terça-feira, 31 de outubro de 2023

Verão de 2023 foi o melhor de sempre para o turismo no Centro de Portugal


Dormidas de visitantes estrangeiros subiram 13,4 por cento entre julho e setembro e 23 por cento desde janeiro.
O verão de 2023 foi o melhor de sempre para a atividade turística na região Centro de Portugal. De acordo com uma análise do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, com base em números preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), as dormidas no território totalizaram 2,93 milhões nos meses de julho, agosto e setembro, o que representa um acréscimo de 175 mil dormidas em relação a 2022.
Estes números representam uma subida muito expressiva, de 6,3 por cento, entre os dois períodos em análise e que é significativamente superior à média nacional: a procura turística no país cresceu 3,2 por cento neste verão.
Em valores absolutos, registaram-se 893,5 mil dormidas em julho no Centro de Portugal (mais 4,4% do que no mesmo mês de 2022), 1,2 milhões em agosto (mais 3,9%) e 846 mil em setembro (mais 12,3%).

Esta subida foi, em grande parte, impulsionada pelos visitantes de fora do país. De julho a setembro, a procura da região por parte de estrangeiros aumentou 13,4%, de 1,13 milhões para 1,29 milhões de dormidas. Comparativamente, a procura por parte de residentes em Portugal progrediu 1,4%, de 1,62 milhões para 1,64 milhões.

Se levarmos em consideração todo o ano de 2023, verificamos que, até setembro, a procura turística pelo Centro de Portugal subiu 11,8% em relação a 2022. Mais uma vez, o crescimento é mais notório entre os visitantes estrangeiros (23,0%).

“Os números hoje revelados pelo Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal demonstram que o Centro de Portugal reforçou a sua notoriedade a nível internacional em 2023. Este ano, mais 23 por cento de visitantes estrangeiros escolheu visitar o Centro de Portugal, o que representa uma extraordinária subida, muito promissora para todos aqueles que investem na atividade turística na região”, destaca Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“Se aos estrangeiros somarmos os visitantes nacionais, que continuam a privilegiar este território, reunimos todos os ingredientes para um futuro risonho, a nível turístico, para a região. Estão de parabéns os empresários, as autarquias e todas as associações do setor do turismo, pelo trabalho incansável na melhoria da qualidade de oferta. É um esforço de todos, que está a dar frutos”, acrescenta Raul Almeida.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

Câmara de Águeda promove estudo de mobilidade para o concelho

 Decorrida a primeira fase da elaboração do Plano de Mobilidade, estão a ser recolhidos contributos de várias entidades com vista à melhoria do diagnóstico e definição do plano de ação
A Câmara Municipal de Águeda está a elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Águeda (PMUSA) e depois do diagnóstico inicial, que passou, entre outros, pelo tratamento de dados estatísticos, métricos e de inquéritos, estão a ser realizadas sessões participativas para recolha de contributos. A primeira ação, para a qual foram convidados decisores políticos locais e um amplo conjunto de entidades e organismos ligados à mobilidade e ao concelho, aconteceu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e estão previstas outras, a divulgar oportunamente.
O documento final do PMUSA, que deverá ser apresentado entre dezembro deste ano e janeiro de 2024, será elaborado com os contributos desta e das próximas sessões participativas.
Jorge Almeida e Edson Santos, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acompanharam a sessão, esclarecendo que este é um trabalho “exigente e que tem como missão estratégica contribuir para a definição de soluções que aumentem a qualidade de vida das pessoas que escolhem Águeda para viver, trabalhar e visitar”.
Este plano, que é cofinanciado no âmbito da candidatura “Sistema de Gestão e Informação para Soluções Inovadoras e Experimentais de Transporte” do Centro 2020, tem como objetivo central redefinir o modelo de mobilidade do território, em todo o concelho, bem como atualizar a estratégia de mobilidade sustentável, alinhada com a definição de um sistema de monitorização. Na prática, pretende-se tornar as deslocações mais seguras, curtas, saudáveis, confortáveis e económicas.
Todos os interessados em dar contributos para este estudo devem usar o seguinte e-mail dv-as@cm-agueda.pt .

Gabinete de Comunicação e Imagem

Ana Sofia Pinheiro

6.as JORNADAS DA REDE DE MUSEUS DO ALGARVE DEBATEM DESAFIOS DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL, EM SILVES

 Iniciativa terá lugar a 17 de novembro na FISSUL
 
O Município de Silves, através do seu Museu Municipal de Arqueologia, recebe aquela que é a 6.ª edição das Jornadas da Rede de Museus do Algarve. Sob o mote “Desafios do Património Cultural Imaterial: Comunidades, Sustentabilidade e Diversidade”, a iniciativa terá lugar no dia 17 de novembro, na FISSUL, em Silves.
Fazer um balanço crítico dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO (2003 - 2023) e refletir sobre os desafios que se colocam aos museus, na sua relação com as comunidades, num múltiplo olhar nacional, regional e local são os principais objetivos destas jornadas.
O encontro reunirá especialistas de todo o país ligados não só ao meio autárquico e museológico, mas também à comunidade universitária e DGPC, entre outros; num debate único sobre os desafios que se colocam ao Património Cultural e Imaterial (PCI), nas suas mais diversas vertentes; não esquecendo o enquadramento institucional e políticas relativas ao PCI; a sustentabilidade das manifestações de PCI e o papel das comunidades na salvaguarda; a relação entre o PCI e o turismo; terminando com uma mesa redonda que discutirá as realidades e experiências do PCI no Algarve.
O período de inscrições decorre até 15 de novembro, devendo as mesmas ser formalizadas no site do Município de Silves (em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=20468).
As 6.as Jornadas da Rede de Museus do Algarve são uma iniciativa promovida pela Rede de Museus do Algarve, Município de Silves e Museu Municipal de Arqueologia de Silves.
 
+ info:
telefone: 282 440 854 (chamada para a rede fixa nacional)
 
+ sobre o enquadramento das 6.as Jornadas da Rede de Museus do Algarve
A Convenção assume o Património Cultural Imaterial (PCI) como gerador da diversidade cultural e garante do desenvolvimento sustentável.
Estes princípios têm-se refletido no desenvolvimento de políticas públicas – onde se inclui a criação de um quadro legal e instrumentos de salvaguarda – e na valorização cultural, social e económica das manifestações do PCI e dos seus detentores, sejam eles, comunidades, grupos ou indivíduos (CGI).
Estas ações têm vindo a considerar as contradições e ameaças à continuidade e transmissão das manifestações de PCI (ex. a sua viabilidade económica, a transformação profunda das paisagens e contextos sociais associados, as alterações climáticas, a turistificação, entre outras), visando a promoção de um desenvolvimento sustentável centrado no património cultural e natural, enquanto bem comum que responda às necessidades do presente, sem comprometer a satisfação das futuras gerações.
Assinalar as duas décadas da Convenção constitui um momento de balanço das visões, políticas e práticas que nela se baseiam, das ameaças à transmissão do PCI, assim como dos impactos sociais da sua patrimonialização nas comunidades, e o papel dos museus enquanto entidades inclusivas, empenhadas na diversidade cultural, nas iniciativas de proximidade, no bem-estar e melhoria de vida das populações.

Proença-a-Nova | Isagoge Filosófica de Pedro da Fonseca apresentada a 4 de novembro


A obra "Isagoge Filosófica", de Pedro da Fonseca, será apresentada no próximo dia 4 de novembro, às 17 horas, no Auditório Municipal de Proença-a-Nova, precisamente no dia em que se assinalam 424 anos da morte do filósofo português.
A obra escrita por Pedro da Fonseca para uso dos alunos nas escolas, foi publicada pela primeira vez em Lisboa a 21 de outubro de 1591 e foi editada dezoito vezes até 1623. O seu editor foi António Álvares e esta primeira edição recebeu as autorizações necessárias de António de Mendonça e Diogo de Sousa, em nome da Santa Inquisição. Este ano foi publicada em formato digital pelo Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é agora lançada em formato papel pelo Município.
A apresentação do livro será antecedida pela produção teatral “Pedro da Fonseca” do Grupo teatroàfaca, inserida no projecto fuzil, em parceria com o Município de Proença-a-Nova. Nesta ocasião será também revelado o tema do próximo Prémio Literário Pedro da Fonseca que arranca no início de 2024, conforme o regulamento que pode ser consultado aqui.
A Câmara Municipal criou o Prémio Literário Pedro da Fonseca, cujo regulamento foi pela Assembleia Municipal em 25 de setembro de 2015, sob proposta da Câmara Municipal. O propósito do concurso literário é potenciar e aumentar o gosto pela escrita e pela leitura, elevando os padrões de cultura da sociedade que se quer moderna, atual e mais preparada para o futuro, atribuindo no final de cada edição o “Prémio Literário Pedro da Fonseca” que se apresenta não só como um incentivo, mas também como uma recompensa pelo trabalho literário apresentado.
Os temas escolhidos para as últimas edições do concurso têm-se baseado na tradição de Proença-a-Nova: Janeiras e Encomendação das Almas em 2018, Palato em 2020 e Resina em 2022, tendo como objetivo levar os participantes a descobrir Proença-a-Nova.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Passadiços do Paiva eleitos melhor experiência de aventura na Europa


Os Passadiços do Paiva conquistaram, no passado fim de semana, mais dois prémios internacionais de turismo. Foram eleitos a Melhor Experiência de Aventura na Europa (Best Adventure Experience in Europe) e Melhores Percursos de Trekking no Sul da Europa (Best Trekking Tours in a Southern Europe) nos World Luxury Hotel Awards, cuja cerimónia decorreu a 28 de outubro, em Atenas (Grécia).
Os World Luxury Hotel Awards foram criados em 2006 e reconhecem hotéis, spas, restaurantes e operadores de viagens pelo seu serviço de excelência a nível mundial, afirmando-se como pináculo das conquistas da indústria hoteleira de luxo ao oferecer reconhecimento internacional fruto da votação de hóspedes, viajantes e players provenientes de todo o mundo.

“É sempre com enorme satisfação que vemos o nosso território e os seus equipamentos serem distinguidos”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, que defende ainda que os prémios “reforçam o nosso sentido de responsabilidade em continuarmos a trabalhar, em conjunto com todo o setor turístico local, para manter o Arouca Geoparque Mundial da UNESCO no topo do turismo a nível nacional e internacional”.

Situados na margem esquerda do rio Paiva e com aproximadamente nove quilómetros de extensão, os Passadiços do Paiva proporcionam uma viagem única pela biologia, geologia e arqueologia daquela área do vale do Paiva, em pleno Arouca Geoparque Mundial da UNESCO. Abriram ao público em junho de 2015 e desde então já receberam mais de um milhão e meio de visitantes e acumularam vários prémios nacionais e internacionais.

Os Passadiços do Paiva foram eleitos este ano, pela sexta vez consecutiva, a “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa” nos World Travel Awards 2023, estando atualmente nomeados para Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo 2023, com as votações a decorrerem até 17 de novembro.

  • Prémios recebidosWorld Travel Awards“Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico da Europa” (2016, 2017, 2018, 2019 e 2021)
  • “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa” (2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023)
  • “Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo” (2018, 2019, 2020, 2021, 2022)
  • “Melhor Atração Turística da Europa” (2022)
  • 1º Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira ’17
  • Prémio Geoconservação ’17
  • Medalha de Mérito Turístico ’18
  • Prémio Guarda-Rios ’18
  • World Luxury Awards 2023Best Adventure Experience in Europe
  • Best Trekking Tours in Southern Europe
Sandra Gomes
Comunicação

PSD Aveiro lamenta incoerência e falta de sentido de responsabilidade de Alberto Souto

 O PSD Aveiro lamenta que o antigo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. Alberto Souto, do Partido Socialista (PS), não honre, aos dias de hoje, a sua condição de antigo Presidente da Autarquia, preferindo a vertigem, o repente e a ansiedade das contemporâneas redes sociais (com notícia publicada hoje no Diário de Aveiro), para emitir opiniões e comentários pouco refletidos e com objetivo único e singular de tentar fazer esquecer os Aveirenses dos graves e muito demorados danos que causou ao Município e aos Cidadãos, durante a sua governação (1998 – 2005).
Alberto Souto, focado que está em criar uma imagem diferente daquela que deixou, um alter ego, com claros objetivos políticos futuros, sendo hoje o gestor político preponderante do PS, é hoje o principal opositor da CMA e das políticas do Executivo da ALIANÇA COM AVEIRO (PSD /CDS-PP/ PPM), liderado por Ribau Esteves e que permitiram retirar Aveiro da pré-bancarrota, a que nos votou o Partido Socialista de Alberto Souto.
Convém recordar o antigo Presidente que por mais que tente apagar o passado, tal não acontece e para memória coletiva presente e futura, numa fase em que Alberto Souto vem criticar publicamente eventuais opções de gestão urbana – que possibilitem que Aveiro venha a ter uma unidade hoteleira com centro de congressos com dimensão – somos obrigados a recordar algumas das contradições, entre Alberto Souto, Presidente da Câmara de Aveiro e Alberto Souto, opositor político com ambições futuras:

1.Alberto Souto, que agora se insurge contra construções em altura, licenciou e construiu um prédio de 14 pisos, no Cais da Fonte Nova;
2.No próprio Cais da Fonte Nova, Alberto Souto foi responsável pela construção de um hotel de 9 pisos e 3 caves, construído em zona contígua ao canal da Ria;
3.Nessa mesma zona nova da Cidade, o antigo Presidente planeou uma “monstruosidade” com a construção massiva em toda área, nomeadamente um prédio de 9 pisos num terreno da CMA, junto ao Barreiro, opção revertida pelo atual Executivo da CMA, na revisão do Plano Pormenor do Centro realizada no início do presente ano, integrando como zona verde e de elevado interesse arqueológico no âmbito da reabilitação do Barreiro.
4.A opção política e de planeamento, de construir um majestático Estádio numa zona verde florestada, junto a uma zona industrial, amplamente fora das dinâmicas de mobilidade e de desenvolvimento urbano do Município, com impactos negativos ao nível desportivo, social, económico e ambiental.
É por isso incompreensível que um antigo Presidente da Câmara como foi Alberto Souto, que deixou uma marca muito negativa e pesada na condução dos destinos da Cidade e do Município, decida agora opor-se de forma pouco responsável e informada a uma das opções em ponderação do Plano de Pormenor do Cais do Paraíso, que está na sua fase inicial de elaboração, não tendo apresentado no devido formato e tempo, qualquer participação no inquérito público inicial já realizado, escolhendo a praça pública das redes sociais e a crítica fácil, pobre e incoerente.
Ou será que Alberto Souto, por ser hoje um Operador Imobiliário com interesses privados com pontos de conflito com o interesse público, está à procura de defender a sua posição de investidor em prejuízo do interesse público?
 
Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD


Turismo Centro de Portugal felicita escolha de Castelo Branco como Cidade Criativa da UNESCO


Castelo Branco é a sexta cidade da região Centro de Portugal a receber a distinção desta organização das Nações Unidas.
A Turismo Centro de Portugal recebeu com grande satisfação o anúncio de que a UNESCO distinguiu Castelo Branco como nova integrante da Rede Mundial de Cidades Criativas, na categoria Artesanato e Artes Populares. Este ano, 55 cidades receberam a distinção, sendo Castelo Branco a única portuguesa.
Esta cidade do Centro de Portugal junta-se assim a outras cinco localidades da região que já pertenciam à restrita lista de Cidades Criativas da UNESCO, nomeadamente Idanha-a-Nova e Leiria, ambas cidades criativas da Música, Óbidos, cidade criativa da Literatura, Caldas da Rainha, cidade criativa do Artesanato e Artes Populares, e Covilhã, cidade criativa do Design.
A decisão foi divulgada esta terça-feira, no Dia Mundial das Cidades, pela diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay. As novas cidades foram reconhecidas pelo seu forte compromisso em incorporar a cultura e a criatividade nas estratégias de desenvolvimento e por apresentarem práticas inovadoras no planeamento urbano centrado no ser humano.

A candidatura de Castelo Branco, coordenada pelo município, teve como base o Bordado de Castelo Branco, ex-libris e símbolo maior da cidade, com características que o tornam único. A intensidade das cores e da luz é conferida pelos fios de seda, bordados sobre a base de linho artesanal cru. Os desenhos e motivos tem uma simbologia própria, de que são exemplo a árvore da vida, os pássaros, os cravos, as rosas, os lírios, as romãs ou os corações. Estas características do Bordado de Castelo Branco foram transpostas para o urbanismo, sendo observáveis nas calçadas e nos edifícios, tornando-se assim num dos símbolos da cidade.

“Foi com grande satisfação que soube da distinção atribuída a Castelo Branco pela UNESCO. Uma distinção mais do que justa: basta percorrer o centro histórico de Castelo Branco para percebermos a sua vitalidade criativa, assente na magnífica tradição do Bordado de Castelo Branco. Felicito a autarquia por este reconhecimento”, sublinha Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“Com Castelo Branco, são já seis as Cidades Criativas que a UNESCO identificou no território do Centro de Portugal, o que é elucidativo sobre a dinâmica que se vive neste território. O artesanato e as artes populares, a música, a literatura e o design são áreas cada vez mais identificativas desta região, o que a torna ainda mais atrativa a nível turístico para os visitantes”, acrescenta.

Criada em 2004 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a rede de Cidades Criativas conta agora com 350 cidades em todo o Mundo, representando sete áreas criativas: Artesanato e Artes Populares, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes dos Media e Música.

O Centro de Portugal orgulha-se de incluir igualmente no seu território locais e cidades inseridos em outras redes com que a UNESCO distingue sítios de exceção a nível internacional. São os casos da rede Património Mundial, com o Convento de Cristo em Tomar, os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia; da rede de Geoparques Mundiais, com o Naturtejo Geoparque e o Estrela Geoparque; e da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, com a reserva das Berlengas, parte do Tejo Internacional e parte do Paul do Boquilobo.

Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

SILVES ACOLHE MAIS UMA EDIÇÃO DA SUBIDA IMPOSSÍVEL

 Numa iniciativa promovida pelo Moto Clube de Albufeira, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, a localidade do Enxerim recebe no próximo dia 12 de novembro a 21.ª edição da Subida Impossível.
É um dia repleto de forte emoção e muita adrenalina, onde se irão reunir largas dezenas de pilotos e milhares de espetadores, naquela que é considerada prova única na Península Ibérica ao convidar os mais arrojados e destemidos das duas rodas a percorrer no menor espaço de tempo 100m de uma subida quase impossível.
As inscrições de Pilotos estão abertas até dia 8 de novembro.
Mais informações poderão ser recolhidas junto do Moto Clube de Albufeira através email motoclubedealbufeira@gmail.com .

Barcelos | Estudantes do IPCA ensinaram alunos do Conservatório de Música de Barcelos a programar robôs


Cerca de 100 alunos do Conservatório de Música de Barcelos receberam, hoje, a visita de estudantes e docentes da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e passaram o dia a aprender a programar robots.
Os alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos, foram divididos em equipas e receberam um kit lego mindstorms. Depois de uma formação básica em programação, puderam desenvolver um robô móvel seguidor de linha, sempre com a orientação e supervisão de estudantes dos cursos Técnicos Superiores Profissionais, da ETeSP.
Desta forma, e transformando a aprendizagem numa competição entre as várias equipas, crianças e jovens aprenderam algo que se supõe complexo, de forma simples e divertida.

Com este evento pedagógico, pretende-se incutir o gosto pela programação, e, simultaneamente, estimular o pensamento lógico, deixando as crianças e os jovens mais à vontade com a área tecnológica.

O dia encerrou com uma competição final, numa prova onde a equipa vencedora foi a que conseguiu programar o robô para percorrer o circuito final de forma mais rápida.
A coordenação do evento esteve a cargo dos professores António Moreira, Pró-Presidente para a Inovação Pedagógica do IPCA, e João Borges, Diretor do Departamento de Inovação Tecnológica da ETeSP.

Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – MASCULINOS SÉRIE ABC/ABV

 Dia 29 de outubro de 2023 – 9:30H
Pavilhão Multiusos – Dr. Mário Mexia - Coimbra
Académica A - 74 x ASSSCCantanhedense – 28
Constituição da equipa da ASSSCC:
00 – Tiago Almeida
05 – Hélio Victorino
07 – Guilherme Monteiro
09 – João Pedro Sarmento
12 – Miguel Dinis
22 – Tiago Bessa
23 – Diogo Ribeiro
25 – Guilherme Cortesão
28 - Tomás Miranda
34 – Bernardo Bento
38 – Gabriel Farinha
87 – Bernardo Caldeira

Treinador Principal: João André Costa
Trinador Adjunto: David Ferreira
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS 2.ª Jornada

 
SC COIMBRÕES - 73 X ASSSCC/FLATLANTIC - 67
Dia 29 de outubro de 2023 – 16H30
Pavilhão Municipal de Coimbrões - Porto
Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:
01 – Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
06 – Beatriz Vieira
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
14 - Sarah Bennett
15 – Ana Ferreira
16 – Inês Pinho
20 – Sofia Moreira
28 – Inês Anastácio

Treinador Principal: João André Costa
Treinador-Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

Anunciados os vencedores da XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro


Os nomes dos vencedores do concurso da 16.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, foram dados a conhecer no sábado, 28 de outubro tendo sido também inaugurada a exposição principal no Museu de Aveiro / Santa Joana.A artista Paula Bastiaansen, dos Países Baixos, foi a vencedora do 1.º Prémio com a obra “Balance in red”, o 2.º Prémio foi atribuído a Hidemi Tokutake, do Japão, com a obra “Grow”; e o 3.º Prémio coube a Ming-Miao Ko, de Taiwan, com a obra “Handle with care”.
As vencedoras Paula Bastiaansen e Ming-Miao-Ko estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios, pelo que tiveram a oportunidade de apresentarem as suas obras numa sessão que contou ainda com a visita à exposição principal e às restantes mostras instaladas no Museu de Aveiro / Santa Joana, Galeria Morgados da Pedricosa, ATLAS Aveiro, Claustros da Misericórdia, Galeria da Antiga Capitania, Museu da Cidade, Museu Arte Nova e no edifício da Antiga Estação.
Para além destes prémios, foram atribuídas seis menções honrosas:
Chisato Yasui [JP] – Profile 6; Profile 10
Jiao Meng [CN] – We are all Alice
Lisa Barbosa [PT] – Que nasçam flores
María Oriza Pérez [ES] – Hipatia
Ricus Sebes [DE] – The other side of the light; Amphora [2 peças]

Shao Lei [CN] – Slow-moving shadow

A edição de 2023 da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que teve início no passado sábado e vai decorrer até 28 de janeiro, regista a maior participação de sempre. Do concurso internacional resultou a seleção de 84 obras que correspondem a 104 peças de artistas de 37 nacionalidades. Estas obras foram selecionadas num universo de 915 peças, de 565 artistas representando 62 nacionalidades.
Durante três meses será possível ainda assistir a várias iniciativas na Cidade: exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias e visitas guiadas, que podem ser consultadas em www.bienalceramicaaveiro.pt.
A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que se enquadra no programa de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, é uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989. A iniciativa contribui para a produção de cerâmica artística contemporânea através do estímulo à experimentação e à criatividade, assumindo-se como um polo de prestígio das novas tendências da arte cerâmica.

1º prémio - Paula Bastiaansen
Link download:

2º prémio - Hidemi Tokutake
Link download:

3º prémio - Ming-Mao Ko
Link download:

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Águeda | Inauguração de bancada reflete vitalidade da Associação Desportiva Valonguense

Obra é reflexo do compromisso do Município com o desporto e associativismo concelhio
A nova bancada do Campo Bastos Xavier, em Valongo do Vouga, foi inaugurada ontem, num momento de celebração desportiva coroado com a vitória da equipa da casa frente ao G.D. Calvão (4x0).
Na cerimónia foi destacada a vitalidade da Associação Desportiva Valonguense (ADV), bem como o dinamismo dos clubes e coletividades desportivas do concelho de Águeda, que fazem deste um território “notável” e “exemplar” nos contextos regional e nacional.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou a importância desta intervenção, que resolveu um problema há muito ansiado pelo clube e que contribui para a segurança e conforto dos utilizadores do espaço desportivo. É reflexo, acrescentou, do compromisso que a Câmara Municipal assume com o desporto e o associativismo concelhio.
“Esta é uma obra importante e necessária, feita com a colaboração da ADV, com o envolvimento da Junta de Freguesia e com o apoio significativo da Câmara Municipal”, disse, apontando este como um bom exemplo de cooperação institucional para a realização de uma obra que contribui para “a melhoria das infraestruturas desportivas dos clubes do concelho” e “para a qualidade de vida dos nossos cidadãos”.
O apoio para esta obra é um dos muitos realizados pelo Município ao longo do ano, para as várias áreas e coletividades do concelho. “O que a Câmara tem vindo a fazer no que respeita ao apoio associativo é notável; num concelho que é grande, que tem muitas instituições e que todas reclamam o apoio da Câmara, desdobramo-nos para conseguir chegar e até atribuir prioridades para apoios maiores”, com foi o caso da bancada agora inaugurada.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, também realçou o empenho que o Município tem feito para apoiar os clubes e associações concelhios, fruto de uma aposta estratégica no Desporto. “É apostando no desporto que apostamos na saúde e no futuro das nossas crianças”, afirmou, enaltecendo o dinamismo das coletividades desportivas de todo o território municipal, sem as quais o concelho “não teria o projeto desportivo que tem”.
Para Filipe Falcão, Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, a inauguração desta bancada é “um sinal muito forte da vitalidade da ADV e do trabalho que desenvolve” e um marco relevante para o desenvolvimento da comunidade local.
A cerimónia contou ainda com a presença de João Neves, Presidente da Associação de Futebol de Aveiro, que destacou a importância de os clubes terem infraestruturas de qualidade, como a que a ADV apresenta, para “o conforto do público” e que, ao mesmo tempo, contribui para “a competitividade dos clubes”.
Também Pedro Dias, Presidente da ADV, mostrou-se, naturalmente, satisfeito pela obra concretizada, sublinhando que é necessário continuar a investir na qualidade das instalações desportivas dos clubes, a bem dos atletas, da formação desportiva e da comunidade.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro






 

Opinião: Os tiros nos pés dos sindicatos dos professores


Ontem assisti na TV ao eterno Mário Nogueira, líder do sindicato Fenprof a atacar o outro presidente André Pestana, líder do STOP, dando uma imagem de desunião perante o governo. Mas o pior de tudo é que ambos os sindicalistas tiveram afirmações totalmente absurdas a propósito das reivindicações dos professores.
Mário Nogueira ficou preso na questão do tempo de serviço e ataca desalmadamente uma nova geração de professores que não usufruiu de profissionalização paga pelo Estado como havia no tempo em que ele se formou e André Pestana faz afirmações em que convoca uma greve de duas semanas dos professores estando com este anúncio a provocar uma viragem da opinião pública contra a sua própria classe profissional que está farta de greves.

Estes dois sindicalistas estão cada vez mais a barricar-se nas suas lutazinhas pessoais dos professores unicamente com mais de 20 anos de serviço e a abdicar das situações de todas as gerações mais novas.

O governo entendeu bem o "calcanhar de Aquiles" dos professores e a melhor forma de os dividir, pondo os sindicatos a falar contra os colegas de profissão mais novos e sobre o seu pouco tempo de serviço.

Os sindicatos caíram na esparrela e atacaram os professores que têm de pagar um mestrado do seu bolso graças ao tratado de Bolonha para serem professores, ao contrário da profissionalização financiada que havia no tempo dos professores que se queixam de terem ficado com as suas carreiras congeladas por Passos Coelho.

Tenho muitas dúvidas que haja novamente uma mobilização de professores como vimos no passado e até posso arriscar dizer que o Governo ganhou a luta de levantar avante as suas decisões.

A divisão numa luta enfraquece e fere de morte. A meu ver, foi o que aconteceu com a luta dos professores com o governo.

Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

11 de dezembro | 09h00 – 17h30 | ESAC, Auditório E. Resultados e recomendações técnico-científicas do projeto InduForestFire apresentados em workshop

 A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e o Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, juntamente com os seus parceiros, promovem no próximo dia 11 de dezembro, no auditório principal (E) deste estabelecimento de ensino superior, das 09h00 às 17h30, o workshop final do projeto InduForestFire – Metodologias Interdisciplinares para a Proteção de Zonas Industriais a Incêndios Florestais.
Financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., este workshop tem como objetivo principal apresentar e discutir os resultados e as recomendações técnico-científicas do projeto InduForestFire, que procuram apoiar decisões políticas relativamente à mitigação de incêndios de interface urbano-florestal, em específico, nas zonas industriais.
O workshop será igualmente um espaço de debate sobre a gestão da vegetação e segurança contra incêndios em áreas de interface urbano-florestal em Portugal e na Europa. Para além dos aspetos relacionados com o comportamento do fogo e dos seus efeitos, serão discutidas ainda questões regulamentares, normativas e de fiscalização da gestão destas áreas.
O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia até ao dia 29 de novembro, no site do projeto, em www.induforestfire.pt.
Por questões de capacidade do auditório, as inscrições estão limitadas a um número máximo de 125 participantes, sendo que as inscrições adicionais serão incluídas numa lista de espera, a aguardar eventuais desistências.
 
Anexo: Programa do workshop final do projeto InduForestFire

Marinha Grande | PLANO ESTRATÉGICO DO TECIDO ASSOCIATIVO EM DEBATE

No âmbito das sessões integradas na iniciativa “Associativismo em Movimento” a Câmara Municipal convida todos os interessados a participar na apresentação do “Projeto para o desenvolvimento do Plano Estratégico do Tecido Associativo do Município da Marinha Grande”, no dia 6 de novembro de 2023, pelas 18h00, no Edifício da Resinagem.

A ação contará com a presença dos docentes da Escola Superior Educação e Ciências Sociais – IPLeiria, através da sua equipa multidisciplinar que irá conduzir este trabalho do território da Marinha Grande.

Gabinete de Comunicação e Imagem

JAZZ REGRESSA À MARINHA GRANDE DE 10 A 18 DE NOVEMBRO

 O Município da Marinha Grande organiza o 9.º Festival Jazz da Marinha Grande, de 10 a 18 de novembro, no Teatro Stephens e que, mais uma vez, conta com a atuação de quatro projetos de destaque nacional e a direção artística do músico e maestro César Cardoso.
O Festival tem início a 10 de novembro, no Teatro Stephens, com a atuação de Quang Ny Lys, o trio de Rita Maria, João Mortágua e Mané Fernandes, que se apresenta com música original. No dia 11 de novembro, atua o quinteto do pianista e compositor marinhense, Pedro Nobre, que apresenta ao vivo o seu recente disco "Living Tides".

No fim-de-semana seguinte, a 17 de novembro, no Sport Operário Marinhense, atua o quarteto do baterista Mário Barreiros, com foco no disco “Dois Quartetos Sobre o Mar”, acompanhado por Ricardo Toscano no saxofone, Abe Rábade no piano e Carlos Barretto no contrabaixo. No dia 18 de novembro, no Teatro Stephens, está agendada a atuação do trio NoA, com Nuno Costa na guitarra, Óscar Graça nos teclados e André Sousa Machado na bateria, com a participação especial do conceituado músico Rão Kyao.
A programação do 9.º Festival Jazz da Marinha Grande é a seguinte:

10 de novembro . 21h30
Teatro Stephens
QUANG NY LIS
Quang Ny Lys é um projeto de Rita Maria, João Mortágua e Mané Fernandes. A voz, o saxofone e a guitarra são explorados e virados do avesso, no acústico e no eletrónico, no concreto e no abstrato. Juntam-se agora, depois de muitas aventuras, pelo mundo e pela música, para juntos explorarem aquilo que os une numa Nova/Ny Luz/Quang/Lys. O projeto baseia-se na experimentação artística sobre os standards do cancioneiro norte-americano do jazz, património imaterial que estes três músicos têm em comum na sua formação.
Ficha Técnica:
Rita Maria - voz
João Mortágua - saxofone alto
Mané Fernandes - guitarra
Classificação Etária – M6
Preço – 5€

11 de novembro . 21h30
Teatro Stephens
PEDRO NOBRE QUINTETO - "LIVING TIDES"
Este quinteto tem-se apresentado desde 2015, levando a música original do pianista natural da Marinha Grande de norte a sul do país e ilhas, nos mais variados festivais e concertos de programação regular.
Cinco anos após o lançamento do seu álbum de estreia enquanto líder, “E Depois…”, chegou o momento de arriscar numa nova aventura com os seus músicos e amigos de longa data, que se entregam de corpo e alma à música do compositor, explorando aquilo que Pedro Nobre tem como convicção que melhor define a génese do Jazz, entrega e liberdade individual para um “resultado” comum e com vida própria num todo.
Para o concerto de lançamento do seu novo álbum “Living Tides”, no festival OJL Jazz Sessions, o pianista propõe uma “viagem” a uma das suas referências e paixões de vida. Mote inspirador deste disco, o mar tem uma importância vital na vida músico/compositor.
Ficha Técnica:
Pedro Nobre | piano
Tomás Marques | saxofone alto
Nuno Costa | guitarra
Demian Cabaud | contrabaixo
Pedro Felgar | bateria
Classificação Etária – M6
Preço – 5€

17 de novembro . 21h30
Auditório Dr. José Vareda - Sport Operário Marinhense
MÁRIO BARREIROS QUARTETO - "DOIS QUARTETOS SOBRE O MAR"
Considerado um dos melhores bateristas jazz nacionais, a descoberta deste estilo foi precoce e, aos 15 anos, ficava vidrado com «Thrust», álbum de Herbie Hancock, editado em 1974. John Coltrane, Elvin Jones, Duke Ellington e Lee Konitz são outros dos «monstros sagrados» para o músico.
O álbum «Dois Quartetos sobre o Mar» tem vindo a ser destacado e aplaudido pela crítica especializada e pelo público. Esta edição tem a particularidade de ter sido gravada por dois quartetos distintos, mas com configurações instrumentais semelhantes.
Ficha Técnica:
Ricardo Toscano - saxofone alto
Abe Rábade - piano
Carlos Barretto - contrabaixo
Mário Barreiros - bateria
Classificação Etária – M6
Preço – 5€

18 de novembro . 21h30
Teatro Stephens
NOA + RÃO KYAO
NoA assume-se como “um trio à vista desarmada. Soa a sexteto, desdobra-se facilmente numa orquestra. O teclado trabalha às ordens do piano e do inexistente baixista, a bateria acumula funções com a percussão e a guitarra multiplica-se e viaja por todo o espetro auditivo“. A estreia deu-se em 2012, com um som muito próprio num estilo especialmente difícil de descrever – nasce no jazz, passeia-se pelo rock, pela pop, pela canção portuguesa e desagua constantemente em sítios imprevisíveis.
O groove é a directriz principal e a forma muito flexível, escapando-se frequentemente a todos os cânones clássicos. Uma estética de fusão entre a contemporaneidade da música cosmopolita e a tradição da música improvisada com origem no jazz.
O segundo álbum, “Concavexo”, conta com a participação de Rão Kyao, figura icónica da música e do jazz português, que participa em alguns concertos do trio.
Ficha Técnica:
Nuno Costa - guitarra
Óscar Graça - piano
André Sousa Machado - bateria
+ Rão Kyao - flautas (convidado especial)
Classificação Etária – M6
Preço – 5€

Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Universidade de Coimbra promove demonstração de soluções desenvolvidas no âmbito da gestão de incêndios rurais

 
O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai apresentar esta sexta-feira, dia 3 de novembro, os resultados do projeto internacional “FirEUrisk”, aplicáveis à zona piloto de Portugal, as Comunidades Intermunicipais (CIM) de Coimbra e Leiria.
O workshop “FirEUrisk – Evento de Demonstração em Portugal” terá lugar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), pelas 9h30 horas, e contará com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

De acordo com o Professor Domingos Xavier Viegas, diretor do CEIF e coordenador científico do projeto, «serão apresentados diversos produtos, desenvolvidos no âmbito deste projeto, relacionados com a avaliação do risco de incêndio rural, a redução de impactos consequentes e a adaptação aos cenários previstos decorrentes das alterações climáticas. Além disso, serão realizadas demonstrações da aplicação desses produtos ao caso de estudo português, que abrange as áreas das CIM da Região de Leiria e da Região de Coimbra».
Deste modo, «os participantes poderão compreender de forma objetiva como essas soluções podem ser implementadas e adaptadas às necessidades específicas desta e de outras regiões. Os diversos produtos serão apresentados e demonstrados pelos principais investigadores, provenientes de diversos países, que coordenaram o respetivo desenvolvimento. Os participantes no evento terão oportunidade de participar ativamente na sessão», revela o professor.

Domingos Xavier Viegas considera que «os conteúdos apresentados representam uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam conhecer as inovações e soluções desenvolvidas no âmbito do projeto “FirEUrisk”, bem como para colaborar com uma rede internacional de especialistas em gestão de incêndios rurais. Trata-se de uma iniciativa relevante para a promoção da resiliência das comunidades expostas a este perigo e da proteção do ambiente natural», conclui.

Esta é uma iniciativa coordenada pela ADAI e organizada pelo Consórcio do projeto “FirEUrisk”, que reúne 38 parceiros de todo o mundo. Este projeto, financiado pela União Europeia, foca-se na criação de uma abordagem holística para a gestão de incêndios rurais, em especial dos grandes incêndios, que podem colocar em risco a vida dos cidadãos, abrangendo não apenas as instituições de proteção civil, mas também o setor económico, o poder político e a sociedade em geral.

Para participar no evento remotamente aceder a este link. Mais informações sobre o evento aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Águeda lidera ranking das maiores empresas da Bairrada

 O concelho lidera este ranking por número de empresas, volume de negócios e capacidade exportadora
“Os meus parabéns às empresas e empresários do concelho pelo trabalho, exemplo, dedicação e empenho que os fizeram atingir estes resultados”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sobre os dados mais recentes avançados pelo Jornal da Bairrada (JB), que destaca o concelho no ranking das 500 maiores empresas da Bairrada.
O concelho é líder destacado entre os Municípios da Bairrada (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos) por número de empresas e volume de negócios realizado em 2022, bem como lidera o ranking referente às empresas exportadoras (igualmente por número e volume de exportações).
De acordo com a revista publicada pelo JB, as 500 maiores empresas da Bairrada, que empregavam 27 427 pessoas, faturaram cerca de 5 mil milhões de euros, em 2022, sendo que 36% do que produziram foi exportado e conseguiram lucros no valor de 321 milhões de euros.
Nestas 500 maiores, Águeda coloca 187 empresas, que realizaram 1,6 mil milhões de euros em vendas, seguindo-se Cantanhede (com 66 empresas, que faturaram 873 milhões de euros); Oliveira do Bairro (com 87 empresas e 726 milhões de euros); Mealhada (43 empresas e 672 milhões de euros); Vagos (56 empresas e 593 milhões de euros); e Anadia (61 empresas e 510 milhões de euros).
No que se refere às exportações, as 500 maiores empresas exportadoras contribuem com 1,8 mil milhões de euros – com 46% do total da faturação no mercado externo – para o volume de exportação nacional. Neste domínio, Águeda volta a marcar a sua posição de liderança entre as empresas da Bairrada, com 201 empresas e 601 milhões de euros em exportações.
Refira-se ainda que o concelho de Águeda tem 45 empresas PME Excelência e 129 PME Líder.

Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Águeda representada em fórum internacional de mais alto nível na Malásia

 Município foi convidado para encontro mundial sobre mobilidade sustentável que decorreu em Kuala Lumpur
A Câmara Municipal de Águeda esteve, na última semana, em Kuala Lumpur, na Malásia, onde participou no 15.º Fórum de Alto Nível de Transporte Ambientalmente Sustentável, a convite da organização, a cargo do Ministério dos Transportes do Governo da Malásia, do Ministério do Desenvolvimento do Governo do Japão, do Banco de Desenvolvimento Asiático e das Nações Unidas, através da Divisão de Desenvolvimento Sustentável e do Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais.
O evento, que decorreu de 24 a 26 de outubro, contou com a presença de decisores políticos, nomeadamente ministros e membros dos governos da Malásia, Japão e de outros países asiáticos, de representantes, ao mais alto nível, das Nações Unidas, bem como de organizações ligadas ao setor da mobilidade e sustentabilidade e ainda especialistas e profissionais da área, que estiveram reunidos para falar sobre temas como plataformas digitais, multimodalidade, acessibilidade, desempenho ambiental e segurança.
O Município de Águeda foi convidado pela organização, composta pelas referidas entidades, que identificaram e reconheceram os projetos e boas práticas em curso no concelho ligados à descarbonização, com particular foco na mobilidade sustentável, que consideram escaláveis para serem replicados por outros países, nomeadamente os asiáticos.
Entre outros, foi salientado o trabalho realizado pelo Águeda Sm@rt City Lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização – vencedor do Prémio Portugal Smart Cities António Almeida Henriques, na categoria “Neutralidade carbónica” – bem como a implementação no território das beÁgueda – Bicicletas Elétricas de Águeda e do MobeÁgueda.
“Foi um enorme honra, privilégio e orgulho participar nesta conferência internacional e apresentar soluções que são reconhecidas como de referência para o mundo”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que, no encontro, Águeda foi, ainda, desafiada a dar a conhecer o Município e a dinâmica territorial.


Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Proença-a-Nova | Biblioteca Municipal e Museu Isilda Martins ganham nova acessibilidade

 
A Biblioteca Municipal, em Proença-a-Nova, e o edifício onde funciona o Polo da Biblioteca de Sobreira Formosa e o Museu Isilda Martins estão mais acessíveis com a instalação de uma plataforma elevatória, possibilitando o acesso todos os utentes, numa perspetiva de utilização inclusiva.
Com 32 anos, o edifício da Biblioteca Municipal não estava acessível interiormente a pessoas com dificuldades de locomoção, nomeadamente ao primeiro piso. Neste espaço, a plataforma elevatória foi instalada nas escadas interiores que ligam o hall de entrada, no piso 1, ao espaço infantojuvenil no piso 0, facilitando não só quem visita a biblioteca, mas também o acesso entre estes dois espaços.
No edifício do polo da Sobreira Formosa, ao nível do piso 0, localiza-se a zona de receção, área de exposições temporárias, área de serviços, nomeadamente o Espaço Cidadão. A sala destinada à biblioteca está situada a um nível superior, assim como o Museu Isilda Martins no piso 1, encontrando-se até agora sem acesso inclusivo. A plataforma foi instalada nas escadas que ligam estes espaços. Todas as semanas, o polo recebe o atelier de trabalhos manuais Quintas com chá, com o objetivo de promover o convívio e o desenvolvimento de atividades lúdicas e que agora permitirá a participação de mais munícipes.
Estas intervenções no valor de 30 935 mil euros foram financiadas pelo Acessibilidades 360º - Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, pelo Instituto Nacional para a Reabilitação nos Edifícios Públicos (PIEP) e pelo Município de Proença-a-Nova.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

PSD reuniu com a “Planetiers” focado no futuro sustentável de Aveiro


A Comissão Política do Partido Social Democrata da Secção de Aveiro (PSD Aveiro) reuniu ao início da tarde desta segunda-feira, dia 30 de outubro, com a “Planetiers”, momento que serviu para transmitirmos o nosso empenho e comprometimento com a procura de soluções sustentáveis para o desenvolvimento económico, social e ambiental do Município de Aveiro.
O PSD Aveiro saúda a opção do “Planetiers” pela realização do seu encontro anual – PLANETIERS WORLD GATHERING 2023 – em Aveiro, um sinal objetivo de um Município e de Autarcas focados no desenvolvimento sustentável, no ambiente, mas também na economia e no futuro das suas comunidades.

No encontro com o CEO e Co-Fundador da organização, Sérgio Ribeiro, o Presidente do PSD Aveiro, Simão Santana e o Tesoureiro, Nelson Santos deram a conhecer alguns dos desafios imediatos da gestão do nosso território: a aposta da Câmara Municipal de Aveiro na descarbonização, com o investimento no novo Ferryboat 100% Elétrico, a substituição dos motores a combustão, por motores elétricos nos Barcos Moliceiros, o aumento do número de autocarros de transporte público 100% elétricos, que significam uma poupança total anual de mais de 800 toneladas de CO2/ano, foram alguns dos temas da reunião.

Destaque também para os desafios provocados pelo aumento da população, com prioridade ao investimento na mobilidade e na qualificação urbana. Para o PSD Aveiro é importante continuar o trabalho, cada vez mais intenso, de sensibilização dos Cidadãos para a adoção comportamentos mais sustentáveis, reduzindo a pegada ecológica por via da utilização regular dos transportes públicos ou dos modos suaves de transportes, incluindo andar a pé, nas deslocações mais curtas, principalmente no Centro da Cidade.

A natureza e o ambiente são fundamentais e agentes catalisadores da economia do século XXI. Focado nesses princípios, a Comissão Política do PSD Aveiro continuará a realizar o seu trabalho, reunindo com os melhores em cada área, para que sejamos cada vez mais capazes de responder aos desafios contemporâneos, ao nosso território e aos Aveirenses, no quadro da governação da coligação ALIANÇA COM AVEIRO (PSD / CDS-PP /PPM).

Os Planetiers são um ecossistema global que inspira as organizações e os cidadãos a fazerem parte da construção de um futuro sustentável para todos.

Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

Vice-presidente da Câmara Municipal destacou potencial deste “projeto inovador”. Museu LOAD ZX Spectrum assinalou 3.º aniversário com sessão online

 
O Museu LOAD ZX Spectrum celebrou este domingo, 29 de outubro, o 3.º aniversário, com uma emissão online no canal do YouTube do museu. Embora o dia do aniversário seja, formalmente, a 17 de outubro, foi nesta data que o evento conduzido por João Diogo Ramos assinalou a efeméride com muitos convidados, que foram unânimes no elogio a este projeto museológico.
Na primeira parte da emissão, participaram, para além do vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, muitos parceiros que marcaram a dinâmica deste projeto, como Marco Fresco do Street Gaming, Pedro Ramalho da Galgo Filmes (que se se encontra com o museu a produzir trabalhos documentais para a RTP), bem como vários voluntários do museu que fazem acontecer as inúmeras iniciativas. Destacaram-se destas o GOTY (Game of the Year), a preservação do jogo City Connection feita no museu em 2023 (para muitos o melhor jogo de Spectrum já feito em Portugal) ou ainda a grande surpresa que será apresentada no Lisboa Games Week de um braço robótico controlado por um computador ZX Spectrum.
De acordo com Pedro Cardoso, o balanço destes três anos de atividade é muito positivo e confirma “a importância deste projeto inovador e diferenciador com enorme potencial”.
O interesse museológico, histórico e cultural, a relevância lúdico-pedagógica, assim como a atratividade turística, confirma a determinação do Município de Cantanhede em continuar a dar passos consistentes rumo a novos projetos”, enfatizou, destacando a realização do Street Gaming, resultado de mais uma parceria com a Câmara Municipal e que “foi um êxito e uma alavanca para projetos similares”.
A segunda parte do programa foi conduzida em língua inglesa pelos temas retratados e devido ao envolvimento de muitos parceiros de projetos internacionais.
Jim Bagley juntou-se de Inglaterra e foi anunciada a sua presença, a convite do museu, no Lisboa Games Week, no final de novembro. David Anderson, dos EUA, coapresentador da rúbrica TIMEX Connection com João Diogo Ramos, junta-se a partir de agora à equipa de voluntários do museu e vai analisar exaustivamente o seu espólio documental, com enfoque no período até 1984, em que a TIMEX Computer Corporation esteve ativa nos EUA. O objetivo é produzir pequenos livros com a história mais completa e documentada e que acabam por dar visibilidade ao papel da TIMEX Portugal nestes projetos e que é maioritariamente desconhecido nos EUA.
Hugo Pinto liderou as apresentações sobre a preservação e reconstrução de hardware da TIMEX Portugal tendo abordado o projeto de reconstrução do TENET (uma rede de computadores dos anos 80 para uma sala de aula) e foi anunciada a conclusão do trabalho de reconstrução do SCLD (o coração dos computadores da TIMEX Portugal) e as regras para utilização deste trabalho que agora ficará no domínio público.
Na ocasião, Pedro Cardoso destacou “o papel da vasta equipa de fantásticos colaboradores que têm ajudado a validar este projeto”, e elogiou “a energia, o entusiasmo, a dedicação e o conhecimento nesta área de João Diogo Ramos, mentor deste projeto e que tem sido determinante para o sucesso do LOAD ZX Spectrum, o primeiro museu do mundo dedicado ao icónico computador que fez as delícias de tantas gerações, marcando o início da generalização da informática de uso pessoal”.
Manifestamente satisfeito e por vezes surpreso com o percurso deste projeto, João Diogo Ramos recordou muitos dos momentos e histórias que marcaram estes três anos, aproveitando para apresentar as expectativas para o futuro e dar nota de que mais projetos surgirão em 2024, nomeadamente um evento internacional.
A novidade ficou reservada para a última sessão onde, numa agradável conversa sobre o fenómeno cultural da demoscene, Filipe Cruz e Miguel Guerreiro explicaram a necessidade de aproximar muitos amigos da Europa Central que seguem o museu e ajudar a criar o contexto para uma visita. Está assim dado o mote para um novo evento, que irá agora ser trabalhado e que promete trazer muitas novidades ao museu e a Cantanhede. 
O 3.º aniversário do Museu LOAD ZX pode ser revisto em https://loadzx.com/videos/.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo