quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Torneio Pedro Frazão – Mini-12 Masculino II.ª Fase – Grupo B

 
Dia 17 de fevereiro 2024 – 11H00
Pavilhão Marialvas - Cantanhede - ASSSCCantanhedense – 56 X Olivais FC - B - 32
Constituição da equipa da ASSSCC:

02 – Mateo Santos
02 – Lucas Silva
03 – Brian Marino
06 – Luan Eduardo Silva
07 – Martim Oliveira
11 – Tiago Laranjeira
12 – Manuel Bento
13 – Duarte Silva
18 – Martim Pinto
24 – Rúben Reis
30 – Benjamim Costa
45– Gabriel Mósca

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Miguel Gomes
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS

 
2.ª Fase Grupo Manutenção Sul
ASSSCC/FLATLANTIC - 58 X CARNIDE CLUBE - 50
Dia 17 de fevereiro de 2024 – 18h00 - Pavilhão Marialvas
Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:

01 – Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
14 – Sarah Bennett
15 – Ana Ferreira
16 – Inês Varandas
28 – Inês Anastácio

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

Proença-a-Nova | Reunião Pública de Câmara de fevereiro realizou-se na Escola Pedro da Fonseca

 

Dando continuidade ao propósito do Executivo Municipal de reforçar a relação de proximidade com a população e incentivar a participação cívica, a primeira reunião pública de câmara descentralizada do ano de 2024 realizou-se esta segunda-feira, 19 de fevereiro, na Escola Pedro da Fonseca.
Esta reunião teve um carácter diferente: os representantes de cada ano escolar foram convidados a participar na reunião com objetivo de incentivar os jovens à participação democrática, num ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril.
João Lobo, Presidente da Câmara Municipal, começou por sublinhar o papel dos municípios e das juntas de freguesias, explicando que “são as entidades de administração do Estado mais próximas que existem da população, e em algumas localidades são a única entidade que o Estado tem no território”. Reforçou ainda que o 25 de abril trouxe as eleições livres e a possibilidade de cada cidadão poder escolher os seus representantes mais próximos”. Este “espírito de cidadania” e a importância da democracia “e de sermos eleitos” foi igualmente destacado por Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Manso: “Foi uma das coisas que o 25 de abril tornou possível foi a questão de podermos ser eleitos livremente, de participar ativamente nas instituições. Individualmente somos importantes, mas coletivamente temos mais força “.
A vereadora Catarina Dias destacou, desde logo, que era um momento particularmente especial regressar à sua escola, onde fez o seu percurso escolar. Realçou ainda que era particularmente importante regressar neste para se falar de liberdade e de democracia. Seguiu a sua intervenção, referindo, a importância de se perceber como era a realidade de Portugal antes do 25 de abril de 1974, desafiando os jovens a perguntarem aos seus familiares como viviam naquela altura. Continuou referindo que a Revolução foi um marco importante porque trouxe a democracia, “a liberdade de nos expressarmos livremente, sem restrições e hoje vivemos hoje muito melhor do que antes de 1974, com liberdade, com direitos, como ex: acesso à saúde ou à escola pública como o caso desta”. Terminou este ponto apelando aos alunos que, apesar dos conteúdos “fáceis” nas redes sociais, devem procurar exercer a sua cidadania procurando sempre informar-se. Por fim, referiu "que a partir desta escola, com estes professores, podem chegar a qualquer lado do mundo".
O vereador Carlos Gonçalves reiterou a importância de ser eleito e que os jovens devem ter um papel ativo nas instituições, e que, tal como ele, “amanhã podem ser um de vocês a estar deste lado. A partir desta escola podem chegar a qualquer lado do mundo e esperamos contribuir para que isso acontecer”.
Com esta iniciativa, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa reunião de Câmara e perceber como as decisões são tomadas. No ponto de intervenção do público, os representantes de cada ano escolar tiveram também a oportunidade de apresentar as propostas comemorativas dos 50 anos do 25 de abril que irão desenvolver durante o ano letivo. O Executivo Municipal explicou ainda um pouco do funcionamento da Câmara Municipal e ficou o convite para participarem em sessões públicas futuras.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Estudo internacional evidencia que a melhoria da qualidade ecológica dos rios pode não se refletir na recuperação da biodiversidade

Um estudo internacional com a participação de Maria João Feio, investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), publicado na Nature Ecology & Evolution, concluiu que o progresso observado na qualidade ecológica de alguns rios europeus, entre 1990 e 2010, não se reflete consistentemente na melhoria da biodiversidade, medida pela riqueza das espécies.

«A riqueza de espécies é uma métrica que, em geral, traduz impactos antropogénicos dos rios. No entanto, à escala europeia, observamos respostas mistas, como situações em que o aumento da riqueza não se traduz necessariamente numa melhor qualidade ecológica», explica Maria João Feio, coautora do estudo, revelando que «tal pode acontecer quando há, por exemplo, um aumento de espécies tolerantes e também de espécies não nativas, que levam a um aumento da riqueza, mas refletem degradação antropogénica».
Por esta razão, a também docente do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, considera «
necessário investir numa monitorização regular e padronizada das comunidades aquáticas dos rios (bioindicadores), por peritos, que contemple uma boa identificação das espécies de invertebrados, a análise detalhada de um grande conjunto de métricas e aspetos da composição das comunidades, abundâncias de cada espécie, assim como as suas funções no ecossistema, para que mais tarde, seja possível examinar de forma efetiva como evoluíram as comunidades em função dos efeitos das alterações antropogénicas, climáticas ou medidas de recuperação».

Nesta investigação, após a organização de uma base de dados comum à escala europeia, foram analisadas 1365 comunidades de invertebrados aquáticos de mais de duas dezenas de países europeus.

«Estudámos a evolução das alterações antropogénicas ao longo do tempo, usando diferentes métricas, que são normalmente utilizadas para avaliar a biodiversidade e a qualidade ecológica dos rios, nomeadamente a abundância, riqueza de taxa (ou espécies), equitabilidade ou composição das comunidades e índices de qualidade biológica (Rácios de Qualidade Ecológica), estes últimos padronizados na Comunidade Europeia e usados pelas agências oficiais do ambiente e água na monitorização dos rios», conclui a investigadora do MARE.

Artigo científico está disponível aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia


Igreja de Fervença acolhe concerto dos Cardo-Roxo no sábado


A Igreja do Salvador de Fervença, em Celorico de Basto, acolhe um concerto do Ensemble Cardo-Roxo, no próximo sábado, 24 de fevereiro, às 21h30. A entrada é livre.
Trata-se do quinto espetáculo do ciclo “Ad Orientem” na Rota do Românico, após os efetuados no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, na Igreja de Vila Boa de Quires, no Marco de Canaveses, no Mosteiro de Ancede, em Baião, e no Mosteiro de Cárquere, em Resende.
“Ad Orientem” é um projeto artístico e de investigação promovido pela associação cultural Projecto Cardo em 12 monumentos icónicos do Norte de Portugal, com o apoio, entre outras entidades, da Rota do Românico, do Património Cultural, I.P., da Antena 2 e da Direção-Geral das Artes.
Em cada um dos espaços será feita uma análise científica e empírica do seu comportamento acústico e das condições arquitetónicas e práticas com vista à realização de concertos e gravações profissionais.
Para cada monumento foi selecionada para gravação uma canção tradicional local com um novo arranjo, e escolhida uma data para a realização de um concerto para a sua comunidade, no qual se ouvirá a sua peça.
No final de 2024, será editado um disco com as 12 canções escolhidas pelo projeto “Ad Orientem”, e lançado um sítio na internet, para que os músicos e produtores possam ter acesso a toda a informação recolhida e possam escolher o local que melhor serve o seu propósito musical.

O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português, e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.

Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde e percussão), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade original e de surpreendente harmonia.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação