domingo, 25 de outubro de 2020

Fotorreportagem da Sessão de Colheitas de Sangue Dia 25 de Outubro em Cacia

É com imensa satisfação que trazemos a este espaço algumas imagens da sessão de colheitas de sangue, que hoje decorreu no Salão da Junta de Freguesia de Cacia.

Antes de mais: A Direcção da ADASCA exprime a todos os dadores e dadoras de sangue que fizeram questão de marcar presença o seu mais sincero Obrigado. Certamente, quem vai beneficiar com a dádiva de cada um, o seu agradecimento teria a mesma dimensão.

Obrigado por abdicarem do vosso conforto doméstico - quentinho -, para irem cumprir um dever cívico cada vez mais desvalorizado, porque as palavras bonitas esfumam-se, o que conta são as atitudes, as acções, em esquecer o devido respeito.

Obrigado por compreenderem a insistência dos emails que foram sendo enviados, uns com o propósito de lembrar, outros dando a conhecer factores que podem ser impeditivos à dádiva, ainda que temporariamente. Procurou-se ser o mais pedagógico possível.

Obrigado ao senhor Presidente da Junta de Freguesia de Cacia, por ceder mais uma vez o Salão, que reúne excelentes condições para um evento com este.

Obrigado ao senhor Fernando Lamas, voluntário da ADASCA e grande dinamizador desta causa há uns 11 anos. Deve-se salientar que o senhor Fernando Lamas, encarrega-se de distribuir centenas de folhetos e na afixação de dezenas de cartazes, não só na localidade de Cacia, mas, também nos arredores.

Uma expressão de reconhecimento pela forma como os elementos que foram a brigada se comportaram. Tanto na tiragem, na inscrição, na avaliação clínica aos candidatos à dádiva e por fim a quem procedeu ao processo da recolha de sangue. Assim fosse em todas as brigadas. Todos fizeram a sua parte e ADASCA a sua.

Leiam o que diz o

Estatuto do Dador de Sangue

Lei n.º 37/2012 de 27 de agosto

Artigo 8.º

Associações de dadores de sangue

1 - O Estado reconhece a importância das associações de dadores de sangue.

2 - Consideram-se associações de dadores de sangue as organizações que tenham como objeto a promoção altruísta e desinteressada da dádiva de sangue, estimulando esta prática entre os cidadãos.

3 - Os dadores de sangue podem livre e voluntariamente constituir-se em associações de dadores de sangue.

4 - As associações de dadores de sangue são parceiros privilegiados na promoção dos direitos e deveres dos dadores de sangue, na dinamização da dádiva de sangue e na informação e esclarecimento de dúvidas sobre a dádiva de sangue.

5 - As associações de dadores de sangue colaboram com as entidades oficiais nas campanhas de promoção da dádiva e colheita de sangue, bem como na definição de políticas, medidas legislativas e planos de atividades relacionados com a dádiva de sangue.

Quem conhece a dinâmica da ADASCA sabe que não deixa tolera o desrespeito pelos direitos do dadores. Tem dado provas inequívocas disso.

As regras de segurança foram respeitadas. Não deixem de aceder ao site www.adasca.pt

J. Carlos

Presidente da República felicita ciclistas portugueses

Em comunicado divulgado na página da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os dois ciclistas portugueses que participaram na Volta a Itália em bicicleta que terminou hoje em Milão.


"João Almeida e Rúben Guerreiro fizeram história com duas prestações extraordinárias que durante as últimas três semanas empolgaram todos os portugueses. O primeiro envergou durante quinze das vinte e uma etapas a camisola rosa e terminou a prova em quarto lugar, a melhor classificação jamais alcançada por um português. O segundo venceu uma etapa e conquistou a camisola azul, correspondente à melhor classificação nas etapas de montanha, a primeira camisola conquistada por um português numa das “grandes voltas”.

Estes registos constituem a melhor prestação de sempre de ciclistas portugueses no “Giro d’Italia”, fizeram jus à história do ciclismo nacional, honraram o nome de Portugal e merecem o reconhecimento do Presidente da República", pode ser lido no mesmo comunicado.

PM felicita João Almeida e Ruben Guerreiro em dia histórico para ciclismo português

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje João Almeida (Deceuninck-QuickStep), quarto na geral final da Volta a Itália, e Ruben Guerreiro (Education First), vencedor da classificação da montanha, destacando o dia histórico e de orgulho para o ciclismo português.

"As minhas felicitações a João Almeida, pelo resultado histórico, e a Ruben Guerreiro, pela conquista da camisola azul. Dia histórico, de orgulho para o ciclismo português", escreveu na sua conta na rede social Twitter.
Segundo António Costa, foi com "grande emoção" que acompanhou a dupla portuguesa no Giro, prova na qual Almeida liderou durante 15 dias a geral, acabando no quarto posto, e Guerreiro conseguiu vencer uma das principais classificações, a da montanha, um feito inédito para o ciclismo português, além de triunfar na nona de 21 etapas.

A 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta terminou hoje, com a vitória do britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), após a conclusão do contrarrelógio individual da 21.ª etapa, em Milão.

Lusa

Luz vai poder ter 4.875 espetadores no Benfica-Standard Liège


O encontro entre o Benfica e Standard Liège, da Liga Europa de futebol, agendado para quinta-feira, vai poder ter nas bancadas cerca de 4.875 espetadores, o equivalente a 7,5% da capacidade do estádio da Luz, anunciou hoje o clube.

Na sua página oficial, o Benfica refere que a presença de público no seu estádio foi autorizada pelo "ministério da Saúde e pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no passado dia 17 de outubro".

O clube lisboeta refere que a venda de bilhetes será exclusiva a sócios, e indica que "considerando o limite máximo indicado, foi necessário definir critérios para a aquisição de bilhete para o jogo".

"A prioridade será estabelecida, tendo como primeiro critério a assiduidade aos jogos de futebol na época 2019/2020, e como segundo critério a antiguidade de lugar anual", explica o clube.

O Benfica, que colocará os ingressos à venda a partir de segunda-feira, às 09:00, apenas online, alerta para a necessidade de todos os espetadores que marcarem presença no estádio, com capacidade total para 65.000 pessoas, respeitarem "a legislação em vigor, bem como normas e orientações relativas à Saúde Pública e emanadas pela DGS".

O clube, que não recebe público no estádio da Luz há sete meses, alerta para o facto de os bilhetes serem "nominais e intransmissíveis".

O encontro entre o Benfica e os belgas do Standard Liège, da segunda jornada do grupo D da Liga Europa, está agendado para quinta-feira, às 20:00.

O FC Porto, o único representante português na Liga dos Campeões, anunciou também hoje que cerca de 3.750 adeptos vão poder assistir ao vivo ao jogo com o Olympiacos, do grupo C, marcado para terça-feira.

Lusa

Hamilton vence GP de Portugal de F1 e torna-se no mais vitorioso de sempre

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu hoje o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 e tornou-se no piloto mais vitorioso da história da modalidade, com 92 triunfos.

Hamilton, que partiu da 'pole position', deixou o companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), a 25,592 segundos e o holandês Max Verstappen (Red Bull) a 34,508.

Com estes resultados, o piloto britânico ficou mais perto do sétimo título mundial, tendo alargado a liderança do campeonato.

Lusa

Espanha com novo estado de emergência que permitirá recolher obrigatório


O Governo de Espanha aprovou hoje o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro.

O estado de alerta -- nome exato deste regime de exceção que corresponde a um estado de emergência sanitária -- durará até abril, ou seja, seis meses, segundo a Radio Televisão Nacional espanhola (RTVE).

Além disso, incluirá um recolher obrigatório noturno, entre as 23:00 e as 06:00 em todo o país, segundo a mesma fonte.

Espanha já registou mais de um milhão de casos de covid-19 desde o início da pandemia, entre os quais à volta de 35 mil mortes.

Lusa

 

Açores: Região vai hoje a votos para escolher novo parlamento


Mais de 228 mil eleitores são hoje chamados a escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

As urnas abrem às 08:00 e fecham às 19:00 locais (mais uma hora em Lisboa), estando inscritos para votar 228.999 eleitores.

De acordo com os resultados das eleições legislativas regionais, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Nas eleições regionais açorianas existe um círculo por cada uma das nove ilhas e um círculo regional de compensação, reunindo este os votos que não forem aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.

Apenas as seis forças políticas que têm atualmente assento parlamentar (PS, PSD, CDS-PP, BE, CDU e PPM) concorrem por todos os círculos.

PAN, MPT, Aliança, Livre, Chega, Iniciativa Liberal e PCTP/MRPP são os restantes partidos que se apresentam a votos.

São Miguel, a maior ilha do arquipélago, elege 20 deputados, seguindo-se a Terceira, com 10 deputados, o Pico e Faial, com quatro parlamentares, e São Jorge, Santa Maria, Graciosa e Flores, com três.
A ilha mais pequena dos Açores, o Corvo, vai eleger dois deputados. Pelo círculo regional de compensação são atribuídos cinco mandatos.

Neste sufrágio foi possível aos eleitores exercerem o seu direito de voto de forma antecipada, por mobilidade, algo que até agora só era permitido nas eleições presidenciais, legislativas nacionais e europeias.

Os eleitores que o desejaram fazer, 3.541, manifestaram a intenção entre os dias 11 e 15, sendo que o voto antecipado se realizou no domingo passado.

Nas anteriores legislativas açorianas, em 2016, o PS venceu com 46,4% dos votos, o que se traduziu em 30 mandatos no parlamento regional, renovando assim a maioria absoluta, alcançada pela primeira vez em 2000.

O segundo partido mais votado foi o PSD, com 30,89% dos votos, alcançando 19 mandatos, seguindo-se o CDS com 7,1% (quatro deputados).
O BE, com 3,6%, obteve dois mandatos, a coligação PCP/PEV, com 2,6%, um, e o PPM, com 0,93% dos votos, também um.

Em 2016, a abstenção nas eleições regionais açorianas atingiu 59,16%, superando o valor mais elevado até então neste tipo de sufrágios, 53,34% registados em 2008.

O PS governa a região há 24 anos, tendo sido antecedido pelo PSD, que liderou o executivo regional entre 1976 e 1996.

Vasco Cordeiro, líder do PS/Açores e presidente do Governo Regional desde as legislativas regionais de 2012, após a saída de Carlos César, que esteve 16 anos no poder, apresenta-se de novo a votos para tentar um terceiro e último mandato como chefe do executivo.

Lusa

Ferro Rodrigues apela à convergência de todos para vencer desafios da crise


Ferro Rodrigues assinalou hoje o primeiro aniversário da legislatura e cinco anos de presidência do parlamento com um apelo aos deputados de todos os partidos para "convergir no que é absolutamente essencial" e vencer a crise.

"Num momento tão difícil para todos nós, para a sobrevivência da nossa vida em sociedade, e, mesmo, para a nossa própria existência individual, os portugueses esperam dos seus representantes que estejam à altura das suas responsabilidades", escreveu Eduardo Ferro Rodrigues numa mensagem publicada no "site" da Assembleia da República.

Num momento de crise, causada pela pandemia de covid-19, o presidente do parlamento e numa fase em que está em debate o Orçamento do Estado de 2021, Ferro fez um apelo direto e disse o que acha que os portugueses esperam dos deputados.

"Mais do que nunca, esperam que, embora fiéis aos seus princípios e valores, os seus representantes possam abdicar de interesses particulares e de convergir no que é absolutamente essencial: enfrentarmos, em conjunto, os muitos e exigentes desafios que temos pela frente", lê-se na mensagem.

E disse acreditar que é possível vencer esses "exigentes desafios": "A história demonstra-nos, olhando à história, que fomos capazes, que somos capazes, que seremos capazes."

Um ano depois da posse dos deputados, a 25 de outubro de 2019, Ferro afirma que, devido à pandemia, surgida no início do ano, os deputados não imaginariam "quão exigente, o quão difícil" seriam os doze meses seguintes.

"Quem, há um ano, imaginaria que a Assembleia da República viria a ser chamada a autorizar a declaração do estado de emergência, e a fazê-lo por três vezes?", interrogou-se.

Aos deputados, agradeceu o "empenho de todas e de todos" pelo facto de ter sido possível garantir, "num quadro de pandemia, o funcionamento pleno do parlamento como órgão de soberania", para acompanhar a situação causada pela covid-19 e manter "uma cuidada fiscalização da ação do Governo, em total respeito e em cumprimento da Constituição".

"No ano que hoje se assinala, a Assembleia da República cumpriu a sua missão, e continuará a cumpri-la no futuro, com o mesmo empenho, a mesma entrega, a mesma responsabilidade. No que me diz respeito, tudo farei para que as portuguesas e os portugueses possam continuar a orgulhar-se do seu parlamento", escreveu, a terminar a mensagem.

Na sexta-feira, dia em que passavam cinco anos sobre sua eleição como presidente da Assembleia da República, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, estiveram no parlamento num almoço com Ferro Rodrigues para assinalar a data.

Eduardo Ferro Rodrigues foi eleito em 23 outubro de 2015, pela primeira vez, presidente da Assembleia da República, com 120 votos, enquanto o outro candidato a este cargo, o deputado do PSD Fernando Negrão, obteve 108 votos.

Participaram nesta votação os 230 deputados em funções, e houve dois votos brancos. A eleição de Ferro Rodrigues foi recebida com palmas pelas bancadas da esquerda, e aplaudida de pé pelos deputados do PS, com os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP em silêncio.

Na sequência do anúncio do resultado, o secretário-geral do PS considerou que se tratava de um sinal de que o PSD e CDS-PP estavam em minoria e que havia "uma nova maioria de esquerda" na Assembleia da República.

O PSD protestou, alegando que as forças de esquerda tinham "quebrado a tradição" de eleger como presidente da Assembleia da República o candidato proposto pela maior bancada parlamentar.

Lusa

Nova Piscina Municipal da Marinha Grande

 

“Aprovámos em reunião de Câmara a abertura do concurso público com qualificação prévia para a aquisição dos projetos de arquitetura e especialidades da nova Piscina Municipal da Marinha Grande.

Este foi um passo decisivo para virmos a ter uma Piscina Municipal na zona desportiva da Marinha Grande, moderna e capaz de dar resposta às necessidades de todos os Marinhenses.

Quero ainda registar que a aprovação do Programa Preliminar da nova Piscina Municipal, resulta do consenso entre o executivo e as restantes forças políticas representadas na Câmara Municipal, MpM e CDU. Para este programa preliminar ouvimos ainda outras partes interessadas como o Clube Náutico e especialistas no âmbito da homologação e licenciamento deste tipo de equipamentos.”

O contrato terá um prazo máximo de 210 dias para execução dos projetos, sendo que a nova Piscina Municipal terá dois tanques. O primeiro tanque será desportivo, com as dimensões de 25m por 21m, com um prolongamento de 25m por 5m e uma profundidade entre 1,40m a 1,60m. Este tanque deve contemplar fixações que permitam a abertura para oito pistas para competição, as quais deverão ser marcadas, cumprindo os requisitos FINA para competições nacionais largura de 2,50m acrescidos de 0,50m nas pistas junto às laterais do tanque. O tanque desportivo deve contemplar também fixações que permitam a abertura para dez pistas para as classes de aprendizagem.

O segundo tanque será dedicado para a aprendizagem e a hidroginástica, podendo ainda servir, em competições, como piscina de aquecimento e recuperação. A prática da natação desde a infância sempre foi valorizada na Marinha Grande e queremos que continue a ser, além de ser um desporto que permite promover a atividade física em todas as idades, essencial para a saúde e bem-estar de todos. Este tanque terá 20m por 10m e uma profundidade de 1,00m a 1,30m. O tanque terá fixações e marcações que permitam a existência de cinco pistas com a largura mínima de 2,00m cada e terá uma rampa de acesso para pessoas portadoras de dificuldades motoras.