Fazendo parte do programa das Festas de São Tomé, a FRM, parceira para a área cultural do Jornal Mira Online, apresentou na tarde de sábado, 22 de Julho, o livro "Filarmónica Ressurreição de Mira - Fragmentos de 144 anos de história".
Com a presença do autarca Raul Almeida, em nome da Câmara Municipal de Mira, que preside e que contribuiu com a edição deste importante documento histórico, para além de importantes personalidades ligadas, direta ou indiretamente a vasta historia deste ícone cultural mirense - coube naturalmente - ao autor, o Professor Carlos Oliveira, as palavras mais "importantes da tarde".
Confessando-se " feliz por ter conseguido cumprir" seu objetivo de forma "humilde e assertiva", disse ter procurado escrever um livro que não fosse "nem intelectual, nem erudito" por forma a que este possa ser lido por camadas de todas as idades.
No fundo, um dos objetivos deste livro é "dar a conhecer a importância da banda dentro e fora do concelho de Mira, que muitos desconhecem ainda".
Carlos Oliveira aproveitou  o ensejo para agradecer a Biblioteca de Coimbra, ao Município de Cantanhede, a Oceamar (Ílhavo), FRM, ao Sr. Manuel Aníbal, a João Ribeiro Reigota, a Voz de Mira, a Dulce Cainé, e a Raul Almeida pelos importantes contributos dados no sentido da concretização do "sonho" de tão importante edição.
O livro pode ser adquirido na sede da Filarmónica, tendo a particularidade de não ter um preço fixado: cada um da um "donativo" referente ao valor que considera que a obra possui!
Mas, obviamente a tarde não ficaria completa se não acontecesse uma exibição da Escola de Música da FRM! Assim, desde os mais noivos aos adolescentes, muitos foram os meninos e meninas que tocaram sob as regências de André Ferreira e Pedro Silva, sendo bastante aplaudidos pelo publico presente.
Francisco Ferra