terça-feira, 5 de novembro de 2019

Megaoperação da PJ: Cinco guardas prisionais detidos


Inspetores mobilizados para a operação contaram com o apoio e colaboração da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional, da GNR.

Pelo menos cinco guardas prisionais foram detidos, esta terça-feira, pelos inspetores da Polícia Judiciária durante uma operação que visou combater o tráfico de droga no interior das prisões portuguesas.
Informação apurada pela TVI dá conta de que o sexto detido é um homem há muito procurado pelas autoridades e que é conhecido como o 'líder do gangue Valbom' do Porto.
Segundo a mesma fonte, as buscas foram realizadas não só no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, como avançado inicialmente pela PJ, como também nas prisões de Santa Cruz do Bispo e de Custóias.
Dos cinco guardas prisionais detidos dois são chefes e terão estado ligados à polémica festa de aniversário realizada na prisão de Paços de Ferreira e posteriormente divulgada nas redes sociais. Estes dois elementos haviam sido afastados e transferidos para outros estabelecimentos prisionais.
Outros dois detidos, refere a TVItêm ligações a familiares de reclusos, ligações essas que se desenvolveram na atividade noturna e que levaram os guardas a permitir a entrada de droga e telemóveis na prisão.
Por fim, o quinto guarda prisional detido está atualmente de baixa.
No âmbito da Operação Entre-Grade foram realizadas 52 buscas em estabelecimentos prisionais, domicílios e espaços comercias e cumpridos ainda seis mandados de detenção.
noticiasaominuto

Figueiró dos Vinhos | Obra de implementação de passadiço e requalificação do Miradouro de S. Simão em curso


Decorrem atualmente os trabalhos no âmbito da obra de implementação de passadiço e requalificação do Miradouro de S. Simão, na zona Fragas de S. Simão e Casal de S. Simão.

Esta intervenção permitirá a valorização turística da zona, potenciando a atratividade, não só por via do reforço da oferta mas também pelo incremento da notoriedade da região como destino turístico no âmbito da rede das Aldeias do Xisto.

O percurso em passadiço permitirá ligar a Aldeia, a Praia Fluvial e o Miradouro que vai ser objeto de requalificação promovendo a integração paisagística do mesmo e valorizando-o enquanto elemento integrante do passadiço.

Este projeto, “Valorização Turística do Casal de S. Simão – Aldeia do Xisto”, que engloba um valor de investimento de 399 829,50€, é financiado pelo Turismo de Portugal no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Valorização Turística do Interior, em 359 846,55€ (90%).



Mundo | França vai ter quotas para imigrantes já no próximo verão

Resultado de imagem para França vai ter quotas para imigrantes já no próximo verão
A França vai passar a ter quotas anuais para imigrantes consoante as necessidades de trabalhadores em determinados setores, anunciou hoje a ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.
Esta medida entrará em vigor já a partir do verão de 2020.
Em entrevista hoje de manhã ao canal BFMTV, a ministra confirmou a medida, que já tinha sido sugerida pelo primeiro-ministro Édouard Philippe aquando de um debate sobre a imigração na Assembleia Nacional.
"Haverá sempre trabalhos com necessidades que não são preenchidas e teremos sempre necessidades adicionais. Queremos completar os recursos humanos que já temos em França. Ao complementar, a imigração vai ser uma oportunidade", disse a ministra, indicando que as quotas também serão fixadas consoante as necessidades territoriais do país.
O sistema passará a funcionar como já acontece atualmente no Canadá ou na Austrália, onde o visto para permanecer no país está ligado ao trabalho e tem uma duração determinada.
Segundo a ministra, esta decisão visa conhecer melhor o mercado de trabalho e encaminhar com mais exatidão quem procura um emprego e já está em território francês.
Outras mudanças estão também previstas para a imigração em França nos próximos meses.
Estas medidas serão apresentadas pelo primeiro-ministro esta quarta-feira, com novos regimes no que diz respeito ao direito ao asilo, deveres e direitos dos imigrantes e integração.
Algumas medidas já conhecidas incluem a interdição às pessoas que pedem asilo em França de recorrerem ao sistema nacional de saúde nos primeiros três meses do seu pedido - até agora, assim que o pedido estava feito, era possível ficar imediatamente coberto para todos os tratamentos -, maior inspeção para quem usa vistos de turismo para utilizar o sistema nacional de saúde e a redução do período de espera para a concessão do estatuto de refugiado.
Lusa 

Chumbada proposta de alteração do nome do Super Bock Arena Pavilhão Rosa Mota

Resultado de imagem para Chumbada proposta de alteração do nome do Super Bock Arena Pavilhão Rosa Mota
TVI24
CDU propôs em Assembleia Municipal que o pavilhão deveria designar-se "Rosa Mota Super Bock Arena".
Assembleia Municipal do Porto chumbou esta segunda-feira a proposta de recomendação da CDU que visava "repor a decisão inicialmente tomada" pela autarquia e alterar a designação do renovado pavilhão Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota.
"Na nossa opinião, o que a Câmara Municipal decidiu não foi isto, por isso, apelamos à câmara para repor a decisão que tomou no dia 18 de novembro do ano passado", defendeu o deputado Rui Sá da CDU.
Na proposta, chumbada com 22 votos contra do grupo municipal 'Porto, o Nosso Partido' e do PSD e cinco abstenções de deputados sociais-democratas, os comunistas defendem que o pavilhão deveria designar-se Rosa Mota, nome ao qual se acrescentaria de seguida a marca comercial 'Super Bock Arena'.
Também o deputado Pedro Lourenço, do BE, defendeu que a alteração da designação do pavilhão "não teve suporte legal" e que, nesse sentido, a câmara do Porto deveria "corrigir a decisão".
"O BE apela a que a Câmara Municipal do Porto corrija um erro que está a tempo de ser corrigido", referiu.
À semelhança do deputado do Bloco, também o socialista Pedro Braga Carvalho afirmou que o acordo estabelecido "não tem validade jurídica própria", acrescentando que a "violação ficou finalmente cristalizada".
Já Alberto Machado, deputado do grupo municipal do PSD, afirmou ser "absolutamente indiferente" para o partido a designação do pavilhão, defendendo que a deliberação da alteração do nome cabe à câmara e não à Assembleia Municipal, que considerou estar a fazer um "chiqueiro" sobre a questão.
Por sua vez, Raul Almeida do grupo municipal 'Porto, o Nosso Partido' lembrou que "pela primeira vez, em 21 anos, o nome da Rosa Mota está na fachada do pavilhão".
Em causa está a introdução do nome "Super Bock Arena" antes da designação anterior - Pavilhão Rosa Mota - que, segundo a atleta, resultou de uma decisão tomada à revelia do acordado com a Câmara do Porto.
O consórcio responsável pela reabilitação do pavilhão Rosa Mota no Porto assegurava em 2018 que não se tratava de uma alteração da designação formal, que se manteria Pavilhão Rosa Mota, mas apenas da "adoção suplementar do 'branding'" prevista no caderno de encargos.
O Pavilhão Rosa Mota, agora intitulado "Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota", foi inaugurado no dia 28 de outubro sem a presença da atleta e dos vereadores do PS, PSD e CDU que não se conformam com a "menorização" do nome da campeã olímpica.
Na cerimónia de reabertura, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira passou praticamente ao lado da polémica, enfatizando que antes de haver um Porto conhecido pelo desporto e pela cultura, "já o era devido ao Vinho do Porto".
A nova designação do Pavilhão Rosa Mota foi já, aliás, adotada pela aplicação de navegação 'Google Maps', onde o equipamento surge com a designação de "Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota".
No dia 8 de outubro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmava, durante um intervalo na audição dos partidos, para inaugurar o programa desportistas no Palácio de Belém, que "a Rosa Mota é mais importante do que todos os governos ou presidentes de Portugal".
Lusa 

Justiça | A defesa de José Sócrates: A mãe herdou um milhão de contos em moeda antiga e doou-lhe parte para as viagens de lazer

Resultado de imagem para A defesa de José Sócrates: A mãe herdou um milhão de contos em moeda antiga e doou-lhe parte para as viagens de lazer
SAPO24
O ex-primeiro-ministro José Sócrates disse hoje, na fase de instrução da Operação Marquês, que a sua mãe recebeu uma herança, tendo-lhe dado parte do dinheiro que gastou em viagens, afirmou à Lusa fonte ligada ao processo.
Segundo a mesma fonte, Sócrates justificou ao juiz Ivo Rosa, no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, que a mãe tinha dinheiro porque nos anos 80 tinha recebido uma herança de um milhão de contos (cinco milhões de euros) e que lhe doou parte desse dinheiro, cerca de 10 mil euros, para cada uma das viagens de lazer que fez enquanto primeiro-ministro e posteriormente.
Sobre a casa que habitou em Paris, enquanto estudava e que o Ministério Público acredita ser sua propriedade, o ex-governante insiste em dizer que o imóvel é do seu amigo e também arguido Carlos Santos Silva e que nem sequer lhe deu conselhos sobre as obras de remodelação, contrariando a acusação.
Quanto aos empréstimos bancários que fez na Caixa Geral de Depósitos, Sócrates, indicou a fonte, referiu que fez um de 120 mil euros que lhe permitiu viver e estudar um ano em Paris e que as despesas do segundo ano foram suportadas com os mais de 400 mil euros que a mãe lhe deu depois da venda da casa na Rua Braamcamp, em Lisboa, a Carlos Santos Silva.
No final de cinco dias de interrogatório, no total de perto de 30 horas, José Sócrates voltou hoje a sair do tribunal satisfeito, dizendo aos jornalistas que todos os assuntos foram falados e que “não ficou pedra sobre pedra da acusação”.
“Estou satisfeito, foi muito exaustivo, percorremos todos os assuntos e não ficou pedra sobre pedra da acusação”, declarou.
No final do mês é a vez de Carlos Santos Silva ser interrogado na fase de instrução, que funciona como um mecanismo de controlo jurisdicional da acusação do Ministério Público e que termina com a decisão do juiz de levar ou não a julgamento os arguidos e os termos em que isso acontece.
A Operação Marquês teve início em Julho de 2013 e culminou na acusação a 28 arguidos — 19 pessoas e nove empresas — a 11 de outubro de 2017 pela prática de 188 de crimes económico-financeiros, entre os quais corrupção e branqueamento de capitais.
Sócrates, que esteve preso preventivamente e em prisão domiciliária, está acusado de 31 crimes económico-financeiros. O antigo líder socialista foi acusado pelo Ministério Público da alegada prática de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 crimes de branqueamento de capitais, nove crimes de falsificação de documento e três crimes de fraude fiscal qualificada.
Lusa / Madremedia

Nacional | Trinta e seis por cento do continente em seca severa e extrema

Resultado de imagem para Trinta e seis por cento do continente em seca severa e extrema
Público
Trinta e seis por cento de Portugal continental estava no final de outubro em situação de seca severa e extrema. No entanto, foi registado um desagravamento na região do Norte e Centro, segundo o IPMA.
De acordo com índice meteorológico de seca (PDSI) disponível no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de outubro houve um desagravamento da situação de seca meteorológica nas regiões do Norte e Centro e na região sul mantinha-se a seca meteorológica.
O relatório indica que a 31 de outubro 33,5% do continente estava em seca moderada, 31,9% em seca severa, 17,5% seca fraca, 6,8% normal, 6% em chuva fraca e 4,3% em seca extrema.
No final de setembro, 48,4% de Portugal continental estava em seca moderada, 32,7% em seca severa, 15,4% em seca fraca e 3,4% em seca extrema.
O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.
De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.
A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.
Depois, à medida que o défice vai aumentando ao longo de dois, três meses, passa para uma seca agrícola, porque começa a haver deficiências ao nível da água no solo.
Se a situação se mantiver, evolui para seca hidrológica, quando começa a haver falta de água nas barragens. Existe também a seca socioeconómica, que é considerada quando já tem impacto na população.
Além do índice de seca, o resumo do Boletim Climatológico do IPMA, indica também que o mês de outubro se classificou como normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
De acordo com o instituto, o valor médio da temperatura máxima do ar (22,42 graus Celsius) foi superior ao valor normal e o valor médio da mínima (11,08 graus) foi inferior ao normal.
O IPMA adianta também que o valor médio da quantidade de precipitação em outubro corresponde 81% do valor normal mensal.
“De destacar que apesar do valor total mensal em Portugal continental ser inferior ao normal verificou-se uma forte variabilidade espacial da distribuição da precipitação”, é referido.
O instituto indica que os valores registados em grande parte do nordeste foram superiores ao normal e na região sul foram inferiores.
Durante o mês de outubro, verificou-se que até dia 12 não ocorreu precipitação no continente e a partir de dia 13 foram registados valores significativos nas regiões do litoral norte e centro, em particular nos dias 14 e 19.
O boletim do IPMA adianta também que no final do mês verificou-se um aumento dos valores de percentagem de água no solo relativamente a setembro, tendo sido mais significativo em alguns locais das regiões do norte e centro.
Nas regiões do noroeste os valores estão, segundo o IPMA, “muito próximos ou iguais à capacidade de campo”.
Nas regiões do Vale do Tejo, do Alentejo e Algarve os valores de percentagem de água no solo continuavam no final de outubro inferiores a 20%.
Lusa

Região de Aveiro | O Município de Águeda foi distinguido como um dos mais sustentáveis do país.


Ambiente e Sustentabilidade
A cerimónia de atribuição dos galardões ECO XXI, decorreu no dia 25 de outubro.

Águeda atingiu este ano, a mais alta pontuação de sempre, integrando um restrito lote de sete municípios que alcançaram mais de 80%.

O ECOXXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.
Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos :
a educação no sentido da sustentabilidade;
a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.



Entre as medidas adoptadas pelo Município de Águeda e que valeram esta distinção, destacam-se:
- Ações de sensibilização ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável e ciência, que o Município desenvolve junto das escolas e comunidade.
- As medidas de eficiência energética implementadas onde se destacam as medidads inseridas no Laboratório Vivo para a Descarbonização.
- A gestão de resíduos, em particular as taxas de valorização dos resíduos recicláveis.
- As medidas tomadas no âmbito do Turismo Sustentável, em particular as ações de combate à sazonalidade, como por exemplo a realização do Evento de Natal em Águeda, entre outras que passam pela qualidade da água da rede pública bem como da qualidade do ar.

Sobre o prémio recebido, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia e responsável pelo pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, referiu: “Conseguimos a pontuação mais elevada de sempre, o que demonstra o grande compromisso da Autarquia em implementar medidas que contribuam para a melhoria do ambiente e sustentabilidade do concelho.”

Município de Cantanhede distinguido com Bandeira Eco XXI


Galardão premeia boas práticas de sustentabilidade ambiental
O Município de Cantanhede foi mais uma vez distinguido com a Bandeira Eco XXI, instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal-ABAE) para premiar as boas práticas que, ao nível local, concorram para a sustentabilidade ambiental. Pelo 13.º ano consecutivo, a candidatura conjunta da Câmara Municipal e da Inova-EM foi valorizada em moldes que a colocam entre as 48 entidades galardoadas a nível nacional por terem atingido os objetivos estabelecidos.
Para analisar a pontuação obtida nos vários parâmetros de avaliação, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, reuniu com os técnicos dos serviços camarários e da empresa municipal envolvidos nas ações realizadas no âmbito da Bandeira Eco XXI, reunião essa que contou também com a participação do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e do vereador Adérito Machado.
A atribuição da insígnia ao Município de Cantanhede resultou da valorização de aspetos como a qualidade da água para consumo humano, a existência de áreas classificadas, o ordenamento do território e ambiente urbano, a informação disponível aos munícipes, sendo de destacar ainda a pontuação obtida nos indicadores relativos a certificação de sistemas de gestão, cooperação com a sociedade civil em matéria de ambiente e desenvolvimento, gestão e conservação da floresta, qualidade dos serviços de águas prestados aos utilizadores, bem como a produção, recolha seletiva e valorização de resíduos urbanos. Por outro lado, foram bem pontuadas as ações desencadeadas pela Câmara Municipal e pela Inova-EM no domínio da educação ambiental, tal como aconteceu com o desenvolvimento do Programa Eco-Escolas, no qual participaram 18 estabelecimentos de ensino de vários níveis de ensino.

A este propósito, a presidente da Câmara Municipal sublinhou “o forte comprometimento do Município de Cantanhede com os princípios e valores da sustentabilidade ambiental, quer através de investimentos realizados em infraestruturas e equipamentos tendentes a reforçarem a sustentabilidade ambiental do concelho, quer pela intensificação das boas práticas neste domínio, tendo em vista a mobilização os diferentes setores da população para a adoção de comportamentos orientados para a preservação do ambiente e a proteção da natureza”.
Segundo a autarca, “a conquista da Bandeira ECO XXI desde há 13 anos consecutivos é fruto dessas apostas concretizadas com assinalável profissionalismo e grande dedicação por todos quantos na autarquia e na empresa municipal trabalham para o desenvolvimento do concelho e para a valorização da qualidade de vida dos cidadãos”.
Para atribuição da Bandeira Eco XXI, a Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal-ABAE) avalia as candidaturas que para o efeito lhe são submetidas com indicadores considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, em duas vertentes: a qualidade do ambiental e a educação para a sustentabilidade.
Inspirado nos objetivos da Agenda 21, a iniciativa valoriza ainda questões como a cidadania e participação pública, o acesso à informação ou ao emprego, sendo a avaliação do desempenho dos municípios da responsabilidade de uma equipa em que estão representadas mais de 40 entidades oficiais e organizada em júris especializados que refletem, analisam e fazem a avaliação dos dados em cada um dos parâmetros estabelecidos.



Região Centro | No ranking global do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses

Município de Cantanhede em primeiro lugar no distrito de Coimbra
O Município de Cantanhede é, no âmbito do distrito de Coimbra, o que registou melhor pontuação global ao nível de resultados financeiros no exercício de 2018, encontrando-se na 29.ª posição no ranking das autarquias portuguesas de média dimensão, o que representa, neste indicador, um salto de 38 lugares relativamente às contas de 2017.

Esta avaliação consta da última edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses que acaba de ser tornada pública e que evidencia os excelentes resultados da autarquia cantanhedense relativamente a diversos indicadores de gestão pública. É isso mesmo o que indica a 18.º posição no ranking nacional dos resultados operacionais, onde Cantanhede surge como o primeiro do distrito, o que reflete o elevado grau de eficiência e eficácia da autarquia no desenvolvimento da sua atividade.

Grande significado tem também a 7.º posição entre os 308 municípios do país quanto ao maior volume da receita cobrada na venda de ativos fixos, o que decorre diretamente da venda de terrenos no âmbito do processo de expansão industrial, através do investimento na ampliação e reforço da atratividade das zonas industriais. Por outro lado, também a nível nacional, Cantanhede ficou em 35.º lugar em termos de resultado líquido, com um valor que ascende a mais de 4,6 milhões de euros, além de que foi a 32.ª autarquia do país com maior diferença entre a amortização de empréstimos e novos empréstimos obtidos, o que na prática representou um abatimento significativo no passivo financeiro.

Também importante para o universo de consolidação de contas do Município de Cantanhede são os resultados da Inova-EM publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Segundo a publicação, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede ficou na 28.ª posição a nível nacional no ranking dos resultados económicos, sendo uma das três entidades com melhor performance no âmbito da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, além de que, entre 2017 e 2018, foi uma das entidades com maior amortização de empréstimos de médio e longo prazo.

Numa apreciação a estes resultados, o executivo camarário cantanhedense sublinha o facto de terem sido obtidos num período de investimentos significativos, processo em que tirou o melhor partido possível dos financiamentos dos programas comunitários, e em que conseguiu simultaneamente dar mais alguns passos importantes na consolidação do equilíbrio financeiro, através, nomeadamente, do controlo apertado da despesa corrente.

Águeda inaugura trilho “Trilho do Rio Águeda” acessível a todos


O Município de Águeda inaugurou no dia 27 de outubro o “Trilho do Rio Águeda” (PR9), um percurso pedestre de 19km que une o centro da cidade de Águeda à Pateira de Fermentelos, ao longo das margens do rio Águeda, atravessando as freguesias de Águeda e Borralha, Recardães, Espinhel, Travassô e Óis da Ribeira.

Cerca de 250 pessoas participaram na inauguração deste percurso que liga a cidade de Águeda à Pateira de Fermentelos. Ao longo dos 19km é possível deslumbrar uma grande diversidade de fauna e flora, assim como paisagens únicas com campos e bosques verdejantes, sempre com o Rio Águeda como companhia. De mencionar também que este trilho está inserido em Rede Natura 2000.

Este novo trilho tem também a particularidade de poder ser percorrido também por pessoas com mobilidade reduzida devido às características do percurso e à disponibilização por parte da autarquia do equipamento Swiss Trac, financiado pelo projeto LIFE Águeda.

O Município de Águeda reúne agora um total de cinco percursos adaptados para serem percorridos por pessoas com mobilidade reduzida. São eles: Trilho do Rio Águeda, Águeda Bike Park, Cidade de Águeda, Ecopista do Vouga – Águeda e Bike Park à Pateira.

Edson Santos, Vice-presidente do Município, referiu: “Em Águeda pretendemos que o desporto, a natureza e o turismo sejam para todos, os que nos visitam e os que habitam no nosso concelho.” Acrescentou: “Continuamos a caminhar no sentido de sermos um Município cada vez mais inclusivo que tem sempre presente as necessidade de todas as pessoas.”

Mundo | Microsoft testou semana de quatro dias e produtividade disparou 40%

Resultado de imagem para Microsoft testou semana de quatro dias e produtividade disparou 40%"
RR
Durante um mês, a Microsoft Japão deu cinco sextas-feiras de folga aos seus 2.300 funcionários, sem reduzir as remunerações. Os resultados foram positivos a vários níveis.
A Microsoft testou a implementação da semana de trabalho de quatro dias nos seus escritórios no Japão e os resultados foram positivos a todos os níveis: funcionários mais felizes e um aumento substancial da produtividade.
A experiência denominada “Work-Life Choice Challenge Summer 2019” aconteceu em Agosto e os resultados foram agora conhecidos.
Durante um mês, a Microsoft Japão deu cinco sextas-feiras de folga aos seus 2.300 funcionários, sem reduzir as remunerações.
A semana de trabalho mais curta fez disparar a produtividade em 40%, com reuniões mais eficazes e trabalhadores a necessitarem de fazer menos pausas (25%).
Com menos um dia de trabalho, a empresa também reduziu o consumo de eletricidade em 23% e os funcionários imprimiram menos 59% de páginas de papel.
Segundo as conclusões do teste, 92% dos funcionários aprovaram a semana de trabalho de quatro dias.
Ao abrigo deste programa, a Microsoft Japão tenciona dar cerca de 820 euros para os seus funcionários gastarem durante as férias.
“Trabalhar menos tempo, descansar bem e aprender muito. Querem que os trabalhadores reflitam e experienciem como podem alcançar os mesmos resultados com menos 20% de tempo de trabalho”, defende Takuya Hirano, presidente do ramo japonês da gigante tecnológica.
RR

Algarve | Aprenda a diferenciar a sua empresa

O Faro Avenida Business Center recebe o workshop “Diferenciação nas Empresas” na próxima 5ª feira, 7 de novembro, a partir das 18h00.
No decorrer dos trabalhos vai-se abordar a temática da diferenciação de produtos e serviços nas empresas e verificar como é possível gerar atributos que promovam a singularidade das marcas.
Os participantes ficarão a saber como conhecer o mercado em que operam; a identificar nichos; a distinguir e comunicar a sua proposta única de venda e a desenvolver ferramentas de diferenciação.
O orador será o Business Coach Helder Gonçalves, certificado pela ActionCOACH, licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo INP e com Pós-Graduação em Gestão de Marketing, cuja biografia pode ser consultada aqui.
O workshop, que é promovido pela Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), pelo Faro Avenida Business Center e pela ActionCOACH, tem entrada gratuita mas sujeita a inscrição prévia online através deste link.

Algarve | Procedimento de revisão do PDM de Silves é reaberto

Foi publicado esta 2ª feira, 4 de novembro, em Diário da Republica o aviso de reabertura imediata do procedimento de revisão do Plano Diretor Municipal de Silves.
Esta publicação resulta da deliberação da Câmara Municipal de Silves, tomada em reunião ordinária de 14 de outubro último, tendo-se fixado um novo prazo de 10 meses para a conclusão do referido procedimento.
Em comunicado, a autarquia informa que “neste processo está garantida a salvaguarda e aproveitamento de todos os atos anteriormente praticados (nomeadamente autorizações, aprovações, homologações, certificações, entre outros), das diligências e formalidades procedimentais observadas no cumprimento desses atos e da lei, dos pareceres e pronúncias emitidas em sede de 1.ª reunião da Comissão Consultiva de acompanhamento e no âmbito da concertação sectorial e dos demais elementos instrutórios e conteúdos produzidos até à presente data”.
O prazo de 10 meses para a conclusão do referido procedimento é contado a partir de 16 de setembro de 2019.
Os interessados poderão acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos no portal do Município de Silves em

Algarve | Projeto «EuroGuadiana 2020» apresentado

A Eurocidade do Guadiana – constituída pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António  – acaba de apresentar o projeto «EuroGuadiana 2020: Laboratório Europeu de Governação Transfronteiriça».
Este será o primeiro laboratório permanente de governação transfronteiriça na Euroregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, cujo objetivo é enfrentar os novos desafios territoriais, explorar metodologias de trabalho conjunto e elaborar estratégias de acordo com as novas diretrizes europeias.
Este programa é fruto de uma candidatura, cofinanciada pela União Europeia e aprovada pela RIET (Assembleia-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças), à qual a Eurocidade do Guadiana pertence após ser reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).
Na sessão, foi apresentado o plano de trabalhos, tendo por base quatro pilares fundamentais: Consolidação de Governação e Coordenação, Agenda Urbana do Baixo Guadiana, Mobilidade e Acessibilidade para um território inclusivo e Estratégia de Turismo da Eurocidade.
Além da participação das três autarquias, o projeto irá contar com parceiros como a Universidade do Algarve, a Universidade de Huelva e a Federação Ibero-Americana de Entidades Inteligentes e Sustentáveis.