segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Rui Muga repete vitória em Castelo de Paiva

3ª edição da Rampa de S. Gens voltou a ser um sucesso desportivo Rosa Madureira voltou a dominar sector feminino
Em dia soalheiro de um Outono apetecível, a festa do atletismo voltou ontem ao município paivense, depois da grande jornada desportiva que foi a 13ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, realizando-se no dia de ontem, a 3ª edição da Rampa de S. Gens, mais do que um desafio único, uma prova competitiva integrada na programação dos XXXV Jogos Desportivos, até ao topo deste local emblemático da freguesia de Santa Maria de Sardoura, reunindo mais de 50 participantes, sendo que, Rui Muga e Rosa Madureira, foram os grandes vencedores desta prova paivense.
Organizada pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e ADC J. Clark, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura, este foi um desafio desportivo quase único, relevando aqueles que enfrentaram uma rampa que tem desnível médio de 16% e dois troços de pendente de 22% e 33%, apresentando uma extensão de 904 metros com partida à cota de 176 metros acima do nível do mar e meta a 322 metros, um curto traçado, mas deveras exigente para cerca de quatro dezenas de participantes neste desafio, que este ano somou a terceira edição, mais participada, se contarmos com mais de 300 participantes na tradicional caminhada, que este se voltou a realizar desde o centro da vila de Sardoura ao topo do Monte de S. Gens, onde durante a tarde decorreu um animado convívio e confraternização.
Rui Muga, veio do AJA de Mogadouro para triunfar nesta prova, com um “ tempo canhão “, conseguindo um registo de 4m,22seg, batendo o seu anterior “record” nesta corrida de 4.24 seg., conseguido no ano passado, enquanto José Carvalho, da mesma equipa transmontana foi segundo classificado na prova, com um tempo de 4,37 seguindo-se a fechar o pódio José Moreira, FC de Penafiel, com um tempo de 4,44, com Tozé Castro, EV Penaltafil na 4ª posição com 4,46, e o 5º lugar para Victor Barbosa, do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, que fez um registo de 4,56 segundos.
Já no sector feminino, a dureza desta rampa de S. Gens não intimidou a atleta Rosa Madureira, da AD do Marco, que rubricou aqui o seu segundo triunfo na prova, também com um tempo “ record “ de 5m23seg, com Amélia Vieira, do GD de Castelo de Paiva, a garantir o segundo lugar com o registo de 6,12 e Júlia Conceição, do FC de Penafiel, que fez o percurso em 6.30 a encerrar o pódio, classificando-se ainda Patrícia Ferreira, também do FC Penafiel, com 7,15 e Sandra Teixeira, do GDC de Castelo de Paiva, com 7,42 seg. nos lugares imediatos.
Acompanhado de Liliana Vieira, Vereadora do Pelouro do Desporto, José Rocha, actual presidente da edilidade paivense, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios e louvou os promotores desta grande jornada desportiva, destacando o forte envolvimento das colectividades nesta iniciativa, assim como da Junta de Freguesia de SM de Sardoura e da Câmara Municipal, manifestando também natural satisfação pelo sucesso alcançado nesta edição, considerando que tudo é possível quando se trabalha em conjunto e a comunidade é motivada para o engrandecimento do concelho, também na vertente desportiva.
O presidente da Câmara Municipal aproveitou a intervenção para valorizar este evento na componente desporto-aventura-natureza, elogiando a força do associativismo e a importância da prática do atletismo como modalidade consolidada no concelho, bem retratada nesta jornada desportiva, conseguindo assim, uma dinâmica fantástica, conciliando esta experiência competitiva única num espaço único e bastante emblemático, sinalizado como ponto de encontro e de grandeza turística, como factor de atracção que permite desfrutar de uma vista soberba e uma panorâmica deslumbrante sobre o Vale do Douro

Ricardo Cardoso, autarca de Santa Maria de Sardoura, mostrou-se agradecido a todos os participantes neste desafio e nesta jornada desportiva, evidenciou a alegria de ver as expectativas superadas, louvou as parecerias assumidas neste evento que permitiram a realização de um grande convívio, e aproveitou para destacar a valorização e a importância deste ponto turístico do concelho, um espaço de lazer que a Junta de Freguesia quer continuar a potenciar e valorizar com outras acções e intervenções.

Por ultimo, Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, evidenciou o seu contentamento pelo êxito que a prova voltou a ter, e considerou que este desafio ímpar voltou a ter um final feliz, porque serviu para promover o desporto e ao mesmo tempo valorizar um sítio fantástico, que deve ser acarinhado e respeitado por todos, endossando depois felicitações à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia pela colaboração prestada, sendo que, o dirigente paivense realçou também, a satisfação e a alegria de ver, testemunhos extraordinários daqueles que, transformados em heróis, desafiaram os limites numa corrida monte acima e que, podem no presente, transportar para o futuro o orgulho de terem estado neste momento épico do desporto em Castelo de Paiva.

Carlos Oliveira

TRANSDEV DÁ BOLEIA À LUTA CONTRA O CANCRO


A Transdev vai dar boleia ao peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e às campanhas de prevenção do cancro da mama e do cancro da próstata, “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, respetivamente. Disponibilização de cofres-fixos nas principais bilheteiras para recolha de donativos e permissão para que os voluntários da Liga se desloquem gratuitamente nos transportes Transdev nos dias do peditório, entre 29 de outubro e 1 de novembro, estão entre os contributos da transportadora para a luta contra o cancro.

Os cofres-fixos para recolha de donativos vão estar nas bilheteiras Transdev dos terminais de Aveiro, Braga, Porto, Coimbra e Viseu.

Em apoio ao movimento “Onda Rosa”, a Transdev designou ainda internamente o dia 29 de outubro como o #DiaRosaNaTransdev. Nesta data, as equipas Transdev, nomeadamente nas bilheteiras e motoristas, vão equipar-se com t-shirts rosa para promover a campanha da LPCC “Outubro Rosa” e sensibilizar colaboradores e passageiros para a prevenção do cancro da mama. Também será distribuído material de sensibilização da LPCC sobre os sinais de alerta, as medidas de prevenção e serviços de apoio ao doente oncológico e familiares.

Em novembro, a iniciativa passa por chamar a atenção para o cancro da próstata, durante a campanha “Novembro Azul”.

No âmbito da parceria com a LPCC vai realizar-se uma sessão online sobre o cancro da próstata, iniciativa específica para colaboradores Transdev. A sessão é dirigida por um médico que colabora com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e vai focar as medidas de prevenção e o reconhecimento de sintomas.

 

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 27 DE OUTUBRO NA VILA DE PÊRA, TORRINHA, BENAGAIA E VALES DE PÊRA NA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ALCANTARILHA E PÊRA ENTRE AS 9H00 E AS 15H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na Vila de Pêra, Torrinha, Benagaia e Vales de Pêra na União das Freguesias de Alcantarilha e Pêra, no dia 27 de outubro, entre as 09h00 e as 15h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin: um romance melómano, cheio de sensibilidade e humor, com tradução de Miguel Graça Moura


Intenso, lírico e autobiográfico, A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin é um pequeno grande romance para quem gosta de devorar livros ao som de música clássica. Nele, Éric-Emmanuel Schmitt, um dos 10 autores de língua francesa mais lidos em todo o mundo, mostra-nos, com inteligência, delicadeza e humor, como a música nos ensina a viver e a amar. A obra chega agora a Portugal, numa edição Guerra e Paz, com tradução do maestro Miguel Graça Moura, que estará disponível, a partir do próximo dia 2 de Novembro, na rede livreira nacional e no site oficial da editora.

«– Professora Pylinska, qual é o segredo de Chopin?» Mais do que uma pergunta, este é um ponto de partida para um romance semiautobiográfico, no qual o escritor, filósofo e realizador franco-belga Éric-Emmanuel Schmitt recorda A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin. Nele, acompanhamos o jovem aprendiz de piano na sua busca pelo segredo, guardado a sete chaves pela intransigente e excêntrica professora Pylinska, de Frédéric Chopin, pianista maior da História da música clássica: «– Há segredos que não se devem desvendar, mas sim frequentar: a companhia deles torna-nos melhores.»

No decurso das suas lições, o aprendiz irá ouvir o silêncio, colher flores de madrugada, seguir os efeitos do vento nas árvores e o movimento das ondas e aprender muito mais do que música, aprender a fazer amor, ou melhor ainda, a amar. Pelo meio, a história ganha contornos de fábula e cruza, no caminho de Éric-Emmanuel, gatos snobes, aranhas apaixonadas por música, uma tia querida e, sobretudo, as melodias de Chopin, num texto repleto de inteligência e humor.

Uma obra apaixonante, em que os grandes compositores aparecem enquanto guias espirituais e que deixa algumas interrogações que só a leitura dissipará: Poderá a obra de um músico genial dar sentido a uma vida? Irá esta ajudar o narrador a compreender o chocante segredo que envolve um ente querido?

A obra chega agora a Portugal, numa edição Guerra e Paz, com uma tradução apaixonada do maestro Miguel Graça Moura, que nela incluiu algumas notas que nos ajudam a perceber esse mundo da música clássica. A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin estará disponível na rede livreira nacional e no site da editora, a partir do próximo dia 2 de Novembro.

Esta é a primeira vez que a Guerra e Paz publica Éric-Emmanuel Schmitt. Um dos 10 autores de língua francesa mais lidos em todo o mundo – traduzido em mais de 45 línguas –, o autor recebeu inúmeros galardões, entre os quais, o prestigiado Prémio Goncourt e o Grande Prémio de Teatro da Academia Francesa.

A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin
Éric-Emmanuel Schmitt
Ficção / Romance
88 páginas · 15x23 · 10,00 €
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Ansião | Comemoração do Dia Municipal para a Igualdade


A comemoração do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinalou no passado dia 24 de outubro, foi feita com um torneio de futebol de 6.
Através da EIVL - Equipa para a Igualdade na Vida Local, o Município de Ansião levou a cabo Uma Prova de Igualdade - I Torneio de Futebol de 6, com o intuito de sensibilizar para as questões da igualdade de género no desporto.

Num total de mais de 150 participantes, distribuídos por 20 equipas, homens e mulheres juntaram-se no Espaço Multiusos de Ansião, num ambiente saudável e descontraído, tendo a constituição das equipas resultado na oportunidade de provar que o género não determina as habilidades de cada um/a.

O quadro competitivo contou com elementos de várias entidades do concelho, nomeadamente Associação Cultural, Recreativa e de Promoção Social de Lagoa Parada; Associação Cultural e Recreativa de Torre de Vale Todos; Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos; Atlético Clube Avelarense; Casa do Canto; Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda; Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge; Centro Social Paroquial de São Tiago da Guarda; Confraria Nossa Senhora da Paz; CLDS 4G; Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília; Grupo Motard Sicótesos; Junta de Freguesia de Alvorge; Os Moscardos; Santa Casa da Misericórdia de Alvorge; Santa Casa da Misericórdia de Ansião; tendo estado o Município de Ansião representado em quatro equipas.

Ainda no âmbito desta efeméride, estava previsto para o dia de amanhã, dia 26, no Auditório Municipal, o encontro Desporto Para Tod@s, simultaneamente presencial e telemático, com várias personalidades ligadas ao mundo do desporto, para um debate cujo momento de abertura contaria com a participação do Vereador do Desporto, Paulo Fernandes, e da Vereadora da Igualdade e Cidadania, Cristina Bernardino. Contudo, por motivos alheios à organização, o momento foi adiado para data a anunciar oportunamente.

Marinha Grande | Instituto Português do Desporto e Juventude promove os valores do desporto no Dia Internacional do Judo

Instituto Português do Desporto e Juventude promove os valores do desporto no Dia Internacional do Judo, 28 de outubro | 10h00 | Marinha Grande

Na próxima quinta-feira, dia 28 de outubro, Dia Internacional do Judo, pelas 10h00, na Escola Básica 2/3 Guilherme Stephens*, na Marinha Grande, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande e o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, promove a iniciativa “Like aos valores”, na qual será apresentada a brochura “Dislike ao Racismo no Desporto”, orientada para crianças e jovens, com o objetivo de prevenir atos de racismo no desporto  e apresenta a campanha “Não ao racismo no desporto”.

Numa época em que é necessário afirmar os valores do desporto e lutar contra qualquer tipo de discriminação racial, um conjunto de personalidades desportivas juntam-se numa campanha para dizer “não ao racismo no desporto”.  São embaixadores desta campanha: Jorge Pina, Nuno Delgado, Mónica Jorge e Jorge Fonseca. Para combater este flagelo, é fundamental o envolvimento e empenho de todos os agentes desportivos, dirigentes, atletas e profissionais da comunicação social.

No decorrer deste evento é entregue a Bandeira da Ética ao Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, pelo seu projeto de promoção de valores éticos, no âmbito do Desporto Escolar.

Esta cerimónia conta com a presença do Embaixador #Beactive do IPDJ, João Pedro Pais, do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE RUTE VIOLANTE NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia, no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugura a exposição de fotografia de Rute Violante “ARBÓREA", no próximo sábado, 30 de outubro, pelas 16h30, com entrada gratuita.

De acordo com a sinopse da exposição, da autoria de Paulo Kellerman, “como tantas vezes acontece no seu trabalho fotográfico, existe uma busca artística, espiritual e filosófica que transparece de forma subtil nas fotografias apresentadas. Cada foto é um convite a parar, a sentir e a simplesmente estar. Cada foto contraria a voracidade dos relógios a que todos nos submetemos, desafiando-nos a que sintamos o tempo, em vez de o perseguir, em vez de o tentar segurar”.

“O trabalho da Rute mergulha nas contradições aparentes e nas conexões invisíveis para oferecer uma perspectiva do mundo tão serena e bela quanto introspectiva e questionadora. Propondo uma criação artística que comunica simultaneamente com a razão e com a emoção, com a alma e com o corpo, ARBÓREA oferece uma possibilidade de mudança e formula um convite ao movimento”, acrescenta-se.
Rute Violante nasceu em Leiria, a 11 de Novembro de 1977. O despertador das artes só tocou depois dos 19 anos, tendo começado a fotografar com essa idade com uma câmara analógica que o seu pai lhe ofereceu.

Estudou ciências da comunicação e ciências políticas mas foi no mestrado em fotografia aplicada que encontrou o seu caminho. Atualmente é fotógrafa, formadora de fotografia, terapeuta e ativista ambiental através do seu projeto Magnificent trees inteiramente dedicado à magnificência das árvores.

Participou em cerca de duas dezenas de exposições individuais e coletivas em Portugal e ainda numa exposição coletiva em Rheine, na Alemanha.  A dança contemporânea, as árvores e o corpo humano são forças motrizes para si na fotografia.

A exposição fica patente de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30).

MUSEU DE ARTE SACRA COMEMORA 10º ANIVERSÁRIO

O Museu de Arte Sacra da Covilhã comemora neste mês de outubro o seu décimo aniversário. A Câmara Municipal da Covilhã assinala a efeméride com uma cerimónia a ter lugar na próxima quinta-feira, dia 28 de outubro, com o seguinte programa oficial:

21h00, Museu de Arte Sacra, Capela
. Momento Musical pela Orquestra Juvenil da Banda da Covilhã
. Apresentação de vídeo-documentários da história do Museu
. Comunicação do Sr. Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício
. Comunicação do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Vítor Pereira
. Momento de Homenagem ao Cónego Fernando Brito (um dos principais impulsionadores da criação do Museu)
. Evocação da Ação de D. Maria José Alçada (filantropa que cedeu o edifício que deu lugar ao Museu), com inauguração de exposição e descerramento de placa evocativa.

22h15, Sede da Banda da Covilhã, Auditório Júlio Cardona
. Porto de Honra com prova do tradicional Bolo dos Santos

O Museu de Arte Sacra da Covilhã, inaugurado a 20 de outubro de 2011, na Casa Maria José Alçada, localizada na Avenida Frei Heitor Pinto, possui uma área de exposição de 850 metros quadrados, repartida por dois edifícios.

Alberga um espólio de milhares de peças divididas por coleções de pintura, escultura, metais e têxtil, abrangendo um período que vai desde o século XV ao século XX. O património museológico segue o percurso dos sete sacramentos propostos pela Igreja Católica: Batismo, Confirmação, Matrimónio, Ordem, Penitência, Eucaristia e Unção dos Enfermos.

Além das salas de exposição permanente, este Museu tem uma sala de exibições temporárias, um jardim exterior e um pátio interior onde decorre outro tipo de apresentações.

O Museu de Arte Sacra pode ser visitado de terça a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

​ Portalegre | Vale de Cavalos exemplo na dádiva de sangue ​


Apesar de não ser sede de concelho nem de freguesia, o certo é que Vale de Cavalos foi emblemática em mais uma colheita da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – em parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. A brigada em questão teve como palco a sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos (Alegrete / Portalegre). Inscreveram-se 34 voluntários dos quais nove do sexo feminino. Depois de avaliados os presentes, dois deles não puderam concretizar a doação. Mas no total foram angariadas 32 valiosas e insubstituíveis unidades de sangue.
Alegria também por se terem efetivado cinco novos dadores de sangue, dos quais quatro mulheres. Só boas notas as que transmitimos de Vale Cavalos!

Crato e Santo António das Areias
No sábado 20 de novembro marcamos presença no centro de saúde do Crato. E volvida uma semana (27 de novembro), estaremos na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão). Sempre na parte da manhã.
Atenção que o gabinete da ADBSP, na residência do hospital de Portalegre, tem agora o seguinte horário: das 15:30 h às 17:30 horas (de segunda a sexta-feira).

Compareça e visite:

JR

Autarca de Montemor-o-Velho eleito presidente da Região de Coimbra

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, foi hoje eleito presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), disse aquela entidade que congrega 19 municípios.

A nova direção do Conselho Intermunicipal da CIM-RC, eleita por unanimidade para um mandato de quatro anos (2021-2025), integra ainda, como vice-presidentes, Raul Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira, e Luís Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

Na reunião de hoje, os representantes dos 19 municípios aprovaram, também por unanimidade, o nome de Jorge Brito para o cargo de primeiro secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal.

“A proposta da continuidade do atual titular do cargo será, agora, enviada ao presidente da Assembleia Intermunicipal que a levará a apreciação e posterior votação na próxima reunião deste órgão”, adianta um comunicado de imprensa.

A Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial 2021-2027 “está entre as prioridades da nova direção do Conselho Intermunicipal”, que vai dedicar-se a um “conjunto de metas e investimentos que traduzirão a aposta desta região na concretização da estratégia 2030 da União Europeia, centrada nos investimentos inteligentes, sustentáveis e inclusivos, aproveitando os fundos comunitários”, lê-se na nota.

A CIM Região de Coimbra é uma das maiores Comunidades Intermunicipais do país e integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares (todos no distrito de Coimbra) e ainda Mealhada (distrito de Aveiro) e Mortágua (distrito de Viseu).


Investimento de 3,27 milhões de euros: Prazo de execução do Parque Desportivo de Cantanhede já começou a contar

Está tudo a posto para o início das obras do Parque Desportivo de Cantanhede, empreitada que a Câmara Municipal adjudicou 3.277.520 euros e cujo prazo de construção começou a contar na passada sexta-feira com a assinatura do respetivo auto de consignação. O documento foi formalizado no decurso de um encontro da presidente da autarquia, Helena Teodósio, com os representantes da empresa adjudicatária, no qual participaram ainda o vereador com o pelouro do Desporto, Adérito Machado, e o presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.

Na ocasião, a líder do executivo camarário “salientou a importância do investimento para a consolidação do processo de fomento do desporto no concelho, ao permitir ultrapassar definitivamente as condicionantes que o recurso às atuais instalações provisórias. Com o novo Parque Desportivo de Cantanhede, a juntar aos de Ançã, Febres e Tocha, o concelho passa a dispor de grandes infraestruturas em número adequado para o incremento da atividade, sendo certo que vamos continuar a investir na qualificação dos equipamentos em função das necessidade, como de resto está a acontecer no Parque Desportivo de Febres e tem acontecido em recintos desportivos de menor dimensão”, adiantou a autarca.

Helena Teodósio alimenta “a expetativa de que o prazo de execução do projeto seja efetivamente cumprido, de modo a que se inicie o mais depressa possível a rentabilização do investimento projetado para facultar aos agentes desportivos locais as melhores condições possíveis para a sua atividade nos domínios da formação, desporto de rendimento e alta competição. Este é um aspeto muito importante, até porque, até que a obra seja concluída, a prática desportiva vai ter de ser desenvolvida com uma solução de recurso que coloca dificuldades e limitações bastante significativas”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal.

Com um prazo de execução de 720 dias seguidos, a empreitada contempla a execução de um edificado dividido em dois braços principais, interligados através de um átrio que funciona como ponto de charneira, o braço nascente, destinado à equipa principal de seniores e espaços da direção e o braço poente, destinado à formação e sala polivalente. O braço nascente, sob a bancada com 530 lugares sentados, está organizado de modo a responder predominantemente a uma utilização pelas equipas seniores, bem como dois balneários principais, uma zona de tratamento, jacuzzi e tanque de gelo, assim como os balneários de treinadores e árbitros.

Ainda na zona nascente do imóvel está idealizada a criação de espaços relacionados com o tratamento médico e controlo de doping a norte na parte mais próxima do átrio, prevendo que estes possam ser utilizados também pelas camadas jovens que usam o volume adjacente aos campos de treino a poente.

A memória descritiva da obra comtempla a poente seis balneários para todas as camadas da formação de atletas, dois balneários de árbitros e dois balneários de treinadores, como espaços de apoio aos treinos e jogos a realizar nestes campos. Na zona mais próxima ao átrio e com grande transparência de planos que permitem um atravessamento visual desde o pátio exterior em frente do anfiteatro até aos campos de treino, encontra-se o ginásio que à semelhança do que acontece com a zona de tratamento no volume nascente, pretende servir também as equipas seniores.

No documento pode ler-se ainda que para o piso 1 para além da cafetaria / restaurante sobre a bancada, está previsto um espaço envidraçado destinado à imprensa e sala de som e no topo sul as casas de banho públicas.

Quanto à ocupação dos espaços envolventes ao edificado para além do estacionamento, prevê-se um espaço de arrumação de equipamentos e manutenção do relvado seguido de uma zona técnica, sendo que estes espaços se encontram à cota do relvado, elevada em relação à circulação interna, permitindo o acesso direto a partir do próprio campo.

Especialista prevê “resfriamento global”

O Dr. Willie Soon [foto abaixo], especialista em clima do sol, declarou que “aproximadamente em 2050” o astro-rei entrará num cíclico mínimo solar, fato que causará décadas de resfriamento global, e não de aquecimento, como propalam certos ambientalistas.

Pesquisador da Divisão de Física Solar e Estelar do Smithsonian Center for Astrophysics de Harvard, Soon lembra que “99,1% do nosso sistema climático é alimentado pela energia do sol”.

O resfriamento global deveria preocupar mais do que o aquecimento global, embora não se deva esperar uma era glacial, mas sim uma moderada queda da temperatura global que requererá apenas medidas de prudência.

ABIM

Marinha Grande | CAMINHADA SOLIDÁRIA - END POLIO NOW

O Rotary Club da Marinha Grande promoveu a caminhada solidária "End Polio Now", que se realizou na manhã deste domingo, 24 de outubro.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, também ele rotário, marcou presença institucional na iniciativa lembrando que aquela também é a sua família e salientou a importância de ações como a que se organizou que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da comunidade.
O ponto de encontro dos caminhantes ocorreu no parque de merendas da Portela, de onde os mais de 50 participantes partiram em direção ao talhão 258 do Pinhal do Rei, que foi reflorestado em 2018 pelo movimento rotário e por dezenas de voluntários de vários pontos do país, através da plantação de 50 mil árvores.
O percurso teve a distância de cerca de 6 km e as receitas angariadas na iniciativa revertem a favor da Luta Contra a Poliomielite.


Marinha Grande | PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA COM ZUMBA

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, marcou presença no arranque do encontro de Zumba, a convite da organização, a cargo da instrutora Filipa Carvalho, na tarde de sábado, 23 de outubro, na Sociedade de Instrução e Recreio (SIR) 1º de maio, em Picassinos.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 150 pessoas, desde crianças a adultos, que praticam Zumba e foi dirigida pelos instrutores Filipa Carvalho e Nuno Antas.
O presidente Aurélio Ferreira felicitou esta organização, que junta os praticantes numa ação de promoção de vida saudável e de união entre todos.
Para a organizadora Filipa Carvalho, este evento pretende voltar a reunir os praticantes deste programa de fitness, num momento de confraternização e de alerta para a prática de atividade física.

A iniciativa teve início com uma demonstração de Zumba Kids, seguindo-se a prática de uma mega aula da modalidade, participada energicamente por cerca de 150 pessoas.

Marinha Grande | CLUBE DE ATLETISMO CELEBROU ANIVERSÁRIO

O Clube Atletismo de Marinha Grande comemorou os seus 25º e 26º aniversários, no passado domingo, 24 de outubro, numa gala que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira.
A comemoração reuniu entidades convidadas, dirigentes, treinadores, atletas, familiares e amigos, num encontro emotivo que enalteceu os valores de amizade, companheirismo e trabalho inerentes â atividade do clube.
Após o almoço de aniversário, realizou-se a Gala comemorativa, com a entrega de diplomas aos benjamins, infantis, iniciados, juniores, seniores e veteranos. Os atletas medalhados e os treinadores do ano receberam prémios de distinção, bem como os sócios que completaram 25 anos de associados.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, felicitou o clube e seus membros pela efeméride e deixou uma palavra de incentivo para que mais população venha praticar desporto, por "incutir valores como a justiça, altruísmo, trabalho em equipa".

Referiu que "o clube tem feito um trabalho notável pelo número de atletas que formou e continua a formar" e que nessa missão "o Município quer ser um parceiro ainda maior, no apoio e na facilitação de procedimentos”.

Na ocasião, discursaram também a presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; o presidente da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, António Reis; a presidente da direção do Clube, Ana Paula André; e a presidente da Assembleia geral Clube, Patrícia Angélico.

A cerimónia terminou com uma homenagem surpresa a Ana Paula André, presidente da direção do clube e ex-atleta.

Caldas da Rainha | PROTOCOLO APOIA ESTUDANTES DE MOÇAMBIQUE

CÂMARA DAS CALDAS, IPL E INSTITUTO DE BOLSAS DE MOÇAMBIQUE

A Câmara das Caldas da Rainha, o Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto de Bolsas de Moçambique assinaram, neste sábado, um protocolo de cooperação que vai apoiar quatro estudantes de Moçambique que ingressem nos cursos Técnicos Superiores Profissionais, ministrados pelo IPL.
O protocolo prevê a cedência de alojamento, a título gratuito, pelo Município das Caldas da Rainha, e a concessão da isenção de taxa de matrícula e de taxa de candidatura por parte do IPL. A redução em 50% do valor da propina anual para estudante internacional é outro dos apoios.
O Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique será responsável pela atribuição de bolsas de estudo para cobrir as despesas de deslocação a Portugal, propinas, alimentação e vivência em contexto académico.

“uma porta que se abre e que queremos manter aberta”

Para o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques, o acordo agora firmado é “uma porta que se abre e que queremos manter aberta, até para as escolas de ensino profissional do concelho e que poderão capacitar os alunos noutras áreas”.

O presidente do IPL, Rui Pedrosa, sublinhou a “colaboração ímpar” da Autarquia, referindo que “estes desafios só são possíveis com parcerias de confiança”.

A Diretora-Geral do Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Carla Caomba, agradeceu a “oportunidade que é concedida” e que vai contribuir para o desenvolvimento de “soluções profissionais para Moçambique”.

A responsável acredita que estes apoios permitem “concretizar os sonhos dos jovens moçambicanos e desenvolver o capital humano e social, que irão beneficiar as comunidades de onde [os estudantes] são provenientes”

O acordo é celebrado pelo período de dois anos letivos e aplica-se aos estudantes cujo ingresso no Politécnico de Leiria ocorra no ano letivo de 2021/2022.

Marinha Grande | E SE ASSISTISSE À NOITE A UM CONCERTO E A UMA VISITA GUIADA AO MUSEU JOAQUIM CORREIA?

A Câmara Municipal da Marinha Grande desafiou o público a assistir ao concerto de Joana Bernardes e Luís Silva e à visita guiada à exposição de astrofotografia "Cosmos 88", na noite do passado sábado, 23 de outubro.
O resultado foi uma intimista relação entre música e astrofotografia, que convidou os espectadores a conhecer o Museu Joaquim Correia de uma forma diferente e num horário menos habitual.
A iniciativa pretendeu assinalar o encerramento da exposição, tendo contado com a presença da vereadora da Cultura, Ana Alves Monteiro, que enalteceu a simbiose entre estas duas formas de arte, a música e a astrofotografia, num evento que contagiou o público.
O concerto de Joana Bernardes e Luís Silva decorreu no pavilhão onde se encontram as estátuas de grande e média dimensão. Seguiu-se a visita guiada à exposição "Cosmos 88", pelo autor Cristiano Justino, que partilhou explicações sobre astronomia e a forma como captou as imagens expostas.

O Museu Joaquim Correia, está localizado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande. Consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho, o Professor Escultor Joaquim Correia.
O acervo do Museu é constituído por várias coleções de obras de arte e por estudos, criados pelo escultor. Constam bustos, estátuas em bronze e gesso com e sem policromia, medalhas, desenhos e pinturas.

Cientistas da Universidade de Coimbra estudam o impacto das tempestades solares na rede elétrica de Portugal


As correntes elétricas geradas pelas tempestades geomagnéticas (variações bruscas do campo magnético da terra com origem em tempestades solares) podem causar perturbações na rede elétrica de Portugal? Para responder a esta questão, primeiro é necessário medir essas correntes, as designadas GICs (do inglês Geomagnetic Induced Currents).

Calcular, medir e monitorizar a amplitude destas correntes geomagnéticas induzidas em Portugal é o objetivo principal do projeto “MAG-GIC: correntes induzidas pelo campo geomagnético no território português”. Trata-se do primeiro estudo do género no país, que junta uma dezena de investigadores de dois centros de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), nomeadamente o Centro de Investigação da Terra e do Espaço (CITEUC) e o Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys-UC). Conta ainda com a importante colaboração de investigadores do Instituto Dom Luiz, em Lisboa, e de engenheiros da REN – Redes Energéticas Nacionais.

Durante dois anos, a equipa liderada por Alexandra Pais, docente do Departamento de Física da FCTUC e investigadora do CITEUC, trabalhou no cálculo numérico das GICs. Para isso, houve necessidade de recolher informação sobre as caraterísticas da rede de transporte de energia e fazer medições geofísicas que permitiram calcular a condutividade da litosfera na região de Portugal continental. Depois, para testar os valores de GICs calculados, procurou-se compará-los com observações. Para conseguir efetuar medições de GICs, a equipa contou com investigadores do LIBPhys-UC, onde se desenvolveu um sistema de aquisição, análise e registo dos dados, com acesso remoto.

«O sistema agora instalado na subestação de Paraimo (Aveiro), com a ajuda dos engenheiros e técnicos da REN, mede continuamente as correntes induzidas pelas flutuações de campo magnético terrestre nas linhas de muito alta tensão, permitindo a sua monitorização em tempo real e de forma remota, e procura compreender qual o efeito das perturbações do campo magnético terrestre, causadas por tempestades solares, na rede elétrica gerida pela REN», explica Alexandra Pais.

As tempestades geomagnéticas são originadas pela atividade do Sol. De tempos a tempos são emitidas para o espaço interplanetário nuvens de plasma que, chegando próximo da Terra, interagem com o seu campo magnético. Durante estas tempestades, «ocorrem variações rápidas do campo magnético da Terra, provocadas por correntes elétricas de intensidade da ordem de milhões de amperes. Estas correntes circulam muito acima da superfície da Terra, numa região designada por magnetosfera. Os seus efeitos são, porém, mensuráveis à superfície, concretamente no observatório magnético de Coimbra», esclarece a docente do Departamento de Física da FCTUC.

Ao longo do projeto MAG-GIC, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a decorrer de 2018 a 2022, «calculámos a distribuição de GICs nas subestações da rede elétrica da REN, ao mesmo tempo que identificámos os fatores a que os valores estimados são especialmente sensíveis», acrescenta. As medições que estão agora a ser realizadas no âmbito do projeto são essenciais para confirmar quais são os efeitos da meteorologia espacial (Space Weather) na rede nacional de transporte de energia. Por isso, adianta Alexandra Pais, o passo seguinte da investigação será «perceber como é que estas correntes afetam individualmente os diferentes elementos do circuito elétrico, em particular os transformadores das subestações da REN».

«Esperamos no futuro poder dar continuidade ao trabalho desenvolvido, instalando mais sensores, como o de Paraimo, noutras subestações da REN», conclui.

Mais informação sobre o projeto MAG-GIC está disponível em: https://www.uc.pt/en/org/maggic.

Cristina Pinto

Um morto e 15 feridos leves em acidente entre autocarro e automóvel na Batalha

Um acidente ontem à tarde entre um autocarro e uma viatura ligeira no IC2, no concelho da Batalha, provocou um morto e 15 feridos ligeiros, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

O acidente ocorreu no IC (itinerário complementar) 2, também conhecido como estrada nacional número 1, na zona da Canoeira, concelho da Batalha, por volta das 17:00, disse à agência Lusa fonte do CDOS.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR de Leiria, a vítima mortal, que estava na viatura ligeira, era um jovem de 19 anos.

O óbito foi confirmado no local, referiu a mesma fonte, não conseguindo confirmar se a vítima era o condutor da viatura ligeira.

Face ao acidente, o trânsito decorre “em circulação alternada”, acrescentou.

No local, estiveram meios da GNR, do INEM, bem como vários operacionais de corporações de bombeiros da Batalha e de concelhos vizinhos.

Madremedia/Lusa

Farmácias e SNS vão ter quase três milhões de vacinas contra a gripe

É o maior número de sempre. Autoagendamento para quem ainda não foi chamado começa na terça-feira.

As farmácias já têm vacinas contra a gripe para os utentes com receita médica. Neste ano, compraram 700 mil doses – mais 200 mil do que no ano passado. No total, as farmácias e o Serviço Nacional de Saúde (SNS) terão quase três milhões de doses, o maior número de sempre.

A presidente da Associação Nacional de Farmácia (ANF), Ema Paulino, diz que há muita gente em lista de espera, mas acredita que as vacinas vão chegar para todos os que precisam.

“Temos farmácias com algumas centenas de pessoas à espera, mas estamos convictos de que, com o aumento do número de vacinas disponível este ano, vai ser possível vacinar a população de risco”, afirma à Renascença.

A grande maioria das 700 mil doses adquiridas chegam, nesta segunda-feira, às farmácias.

Tal como no ano passado, as farmácias vão ainda ter 200 mil doses do SNS para distribuir gratuitamente pelos utentes de risco (pessoas com menos de 65 anos, mas com doença cardiovascular, insuficiência renal, trissomia 21, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crónica, doença neuromuscular ou imunossupressão).

Estas doses vão estar disponíveis a partir da terceira semana de novembro.

Na terça-feira, dia 26, começa o autoagendamento da vacina para os cidadãos com mais de 80 anos que ainda não foram chamados para a vacinação da gripe e contra a Covid-19.

Anabela Góis/Marta Grosso/RR

O incrível apagão do Ala-Arriba em plena luz do dia!

 Perdulário na primeira parte e com uma segunda metade má demais para ser verdade: eis o retrato de uma equipa mirense que eclipsou perante uma equipa do seu campeonato...

Imagine, caro leitor, uma equipa a jogar apenas regularmente durante 45 minutos e ser capaz de desperdiçar um penalty, marcar um golo pouco depois e falhar várias oportunidades para matar o encontro na primeira parte.

Depois, imagine esta mesma equipa, ver o pássaro voar no final do jogo, fruto de falhas defensivas em abundância, um meio campo inoperante, um ataque inconsequente e... um penalty sofrido aos 90 minutos!

Sim, este foi o retrato de um encontro onde a equipa da casa deixou escapar os 3 pontos de uma forma incompreensível frente a um São Silvestre que, mesmo sem jogar melhor, teve muito mais garra na parte final, para além de um banco que transformou o seu futebol e o resultado.

A equipa de Mira saiu, deste encontro, de cabeça baixa muito por culpa própria, uma vez que tinha um melhor conjunto, no geral e, também, por não ter tido arte nem engenho para praticar, nos últimos 45 minutos, ao menos o futebol que jogou até ao intervalo.

Quanto à arbitragem... mais do mesmo. Sem ter sido do pior que já passou por Mira nesta época, também não ficou isenta de ser criticada, por pequenos-grandes detalhes ao longo de mais de 95 minutos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

EQUIPAS

ALA-ARRIBA:

ANDRÉ, RÚBEN, TIAGO FREITAS (C), CASTELHANO, BERNARDO, LEANDRO, JOÃO PEDRO, TÓ RODRIGUES, PIRES, ZAMBANO E DIOGO. 

JOGARAM, AINDA: SIMÃO, RUBINHO, STEPHANE, ABDUL

TREINADOR: FACÃO

SÃO SILVESTRE:

PIMENTA, TIAGO PEREIRA, FRANCISCO (C), MIGUEL, PEDRO DIAS, PEIXOTO, RAFA LIMA, RAFA DIAS, DANIEL, JOÃO PANÇAS E RAFA SANTOS.

JOGARAM, AINDA: JEFERSON, TABORDA, ADERITON, TIAGO JUSTO

TREINADOR: MATEUS

ARBITRAGEM: 

DANIEL SIMÕES, DIOGO MARTIN E RODRIGO MATOS

MARCADORES:

1X0 LEANDRO (23 MIN) 1X0 AO INTERVALO; 1X1 JOÃO PANÇAS (76 MIN); TIAGO PEREIRA (90 MIN - PENALTY) 1X2 FINAL

CARTÕES:

TÓ RODRIGUES, DIOGO, RUBINHO, TIAGO PEREIRA, RAFA SANTOS (AMARELO); VIDEIRA (VERMELHO DIRETO - NO BANCO)

Fonte: Mira Online