sábado, 1 de julho de 2023

Apresentada uma das provas mais aguardadas do ano. 40ª Meia Maratona de Viseu realiza-se durante a noite


- Prova decorre dia 09 de setembro e está integrada na programação da Feira de São
  Mateus
- A edição deste ano inclui a prova para atletas em cadeira de rodas e uma corrida
  para os mais novos, a Kids Race
Fernanda Ribeiro é a Madrinha da Meia Maratona e Mário Trindade Embaixador
  da prova adaptada
 
 A celebrar já a 40ª edição, a Meia Maratona de Viseu é considerada uma das corridas mais aguardadas e este ano traz várias novidades: será a 1ª edição noturna do evento e terá, igualmente, uma vertente mais inclusiva, já que convida à participação de atletas em cadeiras de rodas e terá uma prova pensada para os mais novos, a Kids Race.  
 
A Meia Maratona vai acontecer dia 09 de setembro e, como habitualmente, está incluída na programação da Feira de São Mateus, que será o palco da partida e chegada dos participantes. Terá início às 19h00, com um percurso de 21 quilómetros, mas também é possível optar pela minimaratona, de 10 quilómetros, ou pela caminhada de 5 quilómetros. Mais cedo, pelas 17h00, arranca a Kids Race.
 
A apresentação da Meia Maratona de Viseu decorreu esta tarde, com as presenças de Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, e de representantes dos clubes parceiros da prova: Viseu 360, Virithus Runners e Os Ribeirinhos.
 
Foi ainda revelada a camisola oficial da 40º edição, assim como o nome dos atletas nacionais que se associam ao evento: Fernanda Ribeiro é a Madrinha da Meia Maratona e Mário Trindade é o Embaixador da prova adaptada.
 
As inscrições já abriram e todos os atletas recebem um kit de participação que inclui um saco, uma T-shirt técnica, o dorsal e um chip com registo de tempo.
 
Pedro Ribeiro, vereador do Município de Viseu, refere que “a Meia Maratona de Viseu vai ao encontro da visão do Município para a promoção e desenvolvimento da Atividade Física”, e acrescenta que a organização de eventos desportivos em parceria com os clubes e associações é de grande importância, na preparação da Cidade Europeia do Desporto em 2024”.
 
Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora da Feira de São Mateus e da Meia Maratona, sublinha a ideia de que “quisemos trazer à 40ª edição de um dos eventos desportivos mais importantes do país uma vertente mais inclusiva, convidando e possibilitando a participação de atletas em cadeiras de rodas e lançando, por outro lado, uma prova só para as crianças, a Kids Race, sendo que estas novidades vêm também em linha com o modelo que temos definido para a edição deste ano da Feira de São Mateus, que será um evento mais sustentável, não só nas áreas ambiental e económica, mas também na área social”. Pedro Alves lembra ainda que “a Meia Maratona de Viseu é, desde há muito, uma das provas mais aguardadas do ano, em que contamos com a participação de atletas profissionais e de simpatizantes da modalidade que chegam de vários pontos do país e acreditamos que esta será mais uma edição marcada pelo sucesso”.

 

Câmara de Águeda desafia jovens a vigiar a floresta

 Estão abertas as inscrições para um programa de voluntariado jovem, no âmbito do qual jovens irão desenvolver ações de vigilância nas várias áreas florestais do concelho
A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPDJ), promove o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas - 2023”. A ação vai decorrer de 1 a 22 de agosto e envolverá jovens entre os 14 e 30 anos, que farão vigilância nas várias áreas florestais do concelho.
As inscrições estão abertas, podendo ser feitas através do registo na plataforma do IPDJ https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf ou estabelecendo contacto com o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Águeda, através do e-mail gtf@cm-agueda.pt ou do número 961 708 291.
Empenhada em promover práticas de cidadania e voluntariado juvenil no âmbito da preservação da Natureza, das florestas e respetivos ecossistemas, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, a Câmara de Águeda quer motivar os jovens a fazerem voluntariado nas várias zonas florestais do concelho.
O projeto, que tem a duração de 15 dias, tem como objetivo promover práticas no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, sensibilizar a comunidade para o papel da floresta na qualidade de vida, prevenir os incêndios florestais, mobilizar os jovens para a criação de valores e práticas ambientais, e promover uma cultura de responsabilidade e participação ativa na prevenção e na solução dos problemas ambientais.
Deste modo, os jovens vão apoiar na monitorização e vigilância fixa e móvel, referenciando os locais onde haja resíduos abandonados para posterior recolha pelos serviços camarários, sendo que o patrulhamento será feito em percursos florestais definidos pelo GTF.
A Câmara de Águeda pretende ainda promover junto da opinião pública que é importante aprender amar, cuidar e valorizar a floresta. Neste sentido e porque “a floresta precisa de nós”, serão feitas pelos jovens ações de sensibilização junto das populações, alertando para a problemática dos incêndios florestais e demonstrando boas práticas de cidadania e civismo.

Ana Sofia Pinheiro

 

Portalegre | Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal visita Hospital Doutor José Maria Grande

Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano recebeu, no passado dia 29 de junho, o Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Artur Silva, no Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre.

ULSNA