domingo, 26 de abril de 2020

Covid-19 | Castro Marim oferece viseiras e EPI’s a profissionais de saúde e outras instituições locais


O Município de Castro Marim está a distribuir centenas de viseiras e outros equipamentos de proteção individual (EPI’s) pelos bombeiros voluntários, forças de segurança, centros de saúde, serviços de apoio domiciliário da Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal e da Cruz Vermelha em Altura e Mercado de Altura.
A realçar que algumas das viseiras foram doados pelo Movimento Maker – Portugal, uma iniciativa voluntária com mais de 8000 membros e que produz as viseiras em impressoras 3D. Agradece o Município as largas de dezenas oferecidas por este movimento, cujo objetivo é essencialmente “juntar pessoas com vontade de partilhar conhecimento através de um espírito de entre ajuda”. Foi assim que a iniciativa se organizou agora, no atual contexto pandémico, para a produção de viseiras. Para fazer as viseiras é preciso apenas uma folha grossa de acetato transparente, um elástico, um furador de papel e filamento de impressão para a impressora 3D, por isso todos os que reunirem as condições podem aderir ao Movimento. Este é um movimento solidário nacional, que se estendeu agora a Castro Marim, onde, estimuladas pela Câmara Municipal, também têm surgido iniciativas solidárias como a confeção de máscaras comunitárias e a criação da rede de voluntários.
A autarquia castromarinense adquiriu ainda equipamentos especiais, higienizáveis, de alta proteção, para os profissionais de limpeza urbana, que todos os dias estão na linha da frente, e são também disponibilizadas viseiras de proteção a todos os colaboradores da rede de voluntários.

Castro Marim | Trabalhadores agrícolas em risco por decisão da Autoridade Regional de Saúde Pública

CASTRO MARIM | Trabalhadores agrícolas em risco por decisão da ...
O Presidente do Município de Castro Marim, Francisco Amaral, na salvaguarda da sua população, manifesta a mais profunda discordância pela posição tomada pela Delegada de Saúde Regional, Dra. Ana Guerreiro, ao desautorizar a decisão do Delegado de Saúde Local, Dr. Mariano Ayala, de não permitir que 38 trabalhadores agrícolas tailandeses ficassem alojados em 9 quartos minúsculos na Azeda (Castro Marim), onde não seriam observadas as mínimas condições higiénico-sanitárias normais, e muito menos em situação de pandemia instalada, para albergá-los.

Aconteceu um episódio idêntico há algumas semanas, em Monte Francisco (Castro Marim), tendo o Delegado de Saúde Local e o Comandante da GNR de Castro Marim, antes da vinda dos 16 trabalhadores agrícolas asiáticos, visitado as instalações e concluído que não teriam as condições mínimas para o seu alojamento. A empresa responsável acabou por alojá-los noutro concelho, com condições habitacionais mais dignas. Mais tarde acabou por se revelar que os trabalhadores desencadearam um foco de Covid-19 entre eles.

Portanto, o Presidente da Câmara de Castro Marim lamenta que, desta vez, o Delegado de Saúde Local, técnico que considera muito competente, responsável e que respeita à risca as indicações da Direção-Geral de Saúde no sentido do confinamento e do distanciamento social, tenha sido desautorizado pela sua superior hierárquica regional. Por não existirem as condições higiénico-sanitárias mínimas e de combate ao Covid-19 naquelas instalações e, neste momento, existirem no Algarve instalações condignas, dada a crise hoteleira, para receberem aqueles trabalhadores, este Município responsabiliza a autoridade sanitária regional pelo que venha a acontecer com aqueles trabalhadores e com a população local e apela ao coordenador regional de combate ao Covid-19 uma posição inequívoca e defensora da saúde dos munícipes de Castro Marim e dos algarvios.

Dia Mundial do Livro

No Dia Mundial do Livro, o Ministério da Cultura anunciou a criação de medidas de apoio destinadas ao setor do livro, que vêm complementar o pacote de medidas transversais que o Governo tem vindo a aprovar neste contexto de pandemia Covid-19.
De facto, ao longo das últimas semanas, o Governo aprovou um amplo pacote de medidas de apoio à atividade de empresas, cooperativas e associações e aos trabalhadores, dependentes e independentes, que beneficiam, naturalmente, os diferentes setores da Cultura. São medidas que incluem apoios sociais, regime lay off simplificado, diferimento do cumprimento de obrigações perante o Estado, moratória no pagamento de créditos perante instituições financeiras, moratória no pagamento de rendas habitacionais e não habitacionais, linhas de crédito à atividade, entre outras.
Mas, para além das medidas de apoio transversal, que se aplicam também ao setor do livro, o Governo tem vindo, igualmente, a aprovar medidas setoriais para a área da Cultura, em diálogo com todos.
As medidas que hoje anunciamos são direcionadas para o setor do livro. Inserem-se no quadro das medidas adotadas em período de emergência, vocacionadas para o curto prazo e para uma resposta mais imediata a situações de maior vulnerabilidade aos impactos da conjuntura que vivemos.
Assim, foi decidido lançar um programa, coordenado pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no valor global de 400 mil euros, para aquisição de livros, a preço de venda ao público, dos catálogos das editoras e livrarias, até um máximo de 5 mil euros por editora e livraria. Os livros adquiridos através desta medida serão posteriormente distribuídos, em articulação com o Instituto Camões (Ministério dos Negócios Estrangeiros), pela Rede de Ensino de Português no Estrangeiro (Cátedras, Centros de Língua Portuguesa, Leitorados) e Rede de Centros Culturais
As editoras e livrarias apresentam à DGLAB uma proposta para aquisição com uma lista de livros dos seus catálogos. As propostas são avaliadas em função de critérios definidos em regulamento e das necessidades das Redes de Ensino de Português no Estrangeiro e da Rede de Centros Culturais.
Este programa de aquisição de livros destina-se às pequenas editoras e livrarias que sejam pessoas coletivas dotadas de personalidade jurídica, com sede no território de Portugal, com atividade editorial ou livreira regular há pelo menos dois anos. São elegíveis para aquisição obras de poesia, de ficção, de teatro, de banda desenhada, de literatura infantojuvenil e de ensaio nas áreas das artes e do património cultural, escritas em português e por autores portugueses.
Esta medida tem como objetivo fundamental apoiar as editoras e livrarias portuguesas no sentido de atenuar os efeitos provocados pela pandemia. No concreto, vai permitir estimular e fomentar as diversas atividades ligadas à cadeia do livro e, ao mesmo tempo, reforçar o acervo bibliográfico da Rede de Ensino de Português no Estrangeiro e da Rede de Centros Culturais, promovendo o conhecimento e a divulgação internacional dos nossos autores.
Este valor de 400 mil euros acresce a 200 mil euros já inscritos em orçamento para aquisição de livros para bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, privilegiando as livrarias de proximidade, no quadro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas (PADES) para 2020.
Assim, a aquisição global de livros soma 600 mil euros e permite o reforço, por um lado, das coleções de bibliotecas públicas em Portugal e, por outro lado, da rede de ensino português no estrangeiro e rede de centros culturais.
Por outro lado, foi igualmente decidido antecipar para maio a abertura das bolsas de criação literária com um valor global de 180 mil euros. Este valor representa um reforço no imediato de 45 mil euros, face ao valor de 2019 e à dotação orçamental inscrita para 2020, sem prejuízo da abertura de mais bolsas de apoio aos autores no segundo semestre. Assim, o Ministério da Cultura irá atribuir 6 bolsas anuais e 12 bolsas semestrais, apoiando 18 projetos originais de criação literária.

Faro implementa novas ações para vencer a crise

Faro Implementa Novas Ações para Vencer a Crise
O Presidente da Câmara Municipal de Faro,apresentou na página de Facebook do Municípioum conjunto adicional de medidas para fazer face à crise pandémica e seus efeitos na economia das famílias, empresas e movimento associativo do concelho.
Para além das 31 medidas já apresentadas no programa “Faro Consigo”, são agora contempladas 16novas ações para apoio direto às entidades que estão na linha da frente no combate ao surto pandémico, ao mesmo tempo que se reforçao pacote aplicado no estímulo à recuperação económica do concelho, procurando dar combate ao desemprego e à falência das famílias farenses. Finalmente, continuamos a ir ao encontro dos mais desfavorecidos, criando linhas de apoio para as famílias cuja quebra de rendimentos não permite já o custeio das suas despesas com habitação arrendada, sem esquecer o cuidado a ter no apoio às franjas mais vulneráveis da população, como os idosos em isolamento, pessoas sem-abrigo e outros. O valor global das medidas agora apresentadas supera os 5 milhões de euros.
  1. MEDIDAS DE CONTENÇÃO E APOIO ÀS AUTORIDADES SANITÁRIAS:
  1. Aquisição e entrega de equipamentos de proteção individual (máscaras e viseiras) a todas as 37 respostas sociais do concelho, entre lares, centros de dia e internatos, e reforço do stock das Autoridades com jurisdição no concelho.
  2. Aquisição e montagem de 100 camas hospitalares e outros equipamentos para preparação de respostas de retaguarda no combate à crise sanitária, no Pavilhão Municipal da Penha e Ginásio-sede do Sporting Clube Farense.
  3. Entrega ao Centro de Saúde de Faro (Unidade de Saúde Familiar Ossónoba) de 4 bicicletas elétricas para deslocação das equipas que fazem apoios domiciliários na comunidade.
  4. Entrega de um automóvel ligeiro de passageiros ao Centro de Saúde de Faro para cuidados de saúde na comunidade.
  1. MEDIDAS DE ESTÍMULO À ECONOMIA E ÀS FAMÍLIAS:
  1. Para apoio às famílias, será apresentado à Assembleia Municipal uma proposta de redução do IMI urbano, para 2021, de 0,38% para 0,35%, o que representa uma injeção de cerca de 1 milhão de euros na economia dos farenses. 2021
  2. O pacote fiscal a apresentar à Assembleia Municipal prevê também, para 2021, a isenção de derrama para as empresas com um volume de negócios inferior a 150 mil euros, abdicando o Município de uma receita estimada de 450 mil euros.
  3. Num momento em que todos os clubes e associações se vêem a braços com a paragem quase total das suas atividades e fontes de rendimento, a autarquia reforça o programa municipal de apoio ao associativismo no montante de 916.300,00 euros.
  4. Nesta revisão, o município vai reforçar também o orçamento para empreitadas no concelho, no total de 1.501.100,00. Pretende-se, em tempos de crise, impedir que a economia do concelho fique completamente neutralizada, investindo o mais possível na requalificação do espaço público e vias de comunicação, lembrando que muitas destas obras estão a cargo de fornecedores locais e regionais.O setor público tem que se assumir como uma alavanca de investimento, criando e mantendo empregos.
  5. Procurando relançar um conjunto de obras cujos concursos haviam ficado desertos em Dezembro de 2019, o Município inscreve cerca de 940 mil euros (a distribuir pelos orçamentos de 2020, 2021 e 2022) para reforço dos procedimentos a lançar: Requalificação da Mata do Liceu, Requalificação da Alameda João de Deus e Edificação do Centro Cultural e Recreativo de Bordeira.
  6. Reforço do sistema de pagamento imediato de faturas a fornecedores, reduzindo ao mínimo os tempos de espera para recebimentos relativos a bens e serviços fornecidos ao Município.
  • MEDIDAS DE APOIO SOCIAL:
  1. Aquisição e entrega de cabazes de alimentação e vales de compras a famílias carenciadas, em articulação com a rede social do concelho.
  2. Apoio suplementar ao Banco Alimentar (30 mil euros), tendo em vista a aquisição de bens alimentaresa produtores locais, a entregar posteriormente às famílias carenciadas, através das IPSS do concelho.
  3. Criação de mecanismo de apoio às rendas para as famílias cujos rendimentos perdidos não possibilitem fazer face às despesas com habitação.
  4. Pagamento pela Câmara Municipal de cerca de 1,5€ por almoço (cinco almoços por semana) às famílias com filhos que frequentem as Escolas do 1º Ciclo e que sejam utentes com apoio social escolar do Escalão A e B,através da atribuição de vales de compras no valor unitário mensal de 30€ (medida aplicável aos meses de Maio e Junho de 2020).
  5. Atribuição de uma comparticipação financeira de 20 mil euros a cada um dos cinco agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho, (no montante de 100.000,00€) para apoio ao processo de aprendizagem à distância. A medida prevê que os agrupamentos procedam à aquisição de equipamentos tecnológicos para posterior empréstimo aos alunos de famílias carenciadas.
  6. Atenção especial à causa animal, através da atribuição de apoios extraordinários às associações do movimento animal para ações junto da população e reforço do projeto já existente “cheque veterinário”.
NOTA FINAL DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
“Estando longe do seu final, a crise pandémica global deixou já marcas severas no tecido social e económico do concelho. Por força da paragem abrupta nas atividades económicas, empresas e famílias vêem fugir os seus rendimentos. O mesmo acontece com o movimento associativo farense, composto por forças vivas determinantes para o desenvolvimento social, cultural, desportivo e juvenil e que agora se encontram paralisadas.
Neste momento crucial, todos devem assumir as suas responsabilidades, pois só com muito trabalho e unidade poderemos ultrapassar as dificuldades desta crise sem precedentes. É necessário congregar esforços para defender a economia e a vida das nossas famílias e esse trabalho é de todos.
Pela nossa parte, respondemos afirmativamente aos desafios – não podia ser de outra forma. É tempo de sermos solidários, de entender as dificuldades e de dar a todos pelo menos uma certeza, a de que o Município de Faro estará sempre presente nos momentos difíceis.
Torna-se agora imperioso que todos tenhamos a consciência de que temos de ser mais cooperantes, pois ninguém vive sozinho. Importa preparar o futuro, dar as mãos e trabalhar para que, quando isto passar, possamos todos recuperar o tempo perdido e fazer mais pela nossa comunidade.”

Assembleia Municipal de Faro comemorou o 46º Aniversário da Revolução dos Cravos

Assembleia Municipal de Faro comemora o 46º Aniversário da ...
No dia 25 de abril de 2020, a Assembleia Municipal de Faro, celebrou os 46 anos daquela marcante data que nos ofereceu um dos mais fundamentais direitos, cativo até então, a Liberdade.
Não devemos, nunca, esquecer que o legado que nos foi concedido, pelo Movimento dos Capitães, trouxe-nos o Poder Local, que devemos continuar a efetivar, aprofundando a Democracia Local.
O confinamento social, imposto pela pandemia que nos assola, obriga a que, para proteção de todos nós, este ano a comemoração, mantendo a solenidade própria que lhe assiste, adquira um novo formato, em suporte digital.
Assim, decidiu a Assembleia Municipal de Faro, em articulação com a Comissão Permanente para Programação e Acompanhamento do 25A, que a Sessão Comemorativa desta data simbólica, será efetuada online, através da publicação de um vídeo, no site deste órgão (am-faro.pt) e nas respetivas redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter.
Assembleia Municipal de Faro comemora o 46º Aniversário da ...
As intervenções dos diferentes representantes do Grupos Municipais, bem como dos Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal e ainda, do Coronel Vasco Lourenço, em representação dos capitães de abril, serão intercaladas com momentos culturais e musicais a cargo de Rui Baeta, Nelson Conceição e Afonso Dias.Será também disponibilizado on-line mensagens, em diversos formatos, de associações do nosso concelho.
Sendo esta data uma das maiores da história de Portugal, a Assembleia Municipal de Faro associa-se ao pedido efetuado pela Associação 25A para que se cante, às janelas de nossas casas,pelas 15h do próximo dia 25, o Grândola, Vila Morena, um dos temas que serviu de mote para o início do movimento.
É intenção da Assembleia Municipal de Faro, apesar de uma liberdade que presentemente se vive mais minguada, relembrar a todos os munícipes e para memória futura que a Liberdade deverá estar sempre presente na nossa vida, dela fazendo parte e que ela é alicerce de um futuro comum.

Câmara Municipal de Lagos lança concurso para 24 postos de trabalho na carreira de Polícia Municipal

Câmara Municipal de Lagos lança concurso para 24 postos de ...
O Municipio de Lagos abriu um concurso externo de ingresso para admissão de estagiários, na carreira de Polícia Municipal, categoria de Agente Municipal, de 2.ª Classe, para preenchimento de 24 postos de trabalho. O concurso encontra-se aberto pelo prazo de 10 dias úteis a contar do dia imediato à publicação em Diário da República.
A modalidade de contrato de trabalho em funções públicas é por tempo indeterminado e aos Estagiários /Agentes da Polícia Municipal, de 2.ª Classe, compete-lhes exercer funções de polícia administrativa na área de jurisdição do Município, de acordo com diretrizes superiores e nos termos do Regulamento do serviço, devendo as mesmas ser consultadas.
Podem candidatar-se todos os indivíduos, independentemente de estarem ou não vinculados a serviços da administração central, regional ou local, desde que reúnam, cumulativamente, os requisitos gerais e especiais, até à data limite de apresentação da candidatura.
Os métodos de seleção a aplicar a todos candidatos constarão de Prova Escrita de Conhecimentos, Exame de Avaliação Psicológica, Exame Médico de Seleção e Entrevista Profissional de Seleção, todos de caráter eliminatório, sendo os métodos de seleção valorados de 0 a 20 valores.
Para mais informações e candidatura deverão consultar o aviso aqui.

Covid-19: Luxemburgo com 88 mortes e 3723 casos de infecção – dados oficiais

Home - Jornal do Luxemburgo
O Luxemburgo contabiliza até hoje um total de 88 mortes e 3723 casos de infecção por coronavírus Covid-19, revelou este domingo (26), pelas 17:30, o Ministério da Saúde do Grão-Ducado.
De acordo com os dados oficiais, são mais 3 vítimas mortais e 12 novos casos de infecção nas últimas 24 horas.
O boletim clínico divulgado hoje revela ainda que há agora 146 pessoas hospitalizadas (22 das quais em cuidados intensivos – este número não contabiliza as pessoas provenientes da região francesa do Grande Este).
A idade mediana das vítimas mortais ronda os 85 anos de idade, enquanto a média das mortes ronda os 83 anos. Já a média de idade das pessoas infectadas ronda os 46 anos. Há mais homens (51%) do que mulheres (49%) infectados no Luxemburgo.
Segundo os dados oficiais desde o início da crise sanitária provocada pelo Covid-19 foram realizados 39.003 testes no país.
O número de pessoas que deixaram as unidades hospitalares está agora nas 788 pessoas.

Arábia Saudita acaba com pena de morte para menores

O rei Salman da Arábia Saudita ordenou o fim da pena de morte para crimes cometidos por menores, um dia depois do fim das punições por flagelação, indicou hoje o presidente da Comissão dos Direitos Humanos saudita, Awwad Alawwad.
A decisão surge um dia depois da ordem para acabar com as flagelações, que são substituídas por um tempo de prisão efetiva, multas ou serviços comunitários, pondo cobro a um dos mais controversos castigos públicos do reino.
O herdeiro de Salman, o já príncipe coroado Mohammed bin Salman, segundo escreve a agência France Presse, tem sido visto como a "força por trás" do fim de algumas restrições públicas de punição e um "mediador" nas interpretações ultraconservadoras da Lei Islâmica que muitos no país ainda defendem.
Face a uma oposição doméstica, o príncipe herdeiro tem procurado modernizar o país, através sobretudo do investimento estrangeiro de forma a acabar com a má reputação saudita, sobretudo definida pelas organizações de direitos humanos.
Mohammed bin Salman tem estado também a tentar servir de ponte entre o regime e os liberais, ativistas dos direitos humanos e das mulheres, escritores, líderes religiosos moderados e reformistas.

Porém, a morte, em 2018, do escritor saudita Jamal Khashoggi na Turquia, assassinado por homens de mão do príncipe herdeiro gerou grandes críticas e ceticismos internacionais.
O mais recente decreto real do rei Salman vai permitir evitar o cumprimento da pena de morte a pelo menos seis homens da minoritária comunidade xiita do país, uma vez que os crimes cometidos ocorreram quando ainda eram menores de 18 anos.
Vários grupos internacionais de defesa dos direitos humanos, como a Amnistia Internacional (AI), Human Rights Watch (HRW), há muito que exigem ao reino a abolição da pena de morte, em particular como punição a crimes cometidos por menores.
Hoje, segundo o presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Governo saudita, ao anunciar o novo decreto, argumentou que a medida vai ajudar o reino a estabelecer "um código penal mais moderno" e que "demonstra a vontade e o empenho" do regime de Riade em prosseguir com reformas-chave no país.
"Vão vir mais reformas. As duas decisões [fim das flagelações e da pena de morte para menores] refletem como a Arábia saudita está a seguir em frente na concretização de reformas críticas nos direitos humanos, mesmo no meio das condições impostas pela pandemia de Covid-19", afirmou Awwad Alawwad.
O decreto de hoje substitui o aprovado em fins de 2018, em que o rei Salman determinou um máximo de 10 anos de prisão para menores na maioria dos casos, à exceção de crimes puníveis com a pena de morte.
A partir de agora, explicou Alawwad, a pena máxima será de 10 anos para todos os crimes cometidos por menores.
Lusa

Itália regista número de mortes mais baixo desde 14 de março

Itália regista número de mortes mais baixo desde 14 de março - O Jogo
Itália registou 260 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 14 de março, elevando o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus para 26.644, segundo o último balanço oficial.
Desde 14 de março, dia em que se registaram 175 mortes causadas pela covid-19, que Itália regista mais de 300 mortes todos os dias, com picos que chegaram perto das 1.000 vítimas mortais.
O número total de infeções desde o início do estado de emergência no país, em 21 de fevereiro, incluindo pacientes atuais, falecidos e curados, é de 197.675, um aumento de 2.324 em relação a sábado.
O número de pessoas atualmente doentes com a covid-19 é de 106.103, o que significa que nas últimas horas os novos positivos aumentaram em 256, dos quais 78% estão em casa sem sintomas ou com sintomas leves.
Itália começará a sua saída gradual do confinamento a partir de 04 de maio e o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, deverá apresentar o respetivo plano ainda hoje.
Numa entrevista ao jornal La Repubblica, publicada hoje, o primeiro-ministro italiano disse que a maioria das empresas de manufatura e construção retomará as suas atividades em 04 de maio, mas os cidadãos terão que esperar um pouco mais para ter total liberdade de movimentos.
Giuseppe Conte também disse que as "restrições mais rígidas" do confinamento serão revistas, embora sem indicar como.
Lusa

Ministro do Trabalho alemão quer direito ao teletrabalho na lei após pandemia

Ministro do Trabalho alemão quer direito ao teletrabalho na lei ...
O ministro do Trabalho alemão quer consagrar na legislação o direito à opção pelo teletrabalho, nos casos em que tal seja possível, mesmo depois de terminada a crise relacionada com a pandemia da covid-19.
Em declarações, hoje, ao jornal Bild am Sonntag, Hubertus Heil diz que pretende introduzir esta possibilidade no quadro legislativo no próximo outono, avançando que estimativas iniciais sugerem que a proporção de pessoas em teletrabalho tenha aumentado de 12% para 25% durante a crise do coronavírus, para um total de cerca de oito milhões de pessoas.
“Todas as pessoas que o pretenderem e cujos empregos o permitam deviam ter a possibilidade de trabalhar em casa, mesmo depois de ultrapassada a crise epidémica”, sustentou Heil, acrescentando: “Estamos a aprender com a pandemia quanto do trabalho pode ser feito a partir de casa atualmente”.
Segundo esclareceu o ministro alemão, o objetivo é “aumentar as possibilidades de teletrabalho, mas não impô-lo”, podendo as pessoas optar por trabalhar em casa em permanência ou apenas durante um ou dois dias por semana.
O Partido Social-Democrata (SPD) de Hubertus Heil, que integra a coligação liderada pela chanceler Angela Merkel, já tinha defendido em dezembro de 2019 - muito antes de a pandemia ter ditado o confinamento na Alemanha e em grande parte do mundo – a consagração do direito a trabalhar a partir de casa.
Esta ideia é, contudo, refutada pela Confederação das Associações de Empregadores da Alemanha, cujo presidente, Steffen Kampeter, considera que o trabalho à distância é do interesse de todos quando é possível e faz sentido, mas “questões operacionais e a vontade dos clientes têm de ter um papel central”.
“Precisamos de uma moratória nos encargos e obrigações, em vez de exigências adicionais que limitam o crescimento e a flexibilidade”, sustentou.
Lusa

Covid-19. Ensaios com plasma de doentes curados deverão arrancar no final de maio em Portugal

23 abr, 2020 - 20:36 • Dina Soares 
As linhas mestras do ensaio clínico estão a ser acertadas. Durante o mês de maio deverá ficar tudo pronto para que, antes de o mês acabar, os primeiros doentes com Covid-19 possam participar na terapêutica experimental.

Os ensaios clínicos com plasma convalescente - plasma proveniente de pessoas que foram infetadas pelo novo coronavírus e se curaram – deverão começar no final de maio. A informação foi avançada esta quinta-feira à Renascença pela presidente do conselho diretivo do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST.

Segundo Maria Antónia Escoval, durante o mês de maio todos os procedimentos necessários à realização destes testes deverão ficar concluídos.

Tratando-se de um novo procedimento, revela ainda, foi necessário elaborar uma orientação de colheita de plasma, onde são fornecidas as linhas de orientação para a seleção de dadores, colheita, processamento, rotulagem, armazenamento, transporte e distribuição aos serviços de imuno-hemoterapia dos hospitais.

No que se refere aos procedimentos de colheita, uma vez que esta não é uma colheita de sangue total, mas apenas de plasma, foi avaliada a capacidade instalada, nomeadamente de equipamentos, e só será feita nos três centros do IPST, em Lisboa, Porto e Coimbra, e em alguns hospitais.

Um grupo de trabalho constituído pela Direção Geral da Saúde (DGS), Instituto Ricardo Jorge, Infarmed e o IPST vai definir os critérios mínimos para a realização dos ensaios clínicos, onde vão decorrer e durante quanto tempo. Só depois de tudo estar decidido é que estes poderão ter início.

Ensaios serão feitos em doentes em condição moderada a grave

Vai ser pedido a todos os doentes convalescentes que contactem o Instituto para se poder avaliar se preenchem os critérios de elegibilidade que lhes permitam vir a ser dadores. A colheita poderá começar ainda durante o próximo mês.

Quanto aos doentes que serão objeto dos ensaios clínicos, Maria Antónia Escoval recorda, em entrevista à Renascença, que terão de cumprir os critérios mínimos definidos e deverão, à partida, ser doentes em condição moderada a grave.

“A terapêutica com plasma convalescente Covid-19 deve ser considerada de âmbito experimental, realizada unicamente em hospitais de referência, no âmbito de ensaios clínicos com o objetivo de demonstrar a sua eficácia e segurança”, adverte a presidente do conselho diretivo do Instituto Português do Sangue e Transplantação.

No entanto, e apesar de todas as cautelas, Maria Antónia Escoval não esconde algum otimismo relativamente a esta solução, que já começou a ser testada em cinco países: China, Estados Unidos, Itália, Espanha e França, “com resultados muito animadores”, afirma.

NOTÍCIA RENASCENÇA

Federação Portuguesa de Columbofilia lança projeto Asas Solidárias

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) acaba de lançar o Asas Solidárias, um projeto de solidariedade criado na sequência da pandemia de Covid-19, para, no imediato, responder à necessidade de angariação de material de proteção individual (como máscaras, luvas e viseiras) para os cerca de 10 mil columbófilos portugueses.
Porque juntos voamos mais longe, o Asas Solidárias está a ser desenvolvido pela FPC em estreita ligação com diversas entidades e empresas com o objetivo de angariar, com a maior brevidade possível, o material de proteção individual necessário.
Para responder às orientações transmitidas pelas autoridades nacionais e garantir a prática da modalidade em segurança, a FPC implementou um Plano de Contingência exigente, que obriga todos os columbófilos à utilização de material de proteção individual.
No âmbito do Asas Solidárias, a FPC estabeleceu recentemente uma parceria com a empresa GPLoft que irá realizar um leilão solidário no final do mês de maio. O valor angariado reverterá para aquisição de material de proteção e de constatadores eletrónicos para apoio à evolução tecnológica. Foi ainda criado o selo “Eu apoio a Columbofilia Nacional” / “I Turn ON with GPLoft” que será colocado nos leilões GPLoft dos columbófilos ou entidades que disponibilizarem 5% do valor obtido para esta causa.
Outras empresas já se associaram a esta iniciativa, como a Pedro Porto, Lda com a oferta de cerca de 500 litros de gel desinfetante e a disponibilização de máscaras a preço de custo, assim como a Benzing com a entrega de 10 constatadores BENZING Express G2 prontos a usar e 100 licenças Pedigree 1 ano.
No futuro, o projeto Asas Solidárias pretende abraçar outras iniciativas de auxílio aos columbófilos ou à sociedade civil em geral desenvolvidas pela FPC e seus parceiros.
Neste momento, os equipamentos mais necessários são máscaras de proteção, luvas, viseiras, batas e desinfetantes, tanto de mãos como para limpeza das instalações e materiais utilizados.
A FPC apela a todos que se juntem a esta causa e se tornem parceiros, em nome individual ou empresarial, contactando a federação através do email asas.solidarias@fpcolumbofilia.pt
Com o apoio de todos vamos voar mais alto!

Filme do Turismo do Centro distinguido em festival de Nova Iorque

New York Festivals TV & Film Awards premeiam conteúdos audiovisuais produzidos em todo o mundo.
O filme promocional “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” conquistou mais uma importante distinção internacional, que veio enriquecer ainda mais a sua extensa fileira de prémios. Agora, foi a vez dos prestigiados New York Festivals TV & Film Awards, em Nova Iorque, Estados Unidos, reconhecerem a qualidade do filme promocional da região Centro de Portugal.
“Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” conseguiu integrar a limitada lista de finalistas na categoria “Imagem Corporativa – Turismo”, ao lado de filmes de Espanha, França, Grécia, Chile, Áustria ou Nova Zelândia, entre outros.
É extremamente recompensador recebermos mais esta prestigiada distinção, numa altura em que o mundo atravessa uma situação tão difícil. Os empresários, assim como todos os intervenientes na atividade turística, necessitam como nunca de boas notícias, como esta, que apontem caminhos de esperança para o futuro”, considera Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
Os New York Festivals são dos festivais mais reconhecidos no panorama da indústria audiovisual. É uma enorme honra para a região Centro de Portugal estar ao lado de outras produções de grande qualidade, representantes de todos os continentes”, acrescenta.
Os New York Festivals TV & Film Awards premeiam conteúdos audiovisuais produzidos em todo o mundo, cobrindo todas as áreas da indústria do cinema e da televisão. São escolhidos os melhores filmes em 14 categorias, que vão desde os programas de informação ao desporto, passando pelos documentários ou entretenimento, entre muitas outras.
Realce para o facto de o filme “Living it Together”, de promoção da cidade de Torres Vedras, ter sido igualmente escolhido como finalista na mesma categoria. Este filme foi produzido no âmbito do festival ART&TUR, que todos os anos se realiza no Centro de Portugal.
Esta é a 12.ª distinção conquistada pelo filme “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?" em festivais internacionais de turismo. A saber: Finalista na categoria “Imagem Corporativa – Turismo”, nos New York Festivals TV & Film Awards 2020, Nova Iorque; 2.º lugar na categoria “Região Internacional”, no The Golden City Gate 2020, Berlim; finalista na categoria “Melhor Filme Internacional de Promoção de uma Região”, no Fitur Film & Video Competition 2020, Madrid; 3.º lugar na categoria “Destinos Turísticos – Região”, no Festival de Cinema de Turismo de Amorgos, Grécia; Vencedor dos “People’s Choice Awards” e Melhor Filme na categoria "Destinos Turísticos – Regiões", no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, Torres Vedras; Prémio Especial do Presidente do Júri, no FilmAT Festival, Polónia; finalista na categoria “Filmes de Turismo", no Cannes Corporate Media & TV Awards, França; “Silver Wave”, referente ao 2.º lugar, na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia; 3.º classificado na categoria “Filmes de Turismo”, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles; Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Região”, TourFilm Riga, Letónia; e "Best Production Design" no Terres Festival, Espanha.
Produzido pela Slideshow para o TCP, e realizado por Pedro Vieira, “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” é um filme promocional com um conceito inovador: o visitante transforma-se na personagem de um jogo passado no magnífico território do Centro de Portugal e tem como objetivo chegar à onda gigante da Nazaré, onde é esperado pelo surfista Garrett McNamara. A mensagem é a de que, alterando-se o personagem principal, poderemos criar novos percursos e redescobrir, de acordo com motivações próprias, novos Centros de Portugal.
Pode ver o filme, com a duração de 2 minutos e 52 segundos, neste link: https://bit.ly/2WnVXmi.

Trump não quer “perder tempo” com conferências de imprensa diárias

Visão | Covid-19: Trump não quer "perder tempo" com conferências ...
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que não vale a pena "perder tempo" nem em conferências de imprensa diárias relativas à pandemia de covid-1, em que apenas são colocadas "questões hostis".
"Qual é o objetivo de ter conferências de imprensa na Casa Branca quando a comunicação social não faz senão questões hostis e depois não relata a verdade e os factos com precisão", escreveu Trump na sua conta do Twitter.
"O povo americano não tem senão falsas notícias. Assim não vale o tempo nem o esforço", acrescentou.
O 'tweet' do presidente norte-americano surge dois dias depois de, numa conferência de imprensa, ter feito defendido que se devia investigar a possibilidade de tratar a doença injetando desinfetante no corpo.
"Considero que o desinfetante o trata [o novo coronavírus] num minuto. Será possível haver uma injeção?", questionou.
Logo na sexta-feira, a Casa Branca esclareceu que o presidente foi mal interpretado e o próprio afirmou que se tinha expressado "de forma sarcástica", terminando a conferência de imprensa ao fim de 20 minutos sem direito a questões pelos jornalistas.
A hipótese de terminar com as conferências de imprensa surge também numa altura em que a Casa Branca prepara o plano para retomar a economia.
Depois de 50 conferências de imprensa em dois meses, no sábado não houve o habitual 'briefing' na Casa Branca.
Lusa

«Não haverá regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisa ministra da Saúde

«Não haverá um regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisou Marta Temido, ministra da Saúde, na conferência de imprensa deste domingo.

Mais 23 pessoas morreram nas últimas 24 horas por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde deste domingo, 26 de abril. Regista-se agora um total de 903 mortes (mais 23 em 24 horas) e 23.864 infetados (mais 472) em Portugal. O número de pessoas dadas como curadas aumentou para 1.329, mais 52 em relação a sábado. O Norte é a região que regista o maior número de mortos (519), seguida das regiões Centro (188), Lisboa e Vale Tejo (175), Algarve (12), Açores (8) e Alentejo, que regista um morto. A Madeira não regista qualquer óbito, adianta a ministra da Saúde, Marta Temido. Estão neste momento 1.005 pessoas internadas infetadas com covid-19, menos 35 pessoas hospitalizadas. Há 182 doentes nos cuidados intensivos, menos quatro do que no último balanço.


Não voltaremos à normalidade a que nos habituámos, avisa Marta Temido

«Não haverá um regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisou Marta Temido, ministra da Saúde, na conferência de imprensa deste domingo. O R (taxa de transmissão) de Portugal é de 1.04. «O máximo da infecção já terá ocorrido», diz a ministra. A governante deixou ainda quatro ideias fortes para serem absorvidas pelos portugueses. «A doença não está ultrapassada», teremos de «manter o distanciamento social», «usar máscara social nos espaços fechados» e manter o mais possível a «higienização das mãos».
Graça Freitas faz apelo à vacinação de crianças

A diretora-geral de Saúde diz que a maior ansiedade em relação a uma nova doença é o «desejo de uma vacina», porque «fazem uma simulação da doença sem ter a doença» e uma forma de evitar «casos da doença graves, sequelas e, em último caso, mortes». Graça Freitas não se referia apenas à vacina contra o novo coronavírus, mas mais à vacinação em termos gerais. Em março, houve menos 13% de pessoa a recorerrem à vacinação, embora haja uma recuperação em abril. E, assim, o apelo à vacinação. «Há médicos e enfermeiros disponíveis. Não queremos ter novos surtos de doenças.

Os 4 casos de quem deve estar atento e não deve falhar a vacinação

Perante a necessidade de adotar medidas de carácter excecional e temporário para prevenção da transmissão da infeção por covid-19, estabelecem-se quatro prioridades de vacinação:

1. Vacinação recomendada até aos 12 meses de idade, inclusive. As crianças devem cumprir atempadamente a vacinação recomendada no primeiro ano de vida, que confere proteção precoce contra onze doenças potencialmente graves. Aos 12 meses, as vacinas contra o meningococo C e contra o sarampo, papeira e rubéola são muito importantes. A situação epidemiológica do sarampo a nível mundial não permite adiar esta vacina. Às crianças que têm estas vacinas em atraso, recomenda-se a vacinação o mais brevemente possível. Deve contactar a sua Unidade de Saúde.

2. Vacinação BCG das crianças com risco identificado de tuberculose grave, de acordo com Norma da DGS

3. Vacinação de doentes crónicos e outros grupos de risco no âmbito do PNV

4. Grávidas – Devem procurar ativamente a vacinação contra a tosse convulsa, que tem como objetivo a proteção do bebé nos primeiros meses de vida. A vacinação poderá ser adiada, mas nunca para além das 28 a 32 semanas de gestação.
Medir a febre aos trabalhadores é legal, defende ministra

A ministra da Saúde Marta Temido disse ainda que, em relação à polémica da medição da temperatura corporal aos trabalhadores, que há quatro situações legítimas. Se existir «consentimento expresso» do trabalhador, se a medição for realizada por «um profissional de Saúde, que está sujeito a sigilo» ou «por outra pessoa com dever de confidencialidade». Podem ainda as empresas medir a febre aos trabalhadores quando haja «motivos de interesse público, no domínio da Saúde pública» e, finalmente, se a finalidade for «a proteção e a segurança dos trabalhadores ou de terceiros».

Impala

Novos casos na Alemanha voltam a abrandar

Novos casos de covid-19 na Alemanha voltam a abrandar - Mundo - SÁBADO
A Alemanha registou um aumento de 1.737 novos casos diagnosticados para um total de 154.175, o que se traduz num abrandamento em relação aos últimos dias, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI).
Os números oficiais revelam ainda que os casos considerados curados são agora aproximadamente 112.000, uma subida de 2.200 nas últimas 24 horas.
Houve um aumento de 140 vítimas mortais para um total de 5.640, sendo a Baviera o estado federado mais afetado do país, com 1.596 óbitos e um total de 40.912 casos diagnosticados.
O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, alertou hoje para os riscos da reativação precipitada do turismo a meio da pandemia de covid-19.
"Uma corrida na Europa para ver quem permite primeiro viagens turísticas implica riscos que não podemos assumir", sublinhou em declarações ao "Bild am Sonntag".
O responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros recordou os contágios na estação de ski de Ischgl, considerado um dos fatores que contribuiu para a aceleração da propagação do novo coronavírus na Alemanha e frisando que é algo "que não se deve repetir".
Para Maas a Europa precisa de desenvolver critérios comuns para regressar à liberdade de viajar, sem "destruir os sucessos alcançados com muito trabalho".
Lusa

Estudo diz que Portugal está entre países europeus onde turismo mais cai em 2020

Litoral Centro - Avenida Dr. Lourenço Peixinho/Aveiro
Portugal é dos países europeus onde o turismo internacional mais cai este ano devido à pandemia, com uma queda de 40% no número de visitantes, apenas superada por Espanha e Itália, de acordo com estudo da Oxford Economics.
Segundo o estudo desta consultora britânica sobre os impactos da covid-19 no turismo europeu, ao qual a agência Lusa teve hoje acesso e que é datado do início do mês, em Portugal deverão registar-se menos sete milhões de entradas internacionais este ano, em comparação com 2019, o equivalente a uma queda de 40%.
Em termos percentuais, Portugal é apenas superado na redução dos visitantes por Itália (com uma queda de 49%, menos 31 milhões de visitantes) e por Espanha (recuo de 42%, menos 34 milhões de visitantes), que são desde logo os mais afetados pela pandemia, seja em número de mortes ou de casos.
Já em termos de volume, o Estado-membro com maior recuo nas chegadas turísticas internacionais, segundo a análise da Oxford Economics, é França, com uma queda de também 40%, o equivalente a menos 38 milhões de visitantes face a 2019.
Só França, que também está a ser bastante afetada pela covid-19, é responsável por cerca de 13% das entradas internacionais em toda a Europa.
Juntamente com Itália e Espanha, Portugal é um dos países onde o Produto Interno Bruto (PIB) mais depende do turismo, num total de 16,5%, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.
Outro Estado-membro europeu muito dependente do turismo é a Grécia, onde, de acordo com a Oxford Economics, a queda no número de chegadas é de 36%, equivalente a menos 11 milhões.
O sul da Europa é, inclusive, a região mais afetada pelo recuo do turismo internacional, caindo ao todo 40% em 2020, após um crescimento de 5% em 2019.
A consultora britânica observa nesta análise, a mais recente para o turismo europeu, que, "mesmo nos casos em que o número de casos [de covid-19] num país é relativamente baixo, tendem a existir restrições semelhantes em matéria de viagens e de movimentos", o que justifica estas quedas acentuadas.
Assumindo que a covid-19 afeta o turismo europeu durante oito meses (fevereiro a setembro), entre alturas de confinamento e de levantamentos faseados das restrições, esta entidade estima uma queda de 39% nas viagens de turismo para toda a Europa em 2020, comparando com o período homólogo anterior, o equivalente a menos 287 milhões de chegadas internacionais.
Ainda assim, a Oxford Economics nota que "a duração potencial das proibições de viagem é ainda bastante incerta", pelo que os números poderão alterar-se e até piorar, caso "as restrições de viagens continuem e atinjam o pico da época" turística, isto é, julho e agosto.
E, "embora se preveja uma rápida recuperação em 2021, não se espera que os níveis de viagens internacionais registados em 2019 se restabeleçam antes de 2023, uma vez que os efeitos prolongados sobre os rendimentos se repercutem" nos movimentos turísticos, nota esta entidade.
No que toca às viagens domésticas, "também cairão [em 2020], mas não mais do que as viagens internacionais", estima a Oxford Economics, justificando que as restrições aqui aplicadas deverão "ser levantadas mais cedo".
Para o conjunto da Europa, a redução esperada nos movimentos turísticos domésticos na região este ano é de 23%, sendo mais acentuada no sul da Europa (-24%) e na Europa ocidental (também -24%) e menos evidente na Europa central ou oriental (-20%), conclui a consultora na análise.
Lusa

Espanha com forte descida diária de mortes para 288

COVID-19: Espanha com forte descida diária de mortes para 288 ...
Espanha registou, nas últimas 24 horas, 288 mortes devido ao novo coronavírus, uma queda significativa em relação aos 378 de sábado, havendo até agora um total de 23.190 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.
De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 1.729 novos casos positivos, uma descida também significativa, elevando para 207.634 o total de infetados confirmados pela PCR, o teste mais fiável para detetar o vírus.
Os números diários indicam ainda que nas últimas 24 horas há 3.024 pessoas curadas depois de terem contraído a doença, sendo o total de 98.732 desde o início da pandemia.
Lusa

Restaurante português nos EUA adapta-se com envio de pastéis de nata congelados

PSP recebida com arremesso de pedras e garrafas de vidro após ...
O café-restaurante português Natas Pastries, em Los Angeles, está a adaptar-se às restrições impostas por causa da pandemia de covid-19 com o envio de pastéis de nata congelados para clientes nos Estados Unidos.
A dona do café-restaurante, Fátima Marques, decidiu iniciar a nova faceta do negócio por causa dos muitos pedidos que estava a receber nas redes sociais desde o início do confinamento. "Envio para os Estados Unidos todos, de Nova Iorque a Miami e Las Vegas, por todo o lado me estão a pedir", disse à Lusa a 'chef' portuguesa.
Vários estados do país começaram a emitir ordens de permanência em casa e encerramentos compulsivos a partir da terceira semana de março, por causa da pandemia de covid-19.
Os pastéis de nata congelados chegam ao destinatário em dois dias e a ideia é que sejam apreciados com a mesma frescura que têm no café em Los Angeles. "Dentro da embalagem envio instruções para pôr no forno, qual o tempo e a temperatura", explicou Fátima Marques. "Mando canela e açúcar à parte, para as pessoas terem a experiência como se estivessem aqui. Saem perfeitos".
Outros produtos de pastelaria tradicional que têm sido pedidos à 'chef' portuguesa são o pão de leite e a bola de berlim, que o Natas Pastries também envia no mesmo formato. A diferença é que as bolas vão sem creme.
A maior parte dos pedidos vem de "portugueses, lusodescendentes ou pessoas que estiveram em Portugal e conhecem" a pastelaria portuguesa, indicou Fátima Marques.
Para os clientes locais, o restaurante está a trabalhar com serviços de entregas, como UberEats, Grubhub e Postmates, que levam qualquer item do menu ao domicílio, desde pastéis de bacalhau a chouriço assado. Quem quiser também pode levantar à porta do Natas Pastries, que neste momento só abre ao fim de semana durante algumas horas.
À porta do restaurante, que se localiza no vale de São Fernando, a norte de Hollywood, está um letreiro informando que os clientes têm de usar máscara e só pode entrar um de cada vez para fazer o pedido, salvo se estiverem juntos (um casal, por exemplo).
O envio de encomendas, as entregas e os pedidos ao fim de semana têm permitido ao negócio sobreviver, afirmou a responsável portuguesa. "Não estou a fazer dinheiro, mas pago as despesas, o que para mim é o mínimo", explicou.
A trabalhar apenas com quatro empregados, cerca de um quarto do que tinha antes da pandemia, Fátima Marques espera poder alargar o horário de funcionamento nas próximas semanas, quando o restaurante receber ajuda governamental.
A empresária candidatou-se ao Programa de Proteção de Salários, que está disponível para pequenos comerciantes e negócios com menos de 500 empregados, e o pedido foi aprovado. Neste formato, 75% do montante será para pagar salários e 25% para renda e despesas essenciais de funcionamento, como eletricidade.
"Quando começar com este subsídio, vou abrir mais horas e vou ter 9 a 10 empregados", afirmou Fátima Marques. "Vou ter algumas pessoas novas que estão à procura de trabalho e não têm subsídios do Estado".
Enquanto o restaurante está fechado a maior parte do tempo, a responsável decidiu avançar com uma renovação do espaço, que serve cozinha portuguesa em Los Angeles desde 2005.
"Nunca temos tempo para nada, estamos sempre aqui com muita gente e por isso agora é a altura ideal de estar a pintar e a reparar", indicou, referindo que ainda não tem qualquer noção de quando será possível um regresso a alguma normalidade. "Quando vai ser aberto para jantares não sei. Ainda ninguém sabe".
A Califórnia tem ordens de confinamento até 15 de maio e o governador Gavin Newsom apresentou um plano em três fases para a reabertura gradual das atividades, o que dependerá do decrescimento de novos casos de infeção e outros sinais de redução do perigo.
A pandemia de covid-19 já infetou mais de 41 mil pessoas no estado e provocou 1.616 mortos. Nos Estados Unidos, o país mais afetado pela doença, estão contabilizados mais de 890 mil infetados e mais de 50.000 mortos.
Lusa