domingo, 25 de fevereiro de 2018

Iniciativas de promoção do turismo algarvio

A Região de Turismo do Algarve (RTA) vai estar presente, ao longo do mês de Março, nas principais feiras e eventos que se realizam no nosso país.
A primeira é a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que tem lugar entre 28 de Fevereiro e 4 de Março. Nela a RTA vai inaugurar o seu novo stand promocional onde estarão representados os 16 municípios da região e 20 unidades hoteleiras e operadores turísticos.
Nos dias 1 a 2 de Março a RTA participa no encontro “Desafios da Água”, no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados, em Albufeira. Organizada pelas Águas do Algarve (AdA), a iniciativa tem como finalidade promover o debate e a partilha de informação sobre o tema da gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos e dos ecossistemas.
A RTA surgirá representada na área de exposição com um stand próprio, onde irá distribuir materiais informativos como guias, mapas, folhetos promocionais e mostrar o papel do turismo na protecção dos ecossistemas naturais.
Depois, nos dias 10 e 11 de Março, o Algarve viajará até ao Mundo Abreu 2018 – Viagens de Verão, que decorrerá no Pavilhão 4 da FIL, em Lisboa. A maior feira nacional de venda antecipada de viagens destinada ao público é a ocasião ideal para o Algarve apresentar a sua oferta de verão, que inclui propostas de Sol e Mar, de Turismo Activo e de Turismo de Natureza, bem como programas culturais, de saúde e bem-estar e gastronómicos. Este ano o Algarve contará com um stand de 18 metros quadrados, onde será possível obter informação turística, guias, mapas e brindes da região.
Fonte: O Algarve Económico

O segredo de Cármen Lúcia está nos generais; promessa a Moro se mantém firme

Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, luta fervorosamente contra pressão de alguns colegas dos tribunais.

De acordo com uma publicação da Folha de São Paulo, desta sexta-feira (23), a vida da ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, tem se tornado um verdadeiro dilema, mas ela está conseguindo manter uma promessa feita a Sérgio Moro no ano passado graças a um apoio que tem recebido de militares.

Ela está sendo pressionada por todos os lados e se segura firme para impedir que uma manobra suspeita na Corte ajude o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a se livrar de uma possível prisão. Ela já percebeu que se algo desse tipo acontecer, o Supremo poderá ter sua imagem destruída por acharem que a Corte trabalha em prol dos interesses de poderosos.

Muitos ministros criticam a resistência dela de não colocar na pauta da Corte o julgamento para um novo entendimento sobre a prisão após a condenação em segunda instância. Ela já falou que não tem planos de pôr esse assunto para ser julgado por ter sido decidido há pouco tempo.

Cármen Lúcia está sendo vista por muitas pessoas como a “salvação” da Lava Jato. O próprio ministro Luís Roberto Barroso comentou, numa entrevista à Globo News, desta quinta (22), que se o STF mudar esse entendimento será algo trágico que comprometerá operações de combate à corrupção.

Promessa

Um encontro entre Sérgio Moro e Cármen Lúcia aconteceu em agosto do ano passado. Eles estavam dando palestras num evento da Rádio Jovem Pan. Conforme informações da revista Veja, ao saber que a ministra estava no local, o juiz rapidamente foi ao encontro dela para cumprimentá-la e relatar uma preocupação dele e dos investigadores da Lava Jato.

O magistrado dizia estar preocupado com um possível novo entendimento sobre o cumprimento da prisão após sentença da segunda instância. A ministra afirmou que ela não mudou de opinião e continua com o mesmo pensamento de 2009.

Moro insistiu e disse que o receio dele não é do voto dela, mas sim, dos outros ministros. Nesse momento, Cármen Lúcia o tranquilizou e ressaltou que ele terá boas notícias enquanto ela estiver no comando da Corte.

Forças Armadas

Segundo o site “O Antagonista”, a presidente do STF possui o apoio de militares que não querem um retrocesso do Judiciário frente às investigações. Há informações que generais já avisaram que não querem ser comandados por um Chefe Supremo condenado pela Justiça, a indireta seria para o ex-presidente Lula.

Outro ponto apoiado pelas Forças Armadas é a não revisão da Lei da Ficha Limpa. Qualquer alteração na Lei pode beneficiar Lula.

Via: blastingnews

Investimento superior a 600 mil euros em requalificação de escola

O Município de Tavira celebrou com a empresa CONSDEP – Engenharia e Construções, S.A. o contrato para a empreitada de requalificação da Escola EB1 e Pré-Escolar de Santo Estêvão.
De acordo com o documento, as obras a desenvolver no referido estabelecimento escolar exigirão à autarquia um investimento de 627.928 euros.
A Câmara de Tavira também assumiu o compromisso de adquirir à empresa Caetano Auto S.A três viaturas ligeiras de passageiros, no valor total de 74.899 euros.
Fonte: O Algarve Económico

Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Março no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Ser solidária com um sorriso destes não existem palavras para agradecer. Os doentes agradecem certamente.


As sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Março vão decorrer nas seguintes datas e horários: 

-Dias 7, 14, 21 e 28 de Março das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras), ainda nos Dias 3, 10, 17, 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…

Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.

“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA



Fotorreportagem da sessão de colheitas de sangue dia 25 de Fevereiro em Cacia 2018

Gestos simples que salvam vidas. A todos obrigado.

A dádiva de sangue é um grande gesto de solidariedade para com o próximo que nem conhecemos J. Carlos

Como é do conhecimento público a ADASCA realizou hoje a sua primeira sessão de colheitas de sangue do ano em curso, agendada para a localidade de Cacia.
Quando digo “ do conhecimento público” porque a sua divulgação foi feito pelas localidades de Angeja, Frossos, S. João de Loure, Eixo, Horta, Alagoas, Taboeira, lugar do Paço, Quinta do Simão, e claro por toda a localidade de Cacia como não podia deixar de ser.
Como se depreende, foram percorridos dezenas de quilómetros para afixação de cartazes e distribuição de folhetos. Os resultados falam por si, não induzem ninguém  em erro.
Ora vejamos:
- Total de inscritos: 41
- Dadores aprovados: 37
- Suspensos temporariamente: 4
- Dadores primários: 3 e
- Por fim dadores eliminados: 0.
As fotos aqui disponibilizadas testemunham uma família a doar sangue, coisa rara desde que o famoso Paulo Macedo decidiu destruir o trabalho das associações, erguido durante anos, tendo este senhor anãozinho arruinado num abrir e fechar de olhos, movido pela ganancia do lucro.
Registou-se uma pequena picardia com a médica do CST de Coimbra. Aquela gente vem colher o fruto de todo um trabalho desenvolvido por uma associação que luta com dificuldades de diversa ordem, ainda são exigentes em casa alheia. Por cenas destas a ADASCA deixou de fazer a brigada da Renault de Cacia. Não pode haver duvidas que existem certos funcionários daquele Centro considerados por nós como personas non gratas, cujo favor que nos podiam fazer era não virem mais. Gozam descaradamente com quem trabalha no terreno e os ajuda a receber os ordenados no final de cada mês. PEDIMOS RESPEITO MEUS SENHORES E SENHORAS!
Por fim, o nosso mais sincero obrigado a todos e a todas que fizeram questão de se deslocar até àquele Salão para doarem sangue. Contamos sempre convosco em Cacia ou no Posto Fixo da ADASCA.
Ao senhor presidente da Junta de Freguesia, o nosso obrigado pela cedência do espaço, na certeza que o seu apoio se traduziu numa mais valia para uma causa nem sempre tida em consideração por quem de direito.
Uma palavra de apreço a todos os estabelecimentos comerciais que permitiram a afixação dos cartazes e a presença dos folhetos nos balcões, como ainda ao Sr. Fernando Lamas, que em muito contribuiu para o sucesso desta brigada. BEM HAJAM a todos.

J. Carlos


No Posto Fixo da ADASCA decorrem colheitas de sangue todas as 4ª.s Feiras das 15 horas às 19:30 horas, como ainda todos os sábados entre as 9 horas e as 13 horas.

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro




Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Francisco Saldanha: Um excelente músico “made in Bairrada”!

Ainda tem no rosto e no olhar - seguramente - o mesmo ar apaixonado pela música de quando nela se iniciou aos 11 anos de idade...
O HOMEM. O ARTISTA...
Francisco Saldanha é da Bairrada. É de uma terra que foi batizada como "Antes", que fica mesmo ao lado da famosa Mealhada, terra de leitões, vinho, e não só! Mas, há bem mais por aqueles lados: a natureza está mesmo ali encostada, com todo o esplendor de um Bussaco internacionalmente conhecido e que, quem sabe, inspira-o naquilo que mais ama fazer: tocar!
Aos 17 anos, aquele rapaz franzino já estava a entrar no Conservatório em Coimbra: entre 80 candidatos que disputavam 8 vagas em piano clássico, Francisco conseguiu um brilhantíssimo terceiro posto! E isso foi apenas o início de uma carreira que já vai longa e que parece estar a entrar em outros voos por agora. Voos que falaremos mais à frente...
Autodidata, Francisco Saldanha define a entrada no Conservatório, em 1997, como o verdadeiro "momento impulsionador" do percurso musical que trilhou até ao momento. Esteve como teclista no conjunto TOP SOM durante 2 anos, recebeu convites para dar aulas em Cantanhede, participou no Festival da Canção por Coimbra, foi convidado para fazer parte do Coro AEMinho, dentre tantos outros momentos marcantes. "Eu tracei um objetivo" - afirma e explica - "saltei a fase de estar nos cafés. Preferi estudar a música constantemente, aperfeiçoar-me, estar em constante procura de algo diferente por fazer nesta área". Só assim se explica ter percorrido terrenos musicais como o jazz, a música clássica ou os grupos de baile com uma desenvoltura tal que quem o conhece considera-o um "músico versátil e capaz".
Tendo tocado com personalidades como o cantanhedense João GentilNuno Norte e outros, Francisco preferiu "expandir-se e não ficar colado a um projeto" com todos os custos que uma decisão deste tipo acarreta. "Um dia recusei um convite da SIC" - revela - "sou do tipo de pessoa que não quer se desligar do seu passado. Não quis largar tudo, na altura. Comecei do mais elementar (ranchos e bailes, por exemplo) e aceitar desafios desta envergadura, obrigam-nos a pôr para trás muito do que fizemos".
Francisco Saldanha é um afortunado: consegue ganhar a vida através da sua arte "dando aulas, também, é claro!". Teve uma escola de música em Cantanhede durante 11 anos e, hoje, dá aulas no Luso, em Ancas (Anadia), no Conservatório de Oliveira do Bairro e no Colégio de Famalicão (também no Concelho de Anadia). Define-se como alguém que "vive muito do improviso nas atuações" e, contra todas as suas perspectivas... assumiu a necessidade de avançar um pouco mais no seu percurso, aceitando - finalmente - a ideia de que era chegada a hora de gravar um CD!
O NOVO PROJETO
"Espiral Phi" é o nome do primeiro trabalho individual de Francisco Saldanha"Jamais imaginei, um dia, gravar um CD". Mas, como homem ligado à introspecção que é, sempre foi uma pessoa atenta a tudo o que prova que "na vida, nada é feito por acaso... muitas vezes, sem sabermos o porquê, as coisas vão acontecendo. Este CD procura refletir mesmo esta vivência: o crer em que a natureza, o universo, o ser humano, as artes... tudo, tudo são, no fundo, um todo!". E, continua: "O ser humano já não liga às pequenas coisas. Está na hora de acalmarmos, refletirmos e voltarmos às origens..."
Se em todos os Verões, este artista "faz coisas diferentes" como construção de vídeos, trabalhos para serem colocados no youtube, e outros, desta vez Francisco quis "seguir a intuição" que veio desde Julho de 2017, quando foi desafiado por alguém ligado à área da saúde, a construir sons que pudessem ser utilizados para a musicoterapia. Daí a colocar em prática a ideia de avançar com o CD, foi apenas um (pequeno) passo!
Com sons construídos à base de instrumentos artesanais e com a ajuda do sobrinho de apenas um ano de idade (cá está a procura da pureza das pequenas coisas deste mundo...), Francisco Saldanha pôs mãos à obra e partiu para o Luso, a Mata do Bussaco e até à Praia de Mira -"o mar está muito presente neste CD" - para dar a quem ouvir os lindos sons que captou, um sentimento de paz interior e relaxamento que ajude a enfrentar o dia-a-dia com energia extra!
Fernando Mariano (baixo) e Nawal Mahfoud (uma marroquina que - pasme-se - canta maravilhosamente, mas nunca havia cantado!) também fazem parte deste projeto que é uma edição própria de Francisco. "Não criei muitas expectativas" - diz - "mais uma vez as coisas aconteceram naturalmente e fui totalmente absorvido pelo projeto enquanto ele decorria". Mostrando o seu trabalho no FOLK FESTIVAL, de Ancas, em Anadia e na Marinha Grande, o Cine Teatro Messias, na Mealhada, será o palco da apresentação oficial deste álbum no mês de Março.
Com onze temas (o último deles recebeu o título de "Início") e gravado em apenas um mês (Agosto de 2017), este CD conseguiu "ser a melhor terapia" que o autor pôde ter em muito tempo. "Foi o meu melhor remédio numa fase um pouco desalentada da vida". Mais uma vez, Francisco Saldanha percebeu que na vida, "nada é ao acaso"  e torce, por isso, que o resultado final deste trabalho seja "positivo para quem o ouvir".
O que este jovem, simpático e talentoso artista (alguém que experimente ouvi-lo a interpretar Freddie Mercury...) quer, com este CD, é que - de alguma forma - a humanidade possa "recuar no tempo e perceber o que era este planeta, antes que o destruamos!". A intenção é absolutamente pertinente. Mas, cuidado: quando tiver o privilégio de escutar "Espiral Phi" não se deixe enganar apenas pela necessidade de interiorizarmos o quão necessário é mudarmos internamente e em sociedade... para além disso, atreva-se a viajar pelos belíssimos caminhos musicais que Francisco Saldanha percorreu. Vai ver que ganhará muito com isso!
Mira Online

Hora de Fecho: Foi queimada viva porque achavam que era o diabo

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Em fevereiro de 1933, Arminda foi queimada viva porque os vizinhos achavam que estava possuída pelo diabo. O Observador foi ao local onde se juntou um crime, várias bruxas e um regresso à Inquisição.
Sete mulheres denunciam clima de "clube de rapazes" na agência UNAids. VIce-diretor Luiz Loures nega acusações, mas anunciou que renunciará ao cargo.
Washington Edison Prado alegou que era membro das FARC e elegível para amnistia, mas de nada lhe valeu: foi mesmo extraditado por gerir uma operação de exportação de cocaína para os EUA.
O general norte-coreano é um antigo guarda-costas de Kim Jong-Il e liderou a espionagem do país. Pyongyang nomeou-o para ir ao encerramento dos Jogos com Ivanka Trump, mas foi recebido com protestos.
A cerimónia de encerramento dos Jogos de Pyeongchang teve fogo de artifício, luzes, Ivanka Trump no camarote e delegação mista das Coreias a desfilar.
O Presidente da Rússia informou Emmanuel Macron e Angela Merkel sobre as medidas práticas tomadas para a retirada de civis das zonas atingidas pelos combates na Síria.
Confuso? A situação torna-se mais simples se lhe dissermos que a Nissan, fabricante de automóveis, processou Uzi Nissan, um israelita hoje americano. E, após oito anos em tribunal, a Nissan perdeu.
Elon Musk pode ter mudado a maneira como se encaram os carros eléctricos, a forma como se produz e armazena energia e, até, a exploração espacial. Mas nem mesmo a Tesla escapa ao ataque de 'hackers'.
O Observador está em Barcelona no Mobile World Congress. Com mais de 100 mil participantes é a maior feira de smartphones do mundo. Siga aqui as principais notícias.
"Na Prática a Teoria É Outra" chega às livrarias dia 27 e reúne textos de Vitor Cunha Rego escritos entre 1957 e 1999. O Observador revela três destes artigos numa pré-publicação.
Utopia para uns, visão no horizonte de outros. Será que as modas masculina e feminina vão continuar separadas por secções? A história, a sociologia e o design ajudam-nos a prever o futuro. 
Opinião

Helena Matos
Estamos na mão dos frágeis. Rui Rio ganhou um congresso do seu partido; Costa perdeu as legislativas. Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização?

João Marques de Almeida
Rio diz ter trazido uma cultura de diálogo para a política nacional e está disposto a fazer acordos com o governo mas não é capaz de colaborar com os deputados do próprio partido. É extraordinário.

Timothy Garton Ash
A formação de uma grande coligação na Alemanha entre a CDU/CSU e o SPD não é uma boa notícia. Conjugada com a agenda europeista de Macron é uma receita para um crescimento ainda maior dos extremismos.

Alberto Gonçalves
Além de um espectáculo pelintra, e veículo promocional de um Estado muito desonesto e pouco democrático, o “100% Português” da RTP é um manifesto reaccionário, com cheirinho à superioridade da “raça”.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Em Portugal, não é precisa nenhuma coragem para se ‘assumir’. Mas é necessário muito valor para alguém se afirmar católico, sobretudo se for fiel ao magistério e à tradição da Igreja.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Comité Olímpico mantém suspensão da Rússia em PyeongChang por dopagem institucionalizada

O Comité Olímpico Internacional anunciou hoje que manterá a exclusão da Rússia por dopagem institucionalizada, inviabilizando a vontade dos atletas russos de desfilarem com a bandeira do país na cerimónia de encerramento dos Jogos de PyeongChang.
Para a decisão do COI, tomada por unanimidade, contribuiu decisivamente o facto de dois atletas russos terem testado positivo durante os Jogos Olímpicos que decorrem na estância sul-coreana de PyeongChang.
A Rússia foi afastada dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 pelo Comité Olímpico Internacional em Dezembro de 2017, devido à dopagem institucionalizada no país, mas os seus atletas puderam competir em PyeongChang sob a bandeira olímpica, como independentes.
Em Dezembro, o presidente do Comité Olímpico Russo (COR) considerou “injusta e imoral” a decisão de afastar a Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang2018, defendendo que o Comité Olímpico Internacional está a punir inocentes.
"Cada um deve responder pelos seus pecados. Castigar inocentes é injusto e imoral”, argumentou Alexandre Joukov.
Lusa

Empresários da ilha Terceira criam página na internet para promover turismo

Os empresários da ilha Terceira, nos Açores, criaram uma página na internet em que reúnem a oferta turística da ilha, pública e privada, para promover o destino e responder à evolução do mercado.
“Cada vez mais o consumidor tem outros mecanismos para analisar o destino. Antigamente, era muito por via de operadores, portanto, facilitava o processo de promoção de um destino. A realidade alterou-se significativamente e qualquer pessoa, quando está a escolher o seu destino de viagem, vai à internet e tenta perceber o que aquele destino tem para oferecer”, adiantou, em declarações à Lusa, Sandro Paim, presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH).
A página “Explore Terceira”, promovida pela associação empresarial, em parceria com a Associação Regional de Turismo (ART), com cofinanciamento de fundos europeus, permite não só descobrir as várias atividades disponíveis na ilha, mas também traçar um plano de viagem e efetuar reservas.
Além de informações sobre alojamento, transportes e restauração, a plataforma 'online' tem ainda uma lista do que “ver e fazer” na ilha, com sugestões de experiências na natureza, património cultural e natural, festividades e tradições, gastronomia e vinhos, e saúde e bem-estar.
Numa época em que o turista cada vez mais compra a passagem individualmente e faz o planeamento da viagem sem recorrer a agências, os empresários da Terceira, a segunda ilha com mais população do arquipélago, quiseram destacar a sua oferta na internet.
“Este portal vai reunir toda a oferta e diferencia-se daquilo que é a promoção de outras ilhas, porque este é o primeiro a nível regional”, salientou Sandro Paim.
E porquê a Terceira – começa por questionar a página mal se começa a navegar – porque é uma ilha “acolhedora, acessível, segura, de clima ameno, cheia de lendas, tradições e grandes desafios a serem superados”.
O “Explore Terceira” destaca a biodiversidade da ilha e o património cultural, lembrando que a zona central da cidade de Angra do Heroísmo está incluída na lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 1983, mas também a hospitalidade das pessoas e a diversidade da oferta turística.
“São muitas as aventuras que a ilha pode proporcionar ao turista: observação de baleias, mergulhos nas águas do Atlântico, passeios a pé ou de bicicleta por florestas encantadas e lagoas localizadas em caldeiras de vulcões, momentos de pesca desportiva, viagens em canoa pelo litoral da ilha, passeios de balão, golfe e muitas outras atividades para todos os gostos e idades”, pode ler-se no sítio da internet.
Para o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, o projeto vem demonstrar a diversidade da oferta turística da ilha Terceira e comprovar que vale a pena prolongar o tempo de estadia.
“Muitas vezes nós ouvíamos, há alguns anos atrás e ainda recentemente: mas vou ficar mais do que dois dias na Terceira, o que é que tem para fazer? O que posso dizer é que se forem ao Explore Terceira em sete dias, em 10 dias, não conseguem fazer tudo o que está lá e tudo tem grande qualidade”, frisou.
Por enquanto, a página está traduzida em inglês e alemão, mas no futuro deverá incluir outras línguas como o espanhol, o francês e o italiano.
A plataforma será promovida nas redes sociais e na página da companhia aérea de baixo custo Ryanair, que tem ligações diretas de Lisboa e Porto para a ilha Terceira.
O número de dormidas na hotelaria tradicional, rural e local na Terceira aumentou 20,8%, em 2017, mas Sandro Paim acredita que o setor ainda tem margem de crescimento, embora admita que a procura terá de estabilizar no futuro.
“A nossa expectativa para 2017 foi largamente ultrapassada. Acreditávamos que seria superior aos dois dígitos, mas não superior aos 10, 11%. Acredito que se conseguirmos um crescimento na casa dos 10% este ano será um bom crescimento”, frisou.
Lusa

Grupo de músicas que disputam a final do Festival da Canção fica hoje completo

O grupo de canções que vai defrontar-se na final do Festival da Canção, a 04 de março, em Guimarães, fica completo hoje à noite, quando forem escolhidas sete das 13 concorrentes à segunda semifinal do concurso.
A final do Festival será disputada por 14 canções. Sete foram escolhidas há uma semana, na primeira semifinal, e as restantes são anunciadas hoje, dia em que decorre, no estúdio da RTP de Lisboa, a segunda semifinal.
Este ano concorrem ao festival 26 temas. A RTP lançou o convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original, inédita, no concurso. A estes 22 juntaram-se três autores que responderam a concursos e um escolhido por Salvador Sobral, vencedor da edição de 2017.
Na segunda semifinal, que será emitida em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP Play, competem os temas compostos por Aline Frazão (interpretado por Susana Travassos), Armando Teixeira (Lili), Bruno Cardoso ‘Xinobi’ (Sequin), Capicua (Tamin), Daniela Onís (interpretado pela própria), Diogo Piçarra (interpretado pelo próprio), Francisco Rebelo (David Pessoa), Isaura (Cláudia Pascoal), João Afonso (Rita Ruivo), Miguel Ângelo (Dora Fidalgo), Paulo Flores (Minnie & Rhayra), Peter Serrado (interpretado pelo próprio) e Tito Paris (Maria Inês Paris).
O processo de escolha do sucessor de Salvador Sobral, que venceu no ano passado o concurso com “Amar pelos dois”, começou no domingo passado, dia em que decorreu a primeira semifinal.
Nesse dia foram apuradas sete canções finalistas: “Só por Ela” (composta por Diogo Clemente e interpretada por Peu Madureira), “(sem título)” (composta e interpretada por Janeiro), “Para sorrir eu não preciso de nada” (Júlio Resende/Catarina Miranda), “Pra te dar abrigo” (Fernando Tordo/Anabela), “Anda estragar-me os planos” (Francisca Cortesão/Joana Barra Vaz), “Zero a zero” (Benjamim/Joana Espadinha) e “Sem medo” (Jorge Palma/Rui David).
A votação final foi feita, em igual valor, por um júri e pelo público. O júri do Festival da Canção volta este ano a ser presidido por Júlio Isidro. A acompanhar o apresentador estão os cantores Ana Bacalhau, Carlão, Luísa Sobral e Sara Tavares, a radialista Ana Markl, o jornalista Mário Lopes e os compositores Tozé Brito e António Avelar Pinho.
Além das músicas a concurso, tal como na primeira semifinal, João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo vão hoje debruçar-se sobre o cancioneiro de Carlos Paião.
O vencedor do Festival da Canção, que regressou no ano passado como uma janela renovada, abrindo o concurso a compositores que nunca nele tinham participado, irá participar, em maio, no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa.

PS pretende que cônjuges não sejam herdeiros um do outro

Resultado de imagem para PS pretende que cônjuges não sejam herdeiros um do outro


A proposta de alteração da lei avançada pelos socialista vai permitir aos cônjuges não serem automaticamente herdeiros um do outro, evitando assim prejuízos patrimoniais dos filhos de relações anteriores

A possibilidade de um casamento sem efeitos sucessórios. É este o objetivo do PS, que pela mão de Rocha Andrade e de Filipe Neto Brandão, leva à discussão no parlamento uma proposta de alteração da lei que permite aos cônjuges escolher se querem, ou não, ser mutuamente herdeiros.

O "Diário de Notícias" explica esta proposta que visa alterar o Código Civil. Atualmente, quando há um casamento, os dois cônjuges passam automaticamente a ser herdeiros um do outro, o que, segundo os autores da proposta, acaba por funcionar como um impedimento à realização de segundos casamentos. É que, "duas pessoas que têm filhos de uma anterior ligação não o podem fazer sem que o casamento prejudique potencialmente o interesse patrimonial dos filhos de cada um. O novo cônjuge torna-se necessariamente herdeiro do outro e, portanto, quando um deles falecer, o cônjuge e os filhos deste vão todos concorrer à herança", sublinhou Rocha Andrade ao "Diário de Notícias", lembrando que muitas vezes "as pessoas não querem que a sua nova relação prejudique os filhos que já têm".

O projeto de lei do PS prevê a "renúncia mútua" à condição de herdeiro, através de convenção antenupcial e desde que o casamento esteja sujeito ao regime de separação de bens. Para o ex-secretário de Estado, a intenção desta iniciativa legislativa é "abrir um espaço de liberdade" e acredita que este não é um tema fraturante.

Fonte: DN

Morre aos 54 anos a diva de Bollywood, Sridevi Kapoor


A atriz indiana Sridevi Kapoor, uma das maiores estrelas de Bollywood, morreu neste sábado, aos seus 54 anos, vítima de um ataque cardíaco, revelou um familiarResultado de imagem para Morre aos 54 anos a diva de Bollywood, Sridevi Kapoor

A atriz indiana Sridevi Kapoor, uma das maiores estrelas de Bollywood, morreu neste sábado, aos seus 54 anos, vítima de um ataque cardíaco, revelou um familiar. Segundo relatou ao jornal Indian Express um irmão da atriz, Sridevi morreu nos Emirados Árabes, para onde tinha viajado com a família para participar de um casamento.

A atriz começou a carreira aos quatro anos de idade e serviu de inspiração e modelo para diversas atrizes que entraram na indústria do cinema. Estrelou mais de cem películas em língua hindi e gravou dezenas de sucessos musicais, sendo reconhecida como uma das maiores atrizes indianas. O seu maior sucesso foi "Mr India", em 1987, um dos mais rentáveis filmes de sempre no continente asiático

Bollywood é a indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema na Índia, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim, cidade que acolhe os principais estúdios, e de Hollywood.
Lusa

Manhã de domingo: A vida do português que orientou o retiro do Papa

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Padre, poeta, cronista. Tolentino Mendonça foi chamado pelo Papa para orientar o seu retiro espiritual. Quem é o português que o Vaticano considera "das vozes mais autorizadas da cultura do seu país"?
Rocha Andrade é um dos deputados que avança com a proposta de lei que permite um casamento sem efeitos sucessórios. Cônjuges podem assim optar por beneficiar filhos de anteriores casamentos.
O computador de um inspetor do Ambiente que tinha dados da investigação à Celtejo foi roubado à porta do restaurante Pedro dos Leitões, na Mealhada. Polícia diz que é apenas "mais um assalto".
Fotografia do incêndio colocou o Região de Leiria ao lado do New York Times, Washington Post e Los Angeles Times nos prémios que são considerados os "óscares" do jornalismo em grafismo e imagem.
Paul Manafort -- ex-diretor de campanha de Trump -- terá financiado políticos influentes para tomarem posições pró-Ucrânia quando o país era dirigido por Viktor Yanukovych, um seguidor de Moscovo.
Noite de sábado foi a primeira sem mortos desta semana, mas novos ataques foram feitos na manhã de domingo. Cessar-fogo de 30 dias tinha sido acordado há apenas algumas horas.
Estrela de Bollywood morreu de ataque cardíaco. A atriz indiana tinha começado a carreira aos quatro anos e o seu maior sucesso foi Mr India, em 1987, um dos filmes mais rentáveis da Ásia.
É em Barcelona que se vão reunir as principais empresas de smartphones. Não vão faltar telemóveis, tecnologia 5G e startups portuguesas naquele que é o maior evento do setor. Saiba o que esperar.
A 24 de fevereiro de 2001, Cristiano Ronaldo lançava-se num caminho de vitórias e conquistas com a equipa portuguesa. Recorde 10 dos momentos que mais marcaram a sua história com a equipa das Quinas
Não marcou ao Portimonense e ao Boavista, não falhou com o P. Ferreira (e bisou): Jonas, que esteve em 47% dos golos do Benfica esta época, é o melhor de Portugal mas podia ser o maior da Europa.
Comité Olímpico decide por unanimidade manter exclusão da Rússia por dopagem. Facto de dois atletas russos terem testado positivo na Coreia do Sul pesou na decisão. 
Opinião

Helena Matos
Estamos na mão dos frágeis. Rui Rio ganhou um congresso do seu partido; Costa perdeu as legislativas. Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização?

João Marques de Almeida
Rio diz ter trazido uma cultura de diálogo para a política nacional e está disposto a fazer acordos com o governo mas não é capaz de colaborar com os deputados do próprio partido. É extraordinário.

Timothy Garton Ash
A formação de uma grande coligação na Alemanha entre a CDU/CSU e o SPD não é uma boa notícia. Conjugada coma agenda europeíza de Macron é uma receita para um crescimento ainda maior dos extremismos.

Alberto Gonçalves
Além de um espectáculo pelintra, e veículo promocional de um Estado muito desonesto e pouco democrático, o “100% Português” da RTP é um manifesto reaccionário, com cheirinho à superioridade da “raça”.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Em Portugal, não é precisa nenhuma coragem para se ‘assumir’. Mas é necessário muito valor para alguém se afirmar católico, sobretudo se for fiel ao magistério e à tradição da Igreja.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa