sexta-feira, 8 de junho de 2018

AMBIENTE Portugal é o primeiro país a sofrer consequências do lixo no Mediterrâneo

A associação WWF revela que 95% dos resíduos encontrados no Mediterrâneo são plásticos.

O Mediterrâneo pode transformar-se num mar de plástico. O alerta é da World Wide Fund (WWF). Um relatório da organização ambientalista internacional explica que o impacto da poluição plástica no Mediterrâneo tem repercussões em todo o mundo e Portugal é o primeiro país a sofrer as consequências porque está na rota de saída deste mar.
A associação alerta para o perigo dos microplásticos, esferas minúsculas de plástico muitas vezes presentes em produtos de higiene e cosmética como os exfoliantes corporais, o gel de banho ou a pasta de dentes.
O relatório agora conhecido revela que 20% dos peixes em Portugal têm microplásticos no estômago. Estas substâncias predominam nas praias em Portugal e representam 72% do lixo encontrado zonas industriais e estuários. As piores zonas são Lisboa e a Costa Vicentina devido à proximidade dos estuários do Tejo e Sado.
A costa nacional apresenta dados preocupantes ao longo da cadeia alimentar marinha, sobretudo em espécies que servem de alimento a peixes e mamíferos.
A WWF revela que 80% das tartarugas-marinhas-comuns, cujos juvenis se alimentam nos Açores, comem lixo, na sua maioria plástico.
A maior parte do lixo vem de países como a Turquia e Espanha, seguida pela Itália, Egito e França. Todos os anos cerca de 300 mil toneladas de plástico chegam ao Mediterrâneo.
O relatório alerta também para o papel do turismo na poluição e refere que os mais de 200 milhões de turistas que visitam a região todos os anos são responsáveis por um aumento de 40% no lixo marinho.
Além do impacto na vida marinha, os especialistas explicam que a poluição tem consequências preocupantes para o turismo e a pesca, com o setor a perder mais de 61 milhões de euros todos os anos.
A WWF pede aos governos, empresas e cidadãos que adotem ações para reduzir a poluição por plásticos em ambientes urbanos, costeiros e marinhos. A organização propõe um acordo internacional juridicamente vinculativo para eliminar a descarga deste material nos oceanos.
O Mediterrâneo é um dos mares com maiores níveis de poluição em todo o mundo. Se nada mudar, o mar terá uma tonelada de plástico por cada três toneladas de peixe em 2025 e em 2050 os oceanos podem mesmo vir a ter mais plástico que peixe.
O Mar Mediterrâneo é uma armadilha plástica, avisa a World Wide Fund, neste Dia Mundial dos Oceanos. Em Portugal, os plásticos representam mais de 70% do lixo encontrado nas praias.
As Nações Unidas lembram que todos os anos, 8 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos. A poluição mata anualmente, cerca de 100 mil mamíferos e um milhão de aves marinhas.
Fonte: TSF

Eu, Psicóloga | Estresse e depressão podem afetar a memória; veja truques de memorização


O estresse, a ansiedade e a depressão estão na lista dos principais inimigos da memória. Segundo estudos científicos recentes, a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse, quando em excesso, pode causar a diminuição do hipocampo, a região do cérebro onde guardamos nossas lembranças e gravamos nossos conhecimentos.

Se não tratadas, essas doenças ligadas ao estilo de vida contemporâneo podem causar danos cerebrais semelhantes ao Alzheimer ou mesmo acelerar a chegada da doença degenerativa.

"Tanto a depressão quanto a ansiedade e o estresse crônico levam à atrofia de uma parte do cérebro chamada hipocampo, que é o nosso 'hard drive'. Na doença de Alzheimer, o hipocampo também começa a diminuir, por isso existe um link entre a depressão, o estresse e o Alzheimer que vem sendo estudado", diz o geriatra João Senger, vice-presidente da Sociedade de Geriatria do Rio Grande do Sul, que analisa os estudos que abordam os efeitos das doenças mentais e físicas na memória, especialmente em idosos.

Estudos recentes concluíram que as alterações circulatórias causadas por tabagismo, hipertensão e diabetes também causam estragos no cérebro, porque afetam a circulação do sangue. "A hipertensão, o diabetes e o tabagismo influenciam na parte circulatória do corpo e, por consequência, do cérebro, já que os neurônios são células que precisam de muita energia para funcionar. E quem leva essa energia? O sistema circulatório. O nosso cérebro pesa mais ou menos um quilo e meio e consome 20% do nosso sangue. Se você não tiver o motor bem alimentado, ele não funciona bem", explica.

Receita da boa memória

Cientistas que estudam os efeitos da atividade física na memória descobriram que, além de combater a hipertensão e o diabetes, manter o corpo em movimento ajuda na liberação de substâncias químicas que protegem os neurônios.

"A atividade física libera um fator de proteção aos neurônios que faz com que eles durem mais. A perda de neurônios ou de sua funcionalidade também afeta a memória", diz Senger.

Outro aliado da memória é o pensamento ativo, explica a psicóloga Mônica Yassuda, professora associada do bacharelado em Gerontologia da USP-Leste. "As pesquisas mostram de forma contundente que temos ganhos cognitivos ao aprendermos coisas novas, seja uma oficina de bordado, de fotografia. Exames de neuroimagem mostram alterações no volume do hipocampo nestas situações, que trazem ganhos para a memória. E, entre os que aprendem uma habilidade nova, os testes de memória apresentam melhoras", afirma Yassuda.

Pessoas que fazem atividades intelectuais tendem a ter uma reserva cognitiva mais complexa que reforça a estrutura do hipocampo.

"Precisamos ter problemas, pensar, caso contrário o hipocampo atrofia e o cérebro envelhece. Para garantir uma boa reserva cognitiva, o ideal é, enquanto for jovem, investir na escolaridade; na fase adulta manter um trabalho que te faça pensar. Já na velhice, o melhor é arrumar coisas para fazer, ir plantar, criar bicho, se incomodar com o vizinho. Quem se aposenta e resolve ter férias eternas, em dois anos, começa a afundar a memória porque parou de exercitar o cérebro", reforça Senger.

Problema ou mero esquecimento?

Antes mesmo de começar a rotina de exercícios e de estudos, vale primeiro notar se há de fato um problema na memória. Esquecimentos são comuns e diferem de problemas de memória pela frequência e pela forma como afetam a rotina.

"Quando uma pessoa tem dificuldade de aprender coisas novas e quando esse esquecimento se torna contínuo, é algo que podemos nos preocupar. Um exemplo é quando a pessoa começa a repetir perguntas e a não se lembrar disso. Mas, quando ela tem lapsos de memória e sabe que se esqueceu, não é necessariamente algo preocupante", diz Senger.

Para quem se queixa de esquecimentos frequentes, há uma série de técnicas de memorização que ajudam a melhorar a qualidade de vida. Yassuda ensina essas técnicas a grupos de idosos na USP-Leste todo o semestre, mas afirma que as técnicas podem trazer benefícios para pessoas de todas as idades.

"É importante o adulto a ser mais estratégico no momento da memorização. Ensinamos primeiramente a prestar atenção, evitar distrações, focar melhor a sua atenção para fazer uma memorização mais profunda", diz Yassuda.


"CIDADE EUROPEIA DO VINHO": 10 VINHOS PREMIADOS EM CONCURSO INTERNACIONAL



Os vinhos da “Cidade Europeia do Vinho 2018” estiveram em destaque na 17ª edição de La Selezione del Sindaco, concurso enológico internacional que decorreu em Canelli, no norte de Itália, entre 31 de maio e 3 de junho. Foram atribuídas 10 medalhas a vinhos dos concelhos de Torres Vedras e Alenquer, que estiveram entre os 1300 vinhos a concurso.

Quinta da Vassala Touriga Nacional (tinto da Sartal), Corvos de Lisboa e Dalamquer (tintos da Casa Santos Lima) foram os vinhos da região que arrecadaram a Grande Medalha de Ouro, distinção mais elevada do Concurso.

Entre Nós, Quinta das Setencostas e Quinta das Amoras (tintos e branco da Casa Santos Lima), Marco Velho Torres Vedras (tinto da Adega Cooperativa de Dois Portos) e Quinta da Murnalha (tinto das Frutas Nobres) conquistaram Medalhas de Ouro, enquanto Quinta S. Jerónimo Chardonnay e Quinta da Vassala Reserva Branco (brancos da Sartal) receberam a Medalha de Prata.

La Selezione del Sindaco é organizada pela Città del Vino - Associação Italiana de Cidades do Vinho, pela Rede Europeia das Cidades do Vinho – RECEVIN e pela rota cultural europeia Iter Vitis – Les Chemins de la Vigne, tendo contado com a Associação Portuguesa de Municípios do Vinho – AMPV como entidade parceira.

(Fotografia: Città del Vino)

No âmbito do projeto Tardes Comunitárias Conferência assinalou a importância das Artes e Ofícios Vivos do Concelho de Cantanhede


O papel da tradição: artes e ofícios vivos no concelho de Cantanhede” foi a mote para mais uma conferência inserida no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 6 de junho.
A iniciativa contou com a presença de mais de 70 participantes e foi apresentada por Tânia Santos, estagiária no Município de Cantanhede, na área da Animação Socioeducativa.
A jovem estudante da Escola Superior de Educação de Coimbra, partilhou a mesa com Virgílio Correia, professor da ESEC e seu orientador de estágio, e com o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso.
Para Tânia Santos, “este foi um trabalho difícil, desenvolvido ao longo dos quase 4 meses de estágio, mas revelou-se muito gratificante”. A estudante afirmou que “como hoje existem muito trabalhos que não existiam há 20 ou 30 anos, pelo avanço tecnológico que estamos a ter, algumas das profissões que serão aqui apresentadas correm sério risco de desaparecer. Torna-se fundamental que seja reconhecida a sua importância histórica, o seu desenvolvimento, e se possível, apresentar artesãos que as executem, para que não caiam definitivamente em desuso”.
Pedro Cardoso realçou a importância “desta iniciativa é uma forma de promover o conhecimento e a preservação das artes e ofícios tradicionais, importante legado do passado, que aproxima as diferentes gerações e cuja importância é por demais evidente para a preservação da nossa memória histórica e coletiva, das tradições e dos saberes ancestrais existentes no concelho. Mas esta herança, não é apenas memória, mas também futuro.”. O autarca concluiu destacando o “inquestionável o papel que as artes e ofícios podem ter no desenvolvimento turístico do município, na promoção da inclusão social, na intergeracionalidade, dando espaço aos mais velhos para ensinarem aos mais novos os seus saberes, mas sobretudo uma oportunidade para repensar, recriar e inovar em muitas destas áreas, encontrando novas oportunidades com viabilidade económica.
Já Virgílio Correia fez uma breve dissertação sobre a Escola Superior de Educação de Coimbra, instituição na qual é docente, destacando “a importância do projeto que tem sido desenvolvido pela Tânia, principalmente na manutenção de uma identidade própria da região, assegurando assim que irão perdurar ao longo dos tempo”. O docente destacou ainda “que cada uma das profissões que aqui foram apresentadas correm o sério risco de desaparecer, mas com este excelente trabalho dificilmente acontecerá”.
Participaram na sessão vários artesãos e figuras de destaque nas Artes e Ofícios do concelho de Cantanhede, nomeadamente Aurélio Veloso (vinicultor), de Cordinhã; Carlos Garcia (carpinteiro e marceneiro), de Cantanhede; José Reis (lagareiro), de Portunhos; Licínio Oliveira, da Sanguinheira; Lurdes Sequeira (tremoceira), de Cadima; Manuel Santos (resineiro), de Cadima; Paulo Marques (ourives), de Corticeiro de Cima; Vítor Pratas (cesteiro), de Ançã.

Sobre Tânia Santos
Tânia Carina Azenha dos Santos nasceu em Coimbra, em 1997.
É natural e residente no Feitoso, aldeia da freguesia da Sanguinheira, concelho de Cantanhede. Frequentou a EB1 da Sanguinheira; seguidamente ingressou na Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar – Tocha e fez o seu secundário na Escola Secundária Lima-de-Faria, em Cantanhede.
Prosseguiu os seus estudos para o Ensino Superior na licenciatura de Animação Socioeducativa na Escola Superior de Educação de Coimbra onde se encontra no seu último ano e a realizar o seu estágio curricular na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Tânia Santos identifica-se como uma rapariga sonhadora e que luta pelos seus objetivos. Sensível à vida é alegre e sente-se feliz com a simplicidade de gestos como sorrisos e abraços.
Fora dos seus estudos publicou em 2017 o seu 1º livro de poesia intitulado com o título “Com os Pés Descalços Lancei as Sementes”. É representante do grupo de acólitos e catequista na Sanguinheira. Frequenta o grupo de jovens “A caminho”, na Sanguinheira e fez parte do Grupo de Teatro “Renascer”, também na freguesia da Sanguinheira.


Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telefone 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo, mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.



Município de Manteigas | Reunião do Executivo - Dia 06 de junho de 2018


Dia 06 de junho de 2018 
Protocolo a celebrar com a entidade Centro Novo Guarda, Lda.. 
Protocolo a celebrar com o titular do alvará para o exercício da atividade de transporte em táxi n.º 123225. 
Cedência de espaços no Complexo Multiusos da Sotave, à entidade Star Mountain - Hostel’s e Aventura S.A.. 
Requerimento referente ao averbamento da renúncia ao direito de preferência - artigo 661, freguesia de Santa Maria. 
Protocolo a celebrar com a Autoridade Tributária e Aduaneira, no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios. 
Hasta pública para alienação de sucata diversa existente nos armazéns municipais. 
Composição da comissão para condução da praça referente à hasta pública para alienação de sucata diversa existente nos armazéns municipais. 
Atribuição de apoio financeiro extraordinário, solicitado pela Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, no âmbito das Comemorações dos 400 Anos. 
Proposta relativa ao início do procedimento para alteração do regulamento do Prémio de Apoio para Micro, Pequenas e Médias Empresas, em Manteigas (Manteigas Empreende +). 

Alteração orçamental n.º 3/2018. 

- Consulte Menu Concelho - Reuniões do Executivo.
Um Concelho cada vez mais perto de si...

Segundo turno eleitoral na Colômbia: democracia ou totalitarismo

Eugenio Trujillo *
Colombia elecciones
No próximo dia 17 de junho haverá o segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia. A disputa será entre os dois candidatos mais votados na primeira rodada do dia 27 de maio último: Ivan Duque, líder de uma coalizão de partidos de centro-direita que obteve 39% (7,5 milhões de votos), e Gustavo Petro, da extrema-esquerda, que obteve 25% (4,8 milhões de votos).
Pela primeira vez na história recente da Colômbia temos uma eleição presidencial com candidatos radicalmente opostos em sua concepção do Estado. O que deve ser decidido é se os colombianos vão optar por continuar em uma democracia com todos os seus defeitos caso escolham Ivan Duque, ou se preferirão jogar-se no vazio da revolução totalitária se escolherem Gustavo Petro. Para entender em profundidade o que está em jogo, vejamos a essência das duas opções:

A proposta de Gustavo Petro

Petro, com profundas origens marxistas que ele nunca escondeu, foi um dos fundadores do M-19 em sua juventude. Fazia parte do comando dessa organização terrorista quando esta perpetrou a sangrenta ocupação do Palácio da Justiça em 1985, mas não chegou a participar desse crime horrendo porque o prenderam alguns dias antes por ter sido um dos os arquitetos do roubo de uma grande quantidade de armas de uma guarnição militar. Ele foi anistiado e perdoado em um dos numerosos processos de paz do passado e tornou-se proeminente político da extrema esquerda.
Se eleito, prometeu convocar uma Assembleia Constituinte para transformar a seu bel-prazer todas as instituições do país, e assim impor a toda a Colômbia o desacreditado Acordo com as FARC. Suas propostas econômicas estão voltadas para a supressão da mineração em grande escala, que acabaria com a produção de petróleo, gás, carvão e níquel, que são a espinha dorsal da economia colombiana. Promete uma reforma agrária socialista e confiscatória, ameaçando expropriar as terras dedicadas às plantações de cana-de-açúcar e palmeiras africanas, e em geral as de todas as empresas agrícolas, para distribuí-las entre a população camponesa. Ele proclamou que fará uma revolução bolivariana na Colômbia, no estilo de seus amigos venezuelanos, Chávez e Maduro, e que conduzirá nosso país pelos caminhos do socialismo de Estado.
Tais absurdos não resistem a nenhuma análise econômica séria e cabem somente na cabeça de comunistas, cujo principal objetivo econômico é estender e impor a miséria tanto quanto lhes for possível. Nada mais sabem fazer. Para isso, o primeiro passo é desmantelar a estrutura produtiva do País, como fizeram em Cuba, Nicarágua, Venezuela e Coreia do Norte. Quando a maioria da população estiver sido reduzida à miséria, os governantes se tornam ditadores e quase ninguém é capaz de confrontá-los, uma vez que permanecem indefinidamente no poder. Tanto os que podem fugir aterrorizados quanto os que permanecem se tornam uma massa amorfa sem voz nem voto, sofrendo as consequências infames e subumanas do socialismo, mil vezes fracassado onde quer que se tenha implantado.
Além disso, no plano moral, promete generalizar o aborto e promover a agenda das minorias homossexuais, o que contribui para o colapso da família. Em síntese, os princípios marxistas definem seu programa como candidato presidencial.

A proposta de Ivan Duque

Colombia eleccionesO contendor dessa proposta aterrorizante é o candidato Duque, que foi o indiscutível vencedor da primeira rodada eleitoral. Sua candidatura nasceu da articulação de todos os opositores ao plebiscito que rejeitou o “Acordo de Paz” com as FARC, realizado em outubro de 2016.Essa enorme coalizão, que liga o centro e a direita, estava depurando desde então a escolha de seu candidato. Primeiro através de pesquisas internas e posteriormente por meio de consulta popular, até que Duque foi escolhido.
Sua proposta fundamental tem dois aspectos: apoiar a propriedade privada e a economia de livre empresa como única alternativa para promover o desenvolvimento saudável do País, mas também regulamentar o alcance dos Acordos com as FARC que, se forem aplicados ao pé da letra, arruinarão a Colômbia.
Esta profunda rejeição da opinião colombiana ao Acordo com as FARC foi a responsável por catapultar Duque para o lugar onde ele se encontra. Sua principal base eleitoral está em todos aqueles que votaram pelo NÃO no último plebiscito, agora muitos mais numerosos do que então por verem a contínua zombaria do grupo guerrilheiro aos pactos de Havana.
*       *       *
No entanto, poucos dias antes das eleições um fenômeno inimaginável começou a se produzir em ambos os candidatos. Como camaleões, eles se lançaram à conquista dos eleitores indecisos e dos que votaram em outros candidatos que não foram para o segundo turno.
Petro inverteu seu discurso de extrema esquerda. Decidiu de um momento para outro que não convocará nenhuma assembleia constituinte, não expropriará os grandes complexos agrícolas, não desmantelará a indústria de petróleo e a mineração, não quer mais uma revolução socialista na Colômbia e não foi amigo de Chávez nem de Maduro. Podemos acreditar em sua nova e inesperada retórica, se há 30 anos ele tem proclamado exatamente o oposto? É como um lobo feroz que esconde suas presas, oculta suas garras, disfarça sua cauda e se enrola em uma pele de cordeiro para mostrar-se inofensivo ao público no momento culminante das decisões.
Mas, por outro lado, causa perplexidade que também o candidato Duque mudou seu discurso procurando o favor do mesmo eleitorado indeciso. Agora não se mostra contrário aos acordos com as FARC, diz que os respeitará, e não mais se apresenta como porta-voz da vitória no plebiscito, mas propõe uma convergência inaceitável com os defensores do Acordo. Erro tremendo, que lhe pode custar muito caro! Pois, mesmo que ganhe as eleições, o que é o mais provável, começará a perder muito cedo o apoio que o levará à presidência.

Colômbia não será a Venezuela

Colombia eleccionesA Colômbia está muito consciente da situação trágica da Venezuela, onde um demagogo marxista com o apoio desenfreado da multinacional comunista do Fórum de São Paulo tomou há 20 anos o poder, desencadeando uma das maiores catástrofes humanitárias do nosso tempo. Em consequência, a imposição do socialismo do século XXI levou uma das nações mais ricas da América Latina à miséria mais abjeta, produzindo um êxodo em massa de venezuelanos em condições miseráveis, do que somos testemunhas em todas e cada uma das ruas de nossa Pátria.
Será que nós, colombianos, vamos escolher o caminho da Venezuela nas próximas eleições? Peçamos a Deus e à Santíssima Virgem que o senso comum prevaleça e que isso não seja possível. E que os promotores daquilo que seria um grande desastre para a nossa Pátria sejam derrotados de maneira contundente e inequívoca, de tal modo que nem agora nem o futuro haja espaço para suas propostas malignas, antinaturais e díspares que só levam à destruição do País.

____________

(*) Diretor da Sociedad Colombiana Tradición y Acción

No dos país de arquitectos

P
 
 
Ipsilon
 
 
  Vasco Câmara  
Com o Leão de Ouro atribuído a Souto de Moura, Portugal regressou vencedor da 16ª Bienal de Arquitectura de Veneza. Somos um país em que a arquitectura é uma actividade de excelência, apesar da troika, apesar da crise...
O Leão de Ouro foi atribuído a Vol de Jour, instalação composta por duas fotografias aéreas do projecto de reconversão em empreendimento turístico da antiga herdade de São Lourenço do Barrocal.
 
Mas houve mais portugueses na Bienal, houve Álvaro SizaInês LoboManuel Francisco Aires Mateus, João Gomes da Silva João Nunes. Foi o que viram os nossos críticos e jornalistas, Ana Vaz MilheiroJorge FigueiraIsabel Salema Pedro Baía - a cada um a sua Bienal antes de, eventualmente, ela poder ser nossa (pode-o, até final de Novembro). Mas viram também que falta ainda um apoio mais claro do Estado português na divulgação da arquitectura nos fóruns internacionais, e que sem isso é difícil que os arquitectos portugueses entrem em territórios mais arriscados. "Recados" dados no nosso dossier.
A música esta semana é dominada por Kanye West. Francisco Noronha desafia-nos: o novo álbum, Ye, não é para amar nem para odiar: é para escutar (se isso ainda for possível), a música está mais negra (mais bela?) do que nunca. Para que não haja equívocos, eis o que ele escreve: "É importante, porém, lembrar àqueles que só agora apanharam o comboio – e para quem, muito provavelmente, o seu nome é apenas sinónimo de idiotia – que, para lá do alarido patético que tem marcado a sua vida recente, West é um dos mais virtuosos e fecundos músicos que o século XXI viu despontar, errático e melancólico, sensível e megalomaníaco, um melómano que revolucionou os cânones do hip-hop, do R&B e de toda a música pop..."
Mas há também Isaura. E Gonçalo Frota defende que depois da vitória no Festival da Canção com O jardim, se calhar só com o álbum de estreia que agora chegaHumane que nos apresenta uma autora pop com um fraquinho pelos anos 80, é que começamos a conhecer Isaura - importa não a perder.
Deixo-vos a ler: O Quarto de Marte, de Rachel Kushner, a autora de Telex de Cuba Os Lança-Chamas, que lhe valeram a admiração da crítica e que a cotaram como uma das representantes mais criativas da literatura norte-americana. Aos 50 anos, entrou em prisões como voluntária, falou com reclusas, guardas, advogados. Queria que a sua vida os incluísse, quis tornar íntima uma vida tão distante da sua como é a de uma condenada a prisão perpétua. Como se vive com o “para sempre” numa prisão de mulheres da Califórnia?
“Sempre me perturbou o facto de as pessoas ficarem numa prisão para toda a vida. É uma coisa muito americana, e uma ideia bizarra de punição; resulta de uma decisão estruturalmente arbitrária. Nunca se sabe quanto tempo uma pessoa irá viver. Podem ser quatro ou 40 anos, mas é como se com a vida pudessem reparar os danos que causaram. É muito estranho” - eis um pedaço da conversa entre Rachel e Isabel Lucas.


Jesus impedido de falar no Sporting… fala nos bloqueios

Resultado de imagem para Jesus impedido de falar no Sporting… fala nos bloqueios
O antigo treinador dos leões é orador no debate promovido pelo International Club of Portugal.
Jorge Jesus revelou, esta sexta-feira, ter assinado "uma cláusula de confidencialidade" com o Sporting o que o impede de falar sobre os problemas que viveu em Alvalade ou sobre a relação com Bruno de Carvalho. De recordar que Jorge Jesus já foi oficializado pelo Al-Hilal da Arábia Saudita.
"Neste momento, tenho uma cláusula de confidencialidade na minha rescisão de contrato; se fugir a essa cláusula posso ser penalizado. Não me quero alongar nem posso falar diretamente sobre o tema presidente do Sporting ou sobre aquilo que aconteceu no Sporting, nomeadamente nos últimos três meses", explicou o antigo treinador do Sporting, um dos oradores no debate subordinado ao tema `A Liderança na Multiculturalidade´, promovido pelo International Club of Portugal.
O treinador de 62 anos puxou dos galões e afirmou, durante o debate, que foi ele que introduziu alguns aspetos táticos no futebol e deu o exemplo dos bloqueios: "Fui eu que comecei com os bloqueios, fui eu que fui buscar estes momentos ao basquetebol. Agora já é mais difícil por causa do VAR", sublinhou.

Hora de Fecho: Morreu Anthony Bourdain, o chef rock'n roll

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Anthony Bourdain morreu aos 61 anos depois de se ter suicidado num quarto de hotel em França. Começou nas cozinhas, mas foi na escrita e na televisão que ganhou nome. Fez quatro programas em Portugal.
Na biografia que escreveu -"Cozinha Confidencial" -, o chef dedica um capítulo à parte mais negra da sua vida. Viciado em drogas, teve de trabalhar nos piores locais, com as piores pessoas.
José Avillez lembra os almoços com Anthony Bourdain em Lisboa. Henrique Sá Pessoa recorda um homem que era "se não gostam, I don't care". As memórias dos portugueses que se cruzaram com o chef.
O chef que morreu esta sexta-feira aos 61 anos gravou três programas em Portugal. Açores, Lisboa e Porto foram os locais por onde Anthony Bourdain passou.
Não é estranho haver chuva e nuvens na primavera, o atípico é "a persistência da nebulosidade e da precipitação", diz meteorologista do IPMA. Mas as temperaturas altas podem estar a chegar.
Sandra Martins, advogada do ex-líder da Juve Leo Fernando Mendes, disse aos jornalistas para "seguirem o dinheiro", revelando ainda que "não percebe" porque é que este é um "julgamento público".
Jorge Jesus esteve num evento promovido pelo International Club of Portugal, falou de vários assuntos, mas recusou o tema Sporting devido a uma cláusula de confidencialidade que o próprio assumiu
Um acidente na Avenida Marginal, em Lisboa, provocou três feridos ligeiros, entre eles duas crianças de 10 e seis anos. Um dos carros despistou-se e caiu ao mar.
A Santa Casa de Lisboa assumiu a recuperação de cinco casas, a SIC Esperança 21, a Cáritas de Coimbra 34, as seguradoras 34, a Cruz Vermelha cinco e a Mota Engil também cinco.
A reunião anual do G7 será marcada pela atual tensão entre os EUA e os países aos quais impôs tarifas comerciais. "A Rússia devia estar nesta reunião", afirmou Donald Trump.
Um erro informático alterou a predefinição de visibilidade dos posts no Facebook de 14 milhões de utilizadores para "público" em vez de "só para amigos". A empresa está a avisar as pessoas afetadas. 
Opinião

Rui Ramos
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.

José Manuel Fernandes
Se aceitarmos a nova linguagem e as novas categorias em que pretendem encaixar o debate público e desqualificar quem pensa diferente estaremos a caminho de uma sociedade mais pobre e claustrofóbica.

Diana Soller
Em Espanha, o ressentimento entre unitaristas e separatistas veio para ficar. Sem resolver este problema é legitimo duvidar que alguma legislatura, obrigatoriamente fragmentada, chegue muito longe.

Paulo Tunhas
Não há dinheiro? Então a “página da austeridade” não foi “virada”? Não foi a dita austeridade o fruto de um sinistro plano de Passos Coelho para arruinar o país em benefício da riqueza de uns poucos?

Daniel Traça
O desafio para as escolas de economia 
e gestão é fazer a ponte entre a criatividade, rigor e disciplina com tecnologia, flexibilidade para desaprender, sentido de propósito e resiliência. 
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Municipio de Oliveira de Frades | Atividades para o Fim de Semana 08 a 10 de Junho


Municipio de Oliveira de Frades
Largo Dr. Joaquim de Almeida 3680 - 111 Oliveira de Frades
Tel: 232 760 300 | Fax: 232 761 727 | Número Verde: 800 960 123
cmofrades@mail.telepac.pt | www.cm-ofrades.com


Comunicado | falecimento do Senhor MANUEL SIMÕES MADAIL.



É com enorme pesar e sentimento profundo de tristeza que comunicamos o falecimento do Senhor MANUEL SIMÕES MADAIL.
O Sr. Manuel Madail foi indubitavelmente a figura mais marcante da Freguesia de Aradas, liderando os seus destinos durante 25 anos, transformando-a numa Aradas moderna, dinâmica e apelativa, foi o empresário de referência da Freguesia, o grande empregador, um Homem de causas e de Amor.
Um Aradense de alma e coração, a quem a Freguesia muito deve.
Esta enorme perda para as gentes e terras de Aradas será assinalada e respeitada, com o decretar de três dias de luto da Freguesia, em sua memória.
Aradas está de luto!

O Litoral Centro apresenta à família os seus mais sentidos pêsames. 
Joaquim Carlos
Director