quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023
Descoberto novo material com potencial para dispositivos de memória de última geração
INVESTIGAÇÃO: Cientista da UC vence Prémio BIAL de Medicina Clínica com trabalho de investigação sobre autismo
Miguel Castelo-Branco, docente da FMUC e coordenador científico do CIBIT/ICNAS.
© DR
Parceria entre MB Way e PJ? Fique alerta, email é falso
- Nunca aceda a links ou anexos de emails estranhos;
- Fique atento a características da mensagem (aspeto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas) ajudá-lo-ão a reconhecer a falsidade da mensagem;
- Tenha cuidado com a curiosidade e desconfie de notícias e ofertas sensacionalistas;
- Não se deixe guiar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem;
- Ninguém dá prémios ou oferece um produto, se não estiver a participar num concurso;
- Ninguém oferece produtos abaixo do preço que é praticado pelo mercado;
- As instituições credíveis e sérias, não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes;
- Em caso de dúvida contacte previamente, por telefone, a empresa ou instituição cujo nome está a ser utilizado;
- Não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente;
- Passe este alerta a familiares, amigos e outras pessoas próximas, para evitar que também elas sejam vítimas.
Cantanhede | Dois detidos em flagrante por furto em estabelecimento
- 14 recipientes Weed Spot – CBD;
- 11 caixas de chocolates “India Cukierki konopne”.
Alvaiázere | Grupo Desportivo de Alvaiázere mantém apoio concedido pelo Município de Alvaiázere
No passado dia 2 de fevereiro, o Município de Alvaiázere, na pessoa do presidente, João Paulo Guerreiro, assinou o contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o Grupo Desportivo de Alvaiázere, dando seguimento ao apoio já concedido de 35 mil euros no ano de 2022, como forma de incentivo à prática desportiva no concelho.
O Grupo Desportivo de Alvaiázere garante um conjunto de modalidades desportivas que beneficiam todos aqueles que as procurem, quer sejam do nosso concelho ou de concelhos vizinhos, contribuindo, assim, para valorizar a qualidade de vida dos alvaiazerenses.
Com intenção de promover o bem-estar da população, este protocolo concede a utilização das infraestruturas desportivas municipais existentes gratuitamente por parte do Grupo Desportivo de Alvaiázere, assim como um apoio financeiro dado pelo Município.
A autarquia reconhece a importância de promover e apoiar o desporto e pretende ajudar à criação de condições para a prática desportiva, cumprindo assim uma das competências e obrigações das autarquias locais.
A masculinidade tóxica ao volante pode ser tão perigosa como drogas, velocidade e fadiga
Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. Biblioteca Municipal promoveu palestra sobre o pianista e compositor António Fragoso
Mais de setenta pessoas assistiram à sessão das Tardes Comunitárias sob o tema António Fragoso – Música, Literatura, Pintura que se realizou, ontem, dia 8 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Na mesa de honra esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que se fez acompanhar por Eduardo Fragoso, sobrinho do músico e presidente da Associação António Fragoso e António Canteiro, autor do livro “Nocturno”, romance que tem como protagonista o músico António de Lima Fragoso e que venceu o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa, em 2020, numa sessão que contou ainda com a presença de Dina Lopes, autora da pintura utilizada na capa da obra.
Na ocasião, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro da Cultura da autarquia cantanhedense salientou “a excelência do painel de oradores, com natural destaque para Eduardo Fragoso, pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar na divulgação cultural das obras de seu tio, um mestre da música, um génio que partiu muito cedo”, aproveitando para realçar, também, “a forma tão elevada como os distintos artistas António Canteiro, enquanto escritor, e Dina Lopes, artista plástica, contribuíram para dignificar António Fragoso”, felicitando-os “pela qualidade dos trabalhos preconizados no livro “Nocturno”, através da literatura e da pintura ”.
O autarca congratulou-se, ainda, “por este género de inicativas permitir dar a conhecer a obra do genial pianista e compositor, António Fragoso, um dos mais prodigiosos músicos da sua geração, precocemente desaparecido aos 21 anos”, concluiu.
Ao longo da sessão os oradores prestaram testemunhos a partir da figura de António Fragoso (1897-1918) e do seu envolvimento com o artista e sua obra musical. Eduardo Fragoso, presidente da Associação António Fragoso (AFF), que referiu “projetos da Associação, e designadamente, os objetivos que estiveram na base da sua criação, em 2009”. A criação desta instituição de divulgação cultural “foi a forma que encontrei para deixar a totalidade do seu legado, devidamente estudado, revisto, publicado e gravado, permitindo, que a sua memória e a sua obra perdurem no tempo e constituam um valioso testemunho para as gerações vindouras”.
O escritor António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, natural de S. Caetano, Cantanhede, autor de 11 obras publicadas, muitas delas premiadas com galardões literários, deu a conhecer aos participantes aspetos relacionados com a construção do romance “Nocturno”, Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa. A obra, cujo contexto retrata a região da Gândara, no tempo da gripe pneumónica, descreve de forma simultaneamente biográfica e ficcionada, a vida do jovem pianista e compositor, António Fragoso, que, também ele sucumbiria à epidemia.
A sessão ficou ainda enriquecida pelo testemunho emotivo da pintora Dina Lopes, autora da pintura da capa de “Nocturno”, obra que esteve em exposição durante a sessão, aproveitando para partilhar alguns pormenores curiosos e intimistas que acompanharam o processo criativo do seu trabalho na pintura do retrato de Fragoso. A artista plástica, natural de Anadia, é licenciada em Pintura na ARCA – Escola Universitária das Artes de Coimbra. Com um sólido percurso profissional com exposições, coletivas e individuais, realizadas em Portugal e no estrangeiro, Dina Lopes desenvolveu uma técnica de pintura muito própria, recorrendo à sobreposição de imagens e transparências, permite que o espetador amplie a sua perspetiva visual e viaje no Tempo e no Espaço.
SOCIEDADE COLUMBÓFILA FILIADA NA ASSOCIAÇÃO DE PATINAGEM DE COIMBRA
A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, após ter consolidado os trabalhos da implementação da patinagem artística no concelho de Cantanhede e de proceder às formalidades exigidas, pela Associação de Patinagem de Coimbra, através deste organismo associativo, submeteu à apreciação da Federação de Patinagem de Portugal, sediada na cidade de Lisboa, o seu pedido de filiação de forma a vir competir, já este ano, nas provas organizadas por aquelas estruturas associativas, tomou conhecimento através da publicação do comunicado oficial da referida Federação, da sua filiação na Associação de Patinagem de Coimbra, concretizando dessa forma o desígnio da Direcção Geral e em particular dos responsáveis, técnicos e atletas da novel Secção de Patinagem.
Contando, com a disponibilidade e colaboração do Município de Cantanhede, na procura de soluções para criar as melhores condições, quer para a aprendizagem da modalidade quer para o treino dos atletas de rendimento, Mariana Veloso, técnica principal da Sociedade Columbófila, que tem desempenhado um trabalho notável, na implementação da modalidade, tem vindo regularmente a orientar os treinos dos atletas, de grau competitivo avançado, bem como das crianças, jovens e adultos que estão a iniciar a modalidade, contando com o indispensável apoio dos familiares dos alunos, que tem mantido um acompanhamento permanente.
Paralelamente e com o objectivo de continuar a alcançar um crescimento gradual do número de praticantes nas aulas de aprendizagem da modalidade a Direcção Geral em colaboração com os técnicos, continua a proporcionar a todas as crianças, jovens e seniores, participarem em aulas experimentais, disponibilizando os equipamentos técnicos necessários a esta modalidade, decorrendo as referidas aulas de aprendizagem, que permitirão iniciar a prática da modalidade, às terças-feiras das 21h30 às 22h15 e aos sábados, das 10h00 às 11h30.
Qualquer informação estará disponível, nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, ou através dos telefones 231423186 e 963784373.
Leitura do responso é o atractivo da iniciativa. ENTERRO DO ENTRUDO VOLTA A ANIMAR FESTA DE CARNAVAL EM PEDORIDO
Tomada de posse do Conselho Municipal de Juventude de Reguengos de Monsaraz
Proença-a-Nova | Cortiçada Art Fest entra na fase de internacionalização do projeto
Proença-a-Nova | Agrupamento de Escolas recebe mesas e ecrãs interativos
XXIII FESTIVAL DE MÚSICA AL-MUTAMID APRESENTA MÚSICA ÁRABE COM MONIA ABDELALI EM SILVES
Festival Internacional de Cinema de Turismo realiza-se nas Caldas da Rainha
ANAM inicia em Aveiro a rota 2023 de encontros com municípios
Primeiro-Ministro dá aula inaugural na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica
Figueiró dos Vinhos | Empreendedorismo nas Escolas 2023/2022
Município de Reguengos de Monsaraz lança VisitReguengos nas redes sociais