quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Luxemburgo/Covid19: Situação é “alarmante e muito grave”, considera ministra da Saúde


O aumento de casos de novas infecções por Covid19 no Luxemburgo está a deixar o país em alerta máximo, com a ministra da Saúde, Paulette Lenert, a considerar a situação actual como “alarmante e muito grave”.

Só nas últimas 24 horas foram registados 416 novos casos de infecção (o número mais elevado desde o início da pandemia) e 2 vítimas mortais, elevando para um total de 138 mortes e 11.671 casos de infecção por Covid-19, desde que foi conhecido o primeiro caso no país no final de fevereiro de 2020.

A SITUAÇÃO É ALARMANTE E MUITO PREOCUPANTE E O RISCO DA INFECÇÃO ESTÁ A AUMENTAR ENTRE NÓS. CONTO COM CADA UM DE VOCÊS PARA COMBATER A EPIDEMIA”, APELOU A MINISTRA PAULETTE LENERT, ESTA TARDE, EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA.

Na última semana, de 12 a 18 de outubro, o número de novas infecções aumentou cerca de 50% face à semana precedente, sendo registados 1.280 novos casos nos últimos sete dias contra os 805 da semana anterior.

A maioria dos casos de novas infecções surgiram em contexto familiar, revelou Paulette Lenert.

“NÃO HÁ CLUSTERS OU CADEIAS DE INFECÇÃO PARTICULARES, 31% DAS INFECÇÕES SURGIRAM EM CONTEXTO FAMILIAR”, DISSE.

“Se testarem positivo entrem imediatamente em quarentena e falem com todas as pessoas com quem contactaram. Facilitem o nosso trabalho de rastreamento de contactos e ajudem a combater a epidemia”, apelou a ministra da tutela.

Apesar da situação galopante no país, Paulette Lenert garantiu que os hospitais luxemburgueses “não estão em situação crítica” e que “continuam a responder bem” às solicitações.

A ministra voltou a apelar à “prudência” e à “responsabilidade” de todos no respeitos das regras em vigor no combate à pandemia do Covid19.

“Fiquem em casa o máximo de tempo possível”, exortou.

Ainda no sábado, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro Xavier Bettel tinha sido taxativo, ao dizer que a evolução da pandemia durante esta semana iria “determinar a evolução da situação” no país, para tomar novas medidas restritivas.

Fonte: LUX24

Reino Unido aceita retomar negociações com a UE


O Reino Unido decidiu retomar as negociações para um acordo de comércio pós-'Brexit' com a União Europeia (UE) em Londres no final desta semana, dias depois de o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ter declarado o fim do diálogo.

O negociador-chefe do Reino Unido, David Frost, anunciou na rede social Twitter que "foi restabelecida uma base para negociações com a UE" e que vão ser iniciadas "negociações intensas" todos os dias a partir de quinta-feira à tarde em Londres.

A decisão é uma reação ao discurso de hoje do negociador-chefe dos 27, Michel Barnier, no Parlamento Europeu, em que usou um tom conciliatório e reconheceu que será necessário cedências de ambos os lados para chegar a um acordo.

"Penso que um acordo está ao nosso alcance, se nós, de ambos os lados, estivermos dispostos a trabalhar de forma construtiva e num espírito de compromisso; se avançarmos nos próximos dias, com base em textos jurídicos, como é nosso desejo", disse o francês.

Acrescentou ainda que ser preciso que ambos os lados estejam "preparados para enfrentar e resolver os assuntos mais difíceis nos próximos dias", vincando que "o tempo é curto, muito curto.

"Estudámos cuidadosamente a declaração de Michel Barnier ao Parlamento Europeu esta manhã. Como negociador-chefe da UE, as suas palavras são de confiança", refere o governo de Londres, num comunicado.

Londres alega que Barnier refletiu as exigências feitas por Boris Johnson para que a UE mudasse fundamentalmente de abordagem e reconhecesse a soberania do Reino Unido, aceitando mudar algumas das suas exigências.

"É claro que subsistem divergências significativas entre as nossas posições nas áreas mais difíceis, mas estamos prontos, com a UE, para ver se é possível colmatá-las em negociações intensivas", acrescenta o comunicado.

O impasse centra-se sobretudo em três temas: o acesso das frotas pesqueiras europeias às águas britânicas, as garantias exigidas por Bruxelas em termos de regras de concorrência e apoios estatais a empresas e qual o formato do mecanismo de resolução de disputas no futuro.

O Reino Unido saiu da União Europeia em 31 de janeiro de 2020. Em conformidade com o Acordo de Saída, é agora oficialmente um país terceiro, pelo que já não participa no processo de tomada de decisão da UE.

Por comum acordo, a UE e o Reino Unido decidiram, contudo, estabelecer um período de transição, que termina em 31 de dezembro de 2020, durante o qual continua a aplicar as regras do bloco europeu e mantém acesso ao mercado único.

Na ausência de um acordo, serão impostas tarifas aduaneiras no comércio entre o Reino Unido e o bloco europeu a partir de 01 de janeiro de 2021.

Lusa

Só aquilo que sai de nós


Num tempo de grandes desa­fios importam ainda mais as pe­quenas coisas. Os gestos simples, o que dizemos e fazemos, mas acima de tudo a maneira como o fazemos e como o dizemos. O ‘como’ é, e será sempre, uma grande questão ao longo da nossa vida. Os ‘porquês’ ficam muitas vezes sem resposta e os ‘para quê’ nem sempre são claros ou inte­ligíveis. Muitas vezes precisamos de tempo para conseguir ler os acontecimentos da vida, para os podermos processar e integrar. Os ‘para quê’ quase nunca são imediatos, mas se os alcançamos ajudam a fazer caminho por se­rem oportunidades de cresci­mento e superação. Dão pistas e perspetiva, mudam o rumo e dão novos sentidos, mas podem ser extraordinariamente difíceis de encaixar e, por vezes, chegam a ser erosivos. Para quê uma doen­ça, uma morte, uma perda, uma crise, uma rutura, um afasta­mento, um desgosto, um colapso, um desmoronamento? Os ‘para quê’ são difíceis e exigem tempo, muito tempo. E fé. Uma fé que não tem que ser religiosa, note­-se. Pode ser uma crença, uma confiança no amor, na amizade ou na transcendência.

Já o ‘como’ é mais repentista e obriga a elevar a fasquia da exi­gência quotidiana. Está ao nosso alcance tentar perceber como agir e reagir, como comunicar, como acolher, como proteger, como cultivar, como proceder e por aí adiante. Está nas nossas mãos refletir nos ‘como’ da vida: como educar, como ajudar a cres­cer, como escutar, como resgatar, como encher de confiança, como devolver a esperança. E é neste ‘como’ que os pequenos gestos fazem uma grande diferença.

Recordo muitas frases que ouço a padres e pessoas de vida consagrada que me inspiram e orientam a minha vida espiri­tual, e tenho muito presente as longas conversas que mantive com Alberto Brito, padre jesuíta, quando nos sentámos para escre­ver o livro que foi publicado com o título “Ouvir, Falar, Amar”. Foram tempos verdadeiramen­te iluminantes e aprendi muito com ele. Uma das coisas que o Padre Alberto Brito diz com al­guma frequência e toda a razão é que não devemos perder tempo com o que entra em nós, deve­mos focar-nos obsessivamente no que sai de nós.

- “Não vale a pena perder tempo com o que entra em nós porque a toda a hora entram empatias e antipatias, adesões e aversões, pensamentos involun­tários e julgamentos de toda a espécie. Tentar que algumas des­tas coisas entrem em nós é tem­po perdido. Também não vale a pena desperdiçarmo-nos muito a tentar ordenar tudo o que nos habita, porque ao meio dia que­remos uma coisa e ao meio dia e um quarto podemos querer o contrário. Os pensamentos, as inclinações, as tentações, as ne­cessidades e as urgências, assim como os impulsos e as pulsões são difíceis de manter ordenados e cada um no seu sítio. Tudo se mistura cá dentro. O que vale a pena é focarmos obsessivamente no que sai de nós. Isso sim!”

O que sai de nós é que faz toda a diferença. E tratar bem ou menos bem alguém que nos irrita tem impactos muito dis­tintos. Se sinto antipatia ou até aversão, mas mesmo assim sou capaz de ser correto e eticamen­te irrepreensível, estou a tentar construir alguma coisa. Se, pelo contrário, sigo os meus instintos e devolvo o mal com mal, ou tra­to pior a pessoa de quem gosto menos (mas com quem até tenho que colaborar, porque é meu par na empresa ou até porque per­tence à minha família ou círculo alargado de amigos), então estou a destruir.

Posso não destruir completa­mente a pessoa, mas destruo a possibilidade de entendimento e cooperação com ela. E mato a confiança porque facilmente lhe coloco um rótulo ou desisto dela.

Num tempo em que estamos todos convocados a dar o nosso melhor tornou-se imperativo refletir sobre os nossos ‘como’. Como estou a ser capaz de con­versar em casa, como estou em matéria de aceitação dos outros, como estou a amar os meus e como posso fazer para acolher, e até ajudar, os que não são meus? Como estou a ouvir os que tra­balham comigo ou dependem de mim, como vou fazer para chegar aos que estão a afundar, como ando a agir e a reagir?

Cada um sabe de si e dos seus desafios, mas penso que todos nos revemos nesta interpelação do ‘como’. Temos mais capaci­dades do que julgamos e o nos­so impacto nos outros nunca é inócuo. Daí a necessidade de perceber a importância dos pe­quenos gestos e a radicalidade de ficarmos cada vez mais atentos àquilo que sai de nós.

Laurinda Alves é jornalista, escritora, tradutora e professora universitária de Comunicação, Liderança, e Ética.
Foto:Agencia Ecllesia 
» Inhttps://www.fatima.pt/files/upload/voz_da_fatima/VF1175_2020-08-13.pdf  

Artigo enviado por José Rui M. Rabaça

Giro: João Almeida segura liderança da geral em 17.ª etapa ganha por Ben O’Connor


O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve hoje a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT).

O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del Grappa e Madonna di Campiglio em 5:50.59 horas, chegando isolado após integrar a fuga do dia, 31 segundos à frente do austríaco Hermann Pernsteiner (Bahrain-McLaren), segundo, e 1.10 minutos diante do belga Thomas de Gendt (Lotto Soudal), terceiro.

Na geral, os principais favoritos chegaram 5.11 minutos depois do vencedor, sem mudanças nos primeiros lugares, com Almeida, que cortou a meta em 15.º, a vestir a camisola rosa à frente da dupla da Sunweb.

O português tem 17 segundos de vantagem para o holandês Wilco Kelderman, segundo, e 2.58 minutos para o australiano Jai Hindley, terceiro na geral.

Na quinta-feira, a 18.ª etapa liga Pinzolo a Laghi di Cancano em 207 quilómetros, que incluem duas subidas de primeira categoria, uma delas quase em cima da meta, e uma de categoria especial, o Passo di Stelvio.

Instituto Piaget | Ano letivo de Psicologia abre com participação do Bastonário da Ordem

Ano letivo de Psicologia abre com participação do Bastonário da Ordem
A atual crise sanitária provocada pela Covid-19 está a colocar novos desafios aos psicólogos e à forma como os atuais e os futuros profissionais se devem mostrar disponíveis para atender as necessidades dos cidadãos, afirmou esta quarta-feira o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Francisco Miranda Rodrigues falava na cerimónia de abertura do ano letivo dos cursos de licenciatura em Psicologia e do mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, do Instituto Piaget de Almada.

Por imposição das novas regras de combate à pandemia, e ao contrário do que é habitual, a cerimónia decorreu inteiramente em formato virtual, através da plataforma Zoom. Na sua intervenção, o Bastonário referiu-se à aposta contínua para dignificar a profissão, destacando o desenvolvimento exponencial nos 10 anos de existência da Ordem dos Psicólogos e a necessidade de ter uma profissão bem regulada e profissionais cada vez mais disponíveis para os cidadãos.

Dirigindo-se aos alunos que agora iniciam os seus estudos, o Bastonário disse esperar que, após um percurso escolar bem-sucedido, se tornem em profissionais que “venham também acrescentar novas e diferentes visões sobre a profissão”. A Ordem, frisou o seu responsável, “tem estado sempre próxima dos estudantes de psicologia e tem iniciativas diversas, de forma a que todos possam ter um melhor conhecimento da profissão”, acrescentando que todos podem contar com a instituição para os apoiar na entrada no mercado de trabalho. 

No evento, aberto a toda a comunidade académica, participaram ainda o diretor do ISEIT de Almada (onde os cursos estão integrados), João Geraldes; o coordenador da licenciatura de Psicologia, Nuno Colaço; e a docente Marlene Silva.

Recentemente, a licenciatura de Psicologia em Almada foi distinguida pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) com a acreditação máxima, sem condições, pelo período de seis anos.

Além do campus de Almada, o curso é também ministrado pelo Instituto Piaget no seu polo universitário de Viseu, tendo obtido a mesma acreditação pela A3ES.

Ambas as distinções resultam do reconhecimento da qualidade da formação ministrada, numa das áreas do saber privilegiadas pelo inspirador e primeiro presidente honorário do Instituto: o psicólogo suíço Jean Piaget, um dos mais importantes pensadores do século XX. Iniciada em 1998, a licenciatura em Psicologia do Instituto Piaget conta já com mais de mil diplomados.

Reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização da Descentralização na área da Educação e Reunião do Conselho Municipal de Educação

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) realizou ontem, dia 20 de outubro, a quarta reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização do processo de Descentralização na área da Educação, a qual é composta pelo Presidente da Câmara Municipal, pela Delegada Regional de Educação do Centro e pelos Diretores dos sete Agrupamentos de Escolas do Município e pelo Diretor da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro.

Nesta reunião foi realizado o balanço do processo de Descentralização, iniciado no dia 1 de setembro, com especial destaque para o ponto de situação relacionado com o Pessoal Não Docente, tendo sido comunicado que a CMA já colocou 20 Assistentes Operacionais (AO) nos vários Agrupamentos de Escolas, recorrendo a Contratos de Emprego e Inserção por protocolo entre a CMA e a IEFP, e a decisão de abertura de concurso para a colocação de mais 15 AO com recurso às bolsas de recrutamento dos Agrupamentos de Escolas (até ao final do presente ano letivo) e para a colocação de 11 Assistentes Técnicos e 36 Assistentes Operacionais para os quadros do Município com base em concurso público que se encontra em fase de lançamento.

De igual modo, foi efetuado um balanço ao serviço de fornecimento de refeições escolares, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, prestado pela empresa GERTAL que ganhou o concurso internacional entretanto realizado pela CMA, bem como ao serviço de fornecimento de leite escolar para as Crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo, iniciado no dia 28 de setembro na sequência do concurso realizado pela CMA e ganho pela LACTOGAL.

Ao nível dos transportes escolares foi analisada a alteração à rede para o ano letivo em curso, motivada pela alteração dos horários de funcionamento dos vários Estabelecimentos de Ensino, bem como a prestação de transportes especializados às 32 Crianças com necessidades especiais, o qual foi contratado pela CMA a empresas da especialidade, de modo a prestar este serviço para as Crianças que utilizam as unidades de referência existentes no Município.

Desde o dia 1 de setembro a CMA assumiu os encargos com as instalações escolares do 2º e 3º ciclos e ensino secundário, tendo assumido a titularidade dos contratos de fornecimento de água, gás, eletricidade e comunicações, sendo esses custos pagos diretamente pela CMA aos vários fornecedores e prestadores de serviços, num valor de cerca de 800.000€ para o ano letivo 2020/2021.

Devido às novas competências assumidas pela CMA, e de modo a apoiar a gestão de todas as matérias, entrou em funcionamento no início do presente ano letivo uma nova plataforma de gestão denominada SIGA, a qual é utilizada na gestão das refeições escolares, tendo sido criadas novas modalidades de pagamento de serviços, com recurso a referências multibanco, Mb Way e em agentes payshop, assumindo a CMA os custos financeiros associados a esses pagamentos por parte dos Encarregados de Educação

No que concerne aos serviços de apoio à família foi realizado um balanço aos serviços prestados pela CMA no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família (para o Pré-Escolar), bem como da Componente de Apoio à Família (no 1º Ciclo) realizado pelas Associações de Pais e outras entidades, como apoio financeiro da CMA.

Por último, foram analisadas as Atividades de Enriquecimento Curricular, as quais passaram também a ser geridas pela CMA com recurso a um prestador de serviços, dando resposta a todas as Crianças do 1º Ciclo do Município.

A Delegada Regional de Educação do Centro, Drª Cristina Oliveira, destacou a forma como o processo de Descentralização na área da Educação tem decorrido no Município de Aveiro, sendo já uma das referências a nível regional e nacional, agradecendo também o empenhamento dos vários Diretores neste processo, sendo o balanço extremamente positivo.

Também ontem, dia 20 de outubro, realizou-se a reunião do Conselho Municipal de Educação, no qual foi efetuado um balanço ao arranque do ano letivo e as implicações da Pandemia do Covid 19 e o ponto de situação do processo de Descentralização na área da Educação.

Nesta sessão foram assinados os Protocolos de Colaboração para Apoio à Gestão Escolar, aprovados em reunião do Executivo Municipal no dia 15 de outubro, no valor de 263.795€, para fazer face às despesas dos Estabelecimentos de Ensino com materiais de higiene e limpeza, material e consumíveis de escritório, material e pequenas manutenções, bem como para apoio a Projetos Educativos.

Destaque, igualmente, para a aprovação do Plano de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA) para o ano letivo 2020/2021, o qual será difundido por toda a Comunidade Educativa do Município tendo em vista a sua implementação.

O PAEMA, para o ano letivo 2020/2021, é um instrumento importante da Câmara Municipal de Aveiro para a afirmação da Educação como prioridade política e de ação, opção esta plenamente apoiada e participada pelos Parceiros que integram o Conselho Municipal de Educação.

Nesta edição do PAEMA, a gestão das novas responsabilidades assumidas pela CMA no âmbito do processo de Descentralização (aplicação do Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro), o trabalho de promoção dos modos suaves de mobilidade pedonal e ciclável, e as condicionantes à gestão do ano letivo e da vida determinadas pelo combate à pandemia do coronavírus / covid-19, são novas componentes que introduzimos na sua estrutura base e nas suas atividades.

Gerindo as condicionantes do combate ao covid-19, os Serviços Educativos em Rede do Município de Aveiro (“SER”) vão continuar a promover uma oferta diversificada de atividades, destinada à Comunidade Educativa, integrando o Museu da Cidade, o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, o Teatro Aveirense, a Biblioteca Municipal, o Museu de Aveiro, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) e a Casa Municipal da Cidadania.

Na reunião do Conselho Municipal de Educação foi efetuado, pelo Presidente da Câmara, o ponto de situação das 14 obras e projetos no parque escolar (Pré-Escolar e 1º Ciclo, da responsabilidade da CMA), dando seguimento ao definido na Carta Educativa do Município de Aveiro, tendo igualmente sido abordado o projeto para a remoção do fibrocimento existente em quatro Escolas do 2º e 3º Ciclos do Município.

No âmbito das intervenções no edificado, foram ainda abordadas as situações da Escola Básica Nº2 de São Bernardo, do Conservatório de Aveiro e da Escola Homem Cristo, as quais carecem de uma decisão por parte do Ministério da Educação / Governo sobre o seu futuro, sendo premente a realização de intervenções profundas nos mesmos (ou a construção de uma nova Escola Homem Cristo), estando a CMA com múltiplas diligências junto do Governo para que tome decisões, manifestando a sua disponibilidade para cooperação na gestão dos projetos e obras, como aconteceu com a EB2,3 João Afonso de Aveiro e com a Escola Secundária Jaime Magalhães Lima.

Na sequência da publicação do Decreto-Lei nº21/2019, foi aprovado o novo Regimento de Funcionamento do Conselho Municipal de Educação, o qual passará a incorporar mais elementos da Comunidade.

Com o objetivo de enriquecer os espaços de Animação e de Apoio à Família dos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar (EEPE), a Câmara Municipal de Aveiro, com o parecer prévio das Educadoras de Infância/Animadoras sobre as necessidades existentes, adquiriu material lúdico/didático destinado a cada sala.

Trata-se material multigraduado e resistente, sendo o mesmo uma mais valia para Crianças, propiciando momentos mais descontraídos e de descoberta, quer no interior quer no exterior do Jardim de Infância.    

Este é um investimento que a Câmara Municipal de Aveiro faz pelo segundo ano consecutivo, investindo cerca de 150€ por cada sala de Jardim de Infância, num investimento total de 5.624,37€.

De igual modo, a Câmara Municipal também não descura as necessidades das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo adquirido vário material lúdico- desportivo, para que as Escolas fiquem reforçadas numa fase em que as necessidades são maiores, na sequência da avaliação prévia de necessidades.

Cada Escola do 1º Ciclo terá direito a um kit de material desportivo diverso, sendo o mesmo reforçado nas Escolas com maior número de turmas e Alunos, num investimento total de 7.367,45€.

A Câmara Municipal de Aveiro faz um balanço muito positivo do arranque da execução das novas competências no âmbito da Descentralização, assim como do ano letivo 2020/2021, reiterando a sua aposta prioritária na Educação e aproveitando este ensejo para, mais uma vez, desejar a Todos os Alunos e Profissionais da Educação do Município de Aveiro, um excelente Ano Letivo 2020/2021.


Meio milhão de euros para requalificar rede viária no concelho de Anadia


O executivo municipal de Anadia aprovou o procedimento para o lançamento do concurso público e o respetivo caderno de encargos para a requalificação da rede viária nas 10 freguesias e uniões de freguesia do concelho. A intervenção representa um investimento superior a meio milhão de euros, com um prazo de execução de 12 meses.

Os trabalhos serão desenvolvidos com o objetivo de requalificar arruamentos que apresentem o pavimento em mau estado ou arruamentos onde não exista qualquer revestimento e se encontram em terra batida.

De salientar ainda que é preocupação da autarquia anadiense garantir que os arruamentos a intervir estão devidamente infraestruturados e que estas infraestruturas estão em plenas condições de garantir a utilização para a qual foram projetadas.

A intervenção pretende garantir a melhoria das acessibilidades e da mobilidade na rede viária do concelho.

Imagem: Notícias de Aveiro

Alvaiázere | Redução de IMI – prova de arrendamento de prédio urbano

A Câmara Municipal de Alvaiázere, sob proposta da Sra. Presidente Célia Marques, reunida no dia 20 de outubro, aprovou a instituição de benefícios fiscais aos prédios urbanos que se encontrem arrendados, fixando uma redução de 20% da taxa de IMI.

Assim, solicita-se aos proprietários que se enquadrem nesta situação a fazer prova do arrendamento dos respetivos imóveis, junto dos serviços da Câmara Municipal, até ao final do dia 13 de novembro.

Os documentos necessários para instruir o pedido em requerimento próprio são os seguintes:

  • contrato de arrendamento registado;

  • um recibo de renda do ano corrente (ou outro documento que comprove o arrendamento no ano de 2020);

  • caderneta predial urbana;

  • cartão de cidadão ou bilhete de identidade e cartão de contribuinte;

  • certificado energético do edifício/fração com exceção dos edifícios/frações com:

    • Locação do lugar de residência habitual do senhorio por prazo inferior a quatro meses;

    • Locação a quem seja já locatário da coisa locada.

Os proprietários que já beneficiaram desta redução em anos anteriores e cujos contratos de arrendamento não sofreram alterações necessitam de entregar:

  • um recibo de renda do ano corrente (ou outro documento que comprove o arrendamento no ano de 2020);

  • certificado energético do edifício/fração, caso o contrato de arrendamento seja posterior a 1 de dezembro de 2013, com exceção dos edifícios/frações com:

    • Locação do lugar de residência habitual do senhorio por prazo inferior a quatro meses;

    • Locação a quem seja já locatário da coisa locada.

Para mais informações, contactar os serviços da Câmara Municipal.

Cantanhede | Na reunião camarária de 20 de outubro

Câmara Municipal de Cantanhede aprovou orçamento de mais de 30.605.734 euros

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou, com cinco votos a favor e dois contra, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2021, documentos previsionais que serão agora sujeitos à votação da Assembleia Municipal, no seu próximo plenário, a realizar em dezembro. Foi na reunião camarária de ontem, 20 de outubro, que o executivo camarário liderado por Helena Teodósio votou favoravelmente um programa orçamental que ascende a 30.605.734 euros, valor que reflete um aumento de 10,3% relativamente ao proposto para 2020.

No texto introdutório, a presidente da Câmara Municipal enfatiza essa variação positiva “traduzida no montante de 2.865.773 euros, do qual 68% se destina a despesas de capital”, fazendo notar que “o crescimento da despesa de capital é de 17% enquanto a da despesa corrente se fica pelos 5,63%, um aumento inevitável face à necessidade de ajustamento dos serviços para assegurar o cumprimento dos objetivos setoriais e também para criar condições para combater a pandemia de Covid-19 e mitigar o seu impacto económico e social” .

A impossibilidade de “antecipar quando terminará esta autêntica tragédia ao nível da saúde pública”, levou o executivo camarário “a reforçar em 137% a dotação orçamental da rubrica da Saúde e em 46,6% a da ação social”, adianta a autarca, salientando que “a Câmara Municipal esteve sempre na linha da frente para atender aos que estão em situação de maior fragilidade social, preocupação que se impõe ainda com maior acuidade neste período que coloca a todos – cidadãos, organizações e empresas – desafios particularmente difíceis”.

Segundo Helena Teodósio, “independentemente do elevado grau de incerteza causada pelas indefinições que persistem a vários níveis”, o plano previsional de receita e de despesa para o próximo ano “está orientado para explorar até ao limite as oportunidades de financiamento que deverão surgir nesta fase de encerramento do Portugal 2020 – atualmente estão em fase de aprovação várias candidaturas importantes – e no novo quadro comunitário de apoio que aí vem, sempre numa lógica de incremento do investimento, de otimização e rentabilização dos recursos próprios, assim como de criação de condições favoráveis ao reforço ao progresso económico e à coesão social”.

Em todo o caso, a presidente da autarquia cantanhedense não esconde que o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021 foi talvez o exercício mais difícil de que tem memória, “não apenas pelas circunstâncias dramáticas que o país está a enfrentar por causa da Covid-19 e pela grande incerteza sobre como irá evoluir a pandemia, mas também porque, no ano a que os documentos dizem respeito, começa um ciclo de alterações estruturais muito significativas, sobretudo as decorrentes dos encargos das responsabilidades e atribuições que a Administração Central vai começar transferir para as autarquias a partir do próximo dia 1 de janeiro”.

Muito crítica em relação ao processo, a autarca refere que o maior desafio na elaboração dos documentos de enquadramento da atividade do município “consistiu em saber como acomodar o forçoso crescimento da despesa inerente ao alargamento de competências, já em 2021, em diversas áreas” e lamenta que “da parte do Governo não tenha sido dado o necessário enquadramento financeiro sobre as novas atribuições e responsabilidade, o que desde logo não permite perspetivar que tipo de recursos e de verbas vai ser necessário alocar para o efeito”. A este propósito sublinha que “fazer orçamentos sem se saber com o que se pode contar para dar resposta a obrigações impostas e não negociadas é um exercício tremendamente difícil para quem se propõe cumprir com zelo e com o maior rigor possível os princípios subjacentes à elaboração desta análise prospetiva da atividade da Câmara Municipal”.



Figueiró dos Vinhos | 𝗛𝗔́ 𝗦𝗘𝗠𝗣𝗥𝗘 𝗗𝗜𝗡𝗛𝗘𝗜𝗥𝗢 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗙𝗘𝗦𝗧𝗔𝗦 𝗘 𝗢𝗨𝗧𝗥𝗢𝗦 𝗘𝗡𝗧𝗥𝗘𝗧𝗘́𝗡𝗦 | e para a vacinação gratuita contra a gripe?


O PSD defende que, nesta fase pandémica, a Câmara Municipal deveria garantir a vacinação gratuita contra a gripe, a todas as pessoas com mais de 65 anos, como já fazem outros concelhos, por exemplo através de protocolo com a Associação Dignitude e do programa "Vacinação SNS Local", ampliando os meios e recursos disponíveis, designadamente através das farmácias do concelho.

Defendemos a proteção aos mais vulneráveis, com dificuldades de mobilidade, nomeadamente as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos através, entre outras, da vacinação gratuita contra a gripe sazonal.

O PSD entende que a Câmara Municipal deveria comparticipar o custo da administração da vacina nas farmácias a todas as pessoas com mais de 65 anos, com o objetivo de criar mais uma resposta de emergência em tempos de pandemia que permita mitigar a incidência da gripe comum, aliviar o orçamento dos mais necessitados e vulneráveis e retirar eventual pressão sobre o Centro de Saúde.

Para festas e outros entreténs há sempre dinheiro e para a vacinação gratuita contra a gripe? 

Partido Social Democrata Figueiró dos Vinhos

Águeda | “Faz a MALA!” é evento de lançamento da MALA - Manifestação Literária de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda promove uma reflexão colectiva no âmbito da preparação da MALA – Manifestação Literária de Águeda
“Faz a MALA!”, que vai decorrer entre os próximos dias 30 de outubro e 7 de novembro, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA) é o evento preparatório da 1.ª edição da MALA – Manifestação Literária de Águeda. Esta iniciativa, promovida pela Câmara de Águeda e com um enfoque na necessidade de criação de novos estímulos para o desenvolvimento do gosto pelo livro e pela leitura, foi reagendada para junho de 2021 e pretende ser um marco no panorama cultural da região.

O “Faz a MALA” prepara este evento de 2021 e é composto por momentos de afirmação/discussão do livro, com vista à criação de novos formatos de promoção da leitura e do livro. É um evento focado na literatura, mas aberto a outras disciplinas, numa reflexão coletiva entre autores, ilustradores, agentes literários e comunidade.

“A MALA pretende ser um evento de promoção do livro e da leitura, com relevância para toda a comunidade”, afirmou Elsa Corga, Vereadora da Cultura da Câmara de Águeda, acrescentando que “é com o objetivo de criar novos formatos na área da cultura que a Câmara de Águeda promove este evento, procurando refletir sobre o tema com agentes nacionais, que dinamizam eventos ou projetos à volta da promoção do livro e da leitura”.

O programa deste evento preparatório é composto por conversas com personalidades de relevância do setor, exposições e oficinas de ilustração, atividades com a comunidade, criações de artistas locais e uma entrevista a Manuel Alegre (patrono da BMMA).

Programa do “Faz a MALA!”
O “Faz a MALA!” iniciar-se-á no dia 30, às 17h30, com a inauguração da exposição “A Guerra”, de André Letria, que estará patente na sala polivalente da BMMA até ao dia 30 de dezembro. O ilustrador promoverá, nesse mesmo dia, às 21h30, uma oficina de ilustração, para jovens e adultos, e no dia seguinte (dia 31), entre as 10 e as 12 horas, uma outra oficina de ilustração para famílias.

Ainda no sábado, dia 31, entre as 15 e as 17 horas, a BMMA receberá a ação “Quando aprendi a ler”, que contará com a participação da APCSA (Academia Portuguesa de Cultura e Solidariedade de Águeda). À noite, a partir das 21h30, o salão da União de Freguesias de Águeda e Borralha acolherá o “Histórias nas Freguesias”.

Nos dias 2, 3 e 5 de novembro, decorrerá um programa de webinars para reflexão sobre o futuro do livro, dos eventos culturais à volta da leitura, das feiras e de todo o tipo de manifestações literárias. O evento online será transmitido em direto na página da BMMA no Facebook.

Para segunda-feira, dia 2 de novembro, às 18 horas, está agendada uma conversa sobre “Projetos históricos e de grandes formatos”, que contará com a presença de Paula Maria Ganhão (Fólio, Óbidos), João Paulo Proença (Projeto Europeu READ ON, Almada), Manuela Ribeiro (Correntes d’Escritas, Póvoa do Varzim) e um representante da Feira do Livro do Porto.

A conversa seguinte, marcada para o dia 3 de novembro, à mesma hora, discutirá os “Projetos com objetivos territoriais e/ou artísticos”, que contará com as presenças de João Seixas (Ler Devagar), Alberto Santos (Escritaria) e Sebastião Faro (Stolen Books).

“Constatações, visões e utopias de quem trabalha na promoção do livro e da leitura” é o tema da conversa que se segue (dia 5, às 18h30), entre Teresa Calçada (LER+ PNL2027), Cristina Taquelim (Mediadora de Leitura) e Rui Breda (Dom Quixote).

Rodolfo Castro é o convidado de “Histórias Giratórias”, que está marcada para dia 4, às 10 horas, uma ação destinada aos Jardins de Infância e Escolas Básicas e que será transmitida online e em direto através da página da BMMA no Facebook.

Também online está marcado, para dia 6, uma conversa com JL Pio Abreu, que terá como tema “A leitura como suporte à reflexão íntima” e é destinado ao público escolar do 11.º e 12.º anos.

No dia 6 de novembro (sexta-feira), às 18 horas, será inaugurada a exposição “Expor a MALA”, de Ivo Hoogveld e David Gama, que estará patente até dia 28. Ivo Hoogveld ministrará uma oficina de ilustração, no sábado (dia 7), entre as 10 e as 11 horas, na sala polivalente; enquanto David Gama propõe uma oficina entre as 11 e as 12 horas, na sala fórum, para jovens.

Ainda no sábado, às 11h15, decorrerá o espetáculo “Mundinêta… etapa #3: América”, de Ni Fernandes e, mais tarde, a partir das 14 horas, haverá um passeio poético, com os artistas Catarina Viegas e Luís Formiga, com partida do pátio da BMMA. Para as 15 horas, na sala polivalente, está agendada uma conversa sobre os autores locais e suas ambições e expetativas em relação à MALA.

O programa terminará às 18 horas, com uma entrevista com Manuel Alegre, numa parceria com a Rede de Bibliotecas de Águeda e que será transmitida online na página da BMMA no Facebook.

Refira-se que todas as atividades presenciais são gratuitas, mas limitadas às vagas disponíveis, pelo que é obrigatória a inscrição prévia, até à véspera do evento, através do e-mail: bmma.educativo@cm-agueda.pt.

Todo o programa do trimestre da BMMA está disponível em fb.com/bibliotecamunicipalmanuelalegre.

IBERIAN CLASSIC RAID PASSA PELA COVILHÃ


A primeira edição da prova ibérica Iberian Classic Raid: Barcelona-Lisboa terá passagem pela cidade da Covilhã nos dias 22 e 23 de outubro. 

Organizada de acordo com as medidas de prevenção impostas pela pandemia COVID-19, a edição desta prova lança a internacionalização peninsular do Spain Classic Raid, após o sucesso das suas sete edições anteriores. 

A competição, iniciada no dia 17 de outubro, aventura-se pela primeira vez pelos caminhos de Portugal e conta com cerca de 100 equipas inscritas que irão percorrer 2000 quilómetros, divididos por oito etapas com as mais variadas paisagens. Esta prova de regularidade para automóveis clássicos classifica-se como a mais longa da Europa realizada em caminhos de terra. 

A fase final da prova marca a entrada no território nacional, com a chegada à Covilhã no dia 22 de outubro, após a partida de Plasencia. No dia 23 de outubro, os participantes partem da “cidade-neve” para realizar a penúltima etapa, que terá a meta na Figueira da Foz. 

A realização da Iberian Classic Raid: Barcelona-Lisboa, conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e tem como objetivo principal consciencializar para a conservação de automóveis clássicos, bem como aproximar o público desta modalidade icónica de automobilismo repleta de adrenalina e emoção. 

Condenada a nove anos de prisão mãe que deixou o bebé no lixo


O Ministério Público tinha pedido uma pena de, pelo menos, 12 anos.

Foi condenada a nove anos de prisão efetiva a mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em 2019.

O tribunal considerou que Sara Furtado agiu de forma premeditada para causa a morte do recém-nascido.

As autoridades receberam na tarde do dia 5 de novembro de 2019 o alerta a propósito de um recém-nascido encontrado num caixote do lixo na Avenida Infante D. Henrique, perto da estação fluvial.

O recém-nascido foi encontrado por um sem-abrigo, ainda com vestígios do cordão umbilical, tendo sido transportado ao Hospital Dona Estefânia. Foi transferido para a Maternidade Alfredo da Costa por não carecer de cuidados complexos médicos e cirúrgicos.

Na altura, a presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC) defendeu que a jovem expôs o bebé ao abandono sem querer matá-lo. Segundo Dulce Rocha, a mulher estava numa situação de vulnerabilidade que a levou a abandonar o filho.

No mês passado, no julgamento, segundo o Jornal de Notícias, Sara Furtado confessou que deitou o bebé num ecoponto não para se desfazer dele, mas com a intenção de que fosse encontrado, justificando o ato com a "vergonha" e o "medo" de ter um filho e viver na rua.

rr

Corrupção no exército da Coreia do Norte

 

O recruta fugitivo Roh Chol Min [foto] descortinou a imensa corrupção existente no exército da Coreia do Norte. Enviado como atirador de elite à fronteira com a Coreia do Sul, ele achou que teria comida boa e chefes competentes, mas em poucos meses passou a pesar 45 quilos.

Comia fungos silvestres e dependia de oficiais subornáveis para conseguir comida extra, roupa quente, licença para telefonar à família, comprar uma promoção, fugir dos treinos, dormir mais e comprar guloseimas.

Agora Roh vive em Seul e se sente protegido do coronavírus, lembrando que no Norte, em caso de contágio, “nos deixariam morrer”. Mas sofre, porque a ditadura se assanha contra os parentes dos “desertores”.

ABIM

Ministro da Administração Interna diz que prevenção dos incêndios é agora “a prioridade absoluta”


O ministro da Administração Interna disse hoje que "a prioridade absoluta" passa agora pela prevenção dos incêndios rurais e mudança de comportamentos, uma vez que foi atingido "o grande objetivo estratégico" em relação ao combate.

“A prevenção é a partir de hoje a prioridade absoluta. O principal problema está na reforma da floresta, está na alteração de comportamentos”, disse aos jornalistas Eduardo Cabrita, acrescentando que “agora a prioridade da atuação da mudança não está no combate”.

Numa conferência de imprensa realizada após a reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional, realizada na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (Oeiras), o ministro deu conta dos resultados alcançados este ano sobre o número de ocorrências de incêndios florestais e área ardida.

Segundo os últimos dados, registaram-se este ano cerca de 9.500 incêndios rurais que consumiram 66.500 hectares.
Segundo Eduardo Cabrita, “o grande objetivo estratégico” definido desde 2017 está realizado, tendo em conta que, pelo terceiro ano consecutivo, não se registaram perdas de vida civis, verificou-se uma diminuição do número de ocorrências (menos 50% em relação à média dos últimos 10 anos) e da área ardida (menos 51% relativamente à média da última década).

Apesar de não terem morrido civis durante esta época de incêndios, cinco bombeiros e dois pilotos de um avião de combate aos fogos morreram em serviço, tendo o ministro prestado uma homenagem a estes operacionais.

“Num contexto de um ano particularmente difícil do ponto de vista das condições meteorológicas e adversas, os objetivos estratégicos – redução das ocorrências e redução da área ardida e número zero de vítimas civis – foram atingidos”, sustentou, frisando que em julho registaram-se as temperaturas mais elevadas de sempre e na primeira quinzena de setembro o risco foi elevado.

Em relação a 2019, o número de incêndios rurais registou uma diminuição, mas a área ardida aumentou cerca de 50%.

Questionado sobre este números, Eduardo Cabrita destacou a diminuição dos últimos três anos em relação à média da década.

“A primeira prioridade está na redução das ocorrências e, em três anos consecutivos, as ocorrências diminuíram relativamente à media dos últimos 10 anos”, bem como a área ardida, disse, sublinhando que a diminuição do número de incêndios “é fundamental para permitir uma resposta operacional, eficaz e concentrada e foi isso que aconteceu num ano particularmente difícil”.

Presente na conferência de imprensa, o comandante operacional nacional da ANEPC, Duarte Costa, deu conta que, em 2020, “o índice de severidade diária foi o mais elevado dos últimos 40 anos” em Braga, Vila Real e Bragança e, dos últimos 30, na região Centro.

“Isto quer dizer que a disponibilidade dos combustíveis para arder foi a mais elevada dos 30 anos” , precisou.

Lusa

CGTP exige que Governo tome medidas para evitar aumento da pobreza


A CGTP exigiu hoje que o Governo tome medidas para evitar o aumento exponencial dos números da pobreza entre as quais o alargamento da proibição de despedimentos, o aumento dos salários e a melhoria das prestações sociais.

Em comunicado, para assinalar hoje o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a CGTP -- Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses alertou também para a necessidade de enfrentar a crise económica e social, agravada pela pandemia de covid-19, e que está a contribuir para o aumento da pobreza e das desigualdades na população.

Na nota, a CGTP exige que o Governo tome medidas para evitar um aumento da pobreza através do alargamento da proibição de despedimentos e de todas as formas de cessação de contratos de trabalho em empresas que recebam qualquer tipo de apoio do Estado, de modo a estancar a subida do desemprego.

Exige também que sejam tomadas medidas através do aumento geral dos salários e um significativo aumento do salário mínimo nacional, da melhoria das prestações sociais, com destaque para o alargamento do acesso e do aumento dos valores das prestações de desemprego, e em geral dirigindo mais apoios sociais para os trabalhadores e as famílias.

"Apesar de as estatísticas nos mostrarem que a taxa de risco de pobreza tem vindo a descer nos últimos quatro anos, a pobreza continua a ter em Portugal uma dimensão preocupante, revelando-se como um fenómeno persistente que afeta uma parte considerável da população e, de modo crescente, a população empregada", destaca a central sindical.

A CGTP justifica a sua preocupação citando os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2018, que indicam que a taxa de risco de pobreza desceu 0,1 pontos percentuais, cifrando-se em 17,2%.

"Mas o dado principal é que a pobreza laboral aumentou significativamente -- em 2018, 10,8% dos trabalhadores estava em risco de pobreza, o que significa que uma em cada 10 pessoas que trabalham são pobres. Também o risco de pobreza entre os desempregados aumentou, fixando-se nos 47,5%", salienta a CGTP.

No entanto, segundo os dados do INE, o risco de pobreza diminuiu para os reformados e para os agregados familiares sem crianças dependentes.

Por outro lado, segundo a CGTP, o grupo em maior risco de pobreza continua a ser o das crianças e jovens -- 18,5% da população com menos de 18 anos, o que reflete a pobreza das famílias.

"Embora este valor indique uma redução da pobreza infantil relativamente ao ano de 2017 em que era de 19%, a presença de crianças no agregado familiar continua a implicar um maior risco de pobreza, sobretudo no caso das famílias monoparentais (33,9%) e das famílias com três ou mais crianças (30,2%)", sublinha a CGTP.

No entendimento da central sindical, este aumento da pobreza entre os trabalhadores e os desempregados (e consequentemente nas famílias) deve-se aos baixos salários, à precariedade laboral e ao baixo valor das prestações de desemprego.

Por isso, a CGTP defende urgência no aumento dos salários e o salário mínimo nacional, a fim de permitir a um número maior de pessoas e famílias "subsistir de forma condigna".

"É inaceitável que quem trabalha não consiga libertar-se da armadilha da pobreza", é sublinhado na nota.

De acordo com a CGTP, a estes indicadores "preocupantes, vem juntar-se a pandemia da covid-19 com que fez aumentar o desemprego, os despedimentos em massa sobretudo de trabalhadores com vínculo precário e milhares de outros com os rendimentos substancialmente reduzidos devido à suspensão do seu contrato de trabalho ou à redução do tempo de trabalho ('lay-off' e sucedâneos).

Lusa

México | Paquete Económico 2021 Amenaza A Los Usuarios Mexicanos De Internet

 


por Yesica Flores

La Asociación de Internet MX, en su calidad de proveedores de conocimiento sobre la industria de Internet en México, expresa su preocupación ante la propuesta de bloquear el acceso de los usuarios mexicanos de Internet a los proveedores de servicios digitales residentes en el extranjero.

Y es que en los últimos años el internet se ha vuelto una pieza imprescindible para los mexicanos, comparándose incluso con servicios como el agua o la electricidad.  No sólo ha cambiado la manera en la que compramos, trabajamos y nos comunicamos, sino que también ha transformado cómo obtenemos educación, la manera en la que nos involucramos en la política o identificamos comunidades con las que compartamos intereses en común.

Así que la propuesta, planteada en el paquete económico 2021 y que se pretende establecer en los artículos 18-H BIS, TER, QUATER, QUINTUS de la Ley del Impuesto al Valor Agregado (LIVA), en el artículo 113-D de la Ley del Impuesto sobre la Renta (LISR), y en el artículo 90-A del Código Fiscal de la Federación, traería consecuencias negativas para los usuarios y para el desarrollo de internet en el país. Por lo que esta decisión debe ser analizada tomando en cuenta la Constitución, la Ley Federal de Telecomunicaciones y Radiodifusión, los compromisos adquiridos bajo el Tratado entre México, Estados Unidos y Canadá (TMEC) ya que dada la naturaleza de la sanción administrativa y las complejidades técnicas que la propuesta conlleva para su implementación, puede traer efectos negativos para la industria y consecuencias no previstas sobre el ecosistema de Internet en México.

Dicha propuesta, cuyo objetivo es asegurar un mecanismo eficaz para la recaudación de IVA e ISR por parte de los proveedores de servicios digitales, resulta inviable o ineficaz para el ecosistema digital y atenta contra la libertad de expresión y la naturaleza abierta de Internet. En este sentido, y ante la compleja situación que enfrentamos por la pandemia, la cual incluso reveló el fuerte rezago digital que enfrenta nuestro país este tipo de medidas excesivas ponen en una situación de total vulnerabilidad a los usuarios mexicanos.

En caso de que esta propuesta siguiera adelante, la accesibilidad de internet y su naturaleza global se verán afectadas, lo cual tendría un impacto considerable a largo plazo en la capacidad de innovación, la infraestructura y los principios básicos de libertad, apertura y neutralidad bajos los cuales se diseñó y permitió el desarrollo de Internet.

Si bien coincidimos con el objetivo de la propuesta, en cuanto a coadyuvar a incrementar la recaudación, las acciones que esta sanción administrativa conllevan podrían tener un efecto devastador para las relaciones proveedor-usuario que las empresas tecnológicas han tenido a lo largo de los años en México, así como la información y contenido a los cuales todo usuario en Internet tiene acceso.

Puntualmente, y en adición al tema de la sanción ya mencionada, como conglomerado de empresas del sector y marco de referencia de las tendencias y conocimiento que se genera a nivel nacional, consideramos que existen ciertos apartados de la propuesta que deben tomarse en cuenta, ya que pueden resultar los más afectados.  Entre ellos mencionamos:

  • Complicaciones Técnicas del Bloqueo Temporal:  es necesario considerar la inoperabilidad del procedimiento, la inefectividad de esta medida que no contribuye al objetivo recaudatorio y por el contrario funciona en detrimento de la economía digital, así como los efectos colaterales que puede traer como el impacto en la reputación para los proveedores de servicios digitales.
  • Potenciales violaciones al T-MEC: entre las cuales se menciona el garantizar libre flujo de datos entre los países firmantes, además de la integración económica y técnica de estos.
  • Temas de implementación y operación de varios aspectos de las leyes fiscales y así habilitar el cumplimiento de plataformas digitales.
  • El porcentaje de retención propuesto de 2.4% para comercio electrónico, afectará de manera significativa a los pequeños comerciantes.  Con el sólido propósito de contribuir en el desarrollo económico del país y el de las pequeñas empresas, proponemos una tasa de retención del 1%.

Por todo lo anterior, y por un consenso de los miembros de la Asociación de Internet MX sugerimos respetuosamente como parte fundamental eliminar esta sanción del proyecto de dictamen a aprobarse; de igual forma aplazar la entrada en vigor de la reforma  al último párrafo, inciso a, de la fracción II del artículo 18-J de la LIVA, con el fin de otorgar mayor espacio a las plataformas de intermediación en el cumplimiento del mismo. Las plataformas tecnológicas requieren de tiempo para realizar todos los ajustes necesarios en los sistemas internos una vez que se publiquen las nuevas reglas fiscales.

Respetuosamente exhortamos a que el Paquete Económico 2021 se traduzca administrativamente a procedimientos más simples, que no generen cargas excesivas y que faciliten a las empresas el reporte de retenciones efectuadas a las personas físicas con actividad empresarial que enajenen bienes o que presten servicios a través de internet mediante aplicaciones.

Durante muchos años, la industria del internet ha trabajado para lograr que cada vez mayores núcleos poblacionales puedan acceder a los beneficios de esta red global. El acceso a información, a educación, a servicios financieros, entre otros ha generado beneficios positivos a los mexicanos.

La Asociación de Internet MX es una asociación civil, sin fines de lucro, que desde 1999 representa a las empresas más relevantes de la industria de internet para orientar sus intereses hacia el desarrollo libre, responsable y seguro del mismo, generando así un impacto positivo en la sociedad. Actualmente, la asociación cuenta con más de 200 afiliados, entre los cuales se encuentran tanto MIPyMES como corporativas transnacionales de diversas actividades en línea, como lo son:  instituciones educativas; comercios electrónicos; proveedores de servicios de internet, contenido y telecomunicaciones; agencias de viajes; aerolíneas; hospedaje; tiendas departamentales y de autoservicio; bancos, entre otros.

México | DHL Express México Anuncia Inversión Histórica En Flotilla

 


por Yesica Flores

Invierte más de 53 millones de dólares para elevar su flota a casi 5 mil unidades en 2020

En 2020, se incrementó en 22% el número de unidades terrestres con respecto al año anterior

DHL Express México, el proveedor mundial líder en envíos exprés y logística, que forma parte de Deutsche Post DHL Group (DPDHL), anunció que en 2020 realizó una inversión histórica de más de 53 millones de dólares para la adquisición de más de 1500 unidades con las cuales alcanzará una flotilla de casi 5 mil vehículos, de los cuales ya están un 80% en operación y se espera que el resto de unidades se incorporen en noviembre. Esta cantidad, corresponde a un incremento en 22% con respecto al número de unidades con las que la compañía contaba el año anterior.

Dicha inversión, es la más alta que la compañía ha realizado específicamente en el rubro de adquisición de flotilla en un mismo año, ya que en el 2018 invirtió en renovación y crecimiento de su flota alcanzando casi mil vehículos, mientras que en el 2019 la inversión fue destinada a crecimiento orgánico con más de 300 unidades para concluir dicho año con más de 3,650 unidades terrestres en circulación.

“En DHL Express México estamos muy contentos de anunciar esta inversión histórica de más de 53 millones de dólares en flotilla, que nos permitirá finalizar el 2020 alrededor de 5 mil unidades. Esta es solo una de las acciones con las que reafirmamos nuestro compromiso para brindar el mejor servicio a nuestros clientes y para contribuir a reactivar la economía del país,” señaló Antonio Arranz, CEO de DHL Express México.

Cabe destacar que durante el último cuarto del 2020, DHL Express rehabilitará más de 650 unidades, las cuales serán reinyectadas a la circulación para ampliar su capacidad durante la temporada alta navideña, una vez concluido este periodo estas unidades se eliminarán de la flotilla.

La inversión en flotilla forma parte de los 107 millones de dólares que John Pearson, CEO Global de DHL Express confirmó en una reunión sostenida a principios de marzo con Andrés Manuel López Obrador, presidente de México.

Como lo hace desde hace varios años DHL Express adquiere la mayor parte de sus vehículos de la marca Ford a través de la automovilística Andrade, misma que realiza las adecuaciones necesarias para la operación logística tanto de carga, como de durabilidad de las unidades terrestres, y gracias la alta calidad en su entrega de servicios, se encarga del mantenimiento de la flotilla de diferentes marcas que DHL Express tiene en Guadalajara, Monterrey y en la Ciudad de México.

Las unidades adquiridas por DHL Express México incluyen: Autos operativos; large comercial vans; medium comercial vans; small comercial vans; médium trucks y operation cars, los cuales se suman a toda su red de infraestructura compuesta por:

  • 63 instalaciones con un sofisticado esquema logístico.
  • 3,702 mensajeros.
  • 32 entidades federales del país.
  • Más de 675 puntos de venta propios y más de 1,000 puntos de venta en esquema de alianza.
  • 12 vuelos dedicados nacionales; 10 internacionales y un sin número de alianzas comerciales con aerolíneas.
  • Más de 2,700 rutas terrestres.
  • 5 HUBs o centros de transferencia de alto volumen: Estado de México, Guadalajara, Monterrey, Querétaro y el mini HUB de CDMX.
  • 5 centros de intercambio: Mazatlán, Minatitlán, San Luis Potosí, Zacatecas y Sinaloa.
  • 6 Gateways: Internacionales: México, Monterrey, Guadalajara, Mérida, Hermosillo y Querétaro.

Para incorporar las cerca de 5 mil unidades terrestres a la red de DHL Express México, se utilizaron como criterio de elección principal la seguridad que provea los vehículos para sus colaboradores y clientes, además de que las unidades que se adapten a la intensa demanda operativa del negocio logístico.

México | Educando By Worldfund En México, Brinda Herramientas A Los Maestros


por Yesica Flores

 Educando by Worldfund en México, brinda herramientas a los maestros para fortalecer sus habilidades digitales bajo el contexto educativo a distancia con su campaña “Gracias A Ti Maestro” como agradecimiento por su invaluable labor.

Educando by Worldfund es una organización civil sin fines de lucro orientada a transformar la educación de la juventud latinoamericana a través de capacitación de clase mundial y educación continua a maestros y directivos de escuelas públicas, lanza la campaña “Gracias A Ti Maestro”, la cual busca fortalecer la formación de los docentes sobre nuevas tendencias en técnicas de aprendizaje virtual, habilidades socioemocionales y en STEM, motivándolos a seguir desafiándose a sí mismos durante este momento de crisis.

Esta campaña invirtió más de un millón de pesos y estará vigente del 5 de octubre al 5 de diciembre de 2020 a través de un Festival Virtual dirigido a docentes de América Latina en donde se ofrecerá contenido gratuito y disponible para fortalecer su formación en nuevas tendencias en técnicas de aprendizaje virtual, como sus programas: LISTO MAE, Maestría en Acompañamiento Educativo, programa en línea de 2 años dirigido a profesionistas en la educación en liderazgo instructivo, transformacional y organizacional; y STEM Brasil & México, programa de capacitación y apoyo basado en proyectos para maestros de ciencias y matemáticas con modalidad mixta de 2 años.

También se ofrecerán paneles en vivo y sesiones de networking para empresas, gobiernos, ONG’s y actores relevantes en el ámbito de la educación y el sector social como son el Instituto de Capacitación y de Estudios Superiores Educando (ICAES), Instituto Alcoa, Lenovo Educación y Universidad Estatal a Distancia de Costa Rica, entre otros actores y se contará con la participación de expertos en temas de educación, así como de artistas con actuaciones especiales que expresen su agradecimiento a maestros, entre los que destacan Aleks Syntek, Daniela Magún, George Israel, entre otros; y con la cual se espera impactar a 10,000 maestros en América Latina.

Educando tiene 18 años de experiencia en la capacitación de educadores de escuelas públicas en México y Brasil, transformando la vida de más de 6.3 millones de estudiantes, combinando formación presencial y virtual. Logrando impactar en 11,914 escuelas, 16,093 educadores y 6,374,046 estudiantes.

“Desde su inicio, en Educando destinamos un espacio exclusivo para agradecer a los maestros por su esfuerzo y compromiso con la educación de nuestros niños y jóvenes en un evento anual, el Education Leadership Award Dinner, en esta Gala hemos reconocido la excelencia en el desempeño de todos nuestros educadores beneficiados. En el contexto actual queremos ir más allá; pues los docentes, han demostrado una vez más su compromiso con la educación haciendo un esfuerzo extraordinario en el marco de esta pandemia, señala Kelly Maurice, directora ejecutiva de Educando by Worldfund “Como organización es nuestra responsabilidad brindarles a todos los docentes de cualquier nivel educativo y materia que imparta, herramientas adecuadas para que puedan tener un desempeño de excelencia, por ello lanzamos esta plataforma virtual donde queremos ofrecerles herramientas para el aprendizaje continuo de todos ellos, así como la disposición de nuestros programas educativos.”

En el marco de la presentación de la campaña se llevó a cabo el panel de consulta, “Transformación Digital: Hacia un modelo mixto de aprendizaje” con la participación de David Calderón, presidente ejecutivo de Mexicanos Primero; Patricia Ganem, directora general de Grupo Loga; y Elisa Bonilla, consultora internacional en educación e integrante de la Red de Mujeres por la Educación.

En su intervención, David Calderón destacó que “La mejor manera de defender el derecho a aprender de niñas y niños es defender el derecho de sus maestras y maestros a seguir aprendiendo” y subrayó que “en términos reales, México ha destinado entre 200 y 1,734 millones de pesos al Programa para el Desarrollo Profesional Docente desde 2001. La propuesta del Poder Ejecutivo para 2021 presenta, por segundo año consecutivo, una disminución importante dejando para 2021 sólo 112 millones de pesos”.

En esta misma línea Patricia Ganem, subrayó la importancia de considerar la visión del alumno en este proceso de migración hacia un modelo mixto de aprendizaje “El uso mayoritario que dan los alumnos a la tecnología tiene que ver con un uso social o recreativo. No basta con usar las herramientas tecnológicas para hacer trabajo repetitivo o para abrir nuevamente el libro de texto como única herramienta didáctica, hay que focalizarse en que los alumnos sean el centro del aprendizaje a través de la investigación, la profundización y la atención en grupos diferenciados por logro educativo”.

Por otro lado, Elisa Bonilla comentó que “La pandemia ha hecho aún más evidente cuán cruciales son los maestros en la educación de los niños. El cierre de escuelas afecta a 1,500 millones de estudiantes en 191 países” y en este sentido enfatizó que “Es indispensable recuperar los vínculos y las interacciones sociales que genera la escuela. Son la base del aprendizaje” y destacó como mejores prácticas acciones que se están llevando a cabo en países como Dinamarca y España en la que han implementado medidas para mantener la sana distancia para beneficio de docentes y alumnos.

Si quieres más información puedes checar los videos institucionales en https://youtu.be/Se-1gA7kMrY

Así como el video para saber cómo registrarse en el siguiente link https://www.youtube.com/watch?v=Hy6mfkioJVQ&feature=youtu.be

Para más información visita: www.educando.org y el Portal Virtual de “Gracias A Ti Maestro” https://thankateacher.educando.org/, así como las redes sociales de Educando by Worldfund: Facebook @EducandobyWorldfund, Instagram @educando_mx, Twitter @educando_mx e Linkedin Educando by Worldfund