sábado, 12 de outubro de 2019

Saúde nas prisões

Hospital de Santarém assina acordo na área da telessaúde.
O Hospital Distrital de Santarém assinou, com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), o acordo que vem regular os termos concretos da operacionalização na área da telessaúde para o Estabelecimento Prisional de Torres Novas, ao abrigo do protocolo assinado entre a SPMS e a DGRSP, em 21 de novembro de 2017.
Este acordo fomenta uma dinâmica de parceria interinstitucional e é um passo importante para a continuidade do projeto que visa tornar mais eficaz e rigorosa a prestação de cuidados de saúde à população reclusa, reduzindo o risco de contração de doenças, designadamente, através do acesso e partilha de informação aos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde, por parte dos respetivos estabelecimentos prisionais, desde o momento da admissão do recluso no sistema prisional até à sua saída.
O Hospital Distrital de Santarém, através do seu Hospital de Dia de Doenças Infeciosas vem, desde algum tempo, a prestar cuidados de saúde, no âmbito da infeção por vírus da imunodeficiência humana e das hepatites virais, fazendo deslocar uma equipa de saúde ao Estabelecimento Prisional de Torres Novas para consultas e rastreios.

Para saber mais, consulte:

Hospital Distrital de Santarém – http://www.hds.min-saude.pt/

Vespa asiática

DGS alerta sobre comportamento do inseto, presente no país desde 2011. 
Desde 2011 que está confirmada a presença da vespa velutina em Portugal, espécie não-indígena, predadora da abelha europeia. Os primeiros ninhos e avistamentos do inseto foram confirmados nos distritos de Braga e Viana do Castelo e, desde então, tem-se assistido a uma progressão gradual da área afetada no território nacional. Os modelos previsionais apontam para que, em Portugal, esta espécie possa vir a colonizar quase todo o território continental, em função da suscetibilidade ambiental, esclarece a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com a DGS, a vespa velutina instala-se sobretudo em áreas urbanas e periurbanas. Por tratar-se de uma espécie carnívora e predadora de abelhas, configura uma ameaça à sustentabilidade da apicultura em território nacional, com eventuais consequências diretas na produção de mel e produtos relacionados, assim como na produção agrícola, por via da diminuição da polinização vegetal, ponderada a importância das abelhas melíferas nesta relevante função biológica.
Constitui também um risco para as populações. «No caso de sentirem os ninhos ameaçados, reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros. O tratamento da picada requer os cuidados habituais para picada deste tipo de insetos», informa a DGS.
Em 2017 foi criada a Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina, em que a DGS está representada, para a elaboração de um plano nacional. No ano passado, 2018, o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal foi revisto e atualizado.

Para saber mais, consulte:


ARS Centro | Investimento

Investimento de 380 mil euros para requalificar CS de Poiares.
A Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, Rosa Reis Marques, e o Presidente da Câmara Municipal de Poiares, João Miguel Henriques, assinaram um protocolo para a requalificação e ampliação do Centro de Saúde.
A obra, a realizar através de candidatura ao programa Operacional Regional Centro 2020, representa um investimento de cerca de 380 mil euros, tendo o projeto de requalificação do edifício sido elaborado pelo Departamento de Instalações e Equipamentos da ARS.
Para os signatários do protocolo, «trata-se de um importante passo no sentido de assegurar segurança e conforto aos utentes e profissionais».

Visite:

Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/

Montijo | Recursos humanos

CHBM reforça equipa de médicos especialistas.
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) reforçou, nos meses de agosto e setembro, a sua equipa de especialistas no Departamento de Medicina e Especialidades Médicas, no Departamento de Cirurgia e Especialidades Cirúrgicas e no Serviço de Pediatria.
O Departamento de Medicina e Especialidades Médicas conta com a colaboração de quatro novos médicos especialistas, que vieram colmatar parcialmente o défice de médicos especialistas, particularmente nas áreas de maior carência como são os serviços de Medicina Interna, Pneumologia e Cuidados Paliativos.
De acordo com a Diretora do Departamento, Fátima Campante, «três destes jovens especialistas completaram a sua formação especializada neste centro hospitalar e essa experiência positiva levou-os a optar por permanecer na instituição, nesta nova fase das suas carreiras profissionais, numa perspetiva de consolidação, crescimento e progressão das mesmas. O seu contributo será seguramente uma mais valia no reforço das equipas já existentes, ao nível do Internamento, Consulta Externa e Urgência».
Quanto ao Departamento de Cirurgia e Especialidades Cirúrgicas, o reforço traduz-se na vinculação como especialistas de três médicos, um para Cirurgia Geral, um para Ortopedia e um para Otorrinolaringologia.
Para o Diretor do Departamento, Rogério Barroso, «é um grande orgulho sermos capazes de fixar os internos que formámos», designadamente nas duas primeiras especialidades referidas.
No caso do especialista de Cirurgia Geral, «o mesmo foi já nomeado como Coordenador do Trauma do CHBM, uma área de vital abrangência da atividade clínica e multidisciplinar e para o qual se considerou reunir o perfil indicado para a tarefa», explica Rogério Barroso.
No Serviço de Pediatria iniciou funções, como especialista, uma médica que fez a formação específica de pediatria neste serviço. Para a Diretora do Serviço de Pediatria, Cristina Didelet, «a escolha pelo CHBM reflete o reconhecimento na qualidade da atividade assistencial, na garantia de continuidade de formação, espírito de equipa e representa um voto de confiança e aposta no futuro».

Relatório Social do Ministério da Saúde e do SNS

SNS com aumento de 3.400 trabalhadores em 2018.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tinha no final de 2018 mais 3.403 trabalhadores (+2,6 por cento) do que no ano anterior, alcançando um total 135.401 trabalhadores. Os grupos profissionais com o maior aumento foram os enfermeiros (+1.373), os médicos (+682) e os assistentes operacionais (+423). Estas são algumas das conclusões do Relatório Social do Ministério da Saúde e do SNS de 2018 publicado hoje pelo Ministério da Saúde.
O Relatório Social do Ministério da Saúde e do SNS de 2018 é uma publicação anual do Ministério da Saúde, que possibilita uma caracterização aprofundada do capital humano do SNS e do Ministério da Saúde, o segundo maior empregador da Administração Pública, com 27 por cento do total de trabalhadores do Estado.
Em 2018, além de terem sido prosseguidas medidas como a reversão das reduções remuneratórias e o aumento da remuneração mínima mensal garantida para 580 euros (+ 23 euros), foi dada continuidade ao reforço e renovação dos recursos humanos do SNS, sobretudo por via da contratação de profissionais de saúde, à redução de assimetrias regionais através da melhoria da taxa de cobertura de cuidados médicos em zonas periféricas e à recuperação total das majorações devidas pelo trabalho suplementar na prestação das horas de qualidade ou incómodas. Foi também possível harmonizar o período normal de trabalho para 35 horas semanais entre os dois regimes de vinculação existentes no SNS.
O combate à precariedade foi outra das prioridades, tendo-se registado uma diminuição significativa das relações de trabalho precárias, tendo sido celebrados 264 contratos de trabalho em funções públicas (CTFP) por tempo indeterminado e 3.205 contratos individuais de Trabalho (CIT) sem termo. De igual modo, foram convertidas em relações laborais duradouras 1.940 situações contratuais, das quais 425 se converteram em CTFP por tempo indeterminado e 1.515 deram origem à celebração de CIT sem termo.
Na formação médica observou-se o maior número de ingressos na formação especializada com 1.758 colocados (+84 que em 2017) e o aumento do número de novos médicos que concluíram a formação especializada, com 1.445 médicos formados (+178 que em 2017). As especialidades de medicina interna (+57 médicos) e medicina geral e familiar (+49 médicos) registaram o maior crescimento.
A taxa média de retenção global dos médicos recém-especialistas, que finalizaram o internato médico durante o ano passado, encontra-se nos 83 por cento. De destacar as especialidades de medicina geral e familiar, medicina interna, cirurgia geral, anestesiologia e pediatria com taxas de retenção entre os 78 e os 91 por cento.
Em 2018 registaram-se 881 saídas de trabalhadores por aposentação, destacando-se os assistentes operacionais (361) e os médicos (277) como os grupos profissionais com maior número de aposentações.
Os encargos com pessoal ascenderam a 4.065 milhões de euros, um acréscimo de 5,8 por cento face a 2017.
O Relatório Social do Ministério da Saúde e do SNS de 2018 é elaborado com informação proveniente do sistema informático Recursos Humanos e Vencimentos (RHV) e contempla os trabalhadores que em dezembro de 2018 detinham contratos de trabalho ativos e processáveis, não incluindo os profissionais em prestação de serviços.

Para saber mais, consulte:

Política | PS considera que ‘Geringonça’ não morreu e que BE exagerou

Resultado de imagem para PS considera que ‘Geringonça’ não morreu e que BE exagerou
RTP
O PS recusou que a ‘geringonça’ tenha morrido, considerou "exagerada" a reação do Bloco de Esquerda sobre a ausência de um acordo escrito de legislatura e negou cedências a confederações patronais em matéria de leis laborais.
Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo dirigente socialista e secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, duas horas depois de a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, também em conferência de imprensa, ter lamentado a decisão do PS de não continuar com o modelo da ‘geringonça'.
Na quinta-feira, à noite, em reunião da Comissão Política do PS, António Costa afirmou que os socialistas, para a nova legislatura, não fariam nenhum acordo escrito de legislatura. No entanto, Catarina Martins disse que soube de antemão que o PS não iria assinar qualquer acordo escrito com o Bloco de Esquerda, depois de António Costa se ter reunido na quinta-feira de manhã com as confederações patronais e ter logo aí afastado mudanças na legislação laboral.
"Para o PS, a ‘geringonça' não morreu. Vai haver continuidade de trabalho nos próximos quatro anos", defendeu Duarte Cordeiro, que classificou como "exagerada" a reação de Catarina Martins à decisão de os socialistas não assinarem para a nova legislatura um acordo escrito de legislatura com nenhum dos parceiros (Bloco de Esquerda, PCP, PEV, Livre e PAN).
Questionado sobre os avisos que a direção do Bloco de Esquerda deixou ao PS sobre consequências negativas para a estabilidade política resultantes da ausência de um acordo escrito de legislatura entre as duas forças políticas, Duarte Cordeiro respondeu: "Do lado do PS vemos essa reação como manifestamente exagerada".
"De todo o modo, o mais importante foi o final da intervenção de Catarina Martins [hoje], manifestando vontade para continuar a trabalhar e sinalizando que haveria em breve uma reunião" na terça-feira, ressalvou.
Na conferência de imprensa, o líder da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS sustentou que, dos contactos mantidos pelo seu partido na quarta-feira com o Bloco de Esquerda, PCP, PEV, PAN e Livre, resultou a convicção de que é possível "prosseguir uma metodologia de trabalho em tudo semelhante àquela que funcionou nesta legislatura", através da análise prévia conjunta de propostas de Orçamento do Estado e de "todos os documentos considerados fundamentais para a estabilidade e para o funcionamento do Governo".
No caso específico da proposta de acordo escrito de legislatura avançada pelo Bloco de Esquerda, Duarte Cordeiro advogou que os bloquistas admitiram duas hipóteses de trabalho com o PS: Acordo escrito para quatro anos, mas também a possibilidade de trabalho regular matéria a matéria.
Para a hipótese de acordo de quatro anos, "o Bloco de Esquerda apresentou um conjunto de pressupostos prévios, com especial incidência nas matérias de legislação de trabalho, sem os quais não haveria condições para negociação de um entendimento escrito".
"Na quinta-feira, antes da reunião da Comissão Política do PS, o secretário-geral [António Costa] contactou a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, informando-a que não partilhava as prioridades propostas e que, dessa forma, pretendia seguir a outra hipótese de trabalho colocada em cima da mesa - uma via em tudo idêntica ao método de trabalho seguido nos últimos quatro anos", insistiu Duarte Cordeiro.
O dirigente socialista alegou ainda que a legislação do trabalho foi recentemente alterada e que se trata de uma "divergência absolutamente conhecida entre os dois partidos", sendo a prioridade dos socialistas para a nova legislatura um acordo sobre a política de rendimentos e de salários.
Perante os jornalistas, Duarte Cordeiro referiu que haverá reuniões de trabalho com os bloquistas já na terça-feira e, depois, negou que a decisão tomada pelo PS de não assinar um acordo escrito com o Bloco de Esquerda tenha sido tomada após António Costa se ter encontrado com as confederações patronais na quinta-feira de manhã.
"O Bloco de Esquerda colocou um conjunto de pressupostos que o PS não pode acompanhar. É óbvio que o PS tem divergências nessa matéria [legislação laboral] com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Estamos perante matérias que eram conhecidas antes das reuniões desta semana e que foram absolutamente do conhecimento público durante a campanha eleitoral", acrescentou o dirigente socialista.
Lusa

Oeste | Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura com orçamento de 800 mil euros para dois anos

Resultado de imagem para Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura com orçamento de 800 mil euros para dois anos
O Conselho Geral da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura aprovou ontem, em Leiria, a constituição de uma regicooperativa, que integra todos os 26 municípios do projeto, e um orçamento de 800 mil euros para dois anos.
Segundo o coordenador do grupo executivo da candidatura, "foi um dia histórico", sendo a criação da regicooperativa é "um sinal extraordinário".
"Há uma vontade de caminhar em conjunto para este projeto. É um compromisso muito sólido que vai além do título que desejamos receber para 2027 e isso é distintivo relativamente a outras candidaturas", disse à agência Lusa Paulo Lameiro.
Hoje ficou estabelecida, por unanimidade - apenas o município da Batalha pediu tempo para analisar o modelo proposto -, a criação de uma estrutura supramunicipal, de modo a que "não fosse o município de Leiria a gerir a candidatura com a assinatura dos outros municípios"
"Este é, verdadeiramente, um dos marcos que estamos a tomar como chancela para esta candidatura: é que ela é mesmo uma candidatura de 26 municípios. No caso das outras candidaturas que têm ganho, são constituídas fundações. Mas as fundações extinguem-se passado o seu objetivo", notou Paulo Lameiro.
Resultado de imagem para leiria
Na candidatura de Leiria, o compromisso assumido e hoje confirmado vai para além da Capital Europeia da cultura, caso a respetiva organização seja atribuída.
"O objetivo não é somente a candidatura, mas é um projeto cultural mobilizador para estes 26 municípios" que, desta forma, na nova estrutura aprovada, permite estarem “todos de igual para igual, cada um envolvido e empenhado na candidatura".
"É um dado fundamental, porque é a corresponsabilização de todos", reforçou o coordenador da candidatura.
Relativamente ao orçamento também foram tomadas decisões na reunião de hoje. A proposta inicial para os próximos dois anos previa uma contribuição de dois euros por cada habitante do território abrangido pela candidatura, 26 municípios das comunidades intermunicipais de Leiria, Oeste e Médio Tejo.
Contudo, esse montante foi recalculado para um euro por habitante, correspondendo a cerca de 800 mil euros para projetos a concretizar nos próximos dois anos.
Segundo Paulo Lameiro, a redução vai obrigar “a redefinir” o que se tinha “previsto, mas não é nada que hipoteque alguma coisa de importante".
A redução não implica "deixar de fazer nada” do que se tinha pensado, mas “a escala é que será mais pequena", frisou o coordenador.
Do valor aprovado, o município de Leiria suportará 25% do total, enquanto os restantes 75% serão patrocinados por todos as 26 câmaras envolvidas.
"Boa parte deste financiamento será para um grande congresso internacional sobre cultura e território a realizar de agora a um ano, outubro de 2020, que será o culminar de um conjunto de projetos que vão estar no terreno a partir de janeiro. Vai apontar os caminhos e os nomes da candidatura de Leiria", sublinhou o coordenador.
Em definição está ainda a comissão de honra da candidatura, que envolve cerca de 300 nomes, indicados por cada um dos 26 municípios.
A transformação em regicooperativa Rede Cultura 2027 deve ficar confirmada em março de 2020, com a entrega de toda a documentação no Tribunal de Contas. Trata-se de uma forma de associação para fins culturais que permite agregar entidades públicas e privadas.
Lusa

Religião | Juramento do povo paulista à Senhora Aparecida


O mérito de uma consagração oficial, em nome da autoridade constituída, adquire perante Deus um grande valor e séria eficácia. É o que se pode afirmar do solene ato oficial, realizado em 1945, de “Juramento do Povo Paulista” a Nossa Senhora Aparecida. Segue a fórmula publicada no “Legionário” (22-7-1945) [foto abaixo], com a manchete: “Revestiu-se de extraordinário brilho a concentração católica no Largo da Sé – Os paulistas juram permanecer fieis à Igreja e repudiar o comunismo”.
Devemos fazer votos para que tal solene consagração seja um dia renovada, não apenas pelos paulistas, mas por todos os brasileiros verdadeiramente devotos da Senhora da Conceição Aparecida, cuja festividade celebramos neste dia 12 de outubro.
“Ó meu Deus!
Na Vossa presença e diante da Imagem da Virgem Aparecida, neste momento solene, juro fidelidade à minha fé até a morte.
Juro defender a minha Igreja contra os assaltos dos seus inimigos, sejam eles quais forem. Prometo obediência aos Bispos, ministros da Igreja e responsáveis pelas almas diante de Deus.
E porque Vos amo e à minha Igreja, repudio, detesto, abomino a doutrina comunista, por ser contrária à minha fé católica. Nunca darei meu nome a seitas condenadas pela minha Igreja.
Deposito este juramento e esta promessa nas mãos sagradas da Virgem Aparecida, Padroeira do Brasil, a quem amo e consagro o meu coração”.
ABIM

Algarve | Donos de prédios arrendados podem pedir redução do IMI

Decorre, em Lagos, até ao próximo dia 30 de novembro, o prazo para apresentação de requerimentos por parte dos proprietários de prédios urbanos arrendados que queiram beneficiar de uma redução de 20% no valor do IMI.
Para esta redução ser aplicável é necessário que o imóvel sujeito ao imposto seja objeto de um contrato de arrendamento para fins exclusivamente habitacionais, devidamente registado no Serviço de Finanças da área do prédio em vigor e válido para o ano do benefício pretendido.
Este benefício fiscal não é de aplicação automática, pelo que têm de ser os proprietários a apresentar um requerimento à autarquia e o benefício vigorará para o ano referido no requerimento.
A comunicação da redução da taxa do IMI à Autoridade Tributária é efetuada diretamente pela autarquia até ao dia 31 de dezembro.
Os interessados em apresentar o seu requerimento podem aceder ao impresso aqui.

Algarve | Lagos prepara Plano de Turismo

A Câmara de Lagos apresentou publicamente, no dia 11, os projetos e ideias que pretende integrar no seu Plano de Turismo. Isso decorrerá a partir das 17 horas, no Centro Cultural de Lagos, no âmbito da segunda edição do evento «Lagos Start On to Start Up», que arrancou esta quinta-feira e se estende até sábado.
A apresentação visa dar a conhecer o projeto que acaba de arrancar e que se prevê que esteja concluído daqui a um ano e meio, aproximadamente. Durante a sessão será revelada a metodologia de trabalho, as várias fases e, ainda, os objetivos do documento.
A autarquia refere, em comunicado, que este plano – que envolve entrevistas a várias entidades, desde o setor hoteleiro até ao comércio local – pretende ser “um projeto em constante construção e resultado do trabalho de uma equipa de consultores e dos vários agentes locais.” Durante a apresentação, será dado a conhecer, a título de exemplo, o plano desenvolvido para a região da Nazaré, concelho com algumas características similares às de Lagos.
O primeiro dia do «Lagos Start On to Start Up» foi dedicado às oportunidades que a troca de experiências pode representar para aqueles que serão os “empreendedores do futuro”, com visitas das empresas da região às escolas durante a manhã. Já da parte da tarde, foram os alunos que que se deslocaram a instalações de empresas locais.
Esta sexta-feira, os trabalhos desenvolvem-se, durante a manhã, no auditório dos Paços do Concelho. Os intervenientes vão debater os caminhos que Lagos poderá seguir para inovar, salientando-se, aqui, as oportunidades do turismo de mar. A Universidade do Algarve, o Centro Ciência Viva de Lagos e a BWTC – World Wide Trading and Consulting são apenas algumas das entidades confirmadas neste painel.
Já durante a tarde, no Centro Cultural, haverá uma primeira parte dedicada ao acelerador de negócios “Tourism Up – Taste Up” e no final será, então, feita a apresentação do Plano de Turismo de Lagos.
O último dia tem como mote “Sonhar e conhecer para acontecer” e integra a apresentação de ideias de negócio a potenciais investidores. O programa termina com um jantar e conversa – um momento de partilha e inspiração – com a empreendedora Sandra Barão Nobre e com um concerto dos “Time for T”, banda liderada por Tiago Saga, que acaba de lançar o álbum “Galavanting”.

Algarve | Portimão recebe Conferência Ibérica sobre Gestão do Desporto

O  Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) leva a cabo a primeira Conferência Ibérica sobre Gestão do Desporto, no dia 17 de outubro (quinta-feira), a partir das 14h30, no auditório do Museu de Portimão. 
Em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, este evento pretende ser um momento de reflexão em torno das temáticas da prática desportiva, do treino desportivo, dos novos modelos desportivos e da gestão e marketing desportivo, contando para o efeito com a participação de especialistas da Universidad de Huelva, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa / Instituto Universitário de Lisboa. 
Todos os conferencistas são professores universitários com reputação internacional, que se reúnem em Portimão a convite do ISMAT, visando dinamizar a investigação e discussão na área das Ciências do Desporto.
As sessões que constam do programa serão moderadas por Carlos López-Cano Vieira e Ricardo Oliveira, ambos professores do ISMAT, estando confirmados como oradores Manuel Abad Robles, professor da Universidad de Huelva, que falará sobre “Diversidade Funcional e Prática Desportiva”, Francisco Javier Fuentes-Guerra, professor da Universidad de Huelva, que abordará os “Novos Modelos Desportivos: Desafios Presentes e Futuros”, Jorge Proença, professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que dissertará sobre “Fatores Determinantes da Performance em Treino Desportivo” e Pedro Dionísio, professor do ISCTE-IUL, que se debruçara sobre “Tendências na Gestão e Marketing Desportivo”.
O evento, que tem a parceira da associação Territórios Criativos, destina-se a profissionais da área do Desporto, professores de Educação Física e Desporto, treinadores desportivos, técnicos autárquicos da área do Desporto, gestores de entidades desportivas (clubes, associações e outras) e jornalistas, sendo a entrada gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.

Algarve | Feira da Praia em Vila Real de Santo António

A típica Feira da Praia de Vila Real de Santo António arrancou esta quinta-feira e estende-se até terça-feira, 15 de outubro, das 10h00 e a 1h00.
A feira está instalada na Avenida da República e da Praça Marquês de Pombal, acolhendo milhares de visitantes, principalmente espanhóis que no dia 12 de outubro, feriado em Espanha, se deslocam até à cidada e e às lojas do centro histórico de Vila Real de Santo António.
Das utilidades, utensílios e roupas, em exposição na Avenida da República, aos múltiplos produtos alimentares e tasquinhas, presentes na Praça Marquês de Pombal, não faltam motivos para fazer uma visita até Vila Real de Santo António durante estes dias.
Entretanto, até dia 13 de outubro, das 10h00 às 21h00, o Centro Cultural António Aleixo está a receber a VII Mostra de Doçaria «Os sabores do Guadiana». Com entrada livre, o evento expõe e vende muitos dos melhores doces regionais e nacionais.

Algarve | Câmara de Faro investe 690 mil euros em pista ciclável

O Município de Faro celebrou contrato para execução da empreitada de “requalificação da CM 527-1 com construção de ecovia”, que tem como principal objetivo a implantação de uma pista ciclável na estrada municipal que dá acesso à Praia de Faro, no troço Aeroporto / Praia, na freguesia do Montenegro.
Em comunicado, a autarquia informa que “com esta intervenção pretende-se dar continuidade à ciclovia existente que termina junto ao posto de abastecimento de combustível, formalizando uma ligação ciclável entre o aeroporto e a Praia de Faro. Por outro lado, prevê-se a execução de uma rotunda no cruzamento da estrada municipal com a estrada Arábia / Quinta do Eucalipto e, ainda, a reconfiguração da entrada na Rotunda do Aeroporto, que passa a ter duas vias para melhor escoamento dos fluxos de trânsito.”
A empreitada foi adjudicada à Sociedade Manuel António & Jorge Almeida – Construções, S.A. pelo valor de 690.166,10 euros e, para além da restituição das melhores condições de circulação no tapete rodoviário e respetivas bermas, vem dar resposta à crescente utilização da bicicleta e demais modos suaves registada nos últimos anos, como meio de transporte de vários munícipes e visitantes, bem como melhorar a mobilidade sustentável, promover a prática desportiva e reduzir as emissões poluentes, sem esquecer a salvaguarda de ciclistas e peões.
O contrato segue agora para visto do Tribunal de Contas, ao abrigo das disposições legais em vigor.

Algarve | Encontro de empreendedorismo quase a terminar

A segunda edição do encontro de empreendedorismo Lagos Start On to Start Up está quase a terminar.
Depois de um primeiro dia totalmente dedicado à troca de experiências entre escolas e tecido empresarial, a manhã de hoje, sexta-feira, 11 de outubro, foi reservada para a análise dos caminhos que o concelho poderá seguir para empreender e inovar.
Já durante a tarde, destaque-se o momento dedicado ao acelerador de negócios “Tourism Up – Taste Up” e também a apresentação do processo que levará à elaboração do Plano de Turismo de Lagos.
O último dia do evento – que tem como objetivo estimular a atividade empresarial no concelho – integra a apresentação de ideias de negócio a potenciais investidores e, ainda, um jantar e conversa com a empreendedora Sandra Barão Nobre.
O encerramento da segunda edição do meeting de empreendedorismo está a cargo dos “Time for T”, banda liderada por Tiago Saga, que acaba de lançar o álbum “Galavanting”. O concerto, agendado para as 22h15, decorre no Clube Artístico Lacobrigense.

Algarve | Câmara de Portimão recupera gestão de 400 lugares de estacionamento na cidade

O Município de Portimão chegou a acordo com a empresa EMPARK e vai passar a gerir 400 lugares de estacionamento tarifado situados na zona central de Portimão e no Largo do Dique.
Esta situação vem na sequência do resgate da concessão desses mesmos espaços celebrado recentemente entre o Município e aquela empresa concessionária, que desde o ano de 2000 explora os respetivos parcómetros à superfície.
Em comunicado, a autarquia informa que passará a ser a empresa municipal EMARP a ficar responsável pela gestão destes espaços.
O estacionamento público na cidade deverá agora sofrer alterações ao nível do preço, que deverá passar dos 80 para 60 cêntimos por hora. Pretende-se, também, conseguir a redução do total de horas tarifadas e de lugares tarifados. Além disso, deverá ser promovida a rotação de estacionamento tarifado nas épocas do ano e zonas em que se verifique que a oferta de estacionamento não é suficiente face à procura observada.
O Município informa, ainda, que se encontra, neste momento, em conversações no sentido de resgatar a concessão de exploração de parcómetros à superfície a cargo da SABA, a outra entidade concessionária a operar na cidade.

Oeste | GRUPO BARRAQUEIRO TESTA AUTOCARRO 100% ELÉTRICO EM TORRES VEDRAS

O Grupo Barraqueiro, em parceria com o Município de Torres Vedras, encontra-se a testar um autocarro 100% elétrico em Torres Vedras. O autocarro foi apresentado esta sexta-feira no Centro de Educação Ambiental, numa sessão que contou com a presença de Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laurinda Martins, diretora operacional do Grupo Barraqueiro, e um responsável da empresa industrial francesa que desenvolveu o autocarro.
“O Município de Torres Vedras tem vindo a apresentar um conjunto de ações relacionadas com o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável – PAMUS e isto acaba por ser complementar” afirmou Hugo Lucas. “Todos estes planos, nomeadamente o Plano de Mobilidade e Transportes, o PAMUS, aquilo que visam acima de tudo é a melhoria da qualidade de vida da nossa população” concluiu.
Até à próxima segunda-feira, os passageiros da Linha Azul dos Transportes Urbanos de Torres Vedras – TUT têm a oportunidade de viajar num dos mais avançados autocarros elétricos.
Inspirado nos elétricos da marca, o veículo tem 12 metros de comprimento, capacidade de transporte de 95 passageiros e uma autonomia de 200 quilómetros. No interior, o veículo apresenta uma superfície de 20 m² em que os passageiros poderão circular, podendo contemplar, no máximo, três portas duplas de cada lado. A sua estrutura modular permite que a disposição interior seja alterada de acordo com as necessidades.
Uma das inovações passa pelo facto de o autocarro apresentar quatro rodas direcionáveis que irão permitir, ao fazer uma curva, que se ocupe menos 20% da superfície do asfalto do que um autocarro convencional. O veículo requer, por isso, menos espaço, prometendo contribuir para uma mudança na mobilidade urbana: o espaço necessário para a realização da manobra de paragem ou estacionamento, por exemplo, será reduzido, poupando espaço equivalente a dois carros (em estacionamento paralelo).
Sublinhe-se, ainda, que através do seu sistema de assistência ao estacionamento, o veículo fica completamente alinhado com os passeios.

Um autocarro inovador

O Grupo Barraqueiro testará também a operacionalização de uma solução elétrica com carregamento de oportunidade. Este tipo de carregamento rápido, entre circulações, permite estender a autonomia operacional da viatura, sem a penalização de eficiência, peso e investimento associados a veículos elétricos “tradicionais” com autonomia equivalente.
Os testes realizados no concelho de Torres Vedras irão permitir uma comparação direta com ensaios realizados com outros modelos, inserindo-se no trabalho desenvolvido pelo Município em torno da mobilidade sustentável. O PAMUS, por exemplo, tem como princípios a melhoria da qualidade de vida urbana, das condições de saúde e bem-estar e da qualidade ambiental geral, bem como promover a sustentabilidade económica das redes e sistema de mobilidade.
Já em 2017, Torres Vedras acolheu a realização do Fórum CIVITAS, a conferência europeia na área de mobilidade. Sublinhe-se que Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, integra o Conselho Consultivo Político CIVITAS.
Esta demonstração marca a aposta pioneira do Grupo Barraqueiro, iniciada já em 2014, nos modelos elétricos em serviço público regular e junta-se, assim, ao extenso conjunto de testes a soluções de mobilidade elétrica disponibilizados pelos mais diversos construtores mundiais.
De acordo com Laurinda Martins, “o Grupo Barraqueiro tem feito uma aposta estratégica na mobilidade sustentável, na qual se inserem os testes com este autocarro elétrico, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, que está muito à frente de outros municípios no que diz respeito à mobilidade sustentável. A vasta experiência no teste e utilização de soluções de mobilidade sustentável permitirão ao Grupo Barraqueiro propor, para cada realidade, a melhor solução de mobilidade de acordo com as exigências do processo de contratualização das redes públicas de transporte de passageiros”.
Estas iniciativas enquadram-se no crescente compromisso do Grupo Barraqueiro em adotar soluções de mobilidade inovadoras, eficientes e sustentáveis.

Nacional | 40 anos SNS| Rega da Oliveira em Coimbra

Decorreu em Coimbra a cerimónia de rega da Oliveira em homenagem aos fundadores do Serviço Nacional de Saúde com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido . A iniciativa foi promovida pela Liga dos amigos do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) em parceria com a secção regional do Centro da Ordem dos Médicos e contou com também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, do presidente do CHUC, Fernando Regateiro, do representante da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.
Presente na homenagem prestada a António Arnaut, o seu neto António Miguel Arnaut sublinhou que se atingiu atualmente um “consenso” em torno do SNS e que a recente aprovação da Lei de Bases da Saúde deixaria “muito contente” o seu avó. “Esta seria a melhor oliveira para o meu avó, uma oliveira que precisa de ser muito regada”, afirmou António Miguel Arnaut, deixando uma palavra de agradecimento à Ministra da Saúde pela coragem que teve de se reunir com todos os parceiros e de obter de todos os quadrantes contributos para a Lei de Bases.
Por sua vez, Manuel Machado referiu que hoje se celebra os 40 anos da publicação da Lei que criou o SNS que considera ter sido uma “alavanca para a humanidade”.

Mundo | La Ciudad De México, Registro El Mayor Progresó En Apoyo A Mujeres Emprendedoras


por Yesica Flores
• Dell Technologies anunció las conclusiones de su estudio WE Cities, el único estudio global específico de mujeres que analiza la capacidad de una ciudad para fomentar el crecimiento de mujeres empresarias.
• El estudio funciona como una herramienta de diagnóstico para brindar recomendaciones a los encargados de hacer políticas sobre cómo mejorar el respaldo a las mujeres en las actividades comerciales.
En el marco del Día Internacional de la Niña, Dell Technologies, anunció las conclusiones de su estudio Women Entrepreneur Cities (WE Cities). Un análisis que clasifica la capacidad de 50 ciudades de todo el mundo, entre ellas de la Ciudad de México, para fomentar el crecimiento de mujeres emprendedoras.
En 2009 Dell Technologies se dio cuenta de dos realidades; los emprendedores son la fuerza que impulsa la economía y que las mayores barreras a las que se enfrentan las mujeres dueñas de empresas, son el acceso a capital, redes y a los recursos necesarios para llevar su negocio al siguiente nivel.
A partir de estas dos realidades, Dell Technologies se asoció en 2010 con la consultora IHS Markit, con el fin de clasificar a 50 ciudades clave, de acuerdo al impacto de políticas, programas y las características locales, además de las leyes y las costumbres nacionales que tiene estas ciudades para mejorar el respaldo a mujeres de alto potencial y la economía en general.
Juan Francisco Aguilar, director general de Dell Technologies México, comentó que “Las economías crecen cuando más mujeres trabajan, el empoderamiento económico de las mujeres aumenta la productividad, la diversificación económica y la igualdad de ingresos”.
WE CITIES evalúa a cada ciudad en cinco categorías; acceso igualitario a financiamiento y a capital, conducción del negocio a través de tecnologías emergentes tamaño y operación del mercado, facilidad de encontrar el talento adecuado y con experiencia y por último, la cultura, las leyes y costumbre de cada ciudad. La calificación cuenta con 71 indicadores, de los cuales 45 tienen un componente basado en el género.
En función de 10 años de investigación sobre mujeres emprendedoras, el estudio de este año realiza una comparativa a dos años del lanzamiento del primer estudio en 2017.
La Ciudad de México realizó uno de los mayores avances en la historia, en los últimos años ha brindado las condiciones ideales no solo para que las mujeres emprendan un nuevo negocio, sino ofrecerles las herramientas para que lo puedan llevar al siguiente nivel.
De los 100 puntos disponibles la Ciudad de México, alcanzó 39.1 puntos y se posiciona en el número 29 escalando 16 posiciones desde el 2017. Comparándola con los resultados de Bahía de San Francisco que ocupó el primer puesto del ranking con 63.7 puntos.
“Los resultados de la Ciudad de México brindan un panorama favorecedor para nuestro mercado, estamos escalando no solo en el ranking, sino que nos posiciona a nivel mundial como una de las principales ciudades que cree en el potencial de las mujeres y en la importancia de crear una atmosfera para conectar, compartir y construir un futuro en el que nuestras niñas vean un campo de acción en el que pueden competir y sobre salir”, destacó Paulina López Noriega, Líder de diversidad e inclusión para Latinoamérica.
Dentro de los puntos a destacar de la Ciudad de México se encuentran:
• La Ciudad de México obtuvo el mayor salto en la clasificación, del puesto 45 en 2017 al puesto 29 este año. En particular, la ciudad aumentó la cantidad de mujeres en la educación, en importantes escuelas de negocios y en su legislatura, y también aumentó sus programas de promoción de proveedores empresariales y el acceso al capital para las mujeres emprendedoras mediante campañas de financiamiento colectivo.
• Desde 2017, las 50 ciudades mejoraron en la mayoría de sus indicadores respecto del año anterior, la Ciudad de México, mejoro en 43 indicadores siendo la que más progreso en otorgar a más mujeres emprendedoras capital y mentores, seguido por Bay Area, Houston y Londres que mejoraron en 42 indicadores.

• La Ciudad de México calificó en el número 2 entre el Top 10 de las Ciudades con más progreso.
• La Ciudad de México, también aumentó los programas de adquisiciones corporativas y acceso a capital para las mujeres empresarias a través de campañas de Crowdfunding.
• La falta de financiación, el alto costo de vida, la baja representación de las mujeres en posiciones de liderazgo y la falta de políticas impulsadas por el Gobierno para respaldar a las mujeres emprendedoras fueron algunos de los obstáculos en todo el mundo.
“Al ofrecer una investigación que incluye datos prácticos sobre el panorama para las mujeres emprendedoras a los encargados de establecer políticas y a los líderes de las ciudades, podemos acelerar de forma colectiva el éxito de las empresas al eliminar barreras financieras, culturales y políticas”, señaló Claudia Aguilar, Senior Account Executive en Dell Technologies.
Aún nos faltan camino por recorrer, sin embargo este estudio, nos ayuda como sociedad a darnos una idea de cómo La Ciudad de México y el mundo están caminando hacia un mismo fin, crecer como sociedad, apoyándonos unos a otros en el camino una sociedad que impulse a las mujeres emprendedoras a formar parte de una economía más activa.
Clasificación del índice WE Cities de 2019:

Promoción de las mujeres emprendedoras
Los resultados del estudio WE Cities 2017 – 2019 destacan los aciertos y los desafíos que cada ciudad afronta y las prácticas recomendadas para cada ciudad. Estos resultados clave, junto con el respaldo de los Gobiernos locales, pueden contribuir a lograr grandes cambios para las empresas que sean propiedad de mujeres en todo el mundo.
En función de las conclusiones y la comparación entre los estudios de 2017 a 2019, Dell desarrolló un conjunto de Recomendaciones de políticas enfocado en tres áreas:
• El acceso al capital humano y financiero, y el desarrollo de ese capital.
• El rol de los sectores público y privado en el aumento del acceso a redes y mercados locales y globales.
• De qué manera los líderes gubernamentales y empresariales pueden ayudar a las mujeres emprendedoras a prosperar en el cambiante panorama tecnológico.

Mundo | EA SPORTS FIFA 20 CELEBRA 10 MILLONES DE JUGADORES


por Yesica Flores
Todos los que adquieran el juego antes del 17 de octubre recibirán VOLTA COINS y nuevos desafíos de creación de  Mil 200 millones de goles marcados en más de 450 millones de partidos en FIFA 20 desde su lanzamiento en EA Access y Origin Access.

Ciudad de México. – Desde el lanzamiento de EA SPORTS™ FIFA 20 en EA Access * y Origin Access *, más usuarios que nunca se están uniendo al juego, registrando más de 10 millones de jugadores que ya compiten en campos profesionales y jaulas de fútbol sala en todo el mundo. Para celebrar este hito, aquellos que entren en el juego antes del 17 de octubre, serán recompensados con 8,000 VOLTA COINS ** para personalizar su avatar y expresar su estilo con nuevos elementos disponibles en el último VOLTA Drop. Además, los jugadores también pueden participar en un nuevo rompecabezas VOLTA FOOTBALL Squad Building Challenge para ganar recompensas en el juego.
En todo el mundo, EA SPORTS™ FIFA sigue siendo el juego deportivo más jugado del mundo:
• Los jugadores de FIFA 20 han superado los 450 millones de partidos jugados, con mil 200 millones de goles marcados en todos los modos del juego.
• FIFA Ultimate Team cuenta con más jugadores que nunca compitiendo en las primeras tres semanas desde su lanzamiento, con más de 272 millones de juegos FUT jugados hasta la fecha. Además, se han jugado más de 138 millones de juegos en Division Rivals, con jugadores acumulando victorias en la FUT Champions Weekend League para convertirse en FUT Champions Verified y consolidar su lugar en el ranking de la Serie Global de EA SPORTS FIFA 20 en El Camino Hacia la FIFA eWorld Cup™.
• VOLTA FOOTBALL ha reclamado su lugar como el segundo modo más popular en FIFA 20, con más de 5 millones de avatares creados hasta la fecha y partidos virtuales jugados en canchas de todo el mundo, con las 5 ubicaciones principales en Berlín, Roma, Lagos, Londres y Ciudad del Cabo.
Para obtener más información sobre cómo los jugadores están experimentando el Juego del Mundo, consulte la infografía: https://www.ea.com/games/fifa/fifa-20/news/fifa-20-10-million-players-infographic
FIFA 20 está desarrollado por EA Vancouver y EA Romania y está disponible en todo el mundo en PlayStation® 4, Xbox One y PC. Únase a la comunidad EA SPORTS FIFA en Facebook y en Instagram, o síganos en Twitter @easportsfifa.
* SE APLICAN CONDICIONES, LIMITACIONES Y EXCLUSIONES. VEA ea.com/ea-access/terms Y origin.com/store/origin-access/terms PARA DETALLES.
** ESTA OFERTA SE ENTREGA A USTED SOLO PARA PROPÓSITOS PROMOCIONALES Y NO TIENE UN VALOR DE EFECTIVO INICIAR SESIÓN EN FIFA 20 PARA EL 17 DE OCTUBRE DE 2019 PARA EL DERECHO AUTOMÁTICO A LAS MONEDAS VOLTA. LA OFERTA EXPIRA EL 17 DE OCTUBRE DE 2019 a las 10:00 a.m. PST. VÁLIDO DONDE SE VENDE FIFA 20. NO PUEDE COMBINARSE CON NINGUNA OTRA OFERTA PROMOCIONAL O DE DESCUENTO, A MENOS QUE EA EXPRESAMENTE AUTORIZADO; NO SE PUEDE COMBINAR CON NINGUNA TARJETA PREPAGADA REDIMIBLE POR EL CONTENIDO APLICABLE. LÍMITE DE DERECHO POR PERSONA. LA OFERTA NO PUEDE SER SUSTITUIDA, CAMBIADA, VENDIDA O REDIMIDA POR EFECTIVO U OTROS BIENES O SERVICIOS. ANULADO DONDE ESTÉ PROHIBIDO, IMPUESTO O RESTRINGIDO POR LEY.