terça-feira, 24 de novembro de 2020

Pombal disponibiliza recursos humanos para auxiliar Autoridade de Saúde Pública


A Câmara de Pombal transmitiu à Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral a sua disponibilidade em afetar recursos humanos para auxílio neste momento de pandemia à Covid-19.

A decisão surge após uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil que reuniu na manhã de segunda-feira, 23 de novembro, para analisar a evolução da situação epidemiológica no concelho e as medidas que serão aplicadas no território depois de Pombal ter sido integrado na lista dos concelhos de risco muito elevado.

A iniciativa visa reforçar a capacidade de rastreio das autoridades e serviços de saúde pública, designadamente para realização de inquéritos epidemiológicos, para rastreio de contactos de doentes com Covid-19 e seguimento de pessoas em vigilância ativa. Por outro lado, considera-se que o atual quadro de pandemia exige rapidez e flexibilidade de
respostas, nomeadamente no que respeita à garantia de regular o funcionamento das escolas, o acompanhamento e apoio de pessoas dependentes, quer sejam crianças, quer sejam adultos e idosos, assim como a limpeza e higienização de espaços públicos, o município criou uma Bolsa de Recursos Humanos de Emergência.

Na área da Educação, foram acionadas recentemente seis contratações, por um período de três meses, no âmbito de um protocolo de colaboração com a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal. Tratam-se de assistentes operacionais que foram afetadas às escolas e jardins de infância do concelho, permitindo um reforço e uma mobilidade em casos identificados pelos respetivos agrupamentos de escolas.

O município acionou o apoio ao Agrupamento de Escolas de Pombal, afetando dois recursos humanos nas horas de maior afluência nas entradas e saídas da Escola Secundária e da Escola Marquês de Pombal, em articulação com o programa “Escola Segura”.

Já na área da Ação Social, visando assegurar a capacidade de resposta das instituições e das famílias em isolamento profilático, o município viu aprovada a candidatura apresentada à Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde. Assim, foram aprovados oito recursos humanos para a categoria de Assistente Operacional, cujas principais funções assentarão, de uma maneira geral, na prestação de serviços relacionados com a limpeza, higienização e manutenção dos espaços e zonas adjacentes, substituição de roupas de cama e de casa de banho, bem como do vestuário dos utilizadores, e, ainda, a prestação de cuidados de higiene pessoa, alimentação e conforto dos mesmos.

Foi afetada, igualmente, uma técnica superior na área das Ciências Sociais, com vista à gestão das equipas e espaços, bem como a articulação entre os diversos serviços da comunidade e das famílias. O processo de recrutamento dos referidos meios está a passar pelos gabinetes de inserção profissional de Pombal e da Guia.

De salientar que, ainda no âmbito da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, para além de acionar uma equipa multidisciplinar para acompanhar e monitorizar a situação epidemiológica (tal como já aconteceu no início da pandemia), o município passará a reportar diariamente às juntas de freguesia a informação, mais detalhada possível, sobre os casos epidemiológicos em cada uma das freguesias, divulgada pela Autoridade de Saúde Pública. Dotadas desta informação, as autarquias poderão efetuar um melhor acompanhamento dos casos ativos e/ou isolamento, designadamente na sensibilização para o dever geral de recolhimento domiciliário e na sinalização junto das forças e serviços de segurança.

CORTE DE TRÁFEGO RODOVIÁRIO NO DIA 27 DE NOVEMBRO NA RUA BARTOLOMEU DIAS EM ARMAÇAO DE PÊRA

 A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que durante o dia 27 de Novembro, serão realizados trabalhos para a conclusão da renovação de equipamentos na Estação Elevatória de Águas Residuais de Armação de Pêra, que se encontra implantada sob a Rua Bartolomeu Dias, junto ao cruzamento com a Rua Dr. Manuel Arriaga.

A realização destes trabalhos obrigará à interrupção do tráfego rodoviário na rua Bartolomeu Dias, no período compreendido entre as 09h00 e as 14h00, conforme planta apresentada.

Propõe-se o trajeto alternativo através da Via Dorsal de Armação de Pêra / Rua José Prudêncio Vieira.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes pelo transtorno causado.

Marinha Grande | Camião e comboio com animação pelas ruas “Natal em Movimento” na Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai organizar a iniciativa “Natal em Movimento”, que inclui a ligação da iluminação e decoração de Natal nas ruas do concelho e atividades culturais itinerantes, que decorrem de 28 de novembro a 10 de janeiro, com o objetivo de animar a população e dinamizar o comércio tradicional.

Este ano, e não obstante as restrições e orientações impostas pela Direção-Geral de Saúde, no que respeita à realização de eventos, a Câmara Municipal da Marinha Grande faz questão de assinalar esta época festiva e para tal preparou um conjunto de iniciativas, de caráter itinerante, de forma a proporcionar a todos, munícipes e público em geral, a oportunidade de viverem o Natal com a devida segurança. Pretende-se garantir toda a magia e espírito natalício que a época merece, transmitindo um sentimento de esperança e alento num momento tão conturbado da vida de todos.

Volta-se a apostar na iluminação de Natal e houve uma redução do investimento da animação para metade relativamente ao ano passado, que o Município da Marinha Grande pretende canalizar para apoiar associações de natureza social do concelho.

De forma a descentralizar as atividades, para evitar a aglomeração de pessoas, apostou-se na realização de animação de caráter itinerante, em movimento. Um camião e um comboio vão circular pelas ruas e espaços mais emblemáticos do concelho, de forma a animar com música e as personagens do Natal toda a população, esteja dentro ou fora de casa, e o público em geral que nos pretenda visitar nesta época.

Este ano o Pai Natal vai fazer uma surpresa às crianças que frequentam as escolas do nosso concelho, com uma visita à sua escola, deslocando-se no seu novo meio de transporte vintage. Outro fator a destacar é a aposta em iniciativas digitais, para diversão e interação de toda a família, através de códigos QR e de conversas digitais com o Pai Natal.

Este ano, a grande aposta foi na iluminação de Natal, que irá estar distribuída por cerca de 45 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos, e na colocação de instalações de Natal de destaque, na Praça Stephens e no Parque da Cerca, destacando-se a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura. A grande novidade deste ano são as magnificas instalações infantis, no Parque da Cerca, que prometem encantar todos os munícipes e público em geral, de 28 de novembro a 10 de janeiro.

Para além da promoção do concelho e dos espaços/equipamentos da cidade, pretende-se também dinamizar o comércio tradicional da Marinha Grande, cuja atividade é muito importante a nível da economia local, procurando trazer a comunidade ao centro tradicional, para fazer as suas compras nos estabelecimentos comerciais do centro.

A programação das atividades foi efetuada em conformidade com as orientações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, no que se refere às regras de distanciamento físico e uso de proteção individual.
O programa poderá sofrer alterações ou ser cancelado, no todo ou em parte, em função das normas em vigor determinadas pela Direção-Geral da Saúde. A Câmara Municipal reserva-se o direito de suspender de imediato qualquer atividade que possa, de alguma forma, pôr em risco a segurança dos intervenientes e/ou público.

O programa do “Natal em Movimento Marinha Grande” é o seguinte:

De 28 de novembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021
PROGRAMA

MARINHA GRANDE

28 de novembro . sábado
17h00 às 19h00 – Performance MulticolorLed
Parque da Cerca e Ruas do centro
Uma animação em andas com muita cor e luz, cheia de dinamismo, movimento e boa disposição.

17h00 - Abertura do Presépio Tradicional de Filipe Ferreira, seguida da Ligação da Iluminação e Decoração de Natal da Cidade
Receção do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro - Edifício da Resinagem
Patente de 28/11/2020 a 10/01/2021
Horário
De terça a domingo - das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

O Presépio Tradicional de Filipe Ferreira regressa pelo 6º ano consecutivo ao Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande. Com uma área de cerca de 50 metros quadrados, composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.  
Outra característica deste Presépio Tradicional único é a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas. Para além da cabana com a representação do Nascimento de Jesus, podem encontrar desde um mercado com inúmeras barraquinhas; uma tasca; ofícios como o ferreiro e o carpinteiro; uma área reservada aos trabalhos rurais, com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento; a vindima e a pisa das uvas; os currais dos animais com as galinhas a picar o milho; rebanhos de ovelhas; uma área dedicada às festas e romarias, onde para além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, os homens a jogar às cartas, estes últimos em movimento. Existem ainda moinhos, um poço com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um oleiro a moldar o barro, um parque infantil, um lago com patos e até os guardas no castelo, também em movimento. A água também marca presença com cascatas e várias fontes de água. Não falta também, o já habitual comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre miúdos e graúdos, com uma estação onde pára, para entrada e saída dos passageiros.  
Para a edição de 2020 foram elaboradas novas peças, entre elas destacam-se a banca de frutas e legumes, com a vendedora em movimento e os lenhadores a serrar lenha, e diversas melhorias e aperfeiçoamentos noutras peças.
Não deixe de visitar este Presépio singular da nossa Região!

Iluminação e Decoração de Natal
Distribuída por cerca de 45 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos, com destaque para a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao seu interior, e a grande novidade deste ano, as espetaculares instalações infantis, no Parque da Cerca.

06 de dezembro . domingo
Parque da Cerca
14h00 às 17h00 – Equipamento de diversão - “Air Bungee”

15h00 às 17h00 - Photo Booth – “Foto de Natal”
Os Duendes do Pai Natal vão estar no Parque da Cerca a tirar fotos para oferecer aos miúdos e graúdos que queiram tirar uma “Foto de Natal” para mais tarde recordar!

15h00 às 17h00 – CIRCO DE NATAL E COMBOIO DE NATAL em movimento
Parque da Cerca e Ruas circundantes
Uma espetacular animação de Natal, itinerante, que promete dar vida ao centro da cidade e despertar o espírito natalício em todos nós, com um espetacular Comboio de Natal que circulará pelo centro da cidade com muita música e animação, e um fantástico Circo de Natal que irá trazer muita magia e diversão.

16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento
Parque da Cerca e Ruas do concelho – Trajeto I
O Pai Natal está de visita à Marinha Grande e vem de camião de Natal. Para tal, juntou os seus melhores duendes e amigos e preparou uma Parada de Natal em movimento, que promete despertar o espírito natalício em cada um de nós, trazendo sorrisos e muita animação a toda a cidade.
A partida será do Parque da Cerca, seguindo pela Avenida Vitor Gallo, com passagem e/ou paragem nos seguintes locais e/ou respetivas associações/clubes: Embra, Albergaria, Pero Neto, Amieira, Trutas, Casal Galego, Rua 25 abril, retornando à Avenida Vitor Gallo e ao Parque da Cerca.
O espetáculo musical estará a cargo dos artistas marinhenses Ana Santo e Neuton Marques, acompanhados por João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves que prometem muita música, alegria e boa disposição.

13 de dezembro . domingo
14h00 às 17h00 – Equipamento de diversão - “Extreme Bungee”
Parque da Cerca

15h00 às 17h00 - Photo Booth – “Foto de Natal”
Parque da Cerca
Os Duendes do Pai Natal vão estar no Parque da Cerca a tirar fotos para oferecer aos miúdos e graúdos que queiram tirar uma “Foto de Natal” para mais tarde recordar!

15h00 às 17h00 – Mini parada “Magia de Natal”
Parque da Cerca e ruas circundantes
Uma divertida animação de Natal itinerante que promete animar o centro da cidade, com brincadeiras e tropelias e muita magia de Natal.

16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento
Parque da Cerca e Ruas do concelho - Trajeto II
O Pai Natal visita novamente a Marinha Grande com o seu camião de Natal. Desta vez, a sua animada e divertida Parada de Natal em movimento terá um novo destino. A partida será do Parque da Cerca, seguindo pela Estrada Nacional 242, com passagem e/ou paragem nos seguintes locais e/ou respetivas associações/clubes: Ordem, Amieirinha, Moita, Comeira, Picassinos, seguindo pela Rua do Lamarão e Rua Engº Arala Pinto, retornando à Estrada Nacional 242 e ao Parque da Cerca.
O espetáculo musical estará a cargo dos artistas marinhenses Sónia Santos, Nuno Brito e Carlos Vicente, acompanhados por João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves, que prometem muita música, alegria e boa disposição.

20 de dezembro . domingo
14h00 às 17h00 – Equipamento de diversão - “Snow Board”
Parque da Cerca

15h00 às 17h00 - Photo Booth – “Foto de Natal”
Parque da Cerca
Os Duendes do Pai Natal vão estar no Parque da Cerca a tirar fotos para oferecer aos miúdos e graúdos que queiram tirar uma “Foto de Natal” para mais tarde recordar!

15h00 às 17h00 – COMBOIO DE NATAL em movimento
Parque da Cerca e ruas circundantes
O Comboio de Natal volta às ruas do centro da Marinha Grande e ao Parque da Cerca, trazendo muita música e animação para todos.

16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento
Parque da Cerca e Ruas do concelho - Trajeto III
O Pai Natal visita novamente a Marinha Grande com o seu camião de Natal. Desta vez, a sua animada e divertida Parada de Natal em movimento terá um novo destino. A partida será do Parque da Cerca, seguindo em direção à Avenida José Gregório, com passagem e/ou paragem nos seguintes locais e/ou respetivas associações/clubes: Figueiras, Pilado, Garcia, retornando à Avenida José Gregório e ao Parque da Cerca.
O espetáculo musical estará a cargo dos artistas marinhenses Bea Bárbara, Leandro Costa e Pedro Olívio, acompanhados por João Miguel Pereira e Nuno Gonçalves que prometem muita música, alegria e boa disposição.

VIEIRA DE LEIRIA

12 de dezembro . sábado
15h00 - 17h00 – COMBOIO DE NATAL
Largo da República, ruas circundantes e Praia da Vieira
A vila de Vieira de Leiria e a Praia da Vieira recebem a visita dum fantástico Comboio de Natal, onde não vai faltar muita música e animação para todos.

19 de dezembro . sábado
16h00 às 19h00 – PARADA DE NATAL em movimento
Largo da República, ruas circundantes e Praia Vieira
O Pai Natal vai visitar a vila de Vieira de Leiria e a Praia da Vieira, e vai numa carrinha de Natal. Para tal, juntou os seus melhores duendes e amigos e preparou uma Parada de Natal em movimento, que promete despertar o espírito natalício em cada um de nós, trazendo muitos sorrisos e muita animação. O espetáculo musical estará a cargo dos artistas Elsa Gomes, acompanhada por Nuno Mendes que prometem muita música, energia e boa disposição.

SÃO PEDRO DE MOEL

20 de dezembro . domingo
15h00 às 17h00 – VISITA DO PAI NATAL em movimento
Praça Afonso Lopes Vieira e Ruas circundantes
O Pai Natal e os seus Duendes vão passar por S. Pedro de Moel e prometem surpreender com o seu novo meio de transporte vintage, acompanhados pelas famosas músicas de Natal para despertar o espírito natalício em todos nós.

OUTRAS ATIVIDADES

De 1 a 31 de dezembro
CAMINHO DAS ESTRELAS
Público em geral – Parque da Cerca e Centro Tradicional
Aplicação mobile para IOS e/ou Android com ativação através de um código QR, em 5 locais devidamente identificados, que dará acesso à visualização de uma peça de Teatro de Natal.
O código QR vai estar nos seguintes locais: Parque da Cerca, Árvore de Natal junto ao lago do Parque da Cerca, Largo Ilídio de Carsvalho, Praça Stephens e Jardim Luís de Camões.

O PAI NATAL VAI ÀS ESCOLAS em movimento
Dias 09, 10, 11, 14, 15, 16, 17 e 18 de dezembro
Escolas do concelho - 09h30 às 15h30 - (Escolas já inscritas previamente)
Este ano o Pai Natal quis fazer uma surpresa especial as crianças que frequentam as escolas do nosso concelho, com uma visita à sua escola! E prometem surpreender todos com o seu novo meio de transporte vintage!

CONVERSAS DIGITAIS COM O PAI NATAL
Dias 5, 6, 12, 13, 19, 20 de dezembro
Público em geral - 10h00 às 13h00 e 14h00 às 19h00
Dias 9, 10, 11, 14, 15, 16, 17 e 18 de dezembro
Escolas do concelho - 09h30 às 15h30 e 16h00 às 19h00 (Escolas já inscritas previamente)
Este ano, as crianças do nosso concelho vão poder ver e falar, digitalmente, com o Pai Natal, em perfeita segurança! Através de uma plataforma de streaming, online, os mais pequenos terão a oportunidade de fazer todos os seus pedidos ao Pai Natal.

Público em geral – Participação mediante inscrição prévia via email a partir de 01 de dezembro, para o email:  info@natalemmovimento.pt

Leiria vai ter Parque Verde em Porto Moniz com oito hectares


Um Parque Verde com cerca de oito hectares vai ser construído em Porto Moniz e Santa Clara, Leiria, oferecendo um novo espaço verde de usufruto para a população, com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas, um investimento de € 1.278.651,07 referente ao pagamento de compensações que decorre da lei no âmbito de licenciamento de um loteamento. 

A proposta resolve a ligação entre os Parceiros e Leiria, propõe a criação de uma ligação forte através de ciclovias e circuitos pedonais potenciando o ecossistema existente e valorizando o crescimento da cidade de Leiria. Este parque reforça a importância da continuidade do sistema rio, através do prolongamento dos corredores pedonais e cicláveis de ambas as margens do rio Lena em direção ao rio Lis, com vista à articulação com os circuitos existentes do POLIS. 

Serão construídas duas pontes no parque de modo a permitir atravessamento entre margens do rio Lena no parque e serão instalados equipamentos no circuito de manutenção e, ao nível da vegetação, privilegia-se a opção por elencos regionais e autóctones, por serem os que apresentam maior resiliência e que estiveram durante muitas décadas em regressão, sendo necessário ampliar agora o seu peso no território. 

Está prevista a introdução de várias espécies, como o amieiro, freixo, choupo-negro, choupo-de-itália, carvalho cerquinho, sobreiro, salgueiro-branco, tília-comum, carvalho-americano, salgueiro-frágil, zêlha e borrazeira-preta. 

Este parque terá duas zonas com equipamento infantil, uma para crianças até aos quatro anos e outra para crianças dos quatro aos 14. 

A infraestrutura será também dotada de equipamentos geriátricos e desportivos, incentivando à prática desportiva no parque, abrangendo todas as faixas etárias, num parque para todos desfrutarem da natureza.

Requalificação da rede viária do concelho de Cantanhede prossegue em Murtede e Sepins

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, acaba de assinar o auto de consignação relativo a mais uma empreitada que faz parte do plano de requalificação da rede viária do concelho, neste caso em Murtede e Sepins.

O documento foi formalizado na sequência de uma visita a líder do executivo camarário às vias que vão ser sujeitas a beneficiação, na qual participaram também o presidente da junta de Freguesia de Murtede, Carlos Fernandes, o presidente da União das Freguesias de Sepins e Bolho, Luís Arromba, técnicos do Departamento de Obras Municipais e o representante da empresa adjudicatária.

No total, o investimento ascende a 160.325 euros reportando à aplicação de tapete betuminoso e trabalhos acessórios em três troços de estrada, designadamente Murtede/Enxofães, Sepins/Antes, até ao limite do concelho, Sepins/Escapães/Murtede, e ainda na Rua do Tojal da zona industrial desta última localidade, devendo as obras ser concluídas no prazo de 180 dias.

A repavimentação destas vias faz parte do plano de requalificação da rede viária que o Município de Cantanhede tem em curso e que deverá ser concluído em 2022. Elaborado na sequência de um disgnóstico exaustivo às condições de circulação rodoviária no concelho, esse plano contempla investimentos da ordem dos 10 milhões de euros, na sua maioria com recurso a empreitadas, mas complementado com intervenções a realizar por administração direta pela brigada de aplicação de tapete da Divisão de Obras por Administração Direta e Apoio às Freguesias.


México | El Mito Del Fraude Electoral En Estados Unidos Y Cómo Refutarlo Con 5 Claves



por Yesica Flores

Hasta el momento, el actual presidente de los Estados Unidos no ha aceptado la derrota electoral y por el contrario, ha continuado con los embates y denuncias al sistema. Desde la primera transición presidencial realizada en 1979 cuando el saliente presidente George Washington hizo entrega del mando a su sucesor, John Adams, el traspaso siempre se ha dado de un modo pacífico. Al parecer, es la primera vez en 223 años que un presidente se niega a aceptar su destino democrático y está apunto de romper con una tradición que ha caracterizado a dicho país durante siglos. Lo que a fin de cuentas puede traer problemas institucionales y democráticos muy serios.

Desde los pocos días de haber finalizado las elecciones, el presidente Donald J. Trump casi no ha hablado de otra cosa que del fraude; algo jamás visto en la historia reciente de ese país. Una palabra como esta, el “fraude”, puede traer consecuencias gravísimas cuando es apalancada irresponsablemente como herramienta política sin evidencias y con ánimos de desestabilizar.

Ante semejantes acusaciones que comprometen la estabilidad institucional en norteamérica, repasamos 5 claves que evidencian la falta de sustento a las acusaciones de fraude.

La primera consiste en que las autoridades electorales han concluido que estas fueron “las elecciones más seguras de la historia de EE. UU.”. Esta comisión de autoridades electorales consiste en una coalición bipartita de autoridades federales y estatales del Departamento de Seguridad Nacional. Ellos mismos fueron quienes dijeron que “No hay evidencia de que ningún sistema haya borrado, perdido, o cambiado un voto, o que se haya visto comprometido”.

El segundo punto consiste en los reportes preliminares realizados por las distintas misiones electorales internacionales. Estos observadores, como la Organización de Estados Americanos (OEA) y la Organización para la Seguridad y la Cooperación en Europa (OSCE), declararon respectivamente que no se ha “observado directamente ninguna irregularidad” y que dichas “acusaciones son infundadas”. 

La tercera clave se da en el marco del pronunciamiento de las distintas empresas de tecnología electoral. Dado que parte de las acusaciones de Trump se han dirigido a las empresas proveedoras de la tecnología electoral, tanto Dominion, Indra, Scytl, y Smartmatic, han publicado comunicados de prensa y páginas de verificación de datos para quienes deseen obtener más información. Además, de todas las empresas nombradas, sólo Dominion provee tecnología para contar votos en ese país, mientras que Smartmatic ha limitado su participación al condado de Los Ángeles en estas elecciones 2020, donde fabricaron máquinas para marcar boletas de papel, pero no contaron los votos.

Un cuarto indicador llamativo ha sido el retiraro del proceso por parte de dos firmas de abogados ligadas al presidente Trump, debido a decisiones en contra del reclamo y que aún no se ha entregado ninguna prueba de fraude, lo que termina obstaculizando el camino legal para el presidente.

La quinta clave y quizás la más llamativa, fue la de involucrar a países extranjeros como ha sido el caso de Venezuela. El abogado de Trump ha intentado involucrar a dicho país como responsable en este supuesto accionar fraudulento. De todas formas, la empresa Smartmatic ha trabajado durante más de 16 años para 25 países diferentes donde han llegado a registrar más de cinco mil millones de votos electorales, y en en todos los casos, los datos obtenidos por la empresa tecnológica, han sido validados por prestigiosas instituciones como el Centro Carter, la OEA, y la Unión Europea.

A la vista de todos está la evidencia que confirma la validez, integridad y confianza de estas elecciones. El presidente Trump tendrá algunos días más para pensar cómo le gustaría ser recordado de aquí en más, si aceptando los resultados electorales, o si prefiere hacer caso omiso del voto electoral y romper por primera vez en la historia con el traspaso pacífico del mando presidencial.

Fuga de gás obriga a evacuação de escola na Guarda


Oitenta alunos da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Estação, na Guarda, foram esta tarde retirados do edifício devido a uma fuga de gás, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) local.

A fonte do CDOS disse à agência Lusa que por indicação do médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Guarda três crianças foram transportadas para o serviço de urgências do hospital local.

Duas das crianças apresentavam sintomas de má disposição (vómitos) e uma de ansiedade, acrescentou.

Todas as crianças foram retiradas da escola e “transportadas para um local seguro”, disse a mesma fonte.

O alerta para os bombeiros foi dado pelas 14:37.

Segundo o CDOS, pelas 15:30, a origem da fuga de gás era desconhecida e estavam no local “as autoridades a averiguar a situação”.

Acorreram ao local 16 elementos dos Bombeiros Voluntários da Guarda, da PSP, da proteção civil municipal e da VMER, auxiliados por sete viaturas.

Lusa

Cantanhede | Eurodeputada Lídia Pereira visitou o Biocant

A eurodeputada Lídia Pereira esteve no Biocant Park, em Cantanhede, para conhecer o trabalho de investigação realizado em alguns dos laboratórios de entidades e empresas aí sedeadas.

Acompanharam aquela representante de Portugal no Parlamento Europeu a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, também na qualidade de presidente do Conselho de Administração do Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia em Biotecnologia, Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia cantanhedendense, João Pedro Neto, CEO da Biocant SA, e Joana Branco, investigadora e diretora executiva do Biocant.

Foi esta última que fez a apresentação geral do parque que reúne uma grande parte dos operadores no campo da Biotecnologia em Portugal, dando conta da sua evolução e de alguns dos projetos de I&D em curso, a que se seguiu uma visita às instalações da Crioestaminal e da Immunethep, empresas que têm estado em particular evidência recentemente: a primeira porque tem já disponível um medicamento experimental à base de células estaminais do cordão umbilical expandidas para os infetados com covid-19 em condição de enfermidade grave; a segunda porque está a desenvolver uma vacina para o vírus que potencia a imunidade pulmonar sem contribuir para a resistência antimicrobiana, como acontece os atuais antibióticos.

Manifestando-se “particularmente agradada” com o que viu, Lídia Pereira disponibilizou-se para, “enquanto eurodeputada, trabalhar no sentido de a União Europeia acentuar os apoios a projetos de investigação e desenvolvimento no campo da ciência, neste caso em biotecnologia, de modo a reforçar a sustentabilidade de empreendimentos como o Biocant Park, na perspetiva de que são um fator determinante para a evolução tecnológica e para o progresso económico do país”.

Por seu lado, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, referiu-se à “importância dos apoios comunitários para a consolidação do cluster da biotecnologia em Cantanhede, um cluster que tem vindo a contribuir para uma significativa valorização da base económica do concelho, nomeadamente com a vinda de empresas de conhecimento intensivo que atuam em área de elevado valor acrescentado. Felizmente, a evolução do Biocant Park é hoje amplamente reconhecida pela relevância da atividade científica que aqui se desenvolve e pelo impacto económico que, acreditamos, se irá acentuar ainda mais a curto prazo”, sublinhou a autarca.


Aveiro | Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021

 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) dá a conhecer os principais destaques das Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2021, já aprovados pelo seu Conselho Intermunicipal, cujo texto completo da introdução poderá conhecer no documento em anexo.

O Presidente da CIRA, Ribau Esteves, em declarações sobre as GOP e o Orçamento afirma que “A dimensão financeira record do Plano e Orçamento da CIRA para 2021 demonstra bem o seu crescimento sustentado ao longo dos anos e a aposta renovada em dar contributos para uma Região de Aveiro mais forte, com projetos tão diferentes e relevantes como a Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe e o Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar, a Grande Rota da Ria de Aveiro ou o Educ@RA de combate ao abandono escolar e de promoção do sucesso educativo, entre muitos outros”.

2021: Ano de desenvolvimento de muitos projetos

No quarto ano do mandato autárquico de 2017/2021, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) vai viver o ano de 2021 com grande intensidade, com o desenvolvimento de muitos e variados projetos, utilizando como principal fonte de financiamento os já contratados Fundos Comunitários do Portugal 2020, destacando-se os que integram o Pacto para o Desenvolvimento e a Coesão Territorial da Região de Aveiro (PDCT-RA).

O ano de 2021 tem a gestão do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19 como uma das condicionantes que assumimos de forma determinada, nomeadamente para a coordenação da ação dos Municípios associados e nos aspetos que forem entendidos como úteis.

Terminada a elaboração da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Região de Aveiro 2030, para o período 2021/2027, no âmbito de uma parceria institucional com a Universidade de Aveiro (UA), o ano de 2021 vai ter seguramente muito trabalho para que possamos conseguir financiamento para os objetivos definidos no referido documento, seja ainda pelo Centro 2020, seja pelo Plano de Recuperação e Resiliência ou ainda pelo novo quadro financeiro plurianual 2021/2027.

Na área do planeamento do território vamos realizar a revisão do Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria de Aveiro (Unir@Ria), cuidando da integração de novos e importantes fatores como as alterações climáticas, assim como vamos ter em 2021 o segundo ano da execução do Protocolo com a Associação ZERO no âmbito da gestão da Pegada Ecológica ao nível da Região de Aveiro.

A Descentralização e o trabalho com o Governo

Mantemos a aposta em executar as novas competências já assumidas para 2020 no âmbito do processo de Descentralização em curso, e em preparar e capacitar a CIRA para as competências que vamos assumir em 2021, fazendo também por essa via o crescimento da dimensão regional (escala NUT III) da gestão pública, em múltiplas áreas de atividade e na execução de diferentes projetos.

Vamos continuar o trabalho com o Governo de Portugal nos múltiplos assuntos que temos pendentes e que dependem da sua decisão, de forma a garantir a resolução de problemas e o aproveitamento de oportunidades que temos na Região de Aveiro, destacando-se o Polis 2, as obras do Baixo Vouga Lagunar, a gestão integrada e autónoma da Ria de Aveiro, o fim das portagens das autoestradas A17, A25 e A29 nos circuitos intra-NUT III da Região de Aveiro, entre outros.

Neste trabalho intenso de interlocução e negociação, iremos retomar todos os dossiers pendentes dado o facto de termos um novo Governo, e gerindo com prioridade assuntos tão relevantes como:

a) A ampliação com integração do Centro Académico Clínico e requalificação do Hospital Infante D. Pedro em Aveiro e dos Hospitais de Águeda e Estarreja no quadro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga;

b) As novas competência no âmbito do processo de Descentralização;

c) A gestão da Proteção Civil e da gestão sustentável da Floresta incluindo a construção de uma Central de Biomassa na Região de Aveiro;

d) O novo pacote de investimentos na Ria de Aveiro, cuidando da sua qualificação e valorização no quadro das alterações climáticas e do seu contributo para a redução da pegada ecológica, assim como da sua gestão autónoma e descentralizada;

e) As Vias para a Competitividade que são as ligações rodoviárias assumidas como prioritárias no PIMTRA / Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro;

f) Os investimentos de defesa costeira e territorial;

g) A Ligação Ferroviária Aveiro/Viseu/Salamanca;

h) A gestão do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS-BV);

i) O investimento na rede de cuidados de saúde primários, o fim das portagens nos circuitos intra-NUT III Região de Aveiro nas autoestradas A17, A25 e A29.

A Dimensão Financeira

As Grandes Opções do Plano 2021 assumem um elevado nível de investimento, com um valor de 25.496.263 euros. O montante global do Orçamento da CI Região de Aveiro para 2021 assume o valor record de 26.199.093 euros.

Financiamento das Grandes Opções do Plano e do Orçamento:

Dotação total do Plano: ______________________________ 25.496.263 euros;

Encargos de funcionamento: ___________________________ 702.830 euros;

Receitas orçamentadas: ______________________________ 26.199.093 euros.

Grandes Opções do Plano

Dos projetos em desenvolvimento no quadro do PDCT-RA, têm uma posição de destaque pela sua relevância para o desenvolvimento e pela sua dimensão financeira em termos de execução em 2021, a Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe, o projeto do Sistema de Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar, a Grande Rota da Ria de Aveiro, o Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais (CIROA), o projeto Educ@RA de combate ao abandono escolar e promoção do sucesso educativo, os vários projetos na área da Cultura e do Turismo com destaque para a Programação Cultural em Rede, a Promoção do Património Natural, Histórico e Cultural, entre outros.

Reiterando o Governo a decisão de consumar a liquidação da Polis Litoral Ria de Aveiro, embora sem a concretizar de facto, mantemos a opção da manutenção da empresa pela sua comprovada utilidade como instrumento de cooperação e de realização, para que prossigam as operações que tem em curso e que são de relevante importância para a Ria e a Região de Aveiro, destacando-se a obra de desassoreamento da Ria de Aveiro (em plena execução), e a preparação de uma operação “Polis 2” tendo como base a proposta já apresentada pela CI Região de Aveiro. Este assunto vai continuar a ser gerido com cuidada ligação ao processo de descentralização da competência de gestão da Ria de Aveiro para a CI Região de Aveiro.

Em 2021 vamos finalizar o projeto Região de Aveiro Digital (RAD), disponibilizando os Municípios associados aos Cidadãos e às Empresas, um conjunto de serviços desmaterializados, que propiciam facilidade no acesso, agilidade no processamento e transparência para o devido controlo e gestão.

Ainda aguardamos a aprovação da candidatura que apresentámos ao PO Centro 2020 em 2019, para que possamos iniciar a execução do plano de formação dos Funcionários da CI Região de Aveiro e dos Municípios associados. Vamos também prosseguir as obras de qualificação do edifício sede da CI Região de Aveiro e realizar o projeto da sua ampliação, assim como da qualificação da área de estacionamento do seu logradouro em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro e com a Diocese de Aveiro.

Ao nível das políticas intermunicipais que vão continuar a crescer em importância e consistência, assumimos para 2020 como prioritárias, três delas:

1. A Autoridade Regional de Transportes, com a gestão das competências descentralizadas dos transportes públicos de passageiros ao nível municipal e intermunicipal, com a gestão do concurso público internacional e o início da sua execução operacional;

2. A Proteção Civil e Gestão da Floresta, com o desenvolvimento dos projetos definidos no PDCT-RA e o trabalho do Gabinete Técnico Intermunicipal;

3. O “Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais”, com o início das obras dos pólos de Águeda, Aveiro e Ovar, e a preparação da sua gestão que vai assentar num trabalho de equipa dos médicos veterinários dos Municípios associados da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Parcerias institucionais

Continuaremos a estabelecer e aprofundar as relações institucionais com as Associações privadas sem fins lucrativos da nossa Região, incluindo a utilização de apoios financeiros, nomeadamente com o “PAPERA - Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro” como o principal instrumento.

Vamos aprofundar as relações institucionais ao nível da Região, do País, da Europa e do Mundo, dando um espaço especial para as Comunidades Emigrantes, numa atuação de crescente proximidade com os Cidadãos. No que respeita às relações com a Europa, vamos utilizar a prestação de serviços já contratada em articulação com as CIM’s da Região Centro, que nos garante uma representação permanente junto dos Serviços da Comissão Europeia, em Bruxelas.

Daremos sempre uma prioridade especialmente cuidada ao trabalho com a Universidade de Aveiro, nos múltiplos projetos em que estamos envolvidos, executando o Contrato de Parceria Institucional assinado a 16 de outubro de 2014.

Nota Final

A CIRA assume nas Grandes Opções do Plano e no Orçamento de 2021, a elevada importância do ano de 2021 com o mais elevado valor do seu Orçamento, sendo que essa situação se deve em boa parte ao arrastar dos processos de licenciamento ambiental das duas obras de maior envergadura do Orçamento da CIRA, a Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe e o Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar.

No primeiro ano do prolongamento da execução dos projetos financiados pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020, vamos manter um trabalho intenso e determinado no cumprimento dos compromissos assumidos no âmbito dos contratos assinados com os Programas Operacionais do Portugal 2020, destacando-se os que integram o Pacto para o Desenvolvimento e a Coesão Territorial da Região de Aveiro, assim como desenvolver diligências e negociações para os novos investimentos que queremos financiar pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelo Quadro Financeiro Plurianual 2021/2027, o Portugal 2030, nomeadamente nas áreas da Educação e da Saúde, da qualificação e valorização da Ria de Aveiro, da elevação do nível de competitividade do território, nomeadamente nos objetivos definidos no programa Vias para a Competitividade.

Embora com muitas preocupações e reservas que derivam os atrasos e da falta de empenho do Governo na execução de várias áreas do processo de Descentralização, reiteramos a aposta de prosseguir com ambição e realismo o aprofundamento da dimensão intermunicipal da gestão do Poder Local, tirando proveito do quadro legal que confere novas competências às Comunidades Intermunicipais.

Faremos todo o trabalho em equipa, com os Municípios associados e com as Entidades Parceiras relevantes para a concretização dos objetivos definidos, destacando-se de entre elas, as Gestoras de Fundos Comunitários e a Universidade de Aveiro.

Com os Cidadãos da Região de Aveiro concretizaremos este Plano de Ação em 2021, que queremos seja também um instrumento de crescimento e fortalecimento da Cidadania da Região de Aveiro.

[Documento de Introdução às GOP e Orçamento 2021 em anexo]

Visite www.regiaodeaveiro.pt e acompanhe a atividade da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.


APRESENTAÇÃO DO LIVRO “A COVILHÃ ANTIGA E O SEU PATRIMÓNIO”


A Câmara Municipal da Covilhã organiza o lançamento do livro «A Covilhã Antiga e o seu Património», no dia 26 de novembro, pelas 17 horas no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, editado no âmbito das Comemorações dos 150 anos de Elevação da Covilhã a Cidade. 

Esta obra literária, da autoria de António dos Santos Pereira, historiador natural da freguesia de Sobral de São Miguel, investigador e professor catedrático da Universidade da Beira Interior e Maria da Graça Vicente, historiadora e investigadora com ligação à Covilhã e à Beira Interior, tem como tema central a Covilhã Antiga. A obra permitirá ao leitor adquirir e aprofundar conhecimentos sobre as Idades Média e Moderna, como moldaram e afetaram a cidade, incluindo factos e informações relativos ao período dos Descobrimentos, dada a importante participação dos covilhanenses, permitindo ainda assinalar igualmente os 500 anos da Circum-Navegação, comemoração a que o Município da Covilhã se associou. 

O livro, que resultou do rigoroso trabalho de investigação e interpretação documental de ambos os autores, permite uma autêntica viagem pelo tempo e pelo espaço, capaz de encantar e elucidar todos os leitores. 

Este livro pretende incentivar e cultivar o gosto pela leitura e pela história da cidade, fazendo com que chegue a todos os covilhanenses mas também aos futuros visitantes e turistas, para que nele encontrem um verdadeiro testemunho físico da grande história da cidade da Covilhã. 

A apresentação da obra contará com a presença dos autores, António dos Santos Pereira e Maria da Graça Vicente, e terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, no dia 26 de novembro, pelas 17 horas, com lotação limitada e respeitando as normas de distanciamento social e de segurança impostas pela Direção-Geral de Saúde. 


Marinha Grande | Escultura instalada no Teatro Stephens homenageia Joaquim Correia


A terceira e última intervenção artística do Festival “Marinha Grande, SOPRO: ARTE PÚBLICA”, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Associação Riscas Vadias, que também assume a curadoria da iniciativa, foi instalada na pala do Teatro Stephens, na passada sexta-feira, dia 20 de novembro.

Trata-se de uma escultura intitulada “Sopro”, da autoria de Ricardo Romero @matilhastudio, e surge no âmbito do centenário do escultor Joaquim Correia.

É uma escultura com cerca de três metros de altura, que homenageia os artesãos do vidro. Tendo como referência a estética dos gessos do escultor centenário, esta obra convoca desde logo uma nova leitura sobre uma técnica tradicional à imagem dos recursos contemporâneos do tempo em que vivemos.

Nesta, a referência à natureza é subtil, com a presença de um esquilo no ombro da figura. O interesse do artista pela natureza e os recursos essenciais que dela provêm, são desde logo o motivo de grande parte da sua obra.

Ricardo Romero (1981) nasceu em Évora, e atualmente vive e trabalha em Leiria, Portugal.
A sua prática artística, com forte influência nas linguagens artísticas urbanas, estende-se por diversas tipologias de trabalho tais como pintura, escultura, fotografia e vídeo.

Desde 2004, é convidado para diversas exposições, projetos de arte pública, festivais e publicações. Além de artista, é também o curador e responsável por vários projetos de Arte Pública no decurso dos últimos anos.

A escultura "Sopro" junta-se assim às pinturas “Clarão” que homenageia a indústria vidreira e foi feita por Ricardo Romero e Nuno Viegas, na parede de um prédio em Casal de Malta, e “Perseverança” na qual o artista Robot homenageia os bombeiros, tendo sido pintada na torre dos Bombeiros da Marinha Grande, todas realizadas no âmbito deste Festival.

Câmara Municipal de Águeda emite Esclarecimento

Na sequência de um surto de COVID-19 no Centro Social de Belazaima do Chão, foram realizados testes a todos os utentes e colaboradores, tendo testado positivo 11 utentes e quatro colaboradoras.

Logo que foram conhecidos estes resultados, foi processada a evacuação dos utentes com resultado negativo, numa ação rápida e concertada entre a instituição, Câmara Municipal de Águeda, a União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, os Bombeiros Voluntários de Águeda, com o acompanhamento do Delegado de Saúde de Águeda.

Todos os utentes que testaram negativo foram retirados do Centro Social e instalados na antiga creche da instituição, onde tem funcionado o centro de dia. A Câmara Municipal disponibilizou todas as camas elétricas articuladas necessárias para que os utentes ficassem acomodados com toda a dignidade e adequado conforto.

Um dos 11 utentes do Centro Social testados positivos, foi internado, no Hospital de Aveiro, na passada sexta-feira. Trata-se de um sexagenário, com múltiplas patologias e totalmente dependente, e que veio a falecer ontem, elevando para dois o número de mortes com COVID-19 no concelho de Águeda desde o início da pandemia.

“Em nome do Município, lamento este segundo óbito no concelho de cidadãos com COVID e apresento as mais sinceras condolências a todos os familiares e à instituição”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

A maioria dos utentes e colaboradores que testaram positivo continuam assintomáticos.

De referir a existência de mais utente do Centro Social de Belezaima do Chão que foi internado, no passado dia 11 no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, tendo, à entrada, testado negativo para a COVID-19. Quando se preparava para ter alta, na sexta-feira passada, foi novamente testado para, de acordo com as regras de controlo da pandemia, poder entrar novamente na instituição, tendo resultado positivo. Neste momento, continua internado naquela unidade hospitalar.

Entretanto, ontem, um outro utente do Centro Social foi internado no Hospital de Aveiro com sintomatologia aparentemente não relacionada com o vírus.

Castelo de Paiva | Certame adequado ás regras de segurança

FEIRA AGRÍCOLA REALIZA-SE NO DOMINGO

E COMPLETA DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA

      Câmara Municipal de Castelo de Paiva volta a promover na manhã do próximo Domingo, no amplo espaço do Largo da Feira, mais uma edição da “ Feira Agrícola “, um certame que completa dez anos de existência e que tem sido um sucesso com vista à promoção e valorização dos produtos agrícolas e tradicionais do concelho.

      Reunindo mais de três dezenas de bancas de venda, esta feira apresenta-se como uma excelente oportunidade para a população paivense e inúmeros visitantes, conseguirem comprar a preços acessíveis, produtos frescos e de excelente qualidade, produzidos no território concelhio.

        Recorde-se que, desde os produtos agrícolas, este certame é aberto a vários sectores de actividade, como produtos hortícolas, aves de capoeira, fumeiro caseiro, mel, os doces regionais, licores, vinhos, compotas e outros produtos do artesanato local, produtos e trabalhos de gente que encontra nesta feira, uma oportunidade única para comercializar aquilo que vão produzindo nas suas explorações agrícolas e nos seus pequenos negócios.

     Mesmo realizada ao ar livre, esta edição da Feira Agrícola que irá marcar o décimo aniversário do certame, será realizada com todas regras de higiene e segurança, esperando-se que a população paivense e os visitantes possam aderir de forma responsável, cívica e segura, sendo conveniente reforçar que esta iniciativa irá decorrer apenas durante a manhã, com horário de encerramento às 12:30h, cumprindo todas as directrizes emanadas das autoridades de saúde pública, sendo obrigatório: 

✅Uso de máscara para vendedores e público;

✅Existência de dispensadores para desinfecção das mãos;

✅Respeitando a distância de segurança;

✅Espaços livres entre tendas ou pontos de venda, para evitar ou impedir qualquer aglomerado de pessoas

      O Vereador José Manuel Carvalho, responsável pelo Pelouro de Feiras e Certames, faz questão destacar a importância deste regresso à normalidade e a oportunidade do evento, aproveitando para realçar o interesse da valorização e divulgação dos produtos endógenos, evidenciando o interesse da Feira Agrícola, criada há 10 anos pela Câmara Municipal, e desde sempre assumida como factor de dinamização económica e de possibilidade de negócio para muitos paivenses.

     Este responsável municipal sublinhou que, ainda são muitos paivenses que têm neste certame mensal, uma forma de escoamento dos seus produtos rurais e ainda melhorar o rendimento familiar, assegurando-se assim, um espaço previligiado e alternativo de comércio, de divulgação e um modelo para exposição de uma diversidade de produtos agrícolas de grande qualidade produzidos no território de Castelo de Paiva e que, são sempre muito procurados por quem visita o município de Castelo de Paiva, no ultimo Domingo de cada mês.


Carlos Oliveira

Águeda distinguida pelas boas práticas de política familiar


O Município voltou a ser premiado como uma Autarquia + Familiarmente Responsável

A Câmara Municipal de Águeda voltou a ser considerada uma Autarquia + Familiarmente Responsável, num reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na área da política familiar.

“Congratulamo-nos por Águeda continuar a ser distinguida pelas suas políticas familiares, uma área que consideramos de extrema relevância”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este galardão é atribuído à Autarquia de Águeda há 11 anos consecutivos.

Este prémio, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, distingue as Autarquias que se destacam pelas políticas e boas práticas adotadas no apoio à família, munícipes e aos seus funcionários.

Águeda foi distinguida a par de 81 Municípios em todo o país, figurando ainda entre as 64 que receberam o prémio por três ou mais anos consecutivos.

O galardão distingue as autarquias em duas vertentes: enquanto entidade empregadora, isto é, que adota medidas facilitadoras de conciliação de vida familiar e laboral para os seus trabalhadores, sendo, por isso mesmo, um modelo destas práticas; e para os munícipes, com medidas facilitadoras da vida familiar.

Este ano, tendo em conta a situação pandémica, o Observatório não irá realizar uma cerimónia oficial para entrega das distinções.