sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro 6: “Cultura, Turismo e Eventos”

 6: “Cultura, Turismo e Eventos”
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023).
Esta semana é abordado o tema da Cultura, Turismo e Eventos.

As políticas da CMA nestas áreas foram implementadas com base numa estratégia totalmente nova de fomento de novos fenómenos turísticos e culturais, que ao cabo de dez anos é facilmente percetível, na nova dinâmica social e económica do Município e em especial do centro da Cidade de Aveiro, destino de eleição de milhares de visitantes de todos o mundo.

Em termos de eventos anuais, a CMA passou a assentar a base da sua operação em nove grandes eventos, nomeadamente, a Feira de Março (MAR/ABR), a Maratona da Europa (ABR), as Comemorações do Feriado Municipal (MAI), o Festival dos Canais (JUL), o Festival Dunas de São Jacinto (AGO), a Aveiro Tech Week (OUT), a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro (NOV), a Nova Agrovouga (NOV) e o Boas Festas em Aveiro (DEZ/JAN).

No Turismo e na Cultura os números que evidenciam o forte crescimento são muito claros e expressivos.

O Município de Aveiro registou no ano de 2022 (últimos dados anuais completos, conhecidos) números recorde de estadias, superando os dados pré-pandemia de 2019. As dormidas no ano passado aumentaram 8,6% face a 2019.

No ano de 2022 registou-se o número recorde de 404.783 dormidas, mais 32.213 estadias do que em 2019 (372.570), destacando-se os meses de agosto (55.758 dormidas), julho (47.763) e setembro (41.027). Em termos percentuais, o mês que teve a maior subida foi o de fevereiro, que com 21.892 dormidas superou o mês homólogo de 2019 (18.604) em 17,6%.

Em dez anos, nesta última década, o número de dormidas turísticas em Aveiro duplicou, de cerca de 200.000 para 400.000 por ano, sendo um dos maiores crescimentos percentuais do País.

Também as visitas aos museus e espaços turísticos da cidade de Aveiro tiveram um crescimento de 1,9% em 2022 comparativamente a 2019.

Ao nível dos visitantes dos museus e exposições patentes ao longo de todo o ano de 2022 na cidade de Aveiro, registou-se um aumento de 211.421 visitantes em 2019 para 218.949 em 2022, destacando-se a segunda metade do ano como a época em que os museus e exposições receberam mais visitas.

Em dez anos, nesta última década, o número de visitantes a espaços de museus e turismo da CMA quase triplicou, tocando em 2022 as 250.000 pessoas. O Teatro Aveirense bateu record de todos os tempos de espectadores.

No que respeita ao investimento nas infraestruturas de cariz cultural, entre 2014 e 2023, totaliza-se um investimento de 25,2 milhões de euros, com destaque para as obras de qualificação do Ecomuseu Marinha da Troncalhada (200.000€), a reabilitação do Edíficio Fernando Távora, agora ATLAS Aveiro (2,2 milhões de euros), a renovação do Teatro Aveirense (1,7 milhões de euros) ou a requalificação da Antiga Estação da CP (1 milhão de euros).

Ainda uma nota importante para a assunção da gestão plena do Museu de Aveiro / Santa Joana, em agosto de 2022, após sete anos de gestão municipal ao abrigo da descentralização de competências, constituindo o melhor exemplo do País nesta área da Cultura.
Desde 2015 que a CMA assumiu a Gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana com um resultado muito positivo a todos os níveis. A dimensão mais expressiva foi ao nível dos visitantes e desde então a CMA investiu um milhão de euros na infraestrutura, refletindo-se na qualificação permanente e na aposta nos Recursos Humanos afetos ao Museu, com a sua dinamização pela realização de inúmeras atividades.

O apoio às Associações também se reveste de particular importância no quadro estratégico de promoção da Cultura junto das comunidades do Município de Aveiro.
Nos últimos sete anos, período de vigência do Programa Municipal de Apoio às Associação, a CMA já atribuiu apoios financeiros às Associações de cariz Cultural, no valor global de 900 mil euros.

Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura em 2024
Na vertente imaterial, de evidenciar o Programa Estratégico para a Cultura (2019-2030), o programa de apoio aos artistas durante a pandemia de Covid-19, “Cultura em Tempos de (In)Certeza”, a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, que permitiu que Aveiro se tornasse na primeira Capital Portuguesa da Cultura, título que irá ostentar durante o próximo ano de 2024, com um programa vasto de atividades em sete áreas culturais distintas e a que corresponde um investimento global de 8 milhões de euros, dos quais 6 milhões são investimento direto da CMA.

[apresentação disponível aqui<https://we.tl/t-QnTYvKHcSp>]

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Silves | CONCERTOS DE NATAL ESTÃO DE REGRESSO ÀS FREGUESIAS DO CONCELHO

 O Município de Silves volta a promover, entre 08 e 22 de dezembro, mais uma edição do ciclo de Concertos de Natal nas freguesias do concelho.
Eduardo Ramos, Marc Noah, Ana Teresa, Mário Inácio e o Coro da Sociedade Filarmónica Silvense são os artistas e grupos que irão levar até às freguesias os sons do Natal.
O ciclo de concertos de Natal tem o apoio das paróquias de São Marcos da Serra, São Bartolomeu de Messines e Tunes, Centro Pastoral de Pêra, Freguesia de Armação de Pêra, Casa do Povo de Alcantarilha e Centro Cultural D’Ataíde de Oliveira.
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
 
PROGRAMAÇÃO
 
08.dezembro | 17h00
Eduardo Ramos
Local: Igreja Matriz de São Marcos da Serra
 
10.dezembro | 17h00
Canções de Natal por Marc Noah
Local: Centro Pastoral de Pêra
15.dezembro | 21h00
Ana Teresa
Local: Salão da Junta de Freguesia de Armação de Pêra
 
16.dezembro | 21h00
Eduardo Ramos
Local: Igreja Matriz de Tunes
 
17.dezembro | 17h00
Mário Inácio
Local: Centro Cultural D’Ataíde de Oliveira (antigo Celeiro)
 
19.dezembro | 21h00
Coro da Sociedade Filarmónica Silvense
Local: Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines
 
22.dezembro | 17h00
Mário Inácio
Local: Casa do Povo de Alcantarilha

 

Caminho da Geira chega ao Intergrupo Europeu dos Caminhos de Santiago

 
O Caminho da Geira e dos Arrieiros, que conta 500 compostelas emitidas este ano, a maioria atribuída a peregrinos que partiram de Braga, foi apresentado em Bruxelas a um eurodeputado português que integra o Intergrupo Património Cultural Europeu dos Caminhos de Santiago, cujas atividades abrangem o programa Rotas Culturais do Conselho da Europa.
O eurodeputado José Manuel Fernandes (PSD/Partido Popular Europeu) convidou e recebeu uma comitiva de autarcas de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro na quarta-feira, dia 6, altura que o presidente da União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos aproveitou para dar a conhecer a rota jacobeia que liga Braga a Santiago de Compostela.
Encarei o gesto como algo muito positivo”, afirmou o eurodeputado, mais até porque compõe o Intergrupo Património Cultural Europeu, Caminhos de Santiago e Outras Rotas Culturais Europeias, presidido pelo galego Francisco José Millán Monque e que divulga os diferentes itinerários culturais e históricos da Europa.
“Eu tenho interesse em divulgar o Caminho de Santiago, mas também outros itinerários, como os de São Bento da Porta Aberta ou de Fátima, para os quais também devemos olhar. Eu próprio já fui a pé desde Vila Verde [de onde é natural] a São Bento e a Fátima, e também quero ir a Santiago de Compostela”, adiantou José Manuel Fernandes, que o ranking Overwatch 2020 apontou como o eurodeputado português mais influente.
Quanto ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, esclareceu que a iniciativa partiu do “presidente de Caldelas, freguesia onde está o primeiro albergue deste caminho que promovem”. “É um traçado que desconhecia e que tem a particularidade de sair de Portugal, entrar em Espanha e voltar a entrar em Portugal. O objetivo deles é divulgar um caminho com 500 compostelas emitidas este ano e que dizem ter sido percorrido por um total de mil pessoas [835 documentadas em fotografias]”, adiantou.

“Há uma outra particularidade, este é um percurso onde também se encontra a história, como na antiga via romana XVIII,
natureza e para quem acredita e é peregrino, toda a beleza do caminho”, destacou depois da apresentação que lhe foi feita.
O eurodeputado confessou que um dia gostaria de fazer o Caminho de Santiago, “mas sem tempo marcado”, acampando onde estivesse quando lhe apetecesse parar ou encontrasse pessoas com as quais quisesse ficar a falar, “sem estar pressionado pelo tempo”. “O meu sonho é fazer o caminho assim, dizem-me que é impossível, mas é uma coisa que eu gostava de concretizar”, refere José Manuel Fernandes, também presidente da Delegação Parlamentar UE-Brasil e que na quinta-feira, dia 7, foi condecorado pelo governo brasileiro com a Ordem do Rio Branco, que distingue serviços meritórios e virtudes cívicas.
O presidente da União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, José Manuel Almeida, explicou que, “no início da sessão da manhã de quinta-feira com o eurodeputado”, aproveitou a oportunidade para “publicamente lhe oferecer uma placa e um guia do Caminho da Geira e dos Arrieiros e desafiá-lo a fazer o percurso”.
“Falámos um bocado sobre este caminho. Convidei-o a fazê-lo e garanti que lhe dava assistência, fazendo uma equipa com mais duas ou três pessoas para irmos com ele. Ficou de pensar e de ver a sua agenda. Quanto mais não seja faz uma ou duas etapas para ficar a conhecer alguma coisa”, adiantou o autarca.
Sobre a afluência de peregrinos ao Caminho da Geira e dos Arrieiros, José Manuel Almeida considera que “nunca será um itinerário de massas, mas paulatinamente irá aumentando o seu número”. “Acredito, pelo retorno que tenho tido das pessoas, que o próximo ano, se não houver nada de extraordinário, será excecional no aspeto do crescimento de peregrinos, porque há muita procura de informação”.
“É bom que cresça, mas não que seja massificado. Assim vai manter a essência de um caminho autêntico, difícil, mas que qualquer pessoa preparada consegue percorrer, com recurso a GPS às vezes. Merece respeito, mas não é preciso ter medo”, conclui o autarca.
Este itinerário de 239 quilómetros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem.
Nos últimos seis anos foi percorrido por quase 4.000 peregrinos, sobretudo de Portugal e Espanha, mas também do resto da Europa, da Austrália, Brasil, Japão, México, Azerbeijão, China, Belize ou Aruba.
Foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).
O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, via do género mais bem conservada do antigo império ocidental romano, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

*Carlos Ferreira
Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros (em instalação)