rui Cardoso, um dos professores de Educação Física do Grupo de Desporto da Câmara Municipal de Proença-a-Nova (na fotografia, o primeiro da direita na fila da frente), investigou se a prática de exercício físico em idosos teria impactos na sua auto perceção da qualidade de vida face a idosos que não praticam exercício físico, no âmbito do Mestrado em Atividade Física, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Para isso, inquiriu 64 idosos do concelho de Proença-a-Nova: 32 que praticam com regularidade exercício físico nos programas de hidroginástica e ginástica sénior promovidos pelo Município e 32 que não praticam. “O estudo demonstra que a qualidade de vida é tendencialmente superior para quem pratica atividade física e que esta influencia, de forma, significativa, o nível funcional - a capacidade física – do idoso”, revela Rui Cardoso na sua tese, aprovada com a nota final de 18 valores. Nas suas conclusões, verificou ainda que a melhoria do nível funcional dentro dos praticantes de exercício físico é superior no género feminino. 

As aulas de ginástica e hidroginástica sénior, promovidas pelo Grupo de Desporto do Município, juntam a componente física à social, possibilitada pelas duas aulas semanais que se tornam convívios entre todos os participantes. Para João Lobo, presidente do Câmara Municipal de Proença-a-Nova, esta continuará a ser uma aposta do executivo tendo em conta os benefícios conhecidos, validados através de trabalhos académicos como o agora desenvolvido dentro de portas. “As 17 turmas de ginástica sénior que temos em funcionamento no concelho e que envolvem mais de 200 praticantes são a prova de que um projeto desta natureza é fundamental para termos idosos com capacidade física e resiliência para viver esta fase das suas vidas com qualidade, sendo também um fator de atratividade para aqueles que já se encontram na reforma e que encontram no nosso Município condições para ativamente serem cidadãos que ainda têm muito para dar ao coletivo”, considera o autarca. 

O ano letivo 2019/2020 começa já na próxima quarta-feira, 18 de setembro, depois da pausa realizada nos meses de verão. Qualquer pessoa pode integrar as turmas de ginástica sénior existentes em Alvito da Beira, Atalaias, Chão do Galego, Corgas, Cunqueiros, Giesteiras, Malhadal, Moitas, Montes da Senhora, Peral, Pergulho, Proença-a-Nova, São Pedro do Esteval, Sobrainho dos Gaios, Sobral Fernando, Sobreira Formosa e Vergão, mediante o pagamento da mensalidade de 6,70€. É possível a abertura de novos grupos desde que um mínimo de dez elementos apresente o pedido no Gabinete de Ação Social. Já as aulas de hidroginástica sénior, que se realizam às terças e quintas de manhã na piscina municipal, recomeçam a 1 de outubro, podendo as inscrições ser realizadas na receção da piscina municipal.

Oeste | TORRES VEDRAS RECEBE CONFERÊNCIA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SAÚDE

“IA ao serviço da saúde e das pessoas" é o tema da segunda conferência integrada no Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019, que se realiza no dia 21 de setembro, sábado, pelas 9h00, no Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras.
Este ciclo, organizado pelo Fórum Saúde Século XXI e a Câmara Municipal de Torres Vedras, pretende debater a integração de cuidados e a descentralização da sua gestão e prestação no Oeste. Nesta segunda conferência, que conta com várias comunicações e dois painéis de discussão, será abordada a aplicação da Inteligência Artificial – IA na saúde e o impacto que isso tem nas pessoas e nas organizações.  

Programa

9h00 | Registo e Receção dos participantes
9h30 | Boas Vindas
Carlos Bernardes (Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras)
9h45 | Aplicações da Inteligência Artificial em medicina
António Vaz Carneiro (Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, o Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, o Instituto de Saúde Ambiental e o Instituto de Formação Avançada)
10h15 | Inteligência Artificial: Tecnologias e Aplicações em Saúde
Arlindo Oliveira (Presidente do Instituto Superior Técnico e professor no departamento de eng. informática)
10h45 | Projeto SNS24 Proximidade Sénior
- Enquadramento / ACES / Inovação, António Martins
- Apresentação do Centro Telesaúde e linhas gerais do Projecto SNS24 Proximidade Sénior, Rafael Franco (em representação da Dr.ª Micaela Seemann Monteiro – Diretora Centro Nacional de TeleSaúde & SNS24)
- Apresentação dos resultados de Torres Vedras, Ricardo Pinto (ACES Oeste Sul)
11h15 | Painel de discussão 
Moderador: António Leão (Diretor Geral da Lilly Portugal)
11h45 | Pausa para café
12h00 | Robótica na Escola de São Gonçalo - Projetos de Inclusão Social
Jaime Rei (Coordenador do projeto de Robótica na Escola de São Gonçalo - Torres Vedras)
12h20 | Aplicações práticas da Inteligência Artificial e da tecnologia ao serviço da saúde
Start up’s portuguesas
12h50 | Painel de discussão 
Moderador: Mário Peres (IoT Contry Manager na Vodafone Portugal)
Participantes: Pedro Sá Moreira (Adjunto do Secretário de Estado da Modernização Administrativa) e Rafael Franco (Proximidade Sénior - Direção do Centro de TeleSaúde - Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde - SNS 24)
13h15 | Encerramento
13h30 | Networking Lunch nos Paços do Concelho


Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019
No ano em que se assinalam os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde - SNS, o Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019 pretende realçar o impacto do SNS na sociedade portuguesa, nomeadamente enquanto fator de coesão social. No entanto, este é também o momento para refletir sobre as expectativas dos cidadãos relativamente ao SNS e os desafios que este terá de enfrentar.
O Ciclo de Conferências a Oeste - Torres Vedras 2019 termina a 23 de novembro, com o tema "A descentralização e uma visão para o futuro da saúde no Oeste".
No âmbito do Fórum Saúde XXI irão, ainda, decorrer as tertúlias "Bang Talks", reservadas a profissionais de saúde, que terão lugar na sala Bang Venue e antecedem as conferências.

Livros | «Quem é Fascista»

Estará a democracia ameaçada
pelo fantasma do fascimo?

Habituámo-nos a evitar o fascismo como diabo foge da cruz. A ideologia ultranacionalista e autoritária foi extinguida, aparentemente, há 70 anos. Mas será que a ameaça de um indesejado retorno está mais perto do que pensamos? Quem é, de facto, fascista? Como podemos distinguir um? O historiador italiano Emilio Gentile responde a essas e outras inquietações no livro Quem É Fascista. A obra, traduzida para português por Mário Matos e editada pela Guerra e Paz, Editores, chega às livrarias de todo o país no próximo dia 17 de Setembro.
cid:image006.png@01D56A1A.F1A8E790 
Trump, Bolsonaro, Erdoğan, Salvini, Orbán ou Di Maio: homens comuns com propostas incomuns e poderes consagrados pela democracia. Serão meros oportunistas com dom oratório e discurso populista ou herdeiros do fascismo de Mussolini? A discussão é frequente, gera paixões e indignações e está longe de reunir consenso. Será que, ao longo dos anos, o percurso histórico e o conteúdo ideológico do fascismo foi esquecido, passando a palavra a ser um passe-partout que se aplica a tudo, como faziam os partidos comunistas nos anos 20, chamando fascistas até aos antifascistas que não fossem comunistas?

À luz da história e da ciência política, estas figuras sui generis não são fascistas, ainda que não deixem, necessariamente, de ser outra coisa igualmente perigosa. Quem o defende é o premiado investigador e historiador italiano Emilo Gentile, que expôs no livro Quem É Fascista as conclusões do seu trabalho de análise histórica, filosófica e política.

Em Quem É Fascista, o autor apresenta-nos uma narrativa clara e concisa, para todos os tipos de leitor, na sugestiva forma de auto-entrevista. Alertando para os alarmismos perigosos que podem agravar a desinformação sobre o movimento fascista e impedir-nos de compreender que a crise democrática tem «novos fantasmas».

O livro, traduzido do italiano por Mário Matos, chega às livrarias de todo o país no próximo dia 17 de Setembro. 

Quem É Fascista
Emilio Gentile
Não-Ficção / Política
124 páginas · 15x23 · 14,50 €
Nas livrarias a 17 de Setembro
Guerra e Paz Editores

Saúde | 80 pessoas recusaram doar medula a doentes em risco de vida

 Foto: EPA

Foto: EPA
12 set, 2019 - 08:07 • Redação
Os mitos e falta de informação, em volta do processo de colheita, estão na origem de boa parte das desistências.
No ano passado, 80 pessoas recusaram doar medula óssea a doentes em risco de vida embora estivessem inscritas no registo de dadores e fossem compatíveis.
De acordo com o “Jornal de Notícias”, a este número acrescem as recusas de familiares que não são contabilizadas.
Os mitos em volta do processo de colheita de medula estão na origem de boa parte das desistências.
Por isso, o IPO do Porto organiza um evento, no dia 21, para sensibilizar para a importância da dádiva e desmistificar conceitos errados. A iniciativa vai juntar dadores, transplantados e especialistas das principais unidades de transplantação de medula do país.
Em 2018, o Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão recebeu pedidos de ativações para 1.424 dadores, dos quais 1102 para doentes estrangeiros e 322 para doentes nacionais, revelou o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
Já em 2017, foram registadas 110 desistências de dadores.
Quem pode ser dador?
Ter entre 18 e 45 anos; peso mínimo de 50 kg; altura superior a 1,5 metros; ser saudável; e nunca ter recebido transfusões após 1980.
Como pode tornar-se dador?
Registar-se implica apenas preencher um impresso e tirar uma pequena amostra de sangue, nada mais.
Só uma ínfima quantidade de potenciais Dadores tem o privilégio de ser "activado" e realmente poder salvar uma vida.
O potencial dador pode, em qualquer momento, desistir do processo.
Uma vez registado poderá ser chamado para salvar alguém até aos 55 anos de idade.
• É necessário apresentar o BI/cartão de cidadão quando se vai inscrever como dador;
• Preenche-se formulário disponível nos locais de recolha móvel ou nos locais de recolha permanente entre os quais se incluem os 3 Centros de Histocompatibilidade (sff consultar as Notas da APCL sobre Locais fixos e Brigadas móveis para recolha).
• No local de recolha, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada;
• Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial: BMDW, Bone Marrow Donors Worlwide;
• Em qualquer altura poderá ser contactado pelo CEDACE para teste adicionais, caso seja compatível com algum doente que necessite de transplante, em Portugal ou no estrangeiro;
• Para actualização dos seus dados enquanto potencial dador de medula óssea (alteração de morada, contactos e ou outras informações que considere relevantes) por favor contacte o 217504100 ou envie um email para cedace@ipst.min-saude.pt.
Há riscos?
Nenhuma das técnicas tem riscos para o dador:
. A punção lombar é feita no bloco operatório, em regra com anestesia geral. Exige um internamento de uma noite e após a colheita são recomendados quadro dias de descanso.
. Na citaferese (colheita feita em sangue periférico, através de um cateter ou de duas veias), o doente sai do hospital no mesmo dia e deve repousa durante um dia.
RR

Manteigas lidera destacado o ranking na recolha de materiais recicláveis


Ranking percapita do 1.º semestre de 2019 - RESIESTRELA S.A.
A RESISTRELA, S.A. divulgou recentemente o ranking percapita do 1.º semestre de 2019, relativo ao serviço de recolha de materiais recicláveis por Município, onde Manteigas surge destacado em primeiro lugar, sendo o único Concelho da região que irá atingir os objetivos inscritos no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2020 antes do prazo, ou seja, 40 kg/habitante/ano, de acordo com a estimativa para o ano de 2019.

Dos 14 Municípios abrangidos pela RESISTRELA, S.A., Manteigas no período de janeiro a junho do corrente ano atingiu 25,57 kg por habitante, distribuídos da seguinte forma pelos respetivos materiais: 13,03 kg de vidro, 8,06 de papel/cartão e 4,49 de embalagens.

O Município considera que estes resultados se devem a um conjunto de fatores, designadamente, à realização inúmeras ações de educação ambiental ao longo de anos, sobretudo destinadas ao público escolar, à disponibilização de uma eficaz rede de distribuição de Eco-Pontos pelo Concelho, e, porventura o mais importante de todos, a uma consciencialização crescente dos manteiguenses de que a relação espaço urbano com o espaço natural é fundamental para a sustentabilidade social, económica e ambiental da sua terra.

BeActive Dia do Desporto Sénior | Covilhã Dia 26 de setembro – Complexo Desportivo



A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa.
O principal tema da campanha é #BeActive, que incentiva cada um a estar ativo durante a «semana», mas também a permanecer ativo durante todo o ano.
No âmbito desta iniciativa a Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, a Câmara Municipal da Covilhã e a Universidade da Beira Interior, promovem o Dia do Desporto Sénior, que se realiza no dia 26 de setembro, entre as 10 e as 16:30 h, no Complexo Desportivo da Covilhã.

Atividades:
Pilates | Cérebro Ativo |Jogos Tradicionais | Aulas de grupo: Zumba, Aeróbica | Jogos de Equilíbrio | Danças de Salão e Afro-Americanas | Peddy Paper | Tiro com Arco | Laser Run | Ageless Grace |Ténis de Mesa | Corfebol | Futfit | Boccia Sénior

Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra apresentada no Dia Internacional do Microrganismo

A 17 de setembro celebra-se o Dia Internacional do Microrganismo. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) junta-se às comemorações, em linha com outras instituições do país, da Europa e do mundo, promovendo várias iniciativas, entre os dias 14 e 17 de setembro, com a colaboração do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra.

Do programa, que inclui várias apresentações sobre a importância dos microrganismos no desenvolvimento de estratégias sustentadas para a na nossa sociedade, destaca-se a apresentação pública da Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra (UCCCB), que terá lugar no dia 17 de setembro, pelas 12 horas.

Instalada na plataforma técnica do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, a UCCCB é a primeira coleção portuguesa de bactérias registada e reconhecida pela Federação Mundial de Coleções de Cultura (WFCC - World Federation of Culture Collections). Tem por missão identificar, preservar, caracterizar e distribuir estirpes bacterianas de referência e recursos genéticos e, ao mesmo tempo, oferecer serviços orientados para o cliente, contribuindo assim para aumentar a compreensão sobre os microrganismos e a sua diversidade, de modo a fomentar a aplicação dos recursos biológicos na solução dos problemas. 

Para Paula Morais, coordenadora do Laboratório de Microbiologia da FCTUC e responsável pela coleção, «além de contribuir para a salvaguarda do património biológico português e para a implementação da Convenção das Nações Unidas para a Diversidade Biológica, esta coleção disponibiliza recursos microbianos confiáveis e relevantes para a comunidade científica nacional e internacional, bem como para a indústria». 

A UCCCB é constituída por bactérias isoladas por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Farmácia, de amostras de vários ambientes, designadamente bactérias isoladas a partir de amostras de doentes internados em hospital, em particular isoladas de Helicobacter, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus. Contém também bactérias isoladas de água e sedimentos de zonas hidrotermais no fundo do oceano, bactérias isoladas de plantas, endofíticas ou patogénicas, bactérias isoladas de rãs, de nemátodes, entre outras.

O Dia Internacional do Microrganismo tem como objetivo divulgar e promover a Microbiologia como vasta área de atividade profissional e de carreira e consciencializar a sociedade para o papel essencial que estes seres vivos muito diversos desempenham nas Ciências da Vida, no ambiente e desenvolvimento sustentável, na saúde e qualidade de vida, bem como sobre o seu potencial como produtores de materiais em Biotecnologia.

Todas as celebrações promovidas pela FCTUC estão associadas ao II Encontro de Formação Ciência Viva, que decorre entre 16 e 18 de setembro, e ainda ao festival  Brew!Coimbra.

Em Portugal, o Dia Internacional do Microrganismo é promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), em parceria com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Ordem dos Biólogos (OBio) e a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO (CNU). A FEMS (Federation of the European Microbiology Societies) apoia internacionalmente o Dia através das sua vasta rede de profissionais da Microbiologia.


Universidade de Coimbra & Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra 
Dia Internacional do Microrganismo 


Local: Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra
Sábado, 14 de setembro
14h00 - 18h00 | 19h00 - 23h00
Atividades integradas no Festival Brew! Coimbra 

W-InGaTe - a relação entre os metais críticos e os micróbios
Rita Branco, Carina Coimbra e Joana Caldeira 

Gostava de te Conhecer - vou analisar o teu genoma
Pedro Farias, Catarina Marques e Roberta Lordelo, Luís Piochi 

Domingo, 15 de setembro
14h00 - 18h00 | 19h00 - 22h00
Atividades integradas no Festival Brew! Coimbra 

A vida de micromineiro - viver sozinho, sondar o espaço com moléculas
Romeu Francisco, Catarina Marques, Joana Caldeira e Beatriz Rito 

Os microrganismos e a resistência a antibióticos
Gabriela Silva 

Terça-feira, 17 de setembro

Manhã
Atividades integradas no II Encontro Formativo Ciência Viva 

Os microrganismos na circulatura da economia
Paula V. Morais 

Qual é a sua graça? - Identificação de microrganismos 
Diogo Proença, Sara Silva e Paula V. Morais 

Micróbios há em todo o lado!
Ana Paula Chung, Mariana Almeida e Roberta Lordelo

12 horas - Apresentação pública da Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra 
https://www.uc.pt/ en/uid/ucccb  


Cristina Pinto

Barcelos | Manuel Heitor no IPCA para receber novos estudantes

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no WELCOME IPCA
3ª Edição do Programa Welcome IPCA decorre de 16 a 19 de setembro

O IPCA promove, em colaboração com a Associação Académica do IPCA, na semana de 16 a 19 de setembro, a terceira edição do “Welcome IPCA” com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Este programa de receção aos novos estudantes do IPCA tem como objetivo integrar os estudantes recém-chegados dos cursos de licenciatura e dos cursos técnicos superiores profissionais no seu novo ambiente académico e dar-lhes a conhecer a cidade de Barcelos.

O programa prevê a realização de atividades de índole académica, pedagógica, cultural e recreativa. Através das atividades, os novos estudantes, vão ser apresentados à Instituição e ser desafiados a participar ativamente nas diversas dimensões do contexto académico, potenciando-se os momentos de partilha com os seus novos colegas e com os estudantes mais antigos, que também vão ser convidados a participar, sempre numa perspetiva de integração.

O primeiro dia fica marcado pela apresentação institucional do IPCA aos novos estudantes do curso de licenciatura que vão ser recebidos pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, pela Provedora do Estudante, Irene Portela, e pelo Presidente da Associação Académica do IPCA, João Pereira. Nesse dia, os estudantes vão ter ainda a oportunidade de passear pela cidade de Barcelos, com paragem nos principais pontos de interesse. Esta visita é especialmente útil para os estudantes deslocados sendo, em muitos casos, o seu primeiro contacto com esta cidade.

No dia 18, os estudantes dos cursos técnicos superiores profissionais vão ser recebidos pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes e pelo Presidente da Associação Académica do IPCA, João Pereira. Os novos estudantes que frequentam estes cursos nos Polos de Braga, Guimarães e Famalicão irão deslocar-se ao Campus do IPCA para participar nas atividades desse dia.

Do programa destaque ainda para o Arraial Académico, a decorre ainda no dia 18, pelas 17h30, em frente ao Edifício da Cantina, que pretende ser uma festa e convívio para todos os estudantes, docentes e funcionários desta academia e onde vai haver muita animação.

Ana Teixeira

Saúde | Bebé Matilde vai ser operada hoje

Pais revelam que a menina, que sofre de uma doença grave e rara, continua a reagir bem ao medicamento inovador administrado há pouco mais de duas semanas.
A Matilde, de cinco meses, vai ser operada esta sexta-feira. Através da rede social Facebook, os pais explicam que a bebé tem um quisto na cabeça e, por isso, vai ser sujeita a uma cirurgia para aliviar a pressão intracraniana.
Na mesma publicação, na página "Matilde, uma bebé especial", os pais esclarecem que o diagnóstico não está relacionado com a atrofia muscular espinhal do tipo I e que a menina continua a reagir bem ao medicamento inovador administrado há pouco mais de duas semanas.
“Os papás de vez em quando notavam alterações nos meus olhinhos, mas tem sido mais frequentes nas últimas semanas, e a minha cabecinha também. Apesar de eu estar bem e continuar a reagir bem à medicação. Hoje vim fazer um TAC para despistar uma possível pressão intracraniana, que confirmou isso mesmo, o líquido não está a conseguir circular bem na minha cabecinha. E também detetaram que o que pode estar a provocar essa pressão é um quisto congênito”, explica o texto.
A menina nasceu no dia 12 de abril e foi-lhe diagnosticada atrofia muscular espinhal de tipo I. Esta doença é caracterizada pela degeneração e perda de neurónios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular e atrofia e levando a insuficiência respiratória.
O Zolgensma custa cerca de 1,9 milhões de euros ainda só estava disponível nos EUA. Depois de divulgado o caso da bebé, os portugueses juntaram-se numa onda solidária e conseguiram doar o valor necessário. Contudo, o Estado custeou o tratamento.
Infarmed autorizou a compra e administração do Zolgensma, considerado o medicamento mais caro do mundo.
Atualmente, em Portugal, apenas há um medicamento comparticipado a 100% pelo Estado para estes casos, mas que apenas permite retardar – e de forma limitada – a evolução da doença.
RR

Evento | Festival Internacional de Cinema da Figueira - Film Art 2019

Sessões de celebração dos 50 anos da ida à Lua

Resultado de imagem para Figueira da Foz
O LIP e o Observatório Astronómico e Geofísico da UC, juntamente com a organização do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz – Film Art, dedicam 3 sessões de cinema aos 50 anos da chegada do homem à Lua. Estas decorrerão nos dias 13 e 14 de Setembro no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. O programa das sessões dedicadas aos 50 anos da ida à Lua está dividido da seguinte maneira:
  • Sexta-feira, 13 de Setembro:
    17:30 – “Apollo 13” e conversa no final da sessão com a presença de Miguel Gonçalves, astrónomo do programa da manhã da RTP e membro da Sociedade Planetária;
  • Sábado, 14 de Setembro:
    15h30 – “Os Eleitos”;
    17h30 – “O primeiro homem na Lua” e conversa no início deste filme com o Prof. Carlos Fiolhais.
As entradas são de 3€ para uma sessão e de 5€ para as 3 sessões. Oferta de 20 entradas para as 20 primeiras pessoas que solicitarem para o email: escola.astronautas@lip.pt

Mundo | MITRIDIZAÇÃO

Manifestantes de Hong Kong empunham guarda-chuvas e bandeiras dos EUA para pedir ajuda

  • Péricles Capanema
Desde 9 de junho último a população de Hong Kong reage energicamente, no fundo, contra a crescente ingerência do Partido Comunista Chinês (PCC) na vida pública da antiga colônia britânica, com repercussão óbvia na vida privada de seus habitantes.
Mais proximamente, a reação visa projeto de lei que permite a extradição de cidadãos de Hong Kong para a China para lá serem julgados por um Judiciário sem autonomia. Ou, por outra, mais claro, permite que opositores do Partido Comunista Chinês sejam entregues ao governo de Pequim para, dependendo do caso, exílio interno, isolamento, tortura, encarceramento, prisão e morte.
Alguns marcos úteis. Depois de 156 anos de governo colonial inglês, em 1º de julho de 1997 foi entregue à China a soberania e a administração de Hong Kong, então com 6,5 milhões de habitantes, que passou a ser parte integrante da República Popular da China. Com algumas condições, sintetizadas na fórmula “dois sistemas, um Estado”, por 50 anos, portanto, até 2047, manter-se-ia autônoma a administração e intacto o regime econômico então vigente. Já se foram 22 anos, faltam 28 para o processo se completar. Contudo, a China vem desrespeitando o tratado, desidrata cada vez mais a autonomia da “região administrativa especial”. O garrote sino sufoca liberdades e outros direitos, alarmando a população da cidade e o mundo em geral.
Já em 2014, na chamada revolta dos guarda-chuvas, houve 79 dias de protestos contínuos nos arredores da sede do governo. Os guarda-chuvas abertos evidenciavam a determinação da população de permanecer sob a chuva, sem arredar pé, reclamando liberdade, eleições livres, autonomia verdadeira.
Os líderes do movimento dos guarda-chuvas enfrentam hoje processos, prisões e exílio. Não foi concedido o voto universal direto nas eleições para o Executivo de 2017. Assim, o pleito foi disputado só com candidatos previamente aprovados por Pequim, em que foi eleita Carrie Lam, agora contestada. E, a partir de 2014, a China aumentou o financiamento a candidatos pró-Pequim e fez com que líderes empresariais favoráveis comprassem espaço de propaganda nos meios de divulgação. Outro ponto, o Parlamento, também de momento contestado, tem mais da metade dos membros sob controle de Pequim (do PCC, portanto), o que lhe dá poder para interferir no regulamento e interpretar a “Lei Básica”, a constituição, de maneira que lhe seja favorável.
Uma palavra sobre as presentes manifestações. A Inglaterra tem laços históricos com a população e a imprensa londrina segue de perto os acontecimentos. Explica artigo do “The Economist”: “Muitas vezes de forma surpreendente, os manifestantes que defendem as liberdades de estilo ocidental em Hong Kong fingem que não estão procurando uma briga com o Partido Comunista. Pelo contrário, os ativistas afirmam que seus objetivos e as metas dos chefes comunistas são harmônicos: ambos buscam a continuação da prosperidade para Hong Kong. Os slogans contra Xi Jinping têm sido raros”. Um dos líderes, Nathan Law pontua: “Todas as nossas exigências estão dirigidas ao governo de Hong Kong”. E conclui melancólico: “Na verdade, ainda não conquistamos nada”.
Embora as manifestações sejam apresentadas como fruto espontâneo de convocações pelas redes, certamente têm líderes e coordenação e eles estão procurando evitar o choque aberto com o PCC, que permanece inamovível.
O povo comum é que percebe pela evidência que os visados naturais pelos protestos são os chefes do Partido Comunista e do governo chinês. E, nas bases, são vociferados ataques a Pequim e até a reivindicação de Hong Kong voltar a ser colônia da Inglaterra, certamente, situação mais cômoda e segura para a população. A invasão do Parlamento foi um momento de desabafo, embora com claro controle de líderes.
No Exterior, o governo de Pequim se manifesta energicamente contra Washington e Londres. São os dois pontos mais sensíveis. Apenas como exemplo o embaixador chinês em Londres acusou o Reino Unido de “gigantesca interferência”, “escolha do lado errado” e “apoio a agitadores fora-da-lei violentos”. Nos Estados Unidos, Donald Trump manifestou apoio às manifestações “estão procurando democracia; infelizmente alguns governos não querem democracia”. Não passou daí.
Concluo melancolicamente, quem escreve tem obrigação especial de objetividade e verdade. A China não vai ceder. Ela vai repetir em 2019 o que fez em 2014. As potências ocidentais protestarão, em especial Estados Unidos e Reino Unido, mas ouviremos protestos verbais, sem sanções econômicas ou medidas mais extremas.
O que pretende a China? Dobrar as oposições e em parte, já conseguiu. Vimos, a oposição mede os passos, teme o punho rijo dos governantes de Pequim. O PCC tem problema delicado. Habituar paulatinamente os 7,4 milhões de habitantes à nova situação — sair de ar puro e, em transição gradual, respirar em ambiente fuliginoso e tóxico. De outro modo, estavam aclimatados a liberdades amplas de tipo inglês. Dentro de 28 anos acabará o regime especial e serão empurrados para o ambiente social e político da China.
O caminho para o qual será empurrada a população da ilha, entremeado por explosões de inconformidade, comportará decepção e desalento. Em teoria, passará por etapas: tolerância, conformidade, por baixo a aceitação resignada. O Ocidente será submetido a tratamento parecido: terá sua inconformidade, haverá recusa e protestos. O objetivo é o mesmo, tolerância, depois conformidade, no fim pelo menos a aceitação resignada.
A China atingirá o objetivo? Não sei. Nas presentes circunstâncias, o bom desfecho do caso depende em especial das reações da opinião pública nos Estados Unidos. Mais no ponto: da vivacidade do inconformismo.
Diz a história, ou a lenda, que o rei Mitrídates [busto ao lado] ingeriu veneno de forma crescente para se tornar imune a doses maiores e assim escapar do envenenamento. Tal processo de imunização recebeu o nome de mitridização; é utilizado na produção do soro antiofídico. De forma análoga, a China tenta mitridatizar a opinião pública, em Hong Kong e alhures para levá-la à resignação derrotista.
ABIM

Justiça | Apanhados pela GNR por furtos em Aveiro e Vagos

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal de Aveiro, no dia 11 de setembro, identificou um homem e uma mulher de 42 e 32 anos respetivamente, por furtos em vários estabelecimentos comerciais, nos municípios de AVEIRO e VAGOS.
Os suspeitos, durante a madrugada, arrombaram a porta de uma pastelaria e furtaram bens alimentares, numa localidade do concelho de Aveiro.
Após o alerta, os militares encetaram diligências com o intuito de identificar os seus autores, tendo sido intercetados ainda de manhã, na cidade de Aveiro. Durante a abordagem, os militares apreenderam os vários produtos alimentares que tinham sido furtados, bem como equipamentos e ferramentas utilizados para consumar o crime. Para além disso, foi possível relacionar os indivíduos com a prática de três outros furtos em cafés, tendo como alvo máquinas de tabaco.
Os suspeitos, ambos com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crimes, foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Aveiro.

Politica | CDS com propostas para democratizar o acesso ao ensino superior

Resultado de imagem para CDS
A visita à Associação Académica de Coimbra, para reunir com a direção da AAC, foi um regresso a casa para o cabeça-de-lista do CDS-PP às eleições legislativas.
Rui Lopes da Silva lembrou que “fui aluno da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e fiz parte da Comissão Organizadora da Queima das Fitas 96, pelo que, enquanto estudante, conheci por dentro, e a fundo, a nossa academia.”
Agora, na qualidade de candidato a deputado à Assembleia da República, quer contribuir para “ajudar a democratizar o acesso ao ensino superior, uma vez que há ainda muitos alunos que, no final da escolaridade obrigatória, não procuram o ensino superior, e é urgente implementar medidas ao nível da ação social escolar e do modelo de acesso”, afirmou Rui Lopes da Silva.
No programa eleitoral, o CDS-PP defende que a ação social escolar deve ser reforçada, através do valor da bolsa e do limite de elegibilidade, para apoiar quem escolhe, mas não consegue, frequentar o ensino superior.
De acordo com o candidato centrista, “o problema do alojamento também merece uma especial atenção e medidas concretas, pois é um dos problemas mais prementes e que maiores entraves coloca ao acesso e frequência dos estudantes deslocados.”
Nesta matéria, o CDS-PP propõe “a reabilitação e requalificação do património adequado, quer seja das instituições, quer seja das autarquias, quer pertença ao Estado; a contratualização de vagas com os setores privado e social, como resposta de curto-prazo, particularmente nas zonas de maior pressão imobiliária; revelou o candidato.
De acordo com os mais recentes dados, a taxa de abandono na licenciatura é superior a 20% e menos de metade dos alunos consegue acabar o curso nos três anos da sua duração. As questões económicas são muitas vezes referidas para justificar o abandono.
Rui Lopes da Silva considera que “é preciso corrigir o atual regime que castiga os estudantes que precisam de trabalhar para ajudar a pagar os seus estudos, uma vez que engloba os seus rendimentos com os dos seus pais, podendo mesmo subir de escalão. Propomos, por isso, um estatuto de estudante-trabalhador, com benefício fiscal e sem perda de bolsa, para incentivo e complemento ao rendimento”.

Ainda existem algumas vagas, os interessados podem contactar-nos pelo número indicado no cartaz

Mundo | GNR resgata 49 crianças na Grécia

Resultado de imagem para GNR resgata 49 crianças na Grécia
No dia 11 de Setembro, e esta madrugada do dia 12 de Setembro, as duas embarcações da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), que se encontram destacadas na ilha de Samos e de Chios, resgataram, no mar Egeu, um total de 113 migrantes, dos quais 49 crianças, 25 mulheres e 39 homens.
Na primeira situação, em Samos, durante uma ação de patrulhamento, os militares da GNR detetaram uma embarcação de borracha que transportava migrantes a bordo, a cerca de 2 milhas náuticas de distância do Porto de Pythagorio. A embarcação detetada tinha cerca de 7 metros, na qual seguiam 37 migrantes a bordo, dos quais 13 crianças, 8 mulheres e 16 homens. O resgate foi efetuado, antes do nascer do sol, pelo que os meios auxiliares a bordo da embarcação, como o radar e os meios de visão noturna, foram fulcrais para o sucesso da deteção da pequena embarcação que transportava os migrantes.
Na segunda situação, a sul da ilha da Chios, no decorrer de uma ação de vigilância junto à costa, os militares da GNR foram alertados, pelas autoridades gregas, para a existência de uma embarcação de borracha de pequenas dimensões, onde seguiam 39 migrantes. De imediato, a embarcação da GNR que efetuava patrulhamento marítimo naquela área de operações, deslocou-se para o local indicado realizando o resgate dos migrantes. Esta operação revelou-se de enorme dificuldade devido ao número elevado de crianças, sendo resgatadas 21 crianças, com idades compreendidas entre os 5 meses e os 17 anos, 9 mulheres e 9 homens, com idades compreendidas entre 20 e os 65 anos.
Esta madrugada, a sul da ilha de Samos, equipa terrestre de vigilância marítima da UCC, designada de Thermal Vision Vehicle (TVV), através dos equipamentos de visão térmica e noturna, detetou uma pequena embarcação de borracha, sobrelotada e à deriva, tendo a bordo mais 37 migrantes, dos quais 15 crianças, 8 mulheres e 14 homens. De imediato, esta equipa deu o alerta à embarcação da GNR, que se encontrava a patrulhar aquela área, a qual prontamente se deslocou para o local, permitindo resgatar os migrantes.
Em ambos os casos os militares deram início ao resgate começando pelas crianças, de seguida as mulheres e, por último, os homens.
Aquando do transporte, verificou-se a existência de um ferido a bordo e também que grande parte dos migrantes se encontravam molhados, tendo sido distribuídas mantas térmicas, de forma a evitar casos de hipotermia. Após o resgate os migrantes foram transportados, em segurança, para o Porto de Pythagorio (Samos) e para o Porto de Chios.
Só no presente ano de 2019, e até ao momento, a GNR efetuou mais de 721 patrulhas, o que corresponde a mais de 5 000 horas de empenhamento, percorreu 63 000 mil quilómetros e efetuou 4 600 milhas náuticas, tendo detetado 207 embarcações e auxiliado 1 842 migrantes.
A operação decorreu no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteira e Guarda Costeira (FRONTEX) no Mar Egeu. Esta operação europeia visa “prevenir, detetar e reprimir casos de imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes fronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento”.
Veja o vídeo de um dos resgates: