segunda-feira, 3 de abril de 2023

ESPAÇO C3D MAKERSPACE COVILHÃ MARCA PRESENÇA NA 1ª BIENAL DE CULTURA E EDUCAÇÃO


No seguimento das duas propostas apresentadas, durante o ano passado, pelo Espaço C3D – Makerspace Covilhã nas sessões de planeamento da Bienal de Educação e Cultura, o Município da Covilhã vê agora publicados os dois projetos apresentados.
Em toda a região, estes são os únicos projetos publicados (#103 e #104) promovidos por um Município.

No âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA), esta primeira “Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro”, que decorre até ao dia 30 de junho de 2023, é dirigida à infância e juventude, visando refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa.

A iniciativa, de alcance nacional, cruza diversas áreas artísticas e agrega milhares de jovens e centenas de escolas e de parceiros, de norte a sul do País, contando com a adesão de 440 parceiros, 414 agrupamentos escolares e 332 projetos. Entre os projetos que integram o programa da Bienal encontram-se alguns de continuidade, que já estão a decorrer ou em fase de preparação, como é o exemplo dos dois projetos do Município da Covilhã: o próprio “Espaço C3D – Makerspace Covilhã” e a iniciativa “Mãos na obra em família – Vida e Obra de António Lopes”.

O PNA e esta Bienal têm como objetivo a promoção de uma cidadania cultural ativa, com uma dupla premissa: o reforço das instituições culturais como território educativo e das escolas como núcleos culturais. A Bienal começou a ser preparada há quatro anos, tendo realizado, em 2022, sete encontros preparativos, sempre com a visão de desenvolver “processos com as comunidades e os territórios” e promover a criação, produção, o acesso e a mediação das artes e do património, para e com jovens e crianças, sendo também dirigida aos professores, pais, mediadores e profissionais do setor cultural e educativo.

Projetos do Município da Covilhã:

CINCO NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO OPEN DE PORTUGAL

Numa organização da Federação Portuguesa de Natação, realizou-se nos dias 30 e 31 de março e 01 e 02 de abril o OPEN de PORTUGAL – Campeonato Nacional de Juvenis e Juniores, competição que teve como palco, aquela que é considerada pelos especialistas, a melhor piscina do País, o Complexo Olímpico de Piscinas da Penteada na cidade do Funchal, na Ilha da Madeira.
O evento contou com a participação de 719 atletas em representação de 102 clubes.
Numa competição de elevada qualidade onde 3 atletas (Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento ambos do Sport Lisboa e Benfica e Diogo Cancela ALousã Natação) obtiveram mínimos para os Jogos Olímpicos de paris 2024, e onde ainda vários atletas obtiveram mínimos de Campeonatos do Mundo e Campeonato de Europa de Sub23, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente com 5 jovens nadadores, nomeadamente Martim Silva, Anastácia Protolyuk e Leonor Cavaleiro do escalão de juvenis e ainda com Guilherme Cardoso e João Lucas ambos juniores.
Viveram-se 4 dias de grande competição com os atletas da ASSCC a conseguirem atingirem várias finais.
Guilherme Cardoso esteve na Final A dos 1500 Livres e na Final B dos 400 Livres, Anastácia Protolyuk esteve na Final C, destinada ao escalão de juvenis nos 100 e 200 Livres e o seu colega de escalão, Martim Silva efetuou final C nas mesmas provas e distâncias.



EQUIPA DE MINIS 10 DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU EM TORNEIO NA CIDADE DE COIMBRA


Promovido e organizado pela Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra, realizou-se no passado dia 01 de abril de 2023, com início pelas 09h00, mais um convívio de Minibasqute, do escalão de anos.

Estiveram presentes, para além do clube organizador, a Associação Académica de Coimbra, a Sociedade Columbófila, o Lousanense, o Olivais FC e o Sampaense.

Participaram neste convívio as atletas Clara Marques, Francisca Jerónimo, Maria Malta e os atletas Luan Silva, Lucas Silva, Martim Oliveira, Duarte Jerónimo, Vasco Neves, Guilherme Cortesão, Diogo Ribeiro e Mateo Santos, sendo acompanhados pelo Treinador João André Costa e pela Delegada: Ana Maria Rodrigues.

Os pequenos atletas tiveram oportunidade de aplicar as habilidades técnicas e táticas que já dominam, deixando pais, treinadores e amigos orgulhosos.

O encontro foi marcado pelo Fair-Play e pela alegria contagiante das crianças, que demonstraram todo o seu entusiasmo pela modalidade.

No final do encontro, todos os participantes reuniram-se no centro do campo para a fotografia coletiva e para o Grito do "Viva o Minibasquete"!

Ficou claro que o minibasquete é muito mais do que um simples jogo, é uma oportunidade para as crianças desenvolverem valores como o respeito, a cooperação e a amizade.

CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – MASCULINOS 4ª FASE – 3ª DIVISÃO SÉRIE J

 
COLUMBÓFILA – 52 X AMARENSE - 20
Dia 02 de abril de 2023 – 11:00H
Pavilhão do C.F. Marialvas-Cantanhede
Constituição da equipa da ASSSCC:

05 – Hélio Victorino
07 – Guilherme Monteiro
08 - André Du
12 – Miguel Dinis
13 – Martim Alves
22 – Tiago Bessa
23 – Diogo Ribeiro
25 – Alexandre Gaspar
28 - Tomás Miranda
31 – Mateus Neves
38 – Gabriel Farinha
87 – Bernardo Caldeira
Treinador principal: João André Costa
Treinadora-Adjunta: Mariana Melo
Delegada: Ana Maria Rodrigues





CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 18 – MASCULINOS 4ª FASE – 2ª DIVISÃO - SÉRIE G

 
SAMPAENSE – 94 X COLUMBÓFILA – 69
Dia 30 de março de 2023 – 21h00
Pavilhão Serafim Marques-S. Paio de Gramaços



Constituição da equipa da ASSSCC:
04 – David Rodrigues
08 – José Lopes
09 – Constantino Manko
10 – André Dinis
22 – João Neves
24 – Juliano Moreira
25 – Rafael Silva
Treinador principal: João André Costa



ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA COMPETIRAM NO CAMPEONATO NACIONAL DE TRAIL DA ATRP

 

Organizado pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense, realizou-se nos passados dias 01 e 02 de abril, em Viana do Castelo o Trail de Santa Luzia, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo lugar na manhã de sábado, a prova do Campeonato Nacional de Trail da ATRP.

Na prova de cerca de 32 km e 1400 D+, que atribuiu os títulos nacionais de trail, participaram 3 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo a atleta Ana Caçoete, alcançado a 57ª posição na classificação geral individual e o 8º lugar no escalão F40.

No sector masculino, participaram os atletas, José Santos, que alcançou o 81º lugar na classificação geral individual e o 16º lugar no escalão M40, tendo Nuno Ribeiro, alcançado o 180º na classificação masculina e o 37º lugar no escalão M40.

Com o apoio:

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luisa Cabeleireiro

Mariana Andrade Martins Nutricionista

Óptica Loisas Loisas - Zeiss

Fisiobaía - Terapias diferenciadas

Streetsport Animação Turística

MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Fisio André Viegas

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)



ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA COMPETIRAM NO PIÓDÃO TRAIL RUNNING

 

Numa organização da Associação Mundo da Corrida, contando com o apoio da Câmara Municipal de Arganil, realizou-se um evento de Trail Running, no passado dia 1 de Abril de 2023que decorreu nas freguesias dos Concelhos de Arganil e Oliveira do Hospital e integrando três provas nas distâncias de 53 km, 25 km, e 12 km, tendo as distâncias de 53km, pontuar para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Ultra e para o Circuito Nacional de Trail Ultra da ATRP, o Trail Longo de 25km para o Circuito Nacional de Trail e os 13km para o Circuito Nacional de Trail Sprint.

Participaram nesta competição, 8 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, competindo na distância de 53km, Otília Costa, que alcançou a 7ª posição na classificação geral individual e o 3º lugar no escalão F40.

Na distância de 25km participou Nuno Almeida, alcançado o 37º lugar na classificação geral individual e o 13º lugar no escalão M45

Na distância de 13km, participaram Gabriela Oliveira, que alcançou a 10ª posição na classificação geral individual e o 2º lugar no escalão F40, tendo Cláudia Ferreira, alcançado a 56ª posição feminina e a 11ª posição no escalão FSenior.

No sector masculinos e igualmente nesta distância, Nelson Heleno, alcançou 39º lugar na classificação geral individual e o 12º lugar no escalão MSenior, Pedro Cardoso, 40º masculino, 4º M45, Luís Couto, 95º masculino, 20º M40 e José Mendes, 122º masculino, 18º M35.

Na prova de 13km, a equipa da Sociedade Columbófila alcançou o 11° lugar na classificação colectiva, entre 28 equipas finalistas.

Destaque igualmente para os pódios alcançados pelas atletas Otília Costa e Gabriela Oliveira.


Com o apoio:

Fisioterapeuta Ana Taraio

Luisa Cabeleireiro

Mariana Andrade Martins Nutricionista

Óptica Loisas Loisas - Zeiss

Fisiobaía - Terapias diferenciadas

Streetsport Animação Turística

MARIALVA MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Fisio André Viegas

NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)







Segundo livro de António Castelo Branco sobre a Gândara. Casa cheia na Biblioteca Municipal de Cantanhede na apresentação editorial “Os Gravetos da Gândara”

 

Os lugares do auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede foram insuficientes para acomodar a assistência da sessão de apresentação editorial de “Gravetos da Gândara”, quarto livro de António Castelo Branco baseado no ambiente sociológico dessa zona litoral do concelho de Cantanhede que se estende também pelos de Mira e Vagos.

Na mesa de honra da sessão realizada no âmbito do II Encontro Cantanhede – História, Arte e Património, o autor esteve acompanhado da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, além de Fernando Oudinot Larcher, docente na Universidade de Lisboa, Helena Maria Faria Carvalheiro, presidente do Sindicato de Bancários do Centro, e José Ribeiro Ferreira, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a quem coube a apresentação do livro.

Entre a assistência encontravam-se João Moura, presidente da Assembleia Municipal, Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Cultura, os vereadores Adérito Machado, Célia Simões, Fernando Pais Alves, Carlos Sérgio Negrão e José Santos, José das Candeias Sales, vice-reitor da Universidade Aberta, e Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e da Pocariça, entre outros autarcas, além de conterrâneos, amigos e admiradores de António Castelo Branco.

Na sua intervenção, José Ribeiro Ferreira começou por assinalar o facto de a obra ser constituída por “apontamentos percucientes eivados de memória e de sentido (…), um trabalho de recolha direta, não com subtilezas e reservas, mas com pretendido realismo e abertura, porque também a Gândara é o mundo do autor, como ele próprio refere”.

Segundo o académico, os textos “versam sobre pessoas, hábitos e dizeres que raiam, por vezes, quase as crendices, são saberes e fazeres que se foram transmitindo em casas e locais ao longo de tempos e gerações. Às vezes bastam os títulos para nos aguçarem o apetite para a leitura da obra”, afirmou.

Partindo do reconhecimento de que “várias crónicas se poderiam realçar para mostrar o sabor e o saber de antanho que a elas se acopla”, José Ribeiro Ferreira considera que são textos “que tanto mais merecem ou devem ser lidos quanto nos reportam crenças, tradições, usos e dizeres de tempos idos que hoje estão esquecidos, ou meio delidos muitos deles, mas que então acompanhavam as pessoas, lhes davam vida e as fortaleciam dia a dia. Tenho a certeza de que, quem fizer a leitura de Gravetos da Gândara ficará com um espírito culturalmente mais temperado, mais sólido e mais quente”, concluiu.

Sobre Gravetos da Gândara, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, assinalou o regresso – depois de Lazarilhos da Gândara – de António Castelo Branco “ao singular contexto social das primeiras décadas da segunda metade do século XX no território gandarês, reconstituindo-o com uma autenticidade comovente”. A autarca reconheceu na obra “as diferentes dimensões do quotidiano desse tempo, do trabalho às relações laborais, dos deveres conjugais à sexualidade, dos usos e costumes às devoções de uma religiosidade intensa, não apenas nos rituais que lhe eram próprios como também em muitas outras facetas da vida”.

No texto de abertura do livro, Helena Teodósio destaca a “eloquência cativante” do autor, “sobretudo pela expressão vívida que dá às insuficiências e motivações da natureza humana perante condições que no geral eram de grande adversidade”. E acrescenta: “As personagens variam entre gente amarrada a rígidos códigos de conduta e figuras que os subvertiam, em alguns casos por pura ingenuidade, noutros por uma certa astúcia engenhosa que ajudava a ultrapassar obstáculos na tentativa de fuga a esse mundo fechado, claustrofóbico até, pelo menos para os que conseguiam vislumbrar outras realidades fora dele”.

Na sua intervenção, António Castelo Branco agradeceu “o reconhecimento” e manifestou “enorme satisfação por verificar que foi entendida a mensagem do legado cultural”, que procurou registar no livro, “no fundo do património espiritual e imaterial da Gândara. É dele que falo nos Gravetos, os gravetos que trago comigo e que desde a primeira hora devotei às gentes das nossas terras, que me tatuaram logo ao nascer”, afirmou o autor.

A apresentação do livro iniciou-se com a interpretação do Canto às Almas Santas, momento musical de um grupo de cantadores tradicionais da freguesia de Covões, a que se seguiu a leitura de diversos trechos da obra efetuada por Noémia Machado Lopes e José Machado Lopes, amigos do autor. A cerimónia terminou com nova atuação do grupo de cantadores de Covões da música Ladainhas Cantadas, ambas melodias tradicionais da Gândara alusivas a este período da Quaresma.

António Castelo Branco

Natural de Covões, concelho de Cantanhede, António Castelo Branco estudou em Coimbra, onde se licenciou em História.

Afeto profissionalmente às relações-públicas da Banca nesta cidade, aqui acumulou as funções de Coordenador Cultural no Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores.

A sua formação humanista possibilitou-lhe múltiplos contactos com personalidades ligadas à cultura, particularmente na área da antropologia, onde teve como mestres, Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano, Benjamim Enes Pereira, Tomaz Ribas e outros, com quem posteriormente viria a desenvolver projectos da responsabilidade do Gabinete de Etnografia do Inatel, no decurso das funções que vinha exercendo na delegação de Coimbra.

Para além de dirigente associativo, ligado particularmente a grupos vocacionados para a cultura e ambiente, desempenhou durante sete anos as funções de director do jornal Independente de Cantanhede e do Centro de Estudos Carlos de Oliveira.

Os múltiplos trabalhos têm vindo a publicar, quer em jornais, quer em revistas, bem como as suas comunicações são o resultado de uma aturada investigação e recolha na área da cultura popular.

Gandarês de alma e por nascimento, encontrou aqui um mundo inexplorado no campo das mentalidades, campo esse que, segundo diz, carece de um estudo sociológico profundo.


Guiné-Bissau, rescaldo de uma viagem emocional

 Olá Litoral,
No momento em que escrevo encontro-me a preparar a próxima viagem. Vou até às Maldivas, onde passarei 12 dias na companhia da minha filha, e em breve partilharei tudo no blogue. Mas o que me traz hoje aqui é a minha viagem emocional à Guiné-Bissau. Como escrevi no texto "A Guiné-Bissau não se explica, sente-se":
"Segui em silêncio absoluto num carro partilhado até São Domingos, a minha primeira paragem no país. Enquanto esperava por um transporte que me levaria a Varela, as lágrimas caiam-me pelo rosto sem nenhuma explicação plausível. Estava feliz, muito feliz. Como se a Guiné-Bissau fosse de facto a minha terra, o meu berço, a minha origem."
Para mim, foi uma viagem com muitas emoções à flor da pele, pelo que espero que estes artigos façam minimamente justiça ao país. Não tive oportunidade de conhecer tudo, naturalmente, mas fica aqui um "cheirinho" dessa maravilhosa Guiné-Bissau:


A terminar, aqui fica o pedido habitual: utilize os seguintes links para fazer as reservas da sua próxima viagem. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue livre de publicidade). Muito obrigado.
Reservar hotéis na Booking através deste link;
Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros (com proteção COVID-19). Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
Excursões e ingressos em monumentos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas);
Alugar um carro com a Discovercars (é o site que uso sempre).

Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes

Silves | JAZZ NAS ADEGAS COM NUNO CARPINTEIRO QUARTETO

 O Município de Silves prossegue no ano de 2023 com a rubrica “Jazz nas Adegas”, nos dias 14 e 15 de abril, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, na Quinta João Clara em Alcantarilha, com a atuação de NUNO CARPINTEIRO QUARTETO.
Nuno Carpinteiro nasce em Mascarenhas, Mirandela e cedo vem para Setúbal. Aos 8 anos começa a estudar órgão, mas é aos 10 anos que descobre o acordeão. Em 2019 surge “A Montanha”. Este é o nome do seu primeiro disco, um trabalho de músicas instrumentais, onde o acordeão, a viola e a guitarra elétrica se unem numa viagem sonora por temas de natureza tradicional. O disco estreou em 2019 com o tema que lhe dá nome, “A Montanha”, precisamente na montanha do Pico, nos Açores. As suas criações têm raiz nas suas memórias e na forte relação que tem com a natureza. A simplicidade, o silêncio e a complexa harmonia que encontra nas caminhadas pelo campo refletem-se nas suas composições.
O público desfrutará da sonoridade de Diogo Sousa (bateria), João Novais (contrabaixo), Sérgio Mendes (piano e guitarra elétrica) e Nuno Carpinteiro (acordeão).
As restantes sessões da 6ª Edição do Jazz nas Adegas, terão lugar nos seguintes dias/locais e com os seguintes artistas:
 
28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00         
Barranco Longo               
Las Guitarras Locas        
 
12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Paxá Wines       
Analog Music Project                   
 
26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Convento do Paraíso    
Manouche Station
 
O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de vinhos do produtor, degustação de tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), encontrando-se já à venda os bilhetes para MARTA RODRIGUES QUARTETO na plataforma BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios. O evento destina-se a maiores de 18 anos.
+ Info: Sector de Turismo da CMS | tel.: 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional) | email: turismo@cm-silves.pt

 

Ministro da Saúde reuniu em Reguengos de Monsaraz para analisar a falta de médicos no concelho

 O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve esta manhã em Reguengos de Monsaraz para analisar a falta de médicos no Centro de Saúde da cidade e para ver as condições de funcionamento desta unidade de saúde. Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, recebeu o governante no Salão Nobre dos Paços do Concelho e reuniu em seguida com Manuel Pizarro, tendo-lhe transmitido que a autarquia iniciou o processo de regulamentação de um pacote de incentivos para atrair e fixar médicos de família no concelho, em articulação com a Administração Regional de Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.
 
Marta Prates afirma que “a falta de médicos de família no concelho é um problema muito grave, com cerca de 50 por cento dos munícipes sem médico de família”. A autarca diz ainda que Manuel Pizarro “assegurou que vai dar instruções para que seja criada uma equipa constituída por quatro ou cinco médicos para tratar do processo de transição da USF REMO (Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz e de Mourão) para o modelo B até ao final deste ano”.
 
Durante a reunião, Marta Prates apresentou a estratégia municipal de saúde, que entre outras medidas inclui a contratação de um médico para dar apoio aos jovens, informando ainda que pretende avançar para a implementação dos balcões SNS nas freguesias rurais e que está a ser analisada a aquisição de uma unidade móvel de saúde. Manuel Pizarro foi também informado que a autarquia determinou a constituição do Conselho Municipal de Saúde, que pretende criar uma plataforma de informação sobre o concelho para cativar os médicos e propor um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz para dar resposta à população sénior.
 
Depois da reunião com Marta Prates, Manuel Pizarro visitou o Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz.
 








 Carlos Manuel Barão
 

Marinha Grande | Homenagem a Helena Rocha por Filipe La Féria e o Teatro Politeama

 Filipe La Féria e o Teatro Politeama homenagearam, na noite ontem (1 de abril) na sessão de REVISTA É SEMPRE REVISTA, no âmbito do Dia Mundial do Teatro os atores Helena Rocha e Joel Branco afixando uma placa comemorativa com os seus nomes em duas cadeiras da Plateia do Teatro Politeama, palco onde os dois artistas tiveram os maiores êxitos das suas vidas no Teatro.
Helena Rocha teve grandes interpretações em “Rosa Tatuada”, “Amália”, “My Fair Lady”, “A Flor do Cacto”, “O Violino no Telhado”, “A Gaiola das Loucas”, além de ser uma colaboradora sempre constante de Filipe La Féria como dramaturgista, tradutora e coautora de alguns textos.
A vereadora Ana Alves Monteiro esteve presente no evento, acompanhando este momento importante e inesquecível para o teatro e o para a Marinha Grande, “Helena Rocha teve um percurso notável no teatro, conciliava a sua vida docente, de mãe e mulher com viagens diárias para Lisboa, corrigia testes nos intervalos dos ensaios, escrevia e interpretava peças, cantava, tudo isto por amor ao palco. Levou o nome da Marinha Grande aos grandes palcos. Registe-se as suas palavras: “Obrigada Filipe La Féria por me ter deixado ser feliz” (Helena Rocha).
Créditos fotográficos by Ricardo Rodrigues Photography

Cerimónia Comemorativa do 16.º Aniversário da ANEPC - 4 de abril de 2023.

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza amanhã, 4 de abril, pelas 15h00, a cerimónia comemorativa do seu 16.º Aniversário, em que se assinala o empenhamento dedicado e valoroso de todos aqueles que trabalham em prol da segurança dos seus concidadãos, na sua defesa face a situações de risco coletivo, protegendo as suas vidas, os seus bens, o património cultural e ambiental.
 
Neste dia serão impostas condecorações com vista a homenagear todos aqueles que diariamente servem a causa pública, no domínio da proteção civil.
 
A cerimónia irá ser presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e contará com as presenças da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e de altos dignitários das mais diversas Entidades que integram o sistema de proteção civil.
 
A ANEPC foi criada a 1 de abril de 2007, em substituição do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil, que havia resultado da fusão do Serviço Nacional de Proteção Civil com o Serviço Nacional de Bombeiros e a Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais.
Em 2012, a ANEPC viu as suas atribuições alargadas, aquando da extinção do Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE), integrando as respetivas competências nesta Autoridade. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil resultou, assim, da fusão e transformação de outros serviços, com histórias muito relevantes de serviço público, observando os melhores princípios de proteção e socorro aos cidadãos.
 
PROGRAMA | 04 ABRIL:
 
14h45 – Receção dos Convidados
15h00 – Receção ao Ministro da Administração Interna
15h10 – Boas-Vindas e alinhamento da cerimónia
15h15 – Alocução do Presidente da ANEPC
15h35 – Apresentação do novo Sítio da Internet e da App da ANEPC
           15h50 – Imposição de condecorações
16h10 – Alocução do Ministro da Administração Interna  
           16h30 – Momento Musical
           16h45 – Fim da Cerimónia e vista à Exposição Estática
 
Local: Sede da ANEPC, em Carnaxide.

Obras no Hospital de Águeda ficam prontas dentro de um mês

 Requalificação do serviço de urgência contou com um investimento do Município de Águeda superior a 600 mil euros
 
As obras de requalificação do serviço de urgência do Hospital Conde de Sucena, em Águeda, estão a ser ultimadas, perspetivando-se a sua inauguração no próximo mês. O anúncio foi feito ontem, na Gala do 11.º aniversário do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que encheu o auditório do Centro de Artes de Águeda.
“A construção das coisas é feita de teimosia, de perseverança e sobretudo de não desistir, um querer que tem de se enraizar”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, lembrando um processo longo, demorado e exaustivo até se conseguir avançar com esta obra.
A requalificação comportou um investimento total de 1,64 milhões de euros, contando com o apoio de fundos comunitários ao abrigo do programa CENTRO 2020, do próprio CHBV e com um investimento da Câmara de Águeda no valor de 600.850 euros.
Quando se persiste, “a obra nasce”. A intervenção “está, finalmente, quase terminada” e vai dotar o serviço de urgências do Hospital Conde de Sucena de instalações de atendimento de doentes com maior qualidade, para além condições de conforto para doentes e profissionais, para que “façam ainda melhor o muito bem que já faziam”. As condições “são ótimas para intervirmos, seja agora dotado de material humano”, apontou Jorge Almeida.
Para Margarida França, Presidente do Conselho de Administração do CHBV, “as condições onde recebemos os doentes e trabalhamos são importantes e será com sentido de missão finalmente cumprida que iremos inaugurar o espaço requalificado da urgência básica de Águeda no próximo mês”, disse.
Num momento de celebração, de memória pelos 11 anos do CHBV, de homenagens e agradecimento, foram ainda traçadas perspetivas de futuro, que passará pela criação da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, no que se prevê uma estrutura mais ampla, com uma rede de hospitais mais alargada e com novos serviços prestados às populações.
“Que este seja um tempo de oportunidade para crescermos e fazermos melhor. O grande desafio que temos pela frente é conseguirmos aproveitar o que cada um de nós tem de melhor, nos vários locais e com cada uma das pessoas que trabalham nesta rede, exponenciando, desenvolvendo e capacitando”, declarou Jorge Almeida, acreditando que, desta forma, em conjunto, “Águeda, Aveiro, Estarreja e a Unidade Local que há-de vir”, com todos os concelhos desta região, “seremos melhores servidores públicos”.
Margarida França salienta precisamente esse como o desafio com a criação desta nova estrutura, “a necessidade de melhorar a intervenção nos cuidados e nos serviços, a melhoria do trabalho em equipa, do respeito e profissionalismo entre pares e outros profissionais, a obtenção e retenção de talentos, a confiança e compromisso com a missão da Unidade Local de Saúde”.
Refira-se que a gala de aniversário – com o tema “todas as fases da vida” - contou com uma “mão-cheia” de artistas, recrutados entre os profissionais dos três hospitais que compõem o CHBV e que deram um espetáculo único, genuíno e emotivo.
À semelhança de anos anteriores, neste evento, foram prestadas homenagens a três personalidades, uma de âmbito local (Frederico Cerveira, ex-diretor clínico), outra de âmbito regional (CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) e uma outra de âmbito nacional (Graça Freitas, Diretora-geral da Saúde), bem como foram distinguidos os colaboradores com 36, 37 e 38 anos de serviço.
 

VISITE EMPRESAS E MUSEUS DA MARINHA GRANDE NA SEMANA DO TURISMO INDUSTRIAL

 A segunda edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, decorre de 10 a 16 de abril de 2023, na Marinha Grande, para permitir visitas gratuitas às indústrias do concelho, dinamizadas pelo Município e pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, no âmbito de uma programação nacional que integra outras iniciativas a diversas localidades do país.

Na Marinha Grande, a programação integra visitas ao Estúdio de Vidro Poeiras Glass, onde decorrerão demonstrações de fabrico do vidro ao vivo; visitas às oficinas de artesanato em vidro trabalhado ao vivo, junto ao Museu do Vidro da Marinha, onde estará exposta a Peça Comemorativa da 1ª Edição desta iniciativa, em 2022, criada e executada na Marinha Grande, e ateliês infantis de pintura sobre vidro.

Haverá ainda oportunidade de serem efetuadas visitas guiadas à fábrica Crisal, de produção de vidro automático e à empresa Planimolde, S.A., de produção de moldes e peças plásticas, bem como à exposição “Esculpir o Aço”, comentada por um antigo trabalhador da indústria de moldes.

Aceite o convite e parta à descoberta do património cultural e das atividades produtivas dos territórios que refletem o que é – ou o que já foi – feito em Portugal.

Para saber mais sobre todas as iniciativas a decorrer, quer na Marinha Grande, quer nos restantes Municípios/Parceiros aderentes, consulte a Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, em http://business.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Eventos/Paginas/a-descoberta-do-turismo-industrial.aspx
O programa da segunda edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial” na Marinha Grande é o seguinte:

SEMANA NACIONAL DO TURISMO INDUSTRIAL
“À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL“
10 A 16 ABRIL 2023
PROGRAMA MARINHA GRANDE
10 a 15 de abril
VISITAS AO ESTÚDIO DE VIDRO POEIRAS GLASS
Um espaço aberto ao público, onde é possível saber mais sobre a arte de trabalhar o Vidro de forma artesanal. Nesta visita pode contactar diretamente com o Mestre Vidreiro Alfredo Poeiras, e saber mais sobre a técnica do vidro soprado e de Maçarico, e ver ao vivo os fornos, ferramentas e os moldes com os quais ele executa as suas peças.
Garrafas com compartimentos individuais de quatro ou seis vinhos, ou garrafas e jarros feitos com a técnica doublé, são algumas das peças mais emblemáticas executadas por este Mestre Vidreiro.

Horário:
10h-13h | 14h-18h

Preço: gratuito

Local: Poeiras Glass
Praça Guilherme Stephens Edifício da Resinagem, Loja 7
2430-522 Marinha Grande
39.74951, -8.93283

Acessibilidades e Estacionamento:
A visita é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Estacionamento para viaturas ligeiras e autocarros no Parque da Cerca.
39.749735, -8.934647

Contactos:
960225209

11 a 16 de abril
VISITA ÀS OFICINAS DE ARTESANATO EM VIDRO TRABALHADO AO VIVO
Visita livre às oficinas de demonstração de fabrico e de decoração de vidro, comentadas pelos próprios artesãos que estão a trabalhar ao vivo. O visitante tem a oportunidade de contactar diretamente com a prática da atividade vidreira, de produção e decoração de vidro, em contexto oficinal.

Local: Junto ao Museu do Vidro
Horários: 10h às 12h30 | 14h às 17h

EXPOSIÇÃO DA PEÇA COMEMORATIVA “À descoberta do Turismo Industrial”
Peça criada e executada ao vivo no âmbito da 1ª edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, em 2022, pelas mãos dos vidreiros Arlindo Francisco, Nelson Figueiredo e Noé Francisco que há vários anos se dedicam à arte de trabalhar o vidro, com o apoio do CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, da Marinha Grande.

Local: Receção do Museu do Vidro
Horários: 10h às 13h | 14h às 18h
(Últimas entradas às 12h30 e 17h30)

Museu do Vidro
Palácio Stephens - Praça Stephens
2430-522 Marinha Grande
39.74974, -8.93325

Preço: Gratuito

Acessibilidades e Estacionamento:
Estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para
pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com
necessidades específicas.


Contactos:
244 573 377

11 de abril
VISITAS GUIADAS - “Da Matéria à Forma”, a Crisal a escrever a história do vidro há mais de sete décadas

Com mais de 70 anos de uma história única na Indústria Vidreira, a Crisal oferece produtos icónicos de alta qualidade, elegantes e resistentes. A fábrica possui dois fornos com capacidade máxima total de fusão de 140 toneladas por dia, os quais alimentam 7 linhas de produção, que operam em três técnicas diferentes: soprado, pensado e caliçaria. O portefólio de produto inclui uma vasta gama de artigos desde copos, cálices, canecas, taças, vasos, entre outros.
A visita percorre todo o fascinante processo de produção de vidro automático desde a “Matéria até à Forma”, ou seja, desde a ensilagem da matéria-prima que é fundida a cerca de 1550  ͦC nos dois Fornos da Crisal, passando pela moldação da peça, onde a gota incandescente passa por mecanismos de sopro ou de prensas surgindo na forma de copos, cálices, taças, canecas, entre outros. De seguida, passa pela área de recozimento e posterior escolha criteriosa de cada um dos artigos, que serão depois enviados ao cliente e comercializados na Loja da Crisal, onde termina a visita.
Horário:
10h e 14h
Inscrição prévia obrigatória: communication@lcglass.com
Visita limitada a maiores de 12 anos

Preço: gratuito

Local: Crisal
Zona Industrial do Casal da Lebre Rua de Portugal, lote 1
2430-028 Marinha Grande
39.72349, -8.92903

Acessibilidades e Estacionamento:
Visita não acessível a pessoas com mobilidade reduzida
Parque de estacionamento da empresa Crisal, limitado aos lugares existentes

Link: Turismo Marinha Grande / CRISAL - Cristalaria Automática, S.A (cm-mgrande.pt)

Contactos:
244 545 800

12 e 13 de abril
ATELIÊ INFANTIL DE PINTURA SOBRE VIDRO
A partir da visita às salas de decoração em vidro da exposição temporária do Museu do Vidro, as crianças têm a oportunidade de aprender a técnica de pintura em vidro, utilizando materiais e tintas próprias para o vidro. De forma a incentivar a reutilização de materiais, cada criança deve trazer um frasco de vidro.

Horário:
Dia 12 - 15h00
Dia 13 - 10h30
Participação limitada a 10 crianças/dia, dos 6 aos 10 anos de idade
Inscrição prévia obrigatória: museu.vidro@cm-mgrande.pt (até dia 06/04)

Preço: gratuito

Acessibilidades e Estacionamento:
Estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para
pessoas com mobilidade reduzida. Acessibilidade parcial na visita às instalações, para pessoas com
necessidades específicas.


Contactos:
244 573 377

13 de abril
VISITAS GUIADAS À EMPRESA PLANIMOLDE, S.A.
A Planimolde foi fundada em 1978 e dedica-se ao fabrico, produção e comercialização de moldes e à produção de peças plásticas.
O turista tem a oportunidade de conhecer a indústria, e ver in loco o processo produtivo, como o fabrico de moldes, e a execução da peça final.
O mais provável é que o automóvel onde anda, o brinquedo que o seu filho tem…seja nosso… seja made in Planimolde.

Horário:
14h30 às 16h30
Inscrição prévia obrigatória: rh@planimolde.pt (até dia 10/04)

Preço: gratuito

Local: Planimolde, S.A.
Rua do Lamarão da Embra, Pedrulheira
2430-109 Marinha Grande
39.7403675, -8.91161

Acessibilidades e Estacionamento:
Estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para
pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com
necessidades específicas.



Contactos:
244 574 850

14 de abril
VISITA À EXPOSIÇÃO "ESCULPIR O AÇO"
COLEÇÃO VISITÁVEL DO FUTURO MUSEU DA INDÚSTRIA DE MOLDES
Esta exposição, organizada cronologicamente, com recurso a informação escrita e a meios audiovisuais, como fotografia e vídeo, visa mostrar máquinas, ferramentas e instrumentos de trabalho do setor, bem como moldes e produtos finais, e retratar o percurso histórico e tecnológico desta indústria em Portugal, desde os primeiros moldes para vidros e plásticos fabricados na década de 1930. A visita é acompanhada e comentada por um antigo trabalhador da indústria de moldes, em parceria com a Cefamol - Associação Nacional da Indústria de Moldes.

Horário: 16h
Participação limitada a 20 pessoas
Inscrição prévia obrigatória: museu.vidro@cm-mgrande.pt (até dia 11/04)

Preço: gratuito

Museu do Vidro
Palácio Stephens - Praça Stephens
2430-522 Marinha Grande
39.74974, -8.93325

Acessibilidades e Estacionamento:
Estacionamento para veículos ligeiros e estacionamento reservado para
pessoas com mobilidade reduzida. Boa acessibilidade para pessoas com
necessidades específicas.


Contactos:
244 573 377

15 e 16 de abril
DEMONSTRAÇÃO DO FABRICO DE VIDRO SOPRADO AO VIVO
As demonstrações decorrem no Estúdio de Vidro – PoeirasGlass, junto ao Museu do Vidro da Marinha Grande, um espaço que recria o ambiente de uma fábrica de vidro, e onde podem ver ao vivo a manufatura do Vidro de forma artesanal. Durante a demonstração do fabrico de uma peça, o Mestre Vidreiro conta a história do vidro e explica as técnicas usadas no fabrico manual. Atividade promovida pelo Município da Marinha Grande.

Horário:
14h-17h

Preço: gratuito

Local: Poeiras Glass
Praça Guilherme Stephens Edifício da Resinagem, Loja 7
2430-522 Marinha Grande
39.74951, -8.93283

Acessibilidades e Estacionamento:
A visita é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Estacionamento para viaturas ligeiras e autocarros no Parque da Cerca.
39.749735, -8.934647


Contactos:
960225209