sábado, 9 de junho de 2018

EL PAÍS: Ditadura militar: Serviço secreto soviético considerou “causar guerra civil no Brasil” em 1961

EL PAÍS: Ditadura militar: Serviço secreto soviético considerou “causar guerra civil no Brasil” em 1961
Ditadura militar: Serviço secreto soviético considerou “causar guerra civil no Brasil” em 1961 


Aos 78 anos, morre Maria Esther Bueno, a tenista mais vitoriosa do Brasil

Lenda do esporte no mundo, ela acumulou dezenove títulos de Grand Slam, o primeiro deles conquistado quando tinha 19 anos

A ex-tenista brasileira Maria Esther Bueno morreu nesta sexta-feira, aos 78 anos, no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, onde estava internada, lutando contra um câncer na boca. Tenista mais vitoriosa da história do Brasil, ela foi número 1 do ranking mundial por quatro temporadas (1959, 1960, 1964 e 1966) e conquistou dezenove títulos de Grand Slam – sete na categoria individual, onze em duplas e um em duplas mistas.

Nos torneios de simples, a “bailarina”, como ficou conhecida, por causa de sua elegância no estilo de jogar, levou três taças em Wimbledon (1959, 1960 e 1964) e quatro no US Open (1959, 1963, 1964 e 1966).

Em duplas, foram cinco conquistas em Wimbledon (1958, 1960, 1963, 1965 e 1966), quatro no US Open (1960, 1962, 1966 e 1968), uma em Roland Garros (1960) – no mesmo lugar e no mesmo ano, ela levou também o título em duplas mistas – e uma no Aberto da Austrália (1960). As conquistas em vários tipos de piso mostram a versatilidade e o talento da tenista brasileira.

Um ano após anunciar sua aposentadoria, Maria Esther Bueno teve seu nome incluído no Hall da Fama do Tênis em 1978, mesmo ano em que uma estátua de cera no famoso museu londrino Madame Tussaud foi feita em sua homenagem. Por vários anos foi convidada especial em torneios do Grand Slam. Ao todo, foram 589 títulos internacionais. Foi eleita a melhor tenista do século 20 da América Latina.

Em 1959, após sua primeira conquista em Wimbledon, Maria Esther Bueno desembarcou no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, e seguiu direto de helicóptero, que servia à Presidência da República, até o Palácio das Laranjeiras, onde foi recebida pelo presidente Juscelino Kubitschek. Ela ganhou a medalha do Mérito Desportivo. De lá foi para São Paulo, sua cidade natal, e desfilou pelas ruas lotadas de fãs em carro do Corpo de Bombeiros do Aeroporto de Congonhas até o centro.

Seu nome está no Livro dos Recordes: a final do US Open de 1964, contra a americana Carole Caldwell Graebner, Maria Esther Bueno venceu em apenas 19 minutos.


18/18Maria Esther Bueno no evento Claro Rio Open Clínica Inclusiva - 2018 (Fotojump/Fotos Públicas)


1/18A tenista Maria Esther Bueno conquistou o título de duplas em Wimbledon ao lado de Althea Gibson (EUA) - 1958 (//Folhapress)


2/18A tenista Maria Esther Bueno retorna da Inglaterra, onde conquistou o título de Wimbledon - 1959 (//Folhapress)

Maria Esther Bueno faz parte de um geração vencedora do esporte brasileiro. Muitos eram os ídolos nacionais na década de 60. Adhemar Ferreira da Silva (bicampeão olímpico no salto triplo), Eder Jofre (bicampeão mundial de boxe), Wlamir Marques (bicampeão mundial de basquete) e Biriba (grande destaque do tênis de mesa).

Os dez anos de total sucesso na carreira de Maria Esther são pouco registrados pela mídia da época. Raros vídeos e fotos ajudam a relembrar a brilhante carreira da tenista brasileira. Como era obrigada a treinar com homens – poucas eram as mulheres que praticavam o tênis na época -, Estherzinha tinha golpes rápidos e fortes. Poucos privilegiados podiam acompanhar sua classe até os últimos dias de sua vida no Clube Harmonia, onde se mantinha em atividade.

Paulistana, começou a jogar no Clube Tietê aos 11 anos de idade, em 1950, onde existe uma estátua em sua homenagem. Seu pai queria que ela estudasse balé. Maria Esther chegou a disputar algumas provas de natação nos 50 metros livre com sucesso, mas sua paixão sempre fora o tênis.

Fonte: VEJA

Brasil ainda será um grande país!

Marcos Machado
Pão de Açucar
O bem documentado artigo de Aiuri Rebello no site da UOL (1-6-18) sob o título “Brasil fez manobras irregulares para emprestar dinheiro com desconto para outros países” — melhor diríamos: Manobras irregulares do PT para favorecer Cuba, Venezuela e países africanos de esquerda —, mostra como os 13 anos do governo PT depauperam os cofres brasileiros em favor da esquerda nas Américas e na África.
Os dados são do “relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) que integra os autos da Operação Lava Jato e analisou 140 operações de crédito para outros países segurados no FGE (Fundo de Garantia à Exportação)” […].

Desde que contratassem empresas brasileiras…
Continua o artigo, informando que as nações que recebessem a verba deviam contratar empreiteiras brasileiras: “Fiador destes financiamentos por meio do FGE, o governo brasileiro concedeu descontos — irregulares, segundo o TCU — da ordem de pelo menos R$ 735 milhões no prêmio do seguro pago por países da América Latina, Caribe e África.”
E quais eram essas empresas brasileiras consideradas “campeãs nacionais”? Aquelas grandes construtoras que todo brasileiro já conhece, envolvidas em propinas em favor da agenda política esquerdista do PT.
Aqui vale o princípio marxista aplicado ao governo petista: o fim justifica os meios. Afundem-se os cofres brasileiros, pouco importa desde que o petismo lucre em propaganda e expansão.
Vergonhosas declarações do ex-chanceler do expansionismo petista
Ainda segundo artigo: “‘Era um objetivo do governo aproximar o Brasil dos países africanos e latino-americanos’, afirmou Amorim”. De que países? Os fatos mostram que eram apenas países bolivarianos ou de orientação esquerdizante na África.
O ex-chanceler Amorim — melhor diríamos, ex-chanceler do expansionismo petista — continua, segundo o UOL: “Não era uma questão ideológica, era política. A aproximação econômica, concessão de empréstimos, era só uma das frentes de atuação”.
Dessa “aproximação econômica” tivemos como fruto o calote de cerca de 1 bilhão da Venezuela, um tanto de Moçambique e não se sabe o que mais virá para onerar o bolso do contribuinte brasileiro. Por quê? Porque favorecia o imperialismo petista.

Uma qualidade que não falta ao brasileiro
Nós, brasileiros, podemos até fingir que não percebemos, mas na realidade temos uma percepção agudíssima e com um simples olhar já percebemos tudo. Como imaginar que nosso povo acreditaria nessa teia de trapaças e urdiduras do PT durante 13 anos no Poder?
Essa percepção de nosso povo nós a notávamos enquanto palmilhávamos ano após ano o Brasil nas caravanas da TFP, em contato direto com o público da rua. O Prof. Plinio Corrêa de Oliveira tinha advertido que o brasileiro presta atenção no caravanista da TFP e se põe a perguntar: “Este jovem que está falando comigo acredita no ideal que ele divulga? Ou é um repetidor de frases?”.
Assim também, o brasileiro autêntico nunca se enganou em relação ao PT.
Por índole — como já escrevemos aqui neste site — somos também, um povo pacato. Cuidado, porém, quando o pacato se levanta e faz valer os seus direitos: aí estão, nas cidades e ruas brasileiras, as marchas do autêntico povo desde 2013.

Algo a mais de que precisamos na fase pós-petista
O Brasil deu um “basta” ao petismo, mas não podemos sucumbir à tentação de parar no meio do caminho.
É uma lei histórica, que vale também para a reconstituição dos ossos fraturados e dos tecidos: em 2018 precisamos ficar mais fortes na vigilância anticomunista e mais fiéis a Deus e a seus Mandamentos do que éramos antes da malfadada era petista.
Vejamos, pois, o sábio e oportuno conselho:
“Não façamos dos louros, hoje, a sepultura gloriosa de nossas energias de ontem [lembremo-nos das gloriosas concentrações anti-PT nas principais cidades brasileiras]. A própria linha ascensional e íngreme da vereda que acabamos de trilhar nos mostra que são árduos os caminhos que conduzem às vitórias de Deus. Novas ascensões nos esperam. Novas tempestades se adensam em horizontes ainda longínquos. Há tocaias novas ao longo de novos caminhos. Alerta, pois, que vencemos uma batalha e não uma guerra. Outras batalhas aí estão. O momento é de alegria sã e vibrante. Longe de nós a indolência emoliente dos que já se dão por satisfeitos”.1
Nossa Senhora Aparecida nos ajude nesta reconstrução do Brasil, ajude-nos a perceber e rejeitar as falsas manobras de um falso “centrismo” acomodatício que pretende perpetuar a esquerda e fazer a ponte entre o petismo e a civilização cristã.
Este ainda será um grande País, que reclama para isso líderes à altura de nossa vocação histórica. Não cedamos à tentação de ficar a meio caminho entre o erro e a verdade.

____________

  1. http://www.pliniocorreadeoliveira.info/LEG340610_Oprimeiromarco.htm#.WxRh0UgvwuU

Seleção de Portugal encontra arejada fortaleza em Kratovo

A seleção portuguesa de futebol vai encontrar hoje em Kratovo, onde vai trabalhar durante o Mundial2018, uma arejada fortaleza, sendo notório um forte dispositivo de segurança mesmo nos dias anteriores à sua chegada à Rússia.
O centro de treinos do FC Saturn, em zona verde e tranquila uns 50 quilómetros a sudeste de Moscovo, tem sido guardado por dezenas de polícias e elementos do exército, num aparato bem dissuasor de qualquer ato desaconselhável.
Entrar no complexo obriga a minuciosa revista que inclui detetor de metais: entrar exige uma autorização especial da federação e algum eventual objeto proibido fica à porta, para já com justificação apenas em língua russa.
O primeiro teste mais a sério à segurança será no domingo quando os pupilos de Fernando Santos realizarem o primeiro treino, aberto aos Media e aos adeptos, sendo previsível grande afluência à sessão que principia às 11:30 locais (09:30 em Portugal).
Para prevenir eventuais atos agressivos com automóveis ou motorizadas, foi montada no chão uma amovível estrutura de ferro que fura pneus e imobiliza todo o tipo de viatura que tente entrar sem permissão.
Autoridades e voluntários não têm autorização a falar sobre nada que tenha a ver com a seleção ou a infraestrutura, que está decorada com adereços da federação e de Portugal.
O centro de estágio tem três campos de futebol (dois relvados e um sintético), ginásio e alojamento, o que permite evitar deslocações de autocarro para os treinos.
"A FPF escolheu um complexo utilizado por equipas de futebol profissional, em detrimento de unidades hoteleiras, por considerar que aqui estão reunidas todas as condições para o trabalho e a recuperação dos atletas ao longo da prova", justificou o organismo luso, na altura em que divulgou a sua escolha.
Inserido em tranquila zona verde, o centro de estágio fica também a 11 quilómetros do Aeroporto Internacional Zhukovsky, onde a comitiva lusa chega hoje às 18:30 locais (16:30 em Lisboa), infraestrutura que será utilizada para se deslocar para as cidades-sede da competição.
Kratovo é uma pequena localidade com cerca de 8.000 habitantes, onde é difícil encontrar comércio e restauração.
Fonte e Foto: Lusa

Projeto de associação de Góis apoiado pelo festival americano Burning Man

Uma intervenção cultural na Arménia, liderada pelo presidente da associação de Góis Raizvanguarda, Luís Carvalho, e pela encenadora polaca Maria Kwiatek, foi apoiada pelo festival americano Burning Man, informou hoje a instituição.
O projeto, intitulado "Syunik Marz", vai ser desenvolvido nas comunidades de Svarants, Tandzatap e Tatev, na Arménia, e pretende criar programas criativos nessas áreas rurais da região de Syunik, "atraindo possibilidades para territórios isolados e para as pessoas", revela a Raizvanguarda, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
O projeto começou a ser desenhado em julho de 2017, quando Luís Carvalho conheceu a encenadora Maria Kwiatek durante "a implementação de um projeto de fotografia" em Tatev, num edifício velho e sem mobília, nem canalização, sendo que, já este ano, foi feita uma viagem de investigação e de contacto com várias organizações no sentido de transformar aquele edifício "num centro comunitário".
A iniciativa conta também com a participação do coletivo de arquitetura de Lisboa Warehouse, que pretende contribuir para uma solução de renovação daquele espaço.
"O objetivo do projeto "Syunik Marz" não é apenas renovar o centro comunitário, mas promover a iniciativa local a pensar no processo de reconstrução e transformação dos espaços de forma criativa.
O objetivo é inspirar as pessoas e deixá-las entender que têm o poder de mudar a comunidade e desenvolver o seu próprio espaço de interação, refere a nota de imprensa.
A intervenção no edifício será feita em 2019 e, antes das obras, serão realizadas uma série de atividades com a comunidade, nomeadamente com os mais jovens, explica a associação de Góis.
Segundo o presidente da associação, Luís Carvalho, a bolsa, de 3.500 dólares, vai permitir desenvolver várias iniciativas culturais já este ano na pequena aldeia de Tatev, que conta com 600 habitantes.
A bolsa agora atribuída pelo festival americano Burning Man, realizado no deserto Black Rock, no estado do Nevada, "vem possibilitar a continuidade do programa", sublinha a Raizvanguarda, referindo que todos os anos aquele festival atribui dez bolsas a projetos artísticos fora dos Estados Unidos da América.
"Ainda não sabíamos quando iríamos voltar para a intervenção no edifício, mas nunca antes do verão de 2019. Não queríamos estar tanto tempo sem contacto com a comunidade da região e este apoio possibilita-nos o regresso já em 2018 e um trabalho de proximidade com a população. Até garantirmos o financiamento necessário para a reabilitação do espaço físico, iremos continuar o processo de criação artística na região e a explorar também a interação com comunidades vizinhas", conclui Luís Carvalho.
MadreMedia / Lusa

Não há ninguém à espera de reposição das comunicações afetadas pelos incêndios

O presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, afirmou hoje que "não existe ninguém" nas regiões afetadas pelos incêndios que esteja à espera da reposição das comunicações, que não esteja já numa situação acordada com a empresa.
Resultado de imagem para Não há ninguém à espera de reposição das comunicações afetadas pelos incêndios
"É claro e inequívoco que não existe ninguém em Portugal que esteja neste momento à espera de reposição dos seus serviços que não seja numa situação já acordada connosco", devido à sua disponibilidade ou porque não quer o serviço, disse Alexandre Fonseca, que falava aos jornalistas antes do início da corrida solidária promovida pela Altice, que juntou hoje cerca de mil trabalhadores em Pedrógão Grande.
Segundo o presidente da operadora, há zonas onde ainda existem casas que não estão reconstruídas, famílias que ainda não voltaram às suas casas e emigrantes que só no verão regressam à sua terra natal.
"Estamos a trabalhar com eles para que, quando regressarem no mês de junho, julho e agosto sejam repostas essas comunicações", vincou.
Alexandre Fonseca sublinhou que a rede da Altice já era "a maior e melhor rede fixa nacional" e que "está ainda melhor" depois dos trabalhos de reconstrução, referindo ainda que a empresa está a trabalhar para levar fibra ótica à totalidade da população portuguesa.
Antes do início da corrida, o presidente da Altice anunciou que em 2019 a corrida solidária voltará a realizar-se, sendo que, para o próximo ano, será "aberta ao público em geral".
"Certamente, vai ser um marco no programa desportivo nacional", vincou.
Com mil pessoas a participar na corrida (cerca de um terço da população de todo o município de Pedrógão Grande), o presidente da Câmara, Valdemar Alves, mostrou-se satisfeito com a iniciativa.
O autarca desejou que a Altice "continue a melhorar o que puder em termos de comunicação, que é o mais importante" para a região.
Sobre os problemas com as comunicações, Valdemar Alves referiu que não se pode fazer "de um momento para o outro, mas vai chegando" para o que o concelho necessita.
Durante a corrida, foram entregues simbolicamente oito árvores das cinco mil que a Altice doou ao município, disse.
De acordo com o autarca, as restantes serão entregues à medida das necessidades (normalmente, a plantação só decorre a partir de outubro, com as primeiras chuvas).
Lusa

Ministro das Finanças alemão defende criação de seguro de desemprego europeu

O ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, defendeu hoje a criação de um seguro de desemprego europeu que complementasse as prestações de cada país em situações de crise económica, mas cujas verbas usadas fossem devolvidas pelos Estados-membros.
"Sou apoiante da ideia de se complementarem os seguros de desemprego nacionais com um sistema de apoio para toda a zona euro. Um país no qual uma crise económica leva a que muitas pessoas percam o seu emprego, o que afetaria gravemente o seguro de desemprego nacional, devia poder usar dinheiro emprestado desse seguro comum", afirmou Olaf Scholz, em entrevista à revista alemã "Der Spiegel", hoje publicada.
O governante alemão sustentou que, "quando a recessão acabasse, esse país deveria devolver o dinheiro recebido, ao mesmo tempo que se esforçaria para tornar os seus sistemas de prestações sociais mais resistentes".
Na entrevista, Olaf Scholz recordou a estratégia seguida pela Alemanha para ultrapassar a crise de 2008, na qual se protegeram postos de trabalho através de apoios estatais, medida que foi possível porque a Alemanha pôde recorrer a "reservas no seguro de desemprego que se acumularam nos tempos de boa conjuntura" económica.
De acordo com o responsável, também esta experiência poderia ser replicada na zona euro, com as reservas a serem destinadas ao tal seguro de desemprego europeu.
A seu ver, falta solidariedade entre os países na zona euro.
Contudo, e tal como já havia defendido o seu antecessor, Wolfgang Schäuble, insistiu na criação de um imposto sobre as transações financeiras.
Aludindo aos problemas existentes na União Europeia, rejeitou a existência de um excesso de diretivas, mas admitiu que se devia ter desenvolvido uma estratégia comum para problemas como a crise migratória.
Lusa

Lula assume candidatura presidencial no Brasil pelo Partido dos Trabalhadores

O ex-presidente do Brasil "Lula" da Silva, que está preso há dois meses por ter sido condenado por corrupção, divulgou hoje um manifesto em que assume uma candidatura pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência do Brasil.
Resultado de imagem para Lula assume candidatura presidencial no Brasil pelo Partido dos Trabalhadores
"É para acabar com o sofrimento do povo que sou novamente candidato à Presidência da República. Assumo esta missão porque tenho uma grande responsabilidade com o Brasil e porque os brasileiros têm o direito de votar livremente num projeto de país mais solidário, mais justo e soberano, perseverando no projeto de integração latino-americana", escreve o ex-presidente na sua página oficial, a partir da cadeia em Curitiba.
O manifesto foi lido integralmente em público esta noite, em Minas Gerais, pela também ex-presidente Dilma Roussef, durante o lançamento da pré-candidatura de Lula às eleições de outubro.
No entanto, a candidatura do ex-líder sindical é uma hipótese remota, uma vez que as leis eleitorais brasileiras proibem condenados em segunda instância, como é o caso, de concorrer a qualquer cargo público.
O antigo chefe de Estado brasileiro foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro, num caso relacionado com o escândalo Lava Jato, encontrando-se a cumprir pena há dois meses, em Curitiba.
O PT mantém no entanto viva a esperança de uma candidatura presidencial de Lula, que aparece como favorito nas sondagens, pedindo a sua libertação, alegando que foi condenado injustamente. O partido lançou mesmo uma recolha de fundos para financiar a candidatura.
No manifesto, Lula volta a reclamar inocência. "Há dois meses estou preso, injustamente, sem ter cometido crime nenhum. Há dois meses estou impedido de percorrer o País que amo, levando a mensagem de esperança num Brasil melhor e mais justo, com oportunidades para todos, como sempre fiz em 45 anos de vida pública", refere.
"Não posso me conformar com o sofrimento dos mais pobres e o castigo que está se abatendo sobre a nossa classe trabalhadora, assim como não me conformo com minha situação", diz Lula, que se apresenta como "preso político".
O ex-sindicalista critica a política do atual Governo, que na sua opinião protege os poderosos, e garante que a sua eventual candidatura representa a esperança num Brasil melhor. "Um País em que todos possam fazer novamente três refeições por dia; em que as crianças possam frequentar a escola, em que todos tenham direito ao trabalho com salário digno e proteção da lei. Um país em que todo trabalhador rural volte a ter acesso à terra para produzir, com financiamento e assistência técnica".
Lusa

Hora de Fecho: O mistério dos estrangeiros raptados por Pyongyang /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Megumi vinha do badminton quando foi levada. Won apanhou um voo para Seul e nunca mais regressou. Como eles, outros milhares foram raptados pela Coreia do Norte. Estas são as suas histórias.
O Presidente da República confia no "bom senso" dos partidos para não criar uma crise política durante a discussão do Orçamento, numa altura em que a União Europeia vive um momento difícil.
Vice-presidente da bancada do PCP avisa Governo que "não há orçamentos aprovados à partida". Critica culto de Kim Jon-Un, mas equipara-o à família real britânica.
EDP responde à OPA da China Three Gorges. Uma no cravo e outra na ferradura: o preço é baixo, mas há "mérito" - e também dúvidas - sobre o projeto industrial apresentado pelo acionista chinês.
Comissão executiva da EDP, liderada por António Mexia, diz que preço oferecido na OPA da China Three Gorges é baixo e tem dúvidas sobre execução do plano proposto.
Fernando Pimenta ganha a terceira medalha de ouro consecutiva em K1 1.000 no Campeonato da Europa, repetindo em Belgrado os sucessos alcançados em Moscovo (2016) e Plovdiv (2017).
O avião que vai levar a equipa portuguesa partiu esta manhã. Os campeões europeus já chegaram à Rússia. "Todos estamos entusiasmados", revelou o selecionador.
A Disney demitiu o diretor artístico, John Lasseter, responsável por sucessos como "Toy Story" e "Nemo", na sequência de um escândalo de "assédio sexual e conduta imprópria no ambiente de trabalho".
No segundo dia de festival, ouviu-se por exemplo rock à anos 90 com Breeders, folk-rock indie com os Grizzly Bear, jazz de fusão com Thundercat e eletrónica com Four Tet.
Haverá boa música portuguesa, rock, R&B digital e eletrónica no terceiro dia do NOS Primavera Sound, mas as atenções estarão concentradas em Nick Cave. Vê-lo em 2018 é um privilégio histórico.
Os Golden State Warriors, campeões em título, conquistaram o seu sexto título de campeões da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem fora os Cleveland Cavaliers por 108-85. 
Opinião

Rui Ramos
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.

José Manuel Fernandes
Se aceitarmos a nova linguagem e as novas categorias em que pretendem encaixar o debate público e desqualificar quem pensa diferente estaremos a caminho de uma sociedade mais pobre e claustrofóbica.

Diana Soller
Em Espanha, o ressentimento entre unitaristas e separatistas veio para ficar. Sem resolver este problema é legitimo duvidar que alguma legislatura, obrigatoriamente fragmentada, chegue muito longe.

Paulo Tunhas
Não há dinheiro? Então a “página da austeridade” não foi “virada”? Não foi a dita austeridade o fruto de um sinistro plano de Passos Coelho para arruinar o país em benefício da riqueza de uns poucos?

Daniel Traça
O desafio para as escolas de economia 
e gestão é fazer a ponte entre a criatividade, rigor e disciplina com tecnologia, flexibilidade para desaprender, sentido de propósito e resiliência. 
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Pés ao caminho, papa-figos

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
O importante não é o destino, mas sim a viagem. Ainda fiz uma ou outra pesquisa, embora sem insistir muito, e por isso continuo sem saber a quem se deve esta frase que ouvimos com frequência. Lembrei-me dela a propósito da reportagem da Mara Gonçalves, que pôs pés ao caminho até Santiago de Compostela. Na verdade, não cumpriu a pé a totalidade do percurso, mas encontrou pessoas com motivações várias que confirmam que sim, aqui o mais importante é mesmo a viagem. A espiritualidade que se encontra, a entreajuda, as paisagens inspiradoras, a bondade dos outros. No renovado Caminho Português da Costa, a Mara percebeu que “o que se vê lá fora e o que se sente cá dentro é tão diverso quanto o número de peregrinos” e que caminhar até Santiago “é vício sem cura ou antídoto”. É de ler até ao fim.
E também é de ler com muita atenção a história do papa-figos, perdão, de Armando Carvalho. Ele é o nosso protagonista da semana e contou à Luísa Pinto que papa-figos é o nome pelo qual responde uma equipa de profissionais que se dedica a produzir e a divulgar guias de viagem sobre o interior de Portugal. São guias que mostram o que não se pode perder “no interior do país, no duplo sentido”. “O que não se pode perder porque é obrigatório preservar, e o que não se pode perder porque é imperativo conhecer.” Siga o papa-figos.
Quem sabe se ele não voa até ao Esporão, no Alentejo, onde há novas propostas de enoturismo: o restaurante tem novo chef e nova decoração e estão abertas visitas ao Lagar de Azeite. A Alexandra Prado Coelho foi à frente e conta-lhe tudo aqui.
Do Alentejo podemos subir ao Porto, na companhia da Renata Monteiro, que foi dormir ao Carrís Ribeira e nos pinta aqui um retrato colorido da cidade com vista para o rio.
E para o fim fica uma história que pode pôr em causa ideias feitas sobre o aparecimento da civilização. Na mítica Mesopotâmia, foi descoberto o templo mais antigo do mundo, com 12 mil anos, que parece sugerir que primeiro veio a religião e depois veio tudo o resto. A Göbeklitepe, na Turquia, chamam o ponto zero do tempo e a Andreia Marques Pereira foi lá tentar perceber a revolução da “revolução neolítica”.
Com tanta boa proposta, acho que já me posso despedir. Volto para a semana, mais ou menos à mesma hora, mas deixo-o sempre muito bem entregue, aqui. Boas viagens!

Vale a pena voltar aqui



Neste Bacchanal o vinho também se quer o senhor da festa

Uma drogaria transformada numa espécie de barra espanhola, no centro da movida da capital. Bebe-se vinho e petisca-se à portuguesa, com embalo jazz e blues.

Comemorações do 10 de Junho começaram hoje nos Açores

As comemorações do 10 de Junho, que se prolongam até segunda-feira entre os Açores e os Estados Unidos da América, começam hoje em Ponta Delgada, com o Presidente da República e o primeiro-ministro juntos desde o final da tarde.
Resultado de imagem para Comemorações do 10 de Junho começaram hoje nos Açores
Em Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores) desde sexta-feira, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, cumpriu a meio da manhã o primeiro ponto da agenda das comemorações oficias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com a cerimónia do içar da bandeira nacional, nas Portas da Cidade.
Depois de passar pelas Portas do Sol, onde está instalada uma zona com "atividades militares complementares", Marcelo Rebelo de Sousa seguiu para os Paços do Concelho para receber do presidente da autarquia de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, a "chave de honra do município".
Já ao final da tarde, o Presidente da República estará no Palácio de Sant'Ana para a apresentação de cumprimentos pelo corpo diplomático acreditado em Portugal, seguindo-se uma receção comemorativa do 10 de Junho, oferecida pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, e onde já estará presente o primeiro-ministro, António Costa.
Juntos, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa assistirão, já à noite, a um concerto na igreja paroquial de São José e a um espetáculo de fogo de artifício, os dois últimos pontos da agenda das comemorações oficiais do 10 de Junho, que só vão terminar na segunda-feira, nos Estados Unidos, com passagens por Boston e Providence.
Em 2016, ano em que tomou posse como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa lançou um modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, acertado com o primeiro-ministro em que as celebrações começam em território nacional e se estendem a um país estrangeiro com comunidades emigrantes portuguesas.
Nesse ano, o Dia de Portugal foi celebrado em Lisboa e Paris e, em 2017, no Porto e nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo.
Este ano coube aos Açores, mais concretamente a Ponta Delgada, receber a primeira parte das comemorações, viajando depois o Presidente da República e o chefe do executivo para os Estados Unidos, país onde vivem cerca de 1,4 milhões de portugueses e lusodescendentes, estimando-se que 70% sejam de origem açoriana.
Contudo, será ainda em Ponta Delgada, no domingo, que se fará a tradicional Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, que contará com a participação de mais de mil militares dos três ramos das Forças Armadas.
Ausentes desta cerimónia estarão este ano os líderes partidários, à exceção do presidente do PS, o açoriano Carlos César.
O presidente do PSD, Rui Rio, estará na Guiné-Bissau, a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, em Paris (França), a coordenadora do BE, Catarina Martins, em Lisboa, e o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, passa o dia no Alentejo.
A Ponta Delgada, em representação do PSD irá Paulo Mota Pinto, presidente do Conselho Nacional do partido, pelo CDS-PP estará o deputado Telmo Correia, enquanto os comunistas escolheram Vítor Silva, coordenador regional do PCP/Açores. O BE não estará representado nas cerimónias oficiais do 10 de Junho, como é habitual.
Lusa

Manhã de sábado: Suíça pode proibir banca de criar dinheiro do nada /premium

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Talvez não saiba, mas a banca, quando dá crédito, cria dinheiro "a partir do nada". Referendo na Suíça, no domingo, quer romper com essa prática secular. Ex-banqueiro do BCE é defensor da revolução.
Na biografia que escreveu -"Cozinha Confidencial" -, o chef dedica um capítulo à parte mais negra da sua vida. Viciado em drogas, teve de trabalhar nos piores locais, com as piores pessoas.
Anthony Bourdain morreu aos 61 anos depois de se ter suicidado num quarto de hotel em França. Começou nas cozinhas, mas foi na escrita e na televisão que ganhou nome. Fez quatro programas em Portugal.
José Avillez lembra os almoços com Anthony Bourdain em Lisboa. Henrique Sá Pessoa recorda um homem que era "se não gostam, I don't care". As memórias dos portugueses que se cruzaram com o chef.
A brasileira Gabriela Mascioli está à frente da Herdade de Coelheiros, uma quinta de vinhos no Alentejo. Mas, em 2007, ajudou a equipa do chef a conhecer o estado de São Paulo
Iggy Pop, Bill Murray e Christopher Walken eram algumas das celebridades amigas do chef. Em Portugal cruzou-se com Carminho e António Lobo Antunes. E há aquela imagem com Obama numa tasca.
O chef que morreu esta sexta-feira aos 61 anos gravou três programas em Portugal. Açores, Lisboa e Porto foram os locais por onde Anthony Bourdain passou.
Bourdain era uma estrela rock numa altura em que já não há estrelas rock. E elevou o que era até então meia hora de pessoas sorridentes a fritarem coisas a uma obra de arte. Crónica de Susana Romana.
Em julho de 2010, o cozinheiro norte-americano visitava a cidade de Madrid. De forma inusitada, André de Quiroga, foi parar a um jantar com ele no centro de Madrid. Foi assim que tudo aconteceu
A 9º temporada de "Anthony Bourdain: Viagem ao Desconhecido" volta a ser emitida no canal 24Kitchen este sábado, a partir das 23h15, incluindo o episódio que o chef estrela passou no Porto.
Em vida disse que deveria ter morrido aos 20. Gabou-se de ter o melhor trabalho do mundo e viu na cozinha o diálogo universal. Reunimos as frases mais marcantes de Anthony Bourdain. 

Opinião

Rui Ramos
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.

José Manuel Fernandes
Se aceitarmos a nova linguagem e as novas categorias em que pretendem encaixar o debate público e desqualificar quem pensa diferente estaremos a caminho de uma sociedade mais pobre e claustrofóbica.

Diana Soller
Em Espanha, o ressentimento entre unitaristas e separatistas veio para ficar. Sem resolver este problema é legitimo duvidar que alguma legislatura, obrigatoriamente fragmentada, chegue muito longe.

Paulo Tunhas
Não há dinheiro? Então a “página da austeridade” não foi “virada”? Não foi a dita austeridade o fruto de um sinistro plano de Passos Coelho para arruinar o país em benefício da riqueza de uns poucos?

Daniel Traça
O desafio para as escolas de economia 
e gestão é fazer a ponte entre a criatividade, rigor e disciplina com tecnologia, flexibilidade para desaprender, sentido de propósito e resiliência. 
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa