sexta-feira, 27 de abril de 2018

Última Hora | Os números do Euromilhões


Foto: Jorge Amaral/Global Imagens
Em jogo para o primeiro prémio do Euromilhões desta sexta-feira está um prémio de 17 milhões de euros.

A combinação vencedora do concurso 34/2018 é composta pelos números: 12, 24, 40, 41, 46 e as estrelas 5 e 12.

Fonte: JN

À Lupa | A maldade habita na antiga Sede da Junta de Freguesia da Glória


O titulo deste apontamento podia ser diferente, senão mesmo com adjectivos agressivos.
Naquelas instalações funciona há já algum tempo uma escola de línguas, porque os Bombeiros Velhos de Aveiro alugaram as ditas instalações, certamente para fazer face às dificuldades financeiras...
Quem por ali passa, sabe que existe uma vedação em forma de grades de madeira, e a ADASCA vinha há uns anos afixando umas faixas considerando a localização estratégica para efeitos de divulgação das sessões de colheitas de sangue, iguais à imagem acima, aliás, foi ali que nasceu há 11 anos.
Nunca a dita associação foi alertada para a necessidade de requerer autorização, a quem que fosse para ali afixar a respectivas faixas.
No dia ontem, ao final da tarde, a ADASCA foi contactada via telefone, transmitindo um ultimado nesta linguagem: " Vêem tirar a merda das faixas ou nós coloca-mo-las no caixote do lixo". 
Não foi necessário mais para conhecermos o grau de educação de quem ensina línguas. Como é possível baixar tão baixo, quem quer ser tão importante e apregoa qualidade de serviço?
Não estamos perante uma acção de concorrência desleal, bem pelo contrário, considerando o interesse público da dádiva de sangue, que não faz destrinça de cor, credo, militância politica ou outra qualquer.
No nosso entendimento, devia ser a direcção dos Bombeiros Velhos a contactar a referida associação, tendo em conta que as instalações são propriedade sua.
A provocação tem limites. Que a administração da escola (?) de línguas escolha línguas de melhor qualidade, estas devem estar fora de prazo ou impróprias para consumo. Suavemente...

J. Carlos



Hora de Fecho: O meu filho deve ir para a escola aos 5, 6 ou 7?

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Há crianças muito imaturas, com problemas de linguagem ou que simplesmente não estão prontas para começar o ensino formal. O que devem os pais fazer? O primeiro conselho é conhecer bem o seu filho.
A cimeira arrancou com um longo aperto de mão entre os dois líderes, que no final anunciaram a chegada de "uma nova era de paz". "Não vamos voltar atrás no tempo", garantiu Moon Jae-in.
Trocas de sorrisos, apertos de mão e até piadas. É assim que, à frente das câmaras, decorre a cimeira entre Kim Jong-un e Moon Jae-in. Veja as fotografias mais marcantes deste encontro histórico.
BE, PS e partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) propuseram esta sexta-feira o agendamento do debate, no parlamento, dos seus projetos de lei sobre a morte medicamente assistida para 30 de maio.
Sporting perdeu pela segunda vez consecutiva a UEFA Futsal Cup para o Inter mas aposta tudo para conquistar a principal competição europeia na próxima época com Ricardinho e Ortiz.
Antigas alunas do colégio onde Cristina Cifuentes foi diretora, acusaram-na de ser cleptomaníaca. Roubava peças dos quartos. Na altura saiu sem explicação. Agora foi apanhada por vídeo.
Os protestos multiplicam-se contra a sentença que condenou cinco homens por abuso -- e não violação -- de uma mulher de 18 anos em Espanha. A atriz Jessica Chastain juntou-se à indignação.
Tudo porque "o hip hop é liberdade" e é "muito bonito por ter uma variedade enorme de estéticas". Dois documentários sobre hip hop nacional motivam uma grande entrevista a Sam the Kid e Mundo Segundo.
O Palácio de Kensington anunciou o nome do terceiro filho do príncipe William e de Kate Middleton: Louis Arthur Charles. O novo príncipe de Cambridge nasceu na passada segunda-feira.
O Algarve não tem nenhuma praia fluvial distinguida com Bandeira, mas lidera o número de galardões nas praias costeiras, com 89. Centro lidera com praias fluviais com bandeira azul.
Três especialistas desmontam a reportagem da TVI que sugere que o incêndio de 15 de outubro em Leiria teve origem criminosa. Análise de José Miguel Cardoso Pereira, Paulo Fernandes e António Carvalho. 
Opinião

Rui Ramos
O corrente pânico com o preço das casas expressa esta verdade, que a nossa oligarquia se esforça por esconder: o país passa por uma prosperidade que não é para todos. 

João Cândido da Silva
Em política, a coerência tem um valor relativo, sujeito às mudanças de conjuntura. Se o PSD parece a versão diesel do PS, Pedro Passos Coelho e os seus apoiantes não podem sacudir a água do capote.

Helena Garrido
Todos, em especial os socialistas, devem estar gratos a Costa e Centeno pelo controlo das contas públicas. Em 2017 foi por um triz que não nos vimos embrulhados no procedimento por défices excessivos

Filomena Martins
Um ex-ministro que recebia de um banco. Um primeiro-ministro e o maior banqueiro acusados de corrupção. Deputados envolvidos em esquemas. E até o futebol investigado. Quem é que quer investir por cá?

Paulo Tunhas
A nossa tradição, a nossa casinha, é pequenina e esperanças sanguíneas não são recomendáveis: temos de andar sempre um bocado curvados. Se fosse preciso prova disso, os discursos de ontem mostraram-no

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Homem que matou mulher e filho na Suíça tinha material militar em Albergaria-a-velha

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Albergaria-a-Velha e do Núcleo de Investigação Criminal de Águeda, ontem, dia 26 de abril, apreendeu várias armas e material de guerra, em Albergaria-a-Velha.
Após uma denúncia, a GNR realizou uma busca domiciliária na residência do autor do duplo homicídio, que ocorreu no passado dia 25 de abril na Suíça, onde foram apreendidas:
·Dez armas de fogo de diversos calibres;
·16 sabres-baioneta;
·Um sabre;
·Uma arma artesanal;
·1 282 munições de diversos calibres;
·Diverso material militar.



Futsal: Ricardinho vai reforçar a equipa do Sporting CP

Resultado de imagem para Futsal: Ricardinho vai reforçar a equipa do Sporting CP

Ricardinho, o melhor jogador do mundo, vai assinar contrato com o Sporting. O atleta, que está atualmente nos espanhóis do Inter Movistar, vai receber cinco milhões de euros por quatro anos de contrato com os Leões. O clube de Alvalade acionou a cláusula de rescisão de Ricardinho, que era de um milhão e meio de euros.

O melhor jogador do mundo de futsal publicou ainda esta sexta-feira uma fotografia nas redes sociais, com uma mensagem enigmática. Ricardinho escreveu que "seria um dia duro, longo e difícil, com muitas decisões por tomar, quem sabe a mais difícil, mas a mais desafiante".

O internacional e capitão português vai assinar pelo Sporting, clube que defrontou e venceu no passado domingo, na final da UEFA Futsal Cup, que o Inter Movistar conquistou, com uma vitória por 5-2, frente ao clube de Alvalade.

Ricardinho tem 32 anos e venceu também este ano o Europeu de Futsal, com a camisola da seleção portuguesa. O jogador já foi distinguido por cinco vezes com o título de melhor jogador do mundo nesta modalidade.

Antena 1

Futebolista Andrès Iniesta anuncia adeus ao FC Barcelona após 22 anos

O futebolista espanhol Andrès Iniesta anunciou hoje que vai deixar o FC Barcelona no final da temporada, após 22 anos no clube.
Em conferência de imprensa, Iniesta, que faz 34 anos em maio, anunciou que vai deixar o clube catalão ao qual chegou com 12 anos e no qual se estreou pela equipa principal há 16.
"Quero tornar pública a decisão de que esta é a minha última temporada aqui. É uma decisão muito meditada, muito pensada, a nível interno, comigo mesmo, com a minha família", disse Iniesta, visivelmente emocionado.
Na conferência de imprensa estiveram presentes o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, o plantel principal dos 'blaugrana' e a família do jogador.
Lusa

Em Maio: Mães, músicas e mais… muito mais!

E foi assim no dia 21 de Abril que a Escola de Música da Filarmónica Ressurreição de Mira abriu portas às Mães dos seus alunos onde, juntos, puderam usufruir de atividades, durante 1 curta hora, recheadas de carinho, amor e alegria!
No total foram 4 sessões que ao longo do dia acompanharam os ensaios para aquele Concerto muito especial: o Concerto Dia da Mãeque terá lugar na Casa do Povo de Mira, no dia 1 de Maio, pelas 16 horas.
Foram cerca de 120 pessoas (alunos e respetivas Mães) que participaram nestas atividades onde estas não entraram com a mesma satisfação e alegria que saíram. O moderador, André FerreiraCoordenador da Escola de Música da Filarmónica Ressurreição de Mira, conseguiu nas sessões arrancar risos, abraços, olhares que diziam palavras (e até lágrimas…) dos alunos e das suas mães que por vezes, nos seus dia-a-dia ficam esquecidos ou metidos em segundo plano.
Foi extremamente importante a realização destas atividades entre mães e filhos tanto para unificar e fortalecer a relação entre eles como também para a união da família da Filarmónica que, após as atividades ficou mais forte e unida .
Assim, estas sessões não ficaram só por aqui, já que serviram para começar a ensaiar o tão esperado Concerto Dia da Mãe que mexe sempre com os sentimentos dos seus participantes.
Por isto, no Dia do Trabalhador (sendo que a mãe é a que mais trabalha do mundo), 1 de Maio, todos os caminhos vão dar à Casa do Povo, onde pelas 16 horas dar-se-á início a mais um Concerto Dia da Mãe.
Abaixo ficam algumas imagens das atividades… nelas, o leitor e a leitora poderão sentir a cumplicidade que só o amor maternal consegue espelhar com tanta pujança...
Este slideshow necessita de JavaScript.
ATENÇÃO:
O JORNAL MIRA ONLINE, parceiro para a área cultural da Filarmónica Ressurreição de Mira, transmitirá em direto, todas as imagens, todos os sons e todas as emoções desta que será uma grande tarde. Não perca! Dia 1 de Maio, pelas 16:00 horas...
Texto e Fotos: Jornal Mira Online e André Ferreira, a quem agradecemos a disponibilidade.


Câmara de Portimão com resultados positivos de 20 milhões de euros

A Assembleia Municipal de Portimão deverá aprovar, em sessão agendada para esta noite, o relatório de prestação de contas de 2017 apresentado pela Câmara.
A presidente da autarquia, Isilda Gomes, aproveitou a sessão solene comemorativa do 25 de Abril para anunciar publicamente que a autarquia registou, no ano passado, “os melhores resultados de sempre”, tendo os resultados líquidos ultrapassado a fasquia dos 20 milhões de euros positivos.
Isso fez com que a Câmara tivesse prescindido de receber a última tranche do Fundo de Apoio Municipal, um empréstimo feito pelo poder central para que pudesse pagar aos fornecedores as facturas que já estavam vencidas e converter a dívida de curto prazo em dívida de longo prazo.
O valor total acordado foi de 137 milhões de euros, entregues em várias tranches, mas como a Câmara prescindiu da última, acabou por utilizar ‘só’ 118 milhões de euros.
A melhoria da situação financeira leva a que a edilidade aumente o apoio ao movimento associativo, que, este ano, passa de 430 mil para 630 mil euros e que continue o processo de melhoria dos espaços públicos.
Fonte:oalgarve

Portalegre | Associação de Dadores de Sangue cativa jovens na ESSL






No âmbito da “Semana da Escola”, na Secundária de São Lourenço, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – marcou presença. Numa ação bastante participada, explicámos aos alunos das turmas de Técnico Auxiliar de Saúde, 10.º e 12.º ano, a necessidade de aderirem à causa da dádiva de sangue, assim como ao voluntariado para a doação de células estaminais de medula óssea. Também o plasma, que está na ordem do dia, foi apresentado aos alunos como uma nova realidade em curso no país.
A palestra foi promovida e monitorizada pelas professoras Filomena Chapelli, Fátima Laima e Graça Sousa. Contou ainda com a colaboração de alunos do Curso Técnico de Áudio Visual, a cargo do professor Cláudio Trindade. Os estudantes receberam informação e colocaram questões. A ADBSP faz votos para que surjam novos dadores, a fim de se dar continuidade a este desígnio de salvar vidas.
A ADBSP encontra-se disponível para colaborar neste tipo de diálogo / formação, sendo que, como é hábito, vai contactar outros estabelecimentos de ensino da região.

PC

Presidente da Junta da Praia de Mira abandona reunião de Assembleia Municipal em sinal de protesto

"A tentativa de silenciamento é notória e antidemocrática. Já chega de ser mandado calar durante 4 anos e meio. Basta!"
Na passada quarta-feira, dia 26 de Abril, a reunião de Assembleia Municipal tinha iniciado há pouco tempo, estando no período “antes da ordem do dia”, quando fui surpreendido com a proibição de falar.
Tinha realizado uma intervenção elencando um conjunto de observações e questões ao Presidente da Câmara entre as quais, a seguinte: “Na última reunião de Assembleia perguntei ao Sr. Presidente da Câmara qual o motivo do cancelamento do curso para nadadores salvadores e o Sr. Presidente respondeu-me que não havia inscrições suficientes. Depois disso vejo que a Câmara Municipal de Mira passado poucos dias volta a abrir outro curso com uma nova empresa. Qual o motivo disto? Até o Sr. Adjunto, do Sr. Presidente foi à rádio falar sobre o tema.”
ata de 20 de Fevereiro, página 25, diz o seguinte: “Interveio o Sr. Presidente da Câmara que começou por responder que o curso de nadadores salvadores tinha estado aberto mas que não tinha havido número suficiente de inscrições.” (resposta Dr. Raul na última reunião!)
Na presente reunião, após a minha intervenção o Presidente de Câmara não respondeu ao assunto, tendo delegado a resposta ao seu Adjunto. Este respondeu que afinal havia mais motivos para o cancelamento do referido curso, entrando claramente em contradição com o seu Presidente.
Após esta resposta pedi a palavra para obter explicações complementares sobre o assunto, tendo sido proibido pelo Presidente da Assembleia Municipal numa atitude claramente antidemocrática e que em nada contribui para a transparência tão apregoada. Afinal qual era o problema de haver mais esclarecimentos?
Como fui proibido na Assembleia de fazer uma intervenção à qual tenho direito, utilizo esta via para partilhar alguma da informação que tenho em minha posse que em nada coincide com os esclarecimentos do executivo.
Passo a transcrever um email enviado pelo Adjunto, do Presidente no dia 20 de Fevereiro, às 12h28m para a empresa responsável pelo 1º curso: “Exmos Senhores, No seguimento das conversas tidas durante a semana passada com várias pessoas da ANS Delfins (principalmente com o responsável pela formação), encarrega-me o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mira, de informar que o Curso de Nadador Salvador, a iniciar no dia 16 de Março, na Piscina Municipal de Mira, fica sem efeito.(…)”
Resumindo: a 20 de Fevereiro às 12h28m cancelam o curso por vontade própria e às 19h no mesmo dia dizem que o curso foi cancelado porque “não tinha havido número de inscrições.” Passado uns dias abrem novo curso com outra empresa. Não acham isto no mínimo estranho? Depois mandam calar-me quando questiono este assunto. Sinceramente, acho isto descabido. Quais serão os motivos para esta forma de atuar?
Após este acontecimento fico com mais dúvidas. Afinal quem são as pessoas destas empresas e quem são os formadores? Que ligação têm à contratação dos nossos nadadores salvadores? E quanto foi pago nos últimos anos por estes serviços? Não havendo nenhum “jogo de interesses”, qual o incómodo em falar neste tema?
E será que um Presidente de Junta eleito pelo povo já não tem direito de questionar estes assuntos?
Algo aqui não bate certo…
Ainda ontem comemoram, supostamente, o 25 de Abril e a Liberdade! Hoje, 26 de Abril um eleito pelo Povo já não pode falar…registo o “bom exemplo”!

Francisco Soares Reigota

Candidaturas abertas para programa de apoio ao arrendamento jovem

A primeira fase de candidaturas de 2018 ao Programa de Arrendamento por Jovens – Porta 65 Jovem encontra-se a decorrer, terminando a 21 de Maio.
Podem candidatar-se todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, inclusive (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 37 anos).
Uma das câmaras algarvias que se disponibiliza para ajudar os jovens a candidatarem-se a este apoio é a de Silves. Para o efeito, devem os interessados proceder à marcação prévia do apoio ao suprimento da sua candidatura junto do Sector de Juventude da autarquia, localizado na Rua Dr. João de Deus, n.º 21 r/c (ao lado da Junta de Freguesia de Silves), ou através do telefone 282 440 831 (ext.: 2650) ou do email juventude@cm-silves.pt.
Os candidatos deverão fazer-se acompanhar dos seguintes documentos (imprescindíveis):
  • Senha online das Finanças (uma por cada elemento candidato), solicitada previamente em www.e-financas.gov.pt;
  • IRS do ano transato (2017);
  • Declaração de Prestações Compensatórias ou de outros subsídios não tributáveis (Subsídio de maternidade, Subsídio de Paternidade, RSI ou Subsídio de Desemprego), referente ano de 2017 (de 1 de janeiro a 31 de dezembro), a solicitar previamente na Segurança Social da área de residência (caso se aplique).
  • Contrato de arrendamento, onde deverá constar a fração e artigo da habitação, ou em alternativa Contrato-Promessa de arrendamento;
  • Recibo de renda do próprio mês ou referente ao mês anterior;
  • Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar (incluindo menores), nomeadamente Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, Número de Identificação Fiscal e Número de Segurança Social;
  • IRS dos ascendentes (opcional), caso os rendimentos auferidos pelos ascendentes não ultrapasse o valor de três ordenados mínimos nacionais os candidatos recebem maior pontuação na candidatura (20 pontos) e a possibilidade acrescida de receber o apoio supracitado (caso se aplique).
Os candidatos devem, ainda, disponibilizar conta de email e NIB de uma conta bancária, a utilizar para efeitos de pagamento.
Há ainda uma nota importante: todos os elementos que compõem o agregado familiar devem possuir a morada fiscal da habitação arrendada.

Vagos há 30 anos com a Bandeira Azul

Resultado de imagem para Vagos há 30 anos com a Bandeira Azul
As praias da Vagueira e Areão conseguiram arrecadar, mais um ano, o Galardão da Bandeira Azul, sinónimo de qualidade ambiental, criado em 1987 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que atribuiu, este ano, a 30.ª Bandeira Azul à Praia da Vagueira e a 11.ª Bandeira Azul à Praia do Areão.
A Bandeira Azul é o galardão atribuído, anualmente, às marinas/ portos de recreio e praias que satisfaçam um conjunto de critérios no âmbito da educação e informação ambiental, gestão ambiental, segurança e qualidade da água balnear.
Este ano, foram galardoadas 332 praias: 73 são da Região do Norte, 39 da Região do Centro, 48 da Região do Tejo, 32 da Região do Alentejo, 89 da Região do Algarve, 37 nos Açores e 14 na Madeira.
Como projetos do Programa Bandeira Azul para 2018, a ABAE tem, entre outros, a campanha Praia Mais Limpa com… e o Concurso de Fotografia Os Suspeitos Mais Insólitos.
A campanha “Praia Mais Limpa com…”, destina-se a empresas ou associações que coloquem entre as suas prioridades o ambiente, a sustentabilidade e que reconheçam a importância de proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de participar em experiências de educação e desenvolvimento social e pessoal.
O regulamento do Concurso de Fotografia estará, brevemente, disponível no site da ABAE: https://bandeiraazul.abae.pt.
A Praia da Vagueira situa-se na região Centro Litoral, a sul da Praia da Costa Nova e a norte da Praia do Areão. Nesta zona, a orla costeira é constituída por um cordão dunar que delimita a zona húmida da ria de Aveiro. A norte da praia ainda se verifica a pesca artesanal, “Arte Xávega”, sendo este um ponto de atração turística.
A Praia do Areão fica situada no SW do concelho de Vagos. A zona envolvente encontra-se ainda num estado natural. O sistema dunar ainda se encontra com a estrutura e vegetação natural desse ecossistema. Os principais acessos são feitos a norte e sul, pela Estrada Municipal 592 e a poente, pela Ponte do Areão. A zona de banhos é de, aproximadamente, 500 metros, sendo o limite sul o esporão aí existente.
Todas as épocas balneares, a Câmara Municipal coloca contentores de resíduos sólidos urbanos, junto ao caminho, assim como recipientes, junto ao areal, para a deposição seletiva de resíduos (papel, embalagens e vidro). A praia do Areão assume-se como uma praia mais reservada e menos concorrida, sendo ótima para em aprecia a calma de uma praia mais natural. O seu areal extenso é ideal para as brincadeiras dos mais novos, bem como a prática de desportos, com o à vontade que essas práticas exigem.
Ambas as praias dispõem de rampas de acessos, passadiços, estacionamento reservado e instalações sanitárias de apoio a pessoas com mobilidade reduzida.


O império contra-ataca na guerra semiótica: Globo faz a Cinderela de esquerda no BBB18

Dentro da atual guerra semiótica, a Globo foi rápida após acusar o golpe da invasão tática do “tríplex do Lula” no Guarujá pelo MTST e Frente Povo Sem Medo. Três dias depois, a emissora simplesmente promoveu uma militante petista (Gleici Damasceno, a jovem acreana “feminista e militante”, como descreveu o programa) a nova milionária do BBB18. E de quebra, como vice, um refugiado sírio.  Resposta semiótica direta e incisiva: entrou no “controle de danos” após a prisão de Lula (compulsivamente a Globo tenta aparentar agora imparcialidade). Ao mesmo tempo em que utilizou a arma ideológica tão antiga quanto a própria televisão brasileira: narrativas da “Rainha por um Dia” e “Boa Noite Cinderela” do velho Silvio Santos desde décadas atrás – reciclar miseráveis (e agora também militantes de esquerda) em exemplos de imparcialidade e evidências do outro lado da moeda da meritocracia: a sorte e oportunidade. E a esquerda tenta pegar carona em Gleici: “Quando é no voto, a gente sempre ganha”, “Gleici campeã, deu PT” etc. Parece que a vitória da ocupação do triplex não ensinou nada...

Se na segunda-feira da semana passada a esquerda ganhou pontos na guerra semiótica com a ocupação do triplex do Guarujá (uma ação rápida que pegou de surpresa a grande mídia que sentiu o golpe através da guinada gramatical feita às pressas fez em sua narrativa –   clique aqui), já na quinta à noite a poderosa Globo deu a resposta: a vitória da acreana “feminista e militante política” Gleici Damasceno no BBB 18.
 
E de quebra, o vice para um refugiado da guerra síria, morador da cidade de Curitiba (irônico e sincrônico!)...
 
Dentro do quadro atual no qual a Globo tenta lavar as mãos da lama psíquica que teve que remexer até o impeachment de 2016 (deu visibilidade aos discursos de ódio e intolerância para criar a atmosfera de crise política para desfechar o golpe), a vitória de Gleici, foi até previsível por dois simples motivos:
 
(a) Controle de danos: após a conquista do grande troféu cobiçado desde a crise do mensalão (a prisão de Lula), agora a mídia corporativa às pressas procura reverter sua explícita parcialidade com a narrativa da isenção e de que “a lei é para todos” – Aécio foi largado na estrada (capa da Veja em um tenebroso fundo negro). Principalmente a Globo (entre 2013-16 mandou às favas até os interesses comerciais no bombardeio semiótico contra a opinião pública) deu uma guinada na pauta do jornalismo e entretenimento: como um rolo compressor, o “politicamente correto” de repente invadiu o conteúdo dos programas – igualdade racial e de gênero, cidadania, tolerância, etc.
 
Depois de açodada pela emissora a sair da toca para ir às ruas, a direita sentiu-se traída e passou a acusar a emissora de “petista”...  

CONTINUE LENDO A MATÉRIA AQUI:  


Danos causados pelos incêndios estão a ser reparados





Está em curso a empreitada de reparação dos danos causados pelo incêndio de 15 de outubro na Estrada Vieira de Leiria / Praia da Vieira, que representa um investimento de cerca de 100 mil euros.

Esta intervenção levada a cabo pela Câmara Municipal da Marinha Grande, pretende repor as condições de segurança de pessoas e bens naquela via, uma vez que parte desta infra-estrutura requalificada no início do ano 2017 sofreu danos consideráveis devido ao incêndio.

Estão contempladas as seguintes operações:

- Reparação da sinalização vertical danificada,
- Reparação dos balizadores flexíveis danificados localizados na ciclovia,
- Reposição do mobiliário urbano ardido,
- Reposição das árvores na zona de descanso,
- Reposição da vedação e da paliçada em madeira tratada,
- Trabalhos diversos inerentes a este tipo de obra.

Pretende-se ainda proceder à reparação das paliçadas e vedações danificadas, de modo a impedir a queda constante das areias no passeio e ciclovia, impedindo a passagem dos peões e ciclistas.

Os trabalhos foram adjudicados à empresa Construções António Leal, Lda, pelo valor de 93.712,00€, a que acresce IVA à taxa legal.

"Sons de Cá 2018" | Concertos no Parque do Choupal

O Parque do Choupal, em Torres Vedras, recebe o evento “Sons de Cá” nos dias 6, 20 e 27 de maio, com os concertos marcados para as 11h00, no primeiro dia, e para as 16h00, nos restantes.

A edição deste ano conta com as atuações da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense e da Sociedade Filarmónica Ermegeirense.

A atividade "Sons de Cá" partiu da iniciativa das Bandas Filarmónicas, tendo sido acolhida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que garante a sua organização desde 2004.

PROGRAMA

6 de maio
Maestro: Rui Silva
Alinhamento
March, Romance and Final - Luís Carlos Serra
Star Trek - Michael Giacchino/ arr. Jay Bocook
Hispania - Oscar Navarro
Lusitanidades - Carlos Marques
Proud Mary - John Fogerty / arr. Rob Van Reijmersdal

20 de maio
Maestro: José Silva
Alinhamento
Alpina Fanfare - Franco Cesarini
BackDraft – Hans Zimmer
The Phantom Of The Opera “Medley” - Andrew Lloyd Webber - La Storia – Jacob De Haan
Liverpool Sound Collection - Arr. Toshihiko Sahashi
Selecção Quinta do Bill - Arr. Luis Cardoso
El Bimbo - Naohiro Iwai
Deep Purple Medley - Arr. Toshihiko Sahashi

27 de maio

Na edição de 2018, fazemos o convite para que venha desfrutar o Parque do Choupal, deixando-se invadir por uma musicalidade única.

Parque do Choupal


Câmara Municipal de Torres Vedras

Tlf: +351 261 320 751