domingo, 5 de fevereiro de 2023

PSD Aveiro destaca nove anos de Mudança em Aveiro

 Militantes reunidos este sábado dão nota muito positiva ao trabalho da Aliança com Aveiro no início do ano que comemora uma década de trabalho no Município de Aveiro.
Este sábado, 04 de fevereiro, a Junta de Freguesia de Santa Joana, recebeu o primeiro Plenário de Militantes da Secção de Aveiro do PSD, num momento muito participado que analisou a atual situação política local, realçando o bom trabalho da Câmara Municipal de Aveiro na gestão do Município.
A reunião magna do PSD Aveiro, abordou de forma destacada as decisões tomadas em sede de Reunião de Câmara e de Assembleia Municipal, de aprovação da integração do saldo de 2022, no valor de 37,4 milhões de euros, no Orçamento de 2023 da CMA. As contas apresentadas traduzem-se na contínua redução da dívida e na consolidação financeira da Autarquia, no aumento da sua capacidade de pensar, planear e executar projetos nas diversas áreas de atuação da CMA, com prioridade à Educação, Qualificação Urbana, Ambiente, Cultura e Inovação, desenvolver cooperação positiva, ativa e geradora de crescimento, com as Juntas de Freguesia, as Associações, as Forças Vivas do Município.
Os Cidadãos hoje conhecem o trabalho da Câmara de Aveiro, sabem que as contas que apresentamos ano após ano estão certas, que temos competência e qualidade nos serviços que prestamos aos Cidadãos e que utilizamos bem o Orçamento na qualificação do Município, realizada de forma regular e distribuída por todo o Município, com o devido planeamento e a necessária sustentabilidade financeira, elevando o nível de qualidade de vida dos Cidadãos.
Na última década (2013-2023), o nosso Município, com a Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM), liderada por Ribau Esteves, passou a ser um Município em grande de crescimento, ao nível da dimensão do investimento da CMA, do investimento privado, da sua notoriedade politica, da sua capacidade de ser importante na Região de Aveiro, no País e na Europa e é este bom legado – totalmente bom – que é escrutinado todos os dias pelos Cidadãos, com um balanço muito positivo e a confiança renovada nas duas últimas Eleições Autárquicas, sempre em crescendo de votação.
Este é o legado que o PSD (e a Aliança com Aveiro – PSD/ CDS-PP/ PPM) está a deixar para o futuro do Município e a única herança que permite a Aveiro continuar o seu desenvolvimento e crescimento económico e social na próxima década.
Mas esta Câmara e este Município que hoje temos, nem sempre foram assim, nomeadamente tenho em linha de conta o legado recebido dos anos em que o Partido Socialista e Alberto Souto governaram os destinos da Autarquia (1998 – 2005).
Em 2005, ano em que os eleitores Aveirenses atribuíram a Alberto Souto e ao Partido Socialista, uma pesada derrota nas Eleições Autárquicas, o anuário financeiro dos municípios portugueses indicava Aveiro como o quarto município do País com maior endividamento líquido, o quarto com maior saldo negativo entre as receitas e as despesas comprometidas e o sexto com maior passivo exigível nesse mesmo ano. O que se traduziu numa dívida global que ascendeu a cerca de 250 milhões de euros e que contribuiu – em larga medida – para o atraso de Aveiro no quadro do desenvolvimento do País.
Somos por isso obrigados a lembrar a Comissão Política do PS Aveiro de que os aveirenses, não se esquecem de forma alguma das dívidas, da ingerência, do despesismo e da falta de compromisso, da governação de Alberto Souto e do Partido Socialista, em Aveiro.
No PSD e na Equipa da Aliança com Aveiro, continuaremos atentos, empenhados e focados em trabalhar na boa herança a entregar aos nossos filhos e netos, em súmula, pela boa e renovada herança a entregar aos Aveirenses.
 
Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

Traficantes abalroam lancha da Polícia Marítima

Uma embarcação de alta velocidade abalroou uma embarcação da Polícia Marítima, no sábado, numa situação de violência pouco habitual. Dois elementos da Polícia Marítima ficaram feridos e outros dois caíram à água.
O caso aconteceu no Algarve quando as autoridades portuguesas abordaram uma outra lancha, suspeita de tráfico de droga.
A Autoridade Marítima Nacional admite que nos últimos dois meses a reação dos traficantes tem sido cada vez mais agressiva.

SIC Notícias

Em Portugal há 90 empresas interessadas na semana de quatro dias de trabalho

Segundo a ministra do Trabalho, as empresas interessadas são de vários setores, sobretudo da indústria, comércio, informação e comunicação, com variedade geográfica e de diferentes dimensões.
O número de empresas que manifestaram interesse em aderir ao programa-piloto da semana de trabalho de quatro dias totaliza 90, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
"Temos neste momento, 90 empresas que manifestaram interesse em participar" no projeto, disse a ministra em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios, acrescentando que o prazo para a inscrição nos projetos-piloto termina dia 15.
Segundo a ministra, as empresas interessadas em aderir ao projeto da semana de quatro dias de trabalho são de vários setores, sobretudo da indústria, comércio, informação e comunicação, com variedade geográfica e de diferentes dimensões.
Ana Mendes Godinho revelou ainda que, no âmbito do processo de digitalização do ministério, entra em vigor no próximo mês o apoio judiciário na hora para quem precisa de apoio no acesso à justiça.
Quanto às alterações laborais no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, a ministra garantiu que, assim que a legislação entrar em vigor, será publicado o diploma que define o limite de isenção para as despesas com teletrabalho.
Ministra não se compromete com aumentos intercalares
Já perante o intensificar da contestação social, a governante disse que "estamos num momento em que é evidente que a valorização dos salários é crítica do ponto de vista social".
Ana Mendes Godinho assumiu que o salário mínimo "é mesmo o mínimo, abaixo do qual não é admissível que alguém esteja a trabalhar", mas não se comprometeu com aumentos intercalares no âmbito do processo de avaliação da aplicação do acordo de rendimentos e competitividade assinado em outubro na Concertação Social.
Entre as medidas previstas no acordo, a ministra realçou uma medida dirigida às empresas que contratem jovens com contratos permanentes e um valor mínimo de 1.320 euros de vencimento.

SIC Notícias/Lusa

Pescador desaparecido ao largo do cabo de Sines

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral indicou que o alerta foi dado pelas 22:00 de sábado.
Um pescador desapareceu no sábado ao largo do cabo de Sines (Setúbal), estando a decorrer buscas por terra e mar, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral indicou que o alerta foi dado pelas 22:00.
As operações de busca por terra e mar estão a ser desenvolvidas por nove operacionais, auxiliados por uma moto de água, um barco salva vidas e um veículo terrestre dos bombeiros de Sines.

SIC Notícias/Lusa

Pelo menos dois mortos e 14 feridos em incêndio num prédio na Mouraria

O alerta foi dado ao início da noite de sábado.
Um incêndio deflagrou, sábado, no rés-do-chão de um prédio na Rua do Terreirinho e de acordo com os bombeiros já foi extinto. Terá provocado pelo menos dois mortos e 14 feridos, entre os quais quatro crianças.
Os feridos são ligeiros e foram encaminhados para o Hospital de Santa Maria e o Hospital de São José. As quatro crianças deram entrada no Hospital Dona Estefânia.
Tiago Lopes, do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, avança que as vítimas viviam no ré-do-chão e, quando os bombeiros chegaram ao local, os habitantes estavam a tentar auxiliar as vítimas do incêndio.
Presidente da Câmara de Lisboa dirigiu-se até ao local do incêndio para falar com famílias
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, garantiu esta noite apoio para os desalojados do incêndio.
Toda a gente vai ter onde dormir. Os desalojados são alguns, não tenho os números mas vamos ajudar todos", garantiu o presidente da Câmara em declarações aos jornalistas no local do incêndio, que foi combatido por mais de 60 operacionais.
Carlos Moedas deixou "uma palavra" de apoio às famílias das vítimas e disse que os feridos estão a ser acompanhados.
O autarca remeteu para mais tarde outras informações, nomeadamente sobre se as vítimas do incêndio, que foi extinto em pouco mais de meia hora, viviam todas no mesmo local.
O alerta foi dado por volta das 20:35.
No local estão 50 operacionais da PSP, do INEM, do Regimento de Sapadores de Bombeiros e 20 viaturas.
As causas do incêndio estão a ser investigadas.

SIC Notícias
Imagem: CNN Portugal

Encontrado corpo a sul da Ponta do Facho em Alcobaça


Foi ontem de manhã encontrado um corpo a flutuar a sul da Ponta do Facho, no concelho de Alcobaça, desconhecendo-se as causas que estão na origem desta ocorrência.

Na sequência de um alerta recebido pelas 10h25, através de um popular que se encontrava na zona, a informar para a presença de um corpo a flutuar a sul da Ponta do Facho, foram ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, bem como dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça. Para o local descolaram-se também elementos da Polícia Judiciária.

À chegada ao local, constatou-se que se tratava de um corpo em avançado estado de decomposição, tendo sido removido da água pelos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto. Foi contactado o Ministério Público, tendo o óbito sido declarado no local pelo Delegado de Saúde e posteriormente transportado para o Instituto de Medicina Legal da Leiria, pelos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.

O Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré tomou conta da ocorrência.

Português detido em navio carregado com 5,4 toneladas de haxixe

 A ação, que resultou na detenção da tripulação, foi desenvolvida pelo Serviço de Vigilância Aduaneira da Agência Tributária, no âmbito do patrulhamento das águas espanholas.
Um português e três espanhóis foram detidos pelas autoridades espanholas, que intercetaram um navio pesqueiro com bandeira de Portugal carregado com 5,4 toneladas de haxixe perto da Ilha Cristina, Huelva.
ação, que resultou na detenção da tripulação, foi desenvolvida pelo Serviço de Vigilância Aduaneira da Agência Tributária, no âmbito do patrulhamento das águas espanholas.
A operação do navio foi abortada justamente no momento em que a tripulação do pesqueiro se preparava para transpor a droga para uma lancha, anunciou este sábado a Agência Tributária, em comunicado.
Esta operação contra as redes de tráfico internacional de droga que operam na costa de Huelva teve início em 01 de fevereiro, quando os meios aéreos de vigilância aduaneira observaram, a 15 milhas da Ilha Cristina, uma embarcação pneumática com potentes motores, que seguia sem luzes rumo à costa.
Seguiu-se uma "perseguição sigilosa" do alvo, com unidades áreas e navais, e quando a lancha se aproximou do pesqueiro e começou o "movimento" das tripulações, interveio o patrulha "Alcatraz", da Vigilância Aduaneira.
Barco intercetado foi conduzido ao porto de Huelva
As embalagens iam empilhadas no porão do pesqueiro, com o nome "Praia de Montegordo" e bandeira de Portugal.
Às quatro pessoas detidas imputa-se um delito de contrabando e contra a saúde pública, segundo a agência EFE.
O barco intercetado foi conduzido ao porto de Huelva, onde se realizou uma vistoria aprofundada, em que foram identificados 150 fardos apreendidos, com um peso total de 5.400 quilos de resina de haxixe.
droga, a embarcação e os detidos foram colocados sob a jurisdição o Julgado de Instrução Criminal número 4 de Ayamonte, com funções de guarda.
A investigação continua aberta e não se descartam novas detenções.

SIC Notícias/Lusa
Imagem: TSF

Bebé de quatro meses morre ao cair ao mar durante travessia de migrantes

O bebé de quatro meses é uma das 10 vítimas que morreram ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália. Mais de 50 migrantes tentavam chegar a Itália vindos da Tunísia.
Dez migrantes morreram ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália. Entre as vítimas está um bebé de apenas quatro meses, que caiu da embarcação.
Na madrugada de sexta-feira, a bordo de um barco de pesca, 52 migrantes tentavam chegar a Itália vindos da Tunísia.
Cinco homens e três mulheres não resistiram à viagem: terão morrido de hipotermia e foram encontrados pelas equipas de resgate entre os sobreviventes. Há também relatos de um bebé de quatro meses que desapareceu no mar, depois de ter caído dos braços da mãe, demasiado fraca para o segurar. Um homem que seguia no barco também se terá afogado.
Os Médicos Sem Fronteiras criticam a situação "inaceitável" e falam numa tragédia podia ter sido evitada.
Até porque, neste mesmo dia, outros três barcos com 156 pessoas foram escoltados pelas autoridades italianas até Lampedusa.
Nos últimos três anos, o número de migrantes que tentam chegar a Itália a partir do norte de África tem aumentado cada vez mais. Só em janeiro de 2021 foram 1.039. No mesmo período de 2022, mais do que duplicou e no mês passado esteve perto dos cinco mil.
Desde que Giorgia Meloni chegou à liderança do Governo italiano, o país apertou as regras à atividade das embarcações de resgate de refugiados.
Sendo a ilha de Lampedusa um dos principais destinos dos migrantes, ainda esta segunda-feira a primeira-ministra pediu à União Europeia uma reforma às leis que regulam o fluxo migratório. Diz que Itália não consegue lidar com o problema sozinha.

Maria Gaspar/SIC Notícias

Pão-de-ló de Ovar considerado um dos melhores bolos do mundo


É 18º na lista dos 50 melhores no "The Taste Atlas", portal internacional de gastronomia.
Quem já conta muitos anos a fazer pão-de-ló de Ovar tem uma boa explicação para o bolo ter sido de novo distinguido. O verdadeiro pão-de-ló de Ovar está agora entre os 50 melhores bolos do mundo.
Classificação atribuída pelo portal internacional "The Taste Atlas", um guia especializado em gastronomia tradicional.
É número 18 no ranking e o único representante da doçaria portuguesa entre os cinquenta melhores.
Apenas um dos quase vinte produtores de pão-de-ló de Ovar, faz exportação do produto.
Este título deverá ajudar a promover, dentro e fora do país, aquele que é o principal embaixador da cidade.
A classificação como um dos melhores bolos do mundo, foi atribuída após avaliações de apreciadores e especialistas de quase uma centena de países.
É mais um título que orgulha a associação de produtores.
Em Ovar fabricam-se milhares destes todos os anos.
Esgotam sempre em épocas festivas como a Páscoa e o Natal.

Catarina Carvalho/Sérgio Campos/SIC Notícias