segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Obras levam a corte de trânsito em via de comunicação

A Câmara de Faro informa que estão a decorrer os trabalhos de requalificação do Caminho Municipal 1308, em Santa Bárbara de Nexe, o que obriga ao corte do trânsito naquele itinerário também designado por “Estrada da Relva”.
A intervenção resulta do contrato assinado com a empresa Eduardo Pinto Viegas Construções, Lda., pelo valor de, praticamente, 197 mil euros, para execução da empreitada de “repavimentação parcial do CM 1308”, no troço Santa Bárbara de Nexe / Agostos.
A obra, que deverá estar pronta no primeiro trimestre de 2020, tem como principal objetivo a requalificação e repavimentação da via, a execução de valetas em betão para a drenagem das águas, bem como a execução de sinalização vertical e horizontal e respetivas passadeiras, entre outros trabalhos.

Unidades de alojamento algarvias tiveram quase 20 milhões de dormidas

As unidades de alojamento algarvias registaram, em outubro, um total de 1,9 milhões de dormidas, menos 0,6% do que no mês homólogo do ano passado, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
No conjunto dos primeiros dez meses do ano, estes estabelecimentos contabilizaram 19,6 milhões de dormidas, um aumento de 2,2% em comparação com o mesmo período de 2018. Isto significa que a região algarvia teve 31% do total nacional, que até outubro foi de 62,2 milhões de dormidas (+3,7%).
A nível nacional, ao longo dos primeiros 10 meses do ano, as dormidas de hóspedes britânicos aumentaram 1,1% e as dos espanhóis tiveram um crescimento de 6,6%. Há, ainda, a destacar os fortes crescimentos dos mercados norte-americano, que teve um aumento de 19,7%, chinês (16,4%) e brasileiro (14%).
Em sentido contrário evoluíram os mercados alemão (- 6,9%) e francês.

Projeto de regulamento de mercado em consulta pública

A Freguesia de Alvor abriu um prazo de consulta pública do Projeto de Regulamento do Mercado Local de Produtores.
Durante 30 dias úteis, contados a partir da data de publicação do respetivo aviso no Diário da República (13 de dezembro) podem os interessados apresentar as suas sugestões e contributos sobre o referido documento.
Este projeto pode ser ser consultado nos Serviços Administrativos da Junta de Freguesia, durante o horário de funcionamento, sito em Urbanização Rossio de São Pedro, 8500-081 Alvor, e no site da Junta de Freguesia – www.jf-alvor.pt.
Os contributos devem ser dirigidos, por escrito, ao Presidente da Junta de Freguesia para: Junta de Freguesia de Alvor, em Urbanização Rossio de São Pedro, 8500-081 Alvor.

Farmácias participam em campanha solidária

A partir de hoje, 16 de dezembro, quem se dirigir a algumas farmácias algarvias pode ser convidado a participar na  campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”.
A iniciativa, que se estende até 25 de dezembro, é promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, e convida os portugueses a doar o troco das compras efetuadas na Farmácia ao Fundo Solidário abem:.
O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos. Nesta campanha participam 43 farmácias do distrito de Faro.
Em Portugal, uma em cada dez pessoas não tem acesso aos medicamentos por falta de dinheiro, sendo muitas as famílias de baixos rendimentos que não conseguem fazer face à despesa com a medicação prescrita. O Programa abem: apoia, atualmente, um total de 11.809 beneficiários em todo o país.
Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 5.910 embalagens de medicamentos no distrito de Faro no âmbito do Programa.

Évora | MÃO MORTA ATUAM NO TEATRO GARCIA DE RESENDE | 31 de janeiro de 2020

“No Fim Era o Frio”, o mais recente álbum editado pelos MÃO MORTA, em setembro último, vai ser tocado ao vivo num espetáculo no Teatro Garcia de Resende, no dia 31 de janeiro de 2020, às 21h30.
Segundo a banda bracarense, o disco apresenta-se como uma narrativa distópica onde conceitos como aquecimento global ou subida das águas do mar servem de ponto de partida e cenário para um questionar e decompor de diferentes paradigmas do quotidiano.
São paradigmas que nos rodeiam e com os quais nos relacionamos e que todos os dias replicamos – criando com eles uma familiaridade tal que nos impede, muitas vezes, de deles tomar verdadeira consciência –, desviados para um outro enquadramento onde a familiaridade ganha a estranheza que permite a sua perceção.
Mas esta é uma perceção demencial, num horizonte ficcional que nunca sabemos se é real ou delirante e onde as composições criadas com os padrões deslocalizados da sua primitiva função dão novas vidas e leituras ao frio cosmológico e à solidão humana, aqui ecos de uma mesma inadaptação existencial e vazio afetivo.
Ao vivo, numa primeira parte de apresentação do disco “No Fim Era o Frio”, os Mão Morta recriam a distopia, dando espaço para o palco funcionar como terreiro dessa demanda de calor humano, um terreiro devastado pelo fim da civilização e pelo níveo alvor de um novo recomeço, sem outro programa para além do mantra hipnótico tecido pela música. E, depois de um pequeno intervalo, há um outro concerto onde os Mão Morta revisitam o seu património musical, com os temas do passado a ganharem as asas do presente e a instalarem o caos urbano e a decadência civilizacional que sempre os inspiraram e inquietaram. Esta segunda parte conta com a colaboração da Oficina Arara, no cenário.
No fim, há a promessa da disponibilidade para conversarem, assinarem discos, tirarem fotos e tudo o mais que um momento de celebração como este merece.

Ficha Artística
Letra de Adolfo Luxúria
Música de Miguel Pedro Guimarães e António Rafael Machado

Adolfo Luxúria Canibal – Voz
António Rafael Machado – Teclado e guitarra
Vasco Vaz – Guitarra
Rui Lacerda – Guitarra
Joana Longobardi – Baixo eléctrico
Miguel Pedro Guimarães – Bateria
Nuno Couto – Desenho e operação de som
Alberto Pinheiro – Desenho e operação de luz
Manuel Toga – Técnico de backline
Emanuel Rocha – Técnico de backline
Cláudia Pinto - Roadmanager

Oficina Arara – Cenário da segunda parte do concerto


Região Norte | Construção da sede social é o objectivo desta IPSS


ASSOCIAÇÃO SOCIAL CULTURAL E RECREATIVA DE NOJÕES PROMOVEU NO DOMINGO CONVÍVIO DE NATAL
Cumprindo o seu Plano de Actividades, a Associação Social Cultural e Recreativa de Nojões / ASCRN, que este ano completou dez anos de existência, realizou no passado Domingo, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, o seu habitual Almoço de Natal, um evento que juntou à mesa mais de 270 participantes, entre associados, amigos e convidados, numa festa bonita que, para além da confraternização, serviu para motivar para um apoio mais forte, tendo em conta a necessidade desta IPSS avançar o quanto antes para a obra da sua sede social, agora que já foi anunciada a aprovação do projecto de execução deste equipamento social, que será construído naquele lugar da freguesia de Real.
Recorde-se que, durante o ano, a Associação Social Cultural e Recreativa de Nojões tem desenvolvido um programa atractivo e bastante dinâmico, traduzido numa diversidade de acções e iniciativas que muito tem contribuído para o prestigio e popularidade desta instituição social localizada neste lugar da freguesia de Real, sempre com o intuito de angariar fundos para a concretização do grande desígnio que será a construção da Sede Social e o inicio do trabalho social junto da comunidade local, com especial enfoque para a valência do Lar Residencial, conforme destacou o presidente da direcção António Pereira, bastante agradado pela boa adesão conseguida em mais em esta jornada de saudável convivialidade, referindo que “ a tradição faz de nós aquilo que somos “, daí manter a aposta no próximo ano, para actividades relacionadas com as lindas tradições de outrora, ao nível da etnografia e cultura local.

Para além da presença dos principais directores da instituição, evidenciaram-se as presenças do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, do vereador Manuel Almeida Junot, para além do presidente da Junta de Freguesia de Real, Vitor Quintas, deixando o edil paivense na sua intervenção, uma saudação fraternal e uma mensagem de esperança para o novo ano, destacando a acção e a vontade desta associação que continua empenhada no propósito de dar um contributo importante para a dinâmica da acção social no território municipal, no sentido de trabalhar em conjugação de esforços e recursos, para colmatar dificuldades, para minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social e, ir ao encontro das pessoas mais necessitadas, considerando que, entender a responsabilidade social e apostar na valorização da condição humana, é um dever de todos, enquanto cidadãos.

Para além da presença na Feira do Vinho e dos Produtos de Real e da realização das jornadas gastronómicas dedicadas às papas de serrabulho, feijoada e ao cozido portuguesa, esta IPSS de Nojões fundada em Junho de 2009, promoveu este ano o Passeio de Amigos que teve este ano a região do Douro como destino, e o Encontro de Idosos e Convívio de Verão com Sardinhada, a Desfolhada à Moda Antiga e o Magusto Tradicional, iniciativas que foram um sucesso e motivaram sempre uma excelente adesão de participantes, ajudando a direcção a angariar fundos para o seu grande propósito da sede social e lar residencial.

Estas iniciativas da ASCR de Nojões têm merecido o apoio da CM de Castelo de Paiva e da Junta de Freguesia de Real e a colaboração de diversas entidades comerciais do concelho.
Carlos Oliveira

COVILHÃ RECEBE 2020 COM MÚSICA E MEGA FOGO DE ARTIFÍCIO NA PRAÇA DO MUNICÍPIO


A Câmara Municipal da Covilhã está a organizar um grande evento de Passagem de Ano no Centro Histórico da cidade da Covilhã. 

A festa vai contar com um concerto dos Trucks e uma tenda eletrónica onde irão atuar os Djs Ruben Sousa, Mary e Thighwalker. O ponto alto desta passagem de ano será um grandioso fogo-de-artifício que vai iluminar toda a região. 

A autarquia pretende com esta iniciativa repetir o sucesso de 2019 e atrair milhares de pessoas à Praça do Município para dar as boas vindas a 2020. 

Para o Presidente da Câmara da Covilhã, este evento representa “mais um contributo na forte aposta que a autarquia tem vindo a desenvolver com o objetivo de reforçar a notoriedade da marca Covilhã”. Vítor Pereira sublinha ainda” a importância de se criar um evento que junte os covilhanenses no centro da cidade para receber um novo ano que se espera de sucessos para todos”. 

Porto de Mós | Equipamentos de socorro chegam aos espaços municipais

O Município de Porto de Mós realizou, esta tarde, a inauguração da instalação simbólica de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Porto de Mós.

Este momento simbolizou a aquisição, por parte do Município, de quatro desfibrilhadores automáticos externos (DAE) para instalação nas Piscinas Municipais e nos Pavilhões Gimnodesportivos do concelho: Juncal, Mira de Aire e Porto de Mós.

Os funcionários municipais, clubes e demais utilizadores dos espaços onde os DAE’s serão disponibilizados, tiveram formação entre os dias 23 e 26 de outubro, de modo a reunirem as condições para utilizarem os equipamentos em caso de necessidade.

O Desfibrilhador Automático Externo (DAE) é um equipamento de socorro, utilizado em paragens cardiorrespiratórias, tendo como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular, presente em 90% das paragens cardíacas.

Os DAE’s atuam sozinhos/inteligentemente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário e podem, por isso, ser utilizados pelo público leigo e não especializado, sendo, no entanto, necessário que os seus utilizadores possuam formação em Suporte Básico de vida (SBV) em paragem cardíaca.

Os DAE’s estão, ainda, preparados para assistir pessoas de qualquer idade, dispondo de protocolos distintos para adultos ou crianças, que lhes permitem atuar, de forma automática, de modo adequado.

Patrícia Alves

Sporting goleia Santa Clara e sobe a terceiro na I Liga de futebol

Resultado de imagem para Sporting goleia Santa Clara e sobe a terceiro na I Liga de futebol
Informa+
O Sporting goleou hoje o Santa Clara por 4-0, com ‘bis’ do brasileiro Luiz Phellype, e subiu ao terceiro lugar da I Liga de futebol, após o jogo da 14.ª jornada disputado em Ponta Delgada.
No Estádio de São Miguel, Luiz Phellype marcou os dois primeiros golos dos ‘leões’, aos 40 e 47 minutos, com Bolasie (54) e Bruno Fernandes, de grande penalidade, aos 60, a fecharem o resultado.
Com a oitava vitória no campeonato, o Sporting supera o Famalicão e ascende à terceira posição, com 26 pontos, a 13 do líder Benfica e a seis do FC Porto, que ainda hoje defronta o Tondela, enquanto os açorianos, que não vencem há sete jornadas, são 15.º, com 14 pontos.
Lusa

Mau Tempo: Chuva provocou 32 inundações nos distritos de Beja, Évora e Portalegre

Resultado de imagem para Mau Tempo: Chuva provocou 32 inundações nos distritos de Beja, Évora e Portalegre
A chuva que caiu hoje durante a manhã nos distritos de Beja, Évora e Portalegre, no Alentejo, provocou 32 inundações em vias públicas, estradas e edifícios, disseram à agência Lusa fontes da Proteção Civil.
Segundo fontes dos comandos distritais de operações de socorro (CDOS), das 32 inundações, a maioria em vias públicas, 14 ocorreram no distrito de Évora, 12 no de Portalegre e seis no de Beja.
No distrito de Évora, 12 das 14 inundações ocorreram em vias públicas, nomeadamente nos concelhos de Évora (sete), Borba (duas), Estremoz (duas) e Vila Viçosa (uma), e as restantes duas em edifícios, sendo uma num lar de idosos e outra numa casa na cidade de Évora.
As 12 inundações no distrito de Portalegre ocorreram em vias públicas e estradas e nos concelhos de Avis, Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Niza e Portalegre.
Das seis inundações registadas no distrito de Beja, cinco ocorreram em vias públicas, nomeadamente nas cidades de Beja (três) e Serpa (uma) e na vila de Alvito (uma), e uma ocorreu no quintal de uma casa na aldeia de Salvada, concelho de Beja.
De acordo com as fontes dos CDOS, a chuva que caiu hoje durante a manhã também provocou quedas de três árvores, sendo duas no concelho de Moura, no distrito de Beja, e uma na cidade de Évora.
Também devido à chuva, caiu uma barreira lateral de terra na Estrada Municipal 1041, no concelho de Beja, sem causar qualquer acidente ou interrupção de trânsito.
Lusa

França. Mãe portuguesa com duas crianças sem-abrigo em Paris rejeitou apoio social

Resultado de imagem para França. Mãe portuguesa com duas crianças sem-abrigo em Paris rejeitou apoio social
JM MADEIRA
A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas disse hoje que a mãe com duas crianças que vive na rua, em Paris, foi contactada pelo consulado geral na capital francesa, que acompanha a situação, mas rejeitou o apoio social disponibilizado.
O Estado Português tem acompanhado a situação desta família portuguesa desde o início de Dezembro, através do consulado geral de Portugal em Paris, que "está em contacto com as autoridades francesas competentes", referiu a secretaria de Estado.
“Foi também possível estabelecer contacto com a cidadã nacional em causa, a quem foi disponibilizado apoio social, tendo esse apoio sido rejeitado", acrescentou a entidade governamental.
Em resposta por escrito a questões colocadas pela agência Lusa a secretaria de Estado assegura, porém, que "a situação desta família continuará a ser acompanhada com a máxima atenção, tendo em conta que estão envolvidos dois cidadãos menores".
De acordo com dados da secretaria de Estado, em 2018, foram reportados 31 casos de "carência social" ao consulado geral de Paris, adiantando que estes casos de necessidade social são encaminhados para as autoridades francesas competentes, mas "contam também com o apoio da parte de associações sociais da comunidade portuguesa em França".
O jornal francês Le Parisien publicou uma reportagem sobre a vida de uma mulher portuguesa, de 37 anos, que vive sem abrigo com os dois filhos menores, de 13 e 8 anos, na Île-de-France, Paris.
No seu ‘site’, o jornal mostra que as duas crianças frequentam a escola, em Athis-Mons, onde são os primeiros a chegar e os últimos a sair, quando o estabelecimento de ensino encerra as portas.
Segundo a reportagem, a família foi parar à rua por falta de vagas nas pensões sociais de apoio aos sem-abrigo, na habitação social e por falta de emprego estável da mãe das duas crianças.
E mostra ainda que, depois da escola, as crianças fazem os trabalhos de casa e estudam numa estação da RER, a rede de comboios regionais da Île-de-France, com o banco a servir de secretária.
Lusa

Funcionários hospitalares e agentes funerários acusados em esquema de gratificações na morgue de Aveiro

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra 20 arguidos num processo por crimes de entrega/recebimento indevido, corrupção e falsificação envolvendo funcionários hospitalares colocados no gabinete médico-legal e funerárias.

Segundo uma nota de imprensa divulgada pela Procuradoria Distrital do Porto estão acusadas 11 pessoas singulares e nove sociedades.

Dois assistentes operacionais hospitalares a desempenharem funções no Gabinete Médico-Legal e Forense do Baixo Vouga estão acusados de 15 e 18 crimes cada um de recebimento indevido de vantagem por, pelo menos desde o ano de 2009 até finais do ano de 2015.

Atendendo “à proximidade resultante do contacto funcional que mantinham com agentes funerários”, os arguidos terão aceitado “gratificações que variavam entre os 5,00 e os 100,00€, ofertas de refeições e outras vantagens, o que lhes estava expressamente vedado”.

A um dos funcionários, foi igualmente imputado um crime de corrupção passiva e um crime de falsificação de documento agravado “por ter recebido e preparado para as exéquias fúnebres” na morgue “o cadáver de uma pessoa que não falecera naquele hospital, fazendo constar do livro de registo factos que não correspondiam à verdade, mediante a promessa de vantagem patrimonial.”

Contrapartidas por “tratamento mais célere e resolução de questões funcionais”

Aos restantes arguidos, que são proprietários, sócios-gerentes ou funcionários de empresas funerárias, é imputada a prática crimes de entrega/promessa indevida de vantagem “por darem e prometerem dar aquelas gratificações e dádivas, pretendendo uma maior disponibilidade dos assistentes operacionais para um tratamento mais célere e resolução de questões funcionais, projectando uma imagem de maior eficiência junto da clientela.”

A uma das pessoas singulares e a uma das pessoas colectivas, o MP imputa ainda a prática do crime de corrupção activa “por ter solicitado ao funcionário a realização de um serviço, utilizando indevidamente as instalações e fora das circunstâncias em que o poderia fazer, a troco de uma vantagem patrimonial.”

Fonte: Notícias de Aveiro

ALMOÇO SOLIDÁRIO JUNTA MILHARES NA COVILHÃ


Como é já tradição, o Almoço Solidário de Natal do município da Covilhã juntou milhares de idosos numa confraternização que é sobretudo um gesto de fraternidade e espírito natalício. 

Meia centena de pessoas, entre funcionários da autarquia e elementos da Cruz Vermelha da Covilhã, ajudaram a conferir a este convívio a magia da quadra, promovendo o encontro e reencontro de covilhanenses de mais idade, oriundos de todas as freguesias do concelho. 

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, destacou o trabalho de apoio social que a autarquia tem vindo a realizar com várias instituições públicas e privadas da cidade, ressalvando que é um dever "procurar as respostas mais adequadas para satisfazer as necessidades básicas das pessoas, nomeadamente ao nível da habitação, do apoio social, da saúde, da educação e até mesmo da cultura”. Vítor Pereira salientou ainda “ a necessidade de intensificar o apoio às IPSS`S, apoiando a frente social” e manifestou a vontade de “trabalhar arduamente para que a fatura da água seja substancialmente reduzida, até ao fim do mandato”. O autarca salientou ainda outras prioridades do executivo camarário, como ”a requalificação da rede viária do concelho e um reforço do investimento em infraestruturas escolares, apesar do largo investimento já realizado nos últimos anos, que poderá culminar no próximo ano com o arranque das obras na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, a aguardar luz verde do Tribunal de Contas”. 

Vítor Pereira, realça que ”o concelho da Covilhã é um motor de desenvolvimento da região, nomeadamente no setor do Turismo, área em que estamos a consolidar o nosso posicionamento, através de investimentos em infraestruturas como Miradouros, rotas pedestres e de BTT”. 

O almoço Solidário de Natal contou também com a Presença do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, que aproveitou a ocasião para felicitar a Câmara da Covilhã por esta iniciativa que prova ”a importância da confraternização e da solidariedade em tempos de exaltação do individualismo”. 

O almoço culminou com um espetáculo musical pelo popular artista Vergílio Faleiro, que animou os participantes durante toda a tarde de sábado.

Programa “Esterilizar Solidário” - Câmara Municipal e Universidade de Évora promovem esterilização gratuita de animais domésticos


No passado fim-de-semana teve lugar no Hospital Veterinário da Universidade de Évora, no Polo da MITRA, mais uma jornada de esterilização de cães e gatos. Cerca de uma centena e meia de animais foram intervencionados gratuitamente, graças a uma parceria entre o Município de Évora, através do Serviço do Veterinário Municipal, a ARPA – Associação para a Redução Populacional de Cães e Gatos e o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora.

A iniciativa integra-se no Programa “Esterilizar Solidário”, através do qual as famílias comprovadamente carenciadas podem esterilizar os seus animais de companhia sem quaisquer encargos. As campanhas de esterilização incluem, quando necessário, vacinação e colocação de chips de identificação eletrónica.

O programa “Esterilizar Solidário”, cujo sucesso se tem vindo a consolidar de ano para ano, é mais um excelente exemplo de cooperação institucional entre a Câmara Municipal e a Universidade de Évora. Está integrado no Projeto “Cão Vida”, que tem por base o objetivo de promover a posse responsável e o combate à sobrepopulação de cães e gatos em benefício da saúde pública. Para além do programa de esterilização, o Projeto “Cão Vida”, sob a responsabilidade e supervisão do Serviço do Veterinário Municipal, organiza visitas com animais ao estabelecimento prisional, sessões de treino canino, campanhas contra dejetos caninos na via pública, entre outras iniciativas.

Incentivo à Natalidade do Município de Cantanhede assinalado em encontro das famílias beneficiárias


A partir de 1 de janeiro de 2015, o Município de Cantanhede atribuiu o subsídio de Incentivo à Natalidade a 653 crianças nascidas desde a primeira edição deste programa, cujo 5.º aniversário foi assinalado em 15 de dezembro com 3 momentos musicais dedicados às famílias com bebés e crianças que usufruíram desta política municipal. 

Promovido pela autarquia, o encontro decorreu no salão do Rancho Regional “Os Esticadinhos de Cantanhede” com ações especialmente concebidas para o efeito, incluindo duas sessões de concerto para bebés e um espetáculo infantil que fizeram as delícias da pequenada. Presentes no local estiveram a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e a vereadora com o pelouro da Solidariedade, Ação Social e Saúde, Célia Simões, tendo na ocasião sido assinalado o comprometimento do executivo camarário em dar continuidade à medida de política social de Incentivo à Natalidade, traduzido na atribuição de um subsídio até 500 euros às famílias com bebés nascidos no concelho. Trata-se de um apoio que se concretiza segundo um modelo de reembolso de despesas efetuadas na área do concelho de Cantanhede através da aquisição de bens e/ou serviços que contribuam para o bem-estar das crianças. 
O Incentivo à Natalidade pode ser requerido através de impresso próprio, o qual deve dar cumprimento aos requisitos constantes no Regulamento que se encontra disponível no site da Câmara Municipal de Cantanhede. 

A condição de beneficiário deste apoio da autarquia é reconhecida aos agregados familiares residentes no concelho e que cumpram determinados requisitos, designadamente que o requerente esteja recenseado no concelho e que o bebé resida efetivamente com o requisitante, entre outros. 

Além do Incentivo à Natalidade, o Município de Cantanhede tem em vigor outras políticas favoráveis às famílias, designadamente o IMI Familiar, medida que corresponde a um decréscimo de 20 euros para os agregados familiares com um dependente, 40 euros para os que têm dois dependentes e 70 euros para os que têm três ou mais dependentes a seu cargo. 

Recorde-se também que Cantanhede é o único Município do distrito de Coimbra que desde há 11 anos consecutivos é distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis com o prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”, galardão que reconhece a adoção de boas práticas municipais no âmbito da política da família e a implementação de medidas facilitadoras da conciliação da vida familiar, pessoal e profissional dos residentes no concelho.

Época de reencontros em “Caldas, Rainha do Natal” com muita animação e motivos para sair à rua


Os últimos dias antes do Natal tornam-se ainda mais mágicos nas ruas das Caldas da Rainha, com muita animação e milhares de pessoas nas ruas, para fazerem compras e conviverem com amigos e familiares. Esta é a época dos reencontros em “Caldas, Rainha do Natal” e o ambiente vai ser o mais acolhedor possível.

Este sábado, 21 de dezembro, a partir das 18h00, saem à rua cerca de 20 cavalos e várias charretes para um passeio equestre pelas iluminações de Natal.

Organizado pela Associação de criadores puro sangue lusitano do Oeste, e integrado na programação “Caldas, Rainha do Natal”, o passeio vai decorrer ao longo de duas horas, com passagem por vários pontos como a árvore de Natal gigante (na praça 25 de Abril), o Presente Gigante (praça 5 de Outubro), a estátua da Rainha D. Leonor (largo Conde Fontalva), Hospital Termal e estação de comboios. O percurso previsto poderá ter alterações mediante o trânsito automóvel e condições atmosféricas.

Durante o dia o grupo “Super Flash”, da ACDR Arneirense, vai voltar ao Natal caldense, desta vez com animação itinerante pelas ruas da cidade, a partir das 10h30. À tarde a animação itinerante vai estar a cargo da “Jingle Band”.

Durante a manhã, às 11h00 atua a Orquestra Ligeira Monte Olivett na rua Padre António Emílio

No sábado há também passeios de charrete, pela Associação de Criadores do Puro Sangue Lusitano do Oeste, entre as 10h00 e as 17h00, com partida na praça 25 de Abril.

A Casa do Pai Natal, na rua Miguel Bombarda, continua a ser um ponto de encontro para crianças e adultos. De 16 a 20 de dezembro está a funcionar 15 e as 19h00 e no sábado entre as 11h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 19h00.

Neste local, entre as 15h00 e as 17h00, volta a atuar o músico caldense Nelson Rodrigues.

À noite, na praça 5 de Outubro, a partir das 21h00, a banda “Os Lapsos” vão apresentar o espetáculo “A Noite Mais Longa”, com temas de Natal, incluindo um original do grupo, e não só.

No domingo, 22 de dezembro, a Casa do Pai Natal volta a abrir no mesmo horário e volta a haver, a partir das 11h00, animação musical itinerante com a “Jingle Band”. À tarde, a partir das 15h30, vai andar pelas ruas caldenses a “Cottas Club Jazz Band”.

Na segunda-feira, 23 de dezembro, a Casa do Pai Natal vai estar a funcionar das 14h00 às 18h00. Paulo Seixas vai atuar junto ao Presente Gigante, na praça 5 de Outubro, entre as 15h30 e as 17h00. Entre as 18h00 e as 20h00 a “Jingle Band” vai animar as ruas da cidade com a sua música.

Na véspera de Natal, entre as 10h30 e as 12h30, há animação itinerante com o grupo musical “Ruído À Portuguesa”.

A pista de gelo ecológica continua até 5 de janeiro com o seguinte horário: Segunda-feira a Quinta-feira das 17h00 às 21h00, Sexta-feira das 17h00 às 23h00, Sábados das 11h00 às 23h00, Domingos das 14h00 às 21h00.

O comboio de Natal fica até 24 de dezembro, todos os dias, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Fotografias “Caldas, Rainha do Natal”:

Estradas encerradas na serra da Estrela devido à queda de neve

Estradas encerradas na serra da Estrela devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela foram hoje encerradas devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.
De acordo com a mesma fonte, às 14:30, estavam encerrados os dois sentidos dos troços Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida, não havendo previsão para a sua reabertura.
Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê “chuva por vezes forte”, vento moderado a forte (até 50 quilómetros por hora) com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas”, bem como “condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial nas regiões Centro e Sul”, e “queda de neve acima dos 1.000 metros” durante a tarde.
NDC

ATLETAS DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE PARTICIPARAM NA 42º S. SILVESTRE


Realizou-se no passado dia 14 de dezembro de 2019, a 42ª SÃO SILVESTRE DE COIMBRA, organizada pela Escola de Atletismo de Coimbra / A. R. Casaense, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. 

Com partida e chegada na Rua Infanta Dª Maria, na cidade de Coimbra, os atletas participantes nesta prova, que contou com o apadrinhamento do atleta do Sporting Clube de Portugal, Licínio Pimentel, percorreram aproximadamente 10 km, nas principais artérias daquela cidade. 

Participaram e completaram a prova 4 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo Nuno Coelho, obtido o 117º na geral e 18º M 40, José António Costa - 367° geral, 55° M45. 

No sector feminino, Daniela Guerra classificou-se na 358º posição da geral conquistando o 11º lugar no escalão de Sénior F, tendo Daniela Geitoeira obtido o 971° na geral e o 97° no escalão de Sénior F. 

No mesmo dia, realizou-se igualmente a Mini S. Silvestre e uma Caminhada, com a distância aproximada de 5 km.

Maria Flor Pedroso deixa a Direção de Informação da RTP

Resultado de imagem para Maria Flor Pedroso deixa a Direção de Informação da RTP
O Jogo
Na base deste desfecho está um diferendo entre a equipa do programa de investigação Sexta às 9, sob a coordenação da jornalista Sandra Felgueiras e Maria Flor Pedroso, diretora de informação da televisão pública.
A diretora de Informação do serviço público de televisão colocou o lugar à disposição do Conselho de Administração da RTP, que aceitou a saída de Maria Flor Pedroso do cargo. A jornalista considera, nos motivos invocados, que “face aos danos reputacionais” causados à empresa, não teria “condições para um trabalho sério, respeitado e construtivo, como sempre tem feito”.
“Após auscultação dos motivos invocados pela Diretora e exclusivamente por esses motivos, o CA considera que não tem outra alternativa que não seja aceitar essa decisão”, lê-se num comunicado da Administração da RTP.
Depois de agradecer a Maria Flor Pedroso, assinalando-lhe “idoneidade” e “currículo irrepreensível”, a equipa liderada por Gonçalo Reis afirma acreditar que “a linha editorial que vinha a ser seguida pela direção, assente num jornalismo objetivo e rigoroso, livre e independente, isento e plural, é a matriz de uma serviço público de excelência, em absoluto contraste com a crescente tendência para um jornalismo populista e sensacionalista”. Estilo que repudia “veementemente” e considera “imperativo combater”.
“O CA nomeará em breve uma nova direção à qual continuará a exigir a implementação das melhores práticas, para que o jornalismo feito pela RTP seja o mais completo, o mais sério, o mais credível e o mais isento, ao total serviço do público”, remata o mesmo comunicado.

Dia de plenário de jornalistas

A notícia da exoneração da diretora de Informação da RTP é conhecida horas antes da realização de um plenário de jornalistas convocado pelo Conselho de Redação da RTP.
Na base deste desfecho está um diferendo entre a equipa do programa de investigação Sexta às 9, sob a coordenação da jornalista Sandra Felgueiras, e Maria Flor Pedroso, diretora de informação da televisão pública – amplamente noticiado pela imprensa.
A 11 de Dezembro, em reunião do Conselho de Redação, sobre a investigação do Sexta às 9 à exploração de lítio, Sanda Felgueiras acusou Maria Flor Pedroso de ter passado informação privilegiada a Regina Moreira, diretora do Instituto Superior de Comunicação Empresarial, visada num outro trabalho de investigação jornalística sobre alegado recebimento indevido de “dinheiro vivo”.
Maria Flor Pedroso “rejeitou liminarmente” tal acusação e, em posição escrita sobre a “verdade dos factos”, a diretora de Informação vincou: “Nada foi falado sobre o contrato de compra e venda do imóvel ou outros dados da investigação. A diretora de informação limitou-se a defender os interesses da RTP ao tentar contrariar a recusa de uma entrevista”.
Até ao final da tarde de domingo, mais de 130 jornalistas haviam subscrito um abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso. Entre os signatários, há figuras da profissão como Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves ou Francisco Sena Santos.
RTP

Caves da Montanha apresentam as melhores prendas para este Natal: as Christmas Specials


Resultado de imagem para Caves da Montanha apresentam as melhores prendas para este Natal: as Christmas Specials
A Caves da Montanha, a terminar um ano, com vários espumantes premiados a nível nacional e internacional lança, nesta época do Natal e em especial do Ano Novo, as Christmas Specials, uma série de edições especiais de alguns dos seus melhores produtos. 

O premiado Espumante Montanha Real Grande Reserva de 2010, que este ano venceu a Grande Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, chega ao mercado com uma embalagem especial. O Montanha Real faz parte da restrita lista dos oito melhores champanhes e cavas internacionais, depois de ter sido avaliado por um júri internacional de 340 especialistas. 

Espumante de cor palha dourado o Montanha Real Grande Reserva, tem uma bolha fina e elegante, realçando notas de fruta de polpa branca e ligeira flôr de laranjeira, os anos de estágio evidenciam uma elegante evolução, completado com sensações doces de biscoito. Na boca apresenta-se cremoso, boa mousse, firme e elegante. Bolha bem dissolvida no vinho, vincando a complexidade das castas chardonnay e a elegância da casta baga. 

Mas, das Caves da Montanha, em Anadia, não saem só espumantes. Por isso, uma das propostas para este Christmas Specials, é a Aguardente Vínica Montanha Velhíssima 20 Anos, apresentada numa fina Caixa de Madeira. Este é um dos produtos da Caves da Montanha mais apreciados pelos apreciadores de aguardentes. 

Um Gift Pack do Gin Friday, destilado nas Caves da Montanha, permite a oferta de um Gin cosmopolita com características diferentes de todos os outros Gins, ao apresentar-se nos copos com uma ligeira citricidade, floralidade e nuances a frutos tropicais. O equilíbrio entre a quantidade de zimbro com os outros botânicos, tornou o Gin Friday menos agressivo, mas mais gustativo. Este, Gift Pack, inclui uma garrafa e um copo personalizado do Gin Friday. 

Cada vez mais moderno e português, o Licor Nacional, é outra das propostas, apresentando-se neste Natal de 2019, com a sua renovada imagem num packaging mais clean que exalta a sua portugalidade. Na garrafa, não faltam o galo de Barcelos, a Cruz de Portugal, a guitarra portuguesa e a filigrana – tudo elementos da cultura portuguesa. Mas, lá dentro, o conteúdo, esse é o mesmo. O Licor Nacional é feito à base de chá de ervas tipicamente portuguesas e apresenta um aroma floral e um sabor doce, macio e cítrico. 

Em www.cavesdamontanha.pt há muitos mais propostas para esta época do ano.

Situada na Bairrada, uma das zonas mais tradicionais de vinhos em Portugal, a Caves da Montanha é uma companhia de bebidas Portuguesa fundada em 1943 e que, ao longo destes mais de 75 anos, sempre se pautou pela mesma visão: a qualidade dos seus produtos e o enfoque nos seus clientes, sendo disso prova os inúmeros prémios ganhos ao longo dos anos. 

As Caves da Montanha dedicam-se à produção, distribuição e divulgação de produtos de alta qualidade: Espumantes, Vinhos de diversas regiões demarcadas, Bebidas Espirituosas, Destilados, Licores, Xaropes e Aguardentes.

Sexta-feira, 20 de Dezembro, auditório dos Pimpões

FESTA DE NATAL DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DAS CALDAS DA RAINHA
80285356_3638462842830848_4038290013052469248_o.jpg
O auditório da  SIR Pimpões recebe, esta sexta-feira, 20 de Dezembro, pelas 15H00, a festa de Natal da Universidade Sénior Rainha D. Leonor (USRDL) das Caldas da Rainha.

A tarde será animada com apresentações de alunos e professores de diversas disciplinas, entre elas: danças, clube de leitura e escrita criativa; yoga; inglês; francês; grupo coral; grupo de cantares, entre outras surpresas.

A não perder, também nas instalações da USRDL, a exposição de trabalhos e decorações de Natal elaboradas pela alunas e professora da disciplina de artes florais e decorativas, de bordados das Caldas; bordados, bainhas abertas; cerâmica; tricot, croché; e corte e costura.

A festa terminará com um lanche convívio nas instalações da USRDL, com animação ao vivo.

Leiria | Incentiv’Arte leva esculturas de material reciclado à cidade

Resultado de imagem para Incentiv’Arte leva esculturas de material reciclado à cidade

A 9.ª edição do Incentiv’Arte trouxe para as ruas da cidade esculturas feitas a partir de material reciclado por alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário de todas as escolas do concelho. 

No âmbito do Projeto Educativo Municipal e integrada na programação do Leiria Cidade Natal, a iniciativa conta com a exposição de 16 peças criadas por 605 alunos de 16 estabelecimentos de ensino, tendo ainda a parceria da Valorlis. 

Para além das ruas da cidade, as esculturas estão ainda presentes na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel e Museu de Leiria. 

O evento tem o seu auge com a entrega de prémios de participação, que decorre hoje, às 18:00, no Recreio dos Duendes, instalado no Largo do Papa, em Leiria, num momento que inclui a atuação da Escola de Dança Staccato. 

A entrada é livre.

Investigação Biomédica em debate na Universidade de Coimbra


Promover um fórum de discussão da ciência biomédica e aproximar os investigadores da Universidade de Coimbra (UC) que trabalhem nesta área é o objetivo de um encontro que o consórcio do Centro de Inovação em Biotecnologia e Biomedicina (CIBB) vai realizar, nos dias 19 e 20 de dezembro, no auditório da unidade central do Polo III da UC.

Este consórcio de investigação integra o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e investigadores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

A sessão de abertura, na manhã do dia 19, é presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, que irá dar as boas-vindas a todos os participantes. Esta sessão tem também intervenções do Coordenador do CIBB, Luís Pereira de Almeida, do Presidente do CNC, João Ramalho-Santos, e do Diretor do iCBR, Francisco Ambrósio.

O programa do encontro conta com palestras por parte dos investigadores das principais áreas de investigação do consórcio: Neurociências e Doença, Metabolismo, Envelhecimento e Doença e Terapias Inovadoras, destacando-se as sessões promovidas por investigadores externos como Rui Peixoto, da Universidade de Pittsburgh, Joana Neves, do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, e Fátima Baltazar, do Instituto de Investigação das Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho.

Durante os dois dias, os mais de 350 participantes vão ter contacto com trabalhos de investigação básica, clínica e translacional. Vai ainda realizar-se uma sessão especial sobre ensaios clínicos, com a participação de investigadores do CIBB e médicos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), unindo assim clínicos e investigadores.

A ciência e o teatro voltam a juntar-se na apresentação da peça de teatro “Holy CIBB”, construída por investigadores em conjunto com a companhia de teatro Marionet. O evento inclui ainda duas sessões promovidas por grupos representantes dos investigadores do CIBB: uma é apresentada pelos representantes dos alunos de doutoramento e a outra pelos representantes dos investigadores doutorados do CIBB.

A sessão de encerramento, no final da manhã do dia 20, terá a presença da Vice-Reitora para a Investigação e 3º Ciclo e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar (III), Cláudia Cavadas.
O programa está disponível em: CIBB Meeting 2019.

Cristina Pinto