sábado, 5 de dezembro de 2020

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SILVES APROVA ISENÇÃO DE TAXAS MUNICIPAIS PARA COMERCIANTES DURANTE 2021

A Assembleia Municipal de Silves, em reunião realizada no passado dia 30 de novembro, aprovou por unanimidade a isenção do pagamento de taxas de ocupação do espaço público e/ou de publicidade para o ano de 2021, para todos os particulares que tiveram o seu estabelecimento de comércio e/ou de prestação de serviços encerrado ou com atividade suspensa ou condicionada em cumprimento das medidas restritivas impostas pelo Governo no âmbito da execução da declaração e renovação do estado de emergência, fundamentada na situação de calamidade pública provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença COVID-19.

Esta medida resulta de proposta do executivo municipal permanente liderado pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, que já tinha merecido a aprovação unânime da Câmara Municipal de Silves, em reunião ocorrida a 23 de novembro de 2020.

Através desta isenção de taxas, o Município de Silves abdica da sua receita, estimada no valor de 226 mil euros, para combater o impacto negativo da paralisação económica adveniente do encerramento, da suspensão ou do condicionamento forçado da atividade dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, como também para apoiar e dinamizar o relançamento da atividade económica do concelho perante as implicações sérias que a situação de calamidade pública ocasionada pela pandemia internacional do novo coronavírus está a ter sobre a economia nacional e local.

Os empresários e comerciantes locais não pagarão, assim, quaisquer taxas em relação aos pedidos de ocupação do espaço público e/ou publicidade, entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2021, o que, sublinhe-se, já vinha sendo posto em prática desde 01 de março de 2020, atendendo a que esta isenção de pagamento de taxas já tinha sido anteriormente decretada pela autarquia para o ano de 2020, no seguimento do surgimento do surto epidémico do novo coronavírus em Portugal.

Atente-se que, para além destas medidas de isenção do pagamento de taxas em 2020 e 2021, foram já aprovadas pela Câmara Municipal de Silves muitas outras medidas de apoio à comunidade devido à atual situação pandémica, das quais se destacam, com particular importância, a ativação do Fundo de Emergência Social; o diferimento do pagamento das faturas de fornecimento de água e de saneamento, não ocorrendo a cobrança de juros de mora, nem a suspensão da prestação do serviço público em referência; a suspensão do prazo de cobrança de todas as taxas relativas ao licenciamento municipal de publicidade requerido por empresas publicitárias; e a isenção do pagamento e/ou redução das rendas para os concessionários e arrendatários comerciais de espaços municipais em 2020 e 2021.

 

 

Desinformação russa e chinesa contra a medicina ocidental

 

No início da pandemia da Covid-19, Moscou espalhou uma enxurrada de notícias falsas, acusando o exército dos EUA de tê-la criado e propagado. Havia uma década o Kremlin vinha afirmando que os EUA criavam epidemias, e que suas vacinas causavam danos sinistros. “Trata-se de sabotar a confiança nas instituições do governo americano”, disse Peter Pomerantsev, especializado em desinformação russa.

Em 2012 o general Valery Gerasimov expôs uma doutrina de guerra baseada nas redes sociais. Pequim copiou a cartilha de Putin e espalhou que o coronavírus foi criado por Washington para prejudicar a China. Parece que a propagandeada desavença histórica entre China e Rússia não é tão grande assim…

ABIM