segunda-feira, 15 de abril de 2019

Covilhã | CORES E SONS DE ABRIL ANIMARAM O MAIOR CEREJAL DE PORTUGAL


O maior cerejal de Portugal recebeu este sábado a iniciativa “Cores e Sons de Abril”, um evento dedicado às artes que envolveu pintores, fotógrafos e músicos numa simbiose perfeita com a natureza, que serviu também para comemorar os valores de Abril e valorizar o património rural, no âmbito do “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”. 

A Quinta das Rasas, situada no Ferro, brindou ainda os participantes com uma prova de degustação de produtos endógenos. Tudo ao som da Banda da Covilhã, que realizou um ensaio aberto no terreiro principal e depois atuou, em toque de marcha e ao som do Grândola Vila Morena, pelos pomares da quinta. 

Para a Vereadora Regina Gouveia, o evento «permitiu reforçar a visibilidade de um património único, que tem de ser preservado e dignificado pelas novas gerações. Os fotógrafos e os pintores que se associaram à iniciativa vão registar estas belas paisagens com as suas objetivas e telas». 

Os trabalhos resultantes deste dia serão mostrados ao público numa exposição a inaugurar no dia 25 de abril, no átrio da Câmara Municipal da Covilhã. 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemora-se a 18 de abril e visa promover o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, adotou este ano o tema “Património e Paisagem Rural”, com o objetivo de “promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, para estimular a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos”.

Cantanhede | Acompanhado pela presidente da Câmara Municipal Secretário da Modernização Administrativa visitou Loja do Cidadão



O Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, esteve hoje, 15 de abril, na Loja do Cidadão de Cantanhede, uma visita que serviu para assinalar o nono aniversário dos serviços abertos ao público em 29 de março de 2010, no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal. Recebido pela presidente da autarquia, Helena Teodósio, aquele membro do Governo manifestou-se “agradavelmente surpreendido com a dimensão do espaço, que não conhecia e que é bastante apreciável, e também com o modo funcional como estão organizadas as áreas de atendimento”. Luís Goes Pinheiro fez “um balanço extremamente positivo da atividade da Loja do Cidadão de Cantanhede”, adiantando que, “ao longo destes quase dez anos foram mais de 900 mil os atendimentos por ano.
Segundo o secretário de Estado, “esta é uma boa forma de manter a administração pública próxima dos cidadãos com serviços de qualidade numa solução integrada que representa benefícios também para as entidades envolvidas”.


No mesmo sentido foi a intervenção de Helena Teodósio, que sublinhou “as vantagens da Loja do Cidadão de Cantanhede, não apenas para a população deste Município, mas também para pessoas de concelhos limítrofes que aqui vêm tratar de situações relativas a vários tipos de documentos”. Para a líder do executivo camarário, “estamos perante um bom exemplo de descentralização, que aliás foi levado mais longe com a criação de Postos de Atendimento nas freguesias de Ançã, Febres e Tocha. Só é pena que o processo não tenha contemplado as devidas contrapartidas financeiras por parte da Administração Central, o que tem obrigado o Município e as juntas de freguesia a fazer um esforço para suportar os custos além do que seria espectável”. Apesar disso, afirmou a autarca, “a Câmara de Cantanhede está interessada em abraçar todos projetos de modernização administrativa que o Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa venha a empreender”, um repto a que Luís Goes respondeu, dizendo que “então o Município de Cantanhede vai ter notícias nossas muito em breve”.
A Loja do Cidadão de Cantanhede, a primeira de segunda geração no Distrito de Coimbra, está a funcionar no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários, que foi sujeito a obras de recuperação e adaptação realizadas para esse efeito pela Câmara Municipal. Trata-se de uma estrutura de atendimento baseada num conceito que assenta na concentração, no mesmo espaço, da generalidade dos serviços públicos da administração central e dos municípios, entre os quais os do Instituto de Registos e Notariado, Caixa Geral de Aposentações, Instituto de Segurança Social, Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, Câmara Municipal e INOVA-EM, entre outros.

Novo Banco recebe dois mil milhões do Fundo de Resolução até 2021

Sobram perto de mil milhões de euros da garantia de 3,9 mil milhões de euros concedida pelo Estado aquando da venda do Novo Banco à Lone Star. 
Resultado de imagem para Novo Banco recebe dois mil milhões do Fundo de Resolução até 2021
Expresso
Em 2019, como já se previa, o valor ascende a 1.149 milhões de euros, depois de o Fundo de Resolução já ter injetado 792 milhões de euros em 2018. Agora, no Programa de Estabilidade para 2019-2023, o governo indica que o banco deverá ainda receber 600 milhões de euros em 2020 e 400 milhões de euros em 2021. Não há, para já, qualquer valor estimado para 2022 e 2023.
No total, se se verificarem os valores previstos, sobram 959 milhões de euros da garantia pública de 3.900 milhões de euros que o Estado concedeu à Lone Star quando vendeu o banco, em 2017.
Do lado da receita, o executivo espera arrecadar 166 milhões de euros por via da recuperação de garantias do BPP.
Na última década, as ajudas do estado à banca ascenderam a 19 mil milhões de euros, entre capital injetado e juros pagos e recebidos - mais do que o Governo orçamentou para os ministérios da Saúde e Educação em 2019.
TSF / Vítor Rodrigues Oliveira

Grândola celebra Abril com flores comestíveis

Resultado de imagem para Grândola celebra Abril com flores comestíveis
Cardápio
Amores-perfeitos, pétalas de rosa e de cravo, capuchinhas, violetas e margaridas são algumas das flores comestíveis em destaque na mostra gastronómica "Em Abril Flores Mil" que abre na sexta-feira, em Grândola, no distrito de Setúbal.
A iniciativa, que vai na 5.ª edição e decorre até 5 de maio, é promovida pela Câmara Municipal de Grândola e coincide com as comemorações dos 45 anos do 25 de Abril neste concelho do litoral alentejano.
A mostra gastronómica, segundo o município, conta com a participação de 13 restaurantes do concelho, que vão incluir nas suas ementas “quatro dezenas de pratos culinários” com “sabores e fragrâncias coloridas”, como a flor de borragem, flor de alecrim, flor de carqueja, rosas, begónias ou brincos de rainha.
Além de explorar a coincidência do símbolo da revolução do 25 de Abril ser um cravo vermelho e das celebrações anuais “ocorrerem em plena primavera”, a mostra procura focar-se nas “tendências da nova cozinha”, que “recorre cada vez mais à inclusão de produtos novos, como as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários”, referiu a autarquia.
Bochechas de porco com cerveja e migas de espargos com flor de sálvia, pataniscas de couve e salada de bacalhau com capuchinha, tamboril frito com farinha de milho, espargos verdes e flor de mel, salada de favinhas com bacalhau, laranja e flores comestíveis, tártaro de atum com abacate e flores exóticas e picantes são algumas das propostas nas ementas dos restaurantes.
Para os apreciadores de sobremesas, não faltam iguarias como a mousse de limão com brincos de rainha, gelado de pinhão com migas doces, 'huacatay' e flor de borragem, bolo de chocolate e menta com flores de sardinheira ou o cheesecake de pêssego, tomilho-limão e pétalas de rosa vermelha.
O programa da mostra gastronómica contempla ainda atividades ao ar livre com oficinas de cozinha, 'workshops' sobre o significado das flores (04 de maio) e passeios pedestres pela Rota Serra de Grândola (25 de abril).
A praia da Aberta Nova, na freguesia de Melides (Grândola), recebe no domingo de Páscoa uma ação de “amostragem de insetos”, dirigida pela equipa de investigadores do projeto Lista Vermelha de Invertebrados, com o objetivo de “contribuir para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária” da Rede Natura 2000.
A mostra, que propõe comemorar abril com flores à mesa, conta ainda com uma Oficina de Cozinha, no dia 27 deste mês, a cargo do chefe Jorge Rodrigues, que vai ensinar os participantes a “combinar a cozinha regional e tradicional portuguesa com toques mediterrânicos e a cozinha criativa”.
O evento "Em Abril Flores Mil" despede-se com um desfile de gigantones, a 5 de maio, às 10:30, no Largo São Sebastião, em Grândola.
Lusa

Mira | Ajuda a Larinha a ir a Espanha!

A Larinha é uma criança da Praia de Mira que está a necessitar de uma ajuda da parte de todos nós.
Por mais pequena que seja, a sua contribuição será muito bem vinda!
"Sou a Lara e preciso da tua ajuda! Tenho 6 anos (faço 7 no próximo dia 19) e tenho paralisia cerebral e epilepsia.
Desde os dois anos e meio que faço terapias intensivas. Neste momento já consigo gatinhar muito bem sozinha, mas precisamos de avançar na minha reabilitação. Sonho muito em um dia poder vir a andar sozinha, mas ao longo destes anos fui ganhando uma deformação no meu pé esquerdo e que tem tendência a piorar cada vez mais. O que aconteceu foi que apesar de toda a fisioterapia que tenho feito, os meus ossos foram desenvolvendo normalmente, mas os meus tendões sobretudo do pé foram ficando encurtados e neste momento quando fico de pé, além de colocar o meu pezinho todo para dentro ainda tenho a tendência para caminhar em ponta.
As terapeutas quem com trabalho aconselharam a realização de uma cirurgia numa clínica em Barcelona com o Dr. Igor Nazarov, especialista nesta técnica. E é por isso que aqui estou hoje.
Preciso de realizar com alguma urgência esta cirurgia denominada de Miotenofasciotomia. Só a cirurgia tem o custo de 4500€. Depois ainda acresce despesas de viagem e alojamento (despesas essas que os meus pais não podem pagar).
A nossa ida já está marcada para 16 de Setembro deste ano. Regressamos no dia 18. Até Agosto preciso de juntar pelo menos o valor da cirurgia, pois ela precisa de ser paga com algum tempo de antecedência para garantir a minha vaga.
Será que me podes ajudar nem que seja só com 1€?? Pouquinho a pouquinho eu acredito que todos juntos vamos conseguir que eu realize esta cirurgia tão importante para mim".
Fonte: Mira Online 

Prisão preventiva para homem detido por pornografia de menores na Mealhada

Um programador informático residente na Mealhada, distrito de Aveiro, detido por pornografia de menores e tráfico de estupefacientes, vai aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva, informou hoje fonte policial.
Resultado de imagem para Prisão preventiva para homem detido por pornografia de menores na Mealhada
Jornal de Notícias
Em declarações à Lusa, fonte da Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro disse que o suspeito, de 43 anos, foi detido na quinta-feira e foi presente a primeiro interrogatório judicial no sábado, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa.
Num comunicado divulgado hoje, a PJ refere que, na altura da detenção, o suspeito tinha na sua posse mais de 25 mil ficheiros multimédia (vídeo e imagem) de pornografia de menores.
“Os indícios até ao momento recolhidos pela investigação permitem concluir que o suspeito se tem dedicado ativamente à importação e distribuição de vídeos e de imagens de cariz pornográfico, em que são intervenientes crianças em práticas sexuais explicitas com adultos, a maioria claramente de tenra idade”, refere a mesma nota.
De acordo com a investigação, o suspeito desenvolvia a sua atividade delituosa usando programas de partilha e recorrendo a ‘sites’ da Internet que obrigam ao registo dos utilizadores, sendo os conteúdos disponibilizados apenas a quem possui códigos de acesso.
A PJ refere ainda que o ‘modus operandi’ do suspeito denota “evidente grau de sofisticação”, fruto dos seus conhecimentos avançados de informática, adquiridos ao longo da carreira profissional nesta área.
“Um dos meios para dissimular a sua conduta criminosa era a utilização de um sistema operativo periférico, que lhe permitia evitar a criação do histórico de partilhas no computador habitualmente usado”, explica a PJ.
Na sequência de busca domiciliária realizada na residência do suspeito, foram apreendidos os equipamentos informáticos usados na prática criminosa e também cerca de noventa doses de produto estupefaciente (canábis).
A Judiciária adianta que a investigação vai prosseguir no sentido de determinar a conexão desta atividade delituosa com terceiros que se dedicam a práticas criminosas da mesma índole.
Lusa

Programa de Estabilidade: Governo admite margem para aumentos salariais mas diz que cabe ao futuro Governo decidir

O ministro das Finanças disse hoje que caberá ao futuro Governo decidir sobre aumentos salariais na função pública, admitindo que o Programa de Estabilidade permite que as remunerações no Estado retomem a sua "total normalidade" na próxima legislatura.
Resultado de imagem para Programa de Estabilidade: Governo admite margem para aumentos salariais mas diz que cabe ao futuro Governo decidir
Na conferência de imprensa de apresentação do Programa de Estabilidade para 2019-2023, em Lisboa, Mário Centeno disse que as despesas com pessoal deverão crescer 2,4 mil milhões de euros na próxima legislatura, não se comprometendo, para já, com aumentos salariais dos funcionários públicos.
Questionado sobre se o Programa de Estabilidade contempla uma verba específica para aumentos salariais na função pública, Centeno começou por dizer que "cabe a quem conduzir a política orçamental no futuro tomar decisões sobre como afetar as despesas dentro de uma lógica de estabilidade".
"Não vou entrar nesse discurso, poderei fazê-lo noutro contexto, não hoje, porque hoje o que é preciso é passar a mensagem de que Portugal tem finalmente um contexto de estabilidade financeiro único das últimas duas décadas", sublinhou.
O ministro acrescentou ainda que as decisões que forem tomadas sobre o assunto "não podem alterar o conceito de que o Programa de Estabilidade é para todos os portugueses" e de que o aumento previsto de 2,4 mil milhões de euros nas despesas com pessoal para a próxima legislatura são "crescimentos muito significativos" até 2023.
"Decisões que se tomem sobre carreiras, sobre recuperação do tempo, limitam os graus de liberdade que futuros governos terão sobre a matéria", considerou Mário Centeno.
Porém, o ministro das Finanças defendeu que no Programa de Estabilidade "existem graus de liberdade suficientes para que a evolução dos salários da administração pública portuguesa nos próximos quatro anos retome a sua total normalidade, ou seja, que se criem condições para que os aumentos salariais normais numa relação laboral possam ser também uma realidade no futuro em Portugal".
Lusa

Tribunal decreta perda de mandato de presidente da Câmara da Maia

Resultado de imagem para Tribunal decreta perda de mandato de presidente da Câmara da Maia
TVI24 - IOL
Silva Tiago assumiu dívidas em lugar dos administradores da TECMAIA, uma empresa municipal já extinta. A decisão da primeira instância também decreta a perda de mandato de um vereador, mas não abrange o ex-presidente da Câmara e atual presidente da Assembleia Municipal, Bragança Fernandes.
O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto decretou a perda de mandato do presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, e de um vereador eleito pela mesma coligação, adiantou esta segunda-feira à agência Lusa um dos advogados do processo.
Em causa está um processo movido pelo partido Juntos pelo Povo (JPP), que critica a assunção pela autarquia de uma dívida de 1,4 milhões de euros que o Fisco imputara ao presidente da Câmara, Silva Tiago, ao seu antecessor e atual presidente da Assembleia Municipal, Bragança Fernandes, e ao vereador Mário Neves, enquanto ex-administradores da extinta empresa municipal TECMAIA.
O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto notificou hoje quer o autarca, quer o vereador com a decisão de perda de mandato, o que no entender do advogado do JPP, Miguel Santos Pereira, "é a prova de que o JPP tinha razão".
A decisão da primeira instância não abrange o ex-presidente da Câmara e atual presidente da Assembleia Municipal da Maia, Bragança Fernandes.
Na ação, o JPP pediu também a dissolução da Câmara e da Assembleia Municipal, com a consequente convocação de eleições autárquicas intercalares.
A agência Lusa tentou obter uma reação da Câmara da Maia, distrito do Porto, que é liderada pela coligação PSD/CDS-PP, bem como do advogado da autarquia, mas até ao momento não foi possível.
Lusa

Porto de Mós | Comemorações do 25 de abril

A Presidente da Assembleia Municipal de Porto de Mós, Clarisse Louro e o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, convidam a participar nas Comemorações do 25 de Abril, que terão lugar nos dias 23, 24 e 25 de abril, em Porto de Mós, cujo programa poderá consultar aqui: https://www.municipio-portodemos.pt/pages/1290?event_id=1747

Vouzela | Iniciativa realizou-se no dia 13 de abril, Onze grupos do concelho cantaram às Almas Santas em São Miguel do Mato


A freguesia de São Miguel do Mato recebeu, na noite de 13 de abril, a vigésima edição do Encontro Concelhio de Cantares às Almas Santas, numa organização da Câmara Municipal de Vouzela em colaboração com a Paróquia de São Miguel do Mato. 


Com o objetivo de revitalizar a tradição do cantar às Almas Santas e promover o encontro entre os grupos do concelho, a atividade contou com a participação de mais de 150 vozes de onze grupos do concelho. 

O encontro teve início pelas 19h, com os cânticos às Almas Santas pelas diversas localidades daquela freguesia, seguindo-se uma hora mais tarde, as atuações dos grupos na Igreja Paroquial. 

Participaram, por ordem de atuação, o Grupo de Cantares da Associação Social Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato, do Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas, do Grupo de Cantares da Associação “Os Amigos de Levides”, do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico “ As Capuchinhas de S. Silvestre”, do Grupo de Cantares às Almas Santas de Albitelhe, do Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, do Grupo de Cantares às Almas Santas de Alcofra, do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Fornelo do Monte, do Grupo de Cantares da Sociedade Musical de Paços de Vilharigues, do Grupo de Trajes e Cantares de Cambra e do Grupo de Trajes e Cantares de Loumão.

Torres Vedras | FREDERICO MORAIS FOI O VENCEDOR DO PRO SANTA CRUZ PRESENTED BY NOAH SURF HOUSE


Fotografia: Pedro Mestre
Frederico Morais foi o vencedor do Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House, etapa de categoria 3000 do circuito mundial de qualificação (QS) da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorreu entre os dias 8 e 13 de abril. Esta foi a primeira vez que um português conquistou o primeiro lugar da competição, que decorreu nas águas de Santa Cruz pelo quarto ano consecutivo.

O surfista sagrou-se vencedor este sábado, depois de ter enfrentado o marroquino Ramzhi Boukhiam, numa bateria em que cada um surfou sete ondas. Frederico Morais recebeu 3000 pontos a contar para o QS, ao somar um total de 13.60 pontos (em 20 possíveis) na final, enquanto o adversário ficaria pelos 10.34.

“Ganhar em casa, à frente destas pessoas, que me apoiaram incansavelmente, deixa-me sem palavras. É para isto que trabalhamos” afirmou o surfista. Sobre o resultado na prova, Morais confessou: “Estou sem palavras. É a minha segunda vitória de sempre no QS, a primeira foi no ano em que me qualifiquei para o World Tour [2016]. Não tive um bom início de ano na Austrália, por isso é que também estou aqui.”

Nas meias-finais, que também decorreram no sábado, Frederico Morais eliminou o francês Jorgann Couzinet, depois de ter eliminado o compatriota gaulês Nomme Mignot nos quartos de final.

Vasco Ribeiro foi o outro português que entrou na água no último dia da prova, ficando em 5º lugar ao ser afastado pelo brasileiro Luel Felipe. O surfista português fez 9.23 pontos, enquanto o brasileiro arrecadou 12.50. Desta forma, Vasco Ribeiro acumulou 1260 pontos para o circuito mundial de qualificação.

Sublinhe-se que ao longo dos vários dias de competição, que decorreu na Praia do Mirante, cerca de 100 crianças e jovens do concelho de Torres Vedras participaram em atividades de educação ambiental dinamizadas pelo serviço educativo do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras e pelos parceiros Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras e Águas do Tejo e Atlântico. A dinamização da tenda pedagógica do Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House contou ainda com o apoio da Valorsul, que disponibilizou “kits ecobags” e magnéticos “Código Reciclagem”.

O Pro Santa Cruz presented by Noah Surf House foi produzido pela WSL e contou com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, o Turismo de Portugal, MEO, Hertz, Noah Surf House, aos quais se juntaram os media partnersRTP, Sport TV, Record, Público e o MagicSeaWeed.com.

Reciclar apoia bombeiros de todo o país

Mais de 200 corporações de bombeiros de todo o país estão a participar na 4ª edição da campanha “Quartel Electrão”, uma iniciativa que conta com o apoio do Corpo Nacional de Escutas, com o objetivo de recolher equipamentos elétricos, lâmpadas, pilhas e acumuladores usados, que são convertidos em apoios para as corporações de bombeiros.
Esta iniciativa, organizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, vai oferecer uma ambulância ao quartel que conseguir juntar mais toneladas de resíduos. Serão ainda atribuídos prémios no valor total de 7.500€, que incluem equipamentos de proteção individual contra incêndios e cartões de combustível.
Entre as novidades deste ano, está a participação de 55 agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, que são parceiros das corporações de bombeiros nesta operação nacional de reciclagem. No total das três últimas edições, o valor reciclado ultrapassou as quatro mil toneladas de equipamentos elétricos usados e as 30 toneladas de pilhas e acumuladores usados.
Na última edição, o quartel de Amarante foi o grande vencedor, ao recolher 139 toneladas de resíduos.
A quarta edição do “Quartel Electrão” prolonga-se até ao final do mês de abril.

“Shaababes” arguidos em Cabo Delgado são 339 e acusados de crimes contra a vida

Os insurgentes que aterrorizam a Província de Cabo Delgado desde 2017, apelidados pelos locais de “Al Shaabab”, que estão detidos pelas autoridades e são arguidos em 19 processos totalizam 339 homens e mulheres, dos quais 275 estão em prisão preventiva indica a Procuradora-Geral da República (PGR) no Informe que brevemente irá apresentar à Assembleia da República e onde enquadra os actos bárbaros nos “crimes contra a vida” e indica que o procedimento criminal contra Andre Hannekom foi extinto.
Na Informação que deverá em breve apresentar aos deputados do Parlamento Beatriz Buchili admite que os insurgentes estão a desafiar o Governo: “Em alguns pontos da Província de Cabo Delgado, com enfoque para os distritos de Macomia, Palma, Mocímboa da Praia, Quissanga e Nangade, temos estado a registar ataques às populações e instituições do Estado, em particular, as ligadas às Forças de Defesa e Segurança”.
“Os referidos indivíduos, usavam, inicialmente, catanas e outras armas brancas para ameaçar e agredir a população, bem como incitar à desobediência colectiva às leis, tendo passado a usar também armas de fogo, e a agir em grupos de maior dimensão” constatará ainda a PGR que enquadra-os nos “crimes contra a vida”.
A Procuradora-Geral da República vai assinalar o aumento dos ataques protagonizados pelos "Al Shabaab" durante o ano passado “com homicídios e ofensas corporais, praticados de forma bárbara e cruel, ocasionando luto e tristeza no seio das comunidades, para além de forçar as populações a abandonarem os seus locais de residência em busca de refúgio, o que sugere uma organização e estruturação daqueles grupos”.
Embora sem rosto os “Shaababes”, designação dada aos insurgentes pelos locais por serem grupos maioritariamente compostos por jovens em árabe a expressão significar “A juventude”, continuam a espalhar o terror pela Província de Cabo Delgado havendo registo de ataques em pelo menos seis dos 15 distritos.
“Relacionados com estes factos, foram, ao todo, instaurados 19 processos, com 339 arguidos, entre homens e mulheres, dos quais 275, em prisão preventiva e 64, em liberdade provisória, mediante Termo de Identidade e Residência”, informará Buchili que deverá ainda indicar que “Em 12 processos foi deduzida acusação e remetidos ao Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado, encontrando-se em instrução preparatória 7 processos”.
Entre Novembro de 2017 e Dezembro de 2018 o @Verdade, e outros medias que acompanham a insurgência em Cabo Delgado com fontes no terreno, contabilizaram pelo menos 288 vítimas mortais entre os quais 148 civis, 78 membros das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e 62 “Shaababes”.
Extinto o procedimento criminal contra Andre Hannekom
No Informe a que o @Verdade teve acesso está destacado o Processo nº 356/2/P/2018, autuado no dia 17 de Dezembro de 2018. “Trata-se de crimes de homicídio qualificado, armas proibidas, associação para delinquir, instigação ou provocação à desobediência colectiva, ordem e tranquilidades públicas, mercenarismo, terrorismo e contra a organização do Estado, em que 5 indivíduos de nacionalidades moçambicana, tanzaniana e sul-africana, são indiciados de envolvimento na preparação militar e assistência logística, traduzida no fornecimento de alimentação, pagamento de ordenado a grupo de indivíduos armados que protagonizam ataques no Distrito de Palma, Província de Cabo Delgado. No processo com 5 arguidos em prisão preventiva, foi deduzida acusação e remetido ao Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado, em 24 de Dezembro de 2018. Entretanto, um dos arguidos, de nacionalidade sul-africana, perdeu a vida no dia 23 de Janeiro de 2019, estando em relação a este extinto o procedimento criminal”.
Buchili vai apelar no seu Informe: “urge adoptar mecanismos eficazes de prevenção e repressão, de modo a garantir a tranquilidade, a integridade territorial e a soberania do nosso Estado”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Apoio às vítimas do Idai: Cornelder desenvolve intensa campanha de ajuda humanitária

A Cornelder de Moçambique (CdM) encerrou, semana passada, a primeira fase do programa de assistência humanitária às vítimas do ciclone Idai, que consistiu numa mega-operação de salvamento de cerca de 2.500 vítimas das cheias que assolaram o distrito do Búzi, na província de Sofala.
Em resposta ao apelo lançado pelo Governo de Moçambique, a operação - realizada em coordenação com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), entidades de Saúde, Polícia lacustre, Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e Pescamar - consistiu na mobilização de embarcações para o resgate das vítimas, fornecimento de combustível, montagem de um posto transitório para assistência às vítimas e prestação de serviços de primeiros socorros, bem como fornecimento de refeições e vestuário. A CdM, nesta fase, também garantiu o transporte das vítimas para os vários centros de acolhimento.
Uma vez interrompidas as operações de resgate, devido à diminuição das águas fluviais no distrito de Búzi e a instalação de centros de acolhimento em zonas seguras, tendo em conta que as vias de acesso permaneciam intransitáveis, a CdM em coordenação com as outras entidades envolvidas na operação, com destaque para o INGC e o Programa Mundial Alimentar (PMA), mobilizou mais embarcações para o transporte de produtos de primeira necessidade, medicamentos, suplementos, cobertores, e fardos de roupa. Para o sucesso desta operação, foram gratuitamente disponibilizados os serviços de manuseamento e de estiva do Porto da Beira, para garantir que os produtos chegassem a tempo útil aos beneficiários.
De destacar que as operações de ajuda humanitária da CdM não se traduziram apenas à assistência directa às vítimas, mas também na concessão de descontos ou isenções de taxas de manuseamento e armazenagem, aos navios com carga humanitária que demandassem o Porto da Beira.
Para assegurar o rápido restabelecimento do abastecimento de água à Cidade da Beira, a CdM cedeu ao FIPAG-Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água, um gerador com capacidade de 1.500 KVA´s. No geral, no quadro do programa de emergência, a CdM desenvolveu acções estimadas em cerca de 50 mil dólares norte-americanos (equivalente a mais de três milhões de meticais), como sua contribuição solidária directa na ajuda aos afectados pelo ciclone Idai.
Actualmente e como forma de dar seguimento à mitigação dos efeitos nefastos do ciclone, a direcção da CdM está a equacionar outras formas de abordagem solidária que emergem da necessidade de contribuir para a normalização da vida das populações.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nyusi “força” LAM, Aeroportos e Petromoc a carregarem o Moçambola “de todos contra todos”

Em ano de Eleições Gerais o candidato do partido Frelimo e Presidente de Moçambique “forçou” as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), os Aeroportos de Moçambique e a Petromoc a carregarem o deficitário campeonato nacional de futebol no sistema de todos contra todos, cujo pontapé inicial está marcado para 27 de Abril na Cidade da Beira. São mais de 60 milhões de Meticais que superam todo dinheiro alocado as restantes 35 Federações desportivas.
Após vários avanços e recuos com negociações e renegociações pelo meio a Liga Moçambicana de Clubes LMF, com o apoio do “adepto fervoroso” Filipe Jacinto Nyusi, conseguiu materializar um campeonato nacional onde 16 clubes vão disputar o título no sistema de todos contra todos em duas voltas. Após a Assembleia Geral extraordinária que chancelou o regresso ao figurino tradicional o presidente da LMF, Ananias Couana agradeceu “o apoio e todas as intervenções de Sua Excia Presidente da República, que, uma vez mais, oportunamente interveio junto das empresas do Estado para garantir o transporte aéreo dos clubes do Moçambola”.
O @Verdade apurou que o Chefe de Estado instruiu as LAM, Aeroportos de Moçambique e a Petróleos de Moçambique a continuarem a cavar buracos nas suas deficitárias contas, as empresas estão em falência técnica, para materializar a apelidada “maior festa desportiva dos moçambicanos” mas que não consegue gerar receitas para a sua sustentabilidade e nem sequer fazer surgirem jogadores que carreguem as equipas e as selecções para troféus continentais.
O défice da LMF era de pelo menos 62 milhões de Meticais relativo as deslocações aéreas dos clubes. O @Verdade apurou que engenharia passou pelo patrocínio das passagens aéreas pelas LAM, os Aeroportos “patrocinarem” diversas taxas aeroportuárias que encarem ainda bilhetes enquanto a Petromoc, através da sua parceira PUMA, “patrocina” os combustíveis e lubrificantes que mantém os aviões no ar.
A intervenção de Filipe Nyusi enquadra-se na sua política de futebol e cerveja, único produto que não aumentou de preço desde o início da crise em Moçambique, e que o levou mesmo a “pidir” a multinacional Heineken que viabilizasse o Moçambola de unidade nacional e não no modelo de uma série do Sul e outra do Centro/Norte.
Entretanto, para tentar manter o campeonato financeiramente sustentável, na Assembleia Geral extraordinária deste sábado (13) em Maputo foi ainda aprovada a redução progressiva de clubes, em 2020 serão 14 equipas e em 2021 somente 12 disputarão o Moçambola.
O pontapé inicial do campeonato ficou marcado para o dia 27 de Abril na Cidade da Beira onde irão enfrentar-se o campeão, União Desportiva de Songo, e o promovido Têxtil do Púnguè.
Confira as restantes partidas sorteadas para a 1ª jornada:
Incomati X Ferroviário da Beira
Ferroviário de Nacala x Desportivo de Maputo
Liga Desportiva de Maputo X Ferroviário de Maputo
Maxaquene X ENH de Vilankulo
Baía de Pemba X Costa do Sol
Ferroviário de Nampula X Desportivo de Nacala
Textáfrica de Chimoio X Clube de Chibuto

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Figueiró dos Vinhos - “Empreendedorismo nas Escolas”

No âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, que Figueiró dos Vinhos integra, está a decorrer a edição 2018/2019 do programa “Empreendedorismo nas Escolas”.
Promovido pela CIMRL, tem a colaboração ativa do Agrupamento de Escolas e Município de Figueiró dos Vinhos, envolvendo o Ensino Pre-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário.
Adaptada pedagogicamente aos níveis de ensino e faixas etárias, pretende-se um contributo para a promoção da cultura de empreendedorismo, reforçando as competências dos alunos, através da realização de atividades às quais a temática está associada.
No ensino pre-escolar e ensino básico os alunos desenvolvem um trabalho conjunto que irão apresentar em data a agendar, estando envolvidos cerca de 40 crianças e educadoras. 
No Ensino Secundário, os alunos foram desafiados a participar num Concurso de Ideias de Negócio, que irão ser apresentadas em Casa da Cultura, dia 15 de maio, estando inscritos 8 grupos. Até lá decorrem sessões de geração de ideias, workshops e apoio técnico especializado, envolvendo o Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos.

Águeda | Aquisição de terreno para beneficiação do Museu Ferroviário


A aquisição do terreno junto ao Museu irá permitir ampliar o espaço e criar melhores condições para o material museológico exposto e para os visitantes 

A Câmara Municipal de Águeda adquiriu recentemente um terreno junto ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, tendo como objetivo a ampliação e melhoria daquele espaço. O terreno tem uma área superior a 2000m2 e foi adquirido por 40.000€. 

A linha do Vale do Vouga, a única linha estreita do país em funcionamento, e o complexo museológico de Macinhata do Vouga, são algo que diferencia Águeda e exemplo disso são os milhares de visitantes anuais que este espaço recebe ao longo de todo o ano, fazendo assim deste museu um dos mais visitados da Região Centro. A aquisição deste terreno irá permitir avançar com um projeto de intervenção no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga de forma a conseguir melhores condições expositivas para o material ferroviário ali existente e para os visitantes.

Jorge Almeida, Presidente do Município, referiu: “Esta intervenção será bastante importante para a freguesia e para o próprio Município. A aposta neste património diferenciador, muito procurado por entusiastas de todo o mundo, é determinante e estratégica. De referir também que o material ferroviário existente no depósito de Sernada do Vouga, assim como o próprio espaço serão também alvo de uma intervenção no futuro. Por fim quero deixar uma palavra de agradecimento aos anteriores proprietários por terem aceitado vender este terreno, e para a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga que colaborou ativamente em todas as negociações para efeito.”

Vouzela | Concerto realiza-se a 24 de abril no cineteatro,



Vozes da Terra celebram 45 anos do 25 de abril em Vouzela 
No dia 24 de abril, o grupo Vozes da Terra vai levar ao palco do cineteatro João Ribeiro, em Vouzela, o espetáculo "Vozes d'Abril". 
O concerto celebra os 45 anos da revolução dos cravos e conta com as participações especiais de Ângela Carvalhas e do Ensemble Vocal. 
Numa organização da Câmara Municipal de Vouzela e do grupo, a iniciativa tem início pelas 21h30. 

A entrada é livre.

Castelo de Paiva | Componente rural da freguesia valorizada por Gonçalo Rocha Registo de sucesso e boa adesão de visitantes na Mostra de Vinhos e Produtos Rurais de Real


Victor Quintas realçou oportunidade de negócio para produtores locais
  
Voltou a ser um êxito a 11ª Mostra de Vinhos & Produtos Rurais de Real, um certame local que, no fim de semana, teve lugar no espaço do Largo do Adro, junto à Igreja Matriz, registando a visita de milhares de pessoas, e continuando a despertar grande entusiasmo e a potenciar oportunidades de negócio, para além de uma divulgação mais ampla das potencialidades desta freguesia rural, daí que, pela sua importancia e mais valia para o concelho, tenha continuidade garantida, conforme assegurou ontem, em jeito de balanço, o presidente da Junta de Freguesia, Victor Quintas.


O evento, promovido pela Junta e Assembleia de Freguesia de Real, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, voltou a ter boa afluência de visitantes, nomeadamente no dia de omtem, contribuindo para isso, a qualidade e a diversidade dos expositores, bem como a animação musical propícia ao animado convivio e a uma salutar confraternização, entre a degustação dos sabores tradicionais e dos bons vinhos da freguesia, que voltaram a cativar apreciadores, com destaque para caravanistas e até emigrantes.

Na cerimónia de abertura, onde marcaram presença autarcas da Câmara e Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e dirigentes associativos, depois das palavras de circunstância do presidente da Assembleia de Freguesia, o autarca local Victor Quintas evidenciou a sua satisfação por ser possível continuar a apresentar uma mostra diferente, cada vez mais melhorada e com mais novidades, com o empenhamento de todos os expositores, que retrata bem as potencialidades da freguesia de Real, falando da necessidade de se continuar a promover aquilo que a freguesia tem de bom, orientando depois, um agradecimento especial para todos os expositores que sempre marcam presença no certame, ao mesmo tempo que, sublinhou o envolvimento da Câmara Municipal e a empenhada colaboração que sempre presta a esta actividade marcante da freguesia de Real.

Depois de deixar uma palavra de apreço aos expositores, com especial enfoque aos produtores locais, considerando que são estes eventos que estimulam os lavradores a melhorar e a rentabilizar a agricultura, o presidente da Junta de Freguesia de Real evidenciou satisfação pelo facto da freguesia estar a contribuir, de forma cada vez mais positiva, para a boa fama dos vinhos verdes de Castelo de Paiva, garantindo ainda que, esta Mostra de Vinhos e Produtos Rurais é uma actividade que já está consolidada e merece ter continuidade, até porque, além de ajudar a dinamizar a economia local, possibilitando escoar a produção, acaba por se traduzir num excelente contributo para prestigiar e dar a conhecer a freguesia, o seu artesanato e as suas potencialidades em vários sectores de actividade, realçando a aposta feita em matéria de animação musical, procurando cativar quem procura bons momentos de diversão num certame que cativa cada vez mais.    

         Numa intervenção, em que se congratulou com a iniciativa e que manifestou o seu apreço a este tipo de organizações, o presidente da CM de Castelo de Paiva enalteceu a capacidade de trabalho e o esforço dos autarcas locais, que tem feito muito com poucos recursos, realçando que, é com acções deste nível que se potenciam oportunidades de negócio e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes num certame de afirmação dos produtos locais, que voltou a registar bom nível de adesão, uma actividade importante que deve ser vista como uma mais valia para a freguesia e para a sua gente.

Lembrando depois que, apesar das dificuldades que se sentem, ainda existem boas apostas, nomeadamente no sector vitivinícola, que valem a pena e permitem que Castelo de Paiva possa ter uma boa presença no mercado dos vinhos verdes, Gonçalo Rocha referiu-se ao interesse deste evento enquadrado numa estratégia de afirmação daquilo que é endógeno, deixando uma saudação a todos os expositores, reafirmando a qualidade e a excelência dos vinhos de Castelo de Paiva, recordando estratégias de promoção que tem sido concretizadas, permitindo potenciar grandes vinhos e projectar mais a Sub-Região de Paiva, ajudando a afirmar este sector de actividade como uma mais valia na economia local, evidenciando o trabalho empenhado que tem sido feito em Castelo de Paiva, conseguindo-se uma qualidade de excelência, que está contribuir para uma nova dinâmica empresarial neste sector da actividade agrícola.

                Mantendo o propósito de que estas acções possam servir para projectar o que o concelho tem de melhor ao nível dos produtos rurais e do artesanato, perspectivar a força e a capacidade empreendedora da população paivense que continuam a evidenciar vontade em vencer, mostrando uma imagem bem positiva da nossa terra, o autarca paivense não deixou de evidenciar o interesse de construir uma alma e um potecial dos produtos endógenos mais representativos, a necessidade de estar unidos em prol de uma estratégiade promoção do concelho, com destaque para os valores culturais e históricos, a todos convocando para o desafio de fazer desta terra um destino atractivo, com dinâmica e pujança, rumo a um futuro que se deseja mais promissor.

Para além de vários produtores locais de bom vinho verde, com a participação de diversas quintas da freguesia, esta XI Mostra de Real  voltou ter a participação do Centro Social de Real, das colectividades da freguesia, comissões de festas, da restauração com o melhor da gastronomia tradicional, da doçaria regional, do fumeiro e do artesanato local, entre outros participantes, não faltando a animação musical nos dois dias do certame, com bailes populares, destacando-se a participação da escola de música local, entre muita animação de rua, com grupos de bombos e concertinas.

Assim, na tarde de Sábado, registou-se a presença do Grupo de Bombos de Galegoscom gigantones na cerimónia de abertura, bem como participações teatral da Micas Arrebitada, para além da presença do Grupo de Dança “ Fitness de Real ” e da exibição dasCamponesas de Real, sendo que à noite, a animação esteve a cargo do grupo de rock Out Run e da participação do DJ Bruno Falcão enquanto que, no Domingo, o certame contou com a presença de grupo de concertinas de Carregosado animado bailarico com o grupomusical Duo Som Baile, de Arouca, e do Grupo de Concertinas Diatónicos já em jeito de encerramento.

Carlos Oliveira