quinta-feira, 17 de agosto de 2023

“AMAR A PRAIA” – JÁ PODEMOS TODOS VOTAR NA PRAIA COM O PROJETO MAIS SUSTENTÁVEL

 ·“AMAR A PRAIA é um Concurso de Práticas Sustentáveis, desenvolvido pela ABAE e a P&G Portugal, que destaca as melhores estratégias na área da gestão de zonas balneares.
·Até 15 de setembro é possível conhecer e votar nas praias com projetos mais sustentáveis.
·A abertura das votações foi lançada hoje na Praia de Pedrogão, vencedora do Concurso Amar a Praia em 2022.

Lisboa, 16 de agosto de 2023 - Desenvolvido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), com o apoio da P&G Portugal, Amar a Praia é um concurso que pretende destacar as iniciativas de proteção ambiental e valorizar o trabalho de quem está atento às necessidades das zonas balneares e apresenta as melhores soluções.
Depois de lançar o desafio aos concessionários de praia de todo o país, para que desenvolvam e partilhem as suas iniciativas sustentáveis, em áreas como a energia, água e resíduos, chegou a vez de envolver a população, chamando-a para votar na sua praia e projeto preferido.

Até 15 de setembro, a população poderá votar na sua praia ou projeto preferido, através do site da ABAE Concurso Amar a Praia 2023 – Bandeira Azul (abae.pt) A votos, estão alguns dos projetos que, promovidos por concessionários de zonas balneares costeiras e fluviais e municípios, responsáveis pela gestão das zonas balneares, constituem iniciativas com forte sentido de sustentabilidade ambiental nas áreas da “Água”, “Resíduos” e “Energia”.
A votação do público será somada à votação do júri, composto pela Associação Bandeira Azul da Europa, Agência Portuguesa do Ambiente (ARH´s), Direção Geral Autoridade Marítima, DRAAC, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, Federação Portuguesa de Concessionários de Praia e Turismo de Portugal. As três praias mais votadas serão premiadas com equipamentos de apoio aos concessionários, como peneiras de areal, compactadores de latas, dispensadores de cinzeiros e sistemas de estacionamento de bicicletas.

Sónia Valentim, Diretora de Marketing e Comunicação da P&G Portugal destaca que “nesta terceira edição de Amar a Praia, queremos ir mais longe e tornar este, num projeto de e para todos, envolvendo ativamente a população, não só para promover comportamentos mais sustentáveis, mas também para reconhecer os agentes de mudança, que neste caso, são os concessionários de praia”.
 
O lançamento da segunda fase do projeto Amar a Praia, aconteceu hoje num evento na praia do Pedrogão, que apresentou o projeto vencedor em 2022 “Água da torneira, com todo o gosto!”
 
Apresentação do Projeto Amar a Praia 2023
Account Manager
Sónia Matos

Pela Figueira da Foz (com um pé na Grécia)

 Olá Litoral,
Não tenho escrito nos últimos tempos porque estive de "férias" em família (com aspas, porque na verdade nunca são férias). Acabei de regressar de uma viagem pela Grécia com os miúdos - onde, apesar do calor exagerado, os incêndios acalmaram e o país pode respirar um pouco melhor. Mais para o fim do mês volto ao contacto com as primeiras dicas de Atenas, Meteora e Kefalonia. Acho que vai gostar!
Para já, dizer que andei também pela "nossa" Figueira da Foz. Há muito tempo que não visitava a cidade e, por isso, compilei uma lista com o que fazer na Figueira da Foz para quem quiser descobrir a região nos próximos tempos. Inclui esta Rota das Salinas, caso goste de caminhadas.
De resto, relembro apenas o maravilhoso encontro de viajantes que estamos a preparar, chamado ABVP Travel Fest 2023, que vai decorrer em Guimarães nos dias 23 e 24 de setembro. Os bilhetes custam apenas 30€ e dão acesso a dois dias intensivos de palestras com gente muito, muito inspiradora (pode ver a lista de oradores no link acima) - e além disso seria uma oportunidade de ouro para nos encontrarmos no mundo real.

Por hoje é tudo. Resta-me renovar o pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens de férias ou trabalho. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.


Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes