segunda-feira, 23 de março de 2020

[COVID-19] AVISO URGENTE ÀS EMPRESAS DA ESTARREJA E OVAR - Circulação entre os dois Municípios só a mínima e indispensável

Apela-se

às empresas, instituições e espaços comerciais, localizados em Estarreja, com colaboradores de Ovar

e

às empresas, instituições e espaços comerciais, localizados em Ovar, com colaboradores de Estarreja

cuja atividade recaia nas exceções previstas na Declaração do Estado de Calamidade (resolução de Conselho de Ministro nº 10-D/2020) para o Município de Ovar e nas previstas na Declaração do Estado de Emergência Nacional (Decreto n.º 2-A/2020 que procede à sua execução), que procedam ao ajustamento e reorganização do seu funcionamento no sentido de reduzir ao MÍNIMO IMPRESCINDÍVEL, OU ATÉ A ZERO, O SEU EFETIVO DE PESSOAS DO CONCELHO VIZINHO.

Recorde-se que o despacho tem por base a “situação epidemiológica compatível com transmissão comunitária ativa, o que significa que o risco de transmissão se encontra generalizado, podendo mesmo dar origem a novas cadeias de transmissão em zonas vizinhas.”

É, por isso, de extrema urgência que se reduza ao mínimo a passagem pela cerca sanitária fixada em Ovar, de forma a reduzir o risco de propagação do novo coronavírus.

Carla Miranda

Covid-19: OMS alerta para fraudes em plena pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que grupos de criminosos estão a apresentar-se como funcionários da OMS para extraírem informações e dinheiro às pessoas no decurso da atual pandemia da covid-19.
O porta-voz Tarik Jasarevic disse hoje que os autores destas práticas estão a efetuar “múltiplas abordagens”, incluindo telefonemas, envio de emails ou através das redes sociais.
A agência de saúde da ONU disse estar a promover medidas para evitar estas práticas e alertar as autoridades locais. Disponibilizou ainda uma página na internet para ajudar as pessoas evitarem situações de fraude durante a atual pandemia.
“Leva sempre algum tempo a responder a um pedido de informação pessoal, e a analisar se o pedido é apropriado”, referiu a OMS.
A OMS recordou ainda que os seus emails oficiais provêm do domínio “who.int”.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a ser o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 5.476 mortos em 59.138 casos. Segundo as autoridades italianas, 7.024 dos infetados já estão curados.
A China, sem contar com os territórios de Hong Kong e Macau, onde a epidemia surgiu no final de dezembro, conta com um total de 81.054 casos, tendo sido registados 3.261 mortes.
Os países mais afetados a seguir à Itália e à China são a Espanha, com 2.182 mortos em 33.089 infeções, o Irão, com 1.812 mortes num total de 23.049 casos, a França, com 674 mortes (16.018 casos), e os Estados Unidos, com 390 mortes (31.057 casos).
Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Impala

Covid-19 / Aveiro: Segundo caso positivo em utentes do lar da Santa Casa


Uma segunda pessoa utente do lar da Moita, em Oliveirinha, deu positivo em teste de Covid-19 após ser conduzido às urgências hospitalares com sintomatologia característica daquele coronavírus.

A informação foi avançada ao princípio da noite desta segunda-feira pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, entidade proprietária do complexo social.

Trata-se de um senhor, nonagenário, que ficou internado no hospital de Aveiro com um estado clínico reservado.

É o segundo caso registado no lar da Santa Casa, depois de uma otogenária que também inspira cuidados.

Existem outros utentes que permanecem em isolamento sob vigilância médica, uma vez que manifestam sintomas de Covid-19, mas não careciam, até ao final da tarde, de cuidados hospitalares.

“Estamos com a autoridade de saúde local a tentar controlar a situação, quer em termos das pessoas que temos ao nosso cuidado, quer em termos de resposta do serviço, rezamos para que corra melhor”, declarou o provedor Lacerda Pais, garantindo “uma monotorização ao minuto e resposta a tudo o que se possa fazer”.

Entretanto, a mesa administrativa recorreu a uma bolsa de voluntários formada localmente aguardando respostas para preencher algumas vagas deixadas pela ausência ao serviço de 35 dos seus 140 funcionários, que se encontram ‘de baixa’, a tomar conta de filhos ou, os mais recentes, em quarentena preventiva.

“Quem ficou a trabalhar tem sido excepcional, com turnos de 12 horas, dá-nos uma grande confiança”, elogiou Lacerda Pais.

O lar da Moita, com 118 utentes, conta com o apoio de sete enfermeiros e dois médicos.

Fonte: Notícias de Aveiro

Covid-19: Brasileiros em Portugal estão a ser despedidos e despejados

Brasileiros que moram em Portugal procuram nas redes sociais para denunciar despedimentos e o medo de despejos com a paralisação da economia portuguesa e o avanço do novo coronavírus.
Num grupo na rede social Facebook chamado Brasileiros em Portugal, com mais de 350 mil integrantes, a decisão do Parlamento de suspender denúncias de contratos de arrendamento e despejos ganharam destaque entre mensagens e relatos de brasileiros que diziam ter sido demitidos e receberam avisos para deixar imóveis arrendados onde moram em Portugal.
Nicolle Ravena, que vive no Porto, disse à Lusa que foi demitida de um restaurante onde trabalhava e quando disse à sua senhoria o que se passou recebeu imediatamente um aviso informal de despejo.
“Mandei uma mensagem para a dona do imóvel onde moro para contar que o restaurante onde trabalhava fechou por tempo indeterminado. O contrato de aluguel está em nome de outra pessoa e quis informar estes problemas porque não sabia direito o que fazer. A dona do imóvel me mandou sair até 1 de abril”, disse a imigrante brasileira.
“Se não conseguir fazer o pagamento até o dia 01 de abril, ela [senhoria] disse-e que terei de sair do apartamento. Eu mandei a ela uma reportagem sobre a nova lei que impede temporariamente os despejos, mas ela respondeu estar no seu direito e, como o contrato de arrendamento não está no meu nome não sei o que fazer porque não tenho dinheiro para mudar ou comprar uma passagem de volta ao Brasil”, acrescentou.
Carolina Leitão Chilinque, outra brasileira que vive em Lisboa com o marido e um filho de seis anos, disse ter lido nas redes sociais dezenas de relatos de pessoas cujos senhorios simplesmente pediram o imóvel até o fim do mês.
“E vão para onde? Como vão pagar pela casa nova?”, questionou.
“Meus melhores amigos estão quase sem comida em casa porque foram dispensados do trabalho e têm um filho de nove anos. Tenho familiares que há quatro meses solicitaram repatriação via embaixada e não temos nem notícia deles já que [eles] não têm mais número de telemóvel”, completou. Outra pessoa que já sentiu o impacto do novo coronavirus na economia e no mercado laboral é a brasileira Márcia Regina dos Santos.
“Com esta história do coronavírus o lugar em que trabalhava fechou. Eu trabalhava em um café em Lisboa, vivo em Barreiro, na região de Setúbal. O café fechou, todos fomos demitidos porque o proprietário já prevê que haverá crise económica e ele não terá como pagar salários e as despesas”, disse.
Márcia Regina dos Santos mudou-se duas vezes para Portugal. Ela disse que regressou ao país há três anos, mas talvez tenha de regressar ao Brasil porque vive numa casa arrendada e tem medo de não ter dinheiro para pagar suas contas.
“A minha senhoria ainda não tocou no assunto, não falou nada, mas todos estamos com medo de não ter dinheiro para pagar o aluguel, a luz, a água. Até agora o Governo não fez nada, o que eles fizeram foi fechar o comércio”, explicou.
“Já tivemos uma crise entre 2009 e o ano de 2010. O país ficou em uma situação complicada, mas conseguiu se reerguer. Agora o problema é mundial, o problema não está só aqui. Portugal é um país pequenino e para sair desta crise será difícil. Ouço muitos brasileiros dizendo que vão voltar para trás [para o Brasil] porque o que nos segurava aqui era a questão da segurança, da saúde. O resto é muito semelhante ao Brasil. Ganha-se pouco e mata-se um leão por dia para sobreviver”, concluiu.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, foi detetado em dezembro na China e já infetou mais de 308.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 13.400 morreram.
O continente europeu é atualmente aquele com o maior número de casos, sendo Itália o país com maior número de vítimas mortais em todo o mundo. Regista 4.825 mortos em 53.578 diagnósticos positivos e, desses infetados, 6.062 já foram dados como curados pelas autoridades.
Os países mais afetados depois de Itália e China são: Espanha, com 1.720 óbitos em 28.572 infeções; Irão, com 1.556 mortes entre 20.610 casos; França, com 562 vítimas mortais em 14.459 diagnosticados; e os Estados Unidos da América, com 340 mortes em 26.747 infetados.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde indicou hoje que o surto de covid-19 já provocou 14 mortes e 1.600 infetados.

Impala

Idosa de 95 anos vence o covid-19 em Itália e torna-se símbolo da esperança


Alma Clara Corsini, de 95 anos, é a segunda pessoa com mais de 90 anos a recuperar da infeção pelo novo coronavírus em Itália, tornando-se agora num símbolo universal de esperança na luta contra a pandemia.

Este caso ganhou repercussão mundial depois de ter sido partilhado pelo Papa Francisco, nas redes sociais.

“Em Itália, uma avozinha de 95 anos é a primeira paciente curada do coronavírus. Alma Clara Corsini vive, ganhou esta batalha pela vida para nos dar esperanças”, escreveu o líder religioso.

O Papa escreveu no feminino, pois na Lombardia já se tinha registado a cura de um homem de 97 anos, que debelou uma pneumonia agravada pelo covid-19.

À data do anúncio da recuperação de Alma Clara Corsini, a Itália ainda não tinha chegado aos 6000 mortos, barreira que foi hoje ultrapassada.

Num país com mais de 50 mil casos de infeção, a recuperação desta idosa de 95 anos, hospitalizada a 5 de março, deu uma injeção de confiança e moral à população.

“Estou bem. Os médicos e todo o pessoal são pessoas excelentes, cuidaram muito bem de mim e em breve vão enviar-me para casa”, declarou Alma Clara Corsini, à Gazzetta di Modena.

A Itália já ultrapassou a China, país onde surgiu o novo coronavírus, no número de mortos provocado pela pandemia.

ptjornal


Coronavírus: Pessoas estão sempre a mexer na cara, apesar de todos os alertas

Pior do que sair, é estar sempre a mexer na cara...

As autoridades em redor do mundo têm alertado inúmeras vezes para o facto de o novo coronavírus ter a “porta de entrada” para o nosso organismo, através da boca, nariz, e olhos.
E se é verdade que a maioria da população tem adoptado as medidas de distanciamento social, saindo apenas para realizar o que é necessário (ir à farmácia, ao supermercado, etc…), a grande maioria ainda não perdeu o hábito de estar constantemente a levar as mãos, com ou sem luvas, à cara.

De nada serve tomar todas as medidas para se prevenir, se quando sair à rua, e depois de tocar em inúmeros objectos, não conseguir controlar o impulso daquela “comichão no olho”, ou daquele “cabelo que saiu do lugar”, ou até mesmo de se assoar sem primeiro lavar as mãos.
Por isso, se tiver de sair de casa, leve consigo um objecto no bolso, por exemplo uma caneta ou um pente por exemplo, para utilizar para mexer na cara, ou coçar, caso dê aquela vontade que não consegue aguentar mesmo.
Se por outro lado, é daquelas pessoas que já conseguiram mudar esse mau hábito, e consegue estar um dia inteiro sem mexer na cara, está de parabéns, pois é a melhor forma de evitar o contágio, além claro, do distanciamento social que é sugerido pelas autoridades (cuja finalidade, em parte também é para evitar esse tipo de contacto, esse hábito que as autoridades sabem que a maioria das pessoas tem…).
Tenha em mente que o vírus se instala nas superfícies onde coloca as mãos, e é assim que ele se transmite principalmente. Por isso, pior do que sair de casa, é mexer na cara!
Lave sempre as mãos antes de mexer na cara! E se o fizer mesmo em casa, tanto melhor!
Informe os seus amigos e familiares, se todos fizermos um bocadinho que seja para manter a população informada, esta “tempestade” irá embora mais cedo, e poderemos regressar às nossas vidas normais, das quais já temos saudades…

Fonte: magazinelusa

Tráfego nas autoestradas portuguesas diminuiu 75%

O tráfego nas autoestradas portuguesas sofreu nos últimos dias uma quebra na ordem dos 75%, em média, a nível nacional, devido à pandemia da covid-19, revelou hoje o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação indica que entre as autoestradas onde esta redução se fez sentir estão a A1 (Autoestrada do Norte), a A2 (Autoestrada do Sul), a A4 (Autoestrada Transmontana), a A23 (Autoestrada da Beira Interior) e a A25 (Autoestrada das Beiras Litoral e Alta), o que “reflete que os portugueses estão a cumprir” as medidas adotadas pelo Governo e os conselhos da Direção Geral da Saúde, no sentido de “limitarem ao mínimo as suas deslocações”.

“A quebra é comprovada pela comparação entre os dados de procura registados na semana que terminou em 14 de março e os dados registados na semana que terminou em 22 de Março”, lê-se no comunicado.

NDC


Braga | Professor infetado em Braga. Escola pede a alunos para tomarem precauções


Professor infetado em Braga. A Escola EB 2 e 3 de Lamaçães está a contactar vários alunos que tiveram aulas – antes do estabelecimento encerrar – com um docente de Religião e Moral, ao qual foi diagnosticado, há dias, Covid-19.

Ao que O MINHO apurou, a Escola está a pedir, desde a semana passada, aos alunos que entrem em isolamento, no caso de terem sintomas como os de aumento da temperatura ou outros. Nesse caso, devem ligar para a Linha Saúde24, ou ir ao Centro de Triagem instalado pela ARS-Norte e pela Câmara no parque de estacionamento do Fórum Altice Braga.

O caso foi confirmado a O MINHO pela vereadora da Educação no Município, Lídia Dias, a qual adiantou que o assunto está nas mãos do delegado de saúde de Braga, o qual ainda não conseguimos contactar. O mesmo sucedeu com a Escola de Lamaçães e com o Agrupamento de Escolas D. Maria II – ambas fechadas – , a quem enviámos um email, até agora sem resposta.

Fonte: O Minho

Covid-19 em Espanha. Cadáveres em lares ao lado de idosos vivos

Resultado de imagem para Covid-19 em Espanha. Cadáveres em lares ao lado de idosos vivos

Em Espanha, os militares entraram em lares de idosos e encontraram cadáveres nas camas, ao lado de outros idosos ainda vivos.
Na Feira Internacional de Madrid está a ser montado um hospital improvisado com 5500 camas e a maior pista de gelo da capital espanhola vai funcionar como morgue improvisada.
Em Espanha há agora mais de 33 mil infectados e cerca de 2.200 mortos, um dos mortos é português.

Reportagem da correspondente Daniela Santiago.

Câmara de Braga aprova indemnização de 3 milhões de euros aos funcionários por “trabalho a mais”

Resultado de imagem para Câmara de Braga aprova indemnização de 3 milhões de euros aos funcionários por “trabalho a mais”
O Minho
A Câmara de Braga aprovou hoje um acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local para o pagamento de um total de três milhões de euros aos funcionários que entre 2014 e 2016 cumpriram 40 horas semanais.
Os vereadores do PS manifestaram "satisfação" pelo acordo mas abstiveram-se, sobretudo por não contemplar o pagamento de juros de mora.
"É a reposição de um direito, mas a maioria não pode vir agora tentar sacudir a água do capote, escudando-se num alegado erro dos serviços. A responsabilidade é sempre, em última instância, de quem governa a Câmara", referiu o socialista Artur Feio.
Já o vereador da CDU, Carlos Almeida, votou a favor, por considerar que se trata de "fazer justiça" aos trabalhadores que durante quase três anos cumpriram 40 horas semanais, em vez de 35.
"Os sindicatos e a CDU alertaram, em devido tempo, que era obrigatório ouvir os trabalhadores sobre a questão, mas a maioria fez ouvidos moucos, não quis perceber que estava a atropelar a lei e o resultado está à vista", referiu o vereador comunista.
O presidente da Câmara, Ricardo Rio, eleito pela coligação PSD/CDS/PPM, disse esperar que o acordo signifique uma nova fase no relacionamento institucional entre o município e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).
Rio já tinha dito que o tribunal que decretou a nulidade do decreto que impunha as 40 horas "não pôs em causa a legitimidade da Câmara para aplicar" esse horário.
"A nulidade teve por base questões formais, já que o sindicato deveria ter sido consultado sobre o horário, para emitir um parecer não vinculativo, e não o foi, por falha dos serviços", referiu Ricardo Rio.
Em causa está um despacho de janeiro de 2014 em que Ricardo Rio determinava o cumprimento de um horário de trabalho de 40 horas semanais.
Alegando a falta de consulta aos trabalhadores e às suas estruturas representativas, o STAL recorreu para tribunal, que acabou por decretar a nulidade do despacho.
Face a essa decisão, o STAL exigiu o pagamento das horas que os funcionários trabalharam a mais, entre 01 de janeiro de 2014 e 30 de junho de 2016.
O acordo hoje aprovado em reunião do executivo prevê o pagamento em três prestações, até 2022.
Os trabalhadores podem optar por receber dinheiro ou pelo gozo de dias de descanso compensatório equivalente ao trabalho suplementar realizado.
Lusa

Caldas da Rainha | -19: Caldas monta dois hospitais de campanha como prevenção


Caldas da Rainha vai passar a contar com o apoio de dois hospitais de campanha para prevenir e acautelar a capacidade de resposta hospitalar ao surto de coronavírus. 
O Município, em articulação com o Centro Hospitalar do Oeste e Autoridade de Saúde Local, e com o apoio de outras entidades públicas e até empresas privadas, preparou dois hospitais de campanha. Um ficará localizado no Pavilhão da Mata, pela proximidade ao hospital, e estará disponível na quarta-feira; o segundo está instalado no edifício do Centro de Alto Rendimento do Badminton (CAR) e já se encontra em condições de funcionamento, se houvesse essa necessidade.
Cada um dos edifícios foi totalmente preparado para esta função, com desinfecções totais, levadas a cabo por empresas especializadas, e adaptação de algumas infraestruturas como revestimento total do piso por um material lavável e fácil de desinfectar.
Cada um dos hospitais tem instaladas 30 camas e, caso entrem efectivamente em funcionamento, a Autarquia assegura também a água, luz, aquecimento, limpeza, alimentação e oxigénio. Ao hospital cabe a responsabilidade de funcionamento, nomeadamente a organização de recursos humanos e gestão de resíduos hospitalares.

Na preparação destas infraestruturas o Município contou com o apoio da Escola de Sargentos do Exército (ESE), que cedeu as camas; e com o Caldas Internacional Hotel que forneceu toalhas e lençóis.

O melhor que podia acontecer, segundo o Presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, “era que não fossem utilizados [os hospitais]”. Todavia, o autarca sublinha que é “preciso estar preparado para a eventualidade” de ser necessário aumentar a capacidade hospitalar instalada uma vez que, segundo os dados epidemiológicos, os casos vão continuar a aumentar até meados de Abril.

A directora clínica do CHO, Filomena Rodrigues, acrescentou ainda que o hospital de campanha instalado no CAR poderá servir para “acolher casos de doentes positivos que por estarem isolados não possam estar no seu domicílio”. Devido à proximidade do hospital, o Pavilhão da Mata “poderá ser utilizado para o tratamento de doentes infectados com outro tipo de situações”, explicou a responsável.

A preparação destes dois hospitais de campanha soma-se, assim, a um vasto conjunto de medidas que o Município das Caldas da Rainha tem tomado no sentido de minimizar as situações de propagação e contágio; por outro, ajudar quem está na linha da frente desta batalha, sobretudo pessoal médico e instituições, com materiais e equipamentos; e por fim, reforço dos apoios sociais a quem está mais desamparado ou fragilizado.

Tinta Ferreira faz um apelo à tranquilidade de toda a população, solicitando o cumprimento integral das recomendações de segurança e prevenção da Direcção-Geral de Saúde, em particular as que respeitam ao recato e distância social.

Desinfeção de espaços públicos já começou em Proença-a-Nova

O Município de Proença-a-Nova deu início esta segunda-feira, 23 de março, à desinfeção das zonas exteriores aos espaços públicos e das ruas mais movimentadas na sede de concelho, nomeadamente junto a supermercados, farmácias, bancos, Centro de Saúde, entre outros locais, como medida preventiva no âmbito da pandemia da COVID-1 que será alargada ao restante concelho, tendo como prioridade os locais que mantêm serviços ao público. Também circulará a partir desta terça-feira uma viatura às localidades do concelho alertando a população para a necessidade do isolamento social como uma das medidas mais eficazes para se evitar o contágio e a propagação da doença. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, estão a ser estudadas outras medidas de apoio aos Munícipes, a juntar às que têm sido divulgadas na última semana, que serão comunicadas oportunamente. "Neste momento, em que assistimos a uma fase de escalada do vírus a nível nacional, temos todos que ter consciência da importância de ficarmos em casa, sempre que tal é possível, e de sermos socialmente contidos. Ainda que, de uma forma geral, o comportamento dos proencenses esteja a ser exemplar, sabemos que nas aldeias poderá haver tendência para manter os hábitos de socialização", considera João Lobo. "Não podemos facilitar". 

A Proteção Civil Municipal, em coordenação com as entidades que fazem parte da Comissão Municipal de Proteção Civil, está a acompanhar em permanência a evolução dos casos no distrito, onde já foi confirmada uma pessoa infetada com COVID-19, não havendo, até ao momento, registo de outras situações de alarme. Ainda assim, todo o trabalho desenvolvido tem sido no sentido de antecipar a resposta a possíveis situações, tendo o Centro de Saúde de Proença-a-Nova criado uma ala específica para atendimento a casos suspeitos. No âmbito do Plano de Contingência do Município, já estão definidos os locais para acolhimento de eventuais infetados, sempre que não possam ficar em casa ou numa situação de rutura dos hospitais e centros de saúde. "Todos os cenários estão em aberto nesta fase", adianta João Lobo, "e temos de estar preparados para todos eles. O importante é que cada um faça a sua parte e cumpra todas as recomendações da Direção Geral de Saúde. Ao protegermo-nos estamos a proteger a nossa comunidade e, acima de tudo, as pessoas do grupo de risco que são mais vulneráveis ao vírus". 

Recorde-se que está criada uma rede de solidariedade em todo o concelho, com o apoio das Juntas e Uniões de Freguesia, tendo o Município ao dispor o número geral da Câmara (274 670 000), entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30, e o telemóvel 939 623 269 - e respetivo WhatsApp para receção de pedidos de apoio.

COVID-19: MUNICÍPIO DA COVILHÃ CRIA LINHAS DE APOIO A GRUPOS DE RISCO


No âmbito da atual crise de saúde pública provocada pela pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal da Covilhã criou duas linhas de apoio destinadas a idosos, pessoas em risco e crianças ou adultos com necessidades específicas. 

A linha de apoio de Psicologia Clínica e de Saúde (275 330 644) visa constituir uma primeira resposta em termos de acompanhamento e psicoterapia a idosos e pessoas em risco, relativamente a problemáticas de natureza pessoal e interpessoal, nomeadamente perturbações de ansiedade e de humor num momento de crise tão complexo como este vivenciado por todos nós. Esta linha estará a cargo da Dra. Juliana Bastos de Oliveira, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, inscrita na Ordem dos Psicólogos Portugueses, que se disponibilizou para colaborar de forma voluntária com o Município neste importante instrumento de ajuda. 

A linha de apoio “Terapia Ocupacional” (275 330 644) destina-se a crianças com necessidades específicas, com o objetivo essencial de prevenir e/ou compensar incapacidades/disfunções físicas, mentais ou outras, sujeitas a agravamentos derivados da elevada inatividade e do isolamento social. No atendimento a esta linha estará a Dra. Inês Pereira, Terapeuta Ocupacional atualmente a exercer funções no Espaço dos Sentidos na Biblioteca Municipal, pós-Graduada em Integração Sensorial e mestranda em Terapia Ocupacional -Saúde Mental. 

Ambas as linhas de apoio estão disponíveis das 09h00 às 18h00, todos os dias úteis. 

Para Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, a criação destas duas linhas de apoio tem como propósito “atenuar os efeitos do isolamento social que o combate a esta pandemia nos obriga a manter”. O autarca identifica os idosos e as crianças com necessidades específicas, bem como as suas famílias, como “principais destinatários destas linhas, que poderão ser um importante instrumento para aumentar a qualidade de vida dos principais grupos de risco neste momento tão difícil”.

Silves | Encerramento dos serviços municipais, manutenção de serviços mínimos e suspensão de prazos procedimentais


A Câmara Municipal de Silves, atenta à evolução do surto de COVID-19, e decorrente do Estado de Emergência decretado pela Presidência da República, informa que encerrará os seus serviços a partir das 14h00 de hoje, dia 19 de março. Esta medida, de carácter adicional e excecional, pretende contribuir para conter as possíveis linhas de contágio e controlar a situação epidemiológica em prol da salvaguarda da saúde pública, face a eventuais fontes de contágio e propagação do vírus.

Para atingir tal objetivo com maior eficácia e eficiência, a Presidente da Câmara Municipal de Silves emitiu um despacho onde, adicionalmente às medidas anteriormente ativadas, determina:

» O encerramento dos serviços e instalações do Município de Silves, sem prejuízo da manutenção em funcionamento dos serviços indispensáveis para assegurar a prossecução inadiável das atribuições e competências essenciais ao funcionamento da autarquia, nomeadamente em matéria de proteção civil municipal, ação social e transporte de apoio à comunidade, e do estabelecimento dos serviços mínimos no domínio dos serviços públicos essenciais de fornecimento de água, de recolha e tratamento de águas residuais e de gestão e recolha de resíduos urbanos.

» Nos serviços e atividades consideradas essenciais e que não seja possível o recurso ao teletrabalho, que a sua execução seja garantida através da implementação de um regime de rotatividade e/ou desfasamento de horários de trabalhadores.

» Nas demais atividades e sempre que seja compatível com as funções exercidas pelo trabalhador, a adoção do teletrabalho, mediante identificação dos trabalhadores em cada unidade orgânica, através dos seus dirigentes e em articulação com os serviços competentes na matéria, devendo para o efeito serem criadas as condições para a adoção do referido regime de trabalho, ficando a monitorização do mesmo a cargo dos respetivos dirigentes.

» Que os trabalhadores que não prestem funções em serviços identificados como críticos e em que não seja possível o recurso ao teletrabalho, sejam temporariamente dispensados, devendo evitar o contacto social, sem prejuízo de a qualquer momento poderem vir a ser chamados para o exercício de funções essenciais que, por qualquer motivo, não estejam a ser garantidas, ainda que as mesmas não caibam no seu conteúdo funcional.

» A salvaguarda do direito dos trabalhadores à totalidade da sua remuneração no âmbito das medidas estabelecidas no presente despacho.

Adicionalmente foi, ainda, determinada a suspensão de todos os prazos para a prática de atos processuais ou procedimentais no âmbito dos procedimentos administrativos em que possam ocorrer ou realizar-se atendimentos presenciais, com efeitos a partir de 13 de março de 2020, data em que foi decretada a suspensão dos atendimentos ao público de carácter presencial.

Estas medidas vigorarão até às 23h59 do dia 02 de abril de 2020, sem prejuízo de eventuais prorrogações em função da avaliação que seja feita, a cada momento, da adequação das medidas agora adotadas, tendo a determinante finalidade de controlo e contenção de propagação da COVID-19.

O despacho em apreço poderá ser consultado na integra nesta página.

O Município de Silves lamenta os transtornos causados e relembra que a prevenção é fundamental no combate a este surto, pelo que a colaboração de todos é de crucial importância.

Documentos para Download

Silves | MUNICÍPIO DE SILVES RECOMENDA O ADIAMENTO DE QUEIMA DE SOBRANTES DE VEGETAÇÃO

Atendendo aos constrangimentos previsivelmente provocados por um eventual aumento da propagação do COVID-19, e ao consequente direcionamento de meios e recursos, o Município de Silves recomenda aos munícipes que, a partir de hoje, dia 19 de março, não procedam à queima de sobrantes de vegetação, independentemente do risco de incêndio rural determinado para o dia. Esta recomendação manter-se-á até 2 de abril.
O Município de Silves lamenta os transtornos causados e relembra que a colaboração de todos é de crucial importância.

Silves | MUNICÍPIO LANÇA RECOMENDAÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS DE ACONDICIONAMENTO E DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DURANTE O SURTO DE COVID-19


Neste período que o país atravessa, e das recomendações de isolamento e recato social a que todos são aconselhados para minimizar e prevenir a propagação deste surto de COVID-19, existem serviços municipais que se mantém em funcionamento, como é o caso da recolha de resíduos sólidos urbanos.
Considerando que este é um dos serviços municipais mais relevantes para a comunidade e assume, neste momento, ainda maior importância, a Câmara Municipal de Silves apela à população para que tenha especial atenção nesta área e adote os seguintes cuidados no tratamento dos resíduos urbanos:
- Deposite os resíduos preferencialmente entre as 19h00 e as 21h00 (evitando, desta forma, que os detritos permaneçam na via pública por períodos prolongados);
- Acondicione os resíduos sempre em sacos bem fechados e não a granel;
- Deposite os sacos dentro dos contentores e não em volta dos mesmos;
- Separe as matérias recicláveis e deposite nos respetivos ecopontos;
- Assegure-se de fechar a tampa dos contentores;
- Evite a deposição de Monos e resíduos verdes na via pública;
- Sempre que possível, promova a contenção da produção de resíduos.
Neste momento, todos os trabalhadores da autarquia são agentes de proteção civil. Continuam na linha da frente a garantir a prestação de serviços públicos de recolha de resíduos, de água e saneamento e higienização do espaço público, pelo que se solicita o apoio, a colaboração e o respeito de todos para que estes trabalhadores possam continuar a desempenhar a sua função da melhor forma e possam ver salvaguardados o seu bem-estar e o das suas famílias. São trabalhadores imprescindíveis que, diariamente, saem à rua no desempenho de funções essenciais para que todos possamos atravessar e ultrapassar este período, pelo que a colaboração de todos é de crucial importância.

MUNICÍPIO DE SILVES VAI CONCEDER APOIOS À ATIVIDADE ECONÓMICA LOCAL

Dadas as implicações que a pandemia do novo coronavírus irá ter na atividade económica local, e, consequentemente, na vida das populações, o Município de Silves encontra-se a avaliar e a preparar diversas medidas de apoio que permitam mitigar e atenuar o momento de exceção e as restrições que o país atualmente enfrenta.
Estas medidas - que irão incluir a compensação e a isenção no pagamento de taxas de ocupação do espaço público, o não pagamento de rendas por parte dos concessionários e arrendatários de espaços municipais, entre outras medidas que se revelem necessárias - pretendem dar um sinal positivo e de confiança para os agentes económicos locais. A tipologia dos apoios, a sua duração e os termos da sua atribuição, será futuramente definida e deverá variar em função dos efeitos concretos e dos impactos reais que a pandemia terá na economia nacional e local.
De referir que a presente iniciativa inclui-se num pacote de medidas anteriormente tomadas pelo atual Executivo, liderado por Rosa Palma, com a preocupação de atenuar estes tempos difíceis na vida de todos, em que estamos empenhados no combate ao novo coronavírus, com o objetivo de regressar à normalidade na nossa sociedade e comunidade o mais rapidamente possível.
O Município de Silves, atento à situação, não deixará de salvaguardar os interesses das suas populações, e pretende, deste modo, aliviar o impacto da pandemia na atividade económica local.

Falecimento de Carlos Alberto Baptista Guerra



O Presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, e o Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, Brito Salvador, manifestam a sua mais profunda consternação pela notícia do falecimento, aos 78 anos, de Carlos Alberto Baptista Guerra, carinhosamente conhecido como “Pelé”. 

Bancário de profissão, foi membro da Assembleia Municipal de Águeda por quase quatro décadas (entre os anos 80 e 2017). “Lamentamos profundamente a perda desta figura carismática de Águeda”, referiu Jorge Almeida, em nome do Executivo Municipal. 

Foi na esfera social e desportiva que Carlos Guerra se destacou. Entre as quatro linhas, era conhecido como um jogador de excelência, começando a ser chamado de “Pelé”, alcunha que perdura até hoje. 

Foi jogador do Recreio Desportivo de Águeda (RDA), onde foi “uma das figuras de proa”, segundo sublinha o próprio clube, onde desempenhou cargos de gestão, sendo atualmente diretor com cargo no Conselho Fiscal. O RDA já lhe havia atribuído um “Galo de Honra”, em homenagem pelo seu contributo para a história do clube aguedense. 

Carlos Guerra era também, atualmente, Vice-presidente da Direção da IPSS “Os Pioneiros”, de Mourisca do Vouga. 

O Município de Águeda apresenta à família, amigos e demais entidades a que esteve ligado as mais sentidas condolências, acreditando que os seus atos sociais, desportivos e essencialmente humanos não serão esquecidos. Até sempre “Pelé”. 






Presidente da República contactou Câmara Municipal de Anadia

Novo Comunicado da Câmara Municipal de Anadia:
"PRESIDENTE DA REPÚBLICA – ACOMPANHAMENTO DA SITUAÇÃO EM ANADIA
Caros Munícipes
Fomos contactados por Sua Excelência o Presidente da República, que, à semelhança do que tem vindo a fazer relativamente a outros municípios, pretende avaliar e acompanhar a situação no nosso concelho e ficar a conhecer as preocupações que aqui são sentidas.
Expressou o Senhor Presidente da República a sua apreensão face ao evoluir da situação nos próximos dias, que são determinantes, bem como perante a aproximação da Páscoa. A este propósito, lembrou as tradicionais deslocações para visitas a familiares, e, ainda, o eventual regresso súbito de muitos emigrantes que vivem em países com elevado surto epidémico de Covid-19, advertindo para os riscos que daí podem advir e lembrando os cuidados a ter.
Perante este cenário, aconselhamos os nossos munícipes a colaborarem no sentido de alertarem os seus familiares para a necessidade de cumprirem, sempre que possível, o período de isolamento profilático aconselhado pelos serviços de saúde.
Bem assim, devemos redobrar as cautelas no contacto com as pessoas que continuam a trabalhar com vista a poderem ser garantidos os serviços e bens essenciais, pois da segurança destes profissionais – saúde, produção, distribuição e comércio, entre outros – depende o bem-estar de todos.
Sem criar falsas especulações, podemos e devemos ter a coragem de assumir a perigosidade dos comportamentos que decorrem do contacto social, devendo seguirmos as imposições e recomendações das entidades responsáveis".
Foto Capa: © Pedro Granadeiro

Sessões de Colheitas de sangue no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


A doação de sangue tem justificação para a deslocação de cidadãos durante o período de imposição de isolamento social. Para efeitos de justificação, aconselha-se os dadores a guardar os SMs e no local da colheitas de sangue pedir a declaração de presença, quer tenham sido ou não aprovados para a dádiva.
ADASCA convida à dádiva, pois nada obsta a que os dadores saudáveis dêem sangue, sempre sob a superintendência das normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde.
Sempre que as condições o permitam deve-se continuar a doar sangue, porque não podemos esquecer que há muitos outros doentes internados com doenças que necessitam de sangue para sobreviver ou para efetuarem terapêuticas indispensáveis à melhoria das suas doenças”.
Além do preenchimento de um questionário com consentimento informado, os candidatos são avaliados por um médico, quer nas suas respostas como através de exame médico, tendo sido ainda instituído um reforço na pesquisa de antecedentes pessoais do dador, nas questões relacionadas com as viagens a áreas ou regiões com surto ou transmissão comunitária ativa.
Quanto a um eventual risco de transmissão do novo coronavírus através do sangue, não parecer haver razões para alarme dado não ter sido reportado até à data qualquer caso de transmissão de vírus respiratórios (incluindo coronavírus) por transfusão ou transplantação.
A Circular Informativa emitida pelo IPST refere que “as medidas adotadas para a elegibilidade dos dadores de sangue impedem a dádiva de pessoas com manifestações clínicas de infeção respiratória ou febre”.
Todos nós cidadãos temos a obrigação de estar muito atentos à evolução desta pandemia e continuarmos a ser solidários com os outros doentes que precisam muitíssimo do nosso suporte transfusional (em Portugal são efetuadas cerca de mil transfusões por dia)”.
Não deixem de consultar o site www.adasca.pt

Artigo adaptado


Um caso confirmado de COVID-19 no Concelho de Anadia


Comunicado da Câmara Municipal de Anadia confirma um caso na Freguesia de Vilarinho do Bairro.
A Câmara Municipal de Anadia e a Autoridade de Saúde de Âmbito Local (ASAL) informam que existe um caso confirmado de COVID-19 no concelho. Trata-se de uma cidadã cuja identificação não consta dos registos da Freguesia de Vilarinho do Bairro.
A paciente, assintomática, é um dos elementos de um casal de emigrantes que regressou ao nosso país no início do mês de Março, e que tem uma habitação em Vilarinho do Bairro, no limite com o lugar de Pedralva. Foi confirmada, pelos serviços de saúde local, a estada destes dois cidadãos, e, ainda, que se encontram bem, tendo-lhes sido imposta a quarentena obrigatória, bem como o adequado isolamento entre ambos, apesar de a pessoa infetada não apresentar qualquer sintoma. A ASAL está a acompanhar a situação, mantendo uma vigilância ativa e esperando ser este um dos casos de recuperação no próprio domicílio.
Não obstante o apoio dos senhores presidentes das juntas de freguesia, que se encontram alertados para este tipo de situações, solicitamos a cooperação de todas as pessoas recém-chegadas de países onde se registe um elevado surto epidémico de COVID-19, para que, de forma sensata, procurem o aconselhamento dos serviços de saúde e se coloquem em isolamento profilático voluntário. Desta forma, proteger-se-ão e protegem os outros, desde logo todas as pessoas próximas.
Neste contexto, apelamos à serenidade dos nossos munícipes e reforçamos o nosso apelo para uma rigorosa observância, não só das determinações e imposições decorrentes da declaração do estado de emergência pelo Presidente da República, mas também das orientações que vão sendo divulgadas pelas autoridades competentes, nomeadamente a Direção-Geral da Saúde e a Guarda Nacional Republicana. Pedimos, ainda, que seja prestada uma particular atenção às orientações veiculadas pela ASAL, a quem compete, no nosso concelho, a divulgação da informação relativa à evolução da pandemia por COVID-19.

Carregal do Sal | 19 - Mensagem do Presidente da Câmara Municipal - Rogério Mota Abrantes

Cara(o)s Carregalenses
Nesta hora difícil, dirijo-me a vós e a todos aqueles a quem chegue esta mensagem, para apelar ao vosso sentido de responsabilidade, de cidadania e de cooperação.
Até este momento, felizmente, não temos notícia de qualquer caso de infetados pelo COVID 19 no nosso concelho. Esta é uma realidade que queremos manter. Para que isso seja possível, temos de unir os nossos esforços adotando comportamentos exemplares. De forma abnegada, cada um de nós deve respeitar, cumprir e fazer cumprir as regras e condutas que o Governo, a Direção Geral da Saúde e o Município solicitam.
É isto que, na primeira pessoa, vos peço.
Vamos todos criar laços de união fortes e coesos que nos permitam ultrapassar este momento.
A guerra ainda agora começou, a batalha prevê-se longa e, portanto, temos de continuar a cerrar fileiras. Apelo, por isso, para que todos cumpram as regras fundamentais de higiene pessoal e coletiva, se recolham o mais possível nas vossas casas e evitem saídas desnecessárias. Protejam-se! Ao fazê-lo, estão a proteger todos os vossos familiares e todos os vossos concidadãos.
Reconheço que não é fácil. Reconheço que a revolta se possa instalar em cada um de vós. Porém, creio convictamente no espírito abnegado de todos e de cada um, creio na sua capacidade de luta, na coragem e na persistência que vos caracteriza, na sagacidade do povo beirão.
Uma palavra especial a todos os que agora regressam ao nosso concelho e que não sabem rigorosamente como regressam. Defendam-se. Defendam os vossos familiares e amigos. Defendam todos os outros. Cumpram períodos de isolamento! Sejam responsáveis!
Carregalenses:
Estes são tempos que fisicamente nos afastam. São tempos em que cada um no seu posto de vigia deve manter-se alerta em prol da segurança de todos. Contudo, esse distanciamento físico deverá traduzir-se numa união e proximidade que, talvez, nunca, em qualquer circunstância, algum de nós viveu ou pensou viver.
JUNTOS VAMOS VENCER!
Bem hajam!
O Presidente da Câmara Municipal,
(Rogério Mota Abrantes).