domingo, 1 de julho de 2018

Descobrir na casa rosada o alfarrabista de Bissau

Começou por ser a casa da família, gente há 90 anos na Guiné, e hoje é também o Hotel Coimbra. Mas quem seguir a pista dos milhares de livros espalhados vai dar a um recanto mágico, o reino de Miguel Nunes.

Uri Baldé e Miguel Nunes
"Só falo consigo porque me pediu para conversar sobre livros", relembra-me Miguel. Sim, quando lhe perguntei se podia contar a sua história, remeteu-me logo para a mãe, Francelina Nunes, antiga professora, à frente dos negócios da família desde que o marido morreu. Nasceu na aldeia de Cadafaz, no concelho de Góis, e veio para a Guiné quando se casou com o pai de Miguel. "Eram da mesma aldeia do distrito de Coimbra."
Ora aqui está uma explicação para o nome da livraria (e do hotel), outra poderia ser o nosso alfarrabista ter estudado em Coimbra. "Sou licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras de Coimbra, mas acho que tenho prazer mesmo é em ler filosofia", conta. Não faltam nas estantes da livraria, e nas que decoram os corredores e salas do hotel, livros de filosofia, aqui um clássico grego, acolá um dos génios alemães, mas suspeito que este bibliófilo terá os melhores no seu quarto, que mais tarde me mostrará e, correndo o risco de ser inconfidente, me pareceu uma biblioteca.
A história da família Nunes na Guiné é semelhante à de tantas famílias que no século XX trocaram um Portugal pobre por uma oportunidade de vida melhor no então ultramar. "O meu pai veio primeiro, depois o irmão. E montaram em 1928 um negócio de import-exportque existe até hoje." Por isso a loja com porta para a Avenida Amílcar Cabral, e que vende desde escadotes a banheiras, não se chama Coimbra e mantém, isso sim, os dizeres Nunes & Irmão, Lda., em duas tabuletas que imagino serão reconhecidas de imediato por quem tenha vivido aqui antes das mudanças de 1974, quando o Portugal pós-25 de Abril reconheceu a independência proclamada pelo PAIGC em setembro do ano anterior.
O meu pai veio primeiro, depois o irmão. E montaram em 1928 um negócio de import-export que existe até hoje.


Mais tarde, nos anos 1960, prossegue, veio a mãe e assim foi-se renovando uma família que sempre se manteve ligada à Guiné. E é por volta de 2000, quando só ficam em Bissau Francelina, Miguel e o irmão Xia (Alexandre), que surge "esta ideia de ir transformando parte da casa em hotel e este canto em livraria. A gente começa por adaptar um bocadinho. Olha, resulta. Pronto, foi resultando. Depois fomos ampliando".
Casa da família Nunes, também Hotel Coimbra
As cartas de Amílcar a Maria Helena
Miguel mostra-me livros e mais livros. Há um que se destaca sobre a mesa: cartas de Amílcar Cabral à namorada e futura mulher, a transmontana Maria Helena que conheceu em Lisboa quando estudava Agronomia na Ajuda, curiosamente também nome de bairro de Bissau, aquele onde uma placa frente a uma casa assinala que ali nasceu Ederzito, o Eder na nossa seleção, o homem que em 2016 fez de Portugal o campeão da Europa de futebol. Miguel confirma-me que sim, que naquele 10 de julho houve festa em Bissau e bandeiras de Portugal na rua, mas o que ele quer mesmo, e assim está combinado recorda-me, é falar de livros, uma paixão partilhada.
Apresenta-me Uri Baldé, de Bafatá, que trabalha na livraria. Digo-lhe que já tinha estado a falar antes com o jovem guineense, que me explicou que além de livros em segunda mão também aqui se vendem edições novas. "Sim, sobretudo livros de Direito. Há muitas faculdades de Direito em Bissau e neste momento tenho um contentor com 14 mil livros a caminho num navio. Foram impressos em Portugal", explica Miguel. Corro os olhos pela tal mesa onde estava o livro sobre Amílcar Cabral, assassinado antes da independência, e noto alguns de autores guineenses, outro sobre a história da Guiné, do português Mário Beja Santos. O preço está marcado em francos CFA, moeda da Guiné-Bissau e também do Senegal e de vários países da África Ocidental. Convertido em euros, comento que é caro e o livreiro concorda, mas também acrescenta que a maioria dos livros aqui expostos andam "nos três euros".
E como compra os livros? Aqui? "Não, aqui não. Tenho contactos em Portugal. Os novos são de impressoras, tipografias, como a Porto Editora. Os velhos são falências ou de famílias que têm bibliotecas de pessoas que morreram e depois não sabem o que é que hão de fazer aos livros. E há empresas especializadas que compram e perguntam-se se quero. Um lote de 300 livros pode valer 300 euros, mas se for de três ou quatro mil, cada um ficará a 50 cêntimos."
Preciosidades nunca chegam, tipo primeiras edições. "Estamos a falar de gente que sabe o que faz. O que me vendem é o que não tem mercado em Portugal." Mesmo assim, há remessas surpreendentes. "Isto que está aqui é uma biblioteca com 350 livros de medicina. Só de medicina. Houve uma pessoa que morreu, talvez um médico, e tinha esta grande biblioteca. Ligaram-me e esses senhores disseram: "Olhe, tenho aqui isto, quer?" Quero, com muito gosto. Por exemplo, no outro dia recebi uma biblioteca de legislação portuguesa antiquíssima, com uma encadernação fantástica, que eu até fotografei para guardar, e ofereci-a à Ordem dos Advogados daqui. Eu não quero aquilo para nada e não vou vender aquilo aqui. E vou fazer o mesmo com esta de medicina", diz Miguel. "Quando são livros de religião ofereço às Irmãs de Catió."
O quarto 15 é para D. Duarte
Aponto para as prateleiras e descubro Cartas de Inglaterra, de Eça de Queirós, também O Perfume, de Patrick Suskind, e Ben-Hur, de Lewis Wallace. Continuo a conversa com Miguel, que me diz ter toda a obra de António Lobo Antunes porque um dia chegou num lote, e passamos ao lado de O Grande Livro dos Portugueses, mote para perguntar se ali na livraria, ou no hotel, costuma ficar gente conhecida em Portugal. "Aqui no hotel os turistas são 0% do negócio. Mais facilmente recebemos um bispo, também muitos funcionários de organizações não governamentais ou diplomatas. E há ainda o turismo da saudade, filhos que trazem o pai a ver o país onde fez a tropa", conta Miguel.
"E, claro, temos sempre grande honra em receber o senhor D. Duarte. Fica no quarto 15 e na porta temos um preguinho que serve para pormos a bandeira da monarquia." Pergunto ao alfarrabista português de Bissau se é monárquico. "Sim, claro." Estamos de volta ao escritório, já na Nunes & Irmão Lda. Ao fundo, Francelina Nunes sorri. Ela que com 74 anos já viu passar muita coisa à porta - do general Spínola ao contingente senegalês que em 1998 desembarcou ali perto para apoiar Nino Vieira contra as tropas revoltosas, passando pelos guerrilheiros do PAIGC que proclamaram a independência - não se esqueceu que aquela avenida principal de Bissau já foi da República.
Em Bissau, o DN viajou a convite da EuroAtlantic Airways
Fonte: DN

Rússia leva Espanha aos penaltis, faz a surpresa e segue para os ‘quartos’

Depois do 1-1 no final do prolongamento, o jogo dos oitavos de final do Mundial teve que ir a penaltis.
A Rússia está nos quartos de final do Mundial, depois de eliminar a Espanha, este domingo. Um autogolo de Ignashevich e um penálti concretizado por Dzyuba resultaram no 1-1 no tempo regulamentar e no prolongamento não houve qualquer golo. O encontro foi, então, para grandes penalidades e aí triunfou a Rússia.
A Espanha conseguiu chegar à vantagem ainda cedo no relógio, mais precisamente aos 12 minutos, por intermédio de um autogolo russo. Na sequência de um livre para os espanhóis, Sergio Ramos envolveu-se em disputa com Ignashevich na área dos russos, com o defesa veterano a virar as costas à bola e a permitir que o esférico tenha tocado na chuteira e desviado para a baliza de Akinfeev.
Em vantagem no marcador, a seleção do país vizinho fez aquilo que melhor sabe, ou seja, trocou a bola a seu bel-prazer, mas já longe do distante tiki-taka de 2010. No entanto, já perto do intervalo, os anfitriões conseguiram restabelecer a igualdade no resultado, graças a uma grande penalidade cometida por Piqué, com o central do FC Barcelona a tocar com a mão na bola dentro da área espanhola. Aos 41 minutos, Dzyuba foi chamado à marca dos onze metros, não tremeu, e levou o jogo para intervalo com 1-1.
No segundo tempo, a Espanha começou a apertar nos minutos finais, primordialmente depois da entrada de Iniesta em campo, em detrimento de um ‘apagado’ Silva. A Rússia passou os minutos finais encostada às cordas. Os espanhóis mostraram que pretendiam evitar o prolongamento a todo o custo, precisamente o contrário daquilo que era desejado pelos anfitriões. No prolongamento o domínio espanhol manteve-se, porém sem a criação de perigo constante junto à área adversária
Pouco antes do apito final, os espanhóis ainda se queixaram de uma grande penalidade sobre Sergio Ramos, mas nada foi assinalado. O jogo foi para penáltis e aí prevaleceu a Rússia. Koke e Iago Aspas falharam o remate da marca dos onze metros.
Espanha: De Gea; Nacho (Carvajal, 70’), Piqué, Sergio Ramos, Alba; Busquets, Koke; Silva (Iniesta, 67’), Isco, Asensio (Rodrigo, 104'); Diego Costa (Iago Aspas, 80’).
Rússia: Akinfeev; Fernandes, Kutepov, Ignashevich, Kudriashov, Zhirkov (Granat, 46’); Zobnin, Samedov (Cheryshev, 61’), Kuzyayev (Yerokhin, 97'); Golovin e Dzyuba (Smolov, 65’).

Oitavos de final - Resultados

França-Argentina, 4-3
Uruguai-Portugal, 2-1
Espanha-Rússia, 1-1 (3-4 após g.p.)

Portugal bicampeão europeu no turismo

É a segunda vez consecutiva que o país conquista o mais importante prémio de turismo europeu. Lisboa e Madeira também recebem distinções, num total de 36 prémios.
Portugal ganha mais uma vez o principal "Óscar" do turismo europeu nos World Travel Awards, entregues este sábado em Atenas. Entre os finalistas estavam países como Espanha, Grécia, França, Itália, Suécia e Inglaterra.
Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a distinção é o reflexo do trabalho de todos os agentes do turismo no país e "um reconhecimento de que, cada vez mais, Portugal é visto internacionalmente como um destino a visitar".
No total, tal como no ano passado , Portugal conquista 36 prémios. Lisboa é Melhor Cidade Destino da Europa e Melhor Porto Europeu de Cruzeiros, a Madeira melhor ilha.
Também os Passadiços do Paiva, em Arouca, o Turismo de Portugal, a TAP e vários hotéis do país estão entre os galardoados.
Os prémios este sábado numa cerimónia em Atenas, Grécia, resultam de uma votação online, na qual participaram o público em geral e milhares profissionais de Turismo e Viagens à escala mundial.
TSF

José Peseiro é o novo treinador do Sporting

"Foi uma escolha minha", disse Sousa Cintra.
Está confirmado. José Peseiro, de 58 anos, foi apresentado como novo treinador do Sporting e regressa ao clube que treinou em 2004/05 e 2005/06, sem títulos conquistados. Sousa Cintra esteve com Peseiro na sala de imprensa de Alvalade.
Peseiro esteve no Vitória de Guimarães, na segunda metade da última temporada, mas o vínculo com os minhotos não foi prolongado para 2018/19. O técnico português será o substituto de Jorge Jesus, já depois de quebrado o vínculo assinado com Sinisa Mihajlovic, entretanto contratado pela anterior direção do clube.
Frases de Sousa Cintra:
"Foi uma escolha minha"
"O treinador teria de ser bem escolhido. Alguém que conhecesse o clube, os jogadores e o campeonato português"
"Peseiro fez um trabalho muito bom no Sporting. Foi à final da Liga Europa e perde o campeonato na última jornada"
"Que os sportinguistas tenham confiança"
Bancada

Hora de Fecho: O único português da Guarda Suíça do Papa /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Marco Tavares Marques é o único guarda suíço com nacionalidade portuguesa. O militar mostrou ao Observador o quartel do exército mais pequeno do mundo, dentro dos muros do Vaticano.
O esquerdista López Obrador é o favorito para vencer as eleições mexicanas, pondo um fim a décadas de poder do PRI e do PAN. Violência, corrupção e Trump pesam sobre o futuro incerto do México.
O Egipto foi o último país a rejeitar a proposta acordada entre os 28 líderes da UE, que querem montar "plataformas regionais de desembarque" fora da Europa como solução para a crise dos refugiados.
Ignashevich marca autogolo a favor dos espanhóis, Dzyuba empata de pénalti (1-1). Espanha e Rússia já jogam o prolongamento. Portugal foi eliminado do Mundial e deve chegar a Lisboa por volta das 20h.
O futebol é uma coreografia insensata ou um ritual que espelha a luta entre o Bem e o Mal? As equipas derrotadas devem ser decapitadas? Os accionistas da SAD deverão ser ressarcidos das perdas?
A imprensa espanhola diz que Ronaldo esteve sozinho na batalha por um lugar nos quartos do Mundial. Com CR7 fora da competição no dia em que Messi perdeu, Espanha fala de "transferência de poderes".
José Peseiro sublinhou importância de criar "clima de serenidade, estabilidade e confiança". Sousa Cintra pediu-lhe o campeonato e assumiu a contratação: "Se coisas correrem mal assumo essa despesa".
Um assaltante de bancos reincidente fugiu este domingo de manhã, de helicóptero, da prisão parisiense em que estava detido, numa operação "de poucos minutos" que não envolveu reféns nem fez feridos.
As novas regras do financiamento colaborativo, elaboradas pela ASAE para combater o terrorismo e o branqueamento de capitais, entram este domingo em vigor.
Foi com coreografias alucinantes, um alinhamento "funkeiro" e "Faz Gostoso" em dose dupla que Blaya pisou o palco do Music Valley, no último dia do Rock in Rio. Se houve energia? Até demais.
O mau tempo deu tréguas e o sol brilhou no último dia do Rock in Rio. Quem lá esteve aproveitou a aberta e puxou das franjas e das lantejoulas para a reta final do festival. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Um workshop sobre “desconstrução da masculinidade tóxica”, Um debate sobre "a propriedade é o roubo: socialização dos meios de produção". Dava para rir se não fosse de chorar, pois eles mandam no país

Filomena Martins
Numa outra qualquer altura isto podia ser só mais uma situação a esclarecer com urgência, para além de ridícula e patética. Agora é demasiado grave. Medina tem de explicar. E deixar de dar música.

João Marques de Almeida
Os factos têm um poder enorme. Passos Coelho herdou o segundo maior partido de Portugal. Rio herdou, de Passos, o maior partido de Portugal. Veremos que partido Rio deixará ao seu sucessor.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Portugal rejubila com a elevação ao cardinalato de D. António Marto, mas o que todos os fiéis devem pretender é a perfeição da caridade, ou seja, a santidade.

Djaimilia Pereira de Almeida
Uma das coisas maravilhosas dos seres humanos é a nossa tenacidade para fazer planos, nem que seja o plano de regar as plantas logo à noite, porque é Verão.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Pingo Doce e ADASCA realizaram uma sessão de colheitas de sangue no dia 1 de Julho


As imagens testemunham que a ADASCA e o Pingo Doce realizaram uma iniciativa solidária em conjunto no Parque de Estacionamento.
O evento foi amplamente divulgado por diversos meios, pelo que não pode haver desculpas de desconhecimento. Dá sangue quem pode, não quem quer...
Compareceram cerca de 24 pessoas com o intuito de serem solidárias, mas, apenas 21 foram aprovadas, com 3 suspensões, podendo fazer a sua dádiva posteriormente, caso seja essa a sua vontade.
Com agrado, registamos  7 primários, OBRIGADO. A vossa generosidade é de uma dimensão humana inimaginável. 
Um agradecimento muito especial ao Rui Moreira, ao Francisco Dias, pela proposta que nos fizeram, por todo o apoio desde a primeira hora, assim outras empresas sigam este exemplo.
Obrigado ao Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra por fazer deslocar a Unidade Móvel.
Missão social cumprida, consciência tranquila. 

As próximas sessões de colheitas no Posto Fixo vão decorrer  seguintes datas e horários no mês de Julho:

- Dias 7, 14 e 28 das 9 às 13 horas, (Sábados)
- Dias 4, 11, 18, 20 (6ª. feira) e 25 de Julho das 15 às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Não se deve dar sangue em jejum, convém tomar o pequeno-almoço normalmente, com exclusão de bebidas alcooólicas.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.
“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!
O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.



Bom tempo só regressa a meio da próxima semana

Resultado de imagem para Bom tempo só regressa a meio da próxima semana
O tempo cinzento e chuvoso irá manter-se por mais alguns dias em Portugal continental, com sete distritos em alerta amarelo.Poderão ocorrer pontualmente aguaceiros fortes, juntamente com granizo e trovoada nas regiões centro e norte do país.
Na noite de domingo para segunda irão ocorrer aguaceiros no país inteiro do litoral para o interior.
Segundo o IPMA o bom tempo irá voltar no final da semana, com as temperaturas a subirem um pouco e a chuva a desaparecer. No entanto, o Verão só promete chegar em força a meio da próxima semana.

Primeira campanha europeia de promoção ao consumo da Carne de Coelho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Foi apresentada no dia 28 de junho, a primeira campanha europeia de promoção ao consumo da Carne de Coelho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
O principal desafio lançado nesta campanha é a promoção do consumo de carne de coelho de origem europeia, recorrendo à ativação de memórias dos consumidores e à passagem de testemunhos intergeracionais, destacando o valor nutricional e a flexibilidade de adaptação desta carne branca aos tempos modernos.
O conceptual criativo desta iniciativa assenta na cumplicidade da comunicação entre uma avó e um neto que, nas mais divertidas circunstâncias, partilham receitas. Nos vários suportes publicitários veremos a avó, simpática e carinhosa, mostrando ao seu jovem neto inúmeras possibilidades de confeção da carne de coelho. Através de uma campanha que conjuga humor e realidade, este alimento torna-se uma opção de refeição ajustada a um estilo de vida moderno e saudável, não só devido à sua versatilidade, mas também ao facto de ser uma carne com pouca gordura e rica em proteína.
A assinatura “Carne de Coelho – Como a vai cozinhar hoje?” está presente em todos os suportes publicitários, que passarão na televisão, em salas de cinema, na imprensa escrita eonline, nas redes sociais e em mais de 250 pontos de venda.

As ações de comunicação serão ainda complementadas com showcookings promovidos por bloggers e workshops dirigidos a públicos profissionais ligados à restauração e hotelaria. O primeiro aconteceu ontem, durante o lançamento da campanha, reunindo o Chef Hélio Loureiro, embaixador da iniciativa, e a filha, Bárbara Loureiro. Ambos personalizaram uma das ideias centrais da campanha – passagem de testemunho entre gerações.
A iniciativa, promovida pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura e pela INTERCUN – Organizacion Interprofisional Cunicola, decorre em Portugal e Espanha nos próximos três anos e destina-se a combater a quebra do consumo desta carne, que se tem vindo a registar na última década.
No discurso de abertura do evento, o Presidente da ASPOC, Firmino Sousa, salientou que a campanha é uma vitória de toda a fileira: “Este é um dia histórico para um grupo de entusiastas e profissionais que, durante quatro anos, lutou para que este projeto se tornasse realidade. Conseguimos que, entre todos, fosse possível complementar o financiamento europeu para levar esta iniciativa a bom porto. Juntos, numa parceria improvável mas bem-sucedida, conseguimos pôr em prática uma grande cooperação ibérica”.
A campanha de carne de coelho conta com um investimento de quatro milhões e oitocentos mil euros, dos quais cerca de um milhão serão aplicados em Portugal e os restantes três milhões em Espanha. O financiamento será parcialmente assegurado pelos produtores, por empresas ligadas ao setor e, maioritariamente, pela União Europeia.
Ao encerrar o seu discurso, Firmino Sousa deixou ainda um desafio ao público: “O consumo de Carne de Coelho tem de crescer e isso começa em casa de cada um de nós. Conto com todos!”.

“Falar sobre…” Expofacic (Texto de Gonçalo Magalhães)

A Expofacic é, provavelmente, o evento mais importante para o Município de Cantanhede. Poderemos referir também o Folk pela sua projeção internacional que, de facto, é notória no entanto, o impacte que tem a Expofacic para Cantanhede, nos mais diversos níveis, torna-a algo de especial. Como deverão saber, este ano a feira começa a 26 de Julho (o dia a seguir ao feriado municipal), perdurando por 11 dias até 5 de Agosto, com o encerramento do evento com o tradicional fogo-de-artifício seguido da já veterana atuação dos Xutos e Pontapés.
Não vou ocupar esta oportunidade falando sobre aquilo que uma pequena pesquisa “pela internet fora” poderá resolver. Vou sim, aproveitar a oportunidade da palavra que me é dada para colocar algumas questões e lançar alguns desafios que me parecem razoáveis, não deixando de partilhar convosco a minha opinião sobre o evento.
Antes de mais, cabe-me felicitar toda a Organização da Expofacic e a INOVA-EM em particular por, através de uma postura um tanto Kaizen, ter vindo a aumentar a notoriedade deste certame, tornando-o cada vez maior, mais atrativo e modernizado. Saliento, para a edição deste ano, a inclusão da exposição acerca do Titanic, mas sobretudo, destaco a integração do “Programa Sê-lo Verde” que tem em vista o incentivo à adoção de boas práticas ambientais, inovadoras e com forte impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos.

Outro fator que não deixa de ter a minha atenção é a comunicação da Expofacic. Falo de todo o trabalho de marketing, publicidade e comunicação que, de facto, se apresenta bastante dinâmico nesta edição. Realço, por exemplo, não só o trabalho de design gráfico elaborado, como a campanha “1000 motivos, 1 destino”, que me parece bastante atualizada e próxima do consumidor e público-alvo.
ALGUNS DESEJOS:
Haverá sempre algo que melhorar, motivo pelo qual referi no início a filosofia Kaizen. Trata-se de uma filosofia japonesa que defende as práticas de melhoria contínua dos processos de gestão de eventos, neste caso particular.
Uma das coisas que vejo como um custo de oportunidade é o facto de turisticamente, o contributo da feira me parecer escasso para o município ou para a cidade em particular. Passo a explicar: A feira atrai muitos visitantes. Esperam-se mais de 385 mil, no entanto, o impacte fora do perímetro da feira parece-me reduzido. Não vejo que a cidade esteja a usar da melhor forma os visitantes da Expofacic. Gostaria que se refletisse sobre possíveis eventos, dos mais variados tipos, espalhados pela cidade, que motivassem o transeunte a conhecer e a experienciar a cidade de Cantanhede. Talvez fosse interessante, que o visitante pudesse ver como é agradável viver numa cidade centralizada, plana, verde e próxima. Talvez fosse um motor ou fator de atratividade à fixação de moradores. A Expofacic poderia ter, de entre outros, esse papel também. Julgo haver essa responsabilidade de “vender” a cidade de Cantanhede. Caso seja esse o objetivo. A título de exemplo: Imaginemos uma rua da cidade fechada ao trânsito automóvel, com comida de rua, alguma música e animação. Um cenário destes levaria o turista e visitante a circular pela cidade e consequentemente a contribuir para o seu progresso. Estes pequenos eventos poderiam acontecer no período antes da abertura da feira, para que não se desviasse atenções. Penso que seria uma forma de potencializar Cantanhede.
Outra pequena questão que gostaria de ver resolvida e que, julgo, contribuiria para o aumento de vendas dos comerciantes ali instalados, seria uma alteração no sistema de bilhetes de entrada. Um problema que as pessoas, por vezes, enfrentam é que ao circularem pela feira e notarem em algo que possam querer comprar, o seu desejo fica logo comprometido, pois não estão dispostos a andar “carregados” com o que compraram, esperando ainda para o jantar nas tasquinhas para só no fim da noite poderem levar os seus artigos ao carro. Atualmente existem várias soluções: o comerciante pode guardar o artigo até ao fim da noite para depois o cliente o ir levantar, ou o cliente pode dirigir-se ao secretariado para poder sair e voltar a entrar na feira. Embora estes mecanismos existam, considero-os como influenciadores na tomada de decisão de comprar e por isso, inibem a mesma. Um sistema que me parece mais atual e permissivo é o das pulseiras individuais, como as usadas em alguns festivais de música, por exemplo. Desta forma, uma vez que as pessoas comprem e coloquem a pulseira, podem entrar e sair do certame, sempre que lhes convier. Esta sensação de liberdade pode contribuir fortemente para a compra, e não motivava a partilha de bilhetes entre pessoas por entrar e as que já entraram.
UMA PREOCUPAÇÃO
Não deixo aqui de comentar algo que como urbanista me faz muita confusão. A Expofacic dura 11 dias e realiza-se numa área de sensivelmente 10 hectares centrais na cidade. Ora, naturalmente, esta área é extremamente valiosa e importante para a cidade mas, no entanto, encontra-se expectante durante 354 dias do anos pelos restantes 11. Quero dizer com isto que, acho importante repensar aquele espaço e o próprio modelo da Expofacic para que toda a área possa ser de usufruto público durante todo o ano. Vários projetos não aconteceram ou não avançam pelo sacrifício que causariam à Expofacic. Entendo o valor que esta feira tem para o Município de Cantanhede mas, na minha opinião, a cidade com continuidade urbana e bem resolvida durante todo o ano tem muito mais valor para que cá vive. Seria importante refletir sobre o futuro da feira e questionar alguns aspetos que hoje consideramos adquiridos, como a localização dos diversos setores. A verdade é que poderá estar na altura de tomar algumas decisões mais arrojadas que contribuam para o desenvolvimento de longo prazo. Quer da Expofacic, quer da cidade de Cantanhede. Possivelmente, e voltando à filosofia inicial, estará na altura de adotar uma postura Kaikaku (mudança radical).

Turma da Escola Cantanhede Sul apresentou a peça “Mentes Empreendedoras Mini-Sharks 2018”

A turma CSU4B da Escola Cantanhede Sul apresentou a peça “Mentes Empreendedoras -  Mini Sharks 2018”, nas instalações daquele equipamento escolar.
Perante um júri composto por quatro elementos e um público muito interessado e bastante curioso foram apresentados vários produtos. A mostra consistia essencialmente na exposição de cinco ideias criativas e originais, num período máximo de dois minutos cada, que poderiam ser votadas, não só pelo júri, como também pelo público, através de um dispositivo de votação altamente tecnológico.
Estiveram ainda presentes na iniciativa, a presidente da Junta de Freguesia, Aidil Machado e o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que se congratularam com a apresentação, felicitando todos os intervenientes no projeto, destacando a sua dedicação e entrega, em prol, de um ensino com cada vez mais qualidade e excelência, nunca perdendo de vista o superior interesse dos alunos, bem assim o seu correto e sustentado desenvolvimento.
Durante este ano letivo, a turma CSU4B da Escola Cantanhede Sul, recebeu a visita de Gaspar, o patrono deste projeto e sob orientação da professora Manuela Ramos, representante desta iniciativa para o concelho de Cantanhede, desenvolveu várias atividades na escola, sempre com o objetivo de promover a criatividade, a comunicação, o espírito de iniciativa e de cooperação, desenvolvendo dessa forma o seu perfil empreendedor. De referir que Gaspar visitou inúmeras escolas de toda a Região Centro.
Estas aventuras passaram-se em diferentes contextos e envolveram diferentes amigos e personagens, que ao longo do ano se foram tornando familiares aos alunos. Esta identificação com os personagens, para além de os motivar, foi-lhes suscitando, também, um certo entusiasmo e curiosidade, que os levou a participar no Projeto de forma entusiástica, originando, consequentemente, um maior envolvimento de toda a comunidade escolar.
Este evento surge no âmbito do Projeto de Empreendedorismo “A Aventura do Gaspar” da edição 2017/2018 do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, em que a CIM Região de Coimbra promove a participação das escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico nestas iniciativas, uma vez que, é nesta altura que a personalidade e a consciência das crianças adquirem contornos mais precisos e começam a explorar a sua individualidade. É durante esta fase que constroem uma visão de mundo e de si mesmas como sujeitos, percebendo que num estado de direito têm direitos e deveres. Começa aqui a necessidade de apoiar e incentivar aptidões, iniciativas e valores inerentes à criança, respeitando, no entanto, a sua individualidade.


Bombeiros de Ponte de Sor com Dificuldades Financeiras por Culpa da AT

Resultado de imagem para Bombeiros de Ponte de Sor com Dificuldades Financeiras por Culpa da AT
Infelizmente só a pressão publica e da comunicação social parecem resolver/acelerar os processos, … sendo assim, vamos a isso, a mais uma situação surreal, pode ser que alguém (das concessionárias de autoestradas) se sinta envergonhado dos problemas e constrangimentos que causam às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários
É de LOUCOS.
A AHBV de Ponte de Sor está impedida de aceder às suas receitas, proveniente das diversas entidades; ULSNA, Hospitais, ANPC, INEM, Município, etc.
Sem estas receitas, como pagamos?
Vencimentos, aos mais de quarenta funcionários, a segurança social e o IRS respetivo;
Aos fornecedores;
Às entidades bancárias as prestações dos financiamentos existentes.

Não havendo dinheiro em conta, não pagamos, entramos em incumprimento, com todos! E aí os problemas serão de outra dimensão. QUEM NOS VAI RESSARCIR À POSTERIOR DESSES PREJUIZOS? que não são só monetários!
Como é isto é possível?
Todas as entidades antes de transferirem dinheiro para a conta da AHBV de Ponte de Sor, acedem à declaração de não divida à AT, declaração que apresenta divida, como tal não podem por lei efetuar as transferências devidas para a Associação.

Qual é a divida que a AT nos reclama?
PORTAGENS! de um veículo de combate a incêndios, o nosso VFCI04, enviado a pedido da ANPC, para combater incêndios na zona de Viana do Castelo em 2013. Em precisão o nosso VFCI04 em 25 de agosto de 2013, quando andava em combate a incêndios, efetuou um trajeto na A28 – Norte Litoral, que sendo devido, (os veículos de bombeiros são isentos) teria um custo de 6.5€.

Salientamos, o veículo é isento, mas, mesmo verificando pelo registo fotográfico que se trata de um veículo de bombeiros a concessionária, VIA LIVRE, enviou para cobrança coerciva esta utilização da autoestrada, implicando que neste momento os 6,5€ correspondam a um pagamento de 156,89€.
Não sabemos o alcance e o período que esta contestação vai demorar, para já, reclamamos, inclusive com o exemplo de um processo idêntico, detalhando a legislação aplicável e em que nos foi dada a razão, e o reconhecimento dessa razão pelas partes, mas…

Por incrível que pareça, a AT suspende o processo de coima, mas, a cobrança coerciva mantem-se, ou seja mesmo após a reclamação e estando justificada a isenção do veículo a AT, mantem a existência da divida até que a própria entidade, “mesmo estando em delito”, anule a existência da divida, … deu para entender? …nós também não entendemos.
Poderíamos pagar e manter a reclamação e à posterior ser ressarcidos desse montante?
Podíamos, …mas, recordam-se deste post:

“…. Ambulância de Socorro, ABSC01, (ISENTA DE PORTAGENS PELA LEGISLAÇÃO) em 2013 utilizou 5 vezes a A23, para um valor de portagens equivalente a 31,95€, cobram-nos agora em cobrança coerciva via AT 1 289.15€, …”
Para esta que INFELIZMENTE À DATA, PAGAMOS PRIMEIRO E RECLAMAMOS DEPOIS, e para todas as outras situações, mencionadas nesse “post “, já nos foi dada razão, NÃO HAVIA DIREITO A PAGAMENTO, OS VEÍCULOS DE BOMBEIROS SÃO ISENTOS, inclusive a própria concessionária já reconheceu o erro.
MAS, …MAS, passado longos meses, ainda não fomos ressarcidos dos montantes pagos, mesmo pressionando a concessionária E RECONHECENDO A PRÓPRIA QUE TEM DE NOS DEVOLVER ESSES MONTANTES!
Por isso, esta e novas situações do mesmo teor, em que a legislação nos assista, NÃO PAGAMOS, NÃO É JUSTO ADIANTAR DINHEIRO para ter direito de defesa,
Ficamos tristes, muito tristes, e com estes processos perdemos o nosso tempo, quando existe tanta coisa útil e urgente para fazer,
…até a prestar socorro A QUEM DELE NECESSITA, a centenas de KMS da nossa área de atuação, somos penalizados.
BV Ponte de Sor

Manhã de domingo: O futuro de CR7, com mais dúvidas do que certezas /premium

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
O futuro de Ronaldo é preto e branco? O Tuttosport diz que sim, como hipótese para a Juventus. Certo é que, na Seleção e no clube, o avançado vai agora decidir o rumo para os últimos anos da carreira.
No final da partida que ditou a eliminação de Portugal do Mundial 2018, Fernando Santos era o rosto da desilusão portuguesa. "Obviamente estamos todos tristes, queríamos continuar aqui", confessou.
No melhor jogo do Mundial, Seleção fez do veneno uruguaio um antídoto mas morreu porque Cavani transformou em antídoto o veneno nacional. Depois reagiu — e perdeu injustamente por não ter agido antes.
Perdemos porque Cavani foi mais Ronaldo que Ronaldo. O Uruguai não teve medo de criar infelicidade, de mostrar quão ilógica é a vontade de viver. As notas do Portugal-Uruguai... com muito humor.
Lisboa é a Melhor Cidade Destino da Europa em 2018, ficando à frente de Amesterdão e Barcelona. Pela terceira vez consecutiva o prémio de Melhor Porto Europeu de Cruzeiros também é lisboeta.
Vieira da Silva disse que as leis laborais "não fogem ao espírito" da geringonça, apesar de não contar com os seus votos. Sobre o PSD, que deverá aprová-las, diz que há "uma dupla forma de expressar".
Na primeira missa enquanto cardeal, na igreja de Santo António com os portugueses em Roma, António Marto defendeu a reforma da Igreja e disse que quer chegar às "periferias existenciais".
É publicado em Portugal há 30 anos mas os seus livros vendem pouco mais de 100 exemplares. Este ano o prémio Camões veio dizer que há África para lá de Agualusa e Mia Couto.
"Teenage Dream", "Hot n Cold", "California Girls" e "I Kissed a Girl" foram cantadas de seguida, ainda o concerto não tinha chegado a meio. Antes e depois, houve alguns momentos altos. Mas poucos.
Depois do jogo de Portugal, Jessie J apareceu enrolada numa bandeira, pronta a consolar os portugueses. Durante o concerto quase demasiado emotivo, pediu aos fãs que fossem fiéis a eles próprios.
"Marilú", "Ao Limite Eu Vou", Crazy Town e Haddaway: a festa-experiência Revenge of the 90's teve isto e muito mais. Marcou o 3º dia do Rock in Rio e o Observador acompanhou o trabalho de bastidores. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Um workshop sobre “desconstrução da masculinidade tóxica”, Um debate sobre "a propriedade é o roubo: socialização dos meios de produção". Dava para rir se não fosse de chorar, pois eles mandam no país

Filomena Martins
Numa outra qualquer altura isto podia ser só mais uma situação a esclarecer com urgência, para além de ridícula e patética. Agora é demasiado grave. Medina tem de explicar. E deixar de dar música.

João Marques de Almeida
Os factos têm um poder enorme. Passos Coelho herdou o segundo maior partido de Portugal. Rio herdou, de Passos, o maior partido de Portugal. Veremos que partido Rio deixará ao seu sucessor.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Portugal rejubila com a elevação ao cardinalato de D. António Marto, mas o que todos os fiéis devem pretender é a perfeição da caridade, ou seja, a santidade.

Djaimilia Pereira de Almeida
Uma das coisas maravilhosas dos seres humanos é a nossa tenacidade para fazer planos, nem que seja o plano de regar as plantas logo à noite, porque é Verão.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa